Testem. Ministros e Obreiros Evangélicos

CAPÍTULO 48

Oficiais de Associação

TM - Pag. 340  

flui das oliveiras celestiais para o vaso, faz com que a lâmpada da vida brilhe com uma clareza e poder que todos discernirão. Aqueles que têm o privilégio de ficar sob tal ministério, se seu coração for susceptível à influência do Espírito Santo, sentirão vida interior. O fogo do amor de Deus dentro deles se acenderá. A Bíblia, a Palavra de Deus, é o pão da vida. Aquele que alimenta o rebanho de Deus deve ele próprio comer primeiro do pão que desceu do Céu. Verá a verdade a cada lado. Não se aventurará a chegar diante do povo enquanto não tiver primeiro comungado com Deus. Então é levado a trabalhar como Cristo trabalhou. Respeita as mentes variadas que lhe compõem o auditório. Tem uma palavra que toca o caso de todos, não idéias mundanas que confundem. Não tem ele direito de introduzir as perplexidades mundanas. O pão da vida satisfará toda fome da alma.

Oficiais de Associação

Cooranbong, Austrália, agosto de 1896

Presidentes de Associações e Conselheiros:

Deus deu a Moisés especial orientação para a administração de seu trabalho. Levou Moisés a associar homens consigo, como conselheiros, para que suas responsabilidades pudessem ser aliviadas. Por meio de Jetro foi dada a mensagem: "Ouve agora a minha voz; eu te aconselharei, e Deus será contigo: Sê tu pelo povo diante de Deus, e leva tu as coisas a


TM - Pag. 341  

Deus; e declara-lhes os estatutos e as leis e faze-lhes saber o caminho em que devem andar, e a obra que devem fazer. E tu, dentre todo o povo, procura homens capazes, tementes a Deus, homens de verdade que aborreçam a avareza; e põe-nos sobre eles por maiorais de mil, maiorais de cem, maiorais de cinqüenta e maiorais de dez; para que julguem este povo em todo o tempo, e seja que todo o negócio grave tragam a ti, mas todo o negócio pequeno eles o julguem; assim, a ti mesmo te aliviarás da carga, e eles a levarão contigo. Se isto fizeres, e Deus to mandar, poderás, então, subsistir; assim também todo este povo em paz virá ao seu lugar." Êxo. 18:19-23.

É para nós este conselho. Deve ser atendido por nossos homens que têm responsabilidades. Tem-se deixado o presidente de nossa Associação Geral trazer sobre si fardos que Deus sobre ele não colocou, e as coisas que tem procurado fazer não puderam ser feitas com sabedoria e bem. ...

Moisés disse: "Quando tem algum negócio, vêm a mim, para que eu julgue entre um e outro e lhes declare os estatutos de Deus e as Suas leis." Êxo. 18:16. Ainda resta este trabalho a fazer, e se os homens que agora levam as responsabilidades não o fizerem, então deverá ser confiado a outros. Deve a obra do Senhor ser levada avante sem engano, hipocrisia ou cobiça.

O Caráter dos Conselheiros

Em sua instrução a Moisés o Senhor apresentou com muita clareza o caráter daqueles que deviam preencher posições de importância como conselheiros. Deveriam ser "homens capazes, tementes a Deus, homens de verdade, que aborreçam a avareza". Êxo. 18:21. O conselho do Senhor tem sido estranhamente negligenciado. Há homens que estão em lugares de santa responsabilidade os quais, ao serem


TM - Pag. 342  

reprovados, nada se têm importado com isso. Alguns dos que por anos têm permanecido como conselheiros, ousadamente têm declarado que não receberiam os testemunhos dados. Em triunfo, declararam que muitos de seus homens mais responsáveis perderam a fé na mensagem que vem da irmã White. Assim têm sido os rejeitadores da luz fortalecidos em sua incredulidade, achando que têm uma confederação completamente forte. Homens que tiveram a luz têm andado contra a luz. Estas palavras são apropriadas: "A verdade anda tropeçando pelas ruas, e a eqüidade não pode entrar." Isa. 59:14. A malária da incredulidade tem estado a difundir sua atmosfera letal por todas as fileiras, tanto as de perto como as de longe. Tudo isso se tem declarado plenamente, no entanto, durante anos têm as coisas permanecido sem mudança. Pode-se esperar o favor de Deus em tais circunstâncias? ...

Estudar os Métodos de Deus

Como um povo, devemos estudar os planos de Deus para dirigir Sua obra. Onde quer que Ele tenha dado instruções sobre qualquer ponto, devemos nós considerar cuidadosamente como nos relacionarmos com Sua vontade expressa. Essa obra deve merecer especial atenção. Não é sensato escolher só um homem para Presidente da Associação Geral. A obra da Associação Geral tem-se estendido, e algumas coisas se têm tornado desnecessariamente complicadas. Tem-se revelado uma falta de discernimento. Deve haver uma divisão do campo ou se deve idear qualquer outro plano para mudar a presente ordem de coisas. ...

Deve o Presidente da Associação Geral ter o privilégio de decidir os que ficarão ao seu lado como conselheiros. Aqueles que se conservarem no caminho do Senhor, que conservarem um discernimento claro e aguçado, cultivando a religião no lar, são conselheiros seguros. De tais pessoas


TM - Pag. 343  

disse o Perscrutador dos corações: "Porque Eu o tenho conhecido, que ele há de ordenar a seus filhos e a sua casa depois dele, para que guardem o caminho do Senhor, para agirem com justiça e juízo." Gên. 18:19. Necessita o Presidente da Associação Geral de conselheiros do caráter dos que Deus escolheu para Moisés. Foi pelo menos seu privilégio exprimir sua preferência quanto aos homens que deviam ser seus conselheiros. Foi seu privilégio discernir entre o que servia a Deus e o que não O servia. Mas uma estranha cegueira estava sobre ele. Tem havido uma influência fermentadora sobre as mentes humanas, e isto tem sido muito doloroso. Durante anos tem sido Deus desonrado. ...

Tenho a palavra do Senhor para os presidentes de associações. Devem pôr os ombros às responsabilidades envolvidas nos depósitos que sobre eles repousam. Em vosso trabalho, não procureis atender a uma norma humana, mas à norma da obra de Deus. Se assim não fizerdes, se não buscardes ao Senhor com o máximo fervor, se não fordes portadores de responsabilidades, antes preferirdes colocar todo o peso de vossas responsabilidades sobre o presidente da Associação Geral, então, semana após semana, mês após mês, vos estareis desqualificando para a obra. Deveis abandoná-la, e empenhar-vos em transações comerciais comuns, que não envolvem tão decididamente responsabilidades eternas.

Presidentes de Associações, apelo a vós em nome do Senhor Jesus: "Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-O enquanto está perto. Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno, os seus pensamentos e se converta ao Senhor, que Se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar." Isa. 55:6 e 7. Deveis ser missionários abnegados, homens que pensem, homens que orem pela iluminação divina, e que sejam fiéis e


TM - Pag. 344  

leais para com as responsabilidades. Assentai-vos aos pés de Jesus, e aprendei qual é Sua vontade. Deve haver zelosa atividade de vossa parte. Não ensineis vossas idéias, vossos planos, vossas noções, vossas máximas, mas ensinai a Palavra do Senhor.

Vossos períodos semanais de oração não habilitarão a nenhum de vós para vossas grandes e solenes responsabilidades, se, depois desses períodos, julgardes que vosso trabalho já está feito, e, havendo olhado para o grande espelho moral, sairdes esquecendo-vos que espécie de homens éreis. Não é meramente um dia de culto que bastará para as necessidades da alma. Deveis vir constantemente ao celeiro para vos alimentardes da carne e do sangue do Filho de Deus. A religião não deve ser barateada em 1896 ou 1897.

Sair das Influências Mundanas

Devem os que participam da natureza divina sair das influências mundanas, das festividades ocas, e assentar-se com Cristo, em comunhão de coração com o seu Redentor. Deixai vossa incrédula ansiedade. Quando os ansiosos discípulos viram as multidões famintas ao lado do mar, surgiram em sua mente as impossibilidades, e eles perguntaram: Iremos comprar nas vilas para lhes dar de comer? Justamente assim perguntam alguns nas várias associações: Mandaremos buscar alguém em Battle Creek para vir realizar reuniões conosco e reavivar-nos, e alimentar-nos? Que disse Cristo? - Não. Ele ordenou à multidão que se assentasse na grama em grupos de cinqüenta e de cem. Obedeceram às ordens, assentando-se em longas fileiras na grama. Jesus tomou os cinco pães e dois peixes das mãos do rapaz, e levantando os olhos para Seu Pai, pediu-Lhe a bênção sobre a escassa provisão. Então pôs na mão dos discípulos o alimento a ser distribuído. A pequena provisão cresceu nas mãos de Cristo, e Ele teve constantemente


TM - Pag. 345  

nova provisão para seus servos distribuírem entre a multidão faminta, até que todos tivessem o suficiente. Então veio a ordem: "Recolhei os pedaços que sobejaram, para que nada se perca." João 6:12. Houve uma sobra de alimento juntado.

Isso é uma lição para todos em sua experiência espiritual. Quanta ansiedade seria poupada se os homens tão-somente confiassem em Deus. Deve o pão da vida ser dado às almas necessitadas. E que trabalho se tem freqüentemente com esta questão! Há longos concílios para delinear planos, inventar novos métodos. Há um constante esforço a fim de arranjar entretenimentos para atrair o povo à igreja ou à Escola Sabatina. Como os discípulos, fazem os obreiros a pergunta: Iremos às vilas comprar? Qual é o trabalho que deve ser feito? Ide a Jesus. A oração e a fé humildes realizarão muito mais do que vossos longos conselhos. Ouvi o convite do Salvador. Ponde a cerviz sob o Seu jugo. Aceitai-Lhe os fardos. Recebei aquilo que Ele concede. Diz Ele: "Meu jugo é suave, e o Meu fardo é leve." Mat. 11:30.

Não há necessidade dessa antecipação de terríveis dificuldades. Devemos comer e beber a palavra da vida, que é representada como comer a carne e beber o sangue de Cristo. Os que conhecem a verdade devem ser educados a recebê-la de seus próprios pastores, e por ela orar e praticá-la. Então almas crescerão na fé e num inteligente conhecimento. Receberiam o pão da vida e o digeririam. "A exposição das Tuas palavras dá luz e dá entendimento aos símplices." Sal. 119:130. Deve a verdade entrar no coração e na mente. Mais, muito mais oração e menos sermão longo servirá para a saúde do corpo e da alma.

Tem-se despendido dinheiro mandando homens a Jerusalém, para o lugar em que Jesus viajou e ensinou, quando temos o precioso Salvador perto de nós, temos


TM - Pag. 346  

Sua presença conosco e podemos ter uma Jerusalém em nossas próprias casas e nas igrejas. Podemos discernir-Lhe as recentes pisadas. Podemos comer-Lhe as palavras e ter a vida eterna. Precisamos de mais estudo, mais fervorosa meditação e comunhão com Cristo. Devemos atentar para a voz mansa e delicada, e pela fé descansar no amor de Cristo. Devemos ter uma experiência muito mais sadia, e tornar-nos cristãos muito mais vigorosos.

Temos uma superabundância de sermões, mas precisamos aprender a receber a Palavra. Todo o auxílio de fora não pode suprir essa deficiência. Os missionários leigos devem fazer o trabalho missionário voluntário. Deus não Se agrada dos planos egoístas para dar tantas vantagens aos que conhecem a verdade, que tiveram oportunidades para conhecer muito mais da verdade do que eles a praticam. Milhares de milhares estão na ignorância, perecendo fora de Cristo. No entanto, dinheiro, tempo e trabalho são dedicados à classe que sempre está aprendendo, e ainda assim nunca são capazes de alcançar o conhecimento experimental da verdade, porque não a querem praticar.

Os que estão prontos para o serviço, são os que mais se alimentam de Cristo. Lede e estudai Sua Palavra. Bebei da inspiração de Seu Espírito, e recebei Sua graça, não para entesourar, mas para dar aos outros. Para instruir aos outros, devem primeiro ser os professores discípulos de Cristo. Há Martas em cada igreja. Estão intensamente ocupadas com atividades religiosas, e fazem muito bem; mas também necessitamos do lado do caráter de Maria. Os mais zelosos obreiros necessitam aprender aos pés de Jesus.

<< Capítulo Anterior Próximo Capítulo >>