Mensagens Escolhidas - Volume 2

CAPÍTULO 24

Palavras aos Avançados em Anos

ME2 - Pag. 221  

Palavras aos Idosos

O Sol da Tarde - Suave e Produtivo

O verdadeiro ministro de Cristo deve fazer progresso contínuo. O sol vespertino de sua vida pode ser mais suave e produtivo do que o sol matutino. Pode continuar a aumentar em tamanho e brilho até desaparecer atrás das colinas ocidentais. Meus irmãos no ministério, é melhor, muito melhor, morrer de trabalho árduo em algum campo missionário, nacional ou estrangeiro, do que enferrujar na inatividade. Não desmaieis diante de dificuldades; não vos contenteis com vos entregardes a uma vida ociosa, sem estudar e sem progredir. Examinai diligentemente a Palavra de Deus, em busca de assuntos que instruam os ignorantes e alimentem o rebanho de Deus. Tornai-vos tão possuídos do assunto, que sejais capazes de tirar da casa do tesouro de Sua Palavra coisas novas e velhas.

Vossa experiência não deve contar dez, vinte ou trinta anos de idade, mas deveis ter uma experiência diária e viva, a fim de que estejais aptos a dar a cada qual sua porção de alimento a seu tempo. Olhai para a frente, não para trás. Nunca vos obrigueis a forçar a memória a fim de relatar alguma experiência do passado. Que significa isto hoje, para vós ou para os outros? Embora acaricieis tudo que há de bom em vossa experiência passada, precisais de uma experiência nova, mais


ME2 - Pag. 222  

brilhante, ao prosseguirdes. Não vos jacteis pelo que fizestes no passado, mas mostrai o de que sois capazes agora. Que vossas obras, e não vossas palavras vos louvem. Provai a promessa de Deus, de que "os que estão plantados na casa do Senhor florescerão nos átrios do nosso Deus. Na velhice ainda darão frutos, serão viçosos e florescentes, para anunciarem que o Senhor é reto. Ele é a minha rocha, e nEle não há injustiça". Sal. 92:13-15. Mantende jovem vosso coração e espírito, mediante exercício contínuo. Review and Herald, 6 de abril de 1886.

Não Há Desculpa Para Relaxar a Disciplina Própria

Tenho ouvido os que estão na fé há longos anos, dizerem que outrora suportavam provas e dificuldades, mas depois que as enfermidades da idade começaram a pressioná-los, sentiam-se grandemente aflitos quando postos sob disciplina. Que quer dizer isto? Quer dizer que Jesus deixou de ser vosso Salvador? Quer dizer que, quando sois idosos e encanecidos, tendes o direito de exibir paixões profanas? Pensai nisso. Deveis usar vossas faculdades de raciocínio nesta questão, como o fazeis em coisas temporais. Deveis negar-vos a vós mesmos, e fazer do serviço a Deus a primeira preocupação de vossa vida. Não deveis permitir que coisa alguma vos perturbe a paz. Não há necessidade disso; tem de haver crescimento constante, constante progresso na vida divina.

Cristo é a escada que Jacó viu, cuja base repousa na Terra, e cujo último degrau alcança o mais alto Céu; e degrau a degrau, deveis escalar essa escada até que chegueis ao reino eterno. Não existe desculpa alguma para nos tornarmos mais semelhantes a Satanás, mais semelhantes à natureza humana. Deus colocou perante nós a altura do privilégio de cristão, e isto para que "sejais corroborados com poder pelo Seu Espírito no homem interior; para que Cristo habite pela fé nos vossos corações; a fim de, estando arraigados e fundados em amor, poderdes perfeitamente compreender, com todos os santos, qual seja a largura, e o comprimento, e a altura, e a


ME2 - Pag. 223  

profundidade, e conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus". Efés. 3:16-19. Review and Herald, 1º de outubro de 1889.

Levantem-se e lhes Chamem Bem-Aventurados

Às duas horas da tarde falei a uma casa cheia [em Adam"s Center, Nova Iorque]... Tivemos prazer em encontrar-nos com os servos idosos de Deus, nessa ocasião. Desde o surgimento da mensagem do terceiro anjo conhecemos o Pastor [Frederico] Wheeler, que agora se aproxima dos oitenta anos de idade. Conhecemos os Pastores [H. H.] Wilcox e [Carlos O.] Taylor há quarenta anos. A idade está-se fazendo sentir nesses idosos porta-estandartes, assim como em mim. Se formos fiéis até ao fim, o Senhor nos dará uma imarcescível coroa de vida.

Os porta-estandartes idosos estão longe de ser inúteis e deverem ser postos à margem. Têm a desempenhar na obra um papel semelhante ao de João. Podem dizer: "O que era desde o princípio, o que vimos com os nossos olhos, o que temos contemplado, e as nossas mãos tocaram da Palavra da vida (porque a vida foi manifestada, e nós a vimos, e testificamos dela, e vos anunciamos a vida eterna, que estava com o Pai, e nos foi manifestada); o que vimos e ouvimos isso vos anunciamos, para que também tenhais comunhão conosco; e a nossa comunhão é com o Pai, e com Seu Filho Jesus Cristo. Estas coisas vos escrevemos, para que o vosso gozo se cumpra. E esta é a mensagem que dEle ouvimos, e vos anunciamos: que Deus é luz, e não há nEle treva nenhuma. Se dissermos que temos comunhão com Ele, e andarmos em trevas, mentimos, e não praticamos a verdade. Mas, se andarmos na luz, como Ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, Seu Filho, nos purifica de todo o pecado." I João 1:1-7.

Este era o espírito e a vida da mensagem que João apresentou a todos quando já idoso, aproximando-se dos cem anos de


ME2 - Pag. 224  

idade. Os porta-estandartes empunham firmes as suas bandeiras. Não afrouxam as mãos que empunham o pavilhão da verdade, até que deponham a armadura. Uma a uma as vozes dos velhos guerreiros silenciam. Vaga o seu lugar. Não os vemos mais, mas eles, mortos ainda falam, pois seguem-nos as suas obras. Tratemos com muita ternura os poucos peregrinos idosos que restam, tendo-os em alta estima, por amor de suas obras. Ao tornarem-se as suas faculdades gastas e debilitadas, é de valor o que dizem. Sejam entesouradas suas palavras, como testemunho precioso. Que os jovens e os novos obreiros não desprezem, ou em qualquer sentido mostrem indiferença para com os homens de cabelos brancos, mas se levantem e lhes chamem bem-aventurados. Devem considerar que eles mesmos entraram nos trabalhos desses homens. Desejaríamos que houvesse muito mais do amor de Cristo no coração de nossos crentes, por aqueles que foram os primeiros na proclamação da mensagem. Manuscrito 33, 1890.

Conselho aos que Envelheceram no Serviço

Conselho ao Pastor S. N. Haskell

Conquanto estejais ansioso por fazer tudo que podeis, lembrai-vos, Pastor Haskell, que é unicamente pela grande misericórdia e graça de Deus que fostes poupado estes muitos anos, para dar vosso testemunho. Não tomeis sobre vós cargas que outros, mais jovens, possam levar.

É vosso dever ser cuidadoso em vossos hábitos de vida. Deveis ser sábio no emprego de vossa força física, mental e espiritual. Nós, que passamos através de tantas e tão variadas experiências, devemos fazer tudo que nos é possível para preservar nossas forças, a fim de que possamos trabalhar pelo Senhor enquanto Ele nos permita ficar em nossa sorte para ajudar a promover a Sua causa.

A causa precisa do auxílio das velhas mãos, dos obreiros idosos, que tiveram muitos anos de experiência na causa de Deus, que viram muitos descambarem para o fanatismo, nutrindo o engano de teorias falsas, e resistindo a todos os esforços feitos para que a luz verdadeira resplandeça nas trevas,


ME2 - Pag. 225  

para revelar as superstições que estavam a insinuar-se para confundir o juízo e tornar de nenhum efeito a mensagem da verdade, que nestes últimos dias deve ser dada, em sua pureza, ao povo remanescente de Deus.

Muitos dos experimentados servos de Deus adormeceram em Jesus. Grandemente apreciamos o auxílio dos que vivem ainda hoje. Avaliamos o seu testemunho. Lede o primeiro capítulo de I João, e então louvai ao Senhor por isso que, não obstante vossas muitas enfermidades, podeis ainda testificar dEle. ...

Pastores Smith e Loughborough

Podemos facilmente contar os primeiros portadores de responsabilidades que ainda vivem [1902]. Pastor [Urias] Smith ligou-se a nós no princípio da obra publicadora. Trabalhou junto a meu marido. Esperamos ver sempre seu nome na Review and Herald, encabeçando a lista dos redatores, pois assim deve ser. Os que iniciaram a obra, que combateram bravamente quando a peleja era árdua, não devem agora perder sua firmeza. Devem ser honrados pelos que entraram para a obra depois de haverem sido suportadas as privações mais duras.

Tenho muita simpatia para com o Pastor Smith. Meu interesse vital na obra de publicações está ligado ao dele. Veio ele ter conosco quando jovem, possuindo talentos que o habilitavam para ocupar o lugar de redator. Como me alegro quando leio os seus artigos na Review - tão excelentes, tão repletos de verdade espiritual! Dou graças a Deus por eles. Sinto forte simpatia pelo Pastor Smith, e creio que seu nome deve sempre aparecer na Review, como redator principal. Assim Deus deseja. Quando, alguns anos atrás, seu nome foi colocado em segundo lugar, senti-me ferida. Quando de novo foi colocado em primeiro lugar, chorei, e disse: "Graças a Deus!" Oxalá fique sempre ali, como Deus deseja que continue, enquanto a mão direita do Pastor Smith puder empunhar uma pena. E quando faltar o poder de sua mão, que seus filhos escrevam, ditando-lhes ele.

Sou grata por poder ainda o Pastor [J. N.] Loughborough usar suas habilitações e dons na causa de Deus. Ele tem ficado fiel em meio de tempestades e provações. Com o Pastor


ME2 - Pag. 226  

Smith, meu esposo, irmão Butler, que se nos uniu mais tarde, e vós [S. N. Haskell], pode ele dizer: "O que era desde o princípio, ... o que vimos e ouvimos, isso vos anunciamos, para que também tenhais comunhão conosco; e a nossa comunhão é com o Pai, e com Seu Filho Jesus Cristo." I João 1:1-3.

Pastor Butler, Obreiro Muito Valioso

É com sentimentos de satisfação e gratidão a Deus que vemos o Pastor [G. I. Butler] de novo no serviço ativo. Seu cabelo grisalho testifica que ele sabe o que são aflições. Damos-lhe as boas-vindas de novo em nossas fileiras, e consideramo-lo um dos mais valiosos obreiros.

Queira o Senhor ajudar os irmãos que deram seu testemunho nos primeiros dias da mensagem, a fim de que sejam prudentes quanto à preservação de suas faculdades físicas, mentais e espirituais. Fui instruída pelo Senhor para dizer que Ele vos dotou da faculdade da razão, e Ele deseja que compreendais as leis que afetam a saúde do ser, e resolvais obedecer-lhes. Essas leis são leis divinas. Deus deseja que todo obreiro pioneiro ocupe o seu lugar, a fim de que possa fazer sua parte em salvar o povo de ser arrastado para a perdição, pela poderosa corrente do mal - da depravação física, mental e espiritual. Meus irmãos, Ele deseja que continueis revestidos da armadura até ao último final do conflito. Não sejais imprudentes; não vos excedais no trabalho. Observai períodos de repouso.

A igreja militante não é a igreja triunfante. O Senhor deseja que Seus provados servos, enquanto viverem, defendam a reforma da temperança. Desdobrai a bandeira da temperança. Ensinai o povo a praticar estrita temperança em todas as coisas, e serem campeões em favor da obediência às leis físicas. Ficai firmes em favor da verdade de Deus. Exaltai perante o povo a bandeira que traz a inscrição: "Aqui está a paciência dos santos; aqui estão os que guardam os mandamentos de Deus e a fé de Jesus." Apoc. 14:12. ...

Respeitar e Honrar os Pioneiros

Uns poucos dos velhos porta-estandartes vivem ainda. Estou intensamente desejosa de que nossos irmãos e irmãs


ME2 - Pag. 227  

respeitem e honrem esses pioneiros. Apresentamo-los perante vós como homens que sabem o que são provações. Sou instruída a dizer: Respeite todo crente os homens que desempenharam parte importante nos primeiros dias da mensagem, e que suportaram provas e dificuldades e muitas privações. Esses homens encaneceram no serviço. Não demorará, hão de receber sua recompensa. ...

O Senhor deseja que Seus servos, que encaneceram na defesa da verdade, continuem fiéis e verdadeiros, dando seu testemunho em favor da lei.

Os provados servos de Deus não devem ser colocados em lugares difíceis. Os que serviram ao Mestre quando a obra era árdua, os que suportaram pobreza e permaneceram fiéis no amor da verdade quando nossos membros eram pouco numerosos, devem sempre ser honrados e respeitados. Que os que vieram para a verdade em anos posteriores levem a sério essas palavras. Deus deseja que todos considerem este conselho. Carta 47, 1902.

Obreiros Idosos Devem Ser Professores e Conselheiros

Deus convida Seus servos idosos para atuarem como conselheiros, que ensinem aos jovens que fazer em casos de emergência. Os obreiros idosos devem dar, como fez João, um testemunho vivo de experiência verdadeira. E quando esses fiéis obreiros forem levados ao descanso, com as palavras: "Bem-aventurados os mortos que desde agora morrem no Senhor" (Apoc. 14:13), devem ser encontrados em nossas escolas homens e mulheres que possam tomar a bandeira e erguê-la em novos lugares.

Enquanto estão no campo os porta-estandartes idosos, que os que foram beneficiados pelos seus labores cuidem deles e os respeitem. Não os sobrecarregueis com encargos. Apreciai suas advertências, suas palavras de conselho. Tratai-os como pais e mães que suportaram o peso da obra. Os obreiros que no passado anteviram as, necessidades da causa fazem trabalho nobre quando, em vez de assumirem eles mesmos todos os encargos, os colocam sobre os ombros de homens e mulheres mais jovens, e os educam como Elias educou a Eliseu.

Davi ofereceu a Deus um tributo de gratidão pelos ensinos e guia divinos que recebera. "Ensinaste-me, ó Deus, desde a minha mocidade" (Sal. 71:17),


ME2 - Pag. 228  

declarou ele. Os que, na história da mensagem, suportaram os encargos e fadiga do dia, devem lembrar-se de que o mesmo Senhor que os ensinou desde sua juventude, convidando-os: "Tomai sobre vós o Meu jugo e aprendei de Mim" (Mat. 11:29), e concedendo-lhes a luz da verdade, está exatamente tão disposto a ensinar os jovens hoje como o estava outrora.

Aliviados de Encargos Difíceis

É prudente que os que têm suportado cargas pesadas vão à parte e repousem um pouco. Esses fiéis obreiros devem ser aliviados de todo encargo penoso. A obra que podem fazer como educadores deve ser apreciada. O Senhor mesmo cooperará com eles em seus esforços de ensinar a outros. Devem deixar a luta forte aos que são mais jovens; a obra futura deve ser feita por jovens fortes. A obra está sob controle do Autor e Consumador de nossa fé. Ele pode dar aptidão aos homens da oportunidade, e dá-la-á. Suscitará os que possam pelejar as Suas pelejas. Nunca deixa a Sua obra ao acaso. Esta é obra grandiosa e solene, e deve ir para a frente.

Não é vontade de Deus que os pais, em Sua causa, empreguem o restante de sua vitalidade em assumir encargos pesados. Que os jovens tomem sobre os ombros toda responsabilidade que puderem, e combatam varonilmente o bom combate da fé. O Senhor sabe melhor a quem escolher para fazer Sua obra, do que os mais sábios dos homens, por interessados que possam estar. É Deus que implanta Seu Espírito no coração dos jovens, levando-os a combater por Ele, em face de forças muito superiores. Assim inspirou Ele a Paulo de Tarso que, com todas as aptidões que lhe foram confiadas, combateu em favor da verdade revelada pelo Céu, contra apóstatas que o deveriam ter apoiado. Os servos de Deus terão de encontrar hoje as mesmas dificuldades encontradas por Paulo. Esta experiência tiveram alguns que estão agora erguendo a bandeira da verdade. Homens semelhantes é que podem colocar-se em defesa da verdade. Se continuarem a ser alunos, Deus pode usá-los para vindicar Sua lei.


ME2 - Pag. 229  

Jovens Devem Unir-se a Obreiros Experientes

Não pensem os obreiros idosos que tenham que arcar com todas as responsabilidades, todas as cargas. Novos campos de trabalho abrem-se constantemente diante de nós. Unam-se os jovens a obreiros experimentados, que compreendam as Escrituras, que por muito tempo tenham sido praticantes da Palavra, que introduziram a verdade na vida prática, confiando em Cristo dia a dia, que busquem ao Senhor como fez Daniel. Três vezes ao dia Daniel apresentava a Deus suas petições. Sabia ele que Alguém, poderoso em conselho, era a fonte de sabedoria e poder. A verdade como é em Jesus - a espada do Espírito, de dois gumes - era sua arma de combate.

Na palavra, em espírito, em princípio, os homens que puseram em Deus sua confiança, são um exemplo aos jovens ligados a eles. Esses fiéis servos de Deus devem unir-se a jovens, atraindo-os com cordas de amor, porque eles mesmos pelas cordas do amor de Cristo são a eles atraídos. Review and Herald, 20 de março, 1900.

Envelhecendo, mas Continuando a Testificar

Prezado Irmão [G. I.] Butler:

... Muito desejo que os velhos soldados, encanecidos no serviço do Mestre, continuem a apresentar seu testemunho incisivo, para que os mais novos na fé compreendam que as mensagens que o Senhor nos deu no passado são muito importantes neste período da história da Terra. Nossa experiência passada não perdeu um jota de sua força. Dou graças a Deus por todo jota e til da Palavra Sagrada. Eu não desejaria recuar das partes difíceis de nossa experiência.

Não deveis trabalhar além de vossas forças. Suponho que no futuro nossa experiência há de ser variada; mas penso que vós e eu, ao envelhecer no serviço de Cristo, cumprindo Sua vontade, estamos obtendo uma experiência do mais alto valor e mais intenso interesse.

Os juízos do Senhor estão na Terra. Temos de trabalhar com sincera fidelidade, pondo todo o nosso ser naquilo que fazemos para ajudar os outros a prosseguirem para a frente e


ME2 - Pag. 230  

para cima. Levemos a batalha até às portas. Estejamos sempre dispostos a falar palavras de animação aos indecisos e cansados. Só poderemos andar seguramente se andarmos com Cristo. Que coisa alguma vos desalente. Ajudai aqueles com quem entrais em contato a trabalhar com fidelidade.

Espero que futuramente eu possa encontrar-me convosco em algumas de nossas reuniões. Vós e eu fazemos parte dos mais idosos dos que vivem, que mantiveram a fé por muito tempo. Se não vivermos o bastante para ver o aparecimento de nosso Senhor, todavia, tendo feito a obra que nos foi designada, deporemos nossa armadura com santificada dignidade. Façamos o melhor que pudermos, e façamo-lo com fé e esperança. Meu coração está cheio de gratidão ao Senhor, por me haver por tanto tempo poupado a vida. Minha mão direita ainda pode discorrer sobre assuntos de verdades bíblicas sem tremer. Dizei a todos que a mão da irmã White ainda escreve palavras de instrução para o povo. Estou completando outro livro sobre história do Antigo Testamento.

Que o Senhor vos abençoe e guarde, com esperança e ânimo. Carta 130, 1910.

Trabalho Árduo Menos Constante

Prezado Irmão [S. N.] Haskell:

Insisto convosco a que não trabalheis acima daquilo que sois capaz de fazer. Devíeis ter menos trabalho constante e árduo, a fim de que possais manter-vos em condição repousada. Deveis fazer uma sesta durante o dia. Podereis então pensar mais de pronto, e vossos pensamentos serão mais claros e vossas palavras mais convincentes. E não deixeis de pôr todo o vosso ser em ligação com Deus. Aceitai o Espírito Santo para vossa iluminação espiritual, e sob sua guia prossegui em conhecer o Senhor. Ide para onde o Senhor vos dirigir, fazendo o que Ele ordenar. Esperai no Senhor, e Ele vos renovará as forças.

Mas não se requer de vós ou de mim estarmos num esforço contínuo. Devemos render continuamente o que Ele de nós requer, e Ele nos mostrará o Seu concerto. "O segredo do Senhor é para os que O temem." Sal. 25:14. Seremos instruídos mais profundamente no mistério de Deus o Pai e de Jesus


ME2 - Pag. 231  

Cristo. Teremos visões do Rei em Sua formosura, e ante nós se abrirá o restante que falta ao povo de Deus. Em breve entraremos na cidade cujo Artífice e Construtor é Deus - a cidade da qual por muito tempo temos falado. Carta 78, 1906.

Confiar em Deus

Prezada Irmã [S. N.] Haskell:

... Agora, que não podeis mais ser ativa, e vos sobrevêm enfermidades, tudo que Deus de vós requer é que nEle confieis. Confiai a guarda de vossa alma a Ele, como a um fiel Criador. Suas misericórdias são certas, eterno o Seu concerto. Feliz o homem cuja esperança está no Senhor seu Deus, que para sempre guarda a verdade. Que vosso espírito apreenda as promessas e a elas se apegue. Se não puderdes de pronto chamar à memória a rica certeza contida nas preciosas promessas, ouvi-as dos lábios de outros. Que plenitude, que amor e certeza se encontram nessas palavras dos lábios do próprio Deus, proclamando Seu amor, Sua piedade e interesse nos filhos aos Seus cuidados:

"Jeová, o Senhor, Deus misericordioso e piedoso, tardio em iras e grande em beneficência e verdade; que guarda a beneficência em milhares; que perdoa a iniqüidade, e a transgressão, e o pecado." Êxo. 34:6 e 7.

O Senhor é cheio de compaixão para com os Seus filhos sofredores. Que pecados serão grandes demais para que os perdoe? Ele é misericordioso, e como tal está infinitamente mais pronto a perdoar do que a condenar, e fá-lo com mais satisfação. Ele é gracioso, não buscando em nós o mal; conhece a nossa estrutura; Ele Se lembra que somos pó. Em Sua ilimitada compaixão e misericórdia, cura todos os nossos deslizes, amando-nos livremente quando éramos ainda pecadores, não retirando Sua luz, mas fazendo-a brilhar sobre nós, por amor de Cristo.

Não querereis, minha irmã, confiar sempre em Jesus que é vossa justiça? O amor de Deus é derramado em vosso coração pelo Espírito Santo, que vos é dado graciosamente. Sois um com Cristo. Ele vos dará graça para serdes paciente, Ele vos


ME2 - Pag. 232  

dará graça para serdes confiante, Ele vos dará graça para vencerdes o desassossego, ele vos aquecerá o coração com o Seu próprio suave Espírito, Ele reavivará vossa alma em sua fraqueza. Apenas alguns dias mais, para sermos como peregrinos e estrangeiros neste mundo, buscando uma pátria melhor, a celestial. Nosso lar está no Céu. Portanto, firmai vossa alma, confiantemente, em Deus. Sobre Ele depositai todos os vossos fardos.

Oh! quantas vezes foi vosso coração tocado pela formosura do semblante do Salvador, encantado com a amabilidade de Seu caráter, e enternecido com o pensamento dos Seus sofrimentos! Agora Ele quer que apoieis sobre Ele todo o vosso peso. Dar-vos-ei um capítulo para confortar-vos todo o tempo. "E dirás naquele dia: Graças Te dou, ó Senhor, porque, ainda que Te iraste contra mim, a Tua ira se retirou, e Tu me consolaste. Eis que Deus é a minha salvação; eu confiarei e não temerei, porque o Senhor Jeová é a minha força e o meu cântico, e Se tornou a minha salvação. E vós com alegria tirareis águas das fontes da salvação." Isa. 12:1-3. Carta 14b, 1891.

<< Capítulo Anterior Próximo Capítulo >>