Mente, Caráter e Personalidade (Vol. 2)

CAPÍTULO 71

Felicidade

MCP2 - Pag. 641  

Harmoniosa Ação de Todas as Energias

A ação harmoniosa e salutar de todas as energias do corpo e da mente resulta em felicidade; quanto mais elevadas e aprimoradas as energias, tanto mais pura e perfeita a felicidade. Conselhos Sobre Saúde, pág. 51.

Relação da Felicidade com a Saúde

Tão estreitamente está a saúde relacionada com a nossa felicidade, que não podemos ter a última sem a primeira. É necessário um conhecimento prático da ciência da vida humana, a fim de que glorifiquemos a Deus em nosso corpo. É, portanto, da mais alta importância que entre as matérias selecionadas para a infância, a fisiologia ocupe o primeiro lugar. Quão poucos sabem qualquer coisa sobre a estrutura e funções de seu corpo e das leis naturais! Muitos estão sendo levados à deriva sem rumo, à semelhança de um navio no mar sem bússola ou âncora; e, o que é pior, não estão interessados em aprender como conservar seu corpo em boas condições de saúde e evitar as doenças. Conselhos Sobre Saúde, pág. 38.

Lei da Ação e Reação

Nossa felicidade será proporcional a nosso trabalho altruísta movido pelo amor divino, pois no plano da salvação Deus


MCP2 - Pag. 642  

indicou a lei da ação e reação. Beneficência Social, pág. 302.

Fazer o Bem Estimula os Nervos

Todo raio de luz espargido sobre outros, refletir-se-á em nosso próprio coração. Toda palavra bondosa e compassiva que se dirija a um aflito, toda ação praticada para aliviar um oprimido, e toda dádiva que se destina a suprir as necessidades de nossos semelhantes, dada ou feita tendo em vista a glória de Deus, resultará em bênçãos para o doador. Aqueles que assim trabalham, estão obedecendo a uma lei do Céu, e hão de receber a aprovação de Deus. ... O prazer de fazer bem a outros, comunica aos sentimentos um ardor que eletriza os nervos, vivifica a circulação do sangue, e produz saúde física e mental. Serviço Cristão, págs. 270 e 271.

Toda Pessoa é uma Fonte de sua Própria Felicidade

A vida em Cristo é uma vida de descanso. Desassossego, descontentamento, mal-estar, revelam a ausência do Salvador. Se Jesus for introduzido na vida, essa vida encher-se-á de obras boas e nobres para o Mestre. Esquecer-vos-eis de cuidar em servir ao próprio eu, e vivereis cada vez mais perto do querido Salvador; vosso caráter tornar-se-á semelhante ao de Cristo, e todos quantos vos rodeiam conhecerão que estivestes com Jesus e dEle aprendestes.

Cada um possui em si mesmo a fonte da própria felicidade, ou infortúnio. Se ele quiser, poderá erguer-se acima das impressões baixas, sentimentais, que constituem a vida de muitos; mas enquanto ele for cheio de si mesmo, o Senhor nada poderá fazer em seu benefício. Satanás apresentará ambiciosos projetos para estontear os sentidos, mas cumpre-nos conservar sempre diante de nós "o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus". Filip. 3:14. Amontoai nesta vida todas as boas obras que puderdes. "Os sábios, pois, resplandecerão como o resplendor do firmamento; e os que a muitos ensinam a justiça refulgirão como as estrelas, sempre e eternamente." Dan. 12:3. Testemunhos Seletos, vol. 2, págs. 189 e 190.


MCP2 - Pag. 643  

O Mais Forte Impulso do Homem

A Bíblia apresenta a nossa vista as insondáveis riquezas e imortais tesouros do Céu. O mais forte impulso do homem impele-o a buscar sua própria felicidade, e a Bíblia reconhece este desejo e nos mostra que todo o Céu se unirá ao homem em seus empenhos de alcançar a verdadeira felicidade. Ela revela a condição sob a qual a paz de Cristo é concedida ao homem. Descreve um lar de eterna felicidade e esplendor, onde jamais se conhecerão lágrimas ou necessidade. Minha Consagração Hoje (Meditações Matinais, 1989), pág. 160.

O Cristão Desfruta a Real Felicidade

Se há alguém que devia ser continuamente agradecido, é o seguidor de Cristo. Se há alguém que frua felicidade real, mesmo nesta vida, é o fiel cristão. Nossa Alta Vocação (Meditações Matinais, 1962), pág. 201.

Devemos ser o povo mais feliz da face da Terra, e não pedir perdão ao mundo por sermos cristãos. Manuscrito 17, 1893.

Amigo que Nunca Falha

Este é Jesus, a vida de toda graça, a vida de cada promessa, a vida de cada ordenança, a vida de cada bênção. Jesus é a realidade, a glória e fragrância, a própria vida. "Quem Me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida." João 8:12. Portanto, a estrada real construída para que nela andem os remidos, não são desanimadoras trevas. Na verdade, solitária e penosa seria nossa peregrinação se não fosse Jesus. "Não vos deixarei órfãos", diz Ele. João 14:18. Juntemos, pois, todas as promessas registradas. Repitamo-las dia a dia e nelas meditemos na calada da noite, e sejamos felizes. Mensagens Escolhidas, vol. 2, pág. 244.

A Felicidade, não Seguindo a Própria Vontade

Jesus quer que sejais felizes, mas não o podeis ser seguindo a própria vontade e os impulsos do próprio coração. ... Nossas noções, nossas peculiaridades, são inteiramente humanas e não


MCP2 - Pag. 644  

devem ser satisfeitas ou tratadas complacentemente. O próprio eu precisa ser crucificado, não de quando em quando mas a cada dia, e o físico, a mente e o espírito precisam subordinar-se à vontade de Deus. A glória de Deus, a perfeição do caráter, eis o que deve constituir o alvo, o desígnio de nossa vida. Os seguidores de Cristo precisam imitá-Lo na disposição. Semelhante a Cristo, eis a divisa, não ser como vosso pai ou vossa mãe, mas semelhante a Jesus Cristo - oculto em Cristo, revestido da justiça de Cristo, possuído do Espírito de Cristo. Nossa Alta Vocação (Meditações Matinais, 1962), pág. 29.

A Felicidade Egoísta é Mal-equilibrada

A felicidade que se busca por motivos egoístas, fora do caminho do dever, é volúvel, caprichosa e transitória; dissipa-se, deixando n"alma uma sensação de isolamento e pesar; no serviço de Deus, porém, há satisfação e alegria. O cristão não tem de andar por veredas incertas; não é abandonado a vãos desgostos e decepções. Ainda que não nos sejam dados os prazeres desta vida, podemos, não obstante, sentir-nos felizes por esperar a vida por vir. Caminho a Cristo, págs. 124 e 125.

O Coração em Paz com Deus

No alicerce da ruína de muitos lares reside a paixão da ostentação. Homens e mulheres planejam e tramam para conseguir meios para darem aos outros a impressão de serem mais ricos do que os vizinhos. Mas embora possam ter êxito em sua luta desesperada, não são na verdade felizes. A verdadeira felicidade provém de um coração em paz com Deus. Manuscrito 99, 1902.

O Amor Traz Felicidade

De um ponto de vista humano, o dinheiro é poder; mas do ponto de vista cristão, o amor é que é poder. Força intelectual e espiritual acham-se envolvidas neste princípio. O amor puro é de especial eficácia no fazer o bem, e não pode fazer nada senão o bem. Impede a discórdia e a miséria, e traz a mais real felicidade. A abastança é muitas vezes uma influência corruptora e destruidora; a força é forte em ferir; mas a verdade e a bondade são qualidades do amor puro. Testimonies, vol. 4, pág. 138.


MCP2 - Pag. 645  

A Regra Áurea Faz Felicidade

"Tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós." Mat. 7:12. O Salvador ensinou este princípio para tornar feliz a humanidade, e não infeliz; pois de nenhum outro modo pode vir a felicidade. Deus deseja que homens e mulheres vivam a vida mais elevada. Concede-lhes a bênção da vida, não meramente para os habilitar a conseguir abastança, mas para aperfeiçoar suas faculdades superiores mediante o realizar a obra que confiou à humanidade - obra de dar busca às necessidades dos semelhantes e aliviá-las. O homem deve trabalhar, não em favor de seu interesse egoísta, mas do interesse de cada um dos que o cercam, abençoando os outros por sua influência e boas obras. Esse propósito de Deus é exemplificado na vida de Cristo. Minha Consagração Hoje (Meditações Matinais, 1989), pág. 165.

Felicidade em Fazer

Não importa qual seja nossa posição nem quão limitadas sejam as nossas aptidões, temos uma obra a fazer para o Mestre. Nossas graças desenvolvem-se e amadurecem pelo exercício. Tendo a verdade de Deus a arder na alma, não podemos ficar ociosos. A felicidade que experimentaremos em agir, compensará mesmo nesta vida cada esforço. Unicamente os que experimentaram a felicidade resultante do abnegado esforço no serviço de Cristo podem falar do assunto com a devida compreensão. É na verdade tão pura a alegria, tão profunda, que a linguagem não a pode exprimir. Nossa Alta Vocação (Meditações Matinais, 1962), pág. 184.

Nossa Felicidade: a Felicidade dos Outros

Cristo faz Sua igreja um belo templo para Deus. "Onde estiverem dois ou três reunidos em Meu nome", declarou, "aí estou Eu no meio deles." Mat. 18:20. Sua igreja é a corte de vida santa, repleta de variados dons e dotada do Espírito Santo. Apropriados deveres são designados pelo Céu a cada membro da igreja na Terra, e todos devem buscar sua felicidade na felicidade daqueles a quem ajudam e beneficiam. Nossa Alta Vocação (Meditações Matinais, 1962), pág. 162.


MCP2 - Pag. 646  

Beneficia o Organismo Todo

Se a mente é livre e feliz, por uma certeza de fazer o bem e um senso de satisfação por causar felicidade a outros, isto causa uma alegria que reagirá sobre todo o organismo, promovendo uma circulação mais livre do sangue e um avivamento de todo o corpo. A bênção do Senhor é um poder que cura, e os que são liberais em beneficiar outros, receberão aquela maravilhosa bênção no coração e na vida. Minha Consagração Hoje (Meditações Matinais, 1989), pág. 150.

Os que seguem o caminho da sabedoria e santidade não serão molestados com vãos remorsos sobre horas desperdiçadas, tampouco serão perturbados com tristeza ou horror, como se dá com alguns, a menos que estejam empenhados em diversões vãs, levianas. Minha Consagração Hoje (Meditações Matinais, 1989), pág. 150.

A Felicidade ao Alcance

O mundo está cheio de espíritos insatisfeitos, que passam por alto a felicidade e as bênçãos que se acham ao seu! alcance, e estão continuamente buscando a felicidade e satisfação que não possuem. Estão constantemente lutando por algum bem esperado futuramente, maior do que o que possuem, e estão sempre num estado de decepção. Nutrem a incredulidade e ingratidão, passando por alto as bênçãos que estão mesmo em seu caminho. As bênçãos comuns e diárias da vida são-lhes desprezíveis, tal como foi o maná aos filhos de Israel. Testimonies, vol. 2, pág. 640.

As Diversões Estimulam, mas Resultam em Depressão

As diversões estimulam a mente, mas é certo seguir-se a depressão. O trabalho útil e o exercício físico terão sobre a mente uma influência sadia e fortalecerão os músculos, melhorarão a circulação, e demonstrar-se-ão um poderoso agente na recuperação da saúde. Minha Consagração Hoje (Meditações Matinais, 1989), pág. 150.

Buscando a Felicidade de Maneira Errada

Um ano atrás trabalhamos no teu interesse. Foram-me


MCP2 - Pag. 647  

mostrados teus perigos, e estávamos ansiosos por salvar-te; mas vemos que não tiveste forças para cumprir as resoluções ali feitas. Estou perturbada com este assunto. ... Quando em Battle Creek, em junho, foi-me de novo mostrado que não estavas fazendo nenhum progresso, e a razão era que não fizeste uma estrada limpa atrás de ti. Não aprecias a religião. Afastaste-te de Deus e da justiça. Tens buscado a felicidade de maneira errada, em prazeres proibidos, e não tens coragem moral para confessar e abandonar teus pecados, para que possas encontrar misericórdia. Testimonies, vol. 2, pág. 291.

Consciência Limpa Versus Paixões Naturais

De que bens Ele quereria privar-nos? Ele quereria privar-nos do privilégio de ceder às paixões naturais do coração carnal. Não podemos ficar zangados quando nos satisfazemos, e ao mesmo tempo reter uma consciência limpa e a aprovação de Deus. Mas não estamos dispostos a renunciar a isso? Far-nos-á a condescendência com as paixões corruptas mais felizes, um pouco que seja? É porque ela não o fará, que nos são impostas restrições nesse sentido.

Ficar zangados e cultivar um temperamento perverso, nada acrescentará ao nosso contentamento. Não é para nossa felicidade seguirmos a liderança do coração natural. E tornar-nos-emos melhores por condescender com ela? Não; ela lançará uma sombra sobre nossa família e uma mortalha sobre nossa felicidade. Ceder aos apetites naturais tão-somente prejudicará a constituição e rasgará em pedaços o organismo. Por isso Deus quer que restrinjamos o apetite, controlemos as paixões, e mantenhamos em sujeição o homem todo. E Ele nos prometeu dar-nos força se nos empenharmos em sua obra. Testimonies, vol. 2, págs. 590 e 591.

Saúde e Longevidade

O ânimo, a esperança, a fé, a simpatia e o amor promovem a saúde e prolongam a vida. Um espírito contente, animoso, é saúde para o corpo e força para a alma.


MCP2 - Pag. 648  

"O coração alegre serve de bom remédio." Prov. 17:22. A Ciência do Bom Viver, pág. 241.

A pessoa cuja mente é calma e satisfeita em Deus, está no caminho da saúde. Minha Consagração Hoje (Meditações Matinais, 1989), pág. 150.

Resultado da Obediência às Leis Físicas

Saúde, vida e felicidade são resultado da obediência às leis físicas que governam nosso corpo. Se nossa vontade e nosso caminho estão de acordo com a vontade e o caminho de Deus; se fazemos o que agrada a nosso Criador, Ele guardará o organismo humano em boas condições e restaurará as faculdades morais, mentais e físicas em ordem, para que Ele possa operar por nosso intermédio, para Sua glória. Constantemente se manifesta em nosso corpo Seu poder restaurador. Se cooperarmos com Ele nesta obra, saúde e felicidade, paz e utilidade serão os resultados certos. Manuscrito 151, 1901.

Saúde Para os Inválidos

Façam os inválidos alguma coisa, em vez de ocupar a mente com alguma simples brincadeira, que os rebaixa na sua própria estima, levando-os a pensar que sua vida seja inútil. Conservai alerta a força da vontade, pois a vontade despertada e devidamente dirigida é poderoso calmante dos nervos. Os inválidos são muito mais felizes se se ativam, e sua restauração se efetua com mais facilidade. Testimonies, vol. 1, pág. 557.

A Vida no Campo e a Felicidade (conselho a uma mãe)

Certo, não estarias no campo inteiramente livre de aborrecimentos e cuidados; mas evitarias ali muitos males e fecharias a porta a uma avalanche de tentações que ameaçam suplantar a mente de vossos filhos. Eles precisam de ocupação e variedade. A monotonia de seu lar os torna desassossegados e inquietos, e caíram no hábito de misturar-se com os viciados meninos da cidade, obtendo assim uma educação de rua. ...

Viver no campo ser-lhes-ia muito benéfico; uma vida ativa,


MCP2 - Pag. 649  

ao ar livre, desenvolveria saúde tanto da mente como do corpo. Deveriam ter um quintal para cultivar, onde encontrassem tanto entretenimento como trabalho útil. O cultivo de plantas e flores tende a melhorar o gosto e o discernimento, ao mesmo tempo que a convivência com as úteis e lindas criações de Deus tem influência enobrecedora sobre a mente, encaminhando-a ao Criador e Senhor de todos. Testimonies, vol. 4, pág. 136.

Buscando Nossos Direitos

Os que amamos falarão ou agirão talvez inadvertidamente, o que nos poderia ferir muito fundo. Não era sua intenção fazer isto, mas Satanás amplia-lhes as palavras e atos em nossa mente, disparando assim um dardo de sua aljava para ferir-nos. Retesamo-nos para resistir àquele que julgamos nos ter ofendido e, assim fazendo, estimulamos as tentações do inimigo.

Em vez de orar a Deus pedindo força para resistir a Satanás, permitimos que nossa felicidade seja prejudicada com o tentar colocar-nos na defesa do que chamamos "nossos direitos". Concedemos assim dupla vantagem ao adversário. Agimos em harmonia com nossos sentimentos ofendidos, e Satanás serve-se de nós como instrumentos para ferir e afligir aqueles que não nos pretendiam ofender.

As exigências do marido podem às vezes parecer irrazoáveis à esposa quando, se ela calma e candidamente considerasse melhor o assunto, no melhor aspecto possível para ele, veria que ceder sua própria vontade, e submeter-se ao juízo dele, mesmo que isto esteja em oposição aos seus sentimentos, poupá-los-ia ambos a desgostos, e lhes traria grande vitória sobre as tentações de Satanás. Testemunhos Seletos, vol. 1, págs. 106 e 107.

Deus Remove Empecilhos à Felicidade

Deus busca nossa verdadeira felicidade. Se qualquer coisa se acha no caminho dela, Ele vê que isto precisa primeiro ser removido. Ele impede nossos desígnios, e nos decepciona as expectativas e nos leva por decepções e provas a fim de revelar-nos a nós mesmos tais quais somos. ... O pecado é a causa de todos os nossos infortúnios. Se quisermos ter verdadeira paz


MCP2 - Pag. 650  

de espírito e felicidade, o pecado precisa ser removido. Nossa Alta Vocação (Meditações Matinais, 1962), pág. 81.

Alguns não Seriam Felizes no Céu

Poderiam aqueles cuja vida foi empregada em rebelião contra Deus, ser subitamente transportados para o Céu, e testemunhar o estado elevado e santo de perfeição que ali sempre existe, estando toda alma cheia de amor, todo rosto irradiando alegria, ecoando em honra de Deus e do Cordeiro uma arrebatadora música em acordes melodiosos, e fluindo da face daquele que Se assenta sobre o trono uma incessante torrente de luz sobre os remidos; sim, poderiam aqueles cujo coração está repleto de ódio a Deus, à verdade e santidade, unir-se à multidão celestial e participar de seus cânticos de louvor? Poderiam suportar a glória de Deus e do Cordeiro? Não, absolutamente; anos de graça lhes foram concedidos, a fim de que pudessem formar caracteres para o Céu; eles, porém, nunca exercitaram a Mente no amor à pureza; nunca aprenderam a linguagem do Céu, e agora é demasiado tarde.

Uma vida de rebeldia contra Deus incapacitou-os para o Céu. A pureza, santidade e paz dali lhes seriam uma tortura; a glória de Deus seria um fogo consumidor. Almejariam fugir daquele santo lugar. Receberiam alegremente a destruição, para que pudessem esconder-se da face dAquele que morreu para os remir. O destino dos ímpios se fixa por sua própria escolha. Sua exclusão do Céu é espontânea, da sua parte, e justa e misericordiosa da parte de Deus. O Grande Conflito, págs. 542 e 543.

Vida de Alegria

Tenhamos, todos nós, confiança em Deus. Pressionai vosso caminho através das sombras que Satanás lança em vossa senda e segurai o braço de Jesus, o Poderoso. Deixai que vosso caso descanse em Suas mãos. Seja vossa oração: "Senhor, apresento-Te minha petição. Em Ti ponho minha confiança, e rogo a bênção que Tu vejas que será para minha utilidade presente e futura e para meu eterno bem." Ao vos erguerdes dos joelhos, crede! Quando o inimigo vier com suas trevas,


MCP2 - Pag. 651  

cantai fé e falai fé, e vereis que cantastes e falastes vós mesmos até a luz.

"Regozijai-vos, sempre, no Senhor; outra vez digo: regozijai-vos." Filip. 4:4. Os que isto fazem têm uma vida de contentamento. Nenhuma palavra desagradável procede de seus lábios ou da atmosfera que lhes circunda a alma, pois não se julgam melhores que os outros. Escondei-vos em Jesus Cristo; então, todo o tempo a verdade de Deus vos estará habilitando para a vida futura, imortal. Tendo confiança no Poderoso, vossa confiança não será por empréstimo; será propriedade vossa. Manuscrito 91, 1901.

Felicidade Crescente, Através da Eternidade

Quando por meio de Jesus, entramos no repouso, o Céu começa aqui. Atendemos-Lhe ao convite: Vinde, aprendei de Mim; e assim fazendo começamos a vida eterna. O Céu é um incessante aproximar-se de Deus por intermédio de Cristo. Quanto mais tempo estivermos no Céu da bem-aventurança, tanto mais e sempre mais de glória nos será manifestado; e quanto mais conhecermos a Deus, tanto mais intensa será nossa felicidade. Ao andarmos com Jesus nesta vida, podemos encher-nos de Seu amor, satisfazer-nos de Sua presença.

Tudo quanto a natureza humana é capaz de suportar, é-nos dado receber aqui. Mas que é isso comparado ao porvir? Ali "estão diante do trono de Deus e O servem de dia e de noite no Seu templo; e Aquele que está assentado sobre o trono os cobrirá com a Sua sombra. Nunca mais terão fome, nunca mais terão sede; nem sol nem calma alguma cairá sobre eles, porque o Cordeiro que está no meio do trono os apascentará e lhes servirá de guia para as fontes das águas da vida; e Deus limpará de seus olhos toda lágrima". Apoc. 7:15-17. O Desejado de Todas as Nações, págs. 331 e 332.

<< Capítulo Anterior Próximo Capítulo >>