Mente, Caráter e Personalidade (Vol. 2)

CAPÍTULO 89

Influências Positivas Sobre a Mente

MCP2 - Pag. 797  

A Gratidão Promove a Saúde

Coisa alguma tende mais a promover a saúde do corpo e da alma, do que um espírito de gratidão e louvor. É positivo dever resistir à melancolia, às idéias e sentimentos de descontentamento - dever tão grande como é orar. A Ciência do Bom Viver, pág. 251.

Donos de Capacidades Mentais e Físicas

Quão natural é considerar-nos inteiros donos de nós mesmos! Mas a Palavra Inspirada declara: "Não sois de vós mesmos. ... Fostes comprados por bom preço." I Cor. 6:19 e 20. ... Em nossas relações com os semelhantes, somos donos das faculdades físicas e mentais que nos foram confiadas. Em nossas relações com Deus recebemos por empréstimo, somos mordomos de Sua graça. Nossa Alta Vocação (Meditações Matinais, 1962), pág. 40.

Alvo de Atingir um Estado de Unidade

É vontade de Deus que a união e o amor fraternal existam entre Seu povo. A oração de Cristo, precisamente antes de Sua crucifixão foi para que Seus discípulos fossem um como Ele é Um com o Pai, a fim de que o mundo pudesse crer que Deus O enviara. Essa oração mui tocante e maravilhosa atravessa os séculos, até mesmo aos nossos dias; pois Suas palavras foram: "Não rogo somente por estes, mas também por aqueles que, pela sua palavra, hão de crer em Mim." João 17:20.


MCP2 - Pag. 798  

Conquanto não devamos sacrificar um único princípio da verdade, deveria ser nosso constante objetivo atingir este estado de unidade. Esta é a prova de nosso discipulado. Disse Jesus: "Nisto todos conhecerão que sois Meus discípulos, se vos amardes uns aos outros." João 13:35. O apóstolo Pedro exorta a igreja: "Sede todos de um mesmo sentimento, compassivos, amando os irmãos." I Ped. 3:8. Patriarcas e Profetas, pág. 520.

Aproveitar o Positivo do Ambiente

Todos vós já vistes, na superfície do lago, o lindo e alvo lírio. Como ficamos ansiosos, quanto desejamos aquela flor, e nos empenhamos em consegui-la! Não importa quanta espuma, entulho e imundícia há em volta, isso não destrói nosso desejo de possuir o lírio. Admiramo-nos de que o lírio possa ser tão lindo e alvo onde há tanta imundícia.

Bem, há uma haste que toca as áureas areias embaixo, e não absorve nada senão a mais pura substância que alimenta o lírio até que se torne a flor pura e imaculada, como a vemos. Não deveria isto ensinar-nos uma lição? Por certo! Mostra que, apesar de haver iniqüidade em toda a nossa volta, dela não nos devemos aproximar. Não faleis na iniqüidade e impiedade que há no mundo, mas elevai a mente e falai em vosso Salvador. Quando vedes iniqüidade em todo o redor, isso vos torna tanto mais alegres por ser Ele vosso Salvador, e nós filhos Seus.

Então, deveremos olhar para a iniqüidade em volta e demorar-nos a falar no lado escuro? Não podeis saná-la; então, falai de algo mais elevado, melhor e mais nobre. Falai nas coisas que deixem boa impressão na mente, e isto erguerá toda alma, desta iniqüidade para a luz além. Manuscrito 7, 1888.

Contar as Bênçãos

Se toda a energia mal empregada fosse consagrada ao supremo objetivo - as ricas provisões da graça de Deus nesta vida - que testemunhos poderíamos pendurar nas salas da memória para relembrarem as misericórdias e favores de Deus! ...


MCP2 - Pag. 799  

Então levaríamos conosco como princípio estável o hábito de acumular tesouros espirituais com o mesmo zelo e perseverança com que os que aspiram a coisas mundanas trabalham pelo terreno e temporal.

Bem podeis estar descontentes com a provisão atual, uma vez que o Senhor tem um Céu de bem-aventurança e um tesouro de coisas boas e aprazíveis para satisfazer as necessidades da alma. Precisamos hoje de mais graça, precisamos hoje de uma renovação do amor de Deus e sinais de Sua bondade, e Ele não negará estes bons e celestiais tesouros ao que sinceramente os buscar. Nossa Alta Vocação (Meditações Matinais, 1962), pág. 186.

A Retribuição Corresponde aos Dons

Cada servo tem algum legado pelo qual é responsável, e os vários legados são proporcionais a nossas várias capacidades. Dispensando Seus dons, Deus não agiu com parcialidade. Ele distribuiu os talentos de acordo com as forças conhecidas de Seus servos, e Ele espera retribuição correspondente. Testimonies, vol. 2, pág. 282.

Compreender o Devido Uso das Capacidades Mentais e Físicas

O tempo deve ser empregado prudentemente, diligentemente, e sob a santificação do Espírito Santo. Cumpre-nos compreender exatamente o que é direito e o que é errado fazer-se com a propriedade, e com as capacidades físicas e mentais. Deus tem positivo direito de propriedade sobre cada faculdade que confiou ao instrumento humano. Por Sua própria sabedoria Ele estabelece as condições do emprego por parte do homem quanto a todo dom divino. Abençoará o devido uso de toda faculdade empregada para glória de Seu nome.

O talento da palavra, da memória, da propriedade, devem todos convergir para a glória de Deus, para o progresso de Seu reino. Deus nos deixou encarregados de Seus bens em Sua ausência. Cada mordomo tem sua obra especial a fazer em promover o reino de Deus. Ninguém tem desculpa. Nossa Alta Vocação (Meditações Matinais, 1962), pág. 38.


MCP2 - Pag. 800  

Deus Dá os Talentos, o Homem Cultiva a Mente

Cumpre-nos cultivar os talentos a nós dados por Deus. Eles são dons de Sua mão, e devem ser usados em sua devida relação uns para com os outros, de modo a formarem um todo perfeito. Deus dá os talentos, as faculdades mentais; o homem forma o caráter. A mente é o jardim do Senhor, e o homem deve cultivá-la diligentemente a fim de formar um caráter segundo a semelhança divina. Nossa Alta Vocação (Meditações Matinais, 1962), pág. 104.

Incapacidade Produzida Pela Inatividade

Muitos dos que se eximem de trabalhar para Cristo alegam sua incapacidade para a obra. Fê-los, porém, Deus assim incapazes? Não, nunca. Essa incapacidade é o produto da sua própria inércia, e perpetuada por sua deliberada escolha. Já em seu caráter reconhecem o efeito da sentença: "Tirai-lhe, pois, o talento." Mat. 25:28.

O contínuo mau emprego de seus talentos extinguir-lhes-á definitivamente o Espírito Santo, que é a única luz. A sentença: "Lançai, pois, o servo inútil nas trevas exteriores" (Mat. 25:30), imprime o selo do Céu sobre a escolha que eles mesmos fizeram para a eternidade. Parábolas de Jesus, pág. 365.

União de Diversos Elementos

Unidade na diversidade é plano de Deus. Deve haver entre os seguidores de Cristo a união de diversos elementos, um adaptado ao outro, fazendo cada um sua obra especial para Deus. Cada indivíduo tem seu lugar no completar um grande plano que traz o cunho da imagem de Cristo. ... Um é apto para executar certa obra, outro tem um trabalho diferente para o qual possui aptidões, e outro ainda um ramo diverso; mas cada um deve ser o complemento dos outros. ... O Espírito de Deus, operando nos vários elementos e por meio deles, produzirá harmonia de ação. ... Deve haver apenas um espírito dominante - o Espírito dAquele que é infinito em sabedoria, e no qual todos os vários elementos se reúnem, em bela e incomparável unidade. Nossa Alta Vocação (Meditações Matinais, 1962), pág. 167.


MCP2 - Pag. 801  

O Coração Revelado no Caráter

O que quer que sejamos no coração manifestar-se-á no caráter, e terá influência em todos com quem nos associarmos. Nossas palavras, nossas ações, são cheiro de vida para vida, ou de morte para morte. E no juízo seremos levados face a face com aqueles a quem poderíamos haver ajudado a seguir caminhos retos, seguros, por meio de palavras escolhidas, por conselhos, caso tivéssemos dia a dia comunhão com Deus e um interesse vivo, permanente na salvação de sua alma. Nossa Alta Vocação (Meditações Matinais, 1962), pág. 239.

Conselho a um Homem Apático

Deves cultivar a energia de caráter, pois o exemplo de um homem ativo é de vasto alcance e estimula à imitação. Ele dir-se-ia que tivesse uma energia elétrica sobre outras mentes. Os homens fervorosos são poucos em nosso mundo. Obstáculos e barreiras depararão a todo obreiro de Deus. Mas os homens devem ter iniciativa. O obreiro enérgico, fervoroso não permitirá que seu caminho seja impedido. Ele forçará as barreiras.

Falta a ti uma energia constante, uniforme, tenaz. Deves disciplinar-te. Faze uma mudança completa. Põe em campo ação vigorosa e vence todos os sentimentos infantis. Tens tido demasiada pena de ti mesmo. Deves tomar a firme decisão de que a vida não passe contigo a ocupar-te com bagatelas. Deves determinar-te a realizar alguma coisa e então pôr mãos à obra. Tens boas resoluções. Sempre pretendes fazer alguma coisa mas não te lanças a fazê-la. Muito de tua ação se reduz a palavras e não ação. Terias muito melhor saúde se exercesses mais vigorosa energia e realizasses alguma coisa a despeito dos obstáculos. Carta 33, 1886.

O Amor de Deus Está Além de Definição

O amor de Cristo é uma cadeia áurea que une ao infinito Deus, finitos seres humanos que crêem em Jesus Cristo. O amor que o Senhor tem a Seus filhos ultrapassa o entendimento. Ciência alguma o pode definir ou explicar. Nenhuma sabedoria humana


MCP2 - Pag. 802  

o pode compreender. Quanto mais sentirmos a influência desse amor, tanto mais mansos e humildes seremos. Carta 43, 1896.

A Religião Molda o Ser Todo

A religião verdadeira tem sua sede no coração, e sendo ali um princípio permanente, ela atua exteriormente, moldando a conduta externa, até que o ser todo esteja conformado à imagem de Cristo; mesmo os pensamentos são levados cativos à mente de Cristo. Se não estiver no coração o permanente princípio, a mente será moldada segundo a enganadora semelhança da mente de Satanás, operando sua vontade, para ruína da alma. A atmosfera que circunda essas pessoas é deletéria a todos os circunstantes, quer crentes quer descrentes. Carta 8, 1891.

Familiaridade com a Natureza Traz Saúde

As coisas da Natureza são bênçãos de Deus, providas para nos dar saúde ao corpo, ao espírito e à alma. São dadas aos sãos para conservá-los sãos, e aos doentes para os tornar sãos. Unidas ao tratamento hidroterápico, são mais eficazes para a restauração da saúde do que toda medicação de drogas do mundo. Conselhos Sobre Saúde, pág. 169.

A Obediência Produz Descanso

Haverá paz, paz constante a fluir para a pessoa, pois o descanso se encontra na perfeita submissão a Jesus Cristo. A obediência à vontade de Deus encontra o descanso. O discípulo que segue os passos mansos e humildes do Redentor encontra descanso que o mundo não pode dar, nem pode tirar. "Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em Ti." Isa. 26:3. Nossa Alta Vocação (Meditações Matinais, 1962), pág. 98.

A Mansidão Tende a Dar Paz

Humildade e mansidão de espírito, que sempre caracterizaram o divino Filho de Deus, uma vez possuídas por Seus fiéis seguidores, trazem contentamento, paz e felicidade que os elevam acima da servidão da vida artificial. Nossa Alta Vocação (Meditações Matinais, 1962), pág. 96.


MCP2 - Pag. 803  

Perdão Significa Descanso Para a Alma

Qual é o "descanso" prometido? É a consciência de que Deus é verdadeiro, de que Ele nunca decepciona aquele que a Ele vai. Seu perdão é pleno e gratuito, e Sua aceitação significa descanso para a alma, descanso em Seu amor. Nossa Alta Vocação (Meditações Matinais, 1962), pág. 95.

Descanso, Resultado da Entrega do Próprio Eu

Encontra-se o descanso quando se abandona toda a justificação própria, todo raciocínio partido de um fundo egoísta. Inteira entrega, a aceitação de Sua vontade, eis o segredo do perfeito descanso em Seu amor. ... Fazei exatamente o que Ele vos disse que fizésseis, e estai seguros de que Deus fará tudo quanto disse que havia de fazer. ... Viestes acaso a Ele, renunciando a todos os vossos interesses mesquinhos, toda a vossa incredulidade, toda a vossa justiça própria? Vinde tal como estais, fracos, desamparados, e prontos a morrer. Nossa Alta Vocação (Meditações Matinais, 1962), pág. 95.

Interesses Vitais em Vossa Proteção

Lembrai-vos de que tentação não é pecado. Lembrai-vos de que por mais difíceis que sejam as circunstâncias em que um homem seja colocado, coisa alguma lhe pode realmente enfraquecer a alma enquanto ele não ceder à tentação mas mantiver a própria integridade. Os interesses mais vitais para vós individualmente, estão em vossa própria guarda. Ninguém os poderá prejudicar sem vosso consentimento. Todas as legiões satânicas não vos poderão causar dano a menos que venhais a abrir a alma às artes e setas de Satanás. Vossa ruína jamais poderá ocorrer enquanto vossa vontade não consentir. Caso não haja corrupção em vossa mente, toda contaminação ambiente não vos pode manchar ou corromper. Nossa Alta Vocação (Meditações Matinais, 1962), pág. 92.

Controlar os Sentimentos

Regozijamo-nos na esperança, e não nos sentimentos. Na esperança da glória de Deus sabemos que a tribulação produz a paciência, e a experiência esperança. Que significa isto? Se não nos sentimos justamente como queríamos, devemos voar para a impaciência, falando palavras que mostrem que temos os atributos de Satanás? Não podemos correr o risco de pronunciar uma palavra áspera ou descaridosa, porque estamos à


MCP2 - Pag. 804  

vista dos seres celestiais e estamos ferindo a batalha com todo o universo celestial nos contemplando; e como contristamos o coração de Deus quando de qualquer maneira O negamos! Os sinais da crucifixão nas mãos de Cristo mostram que Ele nos tem gravados na palma de Suas mãos. Manuscrito 16, 1894.

A Animação Restaura Corpo e Alma

Fala aos sofredores, de um compassivo Salvador. ... Ele olha com compaixão aos que consideram sem esperança o seu caso. Enquanto a alma estiver tomada de temor e terror, a mente não pode ver a terna compaixão de Cristo. Nossos hospitais devem ser um instrumento para levar paz e repouso às mentes perturbadas.

Se puderes inspirar ao desanimado uma fé esperançosa e salvadora, contentamento e disposição animosa tomarão o lugar do desânimo e desassossego. Maravilhosas mudanças podem então ser operadas em teu estado físico. Cristo restaurará tanto o corpo como a alma e, reconhecendo Sua compaixão e amor, descansarão nEle. Ele é a brilhante estrela da alva, resplandecendo em meio às trevas morais deste mundo pecaminoso, corrupto. Ele é a luz do mundo, e todos os que Lhe entregam o coração encontrarão paz, descanso e alegria. Medicina e Salvação, págs. 109 e 110.

O Cristão não é Passivo, mas Ativo

Um cristão sadio, que se desenvolve, não será passivo recipiente entre seus companheiros. Precisa dar, bem como receber. Nossas graças aumentam pelo exercício. O convívio cristão nos fornecerá ar puro para respirar, e, respirando-o, precisamos ser ativos. O trabalho cristão realizado, as simpatias, animações e instruções dadas por nós aos que delas necessitam, o domínio próprio, o amor, a paciência e tolerância necessárias exercidas na obra cristã, criarão em nós a fé, a obediência, a esperança e o amor a Deus.

É essencial para músculos e forças espirituais que a alma tenha exercício. É preciso fazer trabalho mediante o exercer atividade espiritual em aproveitar as oportunidades de fazer o bem. ...


MCP2 - Pag. 805  

Quanto mais fiel é uma pessoa no desempenho dos deveres cristãos, tanto mais vigor desenvolverá ela. Nossa Alta Vocação (Meditações Matinais, 1962), pág. 258.

O Poder Social Deve Ser Aproveitado

É pelas relações sociais que a religião cristã entra em contato com o mundo. Cada homem ou mulher que recebeu a iluminação divina deve derramar luz na senda tenebrosa dos que não conhecem o melhor caminho. A influência social, santificada pelo Espírito de Cristo, deve desenvolver-se na condução de almas para o Salvador. Cristo não deve ser escondido no coração como um tesouro cobiçado, sagrado e doce, fruído exclusivamente pelo possuidor. Devemos ter Cristo em nós como uma fonte de água, que corre para a vida eterna, refrescando a todos os que entram em contato conosco. A Ciência do Bom Viver, pág. 496.

Potencialidade do Cristianismo

Há, nas ocupações comuns da vida, muitos homens que seguem a rotina dos serviços diários, inconscientes de possuírem faculdades que, exercitadas, os ergueriam à altura dos mais honrados homens do mundo. Requer-se o toque de uma hábil mão para despertar essas faculdades adormecidas. Foram esses os homens que Jesus chamou para colaboradores, e deu-lhes a vantagem da convivência com Ele. Nunca tiveram os grandes homens do mundo um mestre assim. Ao saírem os discípulos do preparo ministrado pelo Salvador, já não eram mais ignorantes e incultos. Haviam-se tornado como Ele no espírito e no caráter, e os homens conheciam que haviam estado com Jesus. O Desejado de Todas as Nações, pág. 250.

Necessidade de Alvos e Objetivos

Tende um alvo na vida, enquanto viveis. Juntai luz do sol em redor de vós, em vez de nuvens. Procurai ser uma flor viçosa e bela no jardim de Deus, espalhando perfume em todo o redor de vós. Fazei isto, e nem por isso haveis de morrer um instante mais cedo; mas por certo abreviareis vossos dias por


MCP2 - Pag. 806  

infelizes murmurações, tornando vossas dores e indisposições o tema de conversação. Health Reformer, junho de 1871.

Viver Para um Propósito

Os que vivem para um desígnio buscando beneficiar e ser uma bênção a seus semelhantes e honrar e glorificar a seu Redentor, são as pessoas verdadeiramente felizes na Terra, ao passo que o homem inquieto, descontente, que busca isto e experimenta aquilo, esperando encontrar felicidade, está sempre queixoso de decepções. Está sempre em falta, nunca satisfeito, pois vive para si mesmo apenas. Seja vosso objetivo fazer o bem, desempenhar fielmente vossa parte na vida. Nossa Alta Vocação (Meditações Matinais, 1962), pág. 240.

Pôr em Tensão Todo Nervo

Precisamos pôr em tensão todo nervo e músculo espirituais. Deus... não deseja que permaneçais inexperientes. Ele quer que alcanceis o mais elevado lance da escada, daí passando ao Céu de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Nossa Alta Vocação (Meditações Matinais, 1962), pág. 215.

<< Capítulo Anterior Próximo Capítulo >>