Mensagens Escolhidas - Volume 3

CAPÍTULO 53

Estudar os Testemunhos

ME3 - Pag. 358  

A Luz Condenará os que não Querem Estudar e Obedecer

Preciosa instrução tem sido dada a nosso povo nos livros que fui incumbida de escrever. Quantos lêem e estudam estes livros? A luz que Deus tem dado pode ser considerada com indiferença e descrença, mas essa luz condenará todos os que não resolveram aceitá-la e obedecer-lhe. Carta 258, 1907.

Ellen G. White Impelida a Recomendar o Estudo dos Testemunhos

Sou instruída a dizer às nossas igrejas: Estudai os Testemunhos. Eles são escritos para nossa admoestação e encorajamento, de nós outros sobre quem os fins dos séculos têm chegado. Se o povo de Deus não estudar estas mensagens que lhes são enviadas de quando em quando, são culpados de rejeitar a luz. Regra sobre regra, preceito sobre preceito, um pouco aqui, um pouco ali, Deus está enviando instruções a Seu povo. Atendei à instrução; segui a luz. O Senhor tem uma contenda com o Seu povo porque no passado eles não atenderam a Sua instrução e não seguiram Sua orientação.

Estive lendo o volume seis dos Testemunhos, e encontro neste pequeno livro instruções que nos ajudarão a enfrentar muitas questões desconcertantes. Quantos leram o artigo "Obra Evangelística" nesse volume? Recomendo que essas


ME3 - Pag. 359  

instruções, admoestações e advertências sejam lidas para o nosso povo nalguma ocasião em que estiverem reunidos. Por grande diferença, apenas uma pequena parte de nosso povo está de posse destes livros. Carta 292, 1907.

O Estudo Pessoal Responde a Perguntas

Recebemos muitas cartas de nossos irmãos e irmãs, pedindo conselho sobre uma grande variedade de assuntos. Se eles estudassem por si mesmos os Testemunhos publicados, encontrariam o esclarecimento de que necessitam. Instemos com o nosso povo para que estude estes livros e os divulguem. Que os seus ensinos fortaleçam nossa fé.

Estudemos a Palavra de Deus com mais diligência. A Bíblia é tão simples e clara que todos os que quiserem poderão compreender. Sejamos gratos ao Senhor por Sua preciosa Palavra e pelas mensagens de Seu Espírito que dão tanta luz. Sou instruída de que quanto mais estudarmos o Antigo e o Novo Testamento, tanto mais será inculcado em nossa mente o fato de que cada um deles mantém uma relação muito íntima com o outro, e tanto maior será a evidência que teremos de sua inspiração divina. Veremos claramente que eles têm um só Autor. O estudo destes preciosos volumes nos ensinará como formar um caráter que revele os atributos de Cristo. Manuscrito 81, 1908.

É Preciso Ler os Testemunhos

Às vezes fico muito triste quando penso no uso que é feito dos Testemunhos. Homens e mulheres relatam tudo que lhes vem ao pensamento ou que ouvem como um testemunho da irmã White, quando a irmã White nunca ouviu falar de semelhante coisa. ...

A única segurança para qualquer de nós é firmar os pés na Palavra de Deus e estudar as Escrituras, fazendo da Palavra de Deus nossa constante meditação. Dizei às pessoas que não aceitem as palavras de homens a respeito dos Testemunhos, mas leiam-nos e os estudem por si mesmos, e saberão então que se acham em harmonia com a verdade. A Palavra de Deus é a verdade. Carta 132, 1900.


ME3 - Pag. 360  

Os Testemunhos, Nossa Proteção

Instei com os nossos irmãos para que se familiarizassem com os ensinos que estão nos Testemunhos. Deus nos deu uma luz que não podemos desprezar ou tratar com indiferença ou desdém. Ele tem permitido que a luz incida sobre nós em repreensões e advertências, para que, se quisermos, possamos apossar-nos dela e livrar-nos dos perigos que cercam o nosso caminho. Quando surgem tentações, podemos ser cautelosos e discerni-las porque o Senhor no-las indicou, para que não sejamos enganados. Manuscrito 23, 1889.

A humildade que produz fruto, inundando a alma com o senso do amor de Deus, falará por aquele que a acalentou, no grande dia em que os homens serão recompensados de acordo com as suas obras. Feliz aquele do qual se dirá: "O Espírito de Deus nunca moveu inutilmente a alma deste homem. Ele se dirigiu para a frente e para cima, de força em força. O próprio eu não se entreteceu em sua vida.

"Toda mensagem de correção, advertência e conselho foi recebida por ele como uma bênção de Deus. Assim foi preparado o caminho para que recebesse ainda maiores bênçãos, pois Deus não lhe falou em vão. Cada passo ascendente na escada do progresso preparou-o para subir mais ainda. Do alto da escada, os brilhantes raios da glória de Deus incidiam sobre ele. Não pensou em descansar, mas procurou constantemente alcançar a sabedoria e a justiça de Cristo. Sempre prosseguiu para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus."

Todo aquele que é salvo precisa ter essa experiência. No dia do juízo, não será defendido o procedimento do homem que reteve a fraqueza e imperfeição da humanidade. Para ele não haverá lugar no Céu. Ele não pôde desfrutar a perfeição dos santos na luz. Quem não tem suficiente fé em Cristo para crer que Ele pode livrá-lo de pecar, não tem a fé que lhe dará entrada no reino de Deus. Manuscrito 161, 1897.


ME3 - Pag. 362  

X. Enfrentando Fanatismos

A Igreja de Deus muitas vezes foi ameaçada por fanatismos e extremos de uma espécie ou outra. Sucedeu assim nos tempos da Reforma e tem sido assim nos dias da Igreja remanescente. A seção "Fanatismos e Ensinos Enganosos", em Mensagens Escolhidas, vol. 2, contém uma porção de advertências oportunas sobre problemas dessa natureza. Dois assuntos não foram, porém, salientados de modo especial nessa seção: o falso dom de falar em línguas e o endemoninhamento e a expulsão de demônios.

Em 1908, o Sr. e a Sra. Ralph Mackin visitaram Ellen White. Com os conselhos que ela deu nessa ocasião e nos dias que se seguiram, estes dois assuntos se tornaram bastante proeminentes. O relatório da entrevista e as cartas de conselho escritas depois que Ellen White recebeu instruções sobre estes assuntos em visão foram publicados na Review and Herald de 10, 17 e 24 de agosto de 1972. As partes principais são incluídas aqui para tornar o relato disponível em forma de livro. (Depositários do Patrimônio Literário White.)

<< Capítulo Anterior Próximo Capítulo >>