Mente, Caráter e Personalidade (Vol. 2)

CAPÍTULO 42

A Mente e a Saúde

MCP2 - Pag. 396  

A Mente Controla o Homem Todo

A mente rege o homem todo. Todas as nossas ações, quer sejam boas ou más, originam-se na mente. É a mente que adora a Deus e nos põe em contato com os seres celestiais. ... Todos os órgãos físicos são servos da mente, e os nervos os mensageiros que transmitem suas ordens a cada parte do corpo, dirigindo os movimentos do mecanismo vivo. ...

A operação harmoniosa de todas as partes - cérebro, ossos e músculos - é necessária para o completo e salutar desenvolvimento de todo o organismo. Fundamentos da Educação Cristã, pág. 426.

A Energia Elétrica Vitaliza Todo o Organismo

A energia elétrica do cérebro, suscitada pela atividade mental, vivifica o organismo todo, e assim é de inestimável auxílio na resistência à doença. Educação, pág. 197.

Poucos Reconhecem o Poder que a Mente Tem Sobre o Corpo

Poucos, apenas, reconhecem o poder que a mente tem sobre o corpo. Grande parte das doenças que afligem a humanidade, tem sua origem na mente, e só podem ser curadas pela restauração da mente à saúde. Há muitíssimos mais do que imaginamos que se acham enfermos mentalmente. Doenças da alma fazem muitos dispépticos, pois a enfermidade mental


MCP2 - Pag. 397  

tem uma influência paralisante sobre os órgãos digestivos. Testimonies, vol. 3, pág. 184.

Vítimas da Imaginação Doentia

A mente precisa ser controlada; pois exerce ela uma poderosíssima influência sobre a saúde. A imaginação muitas vezes se extravia e, quando com ela se condescende, traz graves formas de doenças aos por ela afligidos. ...

A estação do ano que mais deve ser temida por quem vai para o meio desses inválidos é o inverno. É, de fato, inverno, não somente do lado de fora, mas dentro, para aqueles que são forçados a viver na mesma casa e dormir no mesmo quarto. Essas vítimas de uma imaginação doentia fecham-se dentro de casa e fecham as janelas; pois o ar lhes ataca os pulmões e a cabeça. A imaginação é fértil; temem eles ficar resfriados, e resfriados ficarão. Nenhuma parcela de arrazoado é capaz de convencê-los de que não entendem toda a filosofia do assunto, Não o provaram eles? argüirão.

É verdade que provaram um lado da questão - persistindo em seus próprios caminhos - e contudo apanham resfriado, caso se exponham o mínimo que seja. Frágeis como os bebês, não podem eles suportar coisa alguma; todavia continuam vivendo, e persistindo em fechar portas e janelas, e a aquecer-se junto a estufa, e se regozijam de sua miséria.

Com certeza têm verificado que o seu caminho não lhes tem feito bem, e sim aumentado as suas dificuldades. Por que não permitir que a razão influencie o raciocínio e controle a imaginação? Por que não seguir agora um caminho oposto e, de maneira criteriosa, conseguir exercício e ar fora de casa? Conselhos Sobre Saúde, pág. 95-97.

A Mente Impede a Circulação

Se tens a mente impressionada e fixa na idéia de que o banho te fará mal, a impressão mental se comunica a todos os nervos do corpo. Os nervos controlam a circulação do sangue; portanto o sangue, por causa da impressão mental, é confinado aos vasos sangüíneos, e perdem-se os bons efeitos do banho. Tudo isto se dá porque o sangue é pela mente e a vontade


MCP2 - Pag. 398  

impedido de fluir prontamente e vir à superfície para estimular, despertar e promover a circulação.

Suponhamos, por exemplo, que tenhas a impressão de que se tomares banho sentirás frio. O cérebro manda essa informação aos nervos do corpo, e os vasos sangüíneos, em obediência a tua vontade, não podem realizar seu trabalho, e promover uma reação após o banho. Testimonies, vol. 3, págs. 69 e 70.

Mente Descuidada, Entregue a Sonhos

Tens imaginação doentia. Pensas que estás doente, mas isso é mais imaginário do que real. És desleal a ti mesma. ... Dás a impressão de uma pessoa sem coluna vertebral. Tens te apoiado mais em outros, o que é uma atitude errada para uma senhora manter, em presença de outros. Se tão-somente pensasses ser capaz, poderias andar tão bem, e sentar tão ereta como muitos outros.

O estado de tua mente leva à indolência e ao temor do exercício, quando este se havia de demonstrar um dos maiores meios para a recuperação. Nunca te restaurarás a menos que ponhas de lado esse estado mental de fantasias e despertes para agir, para trabalhar enquanto é dia. Trata de agir, tanto como a imaginar e planejar. Volve tua mente de projetos românticos. Misturas com tua religião um sentimentalismo romântico, apaixonado, que não eleva, mas tão-somente rebaixa. Não és só tu a afetada; outros são prejudicados por teu exemplo e influência. Testimonies, vol. 2, págs. 248 e 249.

A Saúde Sacrificada aos Sentimentos

Querida ______, tens uma imaginação enferma; e desonras a Deus por permitir que teus sentimentos tenham completo controle de teu raciocínio e discernimento. Tens uma vontade inflexível, que leva a mente a reagir sobre o corpo, desequilibrando a circulação e produzindo congestão em certos órgãos; e estás sacrificando a saúde aos teus sentimentos. Testimonies, vol. 5, pág. 310.


MCP2 - Pag. 399  

Doença Mental Causada por Língua não Santificada

A irmã ______ estava tão sucumbida de tristeza que perdeu a razão. Pergunto: Quem, no dia do juízo, será responsável por apagar a luz daquela mentalidade que ainda hoje deveria estar brilhando? Quem será sujeito a prestar contas no dia de Deus pela obra que causou a dor que teve em resultado essa enfermidade? Ela sofreu durante meses, e o esposo sofreu com ela. E agora essa pobre mulher se foi, deixando duas crianças sem mãe. Tudo isto por causa de uma obra feita por línguas não santificadas. Manuscrito 54, 1904.

A Mente Sobrecarregada Prejudica a Saúde

Irmãos têm empregado recursos em direitos de patentes e outros empreendimentos, e têm induzido a se interessarem outras pessoas que não podiam resistir à perplexidade e ao cuidado de tais negócios. Sua mente ansiosa, sobrecarregada, afetou seriamente o corpo, já combalido, e elas se entregaram ao desânimo, chegando ao desespero. Perdem toda a confiança em si mesmas, e pensam que Deus as desamparou, não ousando crer que lhes faça misericórdia. Testemunhos Seletos, vol. 1, pág. 102.

A Atividade Mental Produz Saúde

Deus quer que Seus servos sejam bons pregadores, e para isso fazerem, têm de ser diligentes estudantes. ... Hábitos de estudo, com um firme apoio do alto, habilitá-los-á para sua posição como ministros do evangelho de Cristo. A atividade mental produzirá saúde, e isto é melhor do que uma mente lenta, desordenada, destreinada. Muitos tornam-se de nenhum valor como pastores, depois de avançados na idade. ... Se tivessem trabalhado o cérebro, seriam frutíferos na velhice. Carta 33, 1886.

A Força Elétrica do Cérebro Resiste a Enfermidades

A mente dos homens pensantes trabalha demais. Eles freqüentemente usam suas faculdades mentais prodigamente, ao passo que existe outra classe que tem como alvo mais elevado na vida o trabalho físico. Esta última classe não exercita a mente.


MCP2 - Pag. 400  

Exercitam os músculos, enquanto o cérebro é privado da força intelectual, exatamente como a mente dos homens pensantes é trabalhada enquanto o corpo é privado de força e vigor, por sua negligência de dar exercício aos músculos. ...

Sua influência para o bem é pequena em comparação com o que poderia ser se usassem o cérebro assim como os músculos. Esta classe cai mais depressa, se atacada pela doença; o organismo é vitalizado pela força elétrica do cérebro, a fim de resistir à doença. Testimonies, vol. 3, pág. 157.

Lamentações Trazem Doença

O que traz doença ao corpo e à mente de quase todos, são os sentimentos de descontentamento, e as murmurações de quem está mal satisfeito. Não têm a Deus, não têm aquela esperança que penetra para além do véu, que é como a âncora da alma segura e firme. Todos os que possuem essa esperança hão de purificar-se a si mesmos assim como Ele é puro. Estes se acham livres de desassossegados anseios, murmurações e descontentamento; não estão continuamente esperando o mal e aninhando emprestadas aflições. Vemos, porém, muitos que estão passando antecipadamente por um tempo de angústia; a ansiedade estampa-se em cada feição; parecem não encontrar consolo, e apresentam um aspecto de contínuo temor na expectativa de algum terrível mal. Testemunhos Seletos, vol. 1, pág. 178.

Atitude de Desassossego Deprime a Saúde

O Senhor te tem amor, e cuida de ti, e conquanto teu esposo não esteja sempre ao teu lado, todavia tens excelente companhia justamente no terreno em que está construída tua casa. Não conserves a mente em atitude desassossegada, pois é prejudicial a tua saúde. Deves reconhecer que ninguém é capaz de recompor tua mente a não ser tu mesma, individualmente.

Estás disposta demais para olhar sempre ao lado desanimador. Isto tem sido uma fraqueza do teu caráter. Feres tua vivência e dás uma compleição triste à vida de teu esposo.

Cismas demais. O que quer que possas fazer para afastar


MCP2 - Pag. 401  

a mente do teu eu individual, em qualquer linha de atividade, faze-o. Deves apreciar o grande dom de Jesus Cristo, dando-Se ao mundo, e poderás esperar que devas exercer muita paz e conforto e amor para manter a mente em perfeita paz. Todo crente deve revestir-se da justiça de Cristo, e essa justiça fala de melhores coisas do que o sangue de Abel. Carta 294, 1906.

Incapacidade de Pensar Racionalmente

Um estudante pode consagrar todas as faculdades à aquisição de conhecimento; mas a menos que possua conhecimento de Deus, a menos que obedeça às leis que lhe governam o ser, destruir-se-á. Mediante hábitos errôneos, perde a faculdade da apreciação de si mesmo; perde o domínio próprio. Não lhe é possível raciocinar acertadamente quanto ao que mais intimamente o interessa. É descuidado e desarrazoado no tratamento da mente e do corpo. Mediante a negligência do cultivo dos princípios justos, arruína-se tanto para este mundo como para o futuro. A Ciência do Bom Viver, pág. 450.

Egolatria: Obstáculo à Restauração

Um dos mais seguros impedimentos à restauração dos enfermos é o concentrarem a atenção em si mesmos. Muitos inválidos acham que todo o mundo lhes devia mostrar simpatia e dar auxílio, quando o que eles precisam é desviar a atenção de si mesmos e pensar nos outros, e deles cuidar. A Ciência do Bom Viver, pág. 256.

Desviar de Si Mesmo a Mente

O exercício ajuda o trabalho da digestão. Andar depois da refeição, manter ereta a cabeça, pôr para trás os ombros, e fazer exercício moderado, serão de grande benefício. A mente será desviada de si mesma para as belezas da Natureza. Quanto menos a atenção for chamada para o estômago depois de uma refeição, tanto melhor. Se estás em constante receio de que teu alimento te faça mal, por certo que fará. Esquece-te de ti mesmo e pensa em algo prazenteiro. Testimonies, vol. 2, pág. 530.


MCP2 - Pag. 402  

Fazer o Bem Libera Forças Positivas

O prazer de fazer bem anima o espírito e vibra através de todo o organismo. Enquanto a fisionomia dos homens benevolentes é animada de alegria, e seu semblante exprime a elevação moral do espírito, a dos egoístas e mesquinhos é abatida, prostrada e sombria. Seus defeitos morais se manifestam no rosto. Mensagens aos Jovens, pág. 209.

A Confiança Melhora a Saúde

Quando os homens que têm condescendido com maus hábitos e práticas pecaminosas se rendem ao poder da verdade divina, a aplicação dessa verdade ao coração faz reviver as energias morais, as quais pareciam paralisadas. O recebedor possui compreensão mais forte e mais clara do que antes de haver ligado sua alma à Rocha eterna. Até sua saúde física melhora pelo senso de sua confiança em Cristo. A bênção especial de Deus, que repousa sobre o recebedor, é por si mesma salutar e revigorante. Conselhos Sobre Saúde, pág. 27.

Efeitos de Condições de Trabalho Adequadas

Não me compete a mim delinear-te um definido plano de trabalho. Deves, porém, se possível, trabalhar em algum lugar onde tua mente seja conservada em pleno equilíbrio, onde possas estar em paz e sossego, onde não serás consultado sobre muitas questões. Não te convém ter a supervisão sobre várias coisas. Tua mente não deve ser sobrecarregada. Isso te faria um grande mal. Quando demasiadas perplexidades são cumuladas sobre ti, o sangue corre para a cabeça e cederás a uma intensidade de sentimento que porá em perigo tua saúde.

Coloca-te, se possível, em lugar onde tenhas poucos motivos de preocupar-te com o trabalho dos outros. ... Se tomasses sobre ti perplexidades que envolvessem grandes interesses, a confusão resultante de planejar para a direção de muitas coisas não seria para teu próprio bem nem para os melhores interesses da causa de Deus.


MCP2 - Pag. 403  

Os que quiserem colocar sobre ti uma variedade de deveres que requerem a mais cuidadosa administração, cometem um erro. Tua mente precisa estar tranqüila. Deves fazer um trabalho que não produza atrito em tua mente. Deves conservar a consciência no temor de Deus, de acordo com a norma da Bíblia, e deves fazer constante progresso, a fim de que de nenhum modo estejas incapaz para a obra que Deus te confiou. Carta 92, 1903.

Mente Tranqüila é Caminho Para a Saúde

A consciência de estar procedendo bem é o melhor remédio para corpos e mentes enfermos. A bênção especial de Deus repousando sobre o recebedor, é saúde e força. A pessoa cuja mente esteja calma e satisfeita em Deus, está no caminho para a saúde. Ter consciência de que os olhos do Senhor estão sobre nós e Seus ouvidos abertos a nossas orações é de fato uma satisfação. Saber que temos um amigo que nunca falha, ao qual podemos confiar todos os segredos da alma é um privilégio que jamais as palavras podem expressar. Testimonies, vol. 1, pág. 502.

Amor, Esperança e Alegria, Necessários Para Ter Saúde

A fim de que tenhamos saúde perfeita nosso coração deve estar cheio de esperança, amor e alegria. Conselhos Sobre Saúde, pág. 587.

Cristo é a Resposta

Muitos sofrem doenças da alma, muito mais do que doenças do corpo, e só encontram alívio quando vão ter com Cristo, a fonte da vida. Cessarão então as queixas de cansaço, solidão e descontentamento. Alegrias satisfatórias dão vigor à mente, e saúde e energia vital ao corpo. Testimonies, vol. 4, pág. 579.

<< Capítulo Anterior Próximo Capítulo >>