Mensagens Escolhidas - Volume 3

CAPÍTULO 20

Princípios da Maneira Como Foram Expostos por Ellen G. White no Começo de seu Ministério

ME3 - Pag. 145  

Princípios Expostos por Ellen G. White no Começo de seu Ministério

Desviar o Olhar do Próprio Eu e Olhar Para Jesus - 1850

Disse o anjo: "Tende fé em Deus." Vi que alguns se esforçavam demais para crer. A fé é tão simples; vós olhais acima dela. Satanás procurou enganar alguns dos filhos sinceros, fazendo com que olhassem para o próprio eu e encontrassem merecimento aí. Vi que eles precisam desviar o olhar do próprio eu e olhar para os méritos de Jesus, apegando-se, exatamente tão dependentes e indignos como são, a Sua misericórdia e auferindo dEle, pela fé, força e nutrição. Carta 8, 1850.

Confiar Unicamente nos Méritos de Jesus - 1862

Todo membro da família deve ter em mente que todos têm de fazer tanto quanto lhes for possível para resistir a nosso astuto inimigo, e com fervente oração e inabalável fé, cada um deve apoiar-se nos méritos do sangue de Cristo, e clamar-Lhe o poder salvador.

Os poderes das trevas se adensam em torno da alma e excluem Jesus ao nosso olhar, e por vezes só nos é possível, em espanto e aflição, esperar até que as nuvens passem. Esses períodos às vezes são terríveis. A esperança parece falhar, e de nós se apodera o desespero. Nessas horas tremendas, precisamos aprender a confiar, a depender unicamente dos méritos da expiação, e em toda a nossa impotente indignidade, lançar-nos sobre os méritos do Salvador crucificado e ressurgido. Nunca pereceremos enquanto assim fizermos - nunca!" Testimonies, vol. 1, págs. 309 e 310.


ME3 - Pag. 146  

A Verdade Deve Santificar a Vida - 1869

O irmão e a irmã P. têm uma obra para fazer no sentido de pôr em ordem sua própria casa e coração. ... [O irmão P.] não tem percebido e sentido a necessidade de que o Espírito de Deus no coração influencie a vida, as palavras e os atos. Ele tem feito de sua experiência religiosa, em grande parte, uma formalidade.

Tem visto e reconhecido a teoria da verdade, mas não se inteirou da obra especial da santificação pela verdade. Tem aparecido o próprio eu. Se numa reunião era proferida alguma coisa que não se coadunava com o seu critério, ele censurava, não com amor e humildade, mas asperamente, com severas palavras contundentes. Essa linguagem rude não é própria para ser usada por um cristão, especialmente por aquele que necessita pessoalmente de muito mais experiência e que tem numerosos erros para serem corrigidos. Manuscrito 2, 1869.

O Fruto Produzido Pela Verdadeira Santificação - 1874

Tendes defendido conceitos de santificação e santidade que não têm sido da genuína índole que produz fruto da devida qualidade. A santificação não é uma obra exterior. Não consiste em orar e exortar nas reuniões, mas se apodera da própria vida e modela as palavras e ações, transformando o caráter. ...

Parece haver importantes posições que precisam ser ocupadas por homens que realmente sejam santificados, tendo o espírito do Mestre. E há a mais evidente necessidade de dominar o próprio eu, para que seu trabalho e esforços não sejam prejudicados pelos defeitos em seu caráter. Manuscrito 6, 1874.

Caráter Aperfeiçoado por Enoque e Elias - 1874

Alguns, em toda geração desde Adão, resistiram a todos os seus artifícios e se destacaram como nobres representantes daquilo que o homem podia ser e fazer - Cristo cooperando com os esforços humanos, ajudando o homem a vencer o poder de Satanás. Enoque e Elias constituem os corretos representantes do que a raça humana poderia ser pela fé em Jesus Cristo, se


ME3 - Pag. 147  

resolvessem sê-lo. Satanás ficou muito perturbado porque esses nobres e santos homens permaneceram impolutos entre a poluição moral que os rodeava, aperfeiçoaram caráter íntegro e foram considerados dignos para a trasladação ao Céu. Visto que eles se destacaram pela força moral em nobre retidão, vencendo as tentações de Satanás, este não pôde colocá-los sob o domínio da morte. Ele exultou por haver conseguido vencer a Moisés com suas tentações, prejudicar-lhe o ilustre caráter e induzi-lo ao pecado de atribuir a glória a si mesmo diante do povo que pertencia a Deus. Review and Herald, 3 de março de 1874.

Fé e Obras na Salvação - 1878

Todas as vossas boas obras não podem salvar-vos; no entanto, é impossível que sejais salvos sem boas obras. Todo sacrifício feito para Cristo será para vosso proveito eterno. Review and Herald, 21 de março de 1878.

A Confiança em Cristo é Essencial - 1879

Cristo tem sido amado por você, embora sua fé às vezes tenha sido débil e suas perspectivas, confusas. Mas Jesus é seu Salvador. Ele não o salva porque você é perfeito, mas porque necessita dEle, e, em sua imperfeição, tem confiado nEle. Jesus o ama, meu querido filho. Você pode cantar: "Ainda podemos habitar em segurança sob o abrigo do Teu trono; a proteção dos Teus braços é suficiente, e nossa defesa é infalível." Carta 46, 1879.

Obras de Justiça Pesadas no Juízo - 1881

Os pastores dizem às vezes ao povo que eles nada precisam fazer senão crer; que Jesus fez tudo, e que suas próprias obras não são nada. Mas a Palavra de Deus afirma claramente que no Juízo tudo será pesado acuradamente, e as decisões se basearão nas provas apresentadas.

Um homem torna-se governador sobre dez cidades, outro sobre cinco, e outro sobre duas, recebendo cada qual exatamente em proporção com o aumento dos talentos confiados aos seus cuidados. Nossos esforços em obras de justiça, em nosso próprio benefício e pela salvação de almas, terão decisiva influência sobre nossa recompensa. Review and Herald, 25 de outubro de 1881.


ME3 - Pag. 148  

A Única Esperança de Ellen White Estava em Cristo - 1881

Em minha perda recente, tive de perto uma visão da eternidade. Fui levada, por assim dizer, diante do grande trono branco, e vi minha vida como aparecerá ali. Não encontro nada de que possa jactar-me, nenhum mérito que possa reivindicar.

"Indigna, indigna do menor de Teus favores, ó meu Deus", é o meu clamor. Minha única esperança está no Salvador crucificado e ressuscitado. Reivindico os méritos do sangue de Cristo. Jesus salvará totalmente todos os que depositam sua confiança nEle. Review and Herald, 1º de novembro de 1881.

Esforçar-se por Alcançar Perfeição de Caráter - 1882

Jamais poderemos ver nosso Senhor em paz se nossa alma não for pura. Precisamos possuir a perfeita imagem de Cristo. Todo pensamento tem de ser colocado em sujeição à vontade de Cristo. Segundo foi expresso pelo grande apóstolo, precisamos chegar "à medida da estatura da plenitude de Cristo". Jamais atingiremos essa condição sem diligente esforço. Devemos batalhar diariamente contra o mal exterior e o pecado interior, se quisermos alcançar a perfeição do caráter cristão. Review and Herald, 30 de maio de 1882.

Elementos Básicos Apresentados na Sessão da Associação Geral de 1883

Na sessão da Associação Geral realizada em 1883, em Battle Creek, Michigan, Ellen White dirigiu a palavra aos pastores em treze reuniões matinais consecutivas e falou à assembléia no sábado final. No ano seguinte a Review and Herald publicou toda a série. Em quatro dessas palestras ela expôs os princípios da justiça pela fé, da maneira como são apresentados nos trechos que seguem. Uma outra palestra fundamental: "Cristo, Justiça Nossa", adaptada a essas reuniões, foi publicada primeiro em Gospel Workers, edição de 1893, págs. 411-415, e reimpressa em Mensagens Escolhidas, vol. 1, págs. 350-354, e Fé e Obras, págs. 31-34.

9 de Novembro de 1883 - "Olhai Para Jesus"

Esta manhã houve um espírito de fervorosa intercessão para que o Senhor Se revelasse entre nós com poder. Meu coração ficou especialmente empolgado em oração, e o Senhor nos ouviu e abençoou. Foram dados testemunhos por muitos que estavam desalentados, os quais achavam que suas imperfeições eram tão grandes que o Senhor não podia usá-los em Sua


ME3 - Pag. 149  

Causa. Esta era a linguagem da descrença.

Procurei chamar a atenção dessas queridas almas para Jesus, o qual é nosso refúgio, socorro bem presente em todo momento de necessidade. Ele não nos abandona por causa de nossos pecados. Pode ser que cometamos erros e entristeçamos Seu Espírito, mas quando nos arrependemos e nos achegamos a Ele com o coração contrito, Ele não nos mandará embora. ...

10 de Novembro de 1883 - "Vinde Como Estais"

Tenho ouvido testemunhos como este: "Não possuo a luz que desejo; não tenho a certeza do favor de Deus." Tais testemunhos só expressam descrença e trevas.

Estais esperando que vosso mérito vos recomende ao favor de Deus e que precisais estar livres de pecado antes de confiar em Seu poder para salvar? Se for essa a luta travada em vossa mente, receio que não obtenhais força, e que acabeis ficando desanimados. Assim como a serpente de bronze foi levantada no deserto, Cristo também foi levantado para atrair todos os homens a Si mesmo. Todos os que olhavam para aquela serpente, o meio provido por Deus, foram curados. Assim, em nossa pecaminosidade, em nossa grande necessidade, devemos "olhar e viver".

Embora reconheçamos nossa condição desesperadora sem Cristo, não precisamos ficar desalentados; devemos confiar nos méritos do Salvador crucificado e ressurreto. Pobre alma enferma do pecado, e desalentada, olhe, e viva. Jesus empenhou Sua palavra; Ele salvará todos os que forem ter com Ele. Venhamos, portanto, confessando nossos pecados e produzindo frutos dignos do arrependimento.

Jesus é nosso Salvador hoje. Está intercedendo por nós no lugar santíssimo do santuário celestial, e perdoará nossos pecados. Faz toda a diferença no mundo para nós espiritualmente se nos apoiamos em Deus, sem nenhuma dúvida, como sobre um firme fundamento, ou se procuramos encontrar alguma justiça em nós mesmos antes de ir ter com Ele. Desviai o olhar do próprio eu e olhai para o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. É pecado duvidar. A menor descrença, se for acalentada no coração, envolve a alma em culpa e ocasiona grande escuridão e desalento. ...


ME3 - Pag. 150  

Alguns parecem sentir que precisam estar sob observação e provar ao Senhor que se emendaram, antes de poder reivindicar Sua bênção. Mas, essas preciosas almas podem reivindicar a bênção de Deus agora mesmo. Precisam ter Sua graça, o espírito de Cristo para ajudá-los em suas debilidades, do contrário não poderão formar caráter cristão. Jesus gosta que vamos ter com Ele assim como estamos - pecaminosos, desamparados, dependentes. Afirmamos ser filhos da luz, não da noite nem das trevas; qual é o direito que temos de ser descrentes? Review and Herald, 22 de abril de 1884.

14 de Novembro de 1883 - "Religião Verdadeira Significa Conformidade com a Vontade de Deus"

Alguns estão sempre olhando para si mesmos, em vez de olhar para Jesus; mas, irmãos, precisais estar revestidos da justiça de Cristo. Se confiais em vossa própria justiça, realmente sois fracos; pois estais expostos aos dardos de Satanás, e depois dos privilégios que agora estais desfrutando, tereis de encontrar severos conflitos. Sois demasiado frios. A obra é prejudicada por vossa falta daquele amor que ardia no coração de Jesus. Tendes mui pouca fé. Esperais pouco, e, como resultado, recebeis pouco; e vos contentais com bem pequeno êxito. Correis o perigo de enganar-vos a vós mesmos, e de ficar satisfeitos com uma forma de piedade. Isso nunca surtirá efeito.

Deveis ter viva fé em vosso coração; a verdade tem de ser pregada com poder do alto. Só podeis alcançar o povo quando Jesus opera por meio de vossos esforços. A Fonte está aberta; podemos ser revigorados e, por nossa vez, revigorar a outros. Se vossa própria alma fosse vivificada pelas solenes e significativas verdades que pregais, desapareceriam a insensibilidade, a desatenção e a indolência, e outros sentiriam a influência de vosso zelo e fervor.

Religião verdadeira não é senão conformidade com a vontade de Deus, e obediência a tudo aquilo que Ele ordenou; e, em compensação, nos dá vida espiritual, nos imputa a justiça de Cristo e promove o salutar e ditoso exercício das melhores faculdades da mente e do coração. Riquezas infinitas, a glória e a bem-aventurança


ME3 - Pag. 151  

da vida eterna nos são outorgadas sob condições tão simples que põem o inestimável dom ao alcance dos mais pobres e pecaminosos. Só temos de obedecer e crer. E os Seus mandamentos não são penosos; a obediência aos Seus requisitos é essencial a nossa felicidade mesmo nesta vida. Review and Herald, 27 de maio de 1884.

19 de Novembro de 1883 - "Olhai Para Ele, e Vivei"

Quantos estão fazendo do ato de andar no caminho estreito da santidade um árduo esforço. Para muitos, a paz e o descanso desse bendito caminho não parecem estar mais perto hoje do que anos atrás. Eles olham ao longe para aquilo que está perto; tornam complicado o que Jesus tornou bem simples. Ele é "o Caminho, e a Verdade, e a Vida". O plano da salvação é claramente revelado na Palavra de Deus; mas a sabedoria do mundo tem sido buscada em excesso, e a sabedoria da justiça de Cristo, muito pouco. E as almas que poderiam ter descansado no amor de Jesus, têm duvidado, e se preocupam com muitas coisas.

Os testemunhos dados aqui não expressam grande fé. Não é difícil crer que Jesus perdoará a outros, mas parece impossível que cada um exerça viva fé por si mesmo. No entanto, queridos irmãos, é proveitoso expressar dúvidas quanto à boa vontade de Cristo para aceitar-vos? Receio que estejais confiando demais nos sentimentos, fazendo disso um critério. Estais perdendo muita coisa com essa atitude; não somente estais enfraquecendo vossa vida espiritual, mas também a de outros que olham para vós.

Deveis confiar em Jesus por vós mesmos, apropriar-vos das promessas de Deus para vós mesmos; do contrário, como podeis ensinar outros a ter humilde e santa confiança nEle? Achais que tendes negligenciado deveres e que não orastes como devíeis fazer.

Pareceis estar distantes de Jesus, e pensais que Ele Se afastou de vós; mas, fostes vós que vos separastes dEle. Jesus está à espera de vosso retorno. Ele aceitará o coração contrito. Seus lábios nos asseguram que Ele está mais disposto para dar o Espírito Santo aos que Lho pedirem, do que os pais para dar


ME3 - Pag. 152  

boas dádivas a seus filhos.

Estamos feridos e contaminados pelo pecado; que havemos de fazer para ser curados de sua lepra? Até onde estiver ao vosso alcance fazê-lo, purificai o templo da alma de toda contaminação, e olhai então para o "Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo". João 1:29.

Se estais cientes de vossas necessidades, não dediqueis todas as vossas energias para expô-las e afligir-vos por sua causa; mas olhai e vivei. Jesus é o nosso único Salvador; e, embora milhões que precisam ser curados rejeitem a misericórdia oferecida por Ele, ninguém que confia em Seus méritos será deixado a perecer.

Por que recusais ir a Jesus e receber descanso e paz? Podeis ter a bênção esta manhã. Satanás insinua que sois incompetentes e não podeis abençoar a vós mesmos. É verdade; sois incompetentes. Exaltai, porém, a Jesus diante dele: "Tenho um Salvador. Confio nEle, e Ele nunca permitirá que eu seja confundido. Triunfo em Seu nome. Ele é minha justiça, e minha coroa de glória." Que ninguém, aqui, sinta que seu caso é desesperador, pois não é.

Talvez tenhais a impressão de que sois pecaminosos e desvalidos; mas é precisamente por esse motivo que necessitais de um Salvador. Se tendes pecados a confessar, não percais tempo. Estes momentos são áureos. "Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça." I João 1:9. Os que têm fome e sede de justiça serão fartos; pois Jesus o prometeu. Precioso Salvador! Seus braços estão abertos para receber-nos, e Seu grande coração de amor está à espera para abençoar-nos. Review and Herald, 1º de julho de 1884.

Falsa Santificação - 1885

Havia um homem, um pastor que não era adventista do sétimo dia, chamado Brown; talvez o conheçais. Ele alegava ser santo. "A idéia de arrependimento


ME3 - Pag. 153  

- dizia - não está na Bíblia. Se alguém vem a mim e diz que crê em Jesus, eu o levo imediatamente para dentro da igreja, quer seja batizado, ou não; tenho feito assim com um bom número de pessoas." E acrescenta: "Não cometi nenhum pecado em seis anos."

"Há alguns neste navio - diz ele - que crêem que [somos] santificados por [guardar] a lei. Há uma mulher neste navio, chamada White, que ensina isso."

Eu o ouvi, e aproximei-me dele, e disse: "Pastor Brown, pare aí mesmo! Não posso permitir que essa declaração seja aceita. A Sra. White nunca disse semelhante coisa em algum de seus escritos, nem proferiu jamais tal coisa, pois não cremos que a lei santifica as pessoas.

"Cremos que precisamos guardar a lei, pois do contrário não seremos salvos no reino dos Céus. O transgressor não pode ser salvo no reino da glória. Não é a lei que santifica as pessoas; ela não nos salva; essa lei se levanta e exclama: "Arrependei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados!" E então o pecador vai a Jesus, e quando o pecador promete que obedecerá aos preceitos da lei, Ele apaga suas manchas de culpa, põe-no em liberdade e lhe dá autoridade com Deus." Manuscrito 5, 1885.

Liberdade Para Violar os Mandamentos, um Engano - 1886

Ouvireis a exclamação: "Creia somente!" Satanás creu e tremeu. Precisamos ter uma fé que atue pelo amor e purifique o coração. Prevalece a idéia de que Cristo fez tudo por nós e que podemos continuar transgredindo os mandamentos, sem que sejamos considerados responsáveis por isso. Este é o maior engano que o inimigo já inventou. Devemos tomar a decisão de que não violaremos os mandamentos, custe o que custar, e estar naquela condição espiritual em que possamos instruir a outros nas coisas espirituais. Manuscrito 44, 1886.

Força Moral por Meio de Jesus - 1886

Cristo sabia que o homem não podia vencer sem a Sua ajuda. Ele consentiu, portanto, em depor Suas vestes reais e revestir Sua divindade com a humanidade para que pudéssemos ser ricos. Ele veio à


ME3 - Pag. 154  

Terra, sofreu, e sabe exatamente como compadecer-Se de nós e ajudar-nos a vencer. Veio trazer força moral para o homem, e não quer que o homem suponha que nada tem de fazer, pois cada um tem uma obra para fazer por si mesmo, e por meio dos méritos de Jesus podemos vencer o pecado e o diabo. Manuscrito 46, 1886.

Religião Sentimental que não Faz Caso do Pecado - 1887

"Dar-vos-ei coração novo, e porei dentro em vós espírito novo." Ezeq. 36:26. Creio de todo o coração que o Espírito de Deus está sendo retirado do mundo, e os que tiveram grande luz e oportunidades, mas não as aproveitaram, serão os primeiros a serem deixados. Eles repeliram o Espírito de Deus. A atual atividade de Satanás, operando em corações, em igrejas e nações, devia surpreender a todo estudante da profecia. O fim está próximo. Que nossas igrejas se levantem! Seja o poder convertedor de Deus experimentado no coração dos membros individuais, e então veremos a profunda atuação do Espírito de Deus. Simples perdão do pecado não é o único resultado da morte de Jesus. Ele fez o infinito sacrifício não somente para que o pecado pudesse ser removido, mas também para que a natureza humana pudesse ser restaurada, reembelezada, reconstruída de suas ruínas e habilitada para a presença de Deus. ...

Cristo é a escada que Jacó viu, cuja base se apoiava na Terra e cujo degrau mais alto atingia os mais altos Céus. Isto mostra o designado método de salvação. Devemos galgar um degrau após o outro dessa escada. Se algum de nós finalmente for salvo, isto se dará por apegar-se a Jesus como aos degraus de uma escada. Cristo Se torna para o crente sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção. ...

Haverá terríveis quedas por parte daqueles que pensam que estão firmes porque possuem a verdade; mas não a têm como é em Jesus. Um momento de descuido pode lançar uma alma em irreparável ruína. Um pecado conduz ao segundo, e o segundo prepara o caminho para o terceiro, e assim por diante. Como fiéis mensageiros de Deus, precisamos implorar


ME3 - Pag. 155  

constantemente que sejamos guardados por Seu poder. Se nos desviarmos do dever por um pouquinho que seja, corremos o risco de seguir uma trajetória de pecado que termina em perdição. Há esperança para cada um de nós, mas só de um modo: apegando-nos a Cristo e empregando todas as energias para alcançar a perfeição de Seu caráter.

Essa religião sentimental que não faz caso do pecado e que só se demora no amor de Deus pelo pecador, estimula-o a crer que Deus o salvará embora continue em pecado e saiba que é pecado. É assim que estão procedendo muitos que professam crer na verdade presente. A verdade é mantida fora de sua vida, e esta é a razão por que ela não tem mais poder para convencer e converter a alma. Deve haver o máximo esforço de todo nervo, e espírito e músculo para deixar o mundo, seus costumes, suas práticas e suas modas. ...

Se abandonardes o pecado e exercerdes viva fé, as riquezas das bênçãos do Céu serão vossas. Carta 53, 1887.

O Segundo Advento Encerra o Período de Preparação - 1888

As vestes de vosso caráter precisam ser lavadas até ficarem sem manchas, na fonte aberta para remover toda a impureza. Vosso valor moral será pesado nas balanças do santuário, e, se fordes achados em falta, sofrereis eterna perda. Toda a aspereza, toda a rudeza deve ser removida de vosso caráter antes que Jesus venha; pois quando Ele vier, estará terminada a preparação para toda alma.

Se não deixastes de lado vossa inveja, vossos ciúmes, vosso rancor uns contra os outros, não podereis entrar no reino de Deus. Só levaríeis convosco a mesma disposição; mas não haverá nada dessa índole no mundo por vir. Ali não existirá outra coisa senão amor, e alegria, e harmonia. Alguns terão coroas mais brilhantes do que os outros, mas não haverá pensamentos invejosos em algum coração, entre os remidos. Cada um estará completamente satisfeito, pois todos serão recompensados segundo as suas obras. Signs of the Times, 10 de fevereiro de 1888.

<< Capítulo Anterior Próximo Capítulo >>