Testem. Ministros e Obreiros Evangélicos

CAPÍTULO 68

Jeová é Nosso Rei

TM - Pag. 477  

XVIII. Princípios Vitais nas Relações

Jeová é o Nosso Rei

Deus me revelou muitas coisas e me ordenou dá-las a Seu povo tanto pela pena como pela voz. Por essa mensagem do Espírito Santo são dadas ao povo de Deus sagradas instruções quanto a seu dever para com Deus e para os seus semelhantes.

Estranha coisa tem penetrado em nossas igrejas. Homens que são colocados em posições de responsabilidade, para que possam ser sábios ajudadores de seus companheiros de trabalho, chegaram a supor que foram colocados nas igrejas como reis e governadores, para dizer a um irmão: Faça isto; a outro: Faça aquilo; e a mais um outro: Cuide de trabalhar de tal e tal maneira. Lugares há em que se disse a obreiros que se não seguissem as instruções desses homens de responsabilidade, seria retirado o seu salário da Associação.

É certo os obreiros consultarem-se uns aos outros; mas o homem que se esforça por levar seus coobreiros a buscar o seu conselho e parecer individuais quanto aos detalhes de seu trabalho, e a dele aprender qual é seu dever, está em perigosa situação, e precisa saber quais as responsabilidades compreendidas realmente em seu dever. Deus não determinou que nenhum homem fosse consciência para seu semelhante. Não é sensato colocar tanta responsabilidade sobre um oficial que ele se sinta forçado a ser um ditador.

Um Perigo Constante

Durante anos tem havido a crescente tendência de homens que estão colocados em posições de responsabilidade governarem despoticamente sobre a herança de Deus, removendo assim dos membros da igreja o seu vivo senso


TM - Pag. 478  

da necessidade de instrução divina e de apreciar o privilégio de buscar o conselho de Deus quanto a seu dever. Tal ordem de coisas deve mudar. Deve haver uma reforma. Homens que não têm uma abundante medida dessa sabedoria que vem de cima, não devem ser convidados a servir em posições em que sua influência tanto signifique para os membros da igreja.

Em minhas primeiras experiências na mensagem, fui chamada para enfrentar esse mal. Durante os meus esforços na Europa e na Austrália, e, mais recentemente, na reunião campal de São José, em 1905, tive de dar contra isso meu testemunho de advertência, porque almas eram levadas a se voltarem para o homem em busca de sabedoria, em vez de buscarem a sabedoria de Deus, que é nossa sabedoria, nossa santificação e nossa justiça. E agora me é dada novamente a mesma mensagem, mais definida e decisiva, porque tem havido mais grave ofensa ao Espírito de Deus.

Um Exaltado Privilégio

Deus é o Mestre do Seu povo. Todos os que diante dEle humilharem o coração, serão ensinados de Deus. "Se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e não o lança em rosto; e ser-lhe-á dada." Tia. 1:5. O Senhor deseja que todo o membro da igreja ore fervorosamente por sabedoria, para que saiba o que o Senhor quer que ele faça. É privilégio de todo o crente obter uma experiência individual, aprendendo a levar a Deus os seus cuidados e perplexidades. Está escrito: "Chegai-vos a Deus, e Ele Se chegará a vós." Tia. 4:8.

Por meio de Seu servo Isaías, convida Deus Sua igreja a apreciar o seu elevado privilégio de ter às suas ordens a sabedoria do Infinito: "Tu, anunciador de boas-novas a Sião, sobe a um monte alto. Tu, anunciador de boas-novas a Jerusalém,


TM - Pag. 479  

levanta a voz fortemente; levanta-a, não temas e dize às cidades de Judá: Eis aqui está o vosso Deus. Eis que o Senhor Jeová virá como o forte, e o Seu braço dominará; eis que o Seu galardão vem com Ele, e o Seu salário diante da Sua face. Como pastor, apascentará o Seu rebanho; entre Seus braços, recolherá os cordeirinhos e os levará no Seu regaço; as que amamentam, Ele as guiará mansamente.

"Quem mediu com o Seu punho as águas, e tomou a medida dos céus aos palmos, e recolheu em uma medida o pó da Terra, e pesou os montes e os outeiros em balanças? Quem guiou o Espírito do Senhor? E que conselheiro O ensinou? Com quem tomou conselho, para que Lhe desse entendimento, e Lhe mostrasse as veredas do juízo, e Lhe ensinasse sabedoria, e Lhe fizesse notório o caminho da ciência? Eis que as nações são consideradas por Ele como a gota de um balde e como o pó miúdo das balanças; eis que lança por aí as ilhas como a uma coisa pequeníssima. Nem todo o Líbano basta para o fogo, nem os seus animais bastam para holocaustos. Todas as nações são como nada perante Ele; Ele considera-as menos do que nada e como uma coisa vã." Isa. 40:9-17.

"Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o Senhor, o Criador dos fins da Terra, nem Se cansa, nem Se fatiga? Não há esquadrinhação do Seu entendimento. Dá vigor ao cansado e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor. Os jovens se cansarão e se fatigarão, e os jovens certamente cairão. Mas os que esperam no Senhor renovarão as suas forças e subirão com asas como águias; correrão e não se cansarão; caminharão e não se fatigarão." Isa. 40:28-30.


TM - Pag. 480  

Do capítulo quarenta e um ao capítulo quarenta e cinco de Isaías, revela Deus plenamente Seu propósito para com Seu povo, e esses capítulos devem ser estudados com oração. Deus não ensina aqui a Seu povo que se desvie de Sua sabedoria e procure o homem finito para obter sabedoria. "Lembra-te dessas coisas, ó Jacó, e, tu, Israel", declara Ele, "porquanto és Meu servo; ... ó Israel; não Me esquecerei de ti. Desfaço as tuas transgressões como a névoa, e os teus pecados, como a nuvem; torna-te para Mim, porque Eu te remi. Cantai alegres, vós, ó Céus, porque o Senhor fez isto; exultai vós, as partes mais baixas da Terra; vós, montes, retumbai com júbilo; também vós, bosques e todas as árvores em vós; porque o Senhor remiu a Jacó e glorificou-Se em Israel." Isa. 44:21-23.

"Anunciai, e chegai-vos, e tomai conselho todos juntos; quem fez ouvir isso desde a antiguidade? Quem, desde então, o anunciou? Porventura, não sou Eu, o Senhor? E não há outro Deus senão Eu; ... Olhai para Mim e sereis salvos, vós, todos os termos da Terra; porque Eu sou Deus, e não há outro. Por Mim mesmo tenho jurado; saiu da Minha boca a palavra de justiça e não tornará atrás: que diante de Mim se dobrará todo o joelho, e por Mim jurará toda a língua. De Mim se dirá: Deveras no Senhor há justiça e força; até Ele virão, mas serão envergonhados todos os que se irritarem contra Ele. Mas no Senhor será justificada e se gloriará toda a descendência de Israel." Isa. 45:21-25.

O Jugo Deve ser Quebrado

Escrevo isto na íntegra, porque me foi mostrado que tanto pastores como povo são tentados a confiar cada vez mais no homem finito, visando alcançar sabedoria, e a fazer da carne o seu braço. Aos presidentes de Associações, e aos homens que estão em lugares de responsabilidade, dou esta mensagem: Rompei as ligaduras e quebrai os grilhões que


TM - Pag. 481  

têm sido colocados sobre o povo de Deus. A vós é dada a ordem: Despedaçai todo o jugo. A menos que deixeis a obra de tornar o homem responsável para com o homem, a menos que vos torneis humildes de coração e que vós mesmos aprendais o caminho do Senhor como criancinhas, Ele vos afastará de Seu trabalho. Devemos tratar-nos mutuamente como irmãos, como coobreiros, como homens e mulheres que conosco buscam a luz e procuram compreender os caminhos do Senhor, e que são ciosos de Sua glória.

Deus declara: "Serei glorificado em Meu povo"; mas o administração de homens, cheios de confiança própria, resulta em pôr a Deus de lado e aceitar as idéias dos homens. Se permitirdes que isso continue, vossa fé logo se extinguirá. Deus está em todo o lugar, contemplando a conduta do povo que professa representar os princípios de Sua Palavra. Ele pede que se faça uma mudança. Deseja que Seu povo não seja formado e moldado segundo as idéias dos homens, mas à semelhança de Deus. Rogo que examineis as Escrituras como nunca antes, para que possais conhecer o caminho e a vontade do Senhor. Oh, se toda alma se impressionasse com essa mensagem e afastasse o erro!

A Experiência de Paulo

Bem faríamos em estudar cuidadosamente o primeiro e o segundo capítulos de I Coríntios. "Nós pregamos a Cristo crucificado", declarou o apóstolo, "que é escândalo para os judeus e loucura para os gregos. Mas, para os que são chamados, tanto judeus como gregos, lhes pregamos a Cristo, poder de Deus, e sabedoria de Deus. Porque a loucura de Deus é mais sábia do que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens. Porque vede, irmãos, a vossa vocação, que não são muitos os sábios segundo a carne, nem muitos os poderosos, nem muitos os nobres que são chamados.


TM - Pag. 482  

"Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes; e Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são para aniquilar as que são; para que nenhuma carne se glorie perante Ele. Mas vós sois dEle, em Jesus Cristo, o qual para nós foi feito por Deus sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção; para que, como está escrito: aquele que se gloria, glorie-se no Senhor." I Cor. 1:23-31. O ser humano que se quer tornar sabedoria para os outros, verificará que vai ficando para trás.

"Eu estive convosco", continua Paulo, "em fraqueza, e em temor, e em grande tremor. A minha palavra e a minha pregação, não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração de espírito e de poder, para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria dos homens, mas no poder de Deus. Todavia, falamos sabedoria entre os perfeitos; não, porém, a sabedoria deste mundo, nem dos príncipes deste mundo, que se aniquilam; mas falamos a sabedoria de Deus, oculta em mistério, a qual Deus ordenou antes dos séculos para nossa glória; a qual nenhum dos príncipes deste mundo conheceu; porque, se a conhecessem, nunca crucificariam ao Senhor da glória." I Cor. 2:3-8.

Ensinado Pelo Espírito

Nas próximas palavras o apóstolo apresenta a verdadeira fonte de sabedoria para o crente: "Mas Deus no-las revelou pelo Seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus. Porque qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus,


TM - Pag. 483  

senão o Espírito de Deus. As quais também falamos, não com palavras de sabedoria humana, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais." I Cor. 2:10,11 e 13.

Muitíssimo significam essas palavras para a alma que procura correr a carreira posta diante dela no evangelho. "Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido. Porque quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-Lo? Mas nós temos a mente de Cristo." I Cor. 2:14-16.

Lede também o terceiro capítulo desse livro, e estudai essas palavras e sobre elas orai. Como um povo, precisam nossa fé e prática ser vitalizadas pelo Espírito Santo. Não se deve exercer nenhum poder governativo que compeliria o homem a obedecer os ditames que a mente finita exercesse. "Afastai-vos, pois, do homem cujo fôlego está no seu nariz" (Isa. 2:22), ordena o Senhor. Desviando a mente dos homens para que se apóiem na sabedoria humana, pomos um véu entre Deus e o homem, de modo que não pode ser visto Aquele que é invisível.

Em nossa experiência individual devemos ser instruídos por Deus. Sempre que O buscarmos com um coração sincero, confessar-Lhe-emos nossos defeitos de caráter e Ele prometeu receber a todo aquele que a Ele se chegar com humilde confiança. Aquele que cede aos reclamos de Deus terá a permanente presença de Cristo, e essa companhia ser-lhe-á uma coisa muito preciosa. Apossando-se da sabedoria divina escapará à corrupção que pela concupiscência há no mundo. Dia a dia aprenderá de maneira mais perfeita como levar suas fraquezas Àquele que prometeu ser um auxílio bem presente em todo o tempo de necessidade.


TM - Pag. 484  

Essa mensagem é dada a nossas igrejas em toda a parte. Na falsa experiência que está penetrando, está em atuação uma decidida influência para exaltar os agentes humanos, e levar muitas pessoas a dependerem do julgamento humano e a seguirem o domínio de mentes humanas. Essa influência está afastando de Deus a mente. Não permita Deus que nenhuma experiência assim se aprofunde e cresça em nossas fileiras de adventistas do sétimo dia. Devem nossas petições alcançar muito mais alto que o homem sujeito ao erro: alcançar a Deus. Deus não Se limita a lugar ou pessoa. Ele contempla dos Céus os filhos dos homens; vê suas perplexidades e está familiarizado com as circunstâncias de cada experiência da vida. Compreende Seu trabalho no coração humano, e não necessita de que qualquer homem dirija a atuação de Seu Espírito.

"E esta é a confiança que temos nEle: que, se pedirmos alguma coisa, segundo a Sua vontade, Ele nos ouve. E, se sabemos que nos ouve em tudo o que pedimos, sabemos que alcançamos as petições que Lhe fizemos." I João 5:14 e 15. Deus determinou que os anjos que fazem a Sua vontade respondam as orações dos mansos da Terra, e guiem seus pastores com conselho e critério. Agentes celestiais estão constantemente procurando comunicar graça, força e conselho aos fiéis filhos de Deus, a fim de que possam desempenhar sua parte na obra de comunicar luz ao mundo. O maravilhoso sacrifício de Cristo tem possibilitado a cada homem fazer um trabalho especial. Quando o obreiro recebe sabedoria da única Fonte verdadeira, torna-se um conduto puro de luz e bênçãos; pois recebe a sua capacidade para o serviço das ricas correntes de graça e luz que vêm do trono de Deus.

<< Capítulo Anterior Próximo Capítulo >>