Mente, Caráter e Personalidade (Vol. 2)

CAPÍTULO 72

Hábitos de Pensamento

MCP2 - Pag. 655  

XIV. O Pensamento e Sua Influência

Hábitos de Pensamento

Os Pensamentos Formam o Caráter

Como um homem imagina "na sua alma, assim é". Prov. 23:7. Muitos pensamentos fazem a história não escrita de um só dia; e esses pensamentos têm muito que ver com a formação do caráter. Nossos pensamentos devem ser estritamente guardados; pois um pensamento impuro causa uma profunda impressão na alma. Um mau pensamento deixa uma impressão má no espírito. Se os pensamentos são puros e santos, o homem se torna melhor por havê-los nutrido. Por eles é avivado o pulso espiritual, aumentando a capacidade de fazer o bem. E como uma gota de chuva prepara o caminho para outra no umedecer a terra, assim um bom pensamento prepara para outro o caminho. Mensagens aos Jovens, pág. 144.

Poder Para Escolher Tópicos de Pensamento

Está dentro das possibilidades de qualquer, escolher os tópicos que ocuparão os pensamentos e moldarão o caráter. Educação, pág. 127.

Requer Esforço Pessoal

Ninguém senão vós mesmos podereis dominar vossos pensamentos. Na luta para alcançar a mais elevada norma, o êxito ou o fracasso depende muito do caráter, e da maneira por que são disciplinados os pensamentos. Caso estes estejam bem cingidos, como Deus determina que o sejam dia a dia, estarão


MCP2 - Pag. 656  

nos temas que nos ajudarão no sentido de maior devotamento. Se os pensamentos são justos, então, em resultado, as palavras o serão também; as ações serão de natureza a trazerem alegria e conforto e serenidade a outros. Nossa Alta Vocação (Meditações Matinais, 1962), pág. 112.

Precisam Ser Educados

Os pensamentos precisam ser educados. Cingi o vosso entendimento para que trabalhe na devida direção, e segundo a ordem de bem elaborados planos; então cada passo representa um avanço, e nenhum esforço ou tempo é perdido em seguir idéias vagas e planos casuais. Precisamos considerar a intenção e objetivo da vida, e conservar sempre em vista propósitos dignos. Cada dia devem os pensamentos ser educados e mantidos na justa direção, como a agulha para o pólo. Cada um deve ter seus alvos e desígnios, e então fazer com que todo pensamento e ação sejam de molde a realizar aquilo a que se propõem. Os pensamentos precisam ser controlados. Importa haver firmeza de propósito para levar a cabo aquilo que empreenderdes. Nossa Alta Vocação (Meditações Matinais, 1962), pág. 110.

Educação dos Pensamentos

A verdadeira disciplina da vida é composta de pequeninos fatos. A educação dos pensamentos é essencial. Manuscrito 76, 1900.

A educação do coração, o controle dos pensamentos, em cooperação com o Espírito Santo, levarão ao controle das palavras. Isto é verdadeira sabedoria, e assegurará a calma mental, contentamento e paz. Haverá alegria na contemplação das riquezas da graça de Deus. Carta 10, 1894.

Os Pensamentos Corretos não Vêm Naturalmente

Há fervoroso trabalho diante de cada um de nós. Pensamentos corretos, puros e santos propósitos, não nos vêm naturalmente. Temos de lutar por eles. Review and Herald, 28 de novembro de 1899.

Pensamentos Cativos

Se a vida recebe o devido controle, o poder da verdade é ilimitado.


MCP2 - Pag. 657  

Os pensamentos são levados em cativeiro a Jesus Cristo. Do tesouro do coração provêm palavras apropriadas e adaptadas e certas. Nossas palavras, especialmente, devem ser guardadas. Escrevendo a Timóteo, diz Paulo: "Conserva o modelo das sãs palavras que de mim tens ouvido, na fé e na caridade [no amor] que há em Cristo Jesus. Guarda o bom depósito pelo Espírito Santo que habita em nós." II Tim. 1:13 e 14. Manuscrito 130, 1897.

A Mente Tem de Ser Firmemente Controlada

Os jovens devem começar cedo a cultivar corretos hábitos de pensamento. Devemos disciplinar a mente a pensar numa linha sadia e não lhe permitir que demore em coisas más. O salmista exclama: "Sejam agradáveis as palavras da minha boca e a meditação do meu coração perante a Tua face, Senhor, rocha minha e libertador meu!" Sal. 19:14.

Ao operar Deus no coração por Seu Santo Espírito, tem de o homem cooperar com Ele. Os pensamentos têm de ser amarrados, restringidos, impedidos de soltar brotos e contemplar coisas que tão-somente enfraquecem e corrompem a alma. Os pensamentos têm de ser puros, as meditações do coração têm de ser limpas, para que as palavras da boca sejam palavras aceitáveis ao Céu e de auxílio aos vossos companheiros.

Cristo disse aos fariseus: "Raça de víboras, como podeis vós dizer boas coisas, sendo maus? Pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca. O homem bom tira boas coisas do seu bom tesouro, e o homem mau do mau tesouro tira coisas más." Mat. 12:34 e 35. Review and Herald, 12 de junho de 1888.

Pecados Abertos Manifestam Pensamentos Latentes

O período de tentação sob a qual, talvez, uma pessoa caia em um pecado ofensivo, não cria o mal revelado, mas apenas desenvolve ou torna manifesto aquilo que estava oculto e latente no coração. Um homem "como imaginou na sua alma, assim é" (Prov. 23:7); porque de seu coração "procedem as saídas da vida". Prov. 4:23. O Maior Discurso de Cristo, pág. 60.


MCP2 - Pag. 658  

Obrigação de Controlar os Pensamentos

No Sermão da Montanha Cristo apresentou ante Seus discípulos os vastos princípios da lei de Deus. Ensinou aos ouvintes que a lei é transgredida pelos pensamentos antes de ser o mau desejo posto em prática. Estamos na obrigação de controlar nossos pensamentos e levá-los em sujeição à lei de Deus. As nobres faculdades da mente nos foram dadas pelo Senhor a fim de que as possamos empregar na contemplação de coisas celestes. Deus fez abundante provisão para que a pessoa possa fazer contínuo progresso na vida divina. Por toda parte colocou Ele instrumentos para nos ajudarem no desenvolvimento quanto ao conhecimento e a virtude. Review and Herald, 12 de junho de 1888.

A Mente Natural, Deseducada, Age sem Motivos Elevados

A mente natural, egoísta, uma vez deixada a seus próprios e maus desejos, agirá sem motivos elevados, sem referência à glória de Deus ou ao benefício da humanidade. Os pensamentos serão maus, e só maus continuamente. ... O Espírito de Deus produz uma nova vida na pessoa, levando os pensamentos e os desejos à obediência da vontade de Cristo. Nossa Alta Vocação (Meditações Matinais, 1962), pág. 111.

O Adversário não Pode Ler os Pensamentos

O adversário das pessoas não tem permissão de ler os pensamentos dos homens; é, porém, perspicaz observador, e nota as palavras; registra-as e adapta habilmente suas tentações de modo a se ajustarem ao caso dos que se colocam em seu poder. Caso trabalhássemos para reprimir os pensamentos e sentimentos pecaminosos, não lhes dando expressão em palavras ou ações, Satanás seria derrotado pois ele não poderia preparar suas especiais tentações para adaptar ao caso. Mas quantas vezes, por sua falta de domínio próprio, professos cristãos abrem a porta ao adversário das pessoas! Review and Herald, 22 de março de 1887.

Muitos São Molestados por Maus Pensamentos

Há muitos que são realmente perturbados porque pensamentos


MCP2 - Pag. 659  

baixos, vis lhes vêm à mente e não são facilmente expulsos. Satanás tem seus anjos maus a nossa volta, e embora não possam ler os pensamentos dos homens, observam de perto suas palavras e atos. Satanás aproveita-se das fraquezas e defeitos de caráter que assim se revelam, e impele suas tentações onde houver a menor força de resistência. Ele faz más sugestões e inspira pensamentos mundanos, sabendo que assim pode levar a pessoa em cativeiro e condenação. Aos que são egoístas, mundanos, avarentos, orgulhosos, críticos, ou dados à calúnia - a todos os que estão nutrindo erros e defeitos de caráter - Satanás apresenta a condescendência com o próprio eu e desvia a pessoa para um trilho que a Bíblia condena, mas que ele faz parecer atraente.

Para cada classe de tentações existe remédio. Não somos deixados a lutar com nossas finitas forças contra o próprio eu e nossa pecaminosa natureza. Jesus é um auxiliar poderoso, um apoio sempre presente. ... A mente tem de ser restringida, não se lhe permitindo que vagueie. Deve ser educada a demorar sobre as Escrituras e temas nobres, elevados. Porções das Escrituras, mesmo capítulos inteiros, podem ser memorizados, para ser repetidos quando Satanás ataca com as suas tentações. ... Quando Satanás quer levar a mente a demorar em coisas terrenas e sensuais, a maneira mais eficaz de lhe resistir é com "está escrito". Review and Herald, 8 de abril de 1884.

A Única Esperança é Pensar Correto

Precisamos de um constante senso do enobrecedor poder dos pensamentos puros, e da danosa influência dos pensamentos maus. Ponhamos nossos pensamentos em coisas santas. Sejam eles puros e verdadeiros, pois a única segurança para qualquer pessoa é o pensar correto. Devemos usar todos os meios que Deus pôs ao nosso alcance, para o governo e o cultivo de nossos pensamentos. Devemos pôr a mente em harmonia com a mente divina. Sua verdade nos santificará, corpo, alma e espírito. Carta 123, 1904.


MCP2 - Pag. 660  

Demorar o Pensamento em Coisas Frívolas

Devemos esforçar-nos para ter a mente em condição de podermos receber as impressões do Espírito Santo. Mas não podem receber luz ampliada aqueles que permitem que seus pensamentos corram constantemente após frivolidades. A mente deve ser provida dos tesouros celestes, com alimento que nos habilite a crescer espiritualmente, preparando-nos para um Céu santo. Nossa Alta Vocação (Meditações Matinais, 1962), pág. 282.

Providência Tomada Para Elevar os Pensamentos

Deus tomou todas as providências para nossos pensamentos se tornarem puros, elevados, aprimorados e enobrecidos. Ele não só prometeu purificar-nos de toda a injustiça, mas tomou uma real providência para o suprimento da graça que nos erguerá os pensamentos para Ele e nos habilitará a apreciar Sua santidade. Podemos reconhecer que somos possessão de Cristo e que devemos manifestar ao mundo o Seu caráter. Preparados pela graça celestial, tornando-nos revestidos da justiça de Cristo, nas vestes nupciais, e somos habilitados para participar da ceia das bodas. Tornamo-nos um com Cristo, participantes da natureza divina, purificados, aprimorados, elevados, sendo reconhecidos como filhos de Deus - herdeiros de Deus e co-herdeiros de Jesus Cristo. Youth"s Instructor, 28 de outubro de 1897.

Afastar-nos do Encantado Terreno de Satanás

Deveis conservar-vos afastados do terreno encantado de Satanás, e não permitir que vossa mente se desvie da fidelidade para com Deus. Por meio de Cristo podeis e deveis ser felizes, e adquirir hábitos de domínio próprio. Até vossos pensamentos devem ser trazidos em sujeição à vontade de Deus, e vossos sentimentos sob o domínio da razão e da religião. Vossa imaginação não vos foi dada para que se lhe permitisse correr desenfreada à sua maneira, sem nenhum esforço para restringi-la ou discipliná-la.

Se os pensamentos forem maus, maus serão também os sentimentos; e os pensamentos e os sentimentos, combinados, constituem o caráter moral. Quando julgais que, como cristãos,


MCP2 - Pag. 661  

não vos é requerido restringir os pensamentos e sentimentos, sois levados sob a influência dos anjos maus, e convidais a sua presença e o seu domínio. Se cederdes às vossas impressões, e permitirdes que os pensamentos sigam o rumo da suspeita, da dúvida, dos lamentos, achar-vos-eis então entre os mais infelizes dos mortais, e vossa vida se demonstrará um fracasso. Mensagens aos Jovens, pág. 92.

O Perigo de Construir Castelos na Areia

Deveis dominar teus pensamentos. Não será isso tarefa fácil; não o conseguirás sem assíduo e mesmo árduo esforço. No entanto, Deus exige isso de ti; é um dever que repousa sobre todo ser responsável. És responsável perante Deus pelos teus pensamentos. Se condescenderes com vãs imaginações, permitindo que a mente se demore em assuntos impuros, serás, em certo sentido, tão culpada perante Ele como se teus pensamentos fossem levados à ação. Tudo o que impede a ação é a falta de oportunidade.

Sonhar e construir castelos dia e noite são hábitos maus e excessivamente perigosos. Uma vez estabelecidos, é quase impossível rompê-los e dirigir o pensamento para temas puros, santos e elevados. Deves tornar-te fiel sentinela de teus olhos, ouvidos e todos os sentidos, se quiseres dominar a mente e impedir que vãos e corruptos pensamentos te manchem a alma. Só o poder da graça pode realizar esta tão desejável obra. És fraca nesse sentido. Mensagens aos Jovens, págs. 75 e 76.

Substituir o Mau Pelo Bom

Os pais podem escolher, se o quiserem, se a mente dos filhos se encherá ou não de pensamentos e sentimentos puros e santos; mas seus gostos precisam ser disciplinados e educados com o maior cuidado. Precisam começar cedo a desdobrar as Escrituras diante das mentes em desenvolvimento de seus filhos, a fim de que formem os devidos hábitos e gostos. ... Os elementos do mal não podem ser exterminados a não ser pela


MCP2 - Pag. 662  

introdução de alimento para pensamentos puros e sólidos. Nossa Alta Vocação (Meditações Matinais, 1962), pág. 200.

Evitar o Pensamento Negativo

Como nós não pertencemos a nós mesmos, visto como fomos comprados por bom preço, é dever de todo que professa ser cristão, manter seus pensamentos sob o controle da razão e impor-se o dever de ser bem-humorado e feliz. Por amarga que seja a causa de sua tristeza, deve ele cultivar um espírito de repouso e quietude em Deus. O repouso que há em Cristo Jesus, a paz de Cristo, quão preciosa, quão salutar sua influência, quão calmante para o espírito opresso! Por escuras que sejam suas perspectivas, nutra ele um pensamento de boa esperança. Ao passo que coisa alguma se ganha pelo desânimo, muito por ele se perde. Ao passo que o bom ânimo e uma calma resignação e paz tornarão felizes e sadios os outros, ao mesmo tempo serão de maior benefício a si mesmo. A tristeza e o falar em coisas desagradáveis, é o mesmo que animar cenas desagradáveis, trazendo sobre si o efeito ruim. Deus quer que esqueçamos tudo isso - não olhar para baixo mas para cima, para cima! Carta 1, 1883.

Perigo de Demorar o Pensamento em Coisas Terrenas

Se vossos pensamentos, vossos planos e desígnios são todos dirigidos no sentido de acumulação de coisas terrenais, vossa ansiedade, vosso estudo, vossos interesses, centralizar-se-ão todos no mundo. As atrações celestes perderão sua beleza. ... Vosso coração estará com o vosso tesouro. ... Não tereis tempo para devotar ao estudo das Escrituras e à fervorosa oração para que possais escapar aos ardis de Satanás. Nossa Alta Vocação (Meditações Matinais, 1962), pág. 198.

Mudar o Molde do Pensamento

Quando se permitiu por muito tempo que a mente demorasse tão-só em coisas terrenas, é difícil mudar os hábitos de pensamento. O que os olhos vêem e o ouvido ouve, muitas vezes atrai a atenção e absorve o interesse. Mas se quisermos entrar na cidade de Deus e contemplar a Jesus e Sua glória, temos de


MCP2 - Pag. 663  

acostumar-nos a contemplá-Lo aqui, com os olhos da fé. As palavras e o caráter de Cristo devem ser muitas vezes o assunto de nossos pensamentos e nossa conversação, e cada dia se deve dedicar algum tempo a uma devota meditação sobre esses temas sagrados. Review and Herald, 3 de maio de 1881.

Um Grau Mais Alto de Pensamento

O homem rebelou-se contra Deus e desde aí sempre se tem esforçado em montar seu esquema de fazer como lhe aprouvesse, para conseguir êxito em assegurar a felicidade. Mas toda vez que ele procurou preencher o sentido com qualquer outro objetivo senão Deus, decepcionou-se. Tem de haver um grau mais alto de pensamento, uma espécie de estudos completamente mais elevada, e objetivos mais altos que busqueis obter, do que tivestes até aqui. As desordens e imperfeições das palavras humanas e de humanos caracteres podem ser restauradas unicamente pelo Senhor Jesus Cristo. Ele, pois, deve ser o objeto de vossa contemplação, o tema de vossa conversação. Deveis ter um exercício de pensamento e ação absolutamente mais elevado, se quiserdes compreender o grande plano da redenção. Manuscrito 13, 1897.

Lei dos Pensamentos e Sentimentos

É uma lei da natureza que nossas idéias e sentimentos sejam animados e fortalecidos ao lhes darmos expressão. Ao passo que as palavras exprimem pensamentos, é também verdade que estes seguem aquelas. A Ciência do Bom Viver, págs. 251 e 252.

Rumo do Caráter Íntegro

A vida cristã manifestar-se-á por pensamentos cristãos, palavras e conduta cristãs. Há em Cristo divina integridade de caráter. Nossa Alta Vocação (Meditações Matinais, 1962), pág. 182.

Nova Dotação de Poder

Os que consagram a Deus alma, corpo e espírito, purificando os pensamentos pela obediência à lei de Deus, receberão continuamente uma nova dotação de poder físico e mental. Seu coração ansiará por Deus e haverá fervorosa oração rogando


MCP2 - Pag. 664  

clara percepção para discernir o ofício e obra do Espírito Santo. Não somos nós que O devemos usar, mas sim o Espírito Santo nos usar a nós, moldando e dando forma a cada faculdade. Conselhos Sobre a Escola Sabatina, pág. 40.

<< Capítulo Anterior Próximo Capítulo >>