Mensagens Escolhidas - Volume 3

CAPÍTULO 18

Observações Enquanto Lidava com os Livros da Série Conflito

ME3 - Pag. 121  

O Resultado de Visões que se Estenderam Sobre Sua Existência

Durante os quarenta e cinco anos de experiência, foram-me mostrados a vida, o caráter e a história dos patriarcas e profetas, que se apresentaram ao povo com mensagens de Deus; e Satanás suscitava algum boato desfavorável, ou ocasionava alguma diferença de opinião, ou desviava o interesse nalguma outra direção, para que as pessoas fossem destituídas do bem que o Senhor queria conceder-lhes. ...

Só podia ter um vívido quadro em minha mente, dia a dia, do modo como foram tratados os reformadores, e como pequenas diferenças de opinião pareciam produzir grande exaltação. Assim foi na traição, no julgamento e na crucifixão de Jesus. Tudo isso passou diante de mim ponto por ponto. Carta 14, 1889.

As Críticas Construtivas São Apreciadas (1885)

Diga-lhe [a Mariana Davis] que há poucos minutos acabei de ler, as cartas em que ela especificou os melhoramentos a serem feitos nos artigos para o volume 1 [Patriarcas e Profetas]. Sou-lhe grata por isso. Diga-lhe que ela tem razão quanto ao vazamento dos olhos de Zedequias. Isto precisa ser expresso de maneira mais cuidadosa - e também a rocha, quando a água


ME3 - Pag. 122  

jorrou - algo com referência a isso. Creio que posso tornar mais completos os artigos especificados. Carta 38, 1885.

Procura de Livros que Apresentassem

a Ordem dos Acontecimentos

Bom, meus queridos Willie, e Edson e Ema, cheguemos bem perto de Deus. Vivamos diariamente como desejaremos ter vivido quando se assentar o tribunal, e se abrirem os livros, e quando for retribuído a cada um segundo as suas obras. ... Digam a Maria que ela procure para mim algumas histórias da Bíblia que me dêem a ordem dos acontecimentos. Não tenho nada, e não consigo encontrar alguma coisa aqui na Biblioteca [de Basiléia, Suíça]. Carta 38, 1885, pág. 8.

O Espírito Santo Traçou as Verdades Sobre o Coração de Ellen White

Quantos têm lido cuidadosamente Patriarcas e Profetas, O Grande Conflito e O Desejado de Todas as Nações? Eu desejo que todos compreendam que minha confiança na luz que Deus tem dado permanece firme, porque eu sei que o poder do Espírito Santo engrandeceu a verdade e fê-la gloriosa, dizendo: "Este é o caminho, andai nele." Em meus livros a verdade é declarada, fortalecida por um "Assim diz o Senhor".

O Espírito Santo traçou essas verdades sobre meu coração e mente de maneira tão indelével como a lei foi traçada pelo dedo de Deus nas tábuas de pedra, as quais estão agora na arca, para serem expostas naquele grande dia, quando a sentença será pronunciada contra toda má e sedutora ciência produzida pelo pai da mentira. Carta 90, 1906. (O Colportor-Evangelista, pág. 126.)


ME3 - Pag. 123  

A Revisão de O Grande Conflito em 1911

A Autora Explica o que Houve, e por quê -

Sanatório, Califórnia, 25 de Julho de 1911

Prezado Irmão [F. M. Wilcox]:

Há alguns dias, recebi um exemplar da nova edição do livro O Grande Conflito, recentemente publicado em Mountain View, e também um exemplar idêntico, editado em Washington. O livro me agrada. Tenho passado muitas horas a percorrer-lhe as páginas, e vejo que as casas publicadoras fizeram bom trabalho.

Prezo mais o livro O Grande Conflito do que prata ou ouro, e desejo grandemente que seja apresentado ao povo. Enquanto escrevia o manuscrito de O Grande Conflito, eu me sentia muitas vezes consciente da presença dos anjos de Deus. E muitas vezes as cenas das quais eu estava escrevendo me eram novamente apresentadas em visões da noite, de modo que se achavam frescas e vívidas em minha mente.

Foi recentemente necessário compor de novo esse livro, devido a estarem muito gastas as chapas de eletrotipia. Muito me custou mandar fazer isso, porém não me queixo; pois, seja qual for o custo, encaro esta nova edição com grande alegria.

Li ontem o que G. C. White escreveu ultimamente para os agentes de colportagem e para os homens responsáveis em nossas casas editoras quanto à última edição de O Grande Conflito, e penso que ele apresentou bem e corretamente o assunto.*

Quando fiquei sabendo que O Grande Conflito precisa ser recomposto, decidi fazermos detido exame de tudo, para ver se as verdades que ele continha estavam expressas da melhor


ME3 - Pag. 124  

maneira para convencerem as pessoas não pertencentes à nossa fé de que o Senhor me guiara e sustivera ao escrever suas páginas.

Em resultado do exame cabal feito por nossos obreiros mais experientes, foi proposto fazerem-se algumas mudanças na fraseologia. Estas mudanças, examinei com cuidado, e aprovei. Sinto-me grata por minha vida haver sido poupada, e por eu ter forças e clareza de mente para esta e outras obras literárias.

Enquanto preparava o livro Atos dos Apóstolos, o Senhor conservou-me o espírito em perfeita paz. Este livro logo estará pronto para publicação. Quando estiver, se o Senhor achar por bem deixar-me descansar, eu direi: Amém e Amém. Se o Senhor me poupar a vida, continuarei a escrever, e a dar meu testemunho na congregação do povo, segundo o Senhor me der força e guia. ...

(Assinado) Ellen G. White

Carta 56, 1911


ME3 - Pag. 126  

IV. A Encarnação

O plano da salvação, do qual a Encarnação é o próprio âmago, constitui um assunto inesgotável para examinarmos agora, e será o principal tema de estudo através dos intermináveis séculos da eternidade. Reiteradas vezes, no decorrer dos anos, Ellen White, em sermões pregados, em cartas escritas, em artigos e livros, tratou vivamente desse sublime assunto de Deus e o homem tornarem-se um. Isto é especialmente assim em O Desejado de Todas as Nações.

Uma porção de declarações elucidativas aparecem em The Youth"s Instructor. Trechos de muitas delas e de materiais semelhantes de outras fontes já foram publicados em Mensagens Escolhidas, vol. 1, págs. 242-289; nas Meditações Matinais de 1965: "Para Conhecê-Lo",- e nos comentários de Ellen White em The SDA Bible Commentary, vol. 5, págs. 1.126-1.131; e no vol. 7a, págs. 443-456, sendo estas últimas uma reedição do Apêndice B da obra Seventh-day Adventists Answer Questions on Doctrine.

Todavia, de vez em quando, excelentes tópicos adicionais vêm a lume de fontes não muito acessíveis. Diversos deles foram reunidos aqui para compor esta seção: "A Encarnação."

Ao considerarmos estas belas e, por vezes, aparentemente impenetráveis verdades, lembremo-nos desta declaração de Ellen G. White: "A encarnação de Cristo sempre foi e sempre continuará sendo um mistério." Carta 8, 1895. (Publicada em The SDA Bible Commentary, vol. 5, pág. 1.129.)

Mas estas grandiosas verdades, que podemos compreender pela fé, são para nós. (Depositários do Patrimônio Literário White.)

<< Capítulo Anterior Próximo Capítulo >>