Conselhos Professores, Pais e Estudantes

CAPÍTULO 6

O Objetivo Primordial da Educação

CP - Pag. 49  

Por uma concepção falsa da verdadeira natureza e objetivo da educação, muitos têm sido levados a erros sérios e mesmo fatais. Tal engano é cometido quando a ordenação do coração, ou seja, o estabelecimento de princípios, é negligenciado no esforço por conseguir a cultura intelectual, ou quando interesses eternos ficam sem consideração no ávido desejo de regalias temporais.

Fazer com que a posse de honras ou riquezas mundanas seja o móvel que nos governe é indigno de quem foi remido pelo sangue de Cristo. Deve antes ser nosso objetivo adquirir conhecimento e sabedoria para que possamos tornar-nos melhores cristãos, e estar preparados para maior utilidade, prestando serviço mais fiel ao nosso Criador, e levando outros também a glorificar a Deus pelo nosso exemplo e influência. Eis aí alguma coisa real, alguma coisa tangível - não meramente palavras, mas ações. Não somente as afeições do coração, mas o serviço da vida também deve ser dedicado ao Criador.

O Modelo Perfeito

Fazer com que o homem volte à harmonia com Deus, de maneira a elevar e enobrecer sua natureza moral a fim de que ele de novo possa refletir a imagem do Criador, é o grande propósito de toda a educação e disciplina da vida. Tão importante era essa obra que o Salvador deixou os palácios celestiais e veio em pessoa à Terra para ensinar aos homens como obter a habilitação para a vida mais elevada. Durante trinta anos, Ele habitou como homem entre os homens, passou pelas experiências da vida humana como criança, como jovem, como homem;


CP - Pag. 50  

suportou as mais severas provas, para que pudesse apresentar uma vívida ilustração das verdades que ensinava. Durante três anos, como Mestre enviado de Deus, instruiu os filhos dos homens; então, deixando a obra a coobreiros escolhidos, ascendeu ao Céu. Mas não se abateu Seu interesse nela. Das cortes celestiais observa com a mais profunda solicitude o progresso da causa pela qual deu a vida.

O caráter de Cristo é o único modelo perfeito que devemos adotar. O arrependimento e a fé, a entrega da vontade, e a consagração das afeições a Deus, são os meios designados para o cumprimento dessa obra. Obter conhecimento desse plano que foi divinamente determinado deve ser o nosso primeiro empenho; satisfazer a suas exigências deve ser nosso primeiro esforço.

Salomão declara que o "temor do Senhor é o princípio da sabedoria". Prov. 9:10. Com relação ao valor e importância desta sabedoria, escreve ele: "A sabedoria é a coisa principal; adquire, pois, a sabedoria; sim, com tudo o que possuis, adquire o conhecimento." Prov. 4:7. "Porque melhor é o lucro que ela dá do que o da prata, e melhor a sua renda do que o ouro mais fino. Mais preciosa é do que pérolas, e tudo o que podes desejar não é comparável a ela." Prov. 3:14 e 15.

A Escola de Cristo

Aquele que procura com diligência adquirir a sabedoria das escolas humanas deve lembrar-se de que outra escola também o reclama como estudante. Cristo foi o maior ensinador que o mundo já viu. Trouxe ao homem conhecimentos diretos do Céu. As lições que Ele


CP - Pag. 51  

nos deu são o que necessitamos tanto para o presente como para o futuro. Ele põe diante de nós os verdadeiros objetivos da vida, e a maneira como os podemos conseguir.

Na escola de Cristo, os estudantes nunca se formam. Entre os discípulos há tanto adultos como jovens. Os que dão atenção às instruções do divino Mestre adiantam-se constantemente em sabedoria, correção e nobreza de alma, e assim preparam-se para entrarem naquela escola superior onde o adiantamento continuará por toda a eternidade.

A Sabedoria Infinita põe perante nós as grandes lições da vida - lições do dever e da felicidade. Estas são muitas vezes difíceis de aprender, mas sem elas não podemos fazer progressos reais. Podem custar-nos esforço e lágrimas e mesmo agonia, mas não devemos vacilar ou ficar cansados. Ouviremos finalmente a chamada do Mestre: "Filho, sobe mais alto."

É neste mundo, por entre provações e tentações, que devemos adquirir habilitação para a sociedade dos puros e santos. Os que se tornam tão absortos em estudos menos importantes, que deixam de aprender na escola de Cristo, estão incorrendo numa perda infinita. Insultam o divino Mestre pela rejeição das providências de Sua graça. Quanto mais continuam nessa sua conduta, mais endurecidos se tornam no pecado. Sua retribuição será proporcional ao valor infinito das bênçãos que menosprezaram.

Na religião de Cristo, há uma influência regeneradora, que transforma o ser todo, levantando o homem acima de todo vício degradante e vil, elevando os pensamentos e desejos para Deus e o Céu. Ligado ao Ser infinito, o homem se faz participante da natureza


CP - Pag. 52  

divina. Contra ele não têm efeito os dardos do mal; pois que está revestido da armadura da justiça de Cristo.

Toda faculdade e todo atributo de que o Criador dotou os filhos dos homens devem ser empregados para Sua glória, e nessa atividade encontra-se o mais puro, santo e agradável exercício. Ao mesmo tempo que ao princípio religioso é dado o supremo lugar, todo passo progressivo dado na aquisição do saber ou na cultura do intelecto é um passo no sentido da assimilação do divino pelo humano, do infinito pelo finito.

A Bíblia Como Educador

Como educador, não têm rival as Escrituras Sagradas. A Bíblia é a história mais antiga e mais compreensiva que os homens possuem. Procede diretamente da Fonte da verdade eterna; e através dos séculos a mão divina lhe preservou a pureza. Ela ilumina o remoto passado, onde a pesquisa humana em vão procura penetrar. Apenas na Palavra de Deus contemplamos o poder que lançou os fundamentos da Terra, e que estendeu os céus. Apenas ali encontramos um relato autêntico da origem das nações. Ali, unicamente, se apresenta, incontaminada pelo orgulho ou preconceito humano, a história de nossa espécie.

Na Palavra de Deus, encontra a mente assuntos para o mais profundo pensamento, para as mais altas aspirações. Ali podemos entreter comunhão com patriarcas e profetas, e ouvir a voz do Eterno ao falar com os homens. Ali vemos a Majestade dos Céus, humilhando-Se, para tornar-Se nosso substituto e segurança; para, de mãos indefesas, competir com os poderes das trevas e alcançar a vitória em nosso


CP - Pag. 53  

favor. Uma contemplação reverente de assuntos como estes não pode deixar de abrandar, purificar e enobrecer o coração, e ao mesmo tempo infundir no espírito nova força e vigor.

Os que consideram como corajoso e varonil tratar com indiferença e desprezo os reclamos de Deus estão desta maneira denunciando sua própria loucura e ignorância. Ao mesmo tempo em que se gabam de sua liberdade e independência, estão realmente no cativeiro do pecado e de Satanás.

Uma concepção clara do que Deus é e do que Ele requer que sejamos conduzirá à verdadeira humildade. O que estuda corretamente a Santa Palavra aprenderá que o intelecto humano não é onipotente. Aprenderá que a força e a sabedoria humanas são apenas fraqueza e ignorância, sem aquele auxílio que ninguém a não ser Deus pode dar.

O que segue a guia divina encontrou a única fonte verdadeira de graça salvadora e real felicidade, e alcançou o poder de comunicar a felicidade a todos em redor de si. Sem religião, ninguém pode realmente aproveitar a vida. O amor a Deus purifica e enobrece todo gosto e desejo, intensifica toda afeição e abrilhanta todo prazer digno. Habilita o homem a apreciar e desfrutar tudo que é verdadeiro, bom e belo.

Mas o que sobre todas as demais considerações deve levar-nos a apreciar a Bíblia é que nela está revelada aos homens a vontade de Deus. Ali aprendemos o objetivo de nossa criação e os meios pelos quais esse objetivo pode ser atingido. Aprendemos a melhorar sabiamente a presente vida, e a conseguir a futura. Nenhum outro livro pode satisfazer às indagações do espírito, ou aos anelos do coração.


CP - Pag. 54  

Obtendo conhecimento da Palavra de Deus, e a ela dando atenção, os homens podem levantar-se das maiores profundezas da degradação, para se tornarem filhos de Deus, companheiros dos anjos imaculados.

Lições da Natureza

Nas variadas cenas da Natureza, há também lições de sabedoria divina, para todos os que aprenderam a ter comunhão com Deus. As páginas que se abriram em todo o brilho aos olhares do primeiro par no Éden apresentam hoje um esmaecimento. Caiu sobre a linda criação uma sombra. E, todavia, para onde quer que nos volvamos, vemos traços da primitiva beleza; ouvimos, para onde quer que nos tornemos, a voz de Deus, e contemplamos-Lhe a obra das mãos.

Desde o solene ribombar do trovão profundo e do bramir incessante do velho oceano, até os alegres cantos que fazem as florestas ressoarem de melodia, os milhares de vozes da Natureza Lhe proclamam o louvor. Na terra, no mar e no céu, com seus maravilhosos matizes e cores, variando em esplendoroso contraste ou confundindo-se harmoniosamente, contemplamos Sua glória. As colinas eternas falam de Seu poder. Apontam para o Criador as árvores que à luz do Sol ondeiam seu estandarte verdejante, e as flores em sua delicada beleza. A vívida relva que reveste o solo escuro, fala do cuidado de Deus pelas Suas mais humildes criaturas. Revelam-Lhe os tesouros as cavernas do mar e as profundidades da Terra. Aquele que colocou as pérolas no oceano e a ametista e o crisólito entre as rochas é amante do belo. O Sol, elevando-se nos céus, é representação dAquele que é a vida e a luz de tudo que Ele fez. Todo o brilho e beleza que adornam a Terra e iluminam os céus falam de Deus.


CP - Pag. 55  

Esquecer-nos-emos, pois, do Doador, no uso de Suas dádivas? Antes, levem-nos elas a contemplar-Lhe a bondade e o amor. Tudo que é belo em nosso lar terrestre lembre-nos do rio de cristal e dos verdes campos, das árvores ondeantes e das fontes vivas, da cidade resplandecente e dos cantores de vestes brancas de nosso lar celestial - mundo de beleza que nenhum artista pode desenhar, nem língua mortal descrever. "As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem são as que Deus preparou para os que O amam." I Cor. 2:9.

Habitar para sempre nesse lar de bem-aventuranças, trazer na alma, corpo e espírito não os traços do pecado e da maldição, mas a perfeita semelhança de nosso Criador, e através de eras eternas progredir em sabedoria, conhecimentos e santidade, explorando sempre novos campos do pensamento, sempre encontrando novas maravilhas e novas glórias, aumentando sempre a capacidade de saber e amar, e sabendo que há ainda diante de nós alegria, amor e sabedoria infinitos - tal é o objetivo a que aponta a esperança cristã, para o qual prepara a educação cristã. Conseguir essa educação e auxiliar outros a alcançá-la deve ser o objetivo da vida cristã.

Não percamos nunca de vista o fato de que Jesus é uma fonte de alegria. Ele não Se deleita na miséria dos seres humanos, mas agrada-Se de os ver felizes.

<< Capítulo Anterior Próximo Capítulo >>