Testem. Ministros e Obreiros Evangélicos

CAPÍTULO 19

O Poder do Espírito Santo Espera Nosso Pedido e Recepção

TM - Pag. 174  

Melbourne, Austrália, 28 de dezembro de 1891

Justamente antes de deixar os discípulos e ir para as cortes celestiais, Jesus os animou com a promessa do Espírito Santo. Essa promessa tanto pertence a nós como pertenceu a eles; no entanto, quão raramente é apresentada ao povo e pregada a sua recepção na igreja! Em conseqüência desse silêncio sobre este tema da maior importância, sobre que promessa nós menos sabemos através de seu cumprimento prático do que essa rica promessa do dom do Espírito Santo, pelo qual deve ser concedida eficiência a todo o nosso trabalho espiritual? A promessa do Espírito Santo é ocasionalmente apresentada em nossas palestras, incidentalmente nelas se toca e isso é tudo. Temos demorado sobre as profecias, doutrinas têm sido expostas; mas o que é essencial à igreja a fim de que possa crescer em força e eficiência espirituais, para que a pregação possa levar consigo convicção, e almas serem convertidas a Deus, tem sido grandemente deixado fora do esforço ministerial. Esse assunto tem sido posto de lado como se algum tempo no futuro fosse dedicado à sua consideração. Outras bênçãos e privilégios têm sido apresentados ao povo até se despertar na igreja o desejo de alcançar a prometida bênção de Deus; mas a impressão quanto ao Espírito Santo tem sido a de que esse dom não é para a igreja agora, mas a de que algum tempo no futuro será necessário à igreja recebê-lo.

Todas as Demais Bênçãos

Essa bênção prometida, se requerida pela fé, traria todas


TM - Pag. 175  

as outras bênçãos em sua esteira, e deve ser dada liberalmente ao povo de Deus. Pelas astutas ciladas do inimigo parece a mente do povo de Deus ser incapaz de compreender e apropriar-se das promessas de Deus. Parecem pensar que apenas escassos chuviscos da graça devem cair sobre a alma sedenta. Tem-se o povo de Deus acostumado a pensar que devem confiar em seus próprios esforços, que pouco auxílio deve ser recebido do Céu; e o resultado é que pouca luz têm eles a comunicar a outras almas que estão perecendo no erro e nas trevas. A igreja por muito tempo se tem contentado com um pouco das bênçãos de Deus. Não tem sentido a necessidade de alcançar os exaltados privilégios para eles comprados a um custo infinito. Sua força espiritual tem sido fraca, sua experiência de caráter definhado e defeituoso, e estão desqualificados para a obra que o Senhor gostaria que fizessem. Não estão habilitados a apresentar as grandes e gloriosas verdades da santa Palavra de Deus, que convenceriam e converteriam almas por intermédio do Espírito Santo. O poder de Deus espera seu pedido e recepção. Uma colheita de alegrias será feita pelos que semeiam a santa semente da verdade. "Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltará, sem dúvida, com alegria, trazendo consigo os seus molhos." Sal. 126:6.

Pela atitude da igreja tem o mundo recebido a idéia de que o povo de Deus é realmente um povo sem alegria, de que o serviço de Cristo não é atrativo, e de que a bênção de Deus é concedida aos que a recebem, a pesado custo. Demorando-se sobre as provas, e ampliando as dificuldades, representamos mal a Deus e a Jesus Cristo, a quem Ele enviou; pois o caminho do Céu é tornado sem atrativos pela escuridão que se acumula ao redor da alma dos crentes, e muitos se afastam, desapontados, do serviço de Cristo. Mas


TM - Pag. 176  

serão crentes os que assim apresentam a Cristo? - Não, pois os crentes confiam na promessa divina, e o Espírito Santo tanto é confortador como reprovador.

O cristão deve edificar todo o fundamento, se quiser construir um caráter forte e simétrico, se quiser ser bem equilibrado em sua experiência religiosa. É dessa maneira que o homem será preparado para atender aos reclamos da verdade e da justiça, como são apresentados na Bíblia; pois ele será sustentado e fortalecido pelo Espírito Santo de Deus. Aquele que é cristão verdadeiro combina grande ternura de sentimentos com grande firmeza de propósito, com inamovível fidelidade a Deus; em caso algum se tornará traidor de sagrados depósitos. Quem é dotado do Espírito Santo tem grande capacidade do coração e do intelecto, tendo uma força de vontade e propósito invencíveis.

Meus irmãos, nosso Salvador exige de vós que cuideis de como dais testemunho dEle. Precisais penetrar cada vez mais fundo no estudo da Palavra. Tendes de vos defrontar com toda classe de espíritos, e ao ensinardes as verdades da Palavra sagrada deveis manifestar sinceridade, respeito e reverência; extirpai os contos de vossos sermões e pregai a Palavra. Então tereis mais molhos para levar ao Mestre. Lembrai-vos de que em vosso auditório, há os que constantemente são afligidos pela tentação. Alguns estão lutando com a dúvida, quase desesperados. Quase sem esperança. Pedi a Deus que vos ajude a falar palavras que os fortaleçam para o conflito. Review and Herald, 22 de dezembro de 1804.

<< Capítulo Anterior Próximo Capítulo >>