O Lar Adventista

CAPÍTULO 40

Conceito Errôneo da Função da Mãe

LA - Pag. 244  

Tentada a Sentir que sua Obra é sem Importância

O trabalho da mãe parece-lhe muitas vezes um serviço sem importância. É trabalho que raramente é apreciado. Outros pouco sabem de seus muitos cuidados e encargos. Seus dias estão ocupados com uma rotina de pequenos deveres, exigindo todos um esforço paciente, domínio próprio, tato, sabedoria e abnegado amor; todavia ela não pode jactar-se do que tem feito como sendo uma realização. Tão-somente tem cuidado, que as coisas no lar, corressem em boa ordem. Freqüentemente cansada e perplexa, tem procurado falar bondosamente às crianças, a fim de as conservar ocupadas e felizes, e guiar seus pezinhos no caminho reto. Ela julga que nada cumpriu. Mas não é assim. Anjos celestiais observam a mãe consumida de cuidados, notando os fardos que ela tem sobre si dia após dia. Seu nome pode não ser ouvido no mundo, mas está escrito no livro da vida do Cordeiro. Conselhos aos Pais, Professores e Estudantes, pág. 144.

A verdadeira esposa e mãe... executará suas tarefas com dignidade e alegria, não considerando degradante fazer com suas próprias mãos o que é necessário fazer para um lar bem ordenado. Signs of the Times, 9 de setembro de 1886.

Considerado Inferior ao Trabalho Missionário

Que obra importante! No entanto ouvimos mães suspirarem por trabalho missionário! Se elas tão-somente pudessem ir a algum país estrangeiro, haveriam de compreender que estão fazendo algo de valor. Mas assumir as tarefas diárias da vida do lar e levá-las avante parece-lhes uma atividade estafante e não reconhecida. Review and Herald, 9 de julho de 1901.


LA - Pag. 245  

As mães que suspiram por um campo missionário têm um à mão em seu círculo doméstico. ... Não são as almas de seus próprios filhos tão valiosas quanto a dos pagãos? Com que cuidado e carinho não deviam elas vigiar seu crescimento mental, associando Deus a todos os seus pensamentos! Quem pode fazer isto tão bem como uma mãe amorosa e temente a Deus? Manuscrito 43, 1900.

Alguns há que pensam não estarem fazendo a vontade de Deus a menos que estejam diretamente associados ao trabalho religioso ativo; mas isto é um erro. Todos têm uma obra a fazer para o Mestre; é uma obra maravilhosa tornar o lar aprazível e fazer dele tudo que ele deve ser. Os mais humildes talentos, se o coração do que os recebe é entregue a Deus, tornarão a vida do lar tudo aquilo que Deus apreciaria. Brilhará fulgurante luz como resultado de sincero serviço a Deus. Homens e mulheres podem tão seguramente servir a Deus pelo considerar com fervor aquilo que ouviram, por ensinar seus filhos a viver no temor de ofender a Deus, quanto o pastor no púlpito. Manuscrito 42, 1899.

Essas mulheres que estão fazendo com pronta disposição o que suas mãos encontram para fazer, ajudando com alegria de espírito o esposo a levar seu fardo e a educar os filhos para Deus, são missionárias no mais alto sentido. Testimonies, vol. 2, pág. 466.

Atividades Religiosas

não Devem Sobrepor-se ao Cuidado da Família

Se ignorais vosso dever como esposa e mãe e estendeis vossa mão para que o Senhor nela ponha outra espécie de trabalho, estai certas de que Ele não Se contradirá; Ele vos aponta a tarefa que tendes a desempenhar no lar. Se imaginais que uma obra maior e mais santa que esta vos está confiada, laborais em engano. Pela fidelidade em vosso próprio lar, trabalhando pelas almas dos que vos estão mais próximo, podeis estar ganhando


LA - Pag. 246  

capacidade para trabalhar para Cristo numa esfera mais ampla. Mas estai certas de que os que estão negligenciando seu dever no círculo do lar não estão preparados para trabalhar por outras almas. Review and Herald, 15 de setembro de 1891.

O Senhor não vos chamou para que negligencieis o lar, o marido e os filhos. Jamais age Ele desta maneira; jamais o fará. ... Não suponhais nem por um momento que Deus vos tenha dado uma tarefa que vos obrigue a separar-vos de vosso precioso pequeno rebanho. Não deixeis que se desmoralizem por associações impróprias e endureçam o coração contra sua mãe. Isto significaria projetar vossa luz de maneira totalmente errada; estais tornando mais difícil a vossos filhos tornarem-se o que Deus gostaria, e finalmente alcançar o Céu. Deus cuida deles, e assim deveis fazer, se vos considerais Suas filhas. Carta 28, 1890.

Durante os primeiros anos da vida é quando se deve agir, vigiar, orar e encorajar toda boa inclinação. Esta obra deve prosseguir sem interrupção. Podeis ser instadas a assistir às reuniões de mães e ao círculo de costuras, para que possais fazer trabalho missionário; mas a menos que possais deixar vossos filhos com um instrutor fiel e compreensivo, é vosso dever responder que o Senhor vos deu outra obra que não convém negligenciar. Não podeis acumular qualquer trabalho sem vos desqualificardes para a obra de educar os filhos e fazer deles aquilo que Deus deseja que sejam. Como coobreiras de Cristo, tendes de levá-los a Ele disciplinados e educados. Manuscrito 32, 1899.

Muitas das deformações de caráter mal disciplinado do filho jazem à porta da mãe. Não devem as mães aceitar na igreja cargos que as obriguem a negligenciar os filhos. A melhor obra em que uma mãe pode empenhar-se é ter cuidado de que se não dê nenhum ponto em falso na educação de seus filhos. ...


LA - Pag. 247  

De nenhuma outra maneira pode a mãe melhor ajudar a igreja do que devotando seu tempo aos que dela dependem para instrução e educação. Manuscrito 75, 1901.

Aspirações vãs de um Campo Missionário Mais Amplo

Algumas mães anseiam empenhar-se em trabalho missionário, enquanto negligenciam os deveres mais simples que estão diretamente em seu caminho. Os filhos são negligenciados, o lar não é feito um lugar alegre e feliz para a família, gritos e queixas tornam-se freqüentes, e os jovens crescem com o sentimento de que o lar é o menos convidativo de todos os lugares. Como conseqüência, anseiam com impaciência o tempo quando o deixarão, e é com pouca relutância que se lançam ao grande mundo, sem ter a restringi-los a influência e os ternos conselhos do lar.

Os pais, cujo alvo devia ter sido unir esses jovens corações a si e guiá-los no caminho reto, esbanjam as oportunidades dadas por Deus, são cegos aos mais importantes deveres de sua vida, e em vão aspiram trabalhar no vasto campo missionário. Health Reformer, outubro de 1876.

<< Capítulo Anterior Próximo Capítulo >>