Monumentos de Nossa História
Quando Israel obteve vitórias especiais depois de sair do Egito, foram preservados monumentos comemorativos dessas vitórias. Moisés e Josué receberam ordens de Deus para fazer isso, para construir monumentos. Quando os israelitas alcançaram uma vitória especial sobre os filisteus, Samuel levantou uma pedra comemorativa e lhe chamou Ebenézer, dizendo: "Até aqui nos ajudou o Senhor." I Sam. 7:12.
Oh! como um povo, onde estão nossas pedras comemorativas? Onde são fundadas nossas colunas monumentais com letras esculpidas expressando a preciosa história do que Deus tem feito por nós, em nossa experiência? Não podemos, em vista do passado, encarar novas provações e crescentes perplexidades - e mesmo aflições, privações e perdas - sem ficar desalentados, mas olhar para o passado e dizer: ""Até aqui nos ajudou o Senhor" (I Sam. 7:12)? Entregar-Lhe-ei o cuidado de minha alma como a um fiel Criador. Ele guardará aquilo que entreguei aos Seus cuidados até aquele dia. "A tua força será como os teus dias."" Manuscrito 22, 1889.
Apelo Para Lembrar-se dos Dias Anteriores
O procedimento de Deus com Seu povo deve ser recordado freqüentemente. Como são amiudadas as provas de Sua
providência com o Israel antigo! Para que este não esquecesse a história do passado, Deus ordenou a Moisés que pusesse esses acontecimentos num hino, para que os pais pudessem ensiná-los aos filhos. Deveriam coligir memórias e conservá-las bem visíveis, para que, quando os filhos perguntassem a respeito, toda a história pudesse ser-lhes repetida. Deste modo, o procedimento providencial de Deus para com Seu povo, Sua bondade, misericórdia e cuidado, deveriam ser conservados na lembrança. Somos exortados a lembrar-nos "dos dias anteriores, em que, depois de iluminados, sustentastes grande luta e sofrimentos". Heb. 10:32. Como um Deus milagroso, o Senhor tem atuado em favor de Seu povo nesta geração. A história passada desta causa deve ser muitas vezes repetida ao povo, tanto aos idosos como aos jovens. Necessitamos rememorar freqüentemente a bondade do Senhor e louvá-Lo pelas Suas maravilhosas obras. Testimonies, vol. 6, págs. 364 e 365.