Mente, Caráter e Personalidade (Vol. 2)

CAPÍTULO 51

Temor

MCP2 - Pag. 474  

Milhões Atados Pelo Temor

Milhões de criaturas humanas acham-se presas a falsas religiões na escravidão de um temor servil, de estulta indiferença, trabalhando muito como animais de carga, destituídos de esperança, alegria ou inspiração aqui, e tendo apenas um tolo temor do além. É unicamente o evangelho da graça de Deus que pode erguer a alma. O Desejado de Todas as Nações, pág. 478.

Mil Temores, Não Confiando em Deus

Muitos negligenciam juntar para si um tesouro no Céu, fazendo o bem com os recursos que Deus lhes emprestara. Desconfiam de Deus e têm mil temores acerca do futuro. Como os filhos de Israel, eles têm um mau coração de incredulidade.

Deus proveu este povo com abundância, à medida que suas necessidades o requeriam, mas eles tomaram emprestadas dificuldades para o futuro. Em suas viagens queixavam-se e murmuravam, dizendo que Moisés os tirara para, pela fome, matarem-nos e a seus filhos. Necessidades imaginárias cerravam-lhes os olhos e o coração, para não verem a bondade e as misericórdias de Deus em seu jornadear, e foram ingratos para com todas as Suas generosidades.

Assim também é o desconfiante professo povo de Deus


MCP2 - Pag. 475  

nesta época de incredulidade e degeneração. Receiam vir a passar necessidades, ou que seus filhos se tornem necessitados, ou que seus netos sofram privações. Não ousam confiar em Deus. Não têm nEle genuína fé - Ele que lhes confiou as bênçãos e generosidades da vida, e lhes deu talentos para usar para Sua glória na promoção de Sua causa. Testimonies, vol. 2, págs. 656 e 657.

Satanás Tenta Governar Pelo Temor

Deus nunca força a vontade ou a consciência; porém o recurso constante de Satanás, para alcançar domínio sobre os que de outra maneira não pode seduzir, é o constrangimento pela crueldade. Por meio do medo ou da força, procura reger a consciência e conseguir para si mesmo homenagem. Para realizar isso, opera tanto pelas autoridades eclesiásticas como pelas seculares, levando-as à imposição de leis humanas em desafio à lei de Deus. O Grande Conflito, pág. 591.

Consultar os Temores, Fortalece-os

Se tomarmos conselho com as nossas dúvidas e temores, ou procurarmos solver tudo que não podemos compreender claramente, antes de ter fé, as perplexidades tão-somente aumentarão e se complicarão. Mas se chegarmos a Deus convencidos de nosso desamparo e dependência, tais quais somos, e com humilde e confiante fé fizermos conhecidas nossas necessidades Àquele cujo conhecimento é infinito, e o qual tudo vê na criação, governando todas as coisas por Sua vontade e Palavra, Ele pode atender e atenderá ao nosso clamor, e fará a luz brilhar em nosso coração. Pela oração sincera somos postos em ligação com a mente do Infinito. Não temos, no mesmo momento, evidência notável de que a face do nosso Redentor se inclina sobre nós em compaixão e amor; mas é realmente assim. Podemos não sentir Seu contato visível, mas Sua mão está sobre nós em amor e compassiva ternura. Caminho a Cristo, págs. 96 e 97.

Causa da Enfermidade do Corpo e da Mente

O que traz doença do corpo e da mente a quase todos, são os


MCP2 - Pag. 476  

sentimentos de descontentamento e as murmurações de quem está mal satisfeito. Eles não têm Deus, não possuem a esperança que vai até além do véu e que é como âncora para a alma, firme e segura. Todos os que possuem essa esperança purificam-se a si mesmos, como Ele é puro. Esses são livres de desassossegados anseios, de queixas e descontentamento; não estão continuamente esperando o mal e cismando em dificuldade tomada emprestada. Mas vemos muitos que estão passando antecipadamente por um tempo de angústia; cada traço de sua fisionomia tem estampada a ansiedade; parece não encontrarem nenhuma consolação, e têm na fisionomia aspectos de contínuo temor, como aguardando algum terrível mal. Testimonies, vol. 1, pág. 566.

O Temor não Traz Alívio à Alma

Deveis ter clara compreensão do evangelho. A vida religiosa não é de melancolia e tristeza, mas de paz e regozijo unidos à dignidade cristã e santa solenidade. Não somos por nosso Salvador animados a entreter dúvidas e temores, nem perspectivas desanimadoras; não trazem elas alivio à alma e devem ser repelidas, e não louvadas. Podemos ter regozijo inefável e glorioso. Evangelismo, pág. 180.

A Fé Cresce, em Conflito com a Dúvida e o Temor

O Senhor freqüentemente nos coloca em posições difíceis para estimular-nos a maior aplicação. Em Sua providência às vezes ocorrem contrariedades especiais, para testar nossa paciência e fé. Deus nos dá lições de confiança. Ele deseja ensinar-nos onde buscar auxílio e forças em tempo de necessidade. Assim obtemos conhecimento prático de Sua divina vontade, de que muito carecemos em nossa experiência vital. A fé torna-se forte em sério conflito com a dúvida e o temor. Testimonies, vol. 4, págs. 116 e 117.

O Temor Revela Incredulidade

Como Jesus descansou pela fé no cuidado do Pai, assim devemos repousar no do nosso Salvador. Houvessem os discípulos confiado nEle, e ter-se-iam conservado calmos. Seu temor, no


MCP2 - Pag. 477  

tempo do perigo, revela-lhes a incredulidade. Em seu esforço para se salvarem a si mesmos, esqueceram a Jesus; e foi apenas quando, desesperando de si mesmos, se voltaram para Ele, que os pôde socorrer.

Quantas vezes se repete em nós a experiência dos discípulos! Quando as tempestades das tentações se levantam, e fuzilam os terríveis relâmpagos, e as ondas se avolumam por sobre nossa cabeça, sozinhos combatemos contra a tormenta, esquecendo-nos de que existe Alguém que nos pode valer. Confiamos em nossa própria força até que nos foge a esperança, e vemo-nos prestes a perecer. Lembramo-nos então de Jesus, e se O invocarmos para nos salvar, não o faremos em vão. Embora nos reprove, magoado, a incredulidade e a confiança em nós mesmos, nunca deixa de nos conceder o auxílio de que necessitamos. Seja em terra ou no mar, se temos no coração o Salvador, nada há a temer. A fé viva no Redentor serena o mar da vida, e Ele nos guardará do perigo pela maneira que sabe ser melhor. O Desejado de Todas as Nações, pág. 336.

É Perigoso Manifestar Temor ao Enfermo

Os que tratam dos doentes devem compreender a importância de cuidadosa atenção às leis da saúde. Em parte alguma tem mais importância a obediência a estas leis do que no quarto do enfermo. Em caso nenhum a fidelidade às pequenas coisas, da parte dos assistentes, tem maiores conseqüências. Em casos de doença grave, a menor negligência, a mais ligeira falta de atenção às necessidades especiais ou perigos particulares do enfermo, toda a manifestação de temor, agitação ou impaciência, até uma falta de simpatia, pode fazer pender o fiel da balança que oscila entre a vida e a morte, e causar a descida à sepultura de um doente que de outra sorte poderia ter-se curado. A Ciência do Bom Viver, pág. 219.

O Temor Ofende o Espírito Santo

A fé toma a Deus em Sua palavra, não buscando compreender a significação das aflitivas experiências que sobrevêm. Muitos há, porém, que possuem pouca fé. Estão continuamente temendo, e tomando emprestadas aflições. Estão dia a dia cercados de provas do amor de Deus, fruem cada dia as bondades


MCP2 - Pag. 478  

de Sua providência; mas passam por alto essas bênçãos. E as dificuldades que encontram em lugar de os conduzir para Deus, dEle os separam, porque despertam desassossegos e queixumes. ... Jesus é seu Amigo. Todo o Céu se acha empenhado em seu bem-estar, e seu temor e queixas ofendem o Espírito Santo. Não é porque vejamos ou sintamos que Deus nos ouve, que devemos crer. Devemos confiar em Suas promessas. Quando chegamos a Ele com fé, devemos crer que toda petição e penetra no coração de Cristo. Quando temos pedido Sua bênção, devemos crer que as receberemos, e agradecer-Lhe porque a temos. Entreguemo-nos então aos nossos deveres, certos de que a bênção virá quando dela mais necessitarmos. Quando houvermos aprendido a fazer assim, saberemos que nossas orações são atendidas. Deus fará por nós "muito mais abundantemente" (Efés. 3:20), "segundo as riquezas da Sua glória" (Efés. 3:16), e "a operação da força do Seu poder". Efés. 1:19. Obreiros Evangélicos, págs. 261 e 262.

Libertação da Culpa Traz Libertação do Temor

Arão, assim como o povo, recuava de Moisés, "e temeram chegar-se a ele". Êxo. 34:30. Vendo sua confusão e terror, mas sem saber a causa, insistiu com eles para que se aproximassem. Apresentou-lhes a garantia da reconciliação com Deus, e lhes assegurou o restabelecimento de Seu favor. Nada perceberam em sua voz a não ser amor e solicitude, e finalmente aventurou-se um a aproximar-se dele. Muito atônito para que pudesse falar, silenciosamente apontou para o rosto de Moisés e então para o céu. O grande chefe compreendeu o que queria dizer. Em sua consciente culpabilidade, sentindo-se ainda sob o desagrado divino, não podiam suportar a luz celestial, a qual, se houvessem eles sido obedientes a Deus, tê-los-ia enchido de alegria. O medo acompanha a culpa. A alma que está livre de pecado não deseja esconder-se da luz do Céu. Patriarcas e Profetas, págs. 329 e 330.

Que Fazer Quando Temeroso

Unicamente a percepção da presença de Deus pode banir aquele


MCP2 - Pag. 479  

receio que faria da vida um peso à tímida criança. Fixe ela em sua memória esta promessa: "O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que O temem e os livra." Sal. 34:7. Que leia a maravilhosa história de Eliseu na cidade montesina e, entre ele e o exército de inimigos armados, uma poderosa multidão de anjos celestiais. Leia como a Pedro, na prisão e condenado à morte, apareceu o anjo de Deus; como, depois de passarem pelos guardas armados, pelas portas maciças e grandes portões de ferro com seus ferrolhos e travessas, o anjo guiou o servo de Deus em segurança.

Leia acerca daquela cena no mar, quando, aos soldados e marinheiros arremessados de um para outro lado pela tempestade, exaustos pelo trabalho, vigília e longo jejum, Paulo, como prisioneiro, em caminho para o seu julgamento e execução, falou aquelas grandiosas palavras de ânimo e esperança: "Agora, vos admoesto a que tenhais bom ânimo, porque não se perderá a vida de nenhum de vós. ... Porque, esta mesma noite, o anjo de Deus, de quem eu sou e a quem sirvo, esteve comigo, dizendo: Paulo, não temas! Importa que sejas apresentado a César, e eis que Deus te deu todos quantos navegam contigo." Atos 27:22-24. Com fé nesta promessa, Paulo afirmou a seus companheiros: "Nem um cabelo cairá da cabeça de qualquer de vós." Atos 27:34. Assim aconteceu. Como havia naquele navio um homem por meio do qual Deus podia operar, todo o contingente de soldados e marinheiros gentios foi preservado. "Todos chegaram à terra, a salvo." Atos 27:44. Educação, págs. 255 e 256.

Deus Trata com Clareza

Todavia, o Salvador não nos engana. Não nos diz: "Não temais, vossa estrada é livre de perigos." Ele sabe que há provações e perigos, e é sincero conosco. Não Se propõe tirar Seu povo de um mundo de males e pecados, mas indica-nos infalível refúgio. Sua oração em favor dos discípulos, foi: "Não peço que os tires do mundo, mas que os livres do mal." João 17:15. "No mundo", diz Ele, "tereis aflições, mas tende bom ânimo; Eu venci o mundo." João 16:33. Caminho a Cristo, págs. 122 e 123.


MCP2 - Pag. 480  

Olhar Para Fora de Si Mesmo

Olha para fora de ti mesmo, para Jesus. Podes reconhecer que és pecador, ao passo que ao mesmo tempo tens o privilégio de reconhecer a Cristo como teu Salvador. Ele veio, para chamar ao arrependimento não os justos mas os pecadores. Dificuldades e sugestões serão apresentadas por Satanás à mente humana para que ele possa enfraquecer a fé e destruir o ânimo. Ele tem múltiplas tentações que aos montões invadem a mente, uma após outra; mas estudar de perto as tuas emoções e ceder aos sentimentos é entreter o mau hóspede da dúvida, e assim procedendo, emaranhar-te nas perplexidades do desespero. Indagarás: Que poderei fazer com tais terríveis sugestões? Expulsa-as da mente, olhando e contemplando as imaculadas, profundezas do amor de um Salvador. Não exaltes os teus sentimentos, falando neles e adorando-os, quer bons quer maus, tristes ou animadores. Carta 41, 1893.

Vencer o Temor, Pela Confiança em Jesus

Jesus convida-nos a ir ter com Ele, que Ele tirar-nos-á dos cansados ombros a carga, colocando sobre nós o Seu jugo, que é suave; e o Seu fardo, que é leve. O trilho pelo qual Ele nos convida a andar nunca nos teria custado um tormento se sempre tivéssemos nele andado. É quando nos extraviamos do caminho do dever que este se torna difícil e espinhoso. Os sacrifícios que temos que fazer ao seguir a Cristo, são apenas outros tantos passos para retornar ao caminho da luz, da paz e felicidade. As dúvidas crescem ao contemporizarmos com elas, e quanto mais contemporizarmos, tanto mais difícil é vencê-las. É seguro largar todo suporte terrestre e tomar a mão dAquele que levantou e salvou o discípulo que se afogava no mar tempestuoso. Testimonies, vol. 4, pág. 558.

Cristo, o Portador de Fardos

Exponde continuamente ao Senhor vossas necessidades, alegrias, pesares, cuidados e temores. Não O podeis sobrecarregar, não O podeis fatigar. ... Seu coração amorável se comove ante as nossas tristezas, ante a nossa expressão delas.


MCP2 - Pag. 481  

Levai-Lhe tudo quanto vos causa perplexidade. Coisa alguma é demasiado grande para Ele, pois sustém os mundos e rege o Universo. Nada do que de algum modo se relacione com a nossa paz é tão insignificante que o não observe. Não há em nossa vida nenhum capítulo demasiado obscuro para que o possa ler; perplexidade alguma por demais intrincada para que a possa resolver. Nenhuma calamidade poderá sobrevir ao mais humilde de Seus filhos, ansiedade alguma lhe atormentar a alma, nenhuma alegria possuí-lo, nenhuma prece sincera escapar-lhe dos lábios, sem que seja observada por nosso Pai celeste, ou sem que Lhe atraia o imediato interesse. ... As relações entre Deus e cada pessoa são tão particulares e íntimas, como se não existisse nenhuma outra por quem Ele houvesse dado Seu bem-amado Filho. Caminho a Cristo, pág. 100.

<< Capítulo Anterior Próximo Capítulo >>