O Lar Adventista

CAPÍTULO 76

Feriados e Aniversários

LA - Pag. 472  

Orientação na Observância de Feriados

Vi que nossos feriados não devem ser despendidos da maneira como o faz o mundo, embora não devam ser ignorados, pois isto causará insatisfação a nossos filhos. Nessas ocasiões em que há o perigo de nossos filhos serem expostos a más influências e se corromperem pelos prazeres e atrações do mundo, estudem os pais alguma coisa que possa tomar o lugar de divertimentos mais perigosos. Dai a entender a vossos filhos que tendes em vista o seu bem e felicidade. Testimonies, vol. 1, págs. 514 e 515.

Pela observância dos feriados tem o povo, tanto do mundo como das igrejas, sido educado na crença de que esses dias de indolência são essenciais para a saúde e a felicidade, mas os resultados revelam que estão repletos de males. Fundamentos da Educação Cristã, pág. 317.

Temos procurado ardentemente tornar os feriados tão interessantes quanto possível a nossas crianças e jovens conquanto mudando esta ordem de coisas. Nosso objetivo tem sido conservá-los afastados das cenas de entretenimento entre os incrédulos. Review and Herald, 29 de janeiro de 1884.

"Um Dia Perdido"

Findo um dia de busca de prazer, onde está a satisfação da pessoa? Como obreiros cristãos, a quem ajudaram no sentido de uma vida melhor, mais alta e mais pura? Que veriam se pudessem olhar o registro escrito pelo anjo? Um dia perdido! Para sua própria alma um dia perdido, um dia perdido no serviço de Cristo, porque nenhum bem foi realizado. Eles podem ter outros dias, mas jamais esse dia passado em conversa tola e vulgar, entre rapazes e moças e vice-versa.


LA - Pag. 473  

Nunca mais essas mesmas oportunidades se oferecerão de novo. Melhor teriam eles feito se se tivessem dedicado ao mais duro trabalho nesse feriado. Não fizeram de seu feriado uso correto, e ele passou para a eternidade para confrontar-se com eles no juízo como um dia mal gasto. Carta 12, 1892.

Aniversários - Ocasião Para Louvar a Deus

Na organização judaica era feita uma oferta a Deus por ocasião do nascimento de filhos, oferta pelo próprio Deus determinada. Agora vemos os pais fazendo esforços especiais para dar presentes aos filhos em seu aniversário; fazem disto uma ocasião para honrar a criança, como se a honra fosse devida ao ser humano. Satanás tem encontrado sua oportunidade nestas coisas; ele tem desviado as preocupações e os presentes para os seres humanos; assim os pensamentos das crianças se demoram nelas mesmas, como se se devessem tornar o objeto de especial favor. ...

Por ocasião de aniversários devem os filhos ser ensinados que têm motivo para agradecer a Deus por Sua amorável bondade em lhes haver preservado a vida por mais um ano. Preciosas lições podem assim ser dadas. Pela vida, saúde, alimento e vestuário, não menos que pela vida eterna, somos devedores ao Doador de todas as bênçãos; e deve-se reconhecer a Deus os Seus dons e apresentar nossas ofertas de gratidão ao nosso maior benfeitor. Essas ofertas natalícias são reconhecidas pelo Céu. Review and Herald, 9 de dezembro de 1890.

Ocasião Para Rever o Registro do Ano

Ensinai-lhes a recapitular o passado ano de vida, de modo a considerar se se alegrarão em enfrentar esse registro tal como se encontra nos livros do Céu. Encorajai neles pensamentos sérios, se sua conduta, palavras e obras são de molde a agradar a Deus. Têm eles procurado tornar a vida mais semelhante à de Jesus, bela


LA - Pag. 474  

e amável à vista de Deus? Ensinai-lhes o conhecimento do Senhor, Seus caminhos e preceitos. Review and Herald, 23 de dezembro de 1884.

A Causa de Deus em Primeiro Lugar

Tenho dito a minha família e meus amigos: É meu desejo que ninguém me dê presentes de aniversário ou de Natal, a não ser com a permissão de transferi-los ao tesouro do Senhor, para serem usados no estabelecimento de Missões. Review and Herald, 27 de dezembro de 1906.

Como Observar o Dia de Ação de Graças

Nosso Dia de Ação de Graças está-se aproximando. Será ele, como tem sido em muitos casos, um agradecimento a nós mesmos? Ou será um agradecimento a Deus? Nosso Dia de Ação de Graças pode ser feito uma ocasião muito proveitosa a nossa própria alma bem como a outros, se aproveitarmos esta oportunidade para lembrar os pobres entre nós. ...

Há centenas de meios que podem ser imaginados para ajudar os pobres de maneira tão delicada que sejam levados a sentir que nos estão fazendo um favor ao receberem de nós nossos presentes e nossa simpatia. Devemos lembrar que mais abençoada coisa é dar do que receber. As atenções de nossos irmãos são mais amplas para com aqueles a quem desejam honrar e cujo respeito querem conquistar, mas que de maneira alguma necessitam de auxílio. O costume e a moda dizem: Dá aos que te derem; mas esta não é a regra bíblica de dar. A Palavra de Deus fala contra esta maneira de satisfazer ao ego quando damos nossos presentes, e diz: "O que dá ao rico, certamente, empobrecerá." Prov. 22:16;

É chegada agora uma ocasião em que teremos nossos princípios testados. Comecemos a pensar o que poderemos fazer pelos necessitados de Deus. Podemos fazê-los por nosso intermédio recipientes das bênçãos de Deus. Pensai qual a viúva, o órfão, a família pobre que podeis socorrer, não de maneira a fazer uma grande ostentação do assunto, mas como um


LA - Pag. 475  

canal pelo qual os bens do Senhor fluirão como bênçãos para os Seus pobres...

Mas isto não é o cumprimento de todo o nosso dever. Fazei uma oferta a vosso melhor Amigo; reconhecei Suas dádivas; mostrai vossa gratidão por Seus favores; levai a Deus uma oferta de gratidão. ... Irmãos e irmãs, comei uma refeição simples no Dia de Ação de Graças, e com o dinheiro que teríeis gasto a mais na satisfação do apetite, fazei uma oferta de gratidão. Review and Herald, 18 de novembro de 1884.

Que nenhum Dia mais de Ação de Graças seja observado em satisfação e condescendência para com o apetite e glorificação do eu. Temos razões para entrar no templo do Senhor com ofertas de gratidão por haver Ele preservado nossa vida por mais um ano. ... Se se faz uma festa, seja-o em benefício dos necessitados. Review and Herald, 23 de dezembro de 1884.

Um Dia Para Dar Graças

Creio que temos algo por que agradecer a Deus. Devemos sentir-nos alegres e jubilosos em Deus, pois Ele nos tem concedido muitas bênçãos. ... Necessitamos que este Dia de Ação de Graças seja tudo que ele implica. Não permitamos seja ele pervertido, misturado com escória; seja o que o nome indica: ação de graças. Que nossas vozes ascendam em louvor. Review and Herald, 23 de dezembro de 1884.

Feriados Para Deus

Não seria correto de nossa parte observar feriados para Deus, quando poderíamos reviver em nosso espírito a lembrança de Seu trato conosco? Não estaria correto considerar Suas bênçãos passadas, lembrar as impressivas advertências que nos têm chegado à alma, para que não esqueçamos a Deus?

O mundo tem muitos feriados, e os homens ficam


LA - Pag. 476  

absorvidos com esportes, corridas de cavalos, jogos de azar, fumo e bebida. ...

Não deveria o povo de Deus ter mais freqüentemente santas convocações em que agradecer a Deus por Suas preciosas bênçãos? Conselhos aos Pais, Professores e Estudantes, pág. 343.

Oportunidades Para Trabalho Missionário

Necessitamos na igreja de homens que tenham habilidade para desenvolver o setor de organizar e prover trabalho prático a rapazes e moças no sentido de aliviar as necessidades da humanidade e trabalhar pela salvação da alma de homens, mulheres, jovens e crianças. Não será possível a todos dar tempo integral à obra em virtude do trabalho que precisam fazer para ganhar o seu sustento diário. Todavia esses dispõem de seus feriados e ocasiões que podem devotar a trabalho cristão e a fazer o bem desta maneira se não podem dar muito de seus meios. Carta 12, 1892.

Quando tiverdes um feriado, tornai-o um dia agradável e feliz para as crianças, fazendo-o agradável também para os pobres e atribulados. Não permitais que o dia passe sem que leveis palavras e ofertas de gratidão a Jesus. Review and Herald, 13 de novembro de 1894.

<< Capítulo Anterior Próximo Capítulo >>