Mensagens Escolhidas - Volume 2

CAPÍTULO 26

Confiança aos que Encaram a Morte

ME2 - Pag. 246  

Mensagens de Conforto a uma Nora Sofredora

Battle Creek, Michigan, 4 de novembro de 1889

Querida Filha Maria:

Não cessamos de orar por ti, minha querida filha, e a bondade e misericórdia de Deus é para mim tão clara e distinta, que todas as vezes que oro me parece que o Salvador te ampara em Seus próprios braços e que ali repousas. Tenho fé em teu caso. Eu creio que o Senhor ouviu as orações em teu favor, e que Ele operará para teu bem e para glória de Seu nome. Disse Ele: "Pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito." João 15:7. "Tudo o que pedirdes na oração, crendo, o recebereis." Mat. 21:22.

Bem sei que tempos tempestuosos nos esperam, e temos de saber como confiar, como lançar mão da fonte de nossa força. O Senhor é bom para os que nEle confiam, e estes não serão vencidos. Seu caso faz-me lembrar as palavras do profeta:


ME2 - Pag. 247  

"Por que estás abatida, ó minha alma? e por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda O louvarei. Ele é a salvação da minha face e Deus meu." Sal. 43:5.

Maria, descansa em Deus. Espera pacientemente pelo Senhor. Ele te será auxílio bem presente em todo tempo de necessidade. O Senhor é bom. Louva o Seu santo nome. Deus tem prazer em que nEle confiemos, tem prazer em que tenhamos confiança em Suas promessas. Crê tão-somente, e veremos a operação de Deus. Carta 71, 1889.

Battle Creek, Michigan, 6 de dezembro de 1889

Querida Maria:

Não nos esquecemos de ti, minha querida filha enferma. Oramos muito fervorosamente por ti, todos os dias. Sinto-me livre para orar. Não nos esquecemos dos irmãos [A. D.] Olsen e [J. G.] Matteson, e outros que se acham doentes. Nós oramos; é tudo que podemos fazer. Então te entregamos, com humilde confiança, nas mãos dAquele que te ama com amor maior que o de mãe. Apega-te a Jesus e põe nEle toda a tua confiança, pois Ele cuida de ti e de ti não retirará a mão, mas guiar-te-á Ele mesmo.

Querida Maria, quão aprazível será contemplar o Rei em Sua incomparável formosura, e estar onde não há dor, nem aflição, nem doença, nem tristeza. Tenho a convicção de que seremos vitoriosos, e tenho a convicção de que está aberta a comunicação entre Deus e tua alma. Parece-me perfeitamente certo que tens a presença divina e que Jesus é teu constante Ajudador. Oh! Ele te ama! Ele te ama, e te está contemplando com compassiva ternura. Nunca duvides dEle, por um momento. Confia a Ele o teu caso, tendo fé de que fará por ti aquilo mesmo que é melhor para teu interesse eterno. ...

Oro fervorosamente por ti, todo dia. O Senhor vive, o Senhor ouve e atende a orações. Olha para cima, minha querida filha! Olha para cima, tem bom ânimo, confia inteiramente no Senhor, pois Ele é teu Ajudador, teu Médico, teu Salvador. Carta 75, 1889.


ME2 - Pag. 248  

Battle Creek, Michigan, 12 de fevereiro de 1890

Querida Maria:

Doente, débil e solitária - é assim que te imagino. ... Maria, tens o Ente melhor e mais amoroso e compassivo, o próprio Sol da Justiça, a resplandecer Sua luz sobre ti. Olha para cima, olha para cima! Julgo que o repouso na sepultura não seria, para mim, coisa tão indesejável. Sinto-me muito cansada, muito desanimada, ao testemunhar tanto do espírito e operação de Satanás. Então olho para Jesus, e encontro paz somente em Jesus. ...

Deponho-te, pela fé, no regaço de Jesus Cristo. Ele te ama. Sei que não te colocas distante de Cristo, mas achega-te a Ele com plena certeza de fé, em humilde confiança no sangue e justiça de Cristo. Aceita a salvação como dom de Sua graça, crendo na promessa, porque Ele a proferiu. Olha para Jesus; esta é minha única esperança e conforto. O Senhor tem estado a guiar-te ao longo de uma vereda de dolorosa humilhação. Foste como que esvaziada, de um vaso para outro. Guiou-te Ele passo a passo, descendo mais e mais no vale, mas tão-somente para levar-te em íntima comunhão com Jesus, em Sua vida de humilhação.

Haverá um passo, minha filha amada, que Jesus não tenha palmilhado contigo? Haverá uma ânsia de aflição que Ele não sinta? Haverá um pecado que Ele não tenha levado sobre Si, uma cruz que não tenha suportado, uma mágoa com a qual não tenha simpatizado? Ele é afetado por toda sensação de nossas fraquezas. Tu és sabedora do que significa ter comunhão com os sofrimentos de Cristo. És participante dos sofrimentos de Cristo. Valorosa e abnegada filha, Deus tudo sabe. Ele te entrega uma taça na qual Ele coloca uma gota de Seus próprios sofrimentos. Coloca-te sobre os ombros a parte mais leve da cruz; lança uma sombra sobre tua alma. ...

Confia-te às mãos de Jesus. Não te acabrunhes. Não penses que Deus Se tenha esquecido de ser misericordioso. Jesus vive e não te deixará. Seja o Senhor o teu cajado, teu apoio, na tua frente e na retaguarda. Carta 56, 1890.


ME2 - Pag. 249  

Battle Creek, Michigan, 13 de fevereiro de 1890

Minha Querida Filha:

O Senhor te abençoa e te há de confortar e conceder-te forte consolação e paz nEle. Quer Ele que repouses passivamente em Suas mãos, e creias que Ele tudo faz bem. ...

Tem bom ânimo. Continua a olhar para cima. Jesus é a única esperança, para todos nós. Ele não te deixará nem abandonará. Preciosas são as promessas de Deus. Havemos de apegar-nos firmemente a elas. Não havemos de largá-las. Carta 57, 1890.

Santa Helena, Califórnia, 28 de maio de 1890

Queridos Filhos:

Penso em vós todos, e por todos oro. Oh! se Maria tão-somente melhorasse, quanto isto me alegraria o coração! O Senhor fará Sua luz brilhar em torno de vós. Ele vos abençoará e fortalecerá e amparará, neste tempo de vossa prova e aflição. O Redentor é piedoso, cheio de terna compaixão e amor. Agora é que é ocasião de confiar a Deus a guarda da alma, como a um fiel Criador. Que bendita esperança temos nós - esperança que se torna mais e mais forte à medida que aumentam as provas e aflições! Agora mostrai vossa confiança nAquele que por vós deu a vida.

Graças a Deus, Maria, a leve e momentânea tribulação, produz-vos um peso eterno de glória mui excelente. Sabeis em quem tendes crido e estais certos de que é poderoso para guardar o vosso tesouro até aquele dia. Podem ser severas as aflições, mas olhai para Jesus a todo momento - não para lutar, mas para descansar em Seu amor. Ele cuida de vós.

Sabemos que à medida que as provas oprimem mais e mais, a esperança se fortalece. Os raios do Sol da justiça resplandecerão em vosso coração com seu poder de curar. Olhai para além das nuvens, para o brilho, para a própria luz do Sol da Justiça. Graças a Deus por isso que, na tempestade da prova, a


ME2 - Pag. 250  

âncora é firme. Temos um Intercessor sempre vivo, sempre eficiente, que pleiteia nossos casos individuais perante o Pai. As alegrias de uma recompensa eterna foram compradas a preço infinito.

Queira o Senhor confortar e fortalecer-vos e abençoar-vos, é minha oração diária. Oh! quando virmos o Rei em Sua formosura, que dia de júbilo não será aquele! Descansaremos nas ricas promessas de Deus. Ele nunca nos faltará, mas nos será auxílio bem presente no tempo da necessidade. Carta 77, 1890.

Battle Creek, Michigan, 16 de junho de 1890

Querido Guilherme:

Estou ansiosa por todos vós, especialmente pela querida Maria. Oro por ela todos os dias, e todas as noites digo: Sei que o Senhor a tem na concha de Sua mão. Maria pode agora dizer, com toda a confiança: "Eu sei em quem tenho crido, e estou certo de que é poderoso para guardar o meu depósito até aquele dia." II Tim. 1:12.

Não tenho dúvida, nenhuma descrença, no caso de Maria. Ela é a amada do Senhor. "Preciosa é à vista do Senhor a morte dos Seus santos." Sal. 116:15. Maria pode dizer, com Paulo: "Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a Sua vinda." II Tim. 4:7 e 8.

Que faríamos, sem um Salvador na hora que põe à prova a alma? Anjos ministradores estão ao nosso redor, dando-nos a beber da água da vida, para refrigerar nossa alma nos momentos finais da vida. Há um compromisso dAquele que é a ressurreição e a vida, no sentido de que os que dormem em Jesus, Cristo levará com Ele, da sepultura. A trombeta soará, os mortos despertarão para a vida, para não mais morrer. Rompeu-lhes a manhã eterna, pois não haverá noite na cidade de Deus.

Maria porfiou varonilmente através de tentações e provas; ela fez o que pôde. Desempenhou uma parte, pela graça de Cristo, em moldar o caráter de outros, por meio de suas palavras e seus atos. Ela falece na fé, mas seguem-na suas obras. Carta 78, 1890.


ME2 - Pag. 251  

Mensagens de Simpatia e Esperança a uma Fiel Auxiliar

A Srta. Mariana Davis, que se uniu ao corpo de obreiros da Sra. White em 1879 e com ela se associou na obra na América do Norte, Europa e Austrália por vinte e cinco anos, contraiu tuberculose em 1903, e pouco mais de um ano depois encerrou a obra de sua vida. A Srta. Davis era uma assistente literária muito fiel e de confiança, muito amada pela Sra. White. A seguir se apresentam mensagens de simpatia, esperança e conselho, escritas durante os últimos dois meses da doença da Srta. Davis, e extraídas da correspondência da Sra. White com ela.

Melrose, Massachusetts, 17 de agosto de 1904

Prezada Irmã Mariana Davis:

Gostaria de estar em casa, mas não sei exatamente a que reuniões deverei assistir; portanto faremos o melhor que pudermos. ...

Estou pedindo ao Senhor que te fortaleça. Estamos esperançosos de que estejas melhor. Apega-te firmemente ao Senhor, tua mão na mão de Cristo. ...

Mariana, não deves desanimar. Teu caso está nas mãos do Senhor, e deves agora submeter teu caso, quanto ao tratamento, aos médicos, Drs. A e B, deixando que por ti façam aquilo que tem de ser feito. Temos outros livros para pôr em tuas mãos, quando tiveres vencido a doença que sofres agora. Não deixes de comer, mesmo que isso cause alguma dor. Quanto mais tempo deixares de comer, tanto mais fraca te tornarás. ... Poderíamos perguntar: Como se pode dar que o Senhor precise de nós? Não é nosso Deus grande em poder? Não queres apoderar-te de Sua força? Nenhum ser humano te poderá ajudar como o pode o Senhor Jesus. Confia nEle. Ele cuidará de ti. Carta 378, 1904.

Melrose, Massachusetts, 24 de agosto de 1904

Querida Irmã Mariana Davis:

Não deixes que um só pensamento de ansiedade te penetre na mente. Sinto muito estares tão doente, mas faze tudo que de tua parte puderes, para recobrar a saúde. Cuidarei que sejam liquidadas todas as contas de despesas. Não me sinto bem;


ME2 - Pag. 252  

não posso viajar senão pequena distância, na carruagem. Não ouso confiar-me às viagens longas, de carro. Enquanto tu e eu vivermos, meu lar será o teu lar. ...

Mariana, quase todo o tempo em que estive fora não tive apetite, mas não me atrevo a deixar de comer, pois então nada poderia fazer. Comia mesmo sem apetite, a fim de que pudesse viver. Tenho tido apetite depois que vim para cá. Ponho em Deus minha confiança e pleiteio com Ele, por ti e por mim. Não devemos andar em ansiedades e cuidados. Põe simplesmente no Senhor a tua confiança. Tudo que é preciso, para ti e para mim, é crer e confiar nAquele que é capaz de salvar perfeitamente a todos os que se cheguem a Ele e nEle ponham a confiança. "Segura firme a Minha mão", diz Jesus a ti e a mim. És animada a entreter pensamentos corretos acerca de Cristo nosso Salvador - teu Salvador e meu. Alegraste-te em toda oportunidade de fazer o que podias para promover Sua glória, e serás introduzida na cidade de Deus quando Sua última trombeta soar, e formos recebidos com genuíno júbilo.

Mariana, estiveste unida a mim para levar a sã doutrina em real contato com as almas humanas, para que sentissem a inspiração e adotassem práticas sadias. "O modelo das sãs palavras" (II Tim. 1:13) deve ser estimado mais que ouro e prata e todo atrativo terrestre. Tens amado a verdade. Tens sentido intensamente a grande negligência de que nosso Senhor e Salvador tem sido objeto. Oh! ter o mesmo sentimento que Deus! Isto tens almejado. Não existe nenhum genuíno e salvador enobrecimento para o homem, à parte da verdade de Deus.

"Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e tudo o que há em mim bendiga o Seu santo nome." Sal. 103:1. Ora, celebremos, tu e eu, cada dia um culto de ações de graças. Porventura não Lhe é devido isso, a Ele que poupou tua vida estes muitos anos, em resposta à oração da fé? Em tua fraqueza, entrega-te a ti mesma em Suas mãos, e confia plenamente nEle. Tomaremos a Palavra de Deus como a grande regra de nossa vida, a panacéia celestial ao nosso dispor. Temos procurado, tu e eu juntas, apresentar aos homens o verdadeiro modelo de doutrina, combinando santidade, misericórdia, verdade e amor. Temos procurado apresentá-los com simplicidade, de modo que as almas apreendessem a combinação de amor e santidade - o


ME2 - Pag. 253  

que é, simplesmente, o cristianismo no coração. Fizemos o que pudemos para apresentar o cristianismo como coroa e glória da vida dos homens aqui no mundo, como preparo para a entrada na cidade de Deus, para lá serem Seus queridos e preciosos remidos, nas mansões que nos foi preparar. Louva, pois, ao Senhor. Louvemo-Lo!

Por favor, Mariana, toma alimento, pois teu médico terrestre quer que comas, e o grande Missionário-Médico quer que comas; e a irmã [M. J.] Nelson arranjará qualquer coisa que pedires. Ninguém se alegrará mais do que eu de que tua vida seja poupada e continues a fazer a obra; mas se for chegado o tempo de tu ou eu repousarmos em Jesus, não devemos abreviar a vida recusando o alimento de que o organismo carece. Portanto come, minha querida, quer desejes quer não, e assim contribuirás para tua restauração. Faze o melhor que puderes para recuperar a saúde, e então, se aprouver ao Senhor dar-te descanso, terás feito o que pudeste. Aprecio os teus trabalhos. Louva o Senhor, Mariana, porque Jesus, o Grande Médico, pode curar-te. Com amor. Carta 379, 1904.

College View, Nebrasca, 16 de setembro de 1904

Querida Irmã Mariana:

Conservo perante mim o teu caso, e aflige-me que estejas com o espírito perturbado. Desejaria confortar-te, se estivesse em meu poder. Não te foi Jesus, o precioso Salvador, tantas vezes um auxílio bem presente em tempos de necessidade? Não entristeças o Espírito Santo, mas deixa de acabrunhar-te. Isto é o que tantas vezes disseste a outros. Deixa que as palavras dos que não estão doentes, como estás, te confortem, e que o Senhor te ajude, é minha oração.

Se for da vontade do Senhor que venhas a falecer, deves sentir ser teu privilégio confiar todo o teu ser, corpo, alma e espírito, às mãos de um Deus justo e misericordioso. Ele não tem essas idéias de condenação que imaginas. Quero que cesses de pensar que o Senhor não te ame. Lança-te sem reservas sobre as misericordiosas providências por Ele tomadas. Ele está à espera de que atendas ao Seu convite. ... Não deves pensar


ME2 - Pag. 254  

que fizeste o que quer que fosse que levasse Deus a tratar-te com severidade. Eu bem o sei. Crê, simplesmente, em Seu amor, e toma-O em Sua palavra. ... Nenhuma suspeita ou desconfiança deve tomar posse de nosso espírito. Nenhum temor da grandeza de Deus deve confundir nossa fé. Que Deus nos ajude a humilhar-nos com mansidão e modéstia. Cristo depôs Suas vestes reais e Sua real coroa, para que Se pudesse associar com a humanidade, e mostrar que os seres humanos podem ser perfeitos. Revestido das vestes de misericórdia viveu Ele em nosso mundo uma vida perfeita para nos dar prova de Seu amor. Ele fez aquilo que deveria tornar impossível a descrença nEle. De Seu alto posto de comando nas cortes celestiais Ele desceu para tomar sobre Si a natureza humana. Sua vida é exemplo do que se pode tornar a nossa. Para que nenhum temor da grandeza de Deus interviesse para atenuar nossa crença no amor divino, Cristo tornou-Se um Varão de dores, experimentado nos trabalhos. O coração humano, entregue a Ele, tomar-se-á uma harpa sagrada, a emitir sagrada música. Carta 365, 1904.

College View, Nebrasca, 26 de setembro de 1904

Querida Irmã Mariana:

Oramos para que tua vida seja conservada até que nos encontremos mais uma vez - mas é possível que não morras, mas vivas. ...

Olha para Jesus. Confia em Jesus, quer vivas quer morras. Ele é teu Redentor. Ele é nosso Doador de vida. Se adormeceres em Jesus, Ele te fará ressurgir do sepulcro, para uma gloriosa imortalidade. Possa Ele dar-te paz e conforto e esperança e alegria, daqui por diante.

Põe toda a tua confiança em Jesus. Ele nunca te deixará nem te abandonará. Diz Ele: Gravei-te nas palmas de Minhas mãos. Mariana, se partires antes de mim, havemos de reconhecer-nos mutuamente, lá. Veremos, como somos vistos, e conheceremos, como somos conhecidos. Simplesmente deixa a paz de Cristo penetrar em tua alma. Sê fiel em tua confiança porque Ele é fiel em Sua promessa. Coloca tua pobre e nervosa mão em Sua mão firme e deixa que Ele te ampare e fortaleça, anime e conforte. Vou agora preparar-me para deixar esta localidade. Oh! desejaria estar contigo neste momento! Com muito amor. Carta 382, 1904.


ME2 - Pag. 255  

Mensagens a Outros Cuja Vida se Encerraria em Breve

Podemos simpatizar convosco, embora distantes de vós. Eu diria: Não renuncieis à esperança, mas apegai-vos à promessa: "Pedi, e dar-se-vos-á." Luc. 11:9. Entretanto, não vos sintais desanimados se Aquele que é capaz de realizar a obra da cura, Aquele que conhece o fim desde o princípio, permitir que Sua filha morra, para ressurgir na manhã da ressurreição: Dizei: "Não se faça minha vontade, mas a Tua, ó Deus." ... Se vossa esposa baquear sob a enfermidade, lembrai-vos de que há uma vida futura. A última trombeta chamará a todos os que receberam a Cristo, nEle creram, e Lhe confiaram sua salvação.

Minha querida irmã, havemos de orar por ti. Tens nossa simpatia. Apresentaremos teu caso ao grande Médico. Compreendo que isto já foi feito. Apega-te firme à mão dAquele que pode abençoar e curar, se vê que é para teu bem presente e eterno. E agora, meu irmão e minha irmã, enquanto ambos viveis, usai este precioso tempo para, pela fé, apropriar-vos das preciosas promessas da Palavra de Deus. Sou grata por isso que ambos vos apresentais como quem humildemente busca o perdão de todo pecado. Este é vosso privilégio. Não descreiais.

Nosso amado Salvador deu a vida pelos pecados do mundo, e empenhou Sua palavra de que salvará a todos os que forem ter com Ele. "Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho unigênito, para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna." João 3:16. Estas são as condições de alcançar a vida eterna. Cumpri-as, e vossa esperança estará assegurada, quer vivais, quer morrais. Confiai no Redentor, que salva os homens. Lançai sobre Ele vossa alma desamparada, e Ele vos aceitará e abençoará e salvará. Tão-somente crede. Recebei-O de todo o vosso coração, e sabei que Ele quer que alcanceis a coroa da vida. Seja este vosso maior e mais sincero pedido. Fazei uma entrega completa, e Ele vos purificará de toda a contaminação, e de vós fará vasos para honra. Podeis ser lavados e branqueados no sangue do Cordeiro. Assim alcançareis a vitória. ... Permanecei firmes na fé. Carta 45, 1905.


ME2 - Pag. 256  

Palavras a um Ministro à Morte, por Câncer

Não nos esquecemos de vós; lembramo-nos de vós, em nossas orações junto ao altar de família. Fico acordada à noite, instando com Deus em vosso favor.

Oh! sinto-me muito pesarosa por vós. Continuarei a orar para que a bênção de Deus repouse sobre vós. Ele não vos deixará sem conforto. Este mundo bem pouco vale, mas, meu caro irmão e irmã, Jesus diz: "Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á." Mat. 7:7. Pleiteio esta promessa em vosso favor. ...

Meu irmão, uma noite tive a impressão de que me aproximava de vós e dizia: "Apenas um pouco mais, apenas mais algumas ânsias de dor, umas poucas horas mais de sofrimento, e então o repouso, o bendito repouso. De modo especial encontrareis a paz. Toda a humanidade tem de ser provada. Todos nós temos de sorver o cálice e ser batizados com a aflição. Cristo, porém, experimentou a morte por todos os homens, em sua mais amarga forma. Ele sabe como ter compaixão, como ter simpatia. Repousai, tão-somente, em Seus braços; Ele vos ama, e vos remiu com Seu amor eterno. Sede fiel até à morte, e recebereis a coroa da vida.

"Todos os que vivem em nosso mundo daqui por diante conhecerão o sentido das provações. Sei que Deus vos dará graça, que Ele não vos abandonará. Lembrai-vos da promessa divina: "Escreve: Bem-aventurados os mortos que desde agora morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito; para que descansem dos seus trabalhos, e as suas obras os sigam." Apoc. 14:13. Tende bom ânimo. Eu estaria convosco agora se pudesse, mas encontrar-nos-emos na manhã da ressurreição." ...

Dirigia eu também palavras de conforto à irmã C. Eu a animava, e o aposento parecia repleto de anjos de Deus. Tende bom ânimo, ambos vós. O Senhor não vos deixará nem desamparará. Carta 312, 1906.

<< Capítulo Anterior Próximo Capítulo >>