Mente, Caráter e Personalidade (Vol. 2)

CAPÍTULO 53

Controvérsia - Positiva e Negativa

MCP2 - Pag. 497  

Unidade com Deus Resulta em União

Deus é a personificação da benevolência, misericórdia e amor.

Os que se acham verdadeiramente ligados a Ele não podem estar em divergência, uns com os outros. Seu Espírito reinando no coração, criará harmonia, amor e união. O contrário disto se vê entre os filhos de Satanás. É sua obra provocar inveja, discórdia e ciúme. Em nome de meu Senhor eu pergunto aos professos seguidores de Cristo: Que frutos produzis? Testimonies, vol. 5, pág. 28.

Semeando e Colhendo Dissensões

Quem espalha as sementes da dissensão e discórdia, colhe em sua própria alma os frutos mortíferos. O próprio ato de olhar para o mal nos outros, desenvolve o mal em quem olha. A Ciência do Bom Viver, pág. 492.

Satanás Deleita-se com a Contenda

Satanás procura constantemente causar desconfiança, alienação e malícia entre o povo de Deus. Seremos muitas vezes tentados a julgar que nossos direitos são desacatados, quando não existe real motivo para esses sentimentos. ... Contendas, lutas e processos judiciais entre irmãos são uma desgraça para a causa da verdade. Os que seguem esse procedimento expõem a igreja ao ridículo de seus inimigos e levam a triunfar os poderes


MCP2 - Pag. 498  

das trevas. Eles traspassam de novo as feridas de Cristo e O expõem ao opróbrio público. Testimonies, vol. 5, págs. 242 e 243.

Polêmicas Levam à Combatividade

A obra especial, enganosa de Satanás tem sido a provocação de debates, para que haja contendas em torno de palavras, que nenhum proveito trazem. Bem sabe ele que isto ocupará a mente e o tempo. Desperta a combatividade e sufoca, na mente de muitas pessoas, o ardor da convicção, levando-as à diversidade de opiniões, acusação e preconceito, o que cerra a porta para a verdade. Evangelismo, pág. 155.

Contendas Entre Irmãos Retardam o Segundo Advento

Por quarenta anos a incredulidade, a murmuração e a rebelião excluíram o antigo Israel da terra de Canaã. É a incredulidade, a mundanidade, a falta de consagração e a contenda entre o professo povo de Deus que nos têm detido neste mundo de pecado e dor por tantos anos. Evangelismo, pág. 696.

Não Há Tempo Para Contenda e Controvérsia

Homens e mulheres que professam servir ao Senhor, contentam-se com ocupar tempo e atenção com assuntos de pouca importância. Satisfazem-se com estar em divergência uns com os outros. Se fossem dedicados à obra do Senhor, não estariam lutando e contendendo qual família de meninos indisciplinados. Todas as mãos estariam empenhadas no serviço. Cada qual estaria em seu posto de dever, trabalhando de espírito e coração como missionário da cruz de Cristo. ... Os obreiros levariam consigo, para o seu serviço, as orações e simpatias de uma igreja desperta. Receberiam de Cristo a sua orientação, e não encontrariam tempo para contendas e lutas. Review and Herald, 10 de setembro de 1903.

Não deixeis que se levantem controvérsias sobre bagatelas. O espírito de amor e a graça de nosso Senhor Jesus Cristo ligarão coração a coração, se cada qual abrir as janelas do coração rumo do Céu e fechar as que contemplam o terreno. Carta 183, 1899.


MCP2 - Pag. 499  

Abandonar as Polêmicas

O poder da graça de Deus fará mais em favor da alma do que as polêmicas farão em toda uma vida. Pelo poder da verdade, quantas coisas poderiam ser ajustadas, e velhas controvérsias encontrar quietude na adoção de maneiras melhores. O grande, grandioso princípio: "Paz na Terra entre os homens, a quem Ele quer bem" (Luc. 2:14), é muito melhor praticado quando os que crêem em Cristo são coobreiros juntamente com Deus. Então todas essas bagatelas em que alguns estão sempre insistindo, que não são claramente expressas pela Palavra de Deus, não serão exageradas, como se fossem assunto importante. Carta 183, 1899.

As Polêmicas Suscitam a Defesa Própria

Na Sua maneira de tratar com Tomé, Jesus deu uma lição para Seus seguidores. Seu exemplo nos mostra como devemos tratar aqueles cuja fé é fraca, e põem suas dúvidas em destaque. Jesus não esmagou a Tomé com censuras, nem entrou com ele em discussão. Revelou-Se ao duvidoso. Tomé fora muito irrazoável em ditar as condições de sua fé, mas Jesus, por Seu generoso amor e consideração, venceu todas as barreiras. Raramente se vence a incredulidade pela discussão. Antes, isso como que a põe em guarda, encontrando novo apoio e desculpa. Mas revele-Se Jesus, em Seu amor e misericórdia, como o Salvador crucificado e, de muitos lábios antes contrários, ouvir-se-á a frase de reconhecimento, proferida por Tomé: "Senhor meu e Deus meu!" João 20:28. O Desejado de Todas as Nações, pág. 808.

Aos Doentes, não Proferir Palavras Controversas

Ao pé do enfermo, não se deve dizer nenhuma palavra relativa a credos ou pontos controvertidos. Que o sofredor seja encaminhado Àquele que está disposto a salvar a todos quantos a Ele vão ter com fé. Esforçai-vos zelosa e ternamente por ajudar a alma que paira entre a vida e a morte. A Ciência do Bom Viver, pág. 120.

A Controvérsia é sem Proveito

Não somos chamados a entrar em controvérsia com aqueles que mantêm teorias falsas. A controvérsia é sem proveito.


MCP2 - Pag. 500  

Cristo nunca participou dela. "Está escrito" é a arma que o Redentor do mundo usava. Conservemo-nos bem achegados à Palavra. Deixemos que o Senhor Jesus e Seus mensageiros testifiquem. Sabemos que seu testemunho é verdadeiro. Life Sketches, pág. 93.

Controvérsias Raramente Abrandam

Os muitos sermões argumentativos pregados, raramente abrandam e persuadem a alma. Evangelismo, pág. 172.

A Atitude Positiva Tem Mais Poder

Não cultiveis um espírito de controvérsia ou polêmica. Pouco bem é realizado pelos discursos acusatórios. O mais seguro meio de destruir falsas doutrinas, é pregar a verdade. Apegai-vos à afirmativa. Fazei com que as preciosas verdades do evangelho matem a força do mal. Manifestai um espírito brando, compassivo para com os que erram. Ponde-vos em contato com os corações. Evangelismo, pág. 304.

Controvérsia que Desperta as Mentes

Em todos os séculos os escolhidos mensageiros de Deus têm sido ofendidos e perseguidos; não obstante, mediante seus sofrimentos foi o conhecimento de Deus disseminado no mundo. Todo discípulo de Cristo tem de ingressar nas fileiras e levar avante a mesma obra, sabendo que seu inimigo nada pode fazer contra a verdade, senão pela verdade. Deus pretende que a verdade seja posta pela frente, se torne objeto de exame e consideração, a despeito do desprezo que lhe votem. O espírito do povo deve ser agitado; toda polêmica, toda crítica, todo esforço para restringir a liberdade de consciência, é um instrumento de Deus para despertar as mentes que, do contrário, ficariam modorrentas. O Maior Discurso de Cristo, pág. 37.

Crianças Influenciadas por Pais em Desacordo

Os pais criam em alto grau a atmosfera do círculo doméstico, e quando há desinteligência entre os pais, os filhos participam do mesmo espírito. Tornai fragrante a atmosfera do lar mediante terna solicitude. Se vos alienastes e deixastes de ser cristãos bíblicos, convertei-vos, pois o caráter que


MCP2 - Pag. 501  

apresentardes no tempo de graça será o caráter que tereis por ocasião da vinda de Cristo. O Lar Adventista, pág. 16.

Polêmicas Geram Dificuldades

Como uma família, podeis ser felizes ou desditosos. Fica ao vosso encargo. Vosso próprio procedimento determinará o futuro. Ambos vós precisais abrandar as agudas arestas de vosso caráter, e só proferir palavras das quais não tereis que vos envergonhar de reencontrar no dia de Deus. ... Podeis discordar acerca de coisas pequeninas que não merecem discussão, e o resultado será aborrecimento. O caminho do justo é caminho de paz. É tão claro que o homem humilde, temente a Deus nele pode andar sem tropeçar e sem fazer trilhos tortos. É caminho estreito; mas homens de temperamentos vários podem andar lado a lado, contanto que sigam o Capitão de sua salvação. Testimonies, vol. 4, págs. 502 e 503.

Ralhar e Irritar-se Cria Rebelião

Palavras ásperas e iradas não são de origem celeste. Ralhar e irritar-se nunca ajudam. Em vez disso, despertam os piores sentimentos do coração humano. Quando os vossos filhos cometem um erro e estão cheios de rebelião, e sois tentados a falar e agir asperamente, esperai antes de corrigi-los. Dai-lhes uma oportunidade para pensar, e deixai que vosso temperamento se acalme.

Ao tratardes bondosa e ternamente com vossos filhos, tanto eles como vós recebereis as bênçãos do Senhor. E achais vós que no dia do juízo de Deus alguém se arrependerá de ter sido paciente e bondoso para com os filhos? Orientação da Criança, pág. 246.

Estar Perto de Cristo Promove a União

A causa da divisão e discórdia na família e na igreja é a separação de Cristo. Aproximar-se de Cristo é aproximarem-se uns dos outros. O segredo da verdadeira união na igreja e na família não é a diplomacia, o trato habilidoso, o sobre-humano esforço de vencer dificuldades - embora haja muito disto a ser feito - mas a união com Cristo.

Figurai um grande círculo, de cuja periferia saiam muitas


MCP2 - Pag. 502  

linhas que se dirigem todas para o centro. Quanto mais próximo do centro, mais próximas estão estas linhas umas das outras.

Assim é na vida cristã. Quanto mais perto nos achegarmos de Cristo, mais perto estamos uns dos outros. Deus é glorificado quando Seu povo se une em ação harmoniosa. O Lar Adventista, pág. 179.

É Essencial a Harmonia dos Pais

Entre o marido e a esposa deve existir perfeita confiança. Juntos, devem considerar suas responsabilidades. Operar juntos pelo mais alto benefício dos filhos. Jamais devem, em presença dos filhos, criticar-se mutuamente os planos, ou discutir a maneira de julgar um do outro. Tenha a esposa o cuidado de não tornar mais difícil a obra do marido pelos filhos. Apóie o marido as mãos da esposa, dando-lhe sábios conselhos e afetuosa animação. A Ciência do Bom Viver, pág. 393 e 394.

Nenhuma Divergência

Se pai e mãe estão em divergência, trabalhando um para contrapor-se à influência do outro, a família ficará em má condição, e nem o pai nem a mãe receberá o respeito e a confiança necessários ao bom governo da família. ... As crianças são ativas no discernir qualquer coisa que lance reflexos sobre regras e regulamentos do lar, especialmente aqueles regulamentos que lhes restringem as ações. O Lar Adventista, pág. 312.

Guia Positiva no Lar

Não tendes o direito de trazer uma nuvem sombria sobre a felicidade de vossos filhos mediante o achar faltas ou censurá-los severamente por erros insignificantes. Deve-se fazer que o verdadeiro mal apareça justamente tão pecaminoso como é, e deve-se assumir uma atitude decidida e firme para evitar sua repetição; contudo, não se deve deixar a criança num desesperançoso estado de espírito, mas com certa coragem de que possa melhorar e alcançar vossa confiança e aprovação. Podem as crianças desejar fazer o que é direito, podem assentar em seu coração serem obedientes; mas necessitam de auxílio e de animação. Orientação da Criança, pág. 312.


MCP2 - Pag. 503  

Paz na Igreja

Haja paz no lar, e haverá paz na igreja. Essa preciosa experiência levada para a igreja será um meio de criar bondoso afeto de uns para com os outros. Cessarão as contendas. Ver-se-á verdadeira cortesia cristã entre os membros da igreja. O mundo conhecerá que eles têm estado com Jesus e que dEle tem aprendido. Que impressão exerceria a igreja sobre o mundo se todos os membros levassem vida cristã! Orientação da Criança, pág. 549.

A Morte Apaga Sentimentos de Divergência

Quando a morte cerra os olhos, e as mãos se dobram sobre o peito silencioso, quão pronto mudam os sentimentos de desinteligência! Não há má vontade nem amargura; as desatenções e as injustiças são perdoadas, esquecidas. Quantas palavras de amor são ditas acerca do morto! Quantas boas coisas em sua vida são evocadas! Louvores e boas apreciações são agora francamente expressas; caem, porém, em ouvidos que nada ouvem, coração que já não sente. ... Quantos, ao estarem respeitosos e em silêncio ao pé de um morto, recordam com vergonha e dor as palavras e atos que causaram tristeza ao coração agora para sempre quieto!

Tragamos agora toda beleza, amor e bondade que nos for possível, à nossa vida. Sejamos considerados, agradecidos, pacientes e longânimos em nossas relações uns com os outros. Que os pensamentos e sentimentos que encontram expressão em torno do moribundo e do morto sejam introduzidos no convívio diário com nossos irmãos e irmãs em vida. Testemunhos Seletos, vol. 2, pág. 192.

No Céu não Haverá Contenda

Que ninguém pense, ainda que teoricamente possa estar firme na verdade presente, que não comete erros. Se, porém, forem cometidas faltas, que haja presteza em corrigi-las. E evitemos tudo o que possa criar dissensão e contenda, pois há um Céu diante de nós, e entre os seus habitantes não haverá contenda. Conselhos Sobre Saúde, pág. 244.


MCP2 - Pag. 504  

Necessidade de Mais Amor, Menos Crítica

Diferenças de opinião sempre existirão, pois nem todas as mentes são constituídas de modo a fluir no mesmo conduto. As tendências hereditárias e as cultivadas têm de ser guardadas, para que não criem controvérsias sobre assuntos de pouca importância. Os obreiros de Cristo devem achegar-se uns aos outros em terna simpatia e amor. Que ninguém julgue ser uma bênção manter suas próprias noções e supor ser ele o único a quem o Senhor tenha dado discernimento e intuição. A caridade cristã cobre uma multidão de coisas que, em outros, podem ser consideradas como defeitos. Há necessidade de muito amor, e muito menos crítica. Quando o Espírito Santo estiver manifestamente atuando no coração dos pastores e auxiliares, eles revelarão a ternura e o amor de Cristo. Carta 183, 1899.

Não Atacar Indivíduos

Alguns de nossos irmãos têm escrito e dito muitas coisas que são interpretadas como contrárias ao Governo e à lei. Erro é expor-nos dessa maneira a um mal-entendido geral. Não é procedimento sábio o criticar continuamente os atos dos governantes. A nós não nos compete atacar indivíduos nem instituições. Devemos exercer grande cuidado para não sermos tomados por oponentes das autoridades civis. Certo é que a nossa luta é intensiva, mas as nossas armas devem ser as contidas num simples "Assim diz o Senhor". Nossa ocupação consiste em preparar um povo para estar de pé no grande dia de Deus. Não devemos desviar-nos para procedimentos que provoquem polêmica, ou suscitem oposição nos que não são da nossa fé. Testemunhos Seletos, vol. 3, pág. 45.

Encontro com a Incredulidade e Ensinos Desviados

Foi-me mostrado que anjos maus, disfarçados como crentes, atuarão em nossas fileiras para introduzir um forte espírito de descrença. Não permitais que nem mesmo isso vos desanime mas trazei um coração leal ao socorro do Senhor contra os poderes das agências satânicas. Esses poderes do mal se juntarão em nossas reuniões, não para receber uma bênção,


MCP2 - Pag. 505  

mas para combater as influências do Espírito de Deus. Não apoieis nenhuma observação que possam fazer, mas repeti as ricas promessas de Deus, que são sim e amém em Cristo Jesus. Não devemos nunca fazer coro com as palavras que lábios humanos possam expressar, para firmar as obras dos anjos maus, mas devemos repetir as palavras de Cristo. Carta 46, 1909.

<< Capítulo Anterior Próximo Capítulo >>