Mensagens Escolhidas - Volume 2

CAPÍTULO 33

"Não Terás Outros Deuses Diante de Mim"

ME2 - Pag. 317  

Todo verdadeiro filho de Deus será joeirado como o trigo, e no processo do joeiramento tem de ser sacrificado todo acarinhado prazer que afaste de Deus a mente. Em muitas famílias o cimo da lareira, as estantes e mesas, estão cheios de ornamentos e quadros. Álbuns repletos de fotografias da família e dos amigos acham-se onde chamem a atenção das visitas. Assim os pensamentos, que deveriam estar em Deus e nos interesses celestiais, são atraídos para as coisas comuns. Não é isto uma espécie de idolatria? Não deveria o dinheiro assim despendido ter sido usado para beneficiar a humanidade, aliviar os sofredores, vestir os nus e alimentar os famintos? Não deveria ser colocado no tesouro do Senhor, para promover Sua causa e edificar Seu reino na Terra?

Este assunto é de grande importância, e é-vos apresentado para salvar-vos do pecado da idolatria. Bênçãos sobreviriam a vossa alma se obedecêsseis à palavra falada pelo Santo de Israel: "Não terás outros deuses diante de Mim." Êxo. 20:3. Muitos estão a criar para si mesmos cuidados e ansiedades desnecessários, dedicando tempo e pensamento aos ornamentos supérfluos de que enchem sua casa. É necessário o poder de Deus para despertá-los desta devoção, pois é idolatria, para todos os efeitos.


ME2 - Pag. 318  

Aquele que esquadrinha o coração, deseja afastar os Seus de toda sorte de idolatria. Ocupe a Palavra de Deus, o bendito livro da vida, as mesas agora repletas de ornamentos inúteis. Gastai vosso dinheiro em comprar livros que sirvam para elucidar a mente com respeito à verdade presente. O tempo que gastais em pegar os numerosos ornamentos de vossa casa e tirar-lhes o pó, gastai em escrever algumas linhas a vossos amigos, em enviar revistas ou folhetos ou livrinhos a alguém que não conheça a verdade. Apanhai a Palavra do Senhor como um tesouro de sabedoria e amor infinitos; ela é o Roteiro que assinala a vereda que leva ao Céu. Aponta-nos o Salvador que perdoa os pecados, dizendo: "Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!" João 1:29.

Oxalá esquadrinhásseis as Escrituras com coração devoto, e um espírito rendido a Deus! Oxalá esquadrinhásseis vosso coração como com uma lâmpada acesa, e descobrísseis e rompêsseis os mais delgados fios que vos prendem a hábitos mundanos, que afastam de Deus a mente! Pleiteai com Deus, para que vos mostre toda prática que afaste dEle vossos pensamentos e afeições. Deus deu ao homem Sua santa lei, como Seu padrão de caráter. Por esta lei podeis ver e vencer cada defeito de vosso caráter. Podeis separar-vos de todo ídolo, e vincular-vos ao trono de Deus pela áurea cadeia da graça e verdade. Review and Herald, 14 de maio de 1901.

Advertência Acerca de Atitudes Extremas

Havia alguns que tinham capacidade de ajudar a igreja, mas precisavam primeiro pôr em ordem seu próprio coração. Alguns tinham introduzido falsos testes e feito de suas próprias idéias e noções o critério, exagerando questões de pouca importância e tornando-as o teste da comunhão cristã, e atando sobre outros fardos pesados. Assim se insinuara um espírito de crítica, censura e dissensão, o que se tornou grande dano para a igreja. E foi dada aos descrentes a impressão de que os adventistas, observadores do sábado, eram um grupo de fanáticos e extremistas, e que sua fé singular os tornava


ME2 - Pag. 319  

descorteses e mesmo de caráter não cristão. Assim o procedimento de uns poucos extremistas impediu que a influência da verdade alcançasse o povo.

Alguns faziam da questão do vestuário a coisa de suma importância, criticando peças de vestuário usadas por outros, e sempre prontos a condenar todo aquele que não satisfizesse exatamente suas idéias. Alguns condenavam as gravuras, insistindo em que são proibidas pelo segundo mandamento, e que tudo dessa espécie fosse destruído.

Esses homens unilaterais nada podem enxergar senão aquela coisa única que se lhes apresenta ao espírito, e nela insistem. Anos atrás tivemos de defrontar esse mesmo espírito e obra. Surgiam homens alegando ter sido enviados com a mensagem de condenar as gravuras, e insistindo em que toda semelhança de qualquer coisa fosse destruída. Foram a ponto de mesmo condenar relógios que tinham algarismos, ou "figuras".

Ora, lemos na Bíblia acerca de uma boa consciência; e há não só boas, mas também más consciências. Há uma consciência que tudo leva a extremos, tornando os deveres cristãos tão molestos como os judeus tornavam a observância do sábado. A repreensão que Jesus deu aos escribas e fariseus aplica-se igualmente a essa classe: "Dais o dízimo da hortelã, da arruda e de todas as hortaliças, e desprezais a justiça e o amor de Deus." Luc. 11:42. Um só fanático, de espírito forte e idéias radicais, que oprima a consciência dos que querem proceder direito, fará grande dano. A igreja precisa ser purificada de todas essas influências.

Figuras Usadas por Deus

O segundo mandamento proíbe o culto das imagens; Deus mesmo, porém, empregou figuras e símbolos para apresentar aos Seus profetas lições que queria que eles transmitissem ao povo, e que assim melhor seriam compreendidas do que se fossem dadas de outro modo. Ele apelou para o entendimento através do sentido da vista.


ME2 - Pag. 320  

A história profética foi apresentada a Daniel e a João em símbolos, e estes deviam ser representados claramente em tábuas, para que os que lessem os compreendessem.

E certo que muitíssimo demasiado dinheiro é gasto com retratos; não pouco do dinheiro que deveria fluir para o tesouro de Deus é pago ao artista. Mas o mal que resulta para a igreja do procedimento desses extremistas é muito maior do que aquele que procuram corrigir. É às vezes difícil dizer onde, exatamente, fica a linha demarcatória, onde se torna pecado o tirar retratos. Mas os que amam a Deus e de todo o coração desejam guardar Seus mandamentos, serão por Ele dirigidos. Deus não quer que confiem em qualquer homem como consciência sua. Quem aceita todas as idéias e impressões de espíritos desequilibrados tornar-se-á confuso e desencaminhado. É objetivo de Satanás desviar a atenção da terceira mensagem angélica para objetivos laterais, a fim de que espíritos e corações que deviam estar crescendo na graça e conhecimento da verdade, sejam atrofiados e debilitados, de modo que Deus não possa por eles ser glorificado. Historical Sketches of the Foreign Missions of the Seventh-day Adventists, págs. 211 e 212.

<< Capítulo Anterior Próximo Capítulo >>