Testem. Ministros e Obreiros Evangélicos

CAPÍTULO 54

Uma Reprovação ao Egoísmo

TM - Pag. 392  

XV. Aos Obreiros de Deus

Uma Reprovação ao Egoísmo

Cooranbong, Austrália, 6 de fevereiro de 1896

Aos Meus Irmãos da América do Norte:

A grande obra oficial do Espírito Santo é assim distintamente especificada por nosso Salvador: "E, quando Ele vier, convencerá o mundo do pecado." João 16:8. Cristo sabia que essa declaração era um maravilhoso legado. Aproximava-Se do fim da Sua missão na Terra, e estava à vista da cruz, com pleno conhecimento do peso de culpa que sobre Ele devia ser colocado, como portador dos pecados. Contudo Sua maior ansiedade era por Seus discípulos. Estava Ele procurando encontrar consolo para eles e lhes disse: "Todavia, digo-vos a verdade: que vos convém que Eu vá, porque, se Eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, se Eu for, enviar-vo-Lo-ei." João 16:7.

O mal se vinha acumulando por séculos e só poderia ser restringido e resistido pelo eficaz poder do Espírito Santo, a terceira pessoa da Trindade, que viria com não modificada energia, mas na plenitude do poder divino. Outro espírito deve ser enfrentado; pois a essência do mal estava atuando de todas as maneiras, e era de surpreender a submissão do homem a esse cativeiro satânico.

O Egoísmo Compromete o Julgamento

Hoje, como nos dias de Cristo, Satanás governa a mente de muitos. Oh, se sua temível e temerosa obra pudesse ser discernida e resistida! O egoísmo tem pervertido os princípios, tem confundido os sentidos e nublado o


TM - Pag. 393  

juízo. Parece tão estranho que, não obstante toda a luz que brilha da bendita Palavra de Deus se mantivessem tantas idéias estranhas, tal afastamento do espírito e da prática da verdade. O desejo de pegar grandes salários, com a determinação de impedir outros dos direitos que Deus lhes deu, tem sua origem no espírito de Satanás; e pela sua obediência à vontade e maneiras dele, colocam-se os homens sob sua bandeira. Pouca confiança se pode depositar nos que têm caído nessa cilada, a menos que se convertam e se renovem completamente, pois foram levedados pelos princípios maus, que não podiam perceber serem de efeito deletério.

Oh, se os que estão em vários campos, na América do Norte como em todo o mundo, estivessem trabalhando de acordo com a regra da Bíblia, e se estivessem esforçando por desarraigar o egoísmo, que obra seria realizada em favor da igreja! Mas pecados que de tempos em tempos têm sido apontados, jazem à porta de muitos - pecados que o Senhor não considera de caráter leve. Se o homem tão-somente abandonasse seu espírito de resistência ao Espírito Santo - o espírito que por tanto tempo vem levedando sua experiência religiosa - dirigir-se-ia o próprio Espírito de Deus a seu coração. Convenceria do pecado. Que obra! Mas o Espírito Santo tem sido insultado e a luz tem sido rejeitada. É possível, àqueles que por anos têm sido tão cegados, ver? Será possível que neste último estágio de sua resistência seus olhos sejam ungidos? Distinguir-se-á a voz do Espírito de Deus da voz enganadora do inimigo?

Homens há que logo evidenciarão sob que bandeira estão, a bandeira do Príncipe da vida, ou a bandeira do príncipe das trevas. Se tão-somente eles pudessem ver estas questões como me são apresentadas; se pudessem ver que, no que tange à


TM - Pag. 394  

sua alma, são como homens que estão à beira de um precipício, prontos a resvalar para as profundezas; não julgo que ficassem tremendo à beira do precipício mais alguns instantes, se tivessem qualquer interesse pela sua salvação.

Não é a vontade de Deus que ninguém pereça, antes que todos tenham a vida eterna. Oh, se eu pudesse ter a certeza de que na próxima reunião da Associação meus irmãos sentiriam o que para eles significam princípios puros, e para todos com quem eles se relacionam, meu coração pularia de alegria! Se os que têm vagueado tão longe de Deus e da verdadeira justiça revelassem estar o Espírito Santo lutando com eles, estarem cônscios de sua culpa por se haverem apartado da Palavra de Deus e agido como cegos guias de cegos, eu teria esperança. Quando estes acordarem de sua paralisia, serão subjugados pelo senso do tempo perdido - o precioso talento do Senhor - das oportunidades perdidas que lhes foram dadas a fim de que pudessem demonstrar sua apreciação da infinita compaixão de Deus para com o homem caído.

Fome de Obreiros Para o Serviço

Toda a pessoa que aceita a Jesus como seu Salvador pessoal, anelará ter o privilégio de servir a Deus, e ansiosamente aproveitará a oportunidade de demonstrar sua gratidão dedicando suas aptidões ao serviço de Deus. Almejará ela revelar seu amor para com Jesus e para com a sua possessão adquirida. Desejará ao trabalho, às durezas, ao sacrifício. Considerará um privilégio negar o eu, e levar a cruz e seguir nas pegadas de Cristo, demonstrando assim sua lealdade e amor. Suas obras santas e de beneficência testificarão de sua conversão, e darão ao mundo evidência de que não é um cristão falso, mas um cristão leal e dedicado.

Homens estão agora se aplicando ardorosamente a toda a arte


TM - Pag. 395  

e comércio a fim de satisfazer ao seu desejo de mais ganho. Se eles usassem esse tato, esse zelo e essa cuidadosa ponderação no esforço de obter algo para o tesouro do Senhor, quanto se realizaria! Quando homens que são absolutamente egoístas aceitam a Cristo, revelam que têm um novo coração; e, ao invés de pegarem tudo o que lhes foi possível em benefício próprio, em vez de fazerem sacrifícios pequenos e raquíticos, pelo Senhor, com alegria tudo farão para adiantar Sua obra. O espírito de se apoderar que grandemente se tem desenvolvido, morrerá, e eles darão ouvidos às palavras de Cristo: "Vendei o que tendes, e dai esmolas." Luc. 12:33. Trabalharão tão ativamente e com tanto zelo, energia e fervor para edificar o reino de Deus, como trabalharam para obter riquezas para si.

Digo-vos a verdade. Estamos muito aquém da nossa santa religião em nossa concepção do dever. Oh, se todos os que têm sido abençoados com tão grandiosa e solene verdade, se levantassem e sacudissem o encantamento que lhes tem embotado os sentidos e feito com que não prestassem a Deus o verdadeiro serviço, o que não realizariam os seus bem organizados esforços na salvação de almas! Que mudança se veria nos princípios seguidos! O mundo, a carne, e o diabo, não cegariam homens e mulheres quanto ao que constituem princípios puros, sagrados e leais.

A apropriação da Palavra de Deus é o preparo para a vida eterna. Mas homens têm dado tal interpretação a essa Palavra que ela se tem tornado sem significação. O coração e a consciência têm-se tornado endurecidos e corruptos. Irmãos, eu vos pergunto em nome de Jesus: Credes na Palavra de Deus? Sois filhos e filhas de Deus? Se sois, é porque fostes convertidos e tendes recebido a Cristo no templo de vossa alma, e vosso espírito se tem submetido à


TM - Pag. 396  

nova lei, a saber, a lei real da liberdade. Oh, se eu pudesse receber as alegres novas de que a vontade e o espírito dos que em Battle Creek têm permanecido declaradamente como líderes se emanciparam dos ensinos e da escravidão de Satanás, do qual por longo tempo haviam estado cativos, estaria disposta a atravessar o imenso Pacífico para ver mais uma vez os vossos rostos. Mas não estou ansiosa de vos ver com uma percepção fraca e com mente obscurecida, por terdes escolhido as trevas em vez de a luz.

A Influência Despertadora do Espírito Santo

O Espírito Santo revela sua atuação no coração humano. Quando o Espírito Santo atua na mente, o agente humano compreenderá a declaração feita por Cristo: "Há de receber do que é Meu e vo-lo há de anunciar." João 16:15. A sujeição à Palavra de Deus significa a restauração de si próprio. Permiti que Cristo trabalhe pelo Seu Espírito e vos desperte como se vos despertasse dentre os mortos, que ponha a vossa mente em afinidade com a dEle. Permiti-Lhe empregar as vossas faculdades. Criou Ele cada uma de vossas capacidades para que melhor pudésseis honrar e glorificar o Seu nome. Consagrai-vos a Ele, e todos os que convosco se relacionam verão que vossas energias são inspiradas por Deus, que as vossas mais nobres faculdades são chamadas à ação para fazer o serviço do Senhor. As faculdades uma vez usadas para servir o eu e promover princípios indignos, e que uma vez serviram como instrumentos de propósitos injustos, serão levadas em cativeiro a Jesus Cristo, e se unirão à vontade de Deus.

Devem os Jovens Ser Educados Para o Serviço

Há uma obra a fazer nas igrejas. Homens e mulheres jovens devem ser preparados e educados, e então serão encontrados lugares para eles na obra. Estais preocupados e perplexos porque o Dr. _______ está acumulando


TM - Pag. 397  

desproporcionalmente no trabalho missionário médico, porque sua obra excede muito ao trabalho que está sendo feito nas igrejas pela Associação Geral. O que há? - É claro que a luz dada por Deus não tem sido posta em prática. Os homens têm suplantado os planos de Deus com seus próprios planos. Faz parte do plano de Deus a prosperidade da obra médica. Essa obra deve ser feita; a verdade deve ser levada aos caminhos e valados.

Um Chamado Para a Reforma

Mas o coração da obra, o grande centro, tem-se enfraquecido pelo desgoverno de homens que não acompanharam o passo de seu Líder. Satanás lhes tem desviado o dinheiro e a capacidade para fins errados. Seu precioso tempo tem passado para a eternidade. O fervoroso trabalho que agora se está fazendo, a luta agressiva que se vem travando, bem podia há muito ter sido levada avante justamente de maneira tão vigorosa, em obediência à luz de Deus. Todo o corpo está doente devido ao desgoverno e à falta de cálculo. O povo a quem Deus confiou os interesses eternos, os depositários da verdade plena de resultados eternos, os guardadores da luz que deve iluminar todo o mundo, perderam o rumo. Cometeu Deus um equívoco? São os que estão no coração da obra vasos escolhidos que possam receber o óleo dourado que os mensageiros celestes, representados por duas oliveiras, esvaziam nos canudos de ouro para abastecer as lâmpadas? Estarão os que estão em Battle Creek, os homens e mulheres que Deus escolheu para fazerem a mais solene obra jamais dada aos mortais, em sociedade com Cristo em Sua grande firma? Estão aqueles a quem Deus ordenou comunicar a luz das lâmpadas acesas aos outros, para que as regiões em trevas


TM - Pag. 398  

possam ter a oportunidade de ouvir a mensagem salvadora, cumprindo o seu dever? ...

Os Resultados de Servir ao Eu

Oh, se os que professam conhecer a verdade tivessem o espírito de Cristo, o abnegado Redentor, que abandonou Suas riquezas, Seu esplendor, Seu alto comando, e fez tudo que um Deus poderia fazer para salvar almas, negariam eles ao eu, levantariam a cruz e seguiriam a Jesus. Como vós que amais os tesouros mundanos respondereis a Deus no grande dia do juízo pelos vossos fracos e sonolentos esforços para enviar a verdade às regiões distantes? Do dinheiro dispendido em bicicletas e roupas, e outras coisas desnecessárias, deve-se dar contas. Como povo de Deus, deveis representar a Jesus; mas Cristo Se envergonha dos que condescendem consigo mesmos. Meu coração está penalizado, dificilmente posso conter meus sentimentos quando penso em quão facilmente é nosso povo desviado dos práticos princípios cristãos para agradar a si mesmos. Até aqui muitos de vós apenas crêem parcialmente na verdade. Diz o Senhor Jesus: "Não podeis servir a Deus e a Mamom" (Mat. 6:24), e devemos viver de toda a palavra que procede da Sua boca. Quantos crêem em Sua Palavra?

O Senhor abomina vossas práticas egoístas, e ainda assim Sua mão se estende. Insisto, por amor de vossas almas, que ouçais meus rogos agora em favor dos que estão nos campos missionários estrangeiros e cujas mãos estão atadas pelas vossas atitudes. Satanás tem estado a trabalhar com todo o seu poder de engano para levar as coisas ao ponto em que o caminho seja impedido por falta de meios no tesouro.

Reconheceis que cada ano milhares e milhares e dez vezes dez milhares de almas estão perecendo, morrendo em seus pecados? As pragas e juízos de Deus já estão fazendo sua obra, e almas estão caminhando para a ruína porque a luz da verdade não foi lançada sobre o seu caminho.


TM - Pag. 399  

Cremos realmente que devemos levar a Palavra de Deus a todo o mundo? Quem crê isso? "Como, pois, invocarão Aquele em quem não creram? E como crerão nAquele de quem não ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue?" Rom. 10:14. Quem tem a fé que o habilitará a praticar esta palavra? Quem crê na luz que Deus deu?

Deus Exige Ação

O Senhor exige uma ação unida. Devem-se fazer esforços bem organizados para conseguir obreiros. Há pobres almas, honestas e humildes, que o Senhor porá em vosso lugar, as quais nunca tiveram as oportunidades que tivestes, e que não as puderam ter porque não fostes transformados pelo Espírito Santo. Podemos estar certos de que quando o Espírito Santo for derramado, os que não receberam nem apreciaram a chuva temporã, não verão nem compreenderão o valor da chuva serôdia. Quando estivermos verdadeiramente consagrados a Deus, Seu amor habitará pela fé em nosso coração e haveremos de cumprir alegremente nosso dever de acordo com a vontade de Deus.

Mas o pequeno interesse que tem sido manifestado na obra de Deus por nossas igrejas alarma-me. Desejo pedir a todos os que têm meios, que se lembrem de que Deus lhes confiou esses meios para serem usados no progresso da obra que Cristo veio fazer em nosso mundo. O Senhor diz a cada homem que à vista de Deus Ele não é o dono do que possui, mas simplesmente um depositário. Não teu, mas Meu, diz o Senhor. Deus vos pedirá conta de vossa mordomia. Quer tenhais um, dois ou cinco talentos, nenhuma moedinha deve ser esbanjada nas vossas próprias e egoístas condescendências. Vossa responsabilidade diante do Céu deve levar-vos a

<< Capítulo Anterior Próximo Capítulo >>