Mente, Caráter e Personalidade (Vol. 2)

CAPÍTULO 82

Considerações Sobre a Ciência

MCP2 - Pag. 739  

Informação, Poder, Bondade e Caráter

A verdadeira educação não desconhece o valor dos conhecimentos científicos ou aquisições literárias; mas acima da instrução aprecia a capacidade, acima da capacidade a bondade, e acima das aquisições intelectuais o caráter. O mundo não necessita tanto de homens de grande intelecto, como de nobre caráter. Necessita de homens em quem a habilidade é dirigida por princípios firmes. Educação, pág. 225.

Deus, o Autor da Ciência

Deus é o Autor da ciência. As pesquisas científicas abrem à mente vastos campos de pensamento e informação, habilitando-nos a ver a Deus em Suas obras criadas.

A ignorância pode tentar apoiar o ceticismo apelando para a ciência; mas em vez de apoiar o ceticismo, a verdadeira ciência contribui com novas evidências da sabedoria e poder de Deus. Devidamente compreendida, a ciência e a palavra escrita concordam, e cada uma faz incidir luz sobre a outra. Juntas, levam-nos a Deus, ensinando-nos algo das sábias e beneficentes leis por intermédio das quais Ele opera. Conselhos aos Pais, Professores e Estudantes, pág. 426.

Religião e Ciência

O conhecimento verdadeiro é divino. Satanás insinuou na mente de nossos primeiros pais um desejo de possuir um


MCP2 - Pag. 740  

conhecimento especulativo mediante o qual, disse ele, melhorariam em muito sua condição; mas, para isso conseguir, teriam de seguir um procedimento contrário à santa vontade de Deus, pois Ele não os guiaria às maiores alturas. Não era desígnio de Deus que eles obtivessem conhecimento que tinha seus alicerces na desobediência. Era vasto o campo para o qual Satanás procurava levar Adão e Eva, e é o mesmo campo que ele abre ao mundo hoje, por suas tentações.

A grande razão por que tão poucos dos grandes homens do mundo e dos que têm educação superior são levados a obedecer aos mandamentos de Deus é haverem separado a religião da educação, julgando que cada qual deveria ocupar campo distinto. Deus apresentou um campo bastante amplo para que se aperfeiçoasse o conhecimento de todos os que nele ingressassem. Este conhecimento foi obtido sob supervisão divina; foi vinculado com a imutável lei de Jeová, e o resultado teria sido uma bênção perfeita. Testimonies, vol. 5, pág. 503.

O Poder do Silêncio

O conhecimento da verdadeira ciência é poder; e é o desígnio de Deus que esse conhecimento seja ensinado em nossas escolas como preparo para a obra que deve preceder as cenas finais da história da Terra. Conselhos aos Pais, Professores e Estudantes, pág. 19.

Harmonia Entre Ciência e Religião

O colégio de Battle Creek foi estabelecido com a finalidade de ensinar as ciências e ao mesmo tempo levar os estudantes ao Salvador, de quem provém todo o conhecimento verdadeiro. A educação adquirida sem a religião bíblica é desvestida de seu verdadeiro brilho e glória.

Procurei impressionar os estudantes com o fato de que nossa escola deve assumir uma posição mais elevada do ponto de vista educacional do que qualquer outra instituição de ensino, abrindo diante dos jovens mais nobres pontos de vista, alvos e objetivos na vida, e educando-os no sentido de terem um conhecimento correto do dever humano e dos interesses eternos. O grande objetivo no estabelecimento de nosso colégio era apresentar pontos de vista corretos, mostrando a harmonia existente entre a ciência e a religião bíblica. Testimonies, vol. 4, pág. 274.


MCP2 - Pag. 741  

Necessário o Conhecimento de Ciências

Os jovens que desejam entrar no campo como pastores ou colportores, devem primeiro obter razoável grau de preparo mental, bem como ser especialmente exercitados para sua carreira. Os que não foram educados, exercitados, polidos, não se acham preparados para entrar num campo onde as poderosas influências do talento e da educação combatem as verdades da Palavra de Deus. Tampouco podem enfrentar com êxito as estranhas formas de erros religiosos e filosóficos associados, cuja exposição requer conhecimento de verdades científicas, bem como escriturísticas. Obreiros Evangélicos, pág. 81.

A Ciência Mais Importante

Ao passo que o conhecimento da ciência é poder, o conhecimento que Jesus veio em pessoa comunicar é poder ainda maior. A ciência da salvação é a mais importante das ciências a ser aprendida na preparatória escola terrestre. É desejável a sabedoria de Salomão, mas a de Cristo é incomparavelmente mais desejável e mais necessária. Não podemos chegar a Cristo mediante simples preparo intelectual; por meio dEle, porém, é-nos dado atingir o mais elevado lance da escada na grandeza intelectual. Ao passo que a busca do conhecimento na arte, na literatura e no comércio não deve ser desanimada, o de que primeiro deve o estudante assegurar-se, é o conhecimento experimental de Deus e Sua vontade. Conselhos aos Pais, Professores e Estudantes, pág. 18.

Cristo Empregava a Ciência das Ciências

Sem empregar qualquer compulsão, sem usar nenhuma violência [Cristo] une a vontade da criatura humana à vontade de Deus. Essa é a ciência de todas as verdadeiras ciências, pois por ela se opera uma poderosa mudança na mente e no caráter - mudança que tem de ser verificada na vida de todo aquele que vá passar através dos portais da cidade de Deus. Minha Consagração Hoje (Meditações Matinais, 1989), pág. 340.

As Pesquisas não Conflitam com a Revelação

Deus é o fundamento de todas as coisas. Toda ciência verdadeira está em harmonia com as Suas obras; toda educação


MCP2 - Pag. 742  

verdadeira leva à obediência ao Seu governo. A ciência abre-nos à vista novas maravilhas; ela voa alto e explora novas profundezas, mas nada traz de suas pesquisas que contradiga a revelação divina. Signs of the Times, 20 de março de 1884.

A Ciência não Pode Pesquisar os Segredos Divinos

"As coisas encobertas são para o Senhor, nosso Deus; porém as reveladas são para nós e para nossos filhos, para sempre." Deut. 29:29. Precisamente como Deus realizou a obra da criação jamais Ele o revelou ao homem; a ciência humana não pode pesquisar os segredos do Altíssimo. Seu poder criador é tão incompreensível como a Sua existência. Patriarcas e Profetas, pág. 43.

A Bíblia, Nosso Guia em Matéria de Ciência

Somos dependentes da Bíblia quanto a um conhecimento da história primitiva de nosso mundo, da criação do homem, e de sua queda. Remova-se a Palavra de Deus, e que podemos esperar senão ser deixados às fábulas e conjeturas, e ao enfraquecimento do intelecto, que é o resultado certo de se cultivarem erros?

Carecemos da autêntica história da origem da Terra, da queda de Lúcifer, e da chegada inesperada do pecado ao mundo. Sem a Bíblia, seríamos confundidos por teorias falsas. A mente seria sujeita à tirania da superstição e falsidade. Estando, porém, de posse da autêntica história do princípio do mundo, não precisamos nos embaraçar com conjeturas humanas e teorias que não merecem confiança.

Onde quer que haja cristãos, podem eles manter comunhão com Deus. E podem desfrutar a compreensão da ciência santificada. Pode ser-lhes fortalecida a mente, como se deu com Daniel. Deus lhe concedeu "o conhecimento e a inteligência em toda cultura e sabedoria". Entre todos os jovens examinados por Nabucodonosor, "não foram achados outros tais como Daniel, Hananias, Misael e Azarias; por isso, permaneceram diante do rei. E em toda matéria de sabedoria e de inteligência, sobre que o rei lhes fez perguntas, os achou dez vezes mais doutos do que todos os magos ou astrólogos que


MCP2 - Pag. 743  

havia em todo o seu reino". Dan. 1:19 e 20. Review and Herald, 10 de novembro de 1904.

Toda a Verdade é Coerente

Estas pessoas [que não creram no relatório do Gênesis] perderam a simplicidade da fé. Deve haver uma fé estabelecida na autoridade divina da santa Palavra de Deus. A Bíblia não deve ser provada pelas idéias científicas de homens. O saber humano é um guia indigno de confiança. Céticos que lêem a Bíblia com o fim de cavilar, podem, mediante uma compreensão imperfeita, quer da ciência quer da revelação, pretender achar contradições entre elas; mas, corretamente entendidas, estão em perfeita harmonia. Moisés escreveu sob a guia do Espírito de Deus; e uma teoria correta de geologia nunca terá a pretensão de descobertas que não possam conciliar-se com suas declarações. Toda a verdade, quer na Natureza quer na revelação, é coerente consigo mesma em todas as suas manifestações. Patriarcas e Profetas, pág. 114.

Alguns Pontos que Merecem Atenção

Temos de guardar-nos continuamente contra os enganos com respeito à geologia e outros ramos da ciência, falsamente assim chamada, que não têm nenhuma semelhança com a verdade. As teorias dos grandes homens precisam ser peneiradas cuidadosamente, para excluir o mínimo traço de sugestões ateístas. Uma pequenina semente lançada por professores de nossas escolas, acolhida pelos estudantes, suscitará uma colheita de incredulidade. O Senhor é quem deu todo o brilho intelectual possuído pelo homem, e deve ser dedicado ao Seu serviço. Review and Herald, 1º de março de 1898.

Apreciação da Ciência Vitalizada Pelo Espírito de Deus

O conhecimento é poder, mas só é poder para o bem quando unido à verdadeira piedade. Tem de ser vitalizado pelo Espírito de Deus a fim de servir aos propósitos mais nobres. Quanto mais íntimo nosso relacionamento com Deus, tanto mais plenamente compreenderemos o valor da ciência verdadeira; pois os atributos de Deus, como são vistos em Suas obras criadas, melhor podem ser apreciados por aquele que possui um conhecimento do Criador de todas as coisas, o Autor de toda a verdade. Esse está em condições de fazer o mais alto uso do


MCP2 - Pag. 744  

conhecimento, pois quando posto sob o completo controle do Espírito de Deus, seus talentos se tornam úteis no mais amplo sentido da palavra. Conselhos aos Pais, Professores e Estudantes, pág. 38.

A Serva da Religião

Deve haver escolas estabelecidas sobre os princípios da Palavra de Deus e governadas por seus preceitos. Deve haver outro espírito em nossas escolas, para animar e santificar cada ramo de educação. Deve-se buscar fervorosamente a cooperação divina. E não buscaremos em vão.

Pertencem-nos as promessas da Palavra de Deus. Podemos esperar a presença do Mestre celestial. Podemos ver o Espírito do Senhor derramado como nas escolas dos profetas, e cada objetivo participar de uma consagração divina. A ciência será então, como foi para Daniel, a serva da religião; e todo esforço, do primeiro ao último, contribuirá para a salvação do homem - alma, corpo e espírito - e para a glória de Deus por meio de Cristo. Fundamentos da Educação Cristã, pág. 99.

<< Capítulo Anterior Próximo Capítulo >>