Testem. Ministros e Obreiros Evangélicos

CAPÍTULO 62

"Purificai-vos"

TM - Pag. 444  

Apelo aos pastores que manuseiam a Palavra de Deus: "Purificai-vos, vós que levais os utensílios do Senhor." Isa. 52:11. Pergunto aos que têm ouvido as verdades pronunciadas do púlpito: Quais são vossos sentimentos ao antecipar aquele grande dia? Cada um de vós tem um interesse individual, pessoal, nesse dia. Estai certos de que Deus não será escarnecido por pretensões. Já pusestes o vestido de bodas?

Ouvimos agora de terremotos em diversos lugares, de fogo, de tempestades, de desastres no mar e em terra, de pestilência, de fome. Que importância têm esses sinais para vós? Isso é apenas o começo do que há de vir. Por João, o revelador, é feita a descrição do dia de Deus. O clamor de milhares de pessoas aterrorizadas chegou aos ouvidos de João. "É vindo o grande dia da Sua ira; e quem poderá subsistir?" Apoc. 6:17. O próprio apóstolo estava cheio de respeitoso temor, e oprimido.

Qual Será o Vosso Refúgio Naquele Dia?

Se devem vir cenas como estas, tão tremendo juízo sobre o mundo culpado, onde estará o refúgio do povo de Deus? Onde estarão abrigados até que a indignação haja passado? São João vê os elementos da Natureza - terremoto, tempestade, e lutas políticas - representados como sendo retidos por quatro anjos. Esses ventos estão sendo controlados, até que Deus dê a ordem para serem soltos. Nisto está a segurança da igreja de Deus. Os anjos de Deus obedecem às Suas ordens, controlando os ventos da Terra, para que não soprem sobre a Terra, nem no mar, nem nas árvores, até que os servos de Deus sejam assinalados na fronte. O poderoso anjo é visto subindo do Oriente (ou nascente do Sol). O mais poderoso dos anjos tem na mão o selo do Deus vivo, ou


TM - Pag. 445  

dAquele que é o único que pode dar a vida, que pode gravar nas frontes o sinal ou inscrição, dizendo a quem será concedida a imortalidade, a vida eterna. É a voz desse mais elevado dos anjos que tem autoridade para ordenar aos quatro anjos que segurem os quatro ventos até que se realize esta obra, e até que ele ordene que os soltem.

Os que vencem o mundo, a carne e o diabo, serão os agraciados que receberão o selo do Deus vivo. Aqueles cujas mãos não são limpas, cujo coração não é puro, não terá o selo do Deus vivo. Os que planejam pecado e o praticam, serão omitidos. Somente os que, em sua atitude diante de Deus, desempenham a parte dos que se arrependem e confessam os pecados no grande dia antitípico da expiação, serão reconhecidos e assinalados como dignos da proteção de Deus. O nome dos que firmemente aguardam, e esperam o aparecimento do Salvador e por ele velam - mais ardorosa e ansiosamente do que os que esperam pela manhã - será contado como dos selados. Aqueles que, embora tendo toda a luz da verdade a lhes brilhar sobre a alma, e devendo ter obras correspondentes a sua profissão de fé, ainda assim são atraídos pelo pecado, construindo ídolos em seu coração, corrompendo sua alma diante de Deus, e contaminando aqueles que com eles se unem no pecado, terão seus nomes apagados do livro da vida, e serão deixados nas trevas da meia-noite, sem óleo nos vasos nem nas lâmpadas. "Mas para vós que temeis o Meu nome nascerá o Sol da Justiça e salvação trará debaixo das Suas asas." Mal. 4:2.

Esse selamento dos servos de Deus é o mesmo que foi mostrado em visão a Ezequiel. João também fora testemunha dessa tão assustadora revelação. Viu o mar e as ondas fugindo, e o coração dos homens desmaiando de


TM - Pag. 446  

terror. Contemplou a Terra sendo movida e as montanhas a serem levadas para o meio do mar (o que literalmente está acontecendo), sua água rugindo e perturbada, e as montanhas se sacudindo com a sua agitação. Foram-lhe mostradas pragas, pestilência, fome e morte, realizando sua terrível missão.

"Escapa-te por tua Vida"

O mesmo anjo que puniu Sodoma está dando a nota de advertência: "Escapa-te por tua vida." Gên. 19:17. As taças da ira de Deus não podem ser derramadas para destruir o ímpio e suas obras, enquanto todo o povo de Deus não tiver sido julgado, e não tiver sido decidido tanto o caso dos vivos como dos mortos. E mesmo depois de os santos terem sido assinalados com o selo do Deus vivo, Seus eleitos terão provas individualmente. Virão aflições pessoais, mas a fornalha é vigiada de perto por um olho que não deixará que o ouro seja consumido. Sobre eles está a marca indelével de Deus. Deus pode alegar que o Seu nome ali está escrito. Deus os circunda. Seu destino está escrito: "DEUS, NOVA JERUSALÉM." São a propriedade de Deus, a Sua possessão.

Será este selo colocado sobre o que tem mente impura, o profano, o adúltero, o homem que cobiça a mulher do próximo? Responda vossa alma à pergunta: Corresponde meu caráter às qualificações essenciais para que eu possa receber um passaporte para as mansões que Cristo preparou para os que para elas estão habilitados? A santidade deve estar gravada em nosso caráter.

Tem-me Deus mostrado que justamente na ocasião em que os sinais dos tempos se estão cumprindo ao nosso redor, em que ouvimos, por assim dizer, o passo dos exércitos celestes cumprindo sua missão, homens inteligentes, homens que estão em posições de responsabilidade, estarão pondo vigas podres na edificação de seu caráter - material suscetível de ser consumido


TM - Pag. 447  

no dia de Deus, e que decidirá não estarem preparados para as mansões de cima. Recusaram abandonar as vestes de imundícia; a elas se têm apegado como se tivessem precioso valor. Por causa delas perderão o Céu e uma eternidade feliz.

Homens Convertidos

Apelo a vós que ministrais nas coisas sagradas, para que sejais homens convertidos antes de sairdes para desempenhar qualquer parte na causa de meu Mestre. Agora é o tempo de procurardes um preparo e disposição para a terrível prova que diante de nós está - a santidade sem a qual nenhum homem verá a Deus. Ninguém diga: Meu caminho está oculto ao Senhor; Deus não toma conhecimento dos meus caminhos. Pode ser, agora, que não seja tarde demais. Agora pode ser que vos possais arrepender. Mas mesmo que se escreva o perdão ao lado de vosso nome, sofrereis terrível perda, pois as cicatrizes que fizerdes em vossa alma permanecerão.

Como pode alguém que tem a luz da verdade, a grande luz que lhes foi dada por Deus, desafiar-Lhe a ira e os juízos, pecando contra Ele, e fazendo justamente as coisas que Deus lhes diz em Sua Palavra que não façam? Como poderão ser tão cegados por Satanás que cheguem a desonrar a Deus em Sua face, e corrompam sua alma pecando voluntariamente? Diz o apóstolo: "Somos feitos espetáculo ao mundo, aos anjos e aos homens." I Cor. 4:9. Perguntarão esses pecadores - chamá-los-ei hipócritas? - de Sião: De que modo sou eu um espetáculo para o mundo, para os anjos e para o homem? Respondei por vós mesmos: Pelo desprezo da luz e dos privilégios e misericórdias que Deus me tem concedido, por atos lascivos que corrompem e maculam a alma. Professando conhecer a Deus, ponho-O eu fora de meus pensamentos, substituindo-O por um ídolo? Levo outros espíritos a considerarem levianamente o pecado, devido ao meu exemplo? Sou eu para o mundo um espetáculo de frouxidão moral?


TM - Pag. 448  

Sou eu para os anjos um espetáculo sensual e de profanação moral do corpo? O apóstolo nos exorta: "Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis o vosso corpo em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus." Rom. 12:1 e 2. "Ora, amados, pois que temos tais promessas, purifiquemo-nos de toda imundícia da carne e do espírito, aperfeiçoando a santificação no temor de Deus." II Cor. 7:1.

A Norma de Deus

Deus tem uma lei, e esta é a grande norma da justiça. Todo aquele que sob a presunção da misericórdia de Deus pratica a iniqüidade, será julgado segundo as suas obras. Deus vos adverte para que vos aparteis de toda a iniqüidade. Tem-vos ordenado que resistais individualmente ao diabo, e não que o recebais como hóspede honrado. Chegou o tempo em que Jerusalém está sendo sondada como quem sonda com velas acesas. Deus está trabalhando na averiguação do caráter, pesando o valor moral e pronunciando decisões sobre casos individuais. Pode não ser tarde demais para que os que pecaram sejam zelosos e se arrependam, "porque a tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvação, da qual ninguém se arrepende; mas a tristeza do mundo opera a morte". II Cor. 7:10. Essa tristeza é de espécie enganosa. Nenhuma virtude tem em si. Não há o senso do caráter agravado do pecado, mas uma tristeza, um pesar de que o pecado tenha chegado ao conhecimento de outro, e assim não se faz nenhuma confissão, a não ser no reconhecimento das coisas assim reveladas e que não podem ser negadas.

Essa é a tristeza segundo o mundo, que produz a morte e acalma a consciência, enquanto o pecado ainda é acariciado,


TM - Pag. 449  

e seria continuado justamente da mesma forma se houvesse uma oportunidade e eles não pudessem ser descobertos. "Porque quanto cuidado não produziu isto mesmo em vós que, segundo Deus, fostes contristados! Que apologia, que indignação, que temor, que saudades, que zelo, que vingança! Em tudo mostrastes estar puros neste negócio." II Cor 7:11. Podemos ver aqui o dever que repousa sobre a igreja quanto a lidar com aqueles cuja atitude é inteiramente contrária à luz que receberam. Tomará o povo de Deus posição ao lado da Bíblia, ou serão piores que os incrédulos, dando a essa classe argumentos para vituperar a Cristo e à verdade, por não obedecerem aos reclamos do evangelho com fé e obediência, por uma vida circunspecta e um caráter santo?

Os que pretendem ter a luz da verdade não têm satisfeito as condições em que se baseia o cumprimento das promessas, nem se têm tornado dignos da graça de Cristo. Exige-se que o caráter e o serviço da igreja sejam de acordo com os talentos recebidos. Sua fé e obediência devem ser iguais à medida que o fiel aproveitamento de sua luz e oportunidade lhe teria alcançado em elevação moral e espiritual.

Mas muitos - não alguns, muitos - têm perdido o seu zelo e consagração espirituais, e se têm desviado da luz que se vem constantemente tornando mais brilhante, e têm recusado andar na verdade porque o seu poder santificador sobre a alma não era o que desejavam. Poderiam ter sido renovados na santidade, e ter alcançado a elevada norma exigida pela Palavra de Deus; mas sobre eles recai uma condenação. Muitos pastores e muitas pessoas estão nas trevas. Perderam de vista o Guia, a Luz do mundo;


TM - Pag. 450  

e sua culpa é proporcional à graça e verdade reveladas ao seu entendimento, que têm sido abundantes e poderosas.

Levantar a Norma

Deus apela a Seu povo para que eleve a norma. Deve a igreja revelar seu zelo para com Deus ao lidar com aqueles que, ao passo que professam ter grande fé, têm exposto Cristo ao descrédito. Têm posto em perigo a verdade. Têm sido sentinelas infiéis. Têm eles trazido ofensa e desonra sobre a causa de Deus. Chegou o tempo de empenhar sinceros e fervorosos esforços para livrar a igreja do limo e da imundícia que lhe estão maculando a pureza. A igreja de Cristo é convidada a ser um povo santo e poderoso, um nome e um louvor em toda a Terra. Há uma fonte para Judá e Jerusalém, para se lavarem de toda a impureza e pecado. Há estonteante apostasia no povo de Deus, aqueles a quem tem sido confiadas santas e sagradas verdades. Sua fé, seu serviço, suas obras, devem ser comparados com o que poderiam ter sido se seu rumo fosse continuamente para frente e para cima, segundo a graça e a santa verdade que lhes foram dadas.

Nessa balança do santuário serão pesados os membros individuais da igreja cristã; e se seu caráter moral e seu estado espiritual não corresponderem aos benefícios e bênçãos que lhes foram conferidos, serão achados em falta. Se não aparecer o fruto, então Deus não é glorificado.

"Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres." Apoc. 2:5.

O conhecimento do estado do que se desvia de Deus,


TM - Pag. 451  

parece ser-lhe oculto. Foi o castiçal removido de seu lugar? Apelo a todos aqueles que descansam despreocupadamente em seu atual estado de morte espiritual, para que despertem e se levantem dentre os mortos, e Cristo lhes dará luz. Muitos descansam tão contentes como se a nuvem de dia e a coluna de fogo à noite os estivessem abrigando e guiando. Muitos professam conhecer a Deus e no entanto O negam em suas obras. Contam-se entre o povo peculiar e escolhido de Deus, que têm uma mensagem especial e solene confiada à sua guarda para lhes santificar a vida, mensagem esta que devem dar ao mundo, no entanto é escassamente sentido ou manifestado em nosso meio o poder da verdade em obras zelosas para Deus. Quão grandes são as nossas trevas, e nós não o sabemos! A luz não diminuiu, mas nós não andamos sob seus raios.

Temível Engano

Que maior engano pode iludir o espírito humano do que aquele em que os indivíduos se gabam de terem a verdade, de estarem num único fundamento seguro, e de que Deus lhes aceita as obras porque estão ativamente empenhados em algum trabalho na causa de Deus, quando contra Ele estão pecando por andarem de maneira contrária à expressa vontade divina? Trabalham mecanicamente, como máquinas; mas lhes falta o preparo do coração, a santificação do caráter. As coisas sagradas e santas são rebaixadas ao nível das coisas comuns, e a vulgaridade, o barateamento, estão se insinuando em nossas igrejas. O serviço está degenerando em pouco mais do que uma forma.

A norma deve ser levantada. Deve a obra ter molde mais elevado. Deve haver um abandono dos costumes e práticas do mundo e uma separação. Deve haver uma ascensão para uma plataforma mais elevada tanto da parte dos pastores


TM - Pag. 452  

como do povo. Deve haver muito mais de Jesus e de Sua mansidão, Sua humildade, Sua modéstia, Sua abnegação, Sua pureza, Sua verdadeira bondade e nobreza de caráter, trazidos para a experiência e para o caráter de todos aqueles que alegam estar desempenhando qualquer parte na sagrada obra de Deus.

Seja a Palavra de Deus o guia e a regra da vida. Que a Palavra, que expressa Suas ordens reveladas, seja obedecida. Deus ordena a cada um que empregue todas as suas faculdades como ser responsável, para fazer Sua vontade claramente especificada. Se o fizerdes, revelá-lo-eis. Lutar com os defeitos de caráter que vos são inerentes, e que combatem vosso avanço espiritual, é prova de que estais desempenhando vossa parte da obra.

Que ninguém diga ter em si um estado sentimental, umas amizades indébitas de amor ilegal, com que não possa romper. É um engano. Se alimentardes o mal, fortalecê-lo-eis. Vós o amais muito mais do que a verdade, a pureza e a justiça. Não vos apropriais do auxílio divino, fugindo das associações prejudiciais e perigosas. Frouxamente vos entregais à atuação de um mau caminho, como se não fôsseis um livre agente moral. Estudai a Palavra de Deus com oração, atendei-Lhe as ordens com firmeza e resolução como José e Daniel. Apegai-vos ao auxílio que Deus vos promete.

É Preciso Escolher

Compelir-vos-á Deus à obediência, compelirá a vossa vontade? - Nunca. O Senhor vos tem dotado de capacidades, de inteligência, de razão. Enviou do Céu o Seu Filho unigênito a fim de abrir o caminho para vós, e para colocar a imortalidade ao vosso alcance. Como explicareis a Deus a vossa fraqueza, vossa desobediência, vossa impureza, vossos maus pensamentos e vossas más obras?


TM - Pag. 453  

Deus determinou meios, para que, se nós os usarmos diligentemente e com oração, nenhuma nau sofra naufrágio, mas subsista à tempestade e à tormenta, e ancore num Céu de bem-aventuranças afinal. Mas se nós desprezarmos e negligenciarmos esses decretos e privilégios, Deus não realizará um milagre para salvar a qualquer um de nós, e estaremos perdidos como Judas e Satanás.

Não penseis que Deus realizará um milagre para salvar aquelas pessoas fracas que acariciam o mal, que praticam o pecado; ou que será trazido para sua vida algum elemento sobrenatural que os eleve do eu para uma esfera mais elevada, onde será comparativamente fácil trabalhar sem qualquer esforço especial, qualquer luta especial, sem qualquer crucifixão do eu, pois todos os que se demoram no terreno de Satanás para que isto se faça, perecerão com os malfeitores. Serão repentinamente destruídos. E isso irremediavelmente.

A Santidade Agora

Se Deus fez provisão para que o homem tenha a vida eterna, tem Ele meios para atender a exigência de que o homem pratique a santidade nesta vida. Todos os que quiserem evidenciar que lançaram mão da vida futura, darão demonstrações práticas em sua vida, em seu caráter, de que vivem aqui em novidade de vida, em pureza e santidade, seguindo o que foi revelado.

O caminho para o Céu foi aberto a um preço infinito para o Pai e o Filho. Andamos individualmente nesse caminho, concordando com as condições? Estais no caminho? Seguis o Guia, a Luz da vida?

Escolhido Para Quê?

Há uma eleição de indivíduos e de um povo, a única eleição encontrada na Palavra de Deus, em que um homem é escolhido para a salvação. Muitos têm olhado para o fim, pensando terem sido certamente eleitos para a glória celestial;


TM - Pag. 454  

mas não é esta a eleição que a Bíblia revela. O homem é escolhido para efetuar a sua salvação com temor e tremor. É escolhido para envergar a armadura, para pelejar a boa peleja da fé. É escolhido para usar os meios que Deus colocou ao seu alcance para lutar contra todo o desejo profano, enquanto Satanás executa o jogo da vida pela sua alma. É escolhido para vigiar em oração, para examinar as Escrituras, e evitar entrar em tentação. É eleito para ter fé continuamente, é eleito para ser obediente a cada palavra que procede da boca de Deus, para que não seja apenas ouvinte, mas praticante da Palavra. Essa é a eleição bíblica.

Visto ter sido dada grande luz, visto terem os homens, como os príncipes de Israel, subido ao monte, e terem tido o privilégio de ter comunhão com Deus, sendo-lhes permitido habitar na luz de Sua glória - pensarem esses que assim foram favorecidos que depois podem pecar, e corromper seus caminhos diante de Deus, e ainda continuar como se estivessem fazendo a vontade de Deus, como se Este não anotasse os pecados contra eles porque assim haviam sido honrados por Deus, é um engano fatal. A grande luz e privilégios concedidos requerem juros de virtude e santidade correspondentes à luz que lhes foi dada. Nada menos que isto será aceito por Deus.

Mas essas grandes manifestações dadas por Deus nunca nos devem levar a adormecer a ponto de termos uma falsa segurança ou de sermos descuidados. Nunca devem consentir na licenciosidade, ou fazer com que os que as recebem sintam que Deus não os censurará, por pensarem que ele depende da habilidade e do conhecimento deles para desempenhar uma parte na grande obra. Todas essas vantagens dadas por Deus, são meios Seus para ativar o ardor no espírito, zelo no esforço e rigor no desempenho de Sua santa vontade.

Vós, meus irmãos, cruzais os braços e vos deixais levar pela corrente para as más práticas, e então esperais que Deus realize um milagre para vos mudar o


TM - Pag. 455  

caráter e compelir-vos a ser homens puros e santos. Vós vos expondes desenfreadamente à tentação, esperando que Deus vos force a mente e as inclinações para que não vos corrompais? Levais a víbora ao peito, esperando que Deus a encante de tal modo que não vos envenene com a sua peçonhenta picada? Bebereis o veneno esperando que Deus proveja um antídoto?

Sede Homens de Deus

Embora, sob a orientação de Deus, devamos usar os meios da salvação de nossa própria alma, não devemos depender apenas do que possamos fazer, pensando que isto será capaz de nos salvar. Embora devamos trabalhar com o coração e a alma e as forças, devemos fazer tudo isto em Jesus e por Ele. Mas a verdade como é em Jesus deve ser introduzida no coração e na vida, no lar e na igreja. Deus usará os condutos que escolheu para que por eles flua a Sua graça.

Oh, se meus irmãos fossem homens segundo Deus avalia os homens, e assumissem seu lugar na grande trama da humanidade, reconhecendo que são uma parte do grande todo de Deus na criação e na redenção! Somente sede homens, e então fareis decidido avanço em ser cristãos.

Os meios estão providos, e ninguém terá qualquer desculpa para o pecado. Se deixardes de vencer, há razões para isto. Não quereis obedecer à vontade revelada de Deus; não quereis orar; não vos quereis esforçar; não quereis combater os maus hábitos e os pensamentos não santificados. Sereis mais fortes do que Deus? Podeis então, ousareis então contender com o Eterno? Se não sois invulneráveis aos juízos de Deus, se não sois invulneráveis à Sua vingança, então não mais prossigais em vossos próprios maus caminhos. Levantai-vos e fazei uma trincheira contra Satanás. Fazei alguma coisa, e fazei-o agora. Arrependei-vos agora. Confessai,

<< Capítulo Anterior Próximo Capítulo >>