Mente, Caráter e Personalidade (Vol. 2)

CAPÍTULO 69

Rejeição

MCP2 - Pag. 630  

Exagerando Aparentes Dificuldades

Muitos exageram grandemente aparentes dificuldades e então se põem a nutrir autocomiseração, cedendo ao desânimo. Esses precisam fazer completa mudança em si mesmos. Precisam disciplinar-se, empenhando-se em vencer todos os sentimentos infantis. Devem convencer-se de que a vida não deve ser gasta em trabalhos triviais. ... Cada qual deve ter um alvo, um objetivo, na vida. A mente deve ser protegida e os pensamentos treinados para que se fixem no objetivo, como a bússola aponta ao pólo. A mente deve ser dirigida no conduto certo, de acordo com bem formados planos. Então cada passo será um passo para a frente. ... O êxito ou o fracasso nesta vida depende muito da maneira em que os pensamentos são disciplinados. Review and Herald, 6 de maio de 1886.

Não Há Razão Para o Desespero

Ninguém tem necessidade de se abandonar ao desânimo e desespero. Satanás poderá achegar-se a vós com a cruel sugestão: "Teu caso é desesperado. És irremissível." Mas há para nós esperança em Cristo. Deus não nos manda vencer em nossas próprias forças. Pede-nos que nos acheguemos bem estreitamente a Ele. Sejam quais forem as dificuldades sob que labutemos, que nos façam vergar o corpo e a alma, Ele está à espera de nos libertar. A Ciência do Bom Viver, pág. 249.


MCP2 - Pag. 631  

Cuidado com a Autocomiseração

Necessitamos de evitar a compaixão de nós mesmos. Nunca alimenteis a impressão de que não sois estimados como deveríeis, que os vossos esforços não são apreciados e que o vosso trabalho é demasiado penoso. A lembrança de que Jesus sofreu por nós reduza ao silêncio todo o pensamento de murmuração. Somos tratados melhor do que foi nosso Senhor. A Ciência do Bom Viver, pág. 476.

A autocomiseração é deteriorante ao caráter dos que a cultivam, e exerce uma influência que estraga a felicidade dos outros. Medicina e Salvação, pág. 177.

Capacidade de Suportar a Negligência

A alma que ama a Deus ascende acima da névoa da dúvida; alcança uma vivência brilhante, ampla, profunda e viva, e torna-se mansa e semelhante a Cristo. Entrega a alma aos cuidados de Deus, escondida com Cristo em Deus. Será capaz de resistir à prova da negligência, dos maus-tratos e desprezo, porque seu Salvador sofreu tudo isso. Não se tornará irritada e desanimada quando as dificuldades a pressionarem, porque Jesus não fracassou nem desanimou. Todo verdadeiro cristão será forte, não na força e mérito de suas boas obras, mas na justiça de Cristo, que pela fé lhe é imputada. É grande coisa ser manso e humilde de coração, ser puro e sem mácula, como foi o Príncipe do Céu quando andou entre os homens. Review and Herald, 3 de dezembro de 1889.

Não Levar a Sério as Negligências

É o amor do próprio eu que destrói a nossa paz. Enquanto o eu está bem vivo, estamos continuamente prontos a preservá-lo de mortificação e insulto; mas, se estamos mortos, e nossa vida escondida com Cristo em Deus, não levaremos a sério as desatenções e indiferenças. Seremos surdos às censuras, e cegos à zombaria e ao insulto. O Maior Discurso de Cristo, pág. 16.

Desânimo, Fruto de Excessivo Lazer

As sensações de desânimo são em geral o resultado de muito ócio. As mãos e a mente devem ocupar-se com trabalho útil,


MCP2 - Pag. 632  

que suavize os fardos dos outros; e os que assim estão empenhados se beneficiarão a si mesmos também. A ociosidade dá tempo para se ruminarem tristezas imaginárias; e freqüentemente os que não possuem provas e sofrimentos reais, tomam-nas emprestado do futuro. Conselhos Sobre Saúde, pág. 629.

Conforto Para um Menino Órfão Rejeitado

Oh, mundo frio e egoísta é este! Os teus parentes, que te deveriam ter amado e querido por amor de teus pais, se não por amor a ti mesmo, encerraram-se em seu egoísmo e não têm interesse especial por ti. Deus, porém, estará mais perto de ti e te será mais querido do que qualquer de teus parentes terrestres possam ser. Ele será teu Amigo e nunca te abandonará. Ele é pai dos órfãos. Sua amizade te proverá doce paz e te ajudará a suportar com coragem a grande perda.

Procura fazer de Deus o teu pai, e nunca terás necessidade de um amigo. Serás exposto a provas; no entanto sê inflexível, e luta por adornar tua profissão de fé. Precisarás de graça para resistir, mas os olhos misericordiosos de Deus estão sobre ti. Ora muito, e fervorosamente, crendo que Deus te ajudará. Guarda-te da irritabilidade e do mau humor, e de um espírito atormentador. A paciência é uma virtude que deves praticar. Busca a piedade de coração. Sê cristão coerente. Possui o amor da pureza e humilde simplicidade, e sejam estas inseridas em tua vida. Testimonies, vol. 2, pág. 314.

Nunca só

Podes nunca estar desolado, nunca sentir-te só, se tomar a Jesus como teu Companheiro e Amigo eterno. Carta 4, 1885.

A Negligência Destrói a Alma

Não é só pela resistência, mas pela negligência que a alma é destruída. O Desejado de Todas as Nações, pág. 314.

"Suportai-vos uns aos Outros"

Devemos suportar-nos uns aos outros, lembrados de nossas falhas. Com alguns tenhamos compaixão, fazendo uma diferença; outros salvemos com temor, arrancando-os do fogo.


MCP2 - Pag. 633  

Nem todos suportam a mesma rígida disciplina. Nem todos podem ser submetidos às mesmas idéias de outro, sobre o dever. Têm de ser feitas concessões para diferentes temperamentos e espíritos diferentes. Deus sabe como tratar conosco. Mas meu coração tem doído ao ver irmão tratar com irmão, e a disposição de apanhar outro em suas palavras e tornar um homem um ofensor por uma palavra. ...

É tempo para todos se lançarem à obra, sem se deter para medir exatamente a parte do erro que cabe ao outro, mas cada qual sondando o próprio coração, confessando seus próprios erros, e deixando os irmãos nas mãos do Senhor. Cada qual só tem que responder por seus próprios erros; e enquanto tão estritamente cuida de tirar o joio do quintal de seus irmãos, o mato peçonhento está crescendo, forte e luxuriante, em seu quintal. Labutem todos para guardar o caráter e possuir um espírito feliz, prazenteiro e paciente no lar, e tudo estará bem. Carta 12, 1863.

Nem Todos Pensam o Mesmo

Para tratar com mentes, requer-se serviço do coração inteiro. Lembremo-nos disto: Muitas vezes somos tentados a criticar um homem detentor de alta posição de responsabilidade, porque ele não procede como nós pensamos que devia. Mas a pessoa que tem tantas responsabilidades a cumprir não carece da crítica de seus coobreiros; precisa, sim, seu encorajamento, sua indulgência, sua paciência e suas orações. Ele precisa da presença de Cristo a habitar nele; pois não é sempre que tem ao dispor homens prudentes com quem se aconselhar.

Na confusão de muitos cuidados e muitos chamados de auxílio, ele pode cometer erros. Entre as dezenas de apelos que vêm, pedindo auxílio, teu caso pode parecer negligenciado. Nessas ocasiões lembra-te das pesadas cargas que são postas sobre aquele que pensas ter deixado de cumprir seu dever. Lembra-te de que pode ser-lhe impossível atender ao teu pedido. Talvez fosse um grande erro atender a ele. Carta 169, 1904.

O Senhor Está ao Lado de Seus Mensageiros

O Senhor deseja que todos os seres humanos ao Seu serviço


MCP2 - Pag. 634  

deixem todas as severas acusações e linguagem acusativa. Somos instruídos a andar com prudência para com os que estão fora. Deixai com Deus a obra de condenar e julgar. Cristo nos convida: "Vinde a Mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e Eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o Meu jugo, e aprendei de Mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para a vossa alma." Mat. 11:28 e 29.

Todo aquele que der ouvidos a esse convite se porá ao jugo com Cristo. Devemos manifestar em todos os tempos e todos os lugares a mansidão e humildade de Cristo. Então o Senhor estará ao lado de Seus mensageiros e deles fará Seu porta-voz, e aquele que for um porta-voz de Deus jamais porá nos lábios de seres humanos palavras que a Majestade do Céu não proferiria quando em contenda com o diabo. Carta 38, 1894.

Sentimentos Ofendidos

Não penses em teus sentimentos ofendidos. Põe de lado esses sentimentos. Vivendo no caminho da crítica e do falar ríspido, te tornarás mais e mais ríspido e mais inclinado à crítica. Detém-te, antes de começar. Não permitas ao inimigo um centímetro de terreno. Carta 169, 1902.

<< Capítulo Anterior Próximo Capítulo >>