O Lar Adventista

CAPÍTULO 23

As Crianças - uma Bênção

LA - Pag. 159  

VII. A Herança do Senhor

As Crianças - uma Bênção

Famílias Fazem Parte do Plano de Deus

Aquele que deu Eva a Adão por companheira... ordenou que homens e mulheres se unissem em santo matrimônio, para constituir famílias cujos membros, coroados de honra, fossem reconhecidos como membros da família celestial. A Ciência do Bom Viver, pág. 356.

Os filhos são a herança do Senhor e Lhe somos responsáveis pela administração de Sua propriedade. ... Trabalhem igualmente os pais para a família com amor, fé e oração, até que possam ir a Deus com alegria e dizer: "Eis-me aqui, com os filhos que me deu o Senhor." Isa. 8:18. Parábolas de Jesus, págs. 195 e 196.

O lar sem filhos é um lugar desolado. O coração dos que nele residem corre o risco de se tornar egoísta, de acariciar o amor pela própria comodidade e consultar seus próprios desejos e conveniências. Desejam simpatia para si, mas têm pouco para conceder aos outros. Testimonies, vol. 2, pág. 647.

Conselho a um Casal sem Filhos

O egoísmo, que se manifesta de variadas formas, segundo as circunstâncias e a organização peculiar dos indivíduos, deve morrer. Se tivésseis filhos, e vosso pensamento fosse compelido a desviar-se de vós mesmos para o cuidado deles, para instruí-los e ser-lhes um exemplo, ser-vos-ia isto uma vantagem. ... Quando dois formam uma família, como no vosso caso, e não há filhos para pôr em exercício a paciência, a tolerância e o verdadeiro amor, há necessidade de constante vigilância a fim de que o egoísmo não logre a supremacia, para que não vos torneis o centro, e reclameis cuidado e interesse que não vos sentis na obrigação de conceder a outros. Testimonies, vol. 2, págs. 230 e 231.


LA - Pag. 160  

Muitos estão enfermos física, mental e moralmente, porque sua atenção está voltada exclusivamente para si mesmos. Poderiam ser salvos desse estado de estagnação pela sadia vitalidade e a diversidade de mente dos mais novos, e a incansável energia das crianças. Testimonies, vol. 2, pág. 647.

Traços Nobres São Desenvolvidos no Cuidado das Crianças

Tenho terno interesse por todas as crianças, pois tornei-me uma sofredora em tenra idade. Tenho tomado muitas crianças para delas cuidar, e tenho compreendido sempre que a associação com a simplicidade da infância foi uma grande bênção para mim. ...

A simpatia, paciência e amor exigidos no trato com crianças seriam uma bênção em todo lar. Elas poderiam abrandar e subjugar traços de caráter naqueles que necessitam ser mais otimistas e calmos. A presença de uma criança num lar suaviza e refina. Uma criança criada no temor do Senhor é uma bênção. Carta 329, 1904.

Cuidado e afeição por filhos dependentes removem as asperezas de nossa natureza, fazendo-nos ternos e compreensivos, e têm uma influência tendente a desenvolver os mais nobres elementos de nosso caráter. Testimonies, vol. 2, pág. 647.

A Influência do Filho Sobre Enoque

Depois do nascimento de seu primeiro filho, Enoque alcançou uma experiência mais elevada, foi levado a uma relação mais íntima com Deus. Compreendeu mais amplamente suas obrigações e responsabilidade como filho de Deus. E, quando viu o amor do filho para com seu pai, sua confiança singela em sua proteção; quando sentiu a ternura profunda e compassiva de seu próprio coração por aquele filho primogênito, aprendeu uma lição preciosa do maravilhoso amor de Deus para com os homens no dom de Seu filho, e a confiança que os filhos de Deus podem depositar em seu Pai celestial. Patriarcas e Profetas, pág. 84.


LA - Pag. 161  

Um Precioso Depósito

Os filhos são entregues aos pais como precioso depósito, o qual Deus um dia requererá de suas mãos. Devemos dedicar mais tempo a sua educação mais cuidado e mais oração. Eles necessitam mais da justa espécie de instrução. ...

Lembrai-vos de que vossos filhos são os mais jovens membros da família de Deus. Ele os tem entregue ao vosso cuidado, para que os prepareis e eduqueis para o Céu. Tereis que dar conta a Ele pela maneira como desempenhastes vosso sagrado dever. Review and Herald, 13 de junho de 1882.

<< Capítulo Anterior Próximo Capítulo >>