Mensagens Escolhidas - Volume 3

CAPÍTULO 37

Os Adventistas do Sétimo Dia e as Ações Judiciais

ME3 - Pag. 299  

Expondo as Dificuldades da Igreja aos Descrentes

Quando surgem problemas na igreja, não devemos buscar o auxílio de advogados que não pertençam a nossa fé. Deus não deseja que revelemos as dificuldades da igreja aos que não O temem. Ele não quer que dependamos da ajuda dos que não obedecem aos Seus requisitos. Os que confiam em tais conselheiros demonstram não ter fé em Deus. O Senhor é grandemente desonrado por sua falta de fé, e o seu procedimento ocasiona grande dano para eles mesmos. Ao apelar para descrentes a fim de resolver dificuldades na igreja eles mordem e devoram uns aos outros, para serem "mutuamente destruídos". Gál. 5:15.

Esses homens rejeitam o conselho que Deus tem dado e fazem as próprias coisas que Ele recomendou que não fizessem. Mostram que escolheram o mundo como seu juiz, e no Céu os seus nomes são registrados junto com os descrentes. Cristo é crucificado novamente e exposto à ignomínia. Saibam esses homens que Deus não ouve suas orações. Eles insultam Seu santo nome, e Ele os entregará aos golpes de Satanás até que vejam sua insensatez e busquem o Senhor pela confissão de seu pecado.

Questões relacionadas com a igreja devem ser mantidas


ME3 - Pag. 300  

dentro de seus próprios limites. Se um cristão é vituperado, ele deve suportá-lo pacientemente; se é defraudado, não deve apelar para os tribunais de justiça. Sofra antes a perda e a injustiça.

Deus lidará com o indigno membro de igreja que lesa seu irmão ou a Causa de Deus; o cristão não precisa lutar por seus direitos. Deus lidará com aquele que viola esses direitos. "A Mim Me pertence a vingança; Eu é que retribuirei, diz o Senhor." Rom. 12:19. É mantido um relato de todas essas questões, e para todos o Senhor declara que Ele fará a vingança. Trará a juízo todas as obras.

Conselheiros Inseguros

Os interesses da Causa de Deus não devem ser confiados a homens que não têm ligação com o Céu. Os que são desleais a Deus não podem ser conselheiros seguros. Eles não possuem aquela sabedoria que provém do alto. Não se pode confiar neles para sentenciarem sobre questões relacionadas com a Causa de Deus, questões essas das quais dependem tão grandes resultados. Se nós seguirmos o seu critério, certamente seremos conduzidos a situações muito difíceis e atrasaremos a obra de Deus.

Os que não estão ligados com Deus estão ligados com o inimigo de Deus, e embora sejam sinceros no conselho que dão, eles mesmos são cegos e enganados. Satanás põe sugestões na mente e palavras na boca que são inteiramente contrárias à mente e à vontade de Deus. Assim ele age por meio deles para induzir-nos a falsas veredas. Se puder, ele nos desencaminhará, enredará e arruinará.

Antigamente era um grande pecado para o povo de Deus entregar-se ao inimigo, revelando diante deles sua perplexidade ou sua prosperidade. Sob a economia antiga era um pecado oferecer sacrifício sobre o altar errado. Era um pecado oferecer incenso aceso pelo fogo errado.

Corremos o perigo de misturar o sagrado e o comum. O fogo sagrado de Deus deve ser usado em nossos esforços. O verdadeiro altar é Cristo; o verdadeiro fogo é o Espírito Santo.


ME3 - Pag. 301  

Isso é nossa inspiração. É somente quando o Espírito Santo dirige e guia um homem que ele constitui um conselheiro seguro. Se nos desviarmos de Deus e de Seus escolhidos para inquirir em altares estranhos, seremos retribuídos de acordo com as nossas obras.

Manifestemos perfeita confiança em nosso Dirigente. Busquemos sabedoria da Fonte da sabedoria. Em toda situação desconcertante ou probante, esteja o povo de Deus de acordo no tocante àquilo que desejam, e unam-se então em fazer oração a Deus e perseverem em pedir a ajuda de que necessitam. Devemos reconhecer a Deus em todas as nossas deliberações, e quando Lhe pedimos alguma coisa, devemos crer que recebemos as próprias bênçãos solicitadas. Manuscrito 112.

Conselho a um Crente que Ameaçava Instaurar Processos Judiciais

Quando você se empenhou naquela ação judicial contra R., eu disse que se S. foi tão longe que entrou nesse negócio, isso será uma mancha em sua vida. Estou triste por causa de sua atitude neste caso; sei que isso não é correto, e que de maneira alguma abrandará a situação para você. É apenas uma manifestação daquela sabedoria que não provém do alto.

Informaram-me que você tencionava instaurar um processo contra mim, alegando que foi prejudicado pelos testemunhos dados em seu caso. Recebi uma carta com ameaças de que se eu não reconhecesse tê-lo prejudicado, o processo seria iniciado. Pois bem, quase não pude acreditar que você penetrara tão decididamente no terreno do inimigo, conhecendo tão bem a obra de minha vida.

Tudo que lhe escrevi, toda palavra a respeito, era verdade. Não tenho retratações para fazer. Só fiz aquilo que sei que é o meu dever. Meu único motivo ao publicar o assunto era a esperança de salvá-lo. Não tive outro pensamento senão sincera piedade e amor por sua alma. Você mesmo sabe que tenho grande interesse por sua alma. ...

Se alguém procurar estorvar-me nesta obra, apelando para


ME3 - Pag. 302  

a lei, não tirarei coisa alguma dos testemunhos dados. A obra em que estou empenhada não é minha. É a obra de Deus, que Ele me deu para fazer. Não acreditei que você faria algo tão terrível como erguer sua mão finita contra o Deus do Céu. Se alguém chegar a fazer isso, oxalá esse alguém não seja você. ...

Desejo dizer-lhe: Não tire dinheiro de alguém devido a palavras proferidas contra você ou os seus. Você prejudica a si mesmo ao fazer isso. Se estamos olhando para Jesus, o Autor e Consumador de nossa fé, seremos capazes de orar: "Senhor, perdoa as nossas transgressões, assim como temos perdoado aos que nos ofendem." Jesus não apelava para a lei como desagravo quando era acusado injustamente. Quando era insultado, Ele não retribuía com outro insulto; quando era ameaçado, Ele não revidava. Carta 38, 1891.

Exatamente o que Deus Disse Para não Fazer

Escrevi muita coisa a respeito de os cristãos que crêem na verdade colocarem seus casos em tribunais de justiça para obter desagravo. Ao fazer isso, eles estão mordendo e devorando uns aos outros, em todo sentido da palavra, para serem "mutuamente destruídos". Rejeitam o conselho inspirado que Deus tem dado, e, apesar da mensagem dada por Ele, fazem aquilo mesmo que Ele disse que não deviam fazer. Tais homens também podem parar de orar a Deus, pois Ele não ouvirá suas orações. Insultam a Jeová, e Ele deixará que se tornem súditos de Satanás até que vejam sua loucura e busquem o Senhor pela confissão dos seus pecados. ...

O que Revelam as Apelações Para os Tribunais

O mundo e os membros de igreja não convertidos estão de acordo. Alguns, quando Deus os repreende por quererem seguir sua própria vontade, tornam o mundo seu confidente e submetem questões da Igreja à sua decisão. Então há colisão e luta, e Cristo é crucificado novamente e exposto à desonra. Os membros de igreja que apelam para os tribunais do mundo demonstram ter escolhido o mundo como seu juiz, e seus nomes são registrados no


ME3 - Pag. 303  

Céu com os dos descrentes. Com que avidez o mundo se apodera das declarações dos que traem depósitos sagrados!

Esse ato de apelar para tribunais humanos, nunca dantes empreendido por adventistas do sétimo dia, agora está sendo realizado. Deus permitiu isso para que vós, que tendes sido enganados, possais compreender qual é o poder que está controlando aqueles aos quais foram confiadas grandes responsabilidades. Onde se encontram as sentinelas de Deus? Onde estão os homens que se colocarão ombro a ombro, coração a coração, com a verdade, com a verdade presente para este tempo, de posse do coração? Manuscrito 64, 1898.

Os Santos Julgarão o Mundo

Os santos julgarão o mundo. Devem depender, então, do mundo e dos advogados do mundo para resolver suas dificuldades? Deus não quer que apresentem seus problemas para decisão pelos súditos do inimigo. Tenhamos confiança uns nos outros. Manuscrito 71, 1903.

Advogados e Laodiceanos

Apoiar-se no braço da lei é uma desonra para os cristãos; no entanto, este mal está sendo introduzido e acalentado entre o povo escolhido do Senhor. Princípios mundanos têm sido apresentados furtivamente, até que na prática muitos de nossos obreiros estão se tornando como os laodiceanos - indiferentes, porque é colocada tanta confiança em advogados e em documentos e acordos legais. Tal estado de coisas é abominável a Deus. Manuscrito 128, 1903.

Uma Ação Judicial Contra a Casa Publicadora

"Aventura-se algum de vós, tendo questão contra outro, a submetê-la a juízo perante os injustos e não perante os santos? Ou não sabeis que os santos hão de julgar o mundo? Ora, se o mundo deverá ser julgado por vós, sois acaso indignos de julgar as coisas mínimas? Não sabeis que havemos de julgar os próprios anjos? Quanto mais as coisas desta vida! Entretanto, vós quando tendes a julgar


ME3 - Pag. 304  

negócios terrenos, constituis um tribunal daqueles que não têm nenhuma aceitação na igreja! Para vergonha vo-lo digo. Não há, porventura, nem ao menos um sábio entre vós, que possa julgar no meio da irmandade? Mas irá um irmão a juízo contra outro irmão, e isto perante incrédulos? O só existir entre vós demandas já é completa derrota para vós outros. Por que não sofreis antes a injustiça? Por que não sofreis antes o dano? Mas vós mesmos fazeis a injustiça e fazeis o dano, e isto aos próprios irmãos. Ou não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus?" I Cor. 6:1-9. Quando os membros da igreja têm este conhecimento, sua prática será de tal índole que recomende sua fé. Por uma vida bem ordenada e pela sã conversação eles revelarão a Cristo. Não haverá processos judiciais entre vizinhos ou irmãos.

Solicito-vos no nome de Cristo que retireis o processo que iniciastes e nunca mais apresenteis um outro ao tribunal. Deus vos proíbe desonrar o Seu nome dessa maneira. Tendes tido grande luz e muitas oportunidades, e não podeis unir-vos com pessoas mundanas e seguir seus métodos. Lembrai-vos de que o Senhor vos tratará de acordo com a posição que tomardes nesta vida. ...

Digo-vos solenemente que se tomardes a medida que pretendeis tomar, jamais vos recuperareis do seu resultado. Se expuserdes ao mundo as injustiças que imaginais terem sido causadas por vossos irmãos, haverá algumas coisas que terão de ser ditas quanto ao outro lado. Tenho de fazer-vos uma advertência.

Quanto ao caso dos que partilharam convosco de grandes responsabilidades na Review and Herald e que se tornaram inimigos da obra, não desejareis ouvir a sentença que será proferida sobre eles quando se assentar o tribunal e se abrirem os livros, e toda pessoa for julgada de acordo com aquilo que está escrito nos livros. Quero livrar-vos de seguir uma atitude que vos ligaria aos que se ligaram com os anjos caídos, para causar todo o dano que puderem aos que amam a Deus, e que,


ME3 - Pag. 305  

sob grande dificuldade, estão procurando proclamar a verdade presente ao mundo.

A Casa Publicadora não Está Isenta de Culpa

Aqueles contra os quais apresentais vossas acusações sabem que eu não aprovei a maneira como lidaram convosco, e que os repreendi pelo modo insensível como lidaram com o vosso caso. Há os que não agiram honrosamente. Não procederam como gostariam que procedessem com eles. Devido a isso, porém, devíeis, em face das advertências dadas, agir tão manifestamente ao contrário das advertências dadas? Solicito-vos que não vos excluais da confiança de vossos irmãos e de tomar parte na obra de publicações.

Prefiriria participar de vossa perda, a fazer com que levásseis a questão avante, para dano de vossa alma, dando a Satanás a oportunidade de apresentar o vosso caso aos descrentes sob um aspecto muito ridículo e de mostrar a obra de publicações sob um aspecto desabonador. ...

A Causa de Deus é Prejudicada

Tirai esse caso das mãos dos advogados. É-me terrível pensar que ireis diretamente em oposição à clara Palavra de Deus, expondo ao mundo vossa cruel obra contra o povo de Deus que guarda os mandamentos. Se essa medida de vossa parte influísse apenas contra os que vos causaram injustiça, o dano não seria de tão grande projeção; não podeis ver, porém, que ele despertará preconceito contra o povo de Deus como um corpo? Assim magoareis e ferireis a Cristo na pessoa de Seus santos, fazendo com que Satanás exulte porque por vosso intermédio ele conseguiu batalhar contra o povo de Deus e contra Suas instituições, causando-lhes grande dano. Carta 301, 1905.

<< Capítulo Anterior Próximo Capítulo >>