Testem. Ministros e Obreiros Evangélicos

CAPÍTULO 6

Uma Fiel Mensagem

TM - Pag. 77  

injustiça que Deus não tolerará. Ele punirá essas coisas. Tem-se ouvido uma voz apontando os erros, e, em nome do Senhor apelando para decidida mudança. Mas quem tem seguido as instruções dadas? Quem tem humilhado o coração para dele expulsar todo o vestígio de seu espírito ímpio e opressor? Temos sentido grande responsabilidade de apresentar estas questões diante do povo como são. Sei que as verão. Sei que os que lerem este assunto reconhecerão seu erro.

Uma Mensagem Fiel

Hobart, Tasmânia, 1º de maio de 1895

Muitos Perderam sua Fé no Advento

Por se generalizar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará. Muitos há que perderam sua fé no advento. Vivem para o mundo, e enquanto dizem no seu coração, como gostariam que fosse, "o meu Senhor tarde virá" (Mat. 24:48), estão espancando os seus conservos. Fazem-no pela mesma razão que Caim matou seu irmão. Abel determinou adorar a Deus de acordo com a orientação que Este lhe dera. Isso desagradou a Caim. Achou que seus planos eram melhores, e que o Senhor chegaria a um acordo. Caim, em sua oferta, não reconheceu a sua dependência de Cristo. Achou que seu pai Adão fora tratado com aspereza ao ser expulso do Éden. A idéia de conservar esse pecado sempre em mente, e oferecer o sangue do cordeiro sacrificado como confissão de inteira dependência de um poder que estava fora de si mesmo, era uma tortura para o espírito altivo


TM - Pag. 78  

de Caim. Sendo mais velho, achou que Abel lhe devia seguir o exemplo. Quando a oferta de Abel foi aceita por Deus e o fogo santo consumiu o sacrifício, a ira de Caim tornou-se excessivamente grande. O Senhor condescendeu em lhe explicar a questão; mas ele não queria reconciliar-se com Deus, e odiou a Abel porque o Senhor lhe foi favorável. Ficou tão irado que matou a seu irmão.

O Senhor tem uma controvérsia com todos os homens que, por sua descrença e dúvida estão dizendo que Ele retarda a Sua vinda, e que têm ferido aos seus conservos, comendo e bebendo com (trabalhando com o mesmo princípio que) os bêbados; estão embriagados, mas não de vinho; eles cambaleiam, mas não de bebida forte. Satanás lhes tem dominado a razão e não sabem em que tropeçam.

Resultado da Separação de Deus

Logo que um homem se separa de Deus de tal modo que seu coração não esteja sob o poder do Espírito Santo, revelar-se-ão os atributos de Satanás, e ele começará a oprimir os seus semelhantes. Dele emana uma influência contrária à verdade, e à justiça e ao juízo. Tal disposição se manifesta em nossas instituições, não somente na relação dos obreiros uns para com os outros, mas no desejo manifestado por uma instituição de dominar todas as outras. Os homens a quem se confiaram pesadas responsabilidades, mas que não têm comunhão viva com Deus, têm estado e ainda estão ofendendo ao Seu Santo Espírito. Estão transigindo com o mesmo espírito que Coré, Datã e Abirã, e como os judeus nos dias de Cristo. (Mat. 12:22-29 e 31-37.) Freqüentemente têm vindo de Deus advertências a esses homens, mas eles as têm posto de lado e se aventurado a seguir no mesmo rumo.


TM - Pag. 79  

Lede as palavras de Cristo: "Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Pois que dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho e desprezais o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé; deveis, porém, fazer essas coisas, e não omitir aquelas." Mat. 23:23. Essas denúncias são feitas como advertências a todos os que "exteriormente pareceis justos aos homens, mas interiormente estais cheios de hipocrisia e de iniqüidade". Mat. 23:28. Estes dizem: "Somos livres, podemos fazer todas estas abominações". Jer. 7:10. Eles dizem: "Se existíssemos no tempo de nossos pais, nunca nos associaríamos com eles para derramar o sangue dos profetas. Assim", disse Jesus, "vós mesmos testificais que sois filhos dos que mataram os profetas." Mat. 23:30 e 31.Que lições há aqui! quão terríveis e decisivas! Jesus disse: "Portanto, eis que Eu vos envio profetas, sábios e escribas; e a uns deles matareis e crucificareis; e a outros deles açoitareis nas vossas sinagogas e os perseguireis de cidade em cidade." Mat. 23:34. Essa profecia foi literalmente cumprida pelos judeus no tratamento que deram a Cristo e aos mensageiros que Deus lhes enviou. Seguirão os homens nesses últimos dias o exemplo daqueles que Cristo condenou?

Essas terríveis predições não têm eles até aqui cumprido plenamente; mas se Deus lhes poupar a vida, e nutrirem o mesmo espírito que assinalou sua atitude tanto antes como depois da reunião de Mineápolis, imitarão plenamente os atos daqueles que Cristo condenou quando esteve na Terra.

Os perigos dos últimos dias estão sobre nós. Lede Mateus 25:14. Satanás assume o domínio de toda mente que não está decididamente sob o domínio do Espírito de Deus. Alguns vêm cultivando ódio contra os homens a quem Deus comissionou para dar uma mensagem especial ao mundo. Eles


TM - Pag. 80  

começaram essa satânica obra em Mineápolis. Mais tarde, ao verem e sentirem a demonstração do Espírito Santo, que testificava que a mensagem era de Deus, odiaram-na ainda mais, pois eram um testemunho contra eles. Não queriam humilhar o coração para se arrependerem, darem glória a Deus, e vindicarem o direito. Prosseguiram em seu espírito, cheios de inveja, ciúme e más suspeitas, como os judeus. Abriram o coração ao inimigo de Deus e do homem. Contudo esses homens têm ocupado posições de confiança e têm moldado a obra à sua semelhança, tanto quanto podem. ...

Exortação ao Arrependimento

Aqueles que hoje são os primeiros, que têm sido infiéis à causa de Deus, logo serão os últimos, a menos que se arrependam. A não ser que imediatamente caiam sobre a Rocha e sejam quebrantados, e nasçam de novo, continuará a ser nutrido o espírito que vem sendo alimentado. A doce voz da misericórdia não será por eles reconhecida. A religião bíblica em particular e em público, será para eles uma coisa do passado. Ardorosamente têm falado contra o entusiasmo e o fanatismo. A fé que apela a Deus para aliviar o sofrimento humano, fé que Deus tem ordenado a Seu povo exercer, é chamada fanatismo. Se alguma coisa há na Terra que deva inspirar os homens com santificado zelo, essa é a verdade tal como é em Jesus. É a sublime e grande obra da redenção. É Cristo para nós feito sabedoria, justiça, santificação e redenção.

Freqüentemente tem o Senhor, em Sua providência tornado manifesto que nada menos que a verdade revelada, a Palavra de Deus, pode resgatar o homem do pecado ou guardá-lo da transgressão. Aquela Palavra que revela a culpa do pecado, tem


TM - Pag. 81  

o coração humano o poder de endireitar o homem e assim o conservar. O Senhor diz que a Sua Palavra deve ser estudada e obedecida; deve ser levada para a vida prática; esta Palavra é tão inflexível como o caráter de Deus - é a mesma ontem, hoje e eternamente.

A Verdadeira Inspiração ao Entusiasmo

Se algo há em nosso mundo que deva inspirar entusiasmo é a cruz do Calvário. "Vede quão grande caridade nos tem concedido o Pai: que fôssemos chamados filhos de Deus. Por isso, o mundo nos não conhece, porque O não conhece a Ele." I João 3:1. "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho unigênito, para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna." João 3:16. Cristo deve ser aceito, crido e exaltado. Este deve ser o tema da conversa: A preciosidade de Cristo.

A Verdade Deve Ser Entronizada no Coração

Há em Battle Creek uma classe que tem a verdade plantada no coração. Ela é para eles o poder de Deus para a salvação. Mas a menos que a verdade esteja entronizada no coração e se efetue uma perfeita transição das trevas para a luz, aqueles que têm nas mãos sagradas responsabilidades são mensageiros das trevas, cego guiando cego. "São nuvens sem água, levadas pelos ventos de uma para outra parte; são como árvores murchas, infrutíferas, duas vezes mortas, desarraigadas." Deus requer que toda alma que menciona o Seu nome tenha a verdade entronizada no coração. O tempo em que vivemos o exige. A eternidade o exige. Exige-o a religião pura.

<< Capítulo Anterior Próximo Capítulo >>