Testem. Ministros e Obreiros Evangélicos

CAPÍTULO 30

Deus, o Obreiro Mestre

TM - Pag. 210  

IX. Obreiros sob a Direção de Deus

Deus o Obreiro-Mestre

Os tempos estão se tornando difíceis e há dificuldades em obter-se dinheiro, mas Deus abrirá o caminho para nós, por meio de fontes fora do nosso próprio povo. Não posso ver como alguém pode fazer exceção ao recebimento de dádivas dos que não pertencem a nossa fé. Só podem fazer isso assumindo pontos de vista extremados, e criando casos que não estão autorizados a criar. Este é o mundo de Deus, e se Deus pode mover agentes humanos de tal modo que a terra que estava nas mãos do inimigo possa ser trazida para as nossas mãos, a fim de que a mensagem possa ser proclamada em regiões distantes, bloquearão os homens o caminho com suas noções acanhadas? Uma consciência assim é tudo, menos sadia. O Espírito Santo não leva homens a seguirem tal rumo.

Acautelem-se todos de como se interpõem entre Deus, o grande Obreiro-Mestre, e Seu povo. Devemos ver e reconhecer a atuação de Sua providência e curvar-nos ante a Sua autoridade. Atenda cada mensageiro de Deus ao seu trabalho específico, e não corra para um trabalho que é simplesmente segundo a sua própria sabedoria e invenção. Dirijam-se os mensageiros de Deus ao trono da graça, para poderem receber sabedoria e graça para conhecer a Deus, para compreender Suas obras. O conhecimento de Deus dar-lhes-á espírito bem equilibrado e são juízo, para que não se movam impulsivamente neste tempo crítico e importante da história da Terra.

A Devida Consideração

Não é a vontade de Deus que qualquer de Seus servos se mova apressadamente e tome pontos de vista acanhados. Ele


TM - Pag. 211  

quer que esperem pacientemente, e manifestem a devida consideração. Cada movimento deve ser feito com judiciosa ponderação e depois de muita oração. Então nossos irmãos terão uma experiência mais equilibrada e tranqüila, e estarão habilitados a prestar maior benefício ao povo, pois a sua recompensa será a glória do Senhor.

Nossa única segurança encontrar-se-á em buscar constantemente a sabedoria de Deus, e pesar cuidadosamente cada questão com muito temor e tremor, a fim de que não seja trazida para a obra a fraqueza do homem em vez de a luz do Céu. Mas o Senhor prometeu conceder luz aos que O buscam de todo o coração. Se tão-somente esperamos em Deus pacientemente, com oração, e não seguirmos os nossos próprios planos impetuosos, Ele guiará as nossas decisões, e abrirá muitas portas de esperança e trabalho.

O grande General dos exércitos guiará em cada batalha para o avanço de Sua causa. Ele será o guia de Seu povo nos perigosos conflitos em que eles se têm de empenhar, se os vice-líderes e subpastores fizerem o trabalho que lhes foi designado, e ouvirem a voz que diz: "Este é o caminho; andai nele" (Isa. 30:21); "Quem Me segue não andará em trevas". João 8:12. Que grande conforto deve essa promessa ser para nós! Podemos andar na luz como Ele na luz está.

Estejam os homens a quem Deus tem confiado grandes responsabilidades perfeitamente certos de que estão seguindo seu grande guia, a saber, Cristo, e não se estão movendo sob o impulso de seu temperamento natural. Só estaremos salvos quando nos consagrarmos a Deus e olharmos a Jesus, almejando sinceramente executar Seu plano. Podem os homens seguir muitas espécies de luz, mas só há uma Luz que lhes será seguro seguir. Tende a certeza de que estais seguindo a Jesus aonde quer que Ele vá. Ninguém corra adiante de Cristo,


TM - Pag. 212  

mas aguardem a palavra de comando: "Segue-Me." Mat. 8:22. Desconfiem os líderes de seus próprios conselhos e de suas próprias e ambiciosas fantasias. Não suponham eles que as centelhas que eles mesmos acenderam são a luz verdadeira, senão, depois de algum tempo verificarão que, em vez de seguir a guiadora Estrela celeste, estarão seguindo um guia incerto.

Deus Ordena a Sua Obra

Entristeço-me ao ver homens procurarem determinar o rumo exato que os missionários de terras distantes devem seguir. Devemos entregar as questões mais nas mãos dAquele que professamos seguir, a fim de que Ele possa atuar por meio dos agentes que designou como Lhe aprouver. Não devemos pensar que tudo deve ser posto sob a jurisdição de poucos homens finitos, que precisam olhar constantemente a Deus em busca de auxílio ou senão cometerão erros crassos. Não é o plano do Senhor que tudo se centralize em Battle Creek. Ele quer que os homens se ponham de lado, e não sintam que Sua obra depende inteiramente deles, e que toda a questão deve ser levada a seu julgamento. É-me difícil exprimir o que desejo; mas, em nome do Senhor, arvoro o sinal de perigo. Os homens que estão em responsabilidade devem temer e tremer por si mesmos. Não se devem julgar competentes para correr adiante dAquele que disse: "Segue-Me." Deus não Se agrada de que os homens que estão em terras distantes devam esperar antes de se poderem aventurar a fazer uma mudança. Devemos crer no poder do Senhor para guiar; pois Ele tem a liderança de Sua própria obra. Ele dará sabedoria e entendimento aos homens que O representam em cada parte de Sua grande vinha moral. Diz Ele: "Não Me escolhestes vós a Mim, mas Eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto." João 15:16. Aos meus irmãos de Battle Creek quero dizer: o Senhor


TM - Pag. 213  

não necessita enviar Suas ordens por meio de Battle Creek, a Seus mensageiros de todas as partes do mundo. Ele não põe essa responsabilidade sobre todos os que tomam a liberdade de dizer a Seus obreiros: "Fazei isto", e, "não façais aquilo." Deus é desonrado quando os homens são levados a olhar em tão grande escala para Battle Creek.

O povo de cada país tem suas peculiaridades distintas, e é necessário que os homens sejam sábios para poderem saber como se adaptar às idéias peculiares do povo, e de tal maneira introduzir a verdade que lhes possam fazer bem. Devem ser capazes de compreender e atender às suas necessidades. Levantar-se-ão circunstâncias que exigirão ação imediata, e será necessário que os que já estão no campo tomem conta do interesse, e façam o que é necessário fazer, sob a direção do Espírito Santo. Devessem eles esperar em tempo de crise que viesse orientação de Battle Creek quanto ao que deviam fazer, muito poderiam perder. Os homens que estão manejando a obra devem ser fiéis mordomos da graça de Deus. Devem ser homens de fé, devendo ser encorajados a olhar a Deus, e a nEle confiar.

A Organização de Deus

Estudem os obreiros de Deus o sexto capítulo de Isaías, e o primeiro e segundo capítulos de Ezequiel.

Para o profeta, uma roda dentro da outra, a aparência de criaturas vivas com elas relacionadas, parecia tudo intrincado e inexplicável. Mas a mão da sabedoria infinita é vista entre as rodas, e o resultado de sua atuação é a perfeita ordem. Cada roda trabalha em perfeita harmonia com todas as outras.

Foi-me mostrado que os instrumentos humanos procuram demasiado poder, e tentam controlar a obra eles mesmos.


TM - Pag. 214  

Deixam muito o Senhor Deus, o poderoso Obreiro, fora de seus métodos e planos, e não Lhe confiam tudo quanto respeita ao avanço da obra. Ninguém deve imaginar poder manejar essas coisas que pertencem ao grande EU SOU. Em Sua providência, Deus está preparando um caminho para que a obra possa ser feita por agentes humanos. Então permaneça cada homem no seu posto do dever, para desempenhar sua parte para este tempo, e saber que Deus é seu instrutor.

Na tomada de Jericó, o Senhor dos Exércitos foi o General do exército. Ele delineou o plano para a batalha e uniu os instrumentos celestes e humanos para desempenhar uma parte na obra, mas mão humana alguma tocou os muros de Jericó. De tal maneira organizou Deus os planos que o homem não podia arrogar-se algum crédito por ter alcançado a vitória. Deus somente deve ser glorificado. Assim será na obra em que estamos empenhados. Não se deve dar a glória aos agentes humanos. Só o Senhor deve ser magnificado. Lede cuidadosamente, por favor, o terceiro capítulo de Ezequiel. Devemos aprender a confiar inteiramente em Deus, e no entanto devemos ter sempre em mente que o Senhor Deus necessita de cada instrumento que conserva a verdade em justiça. Como obreiros de Cristo, devemos ter em vista a cruz do Calvário, proclamando ao mundo: "Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo." João 1:29. Devemos proclamar a terceira mensagem angélica com nossa voz humana, e esta deve ir ao mundo com poder e glória.

Quando os homens deixam de confiar em homens, quando tornam Deus sua eficiência, então haverá mais demonstração de confiança um no outro. Nossa fé em Deus é completamente fraca demais, e nossa confiança um no outro também é muito pouca.

Cristo soprou sobre os Seus discípulos e disse: "Recebei


TM - Pag. 215  

o Espírito Santo." João 20:22. Cristo é representado pelo Seu Santo Espírito hoje em toda parte de Sua grande vinha moral. Dará Ele a inspiração de Seu Santo Espírito a todos os contritos de espírito.

Haja mais confiança na eficiência do Espírito Santo e muito menos nos agentes humanos. Entristeço-me em dizer que pelo menos alguns não têm dado evidências de terem aprendido a lição de mansidão e humildade na escola de Cristo. Não estão em Cristo, com Ele não têm uma ligação vital. Não são dirigidos pela sabedoria de Cristo, pela comunicação de Seu Santo Espírito. Pergunto-vos então: Como poderemos considerar esses homens infalíveis no juízo? Podem estar em posição de responsabilidade, mas estão vivendo separados de Cristo. Não têm o Espírito de Cristo e dEle não aprendem diariamente. Contudo, em muitos casos, confia-se em seu juízo. O seu conselho é considerado como sendo a sabedoria de Deus.

Quando agentes humanos escolhem a vontade de Deus e estão em conformidade com o caráter de Cristo, Jesus age por Seus órgãos e faculdades. Põem eles de parte todo o orgulho egoísta, toda a manifestação de superioridade, todas as exigências arbitrárias, e revelam a mansidão e a humildade de Cristo. Não são mais eles que vivem e agem, mas é Cristo que neles vive e por eles age. Compreendem as preciosas palavras da oração do Salvador: "Eu neles, e Tu em Mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, e para que o mundo conheça que Tu Me enviaste a Mim e que tens amado a eles como Me tens amado a Mim." João 17:23.

Deus quer que cada indivíduo olhe menos para o finito, menos confie no homem. Temos conselheiros que manifestam não terem conhecimento da graça de Cristo, e não compreenderam a verdade e como é em Cristo. Os que


TM - Pag. 216  

estão cooperando com Deus têm humilde opinião quanto a si mesmos. Não se ufanam, não são presumidos nem exaltam a si mesmos. São longânimos, bondosos, cheios de misericórdia e de bons frutos. As ambições humanas vão na retaguarda. A justiça de Cristo vai adiante deles, e a glória do Senhor é a sua recompensa.

Comissões de Conselho

Ao se aconselharem para o desenvolvimento da obra, nenhuma pessoa deve estar no poder controlador, ser uma voz pelo todo, a não ser que a todos seja evidente que o conselho dado é o certo. Todos os métodos e planos devem ser cuidadosamente considerados, para que todos possam tornar-se inteligentes quanto aos seus méritos relativos, e decidir qual deles é o melhor a seguir no trabalho missionário que deve ser feito nos campos que diante de nós se abrem. Será bom não somente considerar os campos para os quais o dever nos parece chamar, mas também as dificuldades que serão encontradas. As comissões de conselho, tanto quanto possível, devem deixar que o povo compreenda seus planos, a fim de que o juízo da igreja lhes possa suster os esforços. Muitos dos membros da igreja são prudentes, e têm muitas outras excelentes qualidades de espírito. É próprio que sua sabedoria seja exercida, para que outros possam despertar quanto às grandes questões a serem consideradas. Muitos serão despertados sobre o fato de que devem ter uma visão mais profunda da obra de Deus.

Alguns estão convencidos de estarem muito atrasados em seu conhecimento da mensagem, mas Deus ajudará aos que sinceramente O procuram em busca de sabedoria. Ninguém jamais procura em vão o Seu trono da graça. Devemos buscar sinceramente a sabedoria que vem de cima, reconhecendo que almas estão morrendo por falta da palavra da vida, e que o reino


TM - Pag. 217  

de Cristo deve ser ampliado. Homens e mulheres de espírito nobre ainda serão acrescentados ao número daqueles de quem se diz: "Não Me escolhestes vós a Mim, mas Eu vos escolhi a vós, ... para que vades e deis fruto." João 15:16.

Como Conseguir os Fundos Necessários

Desde o início de nossa obra missionária, temos estado muito perplexos no sentido de saber como poderíamos conseguir fundos adequados para o sustento de empreendimentos missionários nos campos que a Providência diante de nós tem aberto. A obra missionária deve ser grandemente ampliada, e os que crêem na verdade devem evitar usar seus recursos comprando o que é desnecessário. Não devemos estudar as nossas conveniências, mas antes as nossas necessidades. Teremos de nos limitar às nossas necessidades a fim de que haja meios, no tesouro, para erguer o estandarte da verdade em novo território.

Buscai a Deus; crede nAquele que tem recursos infinitos. Se agirmos com sabedoria, pondo na obra a nossa habilidade, a mão de Deus sobre nós estará. Devemos levar avante a obra, não esperando para ver os fundos no tesouro antes de a empreendermos. Não permita Deus que quando Sua providência nos chamar para entrar nos campos já brancos para a ceifa, sejam os nossos passos retardados pelo clamor: "Nosso tesouro está esgotado. Não temos meios para manter os obreiros que já estão no campo, e nos é impossível aumentar nossas atividades."

Damos graças a Deus por terem as nossas Escolas Sabatinas contribuído o bastante para adiantar muitos preciosos empreendimentos. As crianças e os jovens têm dado suas moedinhas que como pequenos arroios têm fornecido uma corrente de beneficência. Devem as crianças ser educadas de tal maneira que possam realizar atos desinteressados que os Céus se alegrarão em


TM - Pag. 218  

ver. Quando o orvalho da juventude sobre elas estiver, devem as crianças ser educadas para fazer trabalho para Cisto. Deve ser-lhes ensinada a abnegação.

Os campos de perto e de longe pertencem a Deus; porque o mundo é Seu. Usurpadores têm tomado posse da propriedade de Deus, mas Ele abrirá um caminho para que a verdade possa ser apresentada nos lugares escuros da Terra. Se os homens seguissem tão-somente a orientação do Espírito Santo, achariam caminhos e meios pelos quais a mensagem poderia ser levada e ganha uma gloriosa vitória.

Apresentar a Cristo

Os servos de Deus que vivem em obediência aos Seus reclamos, que falam a verdade com humildade, levarão consigo uma influência que atuará para a salvação de muitas pessoas. Mas não devemos deixar que o povo dependa irremediavelmente de nós. Somos humanos e finitos. Devemos encaminhá-los a Cristo, dizendo: "Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo." João 1:29. Jesus defende o caso de Seus colaboradores, mas a toda a hora precisam eles sentir humilde dependência do Capitão de sua salvação, e, pela intercessão de Cristo, nosso Advogado, muitas almas serão salvas para a vida eterna. O Senhor tem tomado providências para a descida do Espírito Santo sobre Seus obreiros, e todo aquele que sinceramente busca a Deus O encontrará. Devemos ir com confiança ao trono da graça e procurar o escabelo da misericórdia. Devemos crer que o Senhor ouve e atende nossas orações. Nosso grande Sumo Sacerdote, que entrou nos Céus, diz: "E Eu rogarei ao Pai, e Ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre." João 14:16. O Espírito Santo habita com os obreiros consagrados que, em qualquer localidade, procuram levar a causa avante.


TM - Pag. 219  

Criando Oposição Desnecessária

Rogo-vos por amor de Cristo, que não deixeis expressões precipitadas e ásperas saírem de vossos lábios, que não permitais ser usada qualquer linguagem extravagante. Não permitais que seja pronunciada qualquer coisa que cheire a injúria, pois tudo isto é humano. Cristo não tem parte nisso. Que o escritor desembaraçado seja cuidadoso sobre a maneira em que usa sua pena, para não parecer lançar ridículo sobre a posição de crentes ou descrentes. Nossa única segurança encontra-se em preservar o espírito humilde de Cristo, em fazer caminhos retos para os nossos pés, para que o que manqueja não se desvie do caminho. A mansidão e humildade de Cristo devem tomar posse da vida.

Satanás está empregando seu poder em apresentar magistrais enganos para conseguir o que não está de acordo com a vontade de Deus. Não dêem os que crêem na verdade ocasião aos nossos inimigos para vindicar a oposição, não dêem lugar à má representação que os homens usariam para se oporem ao avanço da verdade. Por amor de Cristo, envide cada obreiro esforços que desfaçam as afirmações de Satanás, e não se empenhem em coisa alguma que Deus não exigiu de suas mãos. Sob o comando celestial, poderemos trabalhar de acordo com a vontade de Deus, e o êxito nos coroará os esforços. Dai a Deus oportunidade de atuar, e deixai que os homens façam seja o que for que Ele deseja que façam para levar avante Sua verdade.

A questão da liberdade religiosa é muito importante, e deve ser tratada com grande sabedoria e discrição. A menos que isso se faça, há o perigo de pelo nosso próprio procedimento trazermos sobre nós mesmos uma crise, antes de para ela estarmos preparados. O peso de nossa mensagem deve ser: "Os mandamentos de Deus e a fé em Jesus." Apoc. 14:12. Devem nossos irmãos ser aconselhados a agir de maneira que não desperte e provoque as autoridades

<< Capítulo Anterior Próximo Capítulo >>