Testem. Ministros e Obreiros Evangélicos

CAPÍTULO 27

Tempos Solenes

TM - Pag. 200  

O Senhor quer que possuamos o Espírito de sabedoria celestial. Somos todos nós impressionados a orar humilde e fervorosamente ao Senhor segundo requerem as nossas necessidades, incomodando-O em busca do espírito de sabedoria? Oramos, dizendo: "Mostra-me os segredos que eu não conheço, ensina-me Tu"? Oh, que orações humildes e sinceras saiam de lábios verdadeiros, orando pelo conselho que é de Deus! Ele diz: "Meu é o conselho e a verdadeira sabedoria." Prov. 8:14.

Tempos Solenes

31 de janeiro de 1895

Tempos solenes e sérios estão sobre nós, e as perplexidades aumentarão até o próprio fim do tempo. Poderá haver um pequeno intervalo nessas questões, mas não será por muito tempo. Tenho de escrever cartas que devem ir para Battle Creek na próxima mala postal. Nossos irmãos de lá não estão vendo tudo na luz verdadeira. Os movimentos que têm feito para pagar impostos sobre a propriedade do hospital e do tabernáculo têm manifestado um zelo e retidão de consciência que em todos os sentidos não são sábios nem corretos. Suas idéias sobre liberdade religiosa estão sendo entremeadas de sugestões que não vêm do Espírito Santo, e a causa da liberdade religiosa está adoecendo, e sua enfermidade só pode ser curada pela graça e doçura de Cristo.

O coração dos que advogam essa causa deve estar cheio do espírito de Jesus. Só o Grande Médico pode aplicar o bálsamo de Gileade. Leiam esses homens o livro de Neemias com coração humilde, tocado pelo Espírito Santo, e suas falsas idéias serão modificadas, ver-se-ão princípios


TM - Pag. 201  

corretos, e a presente ordem de coisas será mudada. Neemias orou a Deus por auxílio, e Ele lhe ouviu a oração. O Senhor moveu os reis pagãos a ir em seu auxílio. Quando seus amigos zelosamente trabalharam contra ele, o Senhor atuou por meio de reis para executar o Seu propósito, e atender as muitas orações que a Ele subiam em busca do auxílio de que tanto necessitavam.

Posições Extremas

Freqüentemente fico muito desapontada quando vejo nossos dirigentes assumindo posições extremas, e se afligindo com questões que não deviam ser consideradas ou causar preocupação, mas deixadas nas mãos de Deus, para que Ele as ajuste. Ainda estamos no mundo e Deus reserva para nós um lugar em ligação com o mundo, e atua pela Sua própria mão direita para preparar o caminho diante de nós, a fim de que Sua obra possa progredir em todos os seus vários ramos. A verdade deve ter um lugar de destaque, e a norma da verdade deve ser levantada em muitos lugares, em regiões distantes.

Tende a certeza de que Deus não colocou sobre os que permanecem fora desses campos estrangeiros de trabalho, a responsabilidade de criticar os que estão no lugar em que o trabalho está sendo feito. Os que não estão no lugar nada sabem acerca das necessidades da situação, e se nada podem dizer para ajudar aos que estão no campo, não os embaracem, mas mostrem a sua sabedoria pela eloqüência do silêncio, e atendam ao trabalho que está próximo de suas mãos. Protesto contra o zelo que manifestam e que não está de acordo com o entendimento, ao ventilarem suas idéias acerca de campos de trabalho estrangeiros.

Deixai que o Senhor trabalhe com os homens que estão no lugar, e os que ali não estão andem humildemente com Deus, para que não saiam de seu lugar, e


TM - Pag. 202  

percam o rumo. O Senhor não colocou sobre os que têm assumido a responsabilidade de criticar a obra, esta responsabilidade, e não lhes dá a sanção de Seu Santo Espírito. Muitos agem segundo o seu juízo humano, e zelosamente procuram arrumar as coisas que Deus não colocou em suas mãos. Enquanto estivermos no mundo teremos de realizar um trabalho especial pelo mundo; a mensagem de advertência deve ir a todos os países, línguas e povos.

O Senhor não atua em Seus obreiros para fazê-los tomar um rumo que traga antes do tempo, o tempo de angústia. Não construam eles um muro de separação entre si e o mundo, propagando suas próprias idéias e noções. Já há isto em demasia em todos os nossos limites. A mensagem de advertência não alcançou grande número de pessoas deste mundo nas próprias cidades que estão justamente à mão, e numerar Israel não é trabalhar de acordo com a ordem divina.

Favores a Serem Recebidos, Bem Como Comunicados

Enquanto estivermos neste mundo, e o Espírito de Deus Se estiver esforçando com o mundo, tanto devemos receber como prestar favores. Devemos dar ao mundo a luz da verdade segundo é apresentada nas Escrituras Sagradas, e do mundo devemos receber aquilo que Deus os move a fazer a favor de Sua causa. O Senhor ainda toca no coração dos reis e governadores em favor de Seu povo, e compete aos que estão tão profundamente interessados na questão da liberdade religiosa não dispensar quaisquer favores ou eximir-se do auxílio que Deus tem movido os homens a dar para o avanço de Sua causa.

Encontramos exemplos na Palavra de Deus quanto a esse mesmo assunto. Ciro, rei da Pérsia, fez uma proclamação


TM - Pag. 203  

por todo o seu reino, e mandou escrever dizendo: "Assim diz Ciro, rei da Pérsia: o Senhor, Deus dos Céus, me deu todos os reinos da Terra; e Ele me encarregou de Lhe edificar uma casa em Jerusalém, que é em Judá. Quem há entre vós, de todo o Seu povo, seja seu Deus com ele, e suba a Jerusalém, que é em Judá, e edifique a casa do Senhor, Deus de Israel." Esd. 1:2 e 3. Segunda ordem foi dada por Dario para a edificação da casa do Senhor, e está registrada no capítulo 6 de Esdras.

O Senhor Deus de Israel tem colocado os Seus bens nas mãos de incrédulos, mas eles devem ser usados para favorecer a realização das obras que devem ser feitas em prol de um mundo caído. Os instrumentos por meio dos quais vêm essas dádivas, podem abrir avenidas em que a verdade possa prosseguir. Podem não ter simpatia para com a obra, e nenhuma fé em Cristo, nem praticar Suas palavras; mas suas dádivas não devem ser recusadas por esse motivo.

É muito estranho que alguns dos nossos irmãos julguem ser seu dever causar uma condição que estorvaria os meios que Deus gostaria de ter livres. Deus não colocou sobre eles a responsabilidade de entrar em conflito com as autoridades e poderes do mundo, nesta questão. A potente mão de Deus ainda não foi retirada da Terra. Esperem o seu tempo os líderes da obra, escondam-se em Cristo, e ajam e trabalhem com grande sabedoria. Sejam tão sábios como as serpentes e tão simples como as pombas. Repetidamente tenho mostrado que poderíamos receber muito mais auxílio do que temos recebido em muitos modos, se nos aproximássemos dos homens com sabedoria, familiarizando-os com a nossa obra, e dando-lhes uma oportunidade de fazer aquilo que é nosso privilégio levá-los a fazer para o desenvolvimento da obra de Deus.

<< Capítulo Anterior Próximo Capítulo >>