O Lar Adventista

CAPÍTULO 33

Promessas de Guia Divina

LA - Pag. 204  

A Certeza da Presença de um Amigo Divino

Vosso compassivo Redentor está vigiando sobre vós com amor e simpatia, pronto para ouvir vossas orações e dar-vos a assistência de que necessitais. Ele conhece o fardo de todo coração materno, sendo-lhes o melhor amigo em toda emergência. Seus braços eternos sustentam a mãe fiel e temente a Deus. Quando esteve na Terra, Ele teve uma mãe que muito lutou com a pobreza, com ansiedade e perplexidades, e simpatiza com cada mãe cristã em seus cuidados e ansiedades. Aquele Salvador que andou uma longa jornada para aliviar o ansioso coração de uma mãe cuja filha estava possessa de um espírito maligno, ouvirá a oração das mães e lhes abençoará os filhos.

Aquele que devolveu à viúva seu único filho ao ser este levado para a sepultura, sente-Se tocado hoje pelo ai das mães despojadas de seus filhos. Aquele que derramou lágrimas de simpatia junto à sepultura de Lázaro e devolveu a Marta e a Maria seu irmão já sepulto; que perdoou Maria Madalena; que não esqueceu Sua mãe quando em agonia suspenso na cruz; que apareceu às mulheres em pranto e fê-las mensageiras da primeira boa nova do Salvador ressuscitado - Ele é o melhor amigo da mulher hoje e está pronto a ajudá-la nas suas relações da vida. Signs of the Times, 9 de setembro de 1886.

Trabalho algum pode equiparar-se ao da mãe cristã. Ela assume suas tarefas com a intuição do que significa criar seus filhos no temor e admoestação do Senhor. Não raro sentirá que sua carga é mais pesada do que ela pode


LA - Pag. 205  

levar; e como é precioso então o privilégio de levá-la toda em oração ao seu simpatizante Salvador! Ela pode depor seu fardo a Seus pés e em Sua presença encontra forças que a susterão e lhe darão alegria, coragem, esperança e sabedoria nas horas mais difíceis. Quão doce é para a mãe fatigada a consciência de que tem tal Amigo para todas as dificuldades! Se as mães fossem a Cristo mais freqüentemente e nEle confiassem mais plenamente, seu fardo seria mais leve, e elas encontrariam descanso para a sua alma. Signs of the Times, 13 de setembro de 1877.

O Deus do Céu Ouve Orações

Não podereis criar vossos filhos como desejaríeis sem o auxílio divino; pois a natureza caída de Adão sempre luta pela predominância. O coração deve ser preparado para os princípios da verdade, a fim de que enraízem na alma e encontrem nutrimento na vida. Review and Herald, 25 de outubro de 1892.

Os pais podem compreender que ao seguirem a direção de Deus na educação de seus filhos, receberão ajuda do alto. Recebem mais benefício, pois enquanto ensinam, aprendem. Seus filhos alcançarão vitórias mediante o conhecimento que tiverem adquirido na observância do caminho do Senhor. São capacitados a vencer tendências naturais e hereditárias para o mal. Review and Herald, 6 de junho de 1899.

Pais, estais vós trabalhando com incansável energia em favor de vossos filhos? O Deus do Céu anota vossa solicitude, vosso fervente trabalho, vossa constante vigilância. Ele ouve vossas orações. Com paciência e bondade educai vossos filhos para o Senhor. Todo o Céu está interessado em vosso trabalho. ... Deus Se unirá convosco, coroando de sucesso vossos esforços. Review and Herald, 29 de janeiro de 1901.

Ao procurardes tornar claras as verdades concernentes à salvação, e encaminhar as crianças a Cristo como Salvador pessoal, os anjos estarão ao vosso lado. O Senhor dará aos


LA - Pag. 206  

pais e às mães graça para interessar os pequeninos na preciosa história do Infante de Belém, que é na verdade a esperança do mundo. O Desejado de Todas as Nações, pág. 517.

"Pedi e Recebereis"

Em seu importante trabalho os pais devem pedir e receberão o auxílio divino. Ainda que o caráter, os hábitos e as práticas dos pais tenham sido lançados num molde inferior; mesmo que as lições a eles ministradas na infância e na juventude tenham levado ao desenvolvimento infeliz do caráter, não precisam desesperar-se. O poder convertedor de Deus pode transformar tendências herdadas e cultivadas; pois a religião de Jesus é dignificante. O "nascer de novo" (João 3:7) significa transformação, nova vida em Cristo Jesus. Review and Herald, 13 de abril de 1897.

Instruamos nossos filhos nos ensinos da Palavra. Se O chamardes, o Senhor vos responderá. Dir-vos-á: "Eis-Me aqui; que quereis que faça em vosso favor?" O Céu está ligado com a Terra a fim de que cada alma esteja capacitada a cumprir sua missão. O Senhor ama a Seus filhos. Ele deseja que cresçam com a compreensão do seu alto chamado. Manuscrito 31, 1909.

O Espírito Santo Guiará

A mãe deve sentir sua necessidade da guia do Espírito Santo, para que ela mesma possa ter uma experiência genuína de submissão ao caminho e vontade de Deus. Então, pela graça de Cristo, pode ser uma instrutora sábia, gentil, e amorável. Conselhos aos Pais Professores e Estudantes, pág. 128

Cristo tomou providências para que cada pai que for controlado pelo Espírito Santo receba força e graça para ser um mestre no lar. Esta educação e disciplina no lar terá uma influência modeladora. Manuscrito 36, 1899.

O Poder Divino se Unirá com o Esforço Humano

Sem o esforço humano o poder divino é vão. Deus atuará


LA - Pag. 207  

com poder quando em confiante dependência dEle os pais despertarem para a sagrada responsabilidade que sobre eles repousa e procurarem educar os filhos retamente. Ele cooperará com os pais que cuidadosamente e com oração educarem os filhos, promovendo a salvação deles e a sua própria, e realizará neles o querer e o efetuar segundoa Sua vontade.Signs of the Times, 25 de setembro de 1901.

O esforço humano sozinho não resultará em benefício a vossos filhos na obtenção de um caráter perfeito para o Céu; mas com o divino auxílio uma grande e santa obra poderá ser realizada. Review and Herald, 25 de outubro de 1892.

Quando, como pais, assumis vosso dever na força de Deus, com a firme determinação de jamais relaxar vossos esforços nem desertar de vosso posto de dever em procurar que vossos filhos sejam o que Deus quer que sejam, então Deus olha para vós com aprovação. Ele sabe que estais fazendo o melhor que podeis, e acrescentará vosso poder. Ele mesmo fará a parte de trabalho que a mãe e o pai não podem fazer, e trabalhará com os esforços sábios, pacientes e bem dirigidos da mãe temente. Pais, Deus não Se propõe fazer a obra que deixou para que façais em vosso lar. Não vos deveis entregar à indolência de servos negligentes, se quereis ver vossos filhos salvos dos perigos que os cercam no mundo. Review and Herald, 10 de julho de 1888.

Apegar-se a Jesus Quando Vierem Provas

Pais, apanhai os raios de luz divina que estão brilhando em vosso caminho. Andai na luz, como Cristo na luz está. Ao vos entregardes à obra de salvar vossos filhos e manter vossa posição no caminho da santidade, as mais provocantes provas sobrevirão. Mas não desanimeis. Apegai-vos a Jesus. Ele diz: "Que se apodere de Minha força e faça paz comigo; sim, que faça paz


LA - Pag. 208  

comigo." Isa. 27:5. Dificuldades sobrevirão. Encontrareis obstáculos. Olhai constantemente para Jesus. Quando surge uma situação de emergência, perguntai: "Senhor, que hei de fazer?" Manuscrito 67, 1901.

Quanto mais dura a batalha, maior sua [dos pais] necessidade de auxílio do Pai celestial, e mais notável a vitória alcançada. Review and Herald, 30 de agosto de 1881.

Trabalhar com Fé

Amorável e pacientemente, como fiéis mordomos da multiforme graça de Cristo, devem os pais fazer o trabalho que lhes é indicado. Deles se espera que sejam encontrados fiéis. Tudo deve ser feito em fé. Devem orar constantemente para que Deus conceda Sua graça a seus filhos. Jamais devem mostrar-se cansados, impacientes ou irritadiços em sua obra. Devem apegar-se intimamente com seus filhos e com Deus. Se os pais trabalharem com paciência e amor, esforçando-se fervorosamente por ajudar os filhos a alcançar a mais alta norma de pureza e modéstia, terão êxito. Manuscrito 138, 1898.

<< Capítulo Anterior Próximo Capítulo >>