Testem. Ministros e Obreiros Evangélicos

CAPÍTULO 13

A Verdadeira Educação em Nossas Igrejas

TM - Pag. 120  

IV. Elevada Norma de Deus

A Verdadeira Educação em Nossas Igrejas

Preparando Almas Para o Serviço

"A lei do Senhor é perfeita e refrigera a alma." Sal. 19:7. "Bem-aventurados os que trilham caminhos retos e andam na lei do Senhor. Bem-aventurados os que guardam os Seus testemunhos, e O buscam de todo o coração. E não praticam iniqüidade, mas andam em Seus caminhos. Tu ordenaste os Teus mandamentos, para que diligentemente os observássemos. Tomara que os meus caminhos sejam dirigidos de maneira a poder eu observar os Teus estatutos. Então, não ficaria confundido, atentando eu para todos os Teus mandamentos." Sal. 119:1-6.

Tomemos isto por nossa lição. Estudai atentamente cada palavra. Princípios corretos e sentimentos puros, se cultivados e praticados, formam um caráter à semelhança divina. Uma consciência livre de ofensa para com Deus e o homem, um coração que sente a mais terna simpatia para com os seres humanos, especialmente para que possam ser ganhos para Cristo, terá os atributos que Cristo possuía. Todos esses serão imbuídos de Seu espírito. Terão um reservatório de persuasão, e um celeiro de simples eloqüência.

Como cristãos, devemos agora trabalhar mui ardorosamente para levar almas a Jesus Cristo. Não deve haver capítulos baratos de experiência urdidos em nossa vida cristã. Toda a verdadeira experiência custa esforço a cada alma que a obtém, devido às tentações de Satanás. Deus vê como a alma tem fome de conhecimento de Deus, da salvação por Jesus Cristo; e a promessa é: "Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos." Mat. 5:6.


TM - Pag. 121  

Características do Verdadeiro Pesquisador

Deus ordena a cada homem que obedeça a Sua lei. Ele não vê como vê o homem. Sua norma é elevada, pura e santa; no entanto todos a podem alcançar. O Senhor vê a necessidade da alma, a consciente fome da alma. Ele considera a disposição de espírito, da qual procedem as nossas ações. Vê-se acima de tudo as evidências de respeito e fé para com Deus. O verdadeiro pesquisador que se esforça por ser semelhante a Jesus na palavra, na vida e no caráter, contemplará seu Redentor, e, pela contemplação é transformado à Sua imagem, porque almeja a mesma disposição de Espírito que havia em Cristo Jesus, e por ela ora. Não se esquiva do mal pelo temor da vergonha, ou pelo medo da perda; porque sabe que tudo que desfruta vem de Deus, e fará bom uso de Suas bênçãos, para poder representar a Cristo. Ele não está ansioso de permanecer mais alto, de obter o louvor dos seres humanos. Não é esse o seu mais ávido interesse. Fazendo uso sábio do que agora tem, procura obter cada vez maior habilidade para poder prestar a Deus maior serviço. Ele almeja a Deus. A história de seu Redentor, o imensurável sacrifício que fez, enche-se de significação para ele. Cristo, a Majestade do Céu, tornou-Se pobre, para que pela Sua pobreza pudéssemos tornar-nos ricos; não ricos meramente de dotes, mas ricos de realizações.

Essas são as riquezas que Cristo deseja ardentemente que Seus seguidores possuam. Ao ler o verdadeiro pesquisador da verdade a Palavra, e abrir a mente para recebê-la, almeja a verdade de todo o coração. O amor, a piedade, a ternura, a cortesia, a delicadeza cristã, que serão os elementos nas mansões celestiais que Cristo foi preparar para os que


TM - Pag. 122  

O amam, apossam-se de sua alma. Seu propósito é firme. Está determinado a permanecer do lado da justiça. A verdade achou caminho para o coração e ali está implantada pelo Espírito Santo, que é a verdade. Quando a verdade se apossa do coração, dá o homem segura evidência disso, tornando-se um mordomo da graça de Cristo.

O coração do verdadeiro cristão está imbuído do verdadeiro amor, da mais ardorosa sede de almas. Não descansa enquanto não estiver fazendo tudo que está nas suas forças para buscar e salvar o perdido. Gastam-se tempo e forças; não se evita o trabalho exaustivo. Deve dar a outros a verdade que tanta alegria, paz e regozijo no Espírito Santo trouxe à alma.

Quando a pessoa verdadeiramente convertida possui o amor de Deus, sente a sua obrigação de tomar o jugo com Cristo, e trabalhar em harmonia com Ele. O Espírito de Cristo sobre ele repousa. Revela o amor, a piedade, a compaixão do Salvador, porque é um com Cristo. Anela levar outros a Jesus. Seu coração se desmancha de ternura ao ver o perigo em que estão as almas que se encontram longe de Cristo. Cuida das almas como alguém que deve prestar contas. Com convites e rogos misturados com certezas das promessas de Deus, procura ganhar almas para Cristo; e isso é registrado nos livros. É um colaborador de Deus.

Não é Deus o próprio objeto de imitação? Deve ser obra da vida cristã, revestir-se de Cristo, e levar a si mesmo para a mais perfeita semelhança com Cristo. Os filhos e filhas de Deus devem avançar na semelhança com Cristo, nosso modelo. Diariamente devem contemplar Sua glória e admirar a Sua incomparável excelência. Ternos, verdadeiros e plenos de compaixão devem eles tirar as almas do fogo, detestando mesmo as roupas manchadas pela carne.


TM - Pag. 123  

Não Estamos Trabalhando Sozinhos

Há um trabalho a ser feito pelo povo de Deus. O que é a verdadeira eloqüência na vida humana? É um coração cheio de sentimentos puros, a veneração por todos os mandamentos de Deus. Mas não se tem feito trabalho fervoroso. Tem-se realizado certa rotina de deveres, mas isto não basta. Saí do canal comum. Se não puderdes alcançar os membros das igrejas não fiqueis desanimados. Levai o trabalho aos caminhos, e se a justiça própria daqueles por quem trabalhais não for penetrada pelo fermento da verdade, saí da rotina usual para os valados, e aí fazei vosso trabalho missionário.

Deus não vos deixará trabalhar sozinhos. Desde a proclamação da mensagem do terceiro anjo, têm os anjos de Deus esperado para cooperar com o agente humano que está zeloso, e determinado a trabalhar. Devemos aprofundar-nos mais nas minas da verdade do que o temos feito.

"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho unigênito, para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna." João 3:16. Oh, que amor tem Deus mostrado para com o homem caído! Por que os que conhecem a verdade passam de largo por tantos que estão em amarga necessidade?

O culto todo do Israel antigo era uma forma de promessa em figura e símbolos de Cristo; e não era apenas promessa, mas uma providência real designada por Deus, com o fim de ajudar a milhões de pessoas mediante a elevação de seus pensamentos Àquele que Se manifestaria ao nosso mundo.

Cristo a Revelação de Deus

Em Cristo o mundo contemplou o Deus invisível. "Estou no Pai", disse Ele, "e o Pai, em Mim." João 14:11. "Quem Me vê a Mim


TM - Pag. 124  

vê o Pai." João 14:9. "Se vós Me conhecêsseis a Mim, também conheceríeis a Meu Pai; e já desde agora O conheceis, e O tendes visto." João 14:7. Em todos os nossos atos de verdadeira devoção, fixamos os olhos da fé sobre o nosso Advogado que está entre o homem e o trono eterno, esperando atender todos os nossos esforços, e pelo Seu Espírito ajudar-nos a obter mais perfeito conhecimento de Deus.

O Cordeiro de Deus é-nos representado como estando "sobre o trono" Apoc. 4:10. de Deus. É Ele a grande ordenança pela qual o homem e Deus se unem e comungam juntos. Assim é o homem representado como estando assentado nos lugares celestiais em Cristo Jesus. Este é o lugar designado para o encontro entre Deus e a humanidade.

"E por eles Me santifico a Mim mesmo, para que também eles sejam santificados na verdade. E não rogo somente por estes, mas também por aqueles que, pela sua palavra, hão de crer em Mim; para que todos sejam um, como Tu, ó Pai, o és em Mim, e Eu, em Ti; que também eles sejam um em Nós, para que o mundo creia que Tu Me enviaste. E Eu dei-lhes a glória que a Mim Me deste, para que sejam um, como Nós somos um. Eu neles, e Tu em Mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, e para que o mundo conheça que Tu Me enviaste a Mim, e que os tens amado a eles como Me tens amado a Mim." João 17:19-23. Cristo pôs a natureza humana numa relação pessoal para com a Sua própria divindade. Assim deu Ele um centro sobre que a fé do Universo se devia firmar.

É o desígnio de Deus que Sua lei seja obedecida por todos os que crêem em Jesus Cristo. Satanás sabia que se a família humana pudesse ser induzida a crer que Deus aboliu Sua norma moral de caráter, o homem não teria um espelho moral, no qual pudesse olhar e ver que espécie de pessoa era.


TM - Pag. 125  

"Porque, se alguém é ouvinte da palavra e não cumpridor, é semelhante ao varão que contempla ao espelho o seu rosto natural; porque se contempla a si mesmo, e foi-se, e logo se esqueceu de como era. Aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita da liberdade e nisso persevera, não sendo ouvinte esquecido, mas fazedor da obra, este tal será bem-aventurado no seu feito. Se alguém entre vós cuida ser religioso e não refreia a sua língua, antes, engana o seu coração, a religião desse é vã. A religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações e guardar-se da corrupção do mundo." Tia. 1:23-27.

Essa é a palavra do Deus vivo. A lei é o grande espelho moral de Deus. Deve ele comparar suas palavras, seu espírito, suas ações com a Palavra de Deus. Se decidirmos que não temos nesses últimos dias um trabalho designado para nós fora do rumo comum das igrejas nominais, defrontar-nos-emos com um grande desapontamento. A grande questão a ser examinada, pesada e decidida é: Que posso eu fazer para alcançar as almas perdidas? Deus exige que os adventistas do sétimo dia façam um trabalho que eu não preciso definir. A menos que o trabalho seja primeiramente feito em nosso coração, todas as instruções específicas que poderiam ser dadas para determinar suas ações, será um trabalho inútil.

Lede o segundo capítulo de Tiago. Praticai a verdade em vossa vida diária, e sabereis que trabalho o Senhor vos deu a fazer. Lede também o quarto capítulo, especialmente os versículos 5-12; e o capítulo cinco, especialmente os versículos 13-20. Esses capítulos são letra morta para o maior número dos que pretendem ser adventistas do sétimo dia. Foi-me determinado apontar-vos essas escrituras, e o capítulo sete de Mateus. Precisais estudar cada palavra como se fosse para salvar a vossa vida.


TM - Pag. 126  

O que a igreja de Battle Creek precisa é ser praticante da palavra. Isso levará grande número de pessoas a saírem de Battle Creek para outros lugares, para vilas e cidades onde o povo não teve a luz e as oportunidades que tendes tido. Muitas pessoas agora estão pendendo na balança. Não estão com Cristo. Não estão ajuntando com Cristo. Sua influência está dividida. Eles espalham.

Atentai especialmente para estas palavras: "Todo aquele, pois, que escuta estas Minhas palavras e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha. E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha. E aquele que ouve estas Minhas palavras e as não cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia. E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda." Mat. 7:24-27. Muitas casas que agora a gente supõe estarem seguras, cairão. O Senhor declara que não aceitará o serviço dividido.

Preciosas Palavras de Advertência e Promessa

Se derdes ouvidos às palavras de advertência que se encontram nos capítulos que me foi ordenado apresentar-vos, mudareis de atitude, e vos tornareis filhos de Deus. Assim podereis salvar vossa alma pela fé em Jesus Cristo. Recebereis o conselho dado no capítulo cinqüenta e oito de Isaías. Se seguirdes as orientações dadas, cumprir-se-á a promessa: "Então romperá a tua luz como a alva, e a tua cura apressadamente brotará, e a tua justiça irá adiante da tua face, e a glória do Senhor será a tua retaguarda. Então, clamarás, e o Senhor te responderá; gritarás, e Ele dirá: Eis-Me


TM - Pag. 127  

aqui; acontecerá isso se tirares do meio de ti o jugo, o estender do dedo, e o falar vaidade; e, se abrires a tua alma ao faminto e fartares a alma aflita, então a tua luz nascerá nas trevas, e a tua escuridão será como o meio-dia. E o Senhor te guiará continuamente, e fartará a tua alma em lugares secos, e fortificará teus ossos; e serás como um jardim regado, e como um manancial cujas águas nunca faltam." Isa. 58: 8-11.

Empreendei o trabalho que vos foi designado. O Senhor cumprirá a promessa de Sua parte. Esses escritos inspirados nunca vos teriam sido dados se o Senhor não tivesse tido confiança em que poderíeis fazer tudo que Ele exige. Podeis atender ao convite: "Tomai sobre vós o Meu jugo, e aprendei de Mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para a vossa alma. Porque o Meu jugo é suave, e o Meu fardo é leve." Mat. 11:29 e 30.

Podeis atingir às alturas para as quais o Espírito Santo vos chama. A verdadeira religião significa viver a Palavra em vossa vida prática. Vossa profissão pouco valor terá sem a execução prática da Palavra. "Se alguém quiser vir após Mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-Me." Mar. 8:34. Esta é a condição do discipulado. "Eis aqui o Meu Servo, a quem sustenho, o Meu Eleito, em quem Se compraz a Minha alma; Pus o Meu Espírito sobre Ele; juízo produzirá entre os gentios. Não clamará, não Se exaltará, nem fará ouvir a Sua voz na praça. A cana trilhada não quebrará, nem apagará o pavio que fumega; em verdade, produzirá o juízo" (Isa. 42:1-3); "e, no Seu nome, os gentios esperarão." Mat. 12:21. Graças a Deus porque se está fazendo um trabalho fora da igreja. A igreja não tem sido devidamente educada para trabalhar fora de seu povo. Muitas pessoas fora


TM - Pag. 128  

da igreja poderiam ter sido iluminadas e muito mais luz trazida para a igreja, se todo o membro da igreja, em cada país, que pretende ter a luz avançada da verdade, tivesse trabalhado de coração e alma e com a voz a fim de ganhar almas para a verdade. Demasiado pouco trabalho está sendo feito pelos membros da igreja em prol dos que necessitam da luz, os que estão fora da igreja dos adventistas do sétimo dia. O Senhor declara: "A cana trilhada não quebrará, nem apagará o pavio que fumega; em verdade, produzirá o juízo (Isa. 42:3); e, no Seu nome, os gentios esperarão." Mat. 12:21.Os que cooperam com Jesus Cristo, reconhecerão que todas essas promessas se cumprem em sua própria experiência. O Senhor tem determinado o dever de toda a alma. No juízo, ninguém terá qualquer desculpa a apresentar por não cumprir o seu dever.

Uma Prova Mais Íntima do Discipulado

A prova do discipulado não é exercida tão intimamente como devia ser sobre os que se apresentam para o batismo. Deve-se compreender se os que professam ser convertidos estão simplesmente tomando o nome de adventistas do sétimo dia, ou se estão assumindo sua posição ao lado do Senhor, para sair do mundo e serem separados e não tocarem em coisa imunda. Ao darem evidência de que compreendem plenamente sua posição, devem ser aceitos. Mas quando mostram que estão seguindo os costumes, modas e sentimentos do mundo, deve-se lidar fielmente com eles. Se não sentem a responsabilidade de mudar seu procedimento, não devem ser conservados como membros da igreja. O Senhor deseja que os que compõem a Sua igreja sejam mordomos fiéis e verdadeiros da graça de Cristo.


TM - Pag. 129  

O pecado destes últimos dias recai sobre o professo povo de Deus. Pelo egoísmo, amor aos prazeres e o amor ao vestuário, negam o Cristo que sua filiação à igreja diz que estão seguindo. Dou graças a Deus porque Jesus Cristo conhece cada impulso do coração do crente. Professam ser filhos de Deus, muitos que não seguem a Cristo. Sua frivolidade, sua conversa barata, sua falta de piedade de alto tono, seus baixos alvos, desencaminham a outros que seguiriam um rumo diferente não fosse o exemplo desses caracteres enganosos, que não amam a Cristo nem fazem a Sua vontade, mas simplesmente seguem à sua própria imaginação.

Jesus está familiarizado com todos os corações humildes, mansos e submissos. Estes têm provas e cometem erros, mas se afligem porque ofenderam o Salvador que os amou e por eles morreu. Vão humildemente aos Seus pés; ferem as Suas batalhas. Com coração manso e humilde procuram fazer bem aos outros. Procuram levar avante a causa da verdade, e com esforço bom e sincero.

O Senhor Jesus ama aqueles por quem deu a vida; e quando permitem que influências mundanas se interponham entre eles e seu Ajudador, quando preferem ídolos a Cristo, quando consideram com indiferença Seus apelos à alma humana, e não há resposta, Jesus é ofendido. Ele sabe que eles estão enfrentando grande perda; pois são pedras de tropeço para os pecadores. Não estão ajuntando com Cristo, mas separando dEle. Mas quando, por grande aflição o Espírito de Deus lhes toca o coração, e para Ele se voltam, ouvir-lhes-á as orações. Cristo sabe a capacidade que deu a cada alma para servi-Lo, para o seu bem presente e eterno. Ele deseja que estas almas não O desapontem. Ele quer que brilhem em Seu reino.


TM - Pag. 130  

Os que mais altas honras terão são os que diariamente tomam a sua cruz e seguem a Cristo.

Tornar a Verdade uma Realidade

O Senhor Jesus exige que toda alma torne a verdade uma realidade. Mostrai que credes não estar a metade com Cristo e a metade com o mundo. Dos tais diz Cristo: "Tomara que foras frio ou quente! Assim, porque és morno e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da Minha boca." Apoc. 3:15 e 16. Aquele que aprecia o amor de Cristo será fervoroso obreiro de Cristo para levar outros, como molhos, ao Mestre. Trabalho completo é sempre realizado por todos os que estão ligados com Cristo. Produzem frutos para Sua glória. Mas a indolência, o descuido e a frivolidade, separam a alma de Cristo, e Satanás entra para realizar a sua vontade no pobre súdito mundano. Temos uma grande verdade; mas pela descuidada indiferença, a verdade tem perdido sua força sobre nós. Satanás tem entrado com suas especiosas tentações, e tem afastado de seu Guia os professos seguidores de Cristo, classificando-os com as virgens loucas.

O Senhor vem, e nós precisamos agora ter em nossos vasos e em nossas lâmpadas o óleo da graça. Pergunto: Quem estará agora ao lado do Senhor? Antes de Jesus ir embora, prometeu voltar e levar-nos para Si mesmo, "para que, onde Eu estiver", disse Ele, "estejais vós também". João 14:3. Somos estrangeiros e peregrinos neste mundo. Devemos esperar, vigiar, orar e trabalhar. Toda a mente, toda a alma, todo o coração, e toda a força, foram comprados pelo sangue do Filho de Deus. Não devemos julgar ser nosso dever usar uma roupa de peregrino justamente de tal cor, justamente de tal formato, mas vestes asseadas e modestas que a Palavra inspirada nos ensina dever usar. Se nosso coração estiver unido com o de Cristo, teremos o mais intenso desejo

<< Capítulo Anterior Próximo Capítulo >>