Mente, Caráter e Personalidade (Vol. 2)

CAPÍTULO 59

Formação do Caráter

MCP2 - Pag. 545  

XII. Problemas de Ajustamento

Formação do Caráter

Cada Ato Influencia o Caráter

Cada ato da vida, por menos importante que seja, tem sua influência na formação do caráter. Um bom caráter é mais precioso que posses mundanas, e a obra de formá-lo é a mais nobre na qual se possam empenhar os homens. Testimonies, vol. 4, pág. 657.

A Mente é o Terreno, o Caráter o Fruto

Cada faculdade do homem é um operário a construir para o tempo e a eternidade. Dia a dia a estrutura vai subindo, embora o dono não se aperceba disso. É uma construção que tem de figurar ou como farol de advertência por causa de sua deformidade, ou como estrutura que Deus e os anjos admirarão, por sua harmonia com o Modelo Divino.

As faculdades mentais e morais que Deus nos concedeu não constituem o caráter. Elas são talentos que devemos aproveitar e que, se devidamente aproveitados, formarão um caráter reto. Pode um homem ter na mão sementes preciosas, mas essas sementes não são um pomar. A semente tem de ser plantada, antes de se tornar árvore. A mente é o terreno; o caráter é o fruto. Deus nos deu as faculdades para as cultivarmos e aperfeiçoarmos. Nosso próprio procedimento determina nosso caráter. No educar essas faculdades de modo que se


MCP2 - Pag. 546  

harmonizem e formem um caráter de valor, temos uma obra que ninguém senão nós mesmos pode efetuar. Testimonies, vol. 4, pág. 606.

Caráter Nobre, Formado por Duras Batalhas com o Próprio Eu

Cristo não nos deu garantia alguma de que é fácil alcançar perfeição de caráter. Não se herda caráter perfeito e nobre. Não o recebemos por acaso. O caráter nobre é ganho por esforço individual mediante os méritos e a graça de Cristo. Deus dá os talentos e as faculdades mentais; nós formamos o caráter. É formado por combates árduos e cruéis com o próprio eu. As tendências herdadas devem ser banidas por um conflito após outro. Devemos esquadrinhar-nos detidamente e não permitir que permaneça traço algum incorreto. Parábolas de Jesus, pág. 331.

Meditação e Ação

Não basta a meditação abstrata; o excesso de atividade não basta - ambos são essenciais à formação do caráter cristão. Testimonies, vol. 5, pág. 113.

Bons Hábitos Mentais

Se quisermos desenvolver um caráter que Deus possa aceitar, precisamos formar hábitos corretos em nossa vida religiosa. A oração diária é tão necessária ao crescimento na graça, e mesmo à própria vida espiritual, como o alimento temporal ao bem-estar físico. Devemos acostumar-nos a elevar muitas vezes o pensamento a Deus em oração. Se a mente vagueia, devemos fazê-la retornar; mediante perseverante esforço, o hábito finalmente fará que isto seja fácil. Não podemos, por um momento, separar-nos de Cristo com segurança. Podemos contar com Sua presença para assistir-nos a cada passo, mas somente observando nós as condições que Ele mesmo estabeleceu. Santificação, pág. 103.

Necessários o Fervoroso Propósito e Firme Integridade

Na obra da formação do caráter é necessária a exatidão. Deve existir um sincero propósito de executar o plano do Construtor-Mestre.


MCP2 - Pag. 547  

Sólidas devem ser as vigas. Não se pode aceitar obra descuidada, não merecedora de confiança, pois isto arruinaria a edificação. As faculdades de todo o ser devem ser colocadas na obra. Esta exige a força e energia da varonilidade; nenhuma reserva para ser gasta em assuntos destituídos de importância. ... Deve haver sincero, cuidadoso e perseverante esforço para romper com os costumes, regras e associações do mundo. Profundidade de pensamento, sinceridade de desígnio, firme integridade, são essenciais. Conselhos aos Pais, Professores e Estudantes, pág. 62.

Conservando os Olhos no Alvo

Pedro diz: "Associai com a vossa fé a virtude; com a virtude, o conhecimento; com o conhecimento, o domínio próprio; com o domínio próprio, a perseverança; com a perseverança, a piedade; com a piedade, a fraternidade; com a fraternidade, o amor." II Ped. 1:5-7. ...

Todos esses passos sucessivos não devem ser conservados de uma vez diante da mente e contados ao começardes; mas fixando os olhos em Jesus, com o único fito de glorificar a Deus, fareis progressos. Não podeis alcançar em um dia a medida completa da estatura de Cristo, e haveríeis de imergir no desespero, se pudésseis ver todas as dificuldades que devem ser enfrentadas e vencidas. Tendes Satanás a contender convosco e, mediante todo ardil possível, procurará desviar de Cristo a vossa mente. Mensagens aos Jovens, pág. 45.

Fidelidade em Coisas Pequeninas

Teu caso é em alguns aspectos semelhante ao de Naamã. Não consideras que, para aperfeiçoar um caráter cristão tens de concordar com ser fiel em coisas pequeninas. Embora as coisas que és chamado a fazer sejam de pequena importância aos teus olhos, são todavia deveres que terás de cumprir enquanto viver. A negligência destas coisas fará uma grande deficiência em teu caráter. Deves, meu caro rapaz, educar-te quanto à fidelidade em coisas pequenas. Não podes agradar a Deus a menos que faças isso. Não podes receber amor e afeto a menos que faças justamente como te foi ordenado fazer, com voluntariedade e prazer. Se desejas que aqueles com quem


MCP2 - Pag. 548  

convives te amem, terás que mostrar-lhes amor e respeito. Testimonies, vol. 2, pág. 310.

O Caráter Será Testado

Faz toda; a diferença a espécie de material que se use na formação do caráter. O longamente esperado dia de Deus logo testará a obra de todo homem. "Qual seja a obra de cada um o próprio fogo o provará." I Cor. 3:13. Como o fogo revela a diferença entre o ouro, a prata e as pedras preciosas e madeira, feno e palha, assim, o dia do juízo testará os caracteres, mostrando a diferença entre os caracteres formados segundo a semelhança de Cristo, e os formados segundo a semelhança do coração egoísta. Todo o egoísmo, toda religião falsa, então aparecerão tais quais são. O material inútil será consumido; mas o ouro da fé verdadeira, simples, humilde jamais perderá seu valor. Jamais poderá ser consumido, pois é imperecível. Uma hora de transgressão será considerada uma grande perda, ao passo que o temor do Senhor será tido como o princípio da sabedoria. O prazer da condescendência consigo perecerá como palha, enquanto o ouro do princípio firme, mantido a qualquer custo, perdurará para sempre. Review and Herald, 11 de dezembro de 1900.

Caracteres Indisciplinados São Discordantes

O caráter formado pela circunstância é volúvel e discordante - um conjunto de contrariedades. Seus possuidores não têm alvo elevado, nem propósito na vida. Não exercem influência enobrecedora sobre o caráter de outros. São destituídos de propósito e de poder. Testimonies, vol. 4, pág. 657.

Ninguém Prejudica Nosso Caráter Quanto nós

Podemos esperar que circulem relatos falsos a nosso respeito; mas se seguirmos um procedimento reto, se nos mantivermos indiferentes a essas coisas, outros também assim ficarão. Deixemos com Deus o cuidado de nossa reputação. ... A calúnia pode arrefecer pela nossa maneira de viver; não arrefece mediante palavras indignadas. Que nossa grande ansiedade seja no sentido de agir no temor de Deus e mostrar por nossa


MCP2 - Pag. 549  

conduta que essas acusações são falsas.

Ninguém pode prejudicar nosso caráter tanto quanto [nós] mesmos. São as árvores raquíticas e as casas abaladas que precisam ser constantemente esteadas. Se nos mostramos muito ansiosos por proteger nossa reputação contra ataques de fora, damos a impressão de que ela não é sem culpa diante de Deus, e que portanto precisa ser constantemente escorada. Manuscrito 24, 1887.

Controlado Pela Vontade

Não podeis controlar vossos impulsos, vossas emoções, como desejareis, mas podeis controlar a vontade, e fazer uma completa mudança em vossa vida. Cedendo a Cristo vossa vontade, vossa vida será escondida com Cristo em Deus, aliando-se ao poder que é acima de todos os principados. Tereis de Deus força que vos manterá unidos a Sua força, e uma nova luz, a própria luz da fé viva ser-vos-á possível. ... Haverá em vós um poder, um fervor e uma simplicidade que vos tornarão afiado instrumento nas mãos de Deus. Testimonies, vol. 5, págs. 514 e 515.

Os Defeitos Podem Ser Vencidos

Ninguém diga: Não posso remediar meus defeitos de caráter. Se chegardes a esta decisão, certamente deixareis de alcançar a vida eterna. A impossibilidade está em nossa própria vontade. Se não quiserdes, não vencereis. A dificuldade real vem da corrupção de um coração não santificado, e da involuntariedade de se submeter à direção de Deus. Parábolas de Jesus, pág. 331.

Para o coração que foi purificado, tudo está mudado. A transformação do caráter é o testemunho para o mundo de que Cristo habita no ser. O Espírito de Deus produz nova vida na alma, levando os pensamentos e os desejos à obediência à vontade de Cristo; e o homem interior é renovado segundo a imagem de Deus. Homens e mulheres fracos e falíveis mostram


MCP2 - Pag. 550  

ao mundo que o poder remidor da graça faz que o caráter falho se desenvolva em simetria e abundante fruto. Profetas e Reis, pág. 233.

Caráter Defeituoso Herdado

Há nas crianças e jovens toda espécie de caráter a tratar, e eles têm mente impressionável. Muitas das crianças que cursam nossas escolas não receberam em casa a devida educação. Algumas foram deixadas à vontade para fazer o que lhes aprazia; outras foram criticadas e desanimadas. Bem pouco de agrado e animação lhes foram mostrados; poucas foram as palavras de aprovação a elas dirigidas. Elas herdaram o caráter imperfeito dos pais, e a disciplina doméstica não foi de nenhuma eficácia na formação do caráter correto. Conselhos aos Pais, Professores e Estudantes, pág. 192.

Os Defeitos se Fortalecem com os Anos

Os filhos aprendem lições que não são esquecidas facilmente. Todas as vezes que estiverem sujeitos a restrições fora do comum ou tiverem de aplicar-se a penoso estudo, apelarão aos pais imprudentes por simpatia e condescendência. Deste modo é incentivado um espírito de inquietação e descontentamento, a escola como um todo sofre em resultado da influência desmoralizadora, e o fardo do professor torna-se muito mais pesado. A maior perda, porém, é experimentada pelas vítimas desse desgoverno dos pais. Defeitos de caráter que o devido ensino teria corrigido, são deixados a fortalecer-se com os anos, para danificar e talvez destruir a utilidade de seu possuidor. Fundamentos da Educação Cristã, pág. 65.

A Condescendência Desajusta o Caráter

Em algumas famílias a vontade da criança é lei. Tudo que ela deseja, é-lhe dado. Tudo aquilo de que não gosta, é incentivada a não gostar. Supõe-se que essa transigência torne a criança feliz, mas são justamente essas coisas que a tornam inquieta, descontente e insatisfeita com tudo. A condescendência tem-lhe estragado o apetite pelos alimentos simples e saudáveis,


MCP2 - Pag. 551  

pelo uso verdadeiro e próprio de seu tempo, a tolerância efetuou a obra de desajustar esse caráter para o tempo e para a eternidade. Orientação da Criança, pág. 272.

Mente e Coração Devem Ser Disciplinados

As crianças a quem se permita cumprir sempre sua vontade, não são felizes. O coração insubmisso não tem em si os elementos de sossego e contentamento. A mente e o coração têm de ser disciplinados e postos sob a devida restrição, a fim de que o caráter harmonize com as sábias leis que governam nosso ser. Desassossego e descontentamento são os frutos da condescendência e do egoísmo. O solo do coração, como o de um jardim, produzirá joio e espinheiros, a menos que sementes de preciosas flores sejam ali plantadas e recebam cultivo e cuidado. Como em a Natureza visível, assim se dá com o ser humano. Testimonies, vol. 4, págs. 202 e 203.

Hábitos Formados na Juventude Assinalam o Curso da Vida

Pelos pensamentos e sentimentos alimentados nos primeiros anos, determina cada jovem a história de sua vida. Os hábitos corretos, virtuosos e varonis formados na juventude, tornar-se-ão parte do caráter, e geralmente determinarão o curso do indivíduo em toda a vida. Os jovens podem tornar-se viciados ou virtuosos, segundo sua escolha. Também podem ser distinguidos por atos verdadeiros e nobres, bem como por grandes crimes e impiedade. Orientação da Criança, pág. 196.

Vivência de Dia-a-Dia

O intelecto está continuamente recebendo sua forma das oportunidades e vantagens bem ou mal aproveitadas. Dia-a-dia formamos caracteres que põem os estudantes como soldados bem disciplinados, sob a bandeira do Príncipe Emanuel, ou, como rebeldes, sob a bandeira do príncipe das trevas. Qual será? Orientação da Criança, págs. 199 e 200.

Como é Formado o Caráter

É obra assaz delicada tratar com mentes humanas. A disciplina


MCP2 - Pag. 552  

necessária para um, esmaga a outro; portanto, estudem os pais o caráter de seus filhos. Nunca sejais abruptos nem procedais por impulso.

Vi uma mãe arrebatar da mão de seu filhinho alguma coisa que lhe estava dando prazer especial, e a criança não sabia como tratar a privação. Prorrompeu num choro, pois fora maltratada e prejudicada. Então o pai, para dar fim ao choro, castigou-a sem piedade, e, no que respeita as aparências exteriores, a batalha terminara. Mas a luta deixou sua impressão na terna mente da criança, e não poderia apagar-se facilmente. Eu observei à mãe: "A senhora foi muito injusta com o filho. Feriu-lhe o coração e perdeu a confiança que ele lhe tinha. Como isso se restaurará, não sei."

Essa mãe foi muito imprudente; ela cedeu aos sentimentos e não procedeu cautelosamente, raciocinando da causa para o efeito. Sua maneira de agir, áspera e imprudente, incitou as piores paixões no coração do filho. Agir movido pelo impulso no governo de uma família é a pior das práticas. Quando os pais contendem com os filhos desse modo, dão começo a uma luta muitíssimo desigual. Como é injusto jogar os anos e a maturidade de força contra uma criancinha desajudada e ignorante! Cada exibição de ira por parte dos pais, confirma a rebelião no coração da criança.

Não é por um ato isolado que é formado o caráter, mas pela repetição de atos é que se estabelecem hábitos e se confirma o caráter. Para ter um caráter semelhante ao de Cristo é necessário agir como Cristo agia. Os cristãos exibem um santo temperamento, e suas ações e impulsos são induzidos pelo Espírito Santo. Signs of the Times, 6 de agosto de 1912.

O Valor da Perseverança

No aperfeiçoamento do caráter cristão é essencial perseverar em agir corretamente. Desejo impressionar nossa juventude com a importância da perseverança e da energia na obra da formação do caráter. É preciso, desde os primeiros anos, tecer


MCP2 - Pag. 553  

no caráter princípios de rigorosa integridade, a fim de a juventude poder alcançar a mais alta norma de varonilidade e feminilidade. Devem sempre conservar diante dos olhos o fato de que foram comprados por preço, e glorificar a Deus no corpo e no espírito, que Lhe pertencem. Mensagens aos Jovens, pág. 45.

A Utilidade Depende da Decisão Pessoal

Conquanto os pais sejam responsáveis pela estampa do caráter, bem como pela educação e instrução dos filhos, é ainda verdade que nossa posição e prestatividade no mundo dependem, em grande medida, de nossa própria conduta. Daniel e seus companheiros desfrutaram os benefícios da instrução e educação corretas logo nos primeiros tempos de vida, mas essas vantagens tão-somente, não teriam feito deles o que foram. Chegou o momento em que deviam agir por si mesmos, quando o futuro deles dependia de sua conduta. Decidiram então ser fiéis às lições que lhes foram dadas na meninice. O temor de Deus, que é o princípio da sabedoria, foi o fundamento de sua grandeza. O Espírito de Deus fortaleceu-lhes cada propósito bom, cada nobre resolução. Conselhos Sobre o Regime Alimentar, pág. 29.

Filosofia Falsa e Perigosa

O espiritismo afirma que os homens são semideuses, não decaídos; que cada mente julgará a si mesma; que o verdadeiro conhecimento coloca os homens acima de toda lei; que todos os pecados cometidos são inocentes; pois o que quer que seja está direito e Deus não condena. O mais vil dos seres humanos é por ele representado como estando no Céu, e altamente exaltado ali. Assim ele declara a todo homem: "Não importa o que você faça; viva como lhe aprouver, o Céu será seu lar." Multidões são assim levadas a crer que o desejo é a lei principal, que a libertinagem é liberdade, e que o homem só é responsável a si mesmo. Educação, págs. 227 e 228.

Como Ser Vencedores

Precisamos enfrentar todos os obstáculos colocados em nosso


MCP2 - Pag. 554  

caminho e vencê-los um de cada vez. Se vencermos a primeira dificuldade, estaremos mais fortes para enfrentar a segunda e, a cada esforço, nos tornaremos melhor habilitados para fazer progressos. Olhando para Jesus, podemos tornar-nos vencedores. É por fixar os olhos nas dificuldades e recuar da ardente batalha pelo bem, que nos tornamos fracos e destituídos de fé. Mensagens aos Jovens, pág. 46.

Dar Tudo, Cada Dia

Dando um passo após outro, pode-se escalar a mais alta encosta e alcançar afinal o cume do monte. Não vos torneis opressos pela grande soma de trabalho que tendes de realizar durante a vossa vida, pois não se requer de vós que o façais todo de uma vez. Levai para o trabalho de cada dia toda faculdade de vosso ser, aproveitai cada oportunidade preciosa, apreciai o auxílio que Deus dá e avançai degrau a degrau na escada do progresso. Lembrai-vos de que deveis viver apenas um dia de cada vez, de que Deus vos deu um dia e que os registros celestiais mostrarão como avaliastes seus privilégios e oportunidades. Possais vós aproveitar cada dia que Deus vos concede, de maneira a poderdes afinal ouvir o Mestre dizer: "Bem está, servo bom e fiel." Mat. 25:21. Mensagens aos Jovens, pág. 46.

<< Capítulo Anterior Próximo Capítulo >>