Mensagens Escolhidas - Volume 2

CAPÍTULO 43

Cura Miraculosa

ME2 - Pag. 345  

Uma Situação Delicada

Com relação a orações pelos doentes, são externadas muitas idéias próprias para confundir. Diz um: "Aquele por quem se orou deve andar pela fé, dando glória a Deus, e não fazendo uso de remédio algum. Caso ele esteja em uma instituição médica, deve deixá-la imediatamente."

Sei que essas idéias são errôneas, e que no caso de serem aceitas induziriam a muitos males.

Por outro lado, não desejo dizer coisa alguma que seja interpretada como falta de fé na eficácia da oração.

O caminho da fé jaz bem ao lado da presunção. Satanás está sempre buscando nos conduzir a falsos trilhos. Vê que uma má compreensão do que constitui a fé confundirá e decepcionará. Agrada-se quando pode persuadir homens e mulheres a raciocinar partindo de falsas premissas.

Eu só posso orar pelo doente, de uma maneira - "Senhor, se for segundo a Tua vontade, para glória Tua e o bem do doente, digna-Te de curar o sofredor, nós Te rogamos.


ME2 - Pag. 346  

Não seja segundo a nossa vontade, mas a Tua."

Neemias não considerou cumprido o seu dever depois de haver pranteado e chorado e orado perante o Senhor. Não orou somente. Trabalhou, misturando a petição com o esforço.

Não é negação da fé empregar judiciosamente remédios racionais. Manuscrito 31, 1911.

Talvez Pareça o Curso Natural

Os milagres de Deus nem sempre apresentam aspecto exterior de milagres. São muitas vezes operados de maneira que parece o curso natural dos acontecimentos. Quando oramos pelos doentes, trabalhamos também por eles. Respondemos a nossas próprias orações empregando os remédios ao nosso alcance. Água, sabiamente aplicada, é mui poderoso remédio. Ao ser inteligentemente usada, vêem-se resultados favoráveis. Deu-nos Deus inteligência e deseja que aproveitemos ao máximo Suas bênçãos promovedoras da saúde. Pedimos que Deus dê pão aos famintos; devemos ser então Sua mão ajudadora no aliviar a fome. Devemos empregar toda a bênção que Deus colocou ao nosso alcance para livramento dos que se encontram em perigo.

Os meios naturais, usados em harmonia com a vontade de Deus, produzem resultados sobrenaturais. Pedimos um milagre, e o Senhor dirige a mente a algum remédio simples. Pedimos que Ele nos guarde da peste que anda na escuridão, que espreita com grande poder pelo mundo; cumpre-nos então cooperar com Deus, observando as leis da saúde e da vida. Havendo feito tudo quanto nos é possível, devemos continuar pedindo com fé saúde e força. Devemos comer o alimento que nos conserva a saúde física. Deus não nos dá nenhuma animação quanto a fazer por nós aquilo que podemos fazer por nós mesmos. As leis naturais têm de ser obedecidas. Não devemos deixar de fazer nossa parte. Deus nos diz: "Operai a vossa salvação com temor e tremor; porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a Sua boa vontade." Filip. 2:12 e 13.

Não podemos passar por alto as leis da Natureza sem


ME2 - Pag. 347  

desprezar as leis de Deus. Não podemos esperar que o Senhor opere um milagre por nós enquanto negligenciamos os remédios simples que Ele providenciou para nosso uso, os quais, apta e oportunamente aplicados, produzirão miraculoso resultado.

Portanto, orai, crede e trabalhai. Carta 66, 1901.

Um Caso de Cura

Foi-me apresentado o caso de ______, um pastor; ele foi mandado buscar de cento e vinte quilômetros de distância, a fim de orar com uma irmã doente, que o mandou chamar em cumprimento do ensino de Tiago. Ele foi e orou fervorosamente, e ela orou; ela acreditava que o pastor era um homem de Deus, homem de fé. Os médicos haviam-na desenganado para morrer de tuberculose. Ela foi curada imediatamente. Ergueu-se e preparou a ceia, o que não fizera por dez anos. Ora, o pastor era vil, de vida corrupta, e todavia ali estava uma grande obra. Ele tomou toda a glória para si.

Então passou novamente diante de mim a cena acima mencionada. Vi que a mulher era uma fiel discípula de Cristo; tinha fé que havia de ser curada. Ouvi-lhes as orações: Uma era indistinta, obscura, foi para baixo; a outra oração era misturada de luz ou de pontinhos que pareciam diamantes e ascendeu a Jesus e Ele a fez subir a Seu Pai qual suave incenso, e foi imediatamente mandado um raio de luz à aflita, e ela reviveu e fortaleceu-se sob sua influência. Disse o anjo: Deus ajuntará toda partícula de fé verdadeira, sincera; como diamantes serão elas reunidas em cima e trarão certamente uma retribuição ou resposta; e Deus separará o precioso do vil. Se bem que Ele suporte longamente o hipócrita e pecador, todavia este será examinado. Embora floresça com o honesto por um pouco como o loureiro verde, chegará todavia o tempo em que sua loucura será manifesta, e ele levado à confusão. Carta 2, 1851.

Quando a Restauração não Será o Melhor

Sabemos de ocasiões em que o Senhor pôs no coração de Seu povo um caso da humanidade enferma e pôs dentro deles um


ME2 - Pag. 348  

anseio da alma, e eles oraram mui fervorosamente pelo restabelecimento e julgaram ter direito a reclamar a promessa, e no entanto o doente morreu. O Senhor, que vê o fim desde o princípio, compreendeu que, usasse Ele Seu poder para curar, a vontade divina seria mal compreendida.

Por vezes a restauração não seria o melhor, quer para os amigos quer para a igreja, mas traria em resultado um impetuoso entusiasmo e fanatismo, levando alguns à conclusão de que o impulso é o fundamento de nossa fé. O único modo seguro é seguir a Palavra escrita. Depois de haverdes feito tudo que puderdes pelo doente, ponde o caso nas mãos do Senhor. Pode ser que a morte seja para glória Sua. O Senhor permite que morram alguns que arrastaram por meses e anos uma existência de enfermidade. Ele vê por bem dar o descanso a Seus aflitos. Manuscrito 67, 1899.

<< Capítulo Anterior Próximo Capítulo >>