Mente, Caráter e Personalidade (Vol. 2)

CAPÍTULO 50

Preocupação, Inquietude

MCP2 - Pag. 466  

A Preocupação, não o Trabalho, Mata

Não é o trabalho que mata; é a preocupação. A única maneira de evitara preocupação é levar a Cristo toda e qualquer dificuldade. Não olhemos ao lado escuro. Cultivemos a disposição animosa do espírito. Carta 208, 1903.

Pensar nas Dificuldades

Pessoas há que andam sempre em temor, e buscando aflições. Cercam-nas dia a dia as provas do amor de Deus; desfrutam diariamente as liberalidades de Sua Providência. Não atentam, entretanto, para as bênçãos presentes. Sua mente ocupa-se continuamente com alguma coisa desagradável, cuja ocorrência receiam; ou então é qualquer coisa real que, embora pequenina, as torna cegas aos muitos motivos que têm para serem agradecidas. As dificuldades que enfrentam, em vez de as impelir para Deus, única fonte de auxílio que possuem, separam-nas dEle, pois suscitam desassossego e queixumes. Caminho a Cristo, págs. 121 e 122.

A Preocupação Torna Pesadas as Cargas

Temo muito que estejamos em perigo de, pela preocupação, fazer jugos para nosso pescoço. Não nos preocupemos, pois assim tornamos muito severo o jugo e pesada a carga. Façamos tudo que pudermos, sem nos preocupar, confiando em Cristo. Estudemos Suas palavras: "Tudo o que pedirdes na


MCP2 - Pag. 467  

oração, crendo, o recebereis." Mat. 21:22. Estas palavras são o penhor de que, tudo quanto um onipotente Salvador pode conceder, será dado aos que nEle confiam. Como mordomos da graça do Céu, devemos pedir com fé, e então aguardar confiantes a salvação de Deus. Não devemos tomar-Lhe a dianteira, tentando de, em nossas próprias forças, conseguir aquilo que desejamos. Em Seu nome devemos pedir, e então agir como crendo em Sua eficiência. Carta 123, 1904.

Não a Vontade de Deus

Não é a vontade de Deus que Seu povo ande vergado ao peso dos cuidados. Caminho a Cristo, pág. 122.

A Ansiedade Tende a Causar Fraqueza e Doença

Havendo os erros sido endireitados, podemos apresentar as necessidades do enfermo ao Senhor, com fé tranqüila, como Seu Espírito possa indicar. Ele conhece cada indivíduo por nome, e cuida de cada um como se não houvesse na Terra nenhum outro por quem houvesse dado Seu bem-amado Filho. Por ser o amor de Deus tão grande e inalterável, o doente deve ser estimulado a confiar nEle e ficar esperançoso. Estar ansioso quanto a si mesmo tende a causar fraqueza e doença. Se eles se erguerem acima da depressão e da tristeza, será melhor sua perspectiva de restabelecimento; pois "os olhos do Senhor estão... sobre os que esperam na Sua misericórdia". Sal. 33:18. A Ciência do Bom Viver, pág. 229.

Deixa de Preocupar-se

Conservo perante mim o teu caso, e aflige-me que estejas com o espírito perturbado. Desejaria confortar-te, se estivesse em meu poder. Não te foi Jesus, o amado Salvador, tantas vezes um auxílio bem presente em tempos de necessidade? Não entristeças o Espírito Santo, e deixa de acabrunhar-te. Isto é o que tantas vezes disseste a outros. Deixa que as palavras dos que estão doentes, como estás, te confortem, e que o Senhor te ajude, é minha oração. Mensagens Escolhidas, vol. 2, pág. 253.


MCP2 - Pag. 468  

Ficar Ansioso e Deixar os Braços de Jesus

Se educássemos nossa alma em ter mais fé, mais amor, maior paciência, mais perfeita confiança em nosso Pai celestial, teríamos mais paz e felicidade ao atravessar os conflitos da vida. O Senhor não Se agrada de que nos impacientemos e fiquemos ansiosos, fora dos braços de Jesus. É Ele a única fonte de toda a graça, o cumprimento de toda promessa, a realização de toda bênção. ... Nossa peregrinação seria na verdade solitária, não fosse Jesus. "Não vos deixarei órfãos" (João 14:18), diz-nos Ele. Acarinhemos Suas palavras, creiamos em Suas promessas, repitamo-las dia a dia e meditemos nelas nas horas da noite, e sejamos felizes. Nossa Alta Vocação (Meditações Matinais, 1962), pág. 118.

Descansando no Amor de Cristo

Afastemo-nos das poeirentas e quentes estradas da vida, para descansar à sombra do amor de Cristo. Aqui recebemos forças para o conflito. Aqui aprendemos a atenuar a labuta e preocupação, e a falar e cantar o louvor de Deus. Aprendam os cansados e sobrecarregados, de Cristo as lições de calma confiança. Eles devem assentar-se a Sua sombra, se quiserem possuir Sua paz e repouso. Testimonies, vol. 7, págs. 69 e 70.

A Responsabilidade de Deus e a Minha

Quando tomamos em nossas mãos o controle das coisas com que temos de lidar, e confiamos em nossa própria sabedoria quanto ao êxito, chamamos sobre nós um fardo que Deus não nos deu, e estamos a levá-lo sem Sua ajuda. Estamos tomando sobre nós mesmos a responsabilidade que pertence a Deus, pondo-nos, na verdade, assim em Seu lugar. Podemos bem ter ansiedade e antecipar perigos e perdas; pois isto é certo sobrevir-nos. Mas quando verdadeiramente acreditamos que Deus nos ama, e nos quer fazer bem, cessamos de afligir-nos a respeito do futuro. Confiaremos em Deus assim como uma criança confia em um amoroso pai. Então desaparecerão nossas turbações e tormentos; pois nossa vontade fundir-se-á com a vontade de Deus. O Maior Discurso de Cristo, pág. 87.


MCP2 - Pag. 469  

Cuidado e Ansiedade Tomados Emprestados

Em confiar continuamente em Deus há segurança; não haverá o constante temor de um mal futuro. Esse cuidado e ansiedade tomados emprestados, cessarão. Temos um Pai celestial que cuida de Seus filhos, e deseja tornar, e tornará, Sua graça suficiente em todos os tempos de necessidade. Testimonies, vol. 2, pág. 72.

Deixar com Deus o Futuro

Posto que sejam supridas suas necessidades presentes, muitos não estão dispostos a confiar em Deus para o futuro, e se acham em constante ansiedade, receosos de que a pobreza lhes sobrevenha, e seus filhos venham a sofrer. Alguns estão sempre a ver antecipadamente o mal, ou a aumentar as dificuldades que realmente existem, de modo que seus olhos ficam cegos às muitas bênçãos que lhes reclamam gratidão. Os obstáculos que encontram, em vez de os levar a buscar auxílio de Deus, a única Fonte de força, separam-nos dEle porque despertam inquietação e descontentamento. ...

Jesus é nosso Amigo; todo o Céu se interessa em nosso bem-estar; e nossa ansiedade e temor entristecem ao Espírito Santo de Deus. Não devemos condescender com cuidados que apenas nos impacientem e fatiguem, mas não nos auxiliam a suportar as provações. Nenhum lugar deve dar-se àquela desconfiança para com Deus, a qual nos leva a fazer dos preparativos para as futuras necessidades a principal preocupação da vida, como se nossa felicidade consistisse nessas coisas terrestres. Patriarcas e Profetas, págs. 293 e 294.

Indevida Ansiedade

Deus não condena a prudência e a previsão nos usos das coisas desta vida, mas o cuidado febril, a ansiedade indevida, com relação às coisas do mundo não estão de acordo com a Sua vontade. Conselhos Sobre Mordomia, pág. 159.

A Ansiedade Enfraquece as Forças Físicas

As provações, as ansiedades que Paulo havia suportado despojaram-no de suas forças físicas. Atos dos Apóstolos, pág. 488.

Cristãos de Coração Ansioso

Muitos que professam seguir a Cristo têm o coração ansioso e


MCP2 - Pag. 470  

inquieto porque receiam confiar-se a Deus. Não se entregam completamente a Ele, porque temem as conseqüências que tal entrega possa implicar. Enquanto não fizerem esta entrega, não podem encontrar paz. A Ciência do Bom Viver, pág. 480.

Minuto a Minuto

Existe uma coisa quanto a qual quero prevenir-te. Não te aborreças nem te preocupes; não vale a pena fazer isso. Não tentes fazer demais. Se não empreenderes demasiado, terás êxito em realizar muito mais do que tentando executar planos demasiados. Tenhas constantemente na memória as palavras de Cristo: "Vigiai e orai, para que não entreis em tentação." Mar. 14:38. Cristo é teu Salvador pessoal. Crê que Seu poder de salvar é exercido em teu favor minuto a minuto, hora a hora. Ele está ao teu lado em todo tempo de necessidade. Carta 150, 1903.

Não Transpor as Pontes Antes do Tempo

Ora, temos de agir como pessoas que são remidas pelo sangue de Cristo; devemos regozijar-nos no sangue de Cristo e no perdão dos pecados. Isto é o que devemos fazer, e que Deus nos ajude a afastar a mente dos quadros escuros, e pensar nos assuntos que nos proporcionem luz. Agora desejo ler outra passagem: "Não andeis ansiosos de coisa alguma." Filip. 4:6. Que quer isto dizer? - Ora, não atravesseis uma ponte antes de chegar a ela. Não forjeis um tempo de angústia antes que venha. Chegareis a ele bastante cedo, irmãos. Devemos pensar no dia de hoje, e se cumprirmos bem os deveres de hoje, estaremos prontos para os deveres de amanhã. Manuscrito 7, 1888.

Procurando Alcançar as Normas do Mundo

Muitos há cujo coração geme sob o fardo do cuidado, porque procuram atingir a norma do mundo. Preferiram-lhe o serviço, aceitaram-lhe as perplexidades, adotaram-lhe os costumes. Assim, é manchado o seu caráter, e seu viver se torna uma fadiga. Para satisfazer a ambição e os desejos mundanos,


MCP2 - Pag. 471  

ferem a consciência e trazem sobre si mesmos um fardo adicional de remorso. A contínua ansiedade está consumindo as energias vitais.

Nosso Senhor deseja que ponham de lado esse jugo de servidão. Convida-os a aceitar o Seu jugo: Ele diz: "Meu jugo é suave, e o Meu fardo é leve." Mat. 11:30. Manda-lhes que busquem primeiro o reino de Deus e Sua justiça, e promete que todas as coisas necessárias a esta vida lhes serão acrescentadas.

A ansiedade é cega, e não pode discernir o futuro; mas Jesus vê o fim desde o começo. Em toda dificuldade tem Ele um meio preparado para trazer alívio. O Desejado de Todas as Nações, pág. 330.

A Fé Pode Ser Invencível

Não te preocupes. Olhando às aparências e queixando-te quando sobrevêm dificuldades e opressão, revelas uma fé doentia, enfraquecida. Por tuas palavras e tuas obras mostras que tua fé é invencível. O Senhor é rico em recursos. Ele é dono do mundo. Olha para Ele, que tem luz, e poder e eficiência. Ele abençoará a todos os que procurem comunicar luz e amor. Testimonies, vol. 7, pág. 212.

As Plantas não Crescem Mediante a Preocupação ou Esforço Consciente

Em vez de tornar-vos ansiosos com o pensamento de que não estais crescendo na graça, simplesmente cumpri cada um dos deveres que se vos apresentar, levai no coração o peso das almas, e por todo meio concebível procurai salvar os perdidos. Sede bondosos, sede corteses, sede misericordiosos; com humildade falai da bem-aventurada esperança; falai do amor de Jesus; falai em Sua bondade, Sua misericórdia e Sua justiça; e cessai de preocupar-vos com estar ou não crescendo. As plantas não crescem por qualquer esforço consciente. ... A planta não está em contínua preocupação acerca de seu crescimento; simplesmente cresce, sob a supervisão de Deus. Minha Consagração Hoje (Meditações Matinais, 1989), pág. 103.

Remédio Para a Ansiedade

Deus cuida de tudo e sustenta todas as coisas que criou.


MCP2 - Pag. 472  

Nenhuma lágrima é vertida sem que Deus a note. Não há sorriso que Ele não perceba.

Se tão-somente crêssemos isto plenamente, desaparecer-se-iam todas as ansiedades inúteis. Nossa vida não estaria tão cheia de decepções como agora; pois tudo, quer grande quer pequeno, seria confiado às mãos de Deus, que Se não embaraça com a multiplicidade dos cuidados, nem é dominado por seu peso. Havíamos de desfrutar então um repouso de alma ao qual muitos têm sido por muito tempo alheios. Caminho a Cristo, pág. 86.

A Fé Afugenta a Ansiedade

Somos tão ansiosos, todos nós, pela posse da felicidade, mas muitos raro a encontram por causa de seus métodos falhos de buscá-la, em vez de lutar. Temos de lutar muito fervorosamente, e misturar todos os nossos desejos com fé. Então a felicidade sobrevirá como de improviso, sem quase a buscarmos. ... Quando podemos, não obstante as circunstâncias desagradáveis, descansar confiantemente em Seu amor, encerrando-nos no recinto com Ele, descansando pacificamente em Seu amor, o senso de Sua presença inspirará uma alegria profunda e tranqüila. Esta experiência nos confere uma fé que nos habilita a não nos agitar, não nos acabrunhar, mas a confiar num poder que é infinito. Minha Consagração Hoje (Meditações Matinais, 1989), pág. 184.

Princípio Único

Os que aceitam como único princípio tornar o serviço e a honra de Deus o supremo objetivo, hão de ver dissipadas as perplexidades, e uma estrada plana diante de seus pés. O Desejado de Todas as Nações, pág. 330.

Um Dia de Cada Vez

O cumprimento fiel dos deveres de hoje é a melhor preparação para as provas de amanhã. Não penseis em todas as dificuldades e cuidados de amanhã, ajuntando-os ao fardo de hoje. "Basta a cada dia o seu mal." Mat. 6:34. A Ciência do Bom Viver, pág. 481.

Um dia sozinho nos pertence e durante o mesmo cumpre-nos viver para Deus. Por esse dia devemos colocar na mão de Cristo, em solene serviço, todos os nossos desígnios e planos,


MCP2 - Pag. 473  

depondo sobre Ele toda a nossa solicitude, pois tem cuidado de nós. "Eu bem sei os pensamentos que penso de vós, diz o Senhor; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que esperais." Jer. 29:11. "Em vos converterdes e em repousardes, estaria a vossa salvação; no sossego e na confiança, estaria a vossa força." Isa. 30:15. O Maior Discurso de Cristo, pág. 101.

Não nos tornemos infelizes por causa dos fardos de amanhã. Corajosa e animosamente suportemos os fardos de hoje. Precisamos de confiança e fé hoje, sim. Não se nos pede, porém, que vivamos mais do que um dia por vez. Aquele que concede forças para hoje, dará forças para amanhã. Nos Lugares Celestiais (Meditações Matinais, 1968), pág. 269.

Forças Para Cada Prova

Nosso Pai celestial mede e pesa cada prova antes de permitir que ela sobrevenha ao crente. Ele considera as circunstâncias e força daquele que vai ficar sob a prova e o teste de Deus, e jamais permite que as tentações sejam mais fortes do que a capacidade de resistência. Se a alma é sobrecarregada, a pessoa subjugada, isso nunca pode ser atribuído a Deus, como tendo deixado de dar forças em graça, mas o tentado não esteve vigiando e orando e, pela fé, não se apropriou das provisões que Deus tinha em abundante reserva para ele. Cristo nunca falhou a um crente em sua hora de combate. O crente tem de clamar a promessa e enfrentar o inimigo em nome do Senhor, e ele desconhecerá qualquer coisa semelhante a fracasso. Manuscrito 6, 1889.

<< Capítulo Anterior Próximo Capítulo >>