Mente, Caráter e Personalidade (Vol. 2)

CAPÍTULO 41

O Regime Alimentar e a Mente

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O Cérebro Tem de Ser Sadio

O cérebro é o órgão e instrumento da mente, e controla todo o corpo. A fim de que as outras partes do organismo sejam sadias, deve ser sadio o cérebro. E para que o cérebro seja sadio, deve o sangue ser puro. Se pelos hábitos corretos do comer e do beber o sangue se conserva puro, o cérebro será alimentado de maneira apropriada. Conselhos Sobre Saúde, págs. 586 e 587.

O Cérebro Suprido de Vida e Forças

O organismo humano é uma máquina maravilhosa, mas pode ser abusado. ... A transformação do alimento em sangue bom é um processo maravilhoso, e todos os seres humanos deveriam bem compreender este assunto. ...

Cada órgão do corpo colhe sua nutrição para conservar em ação suas diferentes partes. O cérebro tem de receber a sua parte, os ossos a sua. O grande Construtor-Mestre está em atuação a todo momento, alimentando com vida e forças cada músculo e tecido, desde o cérebro até à ponta dos dedos das mãos e dos pés. Carta 17, 1895.

Resultados de Fazer Exibicionismo com as Leis da Natureza

Deus concedeu a este povo grande luz, entretanto não somos


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colocados para além do alcance da tentação. ... Um inválido - aparentemente muito consciencioso, todavia fanático e presumido - confessa abertamente seu desprezo das leis da saúde e vida, que a misericórdia divina nos levou a aceitar, como um povo. Seu alimento tem de ser preparado de modo a satisfazer seus anseios doentios. Em vez de assentar-se a uma mesa provida de alimento saudável, ele freqüenta restaurantes, porque ali pode sem restrições condescender com o apetite. Fluente defensor da temperança, despreza seus princípios fundamentais. Ele quer alívio mas recusa obtê-lo ao preço da renúncia.

Esse homem está prestando culto ao altar do apetite pervertido. É um idólatra. As faculdades que, santificadas e enobrecidas, poderiam ser empregadas para honrar a Deus, são enfraquecidas, pouco serviço prestando. Temperamento irritadiço, cérebro confuso e nervos frouxos são parte do resultado de seu desprezo das leis da natureza. Ele é ineficiente, indigno de confiança. Testimonies, vol. 5, págs. 196 e 197.

Íntima Relação Entre o Alimento e a Mente

Em conexão com a ordem de Pedro, de que devemos acrescentar "à temperança, a paciência" (II Ped. 1:6), referi-me [numa pregação] às bênçãos da reforma de saúde, e às vantagens alcançadas pelo uso de apropriadas combinações de alimento simples, nutritivo. Demorei-me na íntima relação que o comer e beber mantêm para com o estado mental e o temperamento. Não podemos correr o risco de contrair um mau temperamento mediante errados hábitos de comer. Review and Herald, 12 de julho 1906.

A Condescendência, Maior Causa de Debilidade Mental

A condescendência com o apetite é a maior causa da debilidade física e mental e está junto ao alicerce da fraqueza que se patenteia por toda parte. Testemunhos Seletos, vol. 1, pág. 416.

Mente Confusa Devido ao Regime Impróprio

Não devemos, no sábado, aumentar a quantidade de alimento ou preparar maior variedade do que noutros dias. Ao contrário, a refeição do sábado deve ser mais simples, convindo


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comer menos do que comumente, a fim de ter o espírito claro e em condições de compreender os temas espirituais. A alimentação em excesso entorpece a mente. As mais preciosas verdades podem ser ouvidas sem serem apreciadas, por estar a mente obscurecida por um regime alimentar impróprio. Por comer demais aos sábados, muitos têm contribuído mais do que imaginam para desonrar a Deus. Testemunhos Seletos, vol. 3, págs. 23 e 24.

Pelo Apetite Satanás Controla a Mente

Pelo apetite, Satanás controla a mente e o ser todo. Milhares que poderiam ter vivido, passaram para o túmulo como destroços físicos, mentais e morais, porque sacrificaram todas as suas faculdades à condescendência com o apetite. Conselhos Sobre o Regime Alimentar, pág. 167.

Órgãos Digestivos Afetam a Felicidade da Vida

Os órgãos digestivos desempenham parte importante na felicidade de nossa vida. Deus nos deu inteligência, para que pudéssemos saber o que usar como alimento. Não devíamos nós, como homens e mulheres ajuizados, analisar se o que comemos é próprio ou irá causar-nos danos? Pessoas que têm azia, possuem em geral má disposição. Tudo parece ser-lhes contrário, e eles são inclinados a tornar-se mal-humorados e irritáveis. Se deve haver paz entre nós, devemos dedicar mais atenção ao caso de ter estômago pacífico. Conselhos Sobre o Regime Alimentar, pág. 112.

O Vigor Mental Depende do Corpo

Obedecei aos princípios da reforma de saúde e educai outros a fazerem o mesmo. A saúde da mente é em grande parte dependente da saúde do corpo, e a saúde do corpo é dependente da maneira em que é tratada a máquina viva. Comei unicamente o alimento que mantenha o estômago na mais saudável condição.

Precisais aprender mais cabalmente a filosofia do cuidado de si mesmo quanto à questão do regime alimentar. Disponde vosso trabalho de modo que possais ter vossas refeições a horas certas. Tendes de exercer cuidado especial nesta questão.


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Lembrai-vos de que viver a verdade como é em Jesus, requer muita disciplina própria. Carta 297, 1904.

Horas Irregulares e Descuidada Desatenção às Leis da Saúde

A mente não se desgasta nem tem colapso tantas vezes por causa de diligente emprego e árduo estudo, como por causa de alimentar-se de alimento impróprio, em ocasiões impróprias, e devido a descuidada desatenção às leis da saúde. ... Horas irregulares das refeições e do sono esgotam as forças do cérebro. O apóstolo Paulo declara que aquele que quiser ter êxito em alcançar alta norma de piedade tem de ser temperante em todas as coisas. Comer, beber, vestir-se - todos têm influência direta sobre nosso progresso espiritual. Youth"s Instructor, 31 de maio de 1894.

Sobrecarregar o Estômago Enfraquece a Mente

Devemos estar de sobreaviso contra o comer demais, ainda que sejam os alimentos mais saudáveis. A Natureza não pode usar mais do que se requer para a formação dos vários órgãos do corpo, e o excesso embaraça o organismo. Tem-se suposto haver muito estudante fracassado em virtude do estudo demasiado, quando a causa real foi comer em demasia. Enquanto for dada a devida atenção às leis da saúde, pouco perigo haverá de excesso mental; porém, em muitos casos do que se chama deficiência mental é a sobrecarga do estômago que fatiga o corpo e debilita o espírito. Educação, pág. 205.

A Condescendência Afeta os Mais Nobres Sentimentos

A contemporização com o apetite no comer demasiado é glutonaria. A grande variedade de pratos, muitas vezes tomados numa só refeição, é bastante para produzir um estômago desordenado, e um temperamento também desordenado. Por isso Deus requer de todo ser humano a cooperação com Ele, a fim de que ninguém ultrapasse os limites apropriados excedendo-se no comer, ou participando de alimentos impróprios. Esta condescendência fortalece as tendências animalescas e embota os mais nobres sentimentos da alma. Todo o ser se degrada, e o agente humano torna-se escravo do apetite, mimando suas próprias rasteiras paixões sensuais. Manuscrito 113, 1898.


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Comer em Excesso Produz Perda da Memória

És um glutão quando à mesa. Esta é uma grande causa de teu esquecimento e perda da memória. Dizes coisas que eu sei teres dito, depois contornas o terreno e afirmas que disseste coisas inteiramente diversas. Eu sabia isto, mas passei-o por alto, como sendo resultado certo do comer demasiado. De que adiantaria falar sobre isto? Não curaria o mal. Conselhos Sobre o Regime Alimentar, pág. 138.

Comer Demasiado Embota as Emoções

A intemperança no comer, mesmo de alimento saudável, tem uma influência prostradora sobre o organismo e embota as emoções mais agudas e santas. A estrita temperança em comer e beber é altamente necessária para a preservação da saúde e o vigoroso exercício de todas as funções do corpo.

Hábitos estritamente temperantes, combinados com o exercício dos músculos assim como da mente, preservarão tanto o vigor mental como o físico, proporcionando poder de resistência aos que se dedicam ao ministério, aos redatores, e a todos os outros de hábitos sedentários. Como um povo, com toda a nossa profissão quanto à reforma da saúde, comemos demasiado. A condescendência com o apetite é a maior causa da debilidade física e mental, e jaz no alicerce da debilidade, que por toda parte se mostra. Testemunhos Seletos, vol. 1, pág. 416.

Restringir a Variedade de Pratos

Devemos cuidar de nossos órgãos digestivos, e não impor-lhes grande variedade de alimentos. Quem se enche com muitas espécies de alimentos numa só refeição, está causando dano a si próprio. É mais importante que comamos o que se harmoniza conosco do que provarmos de cada prato que é posto diante de nós. Não há em nosso estômago uma porta pela qual ver o que vai lá dentro; assim, devemos usar nossa mente e raciocinar da causa para o efeito. Se vos sentis irritados,


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parecendo que tudo vai mal, talvez seja porque estais sofrendo as conseqüências de comer grande variedade de alimentos. Conselhos Sobre o Regime Alimentar, págs. 111 e 112.

O Plano de Deus Para nós

Deus deseja que nós, pela estrita temperança, conservemos a mente clara e aguçada, a fim de que possamos distinguir entre o sagrado e o comum. Devemos esforçar-nos por compreender a maravilhosa ciência da inigualável compaixão e benevolência de Deus. Os que comem demasiado e os que tomam alimentos insalubres, trazem dificuldades sobre si, incapacitando-se para o serviço de Deus. É perigoso comer carne, pois que os animais sofrem de muitas doenças mortíferas. Os que persistem em comer carne sacrificam a espiritualidade ao apetite pervertido. Ficam com o corpo cheio de doença. Manuscrito 66, 1901.

Atividade Intelectual Diminuída por Regime Cárneo

As faculdades intelectual, moral e física depreciam-se pelo habitual uso de alimentos cárneos. Comer carne faz correr perigo o organismo, embota o intelecto e amortece as sensibilidades morais. Testimonies, vol. 2, pág. 64.

O que Comemos Diminui a Atividade Intelectual

Nós somos compostos daquilo que comemos, e comer muita carne diminui a atividade intelectual. Os estudantes realizariam muito mais em seus estudos se nunca provassem carne. Quando a parte animal do agente humano se fortalece pelo comer carne, as faculdades intelectuais diminuem proporcionalmente.

A vida religiosa pode ser alcançada e mantida com mais êxito se for abandonada a carne, pois este regime estimula as atividades intensas, as tendências concupiscentes, e enfraquece a natureza moral e espiritual. "A carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne." Gál. 5:17.

Muito necessitamos animar e cultivar pensamentos puros, castos, e fortalecer as faculdades morais, em vez das


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faculdades baixas e carnais. Deus nos ajude a despertar de nossos condescendentes apetites! Medicina e Salvação, págs. 277 e 278.

Comer Carne e Disposição

Em geral, o Senhor não proveu carne a Seu povo no deserto, porque sabia que esse regime suscitaria doença e insubordinação. A fim de modificar a disposição e levar as mais altas faculdades do espírito a exercício ativo, deles tirou a carne de animais mortos. Conselhos Sobre o Regime Alimentar, pág. 375.

Conseqüências da Carne de Porco

Não é apenas a saúde física que é prejudicada pelo comer porco. A mente é afetada, e as finas sensibilidades embotadas pelo uso desse pesado artigo de alimentação. Conselhos Sobre o Regime Alimentar, pág. 493.

O Comedor Imprudente Desqualifica-se Para Aconselhamento

O açúcar não é bom para o estômago. Produz fermentação, o que embota o cérebro e deixa a disposição irritadiça. E tem-se demonstrado que, para a saúde do organismo, duas refeições são melhores do que três.

Que pena que, tantas vezes, quando se deveria exercer a maior renúncia, o estômago seja abarrotado de uma massa de alimento insalubre, que ali fica a se decompor. O mal do estômago afeta o cérebro. O comedor imprudente não reconhece que se está desqualificando para dar conselhos sábios, desqualificando-se para delinear planos para o maior progresso da obra de Deus. Mas isso é assim mesmo. Ele não sabe discernir as coisas espirituais, e em reuniões de concílio, quando devia dizer Sim e Amém, diz Não. Faz propostas que ficam longe do objetivo. O alimento que tomou lhe embotou o poder do cérebro.

A condescendência própria priva o agente humano de testemunhar da verdade. A gratidão que oferecemos a Deus por


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Suas bênçãos é grandemente afetada pelo alimento posto no estômago. A condescendência com o apetite é causa das dissensões, lutas, discórdias e muitos outros males. Pronunciam-se palavras impacientes e atos descaridosos se praticam, seguem-se costumes desonestos, e manifesta-se paixão - tudo porque os nervos do cérebro estão doentes pelo abuso do estômago abarrotado. Manuscrito 93, 1901.

O Café Afeta as Faculdades Mentais e Morais

O café é uma satisfação nociva. Estimula temporariamente o cérebro a uma ação desnecessária, mas o efeito posterior é exaustão, prostração, paralisia das faculdades mentais, morais e físicas. A mente fica enervada, e a menos que, mediante esforço resoluto seja o hábito vencido, a atividade do cérebro é permanentemente diminuída. Conselhos Sobre o Regime Alimentar, pág. 421.

O Comer Errado Leva a Pensar Errado

A saúde do corpo deve ser considerada tão necessária ao crescimento na graça como a aquisição de um temperamento calmo. Se o estômago não for bem cuidado, a formação do caráter moral íntegro será prejudicada. O cérebro e os nervos relacionam-se com o estômago. O comer e o beber impróprios resultam num pensar e agir impróprios também. Testemunhos Seletos, vol. 3, pág. 360.

Embotado o Alto Conceito da Expiação

Quando seguimos uma linha para diminuir o vigor mental e físico - no comer, beber, ou em qualquer dos nossos hábitos - desonramos a Deus, pois roubamos-Lhe o serviço que Ele de nós espera. Quando contemporizamos com o apetite a expensas da saúde, ou quando condescendemos com hábitos que diminuem nossa vitalidade e vigor mental, não podemos ter um alto conceito da expiação, nem uma justa estima das coisas eternas. Quando nossa mente é embotada e parcialmente paralisada pela doença, somos facilmente vencidos pelas tentações de Satanás. Carta 27, 1972.

Pensar Demais no Alimento

É impossível prescrever por peso a quantidade de alimento que


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deve ser tomada. Não seria prudente seguir esse processo, pois assim fazendo a mente se torna concentrada em si. Aliás, o comer e beber torna-se por demais uma questão de pensamento. Os que não fazem do ventre um deus resguardarão cuidadosamente o apetite. Usarão alimento simples, nutritivo. ...

Comerão lentamente, mastigando cabalmente o alimento. Após a refeição farão exercício apropriado, ao ar livre. Esses não precisam nunca preocupar-se com medir quantidades precisas.

Muitos há que têm assumido um pesado sentimento de responsabilidade quanto a quantidade e a qualidade do alimento melhor adaptado para nutrir o organismo. Alguns, especialmente entre os dispépticos, têm-se preocupado tanto com o cardápio, que não se alimentaram o suficiente para nutrir o organismo. Têm feito grande mal à casa em que habitam e, tememos, inutilizaram-se para esta vida. Carta 142, 1900.

Comer Segundo o Melhor Juízo, e Então Ficar Tranqüilo

Há os que estão constantemente ansiosos de que seu alimento, embora simples e saudável, possa fazer-lhes mal. Estes permitam-me dizer: Não pensem que seu alimento lhes faça mal; não pensem nele, absolutamente. Comam segundo o seu melhor discernimento; e tendo pedido ao Senhor que abençoe o alimento, a fim de que lhes fortaleça o corpo, creiam que Ele ouve sua oração, e fiquem sossegados. A Ciência do Bom Viver, pág. 321.

Intemperantes não Podem Ser Pacientes

Há fartas razões de existirem tantas mulheres nervosas no mundo, queixando-se de dispepsia, com seu cortejo de males. A causa tem sido acompanhada dos efeitos. É impossível pessoas intemperantes serem pacientes. Precisam primeiro reformar os maus hábitos, aprender a viver saudavelmente, e então não será difícil serem pacientes.

Muitos parecem não compreender a relação que a mente mantém para com o corpo. Caso o organismo esteja perturbado por comida imprópria, o cérebro e os nervos são afetados, e pequenas coisas incomodam os que assim sofrem.


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Dificuldades insignificantes são para eles montanhas de aflição. As pessoas assim situadas são inaptas para criar devidamente seus filhos. Sua vida será assinalada por extremos - às vezes muito condescendentes, outras severas, censurando por ninharias que não merecem atenção. Mensagens Escolhidas, vol. 2, pág. 434.

A Dispepsia Leva à Irritabilidade

O estômago dispéptico sempre leva à irritabilidade. O estômago ácido leva a um temperamento azedo. Teu corpo tem de ser mantido em sujeição, se queres fazer dele um templo adaptado para a habitação do Espírito Santo. Come com moderação, mesmo dos alimentos saudáveis. Faze exercício moderado, e sentirás que tua vida é de alguma importância. Carta 27, 1872.

Alimento Insalubre Embrutece a Consciência

Em matéria de reforma da saúde, nosso povo tem estado a regredir. Satanás vê que não pode ter tanto poder sobre as mentes quando o apetite é mantido sob controle, do que quando com ele se condescende, e está constantemente em atividade para levar os homens à contemporização. Sob a influência de alimento insalubre a consciência se torna frágil, a mente se torna fechada, e desequilibra-se sua suscetibilidade às impressões. ...

Verá e sentirá nosso povo o pecado de perverter o apetite? Não descartarão todas as condescendências prejudiciais, destinando os recursos assim poupados à disseminação da verdade? Manuscrito 132.

Definição de Temperança no Comer

Os princípios de temperança devem ser levados mais longe do que a mera abstenção de bebidas alcoólicas. O uso de alimento estimulante e indigesto é, muitas vezes, tão ofensivo à saúde como aquelas, e em muitos casos lançam as sementes da embriaguez. A verdadeira temperança nos ensina a dispensar inteiramente todas as coisas nocivas, e usar prudentemente aquilo que é saudável. Poucos há que se compenetram, como deviam, de quanto seus hábitos no regime alimentar têm que ver com sua saúde, seu caráter, sua utilidade neste mundo e seu destino eterno. O apetite deve estar sempre sob a sujeição


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das faculdades morais e intelectuais. O corpo deve ser o servo da mente, e não a mente a serva do corpo. Patriarcas e Profetas, pág. 562.

Evitar os Extremos

Os que entendem as leis da saúde e são governados por princípios, fugirão dos extremos, tanto da condescendência como da restrição. Seu regime é escolhido, não meramente para agradar ao apetite, mas para fortalecimento do organismo. Procuram conservar todas as faculdades nas melhores condições para o mais elevado serviço a Deus e aos homens. O apetite acha-se sob o controle da razão e da consciência, e são recompensados com a saúde física e mental. Conquanto não insistam de modo impertinente em seus pontos de vista para os outros, seu exemplo é um testemunho em favor dos princípios corretos. Essas pessoas exercem vasta influência para o bem. A Ciência do Bom Viver, pág. 319.

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