O Lar Adventista

CAPÍTULO 57

Atitude em Relação a um Companheiro Descrente

LA - Pag. 348  

Deve uma Esposa Cristã Abandonar o Marido Descrente?

Tenho recebido cartas de mães referindo suas provações no lar e pedindo o meu conselho. Um destes casos servirá para ilustrar muitos outros. O marido e pai não é crente, e tudo se torna difícil para a esposa na educação dos filhos. O marido é um homem profano, vulgar e abusivo em sua linguagem para com a esposa, e ensina os filhos a desacatar-lhe a autoridade. Quando ela está procurando orar com eles, ele entra e faz todo o barulho que pode, amaldiçoando a Deus e lançando injúrias sobre a Bíblia. Ela está tão desencorajada que a vida lhe é um fardo. Que bem pode ela fazer? Que benefícios podem advir a seus filhos permanecendo ela no lar? Ela tem sentido um fervente desejo de fazer alguma coisa na vinha do Senhor, e pensa que deve ser melhor deixar a família do que permanecer no lar, dado que o marido e pai está constantemente ensinando os filhos a desrespeitá-la e desobedecer-lhe.

Em tais casos meu conselho seria: Mães, sejam quais forem as provas a que fordes chamadas a enfrentar através de pobreza, de feridas de alma, de atitude dura e tirânica do marido e pai, não abandoneis os filhos; não os deixeis sob a influência de um pai ímpio. Vossa obra é contrafazer a obra do pai, o qual está evidentemente sob o controle de Satanás. Carta 28, 1890.


LA - Pag. 349  

Dar um Vivificante Exemplo de Domínio Próprio

Tens provações, eu o sei, mas alguma coisa existe revelando um espírito de compelir em vez de atrair. Teu marido precisa ver diariamente um exemplo vivificante de paciência e domínio próprio. Faze todo o esforço por comprazê-lo, sem sacrificar com isto um só princípio da verdade. ...

Cristo requer em Seu serviço a presença do ser todo - coração, alma, mente e força. Dando-Lhe o que te pede, estarás representando-O no caráter. Que teu marido veja o Espírito Santo operando em ti. Sê cuidadosa e considerada, paciente e tolerante. Não procures impingir-lhe a verdade. Cumpre teu dever como esposa, e vê se o coração não é tocado. Tuas afeições não necessitam ser alienadas de teu esposo. Mostra-lhe todo agrado possível. Não permitas que tua fé religiosa te segregue. Conscienciosamente obedece a Deus, e agrada a teu marido em tudo que puderes. ...

Seja visto de todos que amas a Jesus e nEle confias. Dai a teu marido e teus amigos crentes e incrédulos uma prova de que desejas que vejam a beleza da verdade. Mas não mostres essa penosa, aflitiva ansiedade que muitas vezes arruína a boa obra. ...

Não permitas nunca que uma só palavra de reprovação ou censura caia nos ouvidos de teu marido. Passas muitas vezes por dificuldades, mas não menciones essas provas. O silêncio é eloqüência. Palavras precipitadas apenas farão aumentar tua infelicidade. Mostra-te contente e feliz. Leva para dentro de teu lar toda alegria possível, e expulsa as sombras. Permite que os brilhantes raios do Sol da Justiça penetrem nas recâmaras do templo de tua alma. Então a fragrância da vida cristã será levada a toda a família. Não haverá então o demorar-se em coisas desagradáveis, que muitas vezes não têm verdade em si. Carta 145, 1900.


LA - Pag. 350  

Esposa Aconselhada a Conservar a Alegria

Tendes agora dupla responsabilidade, visto que teu marido afastou-se de Jesus. ...

Sei que te deve ser demasiado penoso permanecer só, no que respeita a cumprir a Palavra. Mas quem sabe, ó esposa, se tua consistente vida de fé e obediência não irá trazer de volta à verdade teu marido? Sejam as queridas criancinhas levadas a Jesus. Em linguagem simples fala-lhes as palavras da verdade. Canta-lhes cânticos atrativos, alegres, que revelem o amor de Cristo. Leva teus filhos a Jesus, pois Ele ama as criancinhas.

Conserva a alegria. Não te esqueças de que tens um Consolador, o Espírito Santo, que Cristo indicou. Nunca estás só. Se ouvires a voz que agora te fala, se responderes sem demora às batidas à porta de teu coração, dizendo: "Entra, Senhor Jesus, para que eu ceie contigo, e Tu comigo", o Hóspede celestial entrará. Quando este Elemento, que é todo divino, habita contigo, há paz e descanso. Carta 124, 1897.

Manter Princípios Cristãos

O lar onde Deus não é adorado é como um navio no meio do mar sem um piloto ou sem leme. A tempestade o aflige e sacode, e há o perigo de que todos a bordo venham a perecer. Considera tua vida e a vida de teus filhos como preciosas por amor de Cristo, pois terás de encontrar-te com eles e com teu esposo ante o trono de Deus. Teus firmes princípios cristãos não devem ser enfraquecidos, porém fortalecidos mais e mais. Quanto mais teu marido se mostrar molesto, quanto mais fortemente ele se te opuser, mais fiel e coerente firmeza cristã deves mostrar. E então seja o que for que ele possa dizer, no coração e na razão não te pode senão respeitar, se tiver um coração de carne. Carta 76, 1896.


LA - Pag. 351  

As Reivindicações de Deus Devem Vir Primeiro

Foi-me então mostrada sua nora. Ela é amada de Deus, mas mantém-se em servil cativeiro, tremendo, temendo, desalentada, duvidando e muito nervosa. Esta irmã não deve sentir que precisa render sua vontade a um jovem sem Deus, com menos anos sobre a cabeça que ela. Ela deve lembrar que seu casamento não destrói sua individualidade. Deus tem sobre ela direitos mais altos que quaisquer direitos terrenos. Cristo comprou-a com o Seu sangue. Ela não pertence a si mesma. Ela deixa de pôr sua inteira confiança em Deus e aceita render suas convicções, sua consciência, a um homem opressor, tirânico, animado por Satanás sempre que sua satânica majestade pode atuar com eficácia por seu intermédio para intimidar esta alma esquiva e tremente. Tantas vezes tem ela sido posta em agitação que seu sistema nervoso está destroçado e ela não é mais que uma ruína. É a vontade do Senhor que esta irmã esteja neste estado e Deus fique na falta de seu serviço? Não. Seu casamento foi um engano do diabo. Contudo ela deve agora fazer o melhor que lhe for possível, deve tratar o marido com ternura, e fazê-lo tão feliz quanto puder, sem violar sua consciência; pois se ele persistir em sua rebelião, este mundo é o único céu que terá. Mas ficar sem o privilégio de reuniões, para satisfazer a um marido opressor possuído do espírito do dragão, não está de acordo com a vontade de Deus. Testimonies, vol. 2, págs. 99 e 100.

"E outro disse: Casei e, portanto, não posso ir." Luc. 14:20. O pecado deste homem não era o haver-se casado, mas em haver desposado alguém que desviou a mente dos mais altos e mais importantes interesses da vida. Jamais devia um homem permitir que a esposa ou o lar lhe afastassem os


LA - Pag. 352  

pensamentos de Cristo ou levassem-no a recusar aceitar o gracioso convite do evangelho. Manuscrito 24, 1891.

Melhor Salvar Parte que Perder Toda a Família

Irmão K, tens tido muitos desânimos; mas necessitas ser fervoroso, firme e decidido em cumprir teu dever em família, levando-os contigo, se possível. Não deves poupar esforços para prevalecer sobre eles no sentido de te acompanharem na jornada para o Céu. Mas se a mãe e os filhos não escolherem acompanhar-te, mas procurarem desviar-te de teus deveres e privilégios religiosos, deves prosseguir, ainda que tenhas de ir só. Precisas viver no temor de Deus. Tens de aproveitar tuas oportunidades de assistir às reuniões e adquirir toda força espiritual que puderes, pois dela necessitas nos dias por vir. A propriedade de Ló foi toda ela consumida. Se tiveres de suportar a perda, não deveis desanimar; e se puderes salvar unicamente uma parte de tua família, será muito melhor que perdê-la toda. Testimonies, vol. 4, págs. 112 e 113.

<< Capítulo Anterior Próximo Capítulo >>