Testem. Ministros e Obreiros Evangélicos

CAPÍTULO 45

Conselho e Orientação

TM - Pag. 319  

XIII. Oficiais da Associação

Conselho e Orientação

Cooranbong, Austrália, 13 de março de 1896

Escutei durante a noite a Alguém que falava com autoridade. Eram proferidas palavras de conselho com relação às responsabilidades que devem ser levadas na sagrada obra de Deus. Disse o Mestre: Não deve haver trabalho casual. Muito disso já se tem feito. Homens têm assumido autoridade, mas o povo não deve depender de pobres homens, finitos e sujeitos ao erro. Devem pôr toda a sua confiança na sabedoria que encontra sua força na sabedoria de Deus. A incoerência de centralizar tantas responsabilidades em Battle Creek tem sido apresentada muitas vezes, mas os conselhos não têm sido postos em prática. As reprovações e advertências do Senhor têm sido evitadas, interpretadas e anuladas pelos artifícios humanos. Tem havido um trabalho contra Deus, sendo aceito o julgamento do homem.

Em Battle Creek, e em outros lugares, edifício tem sido acrescentado a edifício, por amor a uma ostensiva demonstração. Supõem os homens que isso daria dignidade à obra. Seu caráter precisava da graça transformadora de Cristo que os habilitará a representá-Lo. Só isso é suficiente para dar dignidade à obra. Coisa alguma pode ser feita sem a Sua graça.

O Senhor permite que se levantem impedimentos, a fim de que Sua sabedoria e poder possam ser buscados com humildade, fervor e perseverança, e se manifestem distintamente. Coisa alguma separará a alma de Deus de maneira tão rápida e decidida, trazendo a derrota, como elevar o homem em sua alma


TM - Pag. 320  

a vaidade e falar orgulhosa e ostensivamente, e de maneira imperiosa aos seus semelhantes, que são a propriedade de Deus. Não sois de vós mesmos; fostes comprados por preço, a saber, o precioso sangue do Filho de Deus. Só o Senhor deve ser exaltado. Conserve-se cada agente humano em seu lugar, e não procure ficar no lugar em que Deus devia estar. Já tem havido muita confiança no homem.

Tendes evidência, em Battle Creek, de que os homens que mais têm a dizer não estão andando com Deus. Há abundante atividade, mas não são muitos os que estão andando em associação com Cristo; e os que andam e trabalham separados dEle, têm sido os mais ativos em planejar e inaugurar seus métodos. Se tivessem aquela sabedoria que vem da Fonte de toda a sabedoria, agiriam consideradamente, e estudariam com maior fervor a relação da causa para o efeito. Discerniriam que umas poucas mentes em Battle Creek não devem ser a força a manejar tudo que está em ligação com a nossa obra.

Devem as Associações estaduais ter à sua frente homens que amam e temem a Deus - homens capazes, que aprendam na escola de Cristo a ser coobreiros Seus, a levar o Seu jugo sobre si, e a levantar os Seus fardos. Devem ser companheiros de Cristo na sagrada tarefa de salvar almas. Todos os membros da igreja devem trabalhar interessada e zelosamente, não se esforçando, como muitos têm feito, para ver quem será o maior, e como conseguir os maiores salários, mas se esforçando para ganhar almas para Cristo, o que significa fazer parte da firma em sociedade com Cristo. Procurem todos fazer o melhor possível.

Foi-me apresentada a questão, que eu procurava apresentar aos irmãos. Já há demasiada responsabilidade colocada sobre poucos homens em Battle


TM - Pag. 321  

Creek, e esses homens necessitam do poder transformador do Espírito Santo, doutro modo conduzirão a herança de Deus por falsos caminhos. As associações estão observando todo o movimento feito no centro da obra. As diferentes associações têm sido levadas a voltar-se para os homens que estão na liderança em Battle Creek, julgando que nenhum movimento importante pode ser feito sem sua aprovação. Essa tendência, tem-se tornado cada vez mais forte, até se fazer um sério obstáculo ao avanço da obra. Tal arranjo nunca devia ser feito. O Senhor quer que o Seu povo esteja sob Sua jurisdição. Devem olhar para Deus, dEle inquirindo com fé e prosseguindo em conhecer a atuação de Sua providência.

O arranjo de que todo o dinheiro deve passar por Battle Creek e sob o controle de poucos homens daquele lugar, é uma maneira errônea de administrar. Há pesadas responsabilidades em demasia sobre uns poucos homens, e alguns não fazem de Deus o seu Conselheiro. Que sabem esses homens das necessidades da obra em campos estrangeiros? De que modo poderão saber como decidir as perguntas que lhes vêm, pedindo informação? Seriam necessários três meses para os que estão em campos estrangeiros receberem a resposta de suas perguntas, mesmo que não houvesse demora em escrever.

Em cada país, deve um homem ser escolhido para trabalhar no interesse geral da causa. Não precisa ele ser um pregador, nem deve ser um político. Não deve ser egoísta, antes um homem que ame, honre e tema ao seu Deus. Todo o seu tempo deve ser dedicado à obra. Deve trabalhar desinteressadamente e no temor de Deus. Seja ele o agente geral nesse país, e esteja ligado com um conselho composto dos melhores homens, para que se possam aconselhar e atender ao trabalho realizado dentro dos seus limites.


TM - Pag. 322  

Deve haver homens aptos para fazer o mesmo nos diferentes Estados da América do Norte.

Cuidado na Seleção

Os homens que atuam como presidentes de associações do Estado, devem ser cuidadosamente escolhidos. Então deixai que esses homens levem as responsabilidades da associação da maneira mais completa, sincera, e temente a Deus. Se não estiverem habilitados a fazer a obra de maneira perfeita e com êxito, não os conserveis nessa posição.

Uma grande quantidade de questões é posta diante da Associação Geral; toda a dificuldade é levada para Battle Creek. Isso torna os presidentes das associações de Estado muito irresponsáveis. Muitos não estão crescendo na aptidão e no juízo. Procedem erradamente, quando deveriam ter suficiente experiência avançada que os habilitasse a agir corretamente, por buscarem o conselho de Deus. Como presidentes de suas várias associações, devem reconhecer que precisam ser fiéis nas posições de confiança. Devem essas associações ser para eles uma escola, em que revelem a habilidade de administrar. Precisam aprender, aprender, e educar, educar. Devem fazer trabalho firme e piedoso, ligando-o bem para que não se venha a desfazer.

Imparcial e Desinteressado

Aquele que é escolhido como presidente da Associação Geral deve, no temor de Deus, permanecer em sua sorte e em seu lugar, sem parcialidade e com abnegados interesses. Deve ser mordomo fiel. Deve ser um sacerdote e sábio governante de sua própria casa. Deve tornar manifesto que compreende o trabalho de governar sabiamente a sua própria família, e no temor de Deus. Se isso for negligenciado, levará ele consigo seus defeitos para sua obra. Se qualquer homem der evidências de que o amor e temor de


TM - Pag. 323  

Deus está longe do centro de seu ser, de modo que a verdade não lhe domine a vida prática, enquanto as coisas mundanas se tornam tudo e em tudo, não é ele o homem nem para ancião local.

Pede-se conselho aos que estão em Battle Creek acerca de questões que muito bem poderiam ser resolvidas pelos homens do lugar, se estes buscassem a Deus, e que deveriam ter sido realizadas dentro de seus próprios limites. O Senhor declara que está perto de todo o que O invoca com coração sincero. Cristo disse: "Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á." Luc. 11:9. Essa promessa se torna dupla e triplicadamente certa. Em Deus não há falta. Homens que são presidentes de associações são hoje menos eficientes, fortes e hábeis, do que deveriam ser, devido a colocarem ao homem onde Deus deve estar, e recebem apenas aquilo que o homem lhes pode dar.

Buscar o Conselho de Deus

Presidentes de associações, sereis sábios se decidirdes ir a Deus. Crede nEle. Ele ouvirá as vossas orações e virá em vosso auxílio, em muito menos tempo do que os transportes públicos poderiam levar um, dois, três ou quatro homens de uma grande distância, e com grande dispêndio, para decidir questões que o Deus da sabedoria de maneira muito melhor pode decidir para vós. Ele prometeu: "E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e o não lança em rosto; e ser-lhe-á dada." Tia. 1:5. Se sinceramente humilhardes vosso coração diante dEle, esvaziando vossa alma do amor-próprio, removendo os defeitos naturais de vosso caráter e vencerdes vosso amor à supremacia, indo a Deus como uma criancinha, conceder-vos-á Ele o Seu santo Espírito. Quando dois ou três concordarem em fazer


TM - Pag. 324  

qualquer coisa, e no nome de Jesus pedirem ao Senhor, ser-lhes-á feito.

Quando é considerado conveniente investir meios em prédios escolares, hospitais ou em lares para os pobres de qualquer país, a fim de ali estabelecer a obra, quer o Senhor que os que moram nessa localidade andem humildemente diante dEle, e demonstrem reconhecer sua dependência pessoal dEle, e que crêem em Sua boa vontade de ajudá-los a planejar, idear, a fazer arranjos inteligentes para o Seu trabalho. Está Ele tão disposto a dar sabedoria aos que sentem o valor da graça divina, como a dar sabedoria a qualquer outro espírito, que então, com grandes despesas, vos comunique a mesma coisa. Onde está vossa fé? Afastar-se-ão os homens do Deus da sabedoria para procurá-la entre os homens finitos, mandando buscar homens a longa distância para que venham ajudá-los a sair das perplexidades? Como considera isto o Senhor?

Pode cada pessoa manter a idéia de que crê em Deus. Trabalhais numa parte de Sua grande vinha moral, e Ele vos disse que se qualquer homem tiver falta de sabedoria, deve pedi-la a Deus, que a todos dá liberalmente, e não lança em rosto. Este mundo é apenas pequenino átomo no vasto domínio sobre o qual Deus preside, e no entanto esse pequeno mundo caído é mais precioso às Suas vistas que os noventa e nove que não se desviaram do aprisco. Se nEle pusermos a nossa confiança, não deixará Ele que nos tornemos vítima das tentações de Satanás. Deus quer que cada alma por quem Cristo morreu se torne uma parte da vinha, ligada com o tronco original, e dela extraia a nutrição. Nossa dependência de Deus é absoluta, e nos deve conservar bem humildes; e, por causa de nossa dependência dEle, nosso conhecimento dEle será grandemente aumentado. Deus quer que


TM - Pag. 325  

removamos toda espécie de egoísmo, e a Ele nos acheguemos, não como donos de nós mesmos, mas como uma possessão adquirida do Senhor.

Um Bem-Sucedido Homem de Negócios

Daniel buscava ao Senhor três vezes ao dia, numa oração sincera por sabedoria, força e coragem para levar avante a empresa de representar na ímpia Babilônia o único e verdadeiro Deus. Freqüentemente ficareis perplexos procurando saber o que virá depois; mas não tomeis a caneta e papel e escrevais vossas perplexidades para Battle Creek. Pode haver divergência sobre alguns pontos, mas vosso Conselheiro está perto. Prostrai-vos diante dEle, e Lhe dizei tudo de que necessitais. Podem os homens de Battle Creek dar-vos luz? Eles não podem compreender a vossa necessidade. Visto não estarem no local, podem dizer "Não" a algumas coisas quando, se tivésseis pedido a Deus, Ele teria respondido: "Ide adiante, e Eu estarei convosco e vos darei graça."

Por muitos anos tem sido dada ao povo uma educação que coloca Deus em segundo lugar e o homem em primeiro. Tem-se ensinado ao povo que cada coisa deve ser levada diante do concílio de poucos homens em Battle Creek. Tem-vos Deus dado a oportunidade de ver as fraquezas de homens finitos. Não haverá homens nos vários Estados da América do Norte que andem corretamente à vista de Deus?

Não estão registrados nos livros do Céu os nomes dos que amam e servem a Deus? Não poderão eles planejar? Têm-se dado aos que estão em Battle Creek um raciocínio e sabedoria superiores que Deus não dará aos que estão nas igrejas das associações de Estado? "Se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e o não lança em rosto; e ser-lhe-á dada." Tia. 1:5.


TM - Pag. 326  

Reconheceriam as igrejas cem vezes mais as obras do Espírito Santo, se os pastores a todos educassem a ter em mente que têm um Deus que está bem próximo, não bem distante, e que podem honrar a Deus, procurando-O em busca de auxílio e sabedoria justamente onde estão. Então terão eles uma capacidade que fortalecerá a Associação Geral.

Em todo lugar há talento, mas nem sempre é reconhecido. Esse talento deve ser discernido e posto em ação. Sob a atuação do Espírito de Deus o talento crescerá ao ser usado. Mas Deus é grandemente desonrado quando os homens são colocados na posição em que Ele deve estar. Somente Ele pode dar conselho acertado.

Têm estado em concílio em Battle Creek homens que não podem apreciar a situação das coisas nas diferentes localidades como o podem fazer os que estão justamente no lugar; e não é prudente os homens procurarem homens, dependendo de tal maneira de uns poucos homens de Battle Creek, alguns dos quais têm por anos andado longe de Deus. Aceitar o julgamento desses homens e mandá-los vir de longa distância para se reunirem em conselho, tem desonrado grandemente a Deus. Assim fazendo, revelais colocar homens cujo coração não está santificado, onde Deus deveria estar.

Admitamos que alguns erros são cometidos pelos que estão em diferentes lugares. Podem esses ser de muito menos conseqüências que os erros cometidos pelos que estão no coração da obra. Não podeis ir ao grande Líder que é poderoso em conselho? E não pode Ele restaurar? Não pode Ele trabalhar em vosso favor? Não fará Ele isto se a Ele vos dirigirdes como as criancinhas vão a seus pais? Já há demais altiva presunção no agente humano. Deus não pode trabalhar com tal elemento de orgulho. Se este não for abandonado, se o eu não for humilhado, Deus não poderá trabalhar. Os que mandam todas as suas perplexidades das

<< Capítulo Anterior Próximo Capítulo >>