Mensagens Escolhidas - Volume 2

CAPÍTULO 11

Estar Alerta

ME2 - Pag. 96  

Na Obra de Deus, Tudo é Tranqüilo e Calmo

O inimigo está-se preparando para enganar o mundo inteiro por seu poder operador de milagres. Ele pretenderá personificar os anjos de luz, personificar a Jesus Cristo. Todo aquele que ensina a verdade para este tempo deve pregar a Palavra. Os que se apegam à Palavra não abrirão as portas para Satanás mediante imprudentes declarações com referência a profetizar ou a sonhos e visões. Em maior ou menor grau, têm-se introduzido manifestações falsas, aqui e ali, desde 1844, depois do tempo em que esperávamos a segunda vinda de Cristo. Tivemo-las no caso Garmire, nas declarações de K, e no movimento Stanton. Tê-los-emos mais e mais, e como sentinelas fiéis, precisamos estar alerta. Chegam-me cartas de muitas pessoas a respeito de visões que tiveram e que sentem ser dever seu relatar. Que o Senhor ajude Seus servos a serem cautelosos.

Quando o Senhor tem um genuíno conduto de luz, há sempre quantidade de falsificações. Satanás entrará por toda porta a ele aberta. Ele dará mensagens de verdade, misturando com ela idéias dele próprio, preparadas para transviar almas, atrair a mente a seres humanos e a seus ditos, e impedir que eles se


ME2 - Pag. 97  

apeguem firmemente a um "Assim diz o Senhor". Nos tratos de Deus com seu povo, tudo é tranqüilo; da parte dos que nEle confiam, tudo é calmo e despretensioso. Haverá simples, verdadeiros e fervorosos crentes na Bíblia, e haverá praticantes bem como ouvintes da Palavra. Haverá são, sincero, sensato esperar em Deus. O crente fará depender de Jesus Cristo sua alma desamparada. Cristo será exaltado. Trabalhar e orar, vigiar e esperar, eis nossa posição. Carta 102, 1894.

Mensagem a Alguém que Pretendia Ter Visões

Foi-me trazida uma pergunta a respeito da atitude que devemos tomar para com a obra de uma irmã na Alemanha, a qual pretende ter visões.

A palavra que me foi dada pelo Senhor durante a noite passada é que Deus não dirige Seu povo a essa irmã quanto a conselho. Caso encorajássemos essa irmã na obra que ela pensa ser chamada a realizar e nas mensagens que apresenta, muita confusão teria lugar. O Senhor não lhe deu a obra de dizer o que este fará, e o que fará aquele. Ele diz a Seu povo: "Vinde a Mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e Eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o Meu jugo, e aprendei de Mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o Meu jugo é suave e o Meu fardo é leve." Mat. 11:28-30. "Se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada. Peça-a, porém, com fé, não duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte. Não pense o tal homem que receberá do Senhor alguma coisa." Tia. 1:5-7.

Ensinai o povo a buscar individualmente a Deus quanto a guia, a estudar as Escrituras, e aconselhar-se uns com os outros, humildemente, com oração, e com fé viva. Não animeis, porém, essa irmã a pensar que o Senhor lhe deu suas mensagens para o povo. O esclarecimento a mim dado relativamente a esse caso é que, fosse esta irmã animada a pensar que lhe


ME2 - Pag. 98  

tenham sido dadas mensagens para outros, os resultados seriam desastrosos, e a irmã estaria em perigo de perder a própria alma.

Minha mensagem a essa irmã, é: Andai humildemente para com Deus, e olhai para Ele por vós mesma. Ele não vos deu a obra de indicar o dever de outros; mas podeis ser uma auxiliar se fordes uma cristã sincera, buscando encorajar a outros, sem pretender revelações sobrenaturais. Manuscrito 64, 1905.

Provados Pela "Lei" e o "Testemunho"

Nestes dias de enganos, todo aquele que se acha firmado na verdade terá de combater pela fé uma vez entregue aos santos. Toda variedade de erro será trazida à luz na misteriosa operação de Satanás, a qual, se possível fora, enganaria até os escolhidos, desviando-os da verdade. Haverá sabedoria humana a enfrentar - a sabedoria de homens de saber, os quais, como os fariseus, são mestres da lei de Deus, mas não obedecem eles próprios à lei. Haverá a ignorância e a loucura humana a enfrentar em desconexas teorias aparelhadas em novas e fantásticas roupagens - teorias que será tanto mais difícil enfrentar quanto não há nelas nenhuma razão.

Haverá falsos sonhos e visões, que encerram alguma verdade, mas desviam da fé original. O Senhor deu uma regra pela qual distingui-los: "À lei e ao testemunho: se eles não falarem segundo esta palavra, é porque não têm iluminação." Isa. 8:20, Trad. Trinitariana. Se eles desmerecem a lei de Deus, se não dão atenção a Sua vontade tal como é revelada nos testemunhos de Seu Espírito, são enganadores. Eles são controlados por impulso e impressões, que acreditam serem do Espírito Santo, e consideram mais dignos de confiança que a Palavra Inspirada. Pretendem que todo pensamento e sentimento é uma impressão do Espírito; e quando se raciocina com eles segundo as Escrituras, declaram que possuem alguma coisa mais digna de confiança. Ao passo, porém, que pensam ser guiados pelo Espírito de Deus, estão na verdade seguindo uma


ME2 - Pag. 99  

imaginação trabalhada por Satanás. Bible Echo, setembro de 1886.

Testados "por Seus Frutos"

Nestes dias perigosos, não devemos aceitar tudo que os homens nos trazem como verdade. Quando professos mestres da parte de Deus vêm a nós declarando que têm uma mensagem de Deus, é justo indagar cuidadosamente: Como sabemos que isto é verdade? Jesus nos disse que "surgirão muitos profetas, e enganarão a muitos". Mat. 24:11. Não precisamos, porém, ser enganados; pois a Palavra de Deus nos dá um teste pelo qual podemos conhecer o que é verdade. Diz o profeta: "À lei e ao testemunho: se eles não falarem segundo esta palavra, é porque não têm iluminação." Isa. 8:20, Versão Trinitariana.

Segundo essa declaração evidencia-se que nos convém ser diligentes estudantes das Escrituras, para sabermos o que está em harmonia com a lei e o testemunho. Não estamos seguros em nenhum outro modo de agir. Diz Jesus: "Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores. Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros ou figos dos abrolhos? Assim, toda árvore produz bons frutos, e toda árvore má produz frutos maus. Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons. Toda a árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo." Mat. 7:15-19. Review and Herald, 23 de fevereiro de 1892.

Exibições Prova de uma Obra Falsa

Conforme esse irmão e sua esposa esboçam o que lhes tem acontecido, e que eles pretendem lhes haver sobrevindo em resultado do recebimento do Espírito Santo com poder apostólico, pareceu-me ser uma cópia daquilo que fomos chamados a enfrentar e corrigir nos princípios de nossa carreira.

Próximo do fim de nossa entrevista, o irmão L propôs que nos uníssemos em oração, com a idéia de que possivelmente sua mulher durante a oração fosse possuída como ele me havia descrito, e então eu fosse habilitada a discernir se isso era do


ME2 - Pag. 100  

Senhor ou não. Não pude consentir nisso, pois fui instruída de que, quando uma pessoa oferece exibir essas manifestações peculiares, é decidida evidência de que não é a obra de Deus. Carta 338, 1908.

Milagres não são mais Importantes que a Bíblia

Não acaricie ninguém a idéia de que providências especiais ou manifestações miraculosas devam ser a prova da genuinidade de sua obra ou das idéias que defende. Caso conservemos estas coisas diante do povo, elas produzirão mau efeito, emoção prejudicial. A genuína operação do Espírito Santo no coração humano é prometida para dar eficiência mediante a Palavra. Cristo declarou que a Palavra é espírito e vida. "A Terra se encherá do conhecimento da glória do Senhor, como as águas cobrem o mar." Hab. 2:14.

Satanás trabalhará da maneira mais sutil para introduzir invenções humanas revestidas de roupagens angélicas. Mas a luz da Palavra está brilhando por entre as trevas morais; e a Bíblia jamais será ultrapassada por manifestações miraculosas. A verdade precisa ser estudada, ser esquadrinhada em busca de tesouros ocultos. Maravilhosas iluminações não serão dadas à parte da Palavra, ou para tomar-lhe o lugar. Apegai-vos à Palavra, recebei a Palavra enxertada, que fará o homem sábio para a salvação.

<< Capítulo Anterior Próximo Capítulo >>