Mensagens Escolhidas - Volume 3

CAPÍTULO 9

Definindo o Critério da Irmã White e a Palavra do Senhor

ME3 - Pag. 68  

A Opinião da Irmã White?

A Posição de que uma Parte é Humana e Outra Parte é Divina

Muitas vezes, em minha experiência, tenho sido obrigada a enfrentar a atitude de certa classe de pessoas que reconheciam que os testemunhos eram de Deus, mas adotavam a posição de que este e aquele assunto constituíam a opinião e o critério da irmã White. Isto convém aos que não gostam de repreensão e correção, e que, se suas idéias são contrariadas, têm ensejo de explicar a diferença entre o humano e o divino.

Se as opiniões preconcebidas ou as idéias particulares de alguns são contrariadas ao serem reprovadas pelos testemunhos, eles têm imediatamente a preocupação de esclarecer sua posição para discriminar entre os testemunhos, definindo o que é o critério humano da irmã White e o que é a palavra do Senhor. Tudo que apóia suas idéias acariciadas é divino, e os testemunhos para corrigir seus erros são humanos - as opiniões da irmã White. Eles invalidam o conselho de Deus por sua tradição. Manuscrito 16, 1889.

Rejeitando Virtualmente os Testemunhos

Tendes discorrido sobre as questões da maneira como as encarais, a saber,


ME3 - Pag. 69  

que as comunicações da irmã White não são todas do Senhor, mas uma parte é seu próprio pensamento, seu próprio critério, o qual não é melhor do que o critério e as idéias de qualquer outra pessoa. Este é um dos ganchos de Satanás para pendurar vossas dúvidas, a fim de enganar vossa alma e as almas de outros que ousarem traçar uma linha divisória nesta questão e dizer: Esta parte que me apraz é de Deus, mas aquela parte que indica e condena meu procedimento é exclusivamente da irmã White, e não traz o cunho sagrado. Desse modo rejeitastes virtualmente a totalidade das mensagens, que Deus, em Seu terno e compassivo amor, vos enviou para livrar-vos da ruína moral. ...

Há Alguém detrás de mim, e é o Senhor, o qual inspirou a mensagem que agora rejeitais, e desprezais e desonrais. Tentando a Deus, enervastes a vós mesmos, e o resultado tem sido confusão e cegueira mental. Carta 16, 1888.

"Isto não é Minha Opinião"

Depois que vos escrevi a longa carta que foi menosprezada pelo Pastor H. como meramente uma expressão de minha própria opinião, ao passo que na Reunião Geral da Califórnia do Sul, o Senhor removeu parcialmente a restrição, e escrevo o que estou escrevendo. Não ouso dizer mais agora, para não ir além do que o Espírito do Senhor me permitiu.

Quando chegou o Prof. I., fiz-lhe algumas perguntas penetrantes, mais para saber como ele encarava a condição das coisas, do que para obter informações. Percebi que chegara a crise. Se o Pastor H. e os que estavam unidos com ele houvessem permanecido na luz, teriam reconhecido a voz de advertência e repreensão; mas ele a chama de obra humana e a põe de lado. A obra que está realizando, ele desejará desfazer em breve. Está tecendo uma rede ao seu redor que não conseguirá romper com facilidade. Isto não é minha opinião.

Que voz reconhecereis como a voz de Deus? Que poder o Senhor tem em reserva para corrigir vossos erros e mostrar-vos o vosso procedimento tal como é? Que poder para operar na igreja? Por vossa própria conduta fechastes todas as vias de acesso pelas quais o Senhor queria alcançar-vos.


ME3 - Pag. 70  

Ressuscitará Ele alguém dentre os mortos para falar-vos? ...

Nos testemunhos enviados a Battle Creek, eu vos transmiti a luz que Deus me deu. Em nenhum caso apresentei meu próprio critério ou opinião. Tenho o suficiente para escrever do que me foi mostrado, sem recorrer a minhas próprias opiniões. Estais procedendo como os filhos de Israel procederam reiteradas vezes. Em vez de arrepender-vos diante de Deus, rejeitais Suas palavras, e atribuis todas as advertências e repreensões à mensageira enviada pelo Senhor. Testimony for the Battle Creek Church, págs. 50-58.

Permiti-me expressar o meu pensamento, e, contudo, não o meu pensamento, mas a palavra do Senhor. Carta 84, 1899. (Citado em Counsels to Writers and Editors, pág. 112.)

Satanás Ajudará os que Acham que Precisam Discriminar

Tenho minha obra para fazer: enfrentar os falsos conceitos dos que supõem estar em condições de dizer o que é um testemunho de Deus e o que é produção humana. Se aqueles que têm realizado essa obra continuarem nesse rumo, instrumentalidades satânicas farão a escolha por eles. ...

Os que têm ajudado as almas a sentirem-se livres para especificar o que é de Deus nos Testemunhos e o que são palavras não inspiradas da irmã White, verificarão que estavam auxiliando o diabo em sua obra de engano. Tende a bondade de ler o Testemunho nº 33, pág. 211 [Testemunhos Seletos, vol. 2, pág. 292]: "Como Receber a Repreensão." Carta 28, 1906.

Como Deus Pode Alcançá-los?

Que reserva de poder tem o Senhor para alcançar os que puseram de lado Suas advertências e reprovações, e acreditam que os testemunhos do Espírito de Deus não provêm de fonte mais elevada que a sabedoria humana? No juízo, que podeis vós, que isto fazeis, apresentar a Deus como desculpa por vos terdes desviado das evidências que Ele vos tem dado de que Deus estava na obra? Testemunhos Para Ministros, pág. 466.

<< Capítulo Anterior Próximo Capítulo >>