Mensagens Escolhidas - Volume 2

CAPÍTULO 36

Provendo Para o Dia da Necessidade

ME2 - Pag. 329  

Aconselhada a Economia Sistemática

Toda semana deveis pôr de parte, em lugar seguro, cinco ou dez dólares que não sejam usados a não ser para caso de doença. Com economia, podereis pôr alguma coisa a juros. Com sábia administração, podeis poupar alguma coisa depois de pagar vossos débitos. Carta não copiada 49, 1884.

Conheci uma família que ganhava vinte dólares por semana e gastava cada centavo deles, ao passo que outra família com o mesmo número de pessoas, que não ganhava senão doze dólares por semana, punha de parte um ou dois dólares semanalmente, manobrando para isto mediante o abster-se de comprar coisas que pareciam necessárias mas que podiam ser dispensadas. Carta 156, 1901.

Preparando-se Para o Tempo de Renda Reduzida

Poderíeis haver tido hoje um capital para empregar em caso de emergência e para ajudar na causa de Deus, se houvésseis economizado como devíeis. Cada semana devia haver sido posta de lado uma porção de vossos vencimentos não sendo tocada de maneira alguma a menos que fosse por real necessidade, ou para devolver ao Doador em ofertas a Deus. ...

Os meios que haveis ganho não têm sido sábia e economicamente gastos de maneira a deixar uma margem, para o


ME2 - Pag. 330  

caso de adoecerdes e vossa família ficar privada dos meios que a sustentam. Vossa família deve ter alguma coisa em que se apoiar se acontecer de chegardes a situações precárias. Carta 5, 1877.

Um Jovem Aconselhado a Economizar

É certo que não economizastes em tudo, do contrário teríeis agora alguma coisa a mostrar em resultado da sábia economia louvável em todo rapaz. Deve ser uma regra para vós reservar cuidadosamente uma porção do ganho de cada semana e pôr de parte essa importância, que não deve ser tocada. ...

Diligência nos negócios, abstenção do prazer, mesmo privação - contanto que não afete a saúde, devem ser cuidadosamente mantidas por um jovem em vossas circunstâncias, e deveis ter uma pequena economia intata para o caso de virdes a adoecer, de modo que não dependais da caridade de outros. Tendes gasto desnecessariamente muitos meios que poderiam estar agora rendendo juros, e vós estardes fruindo algum lucro. ...

Poderíeis ter tido, mesmo de vossos poucos ganhos, uma reserva de meios para qualquer emergência. Ela poderia ter sido empregada num lote de terra que estaria aumentando de valor. Mas gastar um rapaz até o último dólar que ganha mostra grande falta de cálculo e de discernimento.

Uma vez que os mortais têm corpo e cabeça e coração a prover, devem ser feitas algumas provisões para o corpo a fim de manter no mundo posição conveniente. Não para satisfazer às normas do mundo - oh! não, verdadeiramente não; mas para exercer influência no mundo para o bem. Podem ser exercidos amor e simpatia, e a ternura da fraternidade comum. Carta 41, 1877.

<< Capítulo Anterior Próximo Capítulo >>