Conselhos Professores, Pais e Estudantes

CAPÍTULO 1

O Conhecimento Essencial

CP - Pag. 11  

I. A Mais Elevada Educação

As lições mais essenciais a serem aprendidas por professores e alunos, são as que encaminham, não ao mundo, mas do mundo à cruz de Cristo.

O Conhecimento Essencial

A mais elevada educação é o conhecimento experimental do plano da salvação, adquirido por meio de sincero e diligente estudo das Escrituras. Essa educação renovará o entendimento e transformará o caráter, restaurando a imagem de Deus na alma. Fortalecerá a mente contra as enganosas insinuações do adversário, e nos habilitará a compreender a voz de Deus. Ensinará o discípulo a tornar-se um coobreiro de Jesus Cristo, a extinguir a obscuridade moral que o rodeia e a levar luz e conhecimento aos homens. Ela é a singeleza da verdadeira piedade - nosso certificado da escola preparatória da Terra para a escola superior do alto.

Não há mais elevada educação a adquirir, do que a que foi ministrada aos primeiros discípulos, e que nos é revelada mediante a Palavra de Deus. Obter a mais alta educação é seguir implicitamente essa palavra; isso significa andar nas pegadas de Cristo e exercer Suas virtudes. Importa renunciar ao egoísmo e consagrar a vida ao serviço de Deus. A mais elevada educação requer algo maior e mais divino do que o conhecimento que se obtém meramente dos livros. Ela significa um conhecimento individual,


CP - Pag. 12  

experimental de Cristo; quer dizer emancipação de idéias, hábitos e práticas adquiridos na escola do príncipe das trevas, e que se opõem à lealdade para com Deus. Quer dizer subjugar a obstinação, o orgulho, o egoísmo, as ambições mundanas, a incredulidade. É a mensagem da libertação do pecado.

Século após século, a curiosidade dos homens os tem levado a procurar a árvore do conhecimento. E muitas vezes pensam eles estar colhendo fruto muito essencial quando, em realidade, é vaidade, é nada em comparação com a ciência da verdadeira santidade, a qual lhes abriria as portas da cidade de Deus. A ambição humana busca o conhecimento que lhes trará glória, exaltação própria e supremacia. Assim foram Adão e Eva influenciados por Satanás até que a restrição imposta por Deus foi partida de meio a meio, começando sua educação com o mestre da mentira. Adquiriram o que Deus lhes recusara - o conhecimento das conseqüências da transgressão.

A árvore da ciência, assim chamada, tem-se tornado instrumento de morte. Satanás tem entretecido astuciosamente seus dogmas, suas falsas teorias na instrução dada. Da árvore da ciência, profere ele as mais aprazíveis lisonjas quanto à educação superior. Milhares participam do fruto dessa árvore, mas isso significa para eles morte. Cristo diz: "Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão?" Isa. 55:2. Estais empregando os talentos que vos foram confiados pelo Céu na busca de uma educação que Deus declara ser loucura.

A idéia de que a educação é um fracasso grava-se no espírito de todo estudante, a menos que o


CP - Pag. 13  

entendimento aprenda a apoderar-se das verdades da revelação divina, e o coração aceite os ensinos do evangelho de Cristo. O estudante que, em lugar dos vastos princípios da Palavra de Deus, aceita idéias comuns e permite que a mente e tempo sejam absorvidos com assuntos triviais verificará que seu espírito vai diminuindo e enfraquecendo. Perderá a faculdade do desenvolvimento. A mente deve ser exercitada para compreender as importantes verdades concernentes à vida eterna.

Foi-me mostrado que devemos levar a mente dos estudantes a mais alto nível do que atualmente se julga possível. O coração e o espírito devem ser exercitados a conservar a pureza mediante diária recepção de provisões da fonte da verdade eterna. A educação adquirida pelo estudo da Palavra de Deus dilatará o estreito âmbito da instrução humana e apresentará à mente conhecimento, incomparavelmente mais profundo, a ser alcançado por meio de vital ligação com Deus. Ela introduzirá todo estudante que seja cumpridor da Palavra em um mais vasto campo de idéias ao mesmo tempo que lhe garantirá uma riqueza de saber que se não dissipará. Sem esse conhecimento, é certo que o homem perde a vida eterna; possuindo-o, estará habilitado a tornar-se companheiro dos santos na luz.

A mente e a mão divinas têm conservado, através dos séculos, em sua pureza, o relatório da Criação. É unicamente a Palavra de Deus que nos dá autêntico relato da criação do mundo. Essa Palavra tem de ser o principal estudo em nossas escolas. Nela podemos aprender quanto custou nossa redenção Àquele que, desde o princípio, era igual ao Pai, e que sacrificou a própria vida para que


CP - Pag. 14  

houvesse um povo que, redimido de tudo quanto é terreno, renovado à imagem de Deus, pudesse subsistir em Sua presença.

As providências e concessões de Deus em nosso favor são sem limites. O trono da graça é, em si mesmo, a mais elevada atração, visto ser ocupado por um Ser que nos permite chamar-Lhe Pai. Mas Jeová não considerou completo o plano da salvação enquanto nele estivesse depositado apenas Seu amor. Colocou em Seu altar um Advogado revestido de Sua própria natureza. A obra de Cristo, como nosso intercessor, é apresentar-nos a Deus como filhos e filhas. Ele intercede em favor daqueles que O recebem. Com o próprio sangue pagou-lhes o resgate. Pela virtude dos próprios méritos, dá-lhes poder de se tornarem membros da família real, filhos do celeste Rei. E o Pai demonstra o amor infinito que a Cristo tem, recebendo com agrado os amigos de Cristo como amigos Seus. Está satisfeito com a expiação efetuada. É glorificado pela encarnação, vida, morte e mediação de Seu Filho.

A ciência da salvação, a ciência da genuína piedade, o conhecimento revelado desde a eternidade, que penetra no desígnio de Deus, exprime-Lhe a mente e Lhe revela o propósito - eis a ciência que o Céu avalia como a mais importante. Caso nossa juventude obtenha esse conhecimento, será capaz de adquirir tudo mais que seja essencial; se não o obtiver, porém, todo conhecimento que venha a adquirir do mundo, não a colocará nas fileiras do Senhor. Poderá reunir todo o saber que os livros possam proporcionar, e ser, todavia, ignorante dos primeiros princípios daquela justiça que lhe comunicará caráter digno da aprovação de Deus.


CP - Pag. 15  

Perigos da Educação Mundana

A muitos que põem seus filhos em nossas escolas sobrevirão fortes tentações porque desejam que eles consigam o que o mundo considera como a educação essencial. A esses, desejo dizer: Trazei vossos filhos à simplicidade da Palavra e estarão livres de perigo. Esse Livro é o fundamento de todo verdadeiro conhecimento. A mais elevada educação que eles possam receber consiste em aprender como acrescentar à sua "fé a virtude, e à virtude, a ciência, e à ciência, a temperança, e à temperança, a paciência, e à paciência, a piedade, e à piedade, o amor fraternal, e ao amor fraternal, a caridade. ... Se em vós houver e aumentarem estas coisas", declara a Palavra de Deus, "não vos deixarão ociosos nem estéreis no conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo. ... Fazendo isto, nunca jamais tropeçareis. Porque assim vos será amplamente concedida a entrada no reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo." II Ped. 1:5-8, 10 e 11.

Quando a Palavra de Deus é posta de parte, sendo substituída por livros que desviam as pessoas de Deus, e que confundem o entendimento no que respeita aos princípios do reino dos Céus, a educação dada é uma perversão do que se entende por este nome. A menos que o estudante tenha um alimento mental puro, completamente excluído daquilo a que se chama "educação superior", e que está misturado com sentimentos de incredulidade, não pode ele verdadeiramente conhecer a Deus. Unicamente os que cooperam com o Céu no plano da salvação podem saber o que significa, em sua simplicidade, a verdadeira educação.

Os que procuram a educação que o mundo tem em


CP - Pag. 16  

tão alta estima são gradualmente levados para mais longe dos princípios da verdade, até que se tornam mundanos educados. Por que preço adquiriram sua educação! Separaram-se do Espírito Santo de Deus. Preferiram aceitar o que o mundo chama saber, em lugar das verdades que Deus confiou aos homens mediante Seus ministros, apóstolos e profetas.

E alguns há que, tendo adquirido essa educação mundana, julgam que a possam introduzir em nossas escolas. Há o perigo constante de que aqueles que trabalham em nossas escolas e hospitais alimentem a idéia de que devem acompanhar o mundo, estudar as coisas que o mundo estuda, e familiarizar-se com o que o mundo se familiariza. Cometeremos graves erros se não dermos atenção especial à pesquisa da Palavra. A Bíblia não deveria ser trazida às nossas escolas para ser tolhida entre a incredulidade. A Palavra de Deus deve ser a obra fundamental e o assunto da educação. É verdade que sabemos muito mais dessa Palavra do que sabíamos no passado, mas ainda há muito a ser aprendido.

A verdadeira "educação superior" é transmitida por Aquele com quem estão a "sabedoria e a força" (Jó 12:13) e de cuja boca "vem o conhecimento e o entendimento". Prov. 2:6. Todo saber e desenvolvimento real têm sua fonte no conhecimento de Deus. Para onde quer que nos volvamos, seja para o mundo físico, intelectual ou espiritual; no que quer que contemplemos, afora a mancha do pecado, revela-se esse conhecimento. Qualquer que seja o ramo de pesquisa a que procedamos com um sincero propósito de chegar


CP - Pag. 17  

à verdade, somos postos em contato com a Inteligência invisível e poderosa que opera em tudo e através de tudo. A mente humana é colocada em comunhão com a mente divina, o finito com o Infinito. O efeito de tal comunhão sobre o corpo, o espírito e a alma está além de toda estimativa. Educação, pág. 14.

Todo verdadeiro trabalho educativo centraliza-se no Mestre enviado de Deus. De Sua obra hoje, precisamente como da que estabeleceu há mil e oitocentos anos, fala o Salvador nestes termos: "Eu sou o Primeiro e o Último e o que vive." Apoc. 1:17 e 18. "Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim." Apoc. 21:6.

Dispondo de tal Ensinador, e tais oportunidades para instrução divina, é mais que loucura procurar educação fora dEle. É inútil procurar ser sábio desviado da Sabedoria, querer ser verdadeiro rejeitando a Verdade, procurar iluminação fora da Luz, e existência sem a Vida, enfim, deixar a Fonte das águas vivas e cavar cisternas rotas que não podem fornecer água. Educação, pág. 83.

Caro professor, quando considerais vossa necessidade de força e guia, necessidade essa que nenhuma fonte humana poderia suprir, convido-vos a considerar as promessas dAquele que é o Conselheiro maravilhoso: "Eis que diante de ti pus uma porta aberta", diz Ele, "e ninguém a pode fechar." Apoc. 3:8. "Clama a Mim, e responder-te-ei." Jer. 33:3. "Instruir-te-ei e ensinar-te-ei o caminho que


CP - Pag. 18  

deves seguir; guiar-te-ei com os Meus olhos." Sal. 32:8. "Eu estou convosco... até à consumação dos séculos." Mat. 28:20.

Como o mais elevado preparo para o vosso trabalho, indico-vos as palavras, a vida e os métodos do Príncipe dos professores. Convido-vos a considerá-Lo. NEle está o vosso verdadeiro ideal. Contemplai-O, demorai-vos em Sua consideração, até que o Espírito do Mestre divino tome posse de vosso coração e vida. "Refletindo, como um espelho, a glória do Senhor", sereis "transformados... na mesma imagem." II Cor. 3:18. Educação, pág. 282.

O progresso na verdadeira educação não se harmoniza com o egoísmo. O verdadeiro conhecimento vem de Deus, e para Deus volve. Seus filhos devem receber a fim de poder dar novamente. Aqueles que, mediante a graça de Deus, receberam benefícios intelectuais e espirituais devem levar outros consigo, ao avançarem para maior excelência. E essa obra, feita para promover o bem de outros, terá a cooperação de poderes invisíveis. À medida que prosseguirmos fielmente com a obra, teremos mais altas aspirações de justiça e santidade, e um perfeito conhecimento de Deus. Tornamo-nos, nesta vida, completos em Cristo, e nossas aumentadas aptidões serão levadas conosco para as cortes celestiais.

Próximo Capítulo >>