Testem. Ministros e Obreiros Evangélicos

CAPÍTULO 14

A Observância do Sábado, o Sinal de Lealdade

TM - Pag. 131  

de ser revestidos de Sua justiça. Nada será colocado sobre a pessoa para atrair a atenção ou criar controvérsia.

Cristianismo - quantos há que não sabem o que ele é! Não é algo posto no exterior. É uma vida ornada com a vida de Cristo. Significa estarmos usando as vestes da justiça de Cristo. Quanto ao mundo, dirão os cristãos: Não nos intrometeremos na política. Dirão decididamente: Somos peregrinos e estrangeiros; a nossa cidadania é de cima. Não serão vistos escolhendo companhia para o divertimento. Dirão: Deixamos de ser apaixonados por coisas infantis. Somos estrangeiros e peregrinos e olhamos para uma cidade que tem fundamento e cujo construtor e autor é Deus.

A Observância do Sábado, o Sinal de Lealdade

Apelo a todos os que se têm unido numa atitude errada quanto ao princípio para que façam decidida reforma e depois disto andem para sempre humildemente com Deus. O mundo está prestes a ser julgado. Um Deus justo deve vindicar a morte de Seu Filho. Hoje os homens estão escolhendo a Barrabás, e dizendo, crucificai a Cristo. Fá-lo-ão na pessoa de Seus santos. Seguirão no mesmo terreno que os sacerdotes e escribas judeus seguiram em seu tratamento para com Cristo. Ele, o Filho de Deus, e Homem inocente, foi morto por ter dito aos homens verdades que não lhes agradava ouvir. Contudo era Ele o Filho do Deus infinito.


TM - Pag. 132  

Os que hoje desprezam a lei de Jeová, não demonstrando respeito aos Seus mandamentos, estão tomando o lado do grande apóstata. Proclamam a um mundo corrompido pelo pecado que a lei de Deus é nula e vã. Os que declaram ser isto verdade enganam o povo e têm virtualmente pregado a lei de Jeová à cruz entre dois ladrões. Que pensamento!

Perante os mundos não caídos, e o universo celeste, terá o mundo de dar contas ao Juiz de toda a Terra, ao mesmo que eles condenaram e crucificaram. Que dia de juízo será ele! É o grande dia da vingança de Deus. Cristo não está então no tribunal de Pilatos. Pilatos e Herodes, e todos os que dEle zombaram, que O açoitaram, rejeitaram e crucificaram, então compreenderão o que significa sentir a ira do Cordeiro. Seus atos aparecerão diante deles em seu verdadeiro caráter.

Um Terrível Engano

Que terrível engano está na mente dos que pensam que o mundo está ficando cada vez melhor! Cristo declara: "E, como foi nos dias de Noé, assim será também a vinda do Filho do homem. Porquanto, assim como, nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e não o perceberam, até que veio o dilúvio, e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do homem." Mat. 24:37-39. A tal ponto chegará o mundo ao rejeitar a lei de Deus.

"E os seguiu o terceiro anjo, dizendo com grande voz: Se alguém adorar a besta e a sua imagem e receber o sinal na testa, ou na mão, também o tal beberá do vinho da ira de Deus, que se deitou, não misturado, no cálice da Sua ira, e será atormentado


TM - Pag. 133  

com fogo e enxofre diante dos santos anjos e diante do Cordeiro. E a fumaça do seu tormento sobe para todo o sempre; e não têm repouso, nem de dia nem de noite, os que adoram a besta e a sua imagem e aquele que receber o sinal do seu nome." Apoc. 14:9-11.

João foi convidado a contemplar um povo distinto dos que adoram a besta ou a sua imagem observando o primeiro dia da semana. A observância desse dia é o sinal da besta. João declara: "Aqui está a paciência dos santos; aqui estão os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus." Apoc. 14:12.

"E o dragão irou-se contra a mulher e foi fazer guerra ao resto da sua semente, os que guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus Cristo." Apoc. 12:17. É-nos mostrado claramente que haverá dois grupos quando aparecer o nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Em que grupo desejamos ser encontrados? "E eis que cedo venho", diz Cristo, "e o Meu galardão está comigo para dar a cada um segundo a sua obra. Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim, o Primeiro e o Derradeiro. Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestiduras no sangue do Cordeiro, para que tenham direito à árvore da vida e possam entrar na cidade pelas portas." Apoc. 22:12-14. Este é o destino dos observadores dos mandamentos. Não deveríamos todos nós desejar pertencer ao número dos que têm direito à árvore da vida e que entram na cidade pelas portas?

Adão e Eva, e sua posteridade, perderam o direito à árvore da vida devido à sua desobediência. "Então, disse o Senhor Deus: Eis que o homem é como um de Nós, sabendo o bem e o mal; ora, pois, para que não estenda a sua mão, e tome também da árvore da vida, e coma, e viva eternamente, o Senhor Deus, pois, o lançou fora do Jardim do Éden, para lavrar a terra, de


TM - Pag. 134  

que fora tomado." Gên. 3:22 e 23. Adão e Eva transgrediram a lei de Deus. Isso tornou necessário serem expulsos do Éden e separados da árvore da vida, pois dela comer depois da transgressão perpetuaria o pecado. "O Senhor Deus, pois, o lançou fora do Jardim do Éden, para lavrar a terra, de que fora tomado. E, havendo lançado fora o homem, pôs querubins ao Oriente do Jardim do Éden e uma espada inflamada que andava ao redor, para guardar o caminho da árvore da vida." Gên. 3:23 e 24. O homem dependia da árvore da vida para ter a imortalidade, e o Senhor tomou as precauções para que os homens não comessem da árvore da vida, e vivessem "eternamente" - tornando-se pecadores imortais.

A morte entrou no mundo devido à transgressão. Mas Cristo deu Sua vida para que o homem tivesse outra prova. Não morreu Ele na cruz para abolir a lei de Deus, mas para garantir ao homem uma segunda prova. Não morreu para tornar o pecado um atributo imortal; morreu para garantir o direito de destruir aquele que tinha o império da morte, isto é, o diabo. Sofreu toda a penalidade de uma lei quebrada pelo mundo todo. Fê-lo, não para que o homem pudesse continuar na transgressão, mas para que eles pudessem voltar à sua lealdade e guardar os mandamentos de Deus, e a Sua lei como a menina de seus olhos.

Um Sinal de Lealdade

O sinal da obediência, é a observância do sábado do quarto mandamento. Se os homens observarem o quarto mandamento, observarão todo o resto. Não foi voz humana que falou a Moisés, dando-lhe o sábado como sinal. "Falou mais o Senhor a Moisés, dizendo: Tu, pois, fala aos filhos de Israel, dizendo: Certamente guardareis Meus sábados, porquanto isso é um sinal entre Mim e vós nas vossas gerações; para que saibais que Eu sou o Senhor, que vos santifica. Portanto, guardareis o sábado,


TM - Pag. 135  

porque santo é para vós; aquele que o profanar certamente morrerá; porque qualquer que nele fizer alguma obra, aquela alma será extirpada do meio do Seu povo." Êxo. 31:12-14.

O Senhor não deixa um preceito tão importante quanto este sem uma especificação definida. "Seis dias se fará obra, porém o sétimo dia é o sábado do descanso, santo ao Senhor; qualquer que no dia do sábado fizer obra, certamente morrerá. Guardarão, pois, o sábado os filhos de Israel, celebrando o sábado nas suas gerações por concerto perpétuo." Êxo. 31:15 e 16.

Filosofia Humana ou Revelação Divina

Declara a filosofia humana ter sido tomado um período indefinido de tempo na criação do mundo. Declara Deus assim a questão? Não; diz Ele: "Entre Mim e os filhos de Israel será um sinal para sempre; porque em seis dias [não seis períodos indefinidos de tempo; pois então não haveria possibilidade de o homem observar o dia especificado no quarto mandamento] fez o Senhor os céus e a Terra, e, ao sétimo dia, descansou, e restaurou-Se." Êxo. 31:17. Por bondade lede cuidadosamente o capítulo 5 de Deuteronômio. Deus diz outra vez: "Lembra-te [não te esqueças] do dia do sábado, para o santificar. Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a Terra, o mar e tudo que neles há e ao sétimo dia descansou: Portanto, abençoou o Senhor o dia do sábado e o santificou." Êxo. 20:8 e 11.

Contudo, tendo diante de si os vivos oráculos, aqueles que pretendem pregar a palavra apresentam suposições de mentes humanas, as máximas e mandamentos de homens. Anulam a lei de Deus pelas suas tradições. O engano quanto a ser o mundo criado em um período de tempo indefinido, é uma das falsidades de Satanás.


TM - Pag. 136  

Deus fala à família humana em linguagem que eles podem compreender. Não deixa a questão tão indefinida que os seres humanos possam manejá-la segundo as suas teorias. Quando o Senhor declara que fez o mundo em seis dias e descansou no sétimo, quer dizer o dia de vinte e quatro horas, que Ele assinalou pelo nascer e o pôr do sol.

Deus não daria sentença de morte pelo desrespeito ao sábado, a menos que tivesse dado ao homem clara compreensão do sábado. Depois de ter criado o mundo e o homem, contemplou a obra que fizera e declarou-a muito boa. E ao ser posto o fundamento da Terra, foi posto também o fundamento do sábado. Quando as estrelas da manhã juntamente cantaram e todos os filhos de Deus rejubilaram, viu Deus que o sábado era necessário ao homem, mesmo no Paraíso. Ao dar o sábado, Deus considerou a saúde espiritual e física do homem.

Não Qualquer Dia em Sete

Deus fez o mundo em seis dias literais, e no sétimo dia literal descansou de toda a Sua obra que fizera, e restaurou-Se. Assim deu ao homem seis dias em que trabalhar. Mas santificou o dia de Seu descanso, e deu-o ao homem para ser observado, livre de todo o trabalho secular. Ao separar assim o sábado, deu Deus ao mundo um memorial. Não separou Ele um de qualquer dia em sete, mas um dia especial, o sétimo dia. E ao observar o sábado, mostramos que reconhecemos a Deus como Deus vivo, o Criador do Céu e da Terra.

Nada há no sábado que o restrinja a qualquer grupo de pessoas. Foi dado para a humanidade. É para ser empregado não em indolência, mas na contemplação das


TM - Pag. 137  

obras de Deus. Isto os homens devem fazer para que possam saber "que Eu sou o Senhor que os santifica". Ezeq. 20:12.

O Senhor fica bem perto do Seu povo no dia que Ele abençoou e santificou. "Os céus manifestam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das Suas mãos. Um dia faz declaração a outro dia, e uma noite mostra sabedoria a outra noite." Sal. 19:1 e 2.O sábado é o memorial de Deus, apontando ao homem o Criador, que fez o mundo e todas as coisas que nele há. Nas eternas montanhas, nas árvores majestosas, em cada botão que desabrochando, floresce, podemos observar a obra do grande Artista Mestre. Tudo nos fala de Deus e de Sua glória.

Todo o filho leal de Deus procurará conhecer a verdade. João declarou a verdade de maneira tão clara que uma criança a pode entender. "Se Me amardes, guardareis os Meus mandamentos. E Eu rogarei ao Pai, e Ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre, o Espírito da Verdade, que o mundo não pode receber, porque não O vê, nem O conhece." João 14:15-17. Escolhemos ser contados com os que não podem discernir a verdade, que foram tão cegados pelo poder enganador do inimigo que não vêem Aquele que é a expressa imagem do Pai?

Os seguidores de Cristo são de classe inteiramente diversa. "Mas vós O conheceis, porque habita convosco e estará em vós. Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós. Ainda um pouco, e o mundo não Me verá mais, mas vós Me vereis; porque Eu vivo, e vós vivereis." João 14:17-19. "Aquele que tem os Meus mandamentos e os guarda, este é o que Me ama; e aquele que Me ama será amado de Meu Pai, e Eu o amarei, e Me manifestarei a ele." João 14:21.


TM - Pag. 138  

"Se alguém Me ama, guardará a Minha palavra, e Meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada. Quem não Me ama não guarda as Minhas palavras; ora, a palavra que ouvistes não é Minha, mas do Pai que Me enviou." João 14:23 e 24. A palavra de um ser humano não deve ser recebida e crida sem interrogação. Devemos perguntar primeiro: Falam eles em harmonia com a Palavra? Recusam um claro "Assim diz o Senhor" por verem que isto envolve uma cruz?

De que Lado Estais?

Estamos no lado dos que recusam ser leais a Deus? Estes não têm interesse em conhecer a Deus. Rejeitam o divino Filho de Deus, a personificação de toda a bondade humana. Colocam-se com os que, embora nenhuma falta possa ser apresentada contra Cristo, escolhem em Seu lugar um ladrão e um assassino. Isso testifica do gosto moral do mundo. Estaremos do lado do mundo, ou ao lado de Cristo, que declarou: "Eu tenho guardado os mandamentos de Meu Pai"? João 15:10.

A Palavra do Senhor permanecerá para sempre. "No princípio, era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por Ele, e sem Ele nada do que foi feito se fez. NEle, estava a vida, e a vida era a luz dos homens; e a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam. Estava no mundo, e o mundo foi feito por Ele e o mundo não O conheceu. Veio para o que era Seu, e os Seus não O receberam. Mas a todos quantos O receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus: aos que crêem no Seu nome, os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do


TM - Pag. 139  

varão, mas de Deus. E o Verbo Se fez carne e habitou entre nós, e vimos a Sua glória, como a glória do Unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade." João 1:1-5 e 10-14.

Os que pela fé recebem a Cristo como seu Salvador pessoal não podem estar em harmonia com o mundo. Há duas classes distintas: Uma é leal a Deus, guardando os Seus mandamentos, enquanto a outra fala e age como o mundo, pondo de lado a Palavra de Deus, que é a verdade, e aceitando as palavras do apóstata, que rejeitou a Jesus.

A Quem Escolhereis?

Do lado de quem estamos? O mundo lançou fora a Cristo; os Céus O receberam. O homem, o homem finito, rejeitou o Príncipe da vida; Deus, nosso Legislador Soberano, recebeu-O nos Céus. Deus O tem exaltado. O homem O coroou com um coroa de espinhos; Deus O tem coroado com uma coroa de real majestade. Todos nós devemos pensar honestamente: quereis que este Homem, Cristo Jesus, reine sobre vós, ou quereis a Barrabás? A morte de Cristo traz sobre o que rejeita Sua misericórdia a ira e os juízos de Deus, sem mistura de misericórdia. Esta é a ira do Cordeiro. Mas a morte de Cristo é esperança e vida eterna a todos os que O recebem e nEle crêem.

Deus, com toda a certeza chamará o mundo a juízo para vindicar a morte de Seu Filho Unigênito, O que esteve ante o tribunal de Pilatos e Herodes. Aquele que está agora nas cortes celestiais intercedendo pelo povo que O recusou. Escolheremos o selo do mundo, ou escolheremos ser o povo separado, peculiar de Deus? Receberemos um "Assim diz o Senhor", em lugar do "Assim diz" do homem? O


TM - Pag. 140  

poder papal, o homem do pecado, afirma que a igreja católica romana mudou a lei de Deus. Em lugar do sétimo dia, batizaram e apresentaram ao mundo um filho do papado, o primeiro dia da semana para ser observado como o santo dia de descanso. O mundo protestante tem recebido esse filho do papado, tem-no embalado e a ele tem dado a honra que Deus colocou no sétimo dia.

"Vedes aqui vos tenho ensinado estatutos e juízos, como me mandou o Senhor, meu Deus, para que assim façais no meio da terra a qual ides a herdar. Guardai-os, pois, e fazei-os, porque esta será a vossa sabedoria e o vosso entendimento perante os olhos dos povos que ouvirão todos estes estatutos e dirão: Só este grande povo é gente sábia e inteligente. Porque, que gente há tão grande, que tenha deuses tão chegados como o Senhor, nosso Deus, todas as vezes que O chamamos? E que gente há tão grande, que tenha estatutos e juízos tão justos como toda esta lei que hoje dou perante vós? Tão-somente guarda-te a ti mesmo e guarda bem a tua alma, que te não esqueças daquelas coisas que os teus olhos têm visto, e se não apartem do teu coração todos os dias da tua vida, e as farás saber a teus filhos e aos filhos de teus filhos. No dia em que estiveste perante o Senhor, teu Deus, em Horebe, o Senhor me disse: Ajunta-Me este povo, e os farei ouvir as Minhas palavras, e aprendê-las-ão, para Me temerem todos os dias que na Terra viverem, e as ensinarão a seus filhos. Então, vos anunciou Ele o Seu concerto, que vos prescreveu, os Dez Mandamentos, e os escreveu em duas tábuas de pedra." Deut. 4:5-10 e 13.

"Ouve, Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor. Amarás,


TM - Pag. 141  

pois, ao Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu poder. E estas palavras que hoje te ordeno estarão no teu coração; e as intimarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te. Também as atarás por sinal na tua mão, e te serão por testeiras entre os teus olhos. E as escreverás nos umbrais de tua casa, e nas tuas portas." Deut. 6:4-9.

"Porque povo santo és ao Senhor, teu Deus; o Senhor, teu Deus, te escolheu, para que Lhe fosses o Seu povo próprio, de todos os povos que sobre a Terra há. O Senhor não tomou prazer em vós, nem vos escolheu, porque a vossa multidão era mais do que a de todos os outros povos, pois vós éreis menos em número do que todos os povos, mas porque o Senhor vos amava; e, para guardar o juramento que jurara a vossos pais, o Senhor vos tirou com mão forte. ... Guarda, pois, os mandamentos, e os estatutos, e os juízos que hoje te mando fazer." Deut. 7:6-11. Lede cuidadosamente, por favor, todo o capítulo sete de Deuteronômio, e pensai na palavra do Senhor.

Desviar-vos-eis de um claro "Assim diz o Senhor" depois de ler a história do pecado de Adão e de sua queda? Ele caiu porque baniu da mente as palavras do Senhor e deu ouvidos às palavras de Satanás. Valerá a pena transgredir? Pela transgressão Adão perdeu o Éden. Pela transgressão dos mandamentos de Deus o homem perderá o Céu e uma eternidade de glória. Isto não é história ociosa, mas verdade. Pergunto outra vez: De que lado estais? "Se o Senhor é Deus, segui-O; e se Baal, segui-o." I Reis 18:21.

<< Capítulo Anterior Próximo Capítulo >>