Medicina e Salvação

CAPÍTULO 5

Advertência Contra o Sofisma Espiritualista

MS - Pag. 87  

Advertência Contra o Engano Espiritualista

Edificando Sobre a Rocha

Cristo ilustrou a edificação do caráter por meio da construção, sobre uma rocha, de uma casa contra a qual a tormenta e a tempestade foram impotentes; e da casa construída sobre a areia, que foi destruída. Estamos vivendo em tempos perigosos. Em meio das cenas mutáveis, com heresias e falsas doutrinas que penetram e que provarão a fé de todos, a casa edificada sobre a sólida rocha não pode ser abalada. Quando, porém, vierem a tempestade e a tormenta, a casa edificada sobre a areia ruirá, e grande será a sua queda.

Devemos ter cuidado, pois, quanto à maneira como construímos. Que ninguém construa de maneira imprudente. A Palavra de Deus é nosso único fundamento. Vir-nos-á toda forma de erro. Alguns desses erros serão bastante capciosos e atrativos; todavia, se recebidos, demolirão os pilares do fundamento que Cristo estabeleceu e colocarão uma estrutura de feitura humana. Há os que vendo, não vêem, e ouvindo, não ouvem, e, sob a orientação de Satanás, preparam fundamentos falsos para a mente humana.

As lições de Cristo devem ser aprendidas por todos. A verdade é sólida e substancial. Essa verdade deve ser apresentada a todos; pois Satanás virá com suas atitudes agradáveis, as quais anulam a Palavra de Deus e desviam a mente da verdade para as fábulas. Carta 223, 1905.

Teorias Científicas Espúrias

As falsas teorias científicas estão penetrando como um ladrão de noite, furtando os marcos e destruindo os pilares de nossa fé. Deus me mostrou que os estudantes de medicina não devem educar-se em tais teorias, pois Deus as não endossará. Estão sendo introduzidas as mais especiosas tentações do inimigo, e estão sendo introduzidas no plano mais alto, mais elevado. Elas espiritualizam as doutrinas da verdade presente até não haver nenhuma distinção entre a substância e a sombra.

Sabeis que Satanás virá para enganar, se possível, os próprios


MS - Pag. 88  

escolhidos. Ele alega ser Cristo, e se apresenta, pretendendo ser o grande médico-missionário. Ele fará com que desça fogo do céu à vista dos homens, para provar que é Deus. Devemos estar protegidos pelas verdades da Bíblia. O pálio da verdade é o único sob o qual podemos estar salvaguardados. Special Testimonies, Série B, nº 6, págs. 32 e 33.

A Verdadeira Educação Superior

As falácias humanas são abundantes e enganadoras. Agentes invisíveis estão em operação para fazer com que a falsidade se pareça com a verdade; erros estão revestidos com uma roupagem enganadora para que os homens sejam levados a aceitá-los como essenciais a uma educação superior. E essas falácias enganarão a muitos dos nossos estudantes, a menos que eles sejam completamente resguardados, e a não ser que sejam impelidos pelo Espírito de Deus a levar no coração e na mente as grandes e santas verdades da Palavra, aceitando-as como os princípios que sustentam a educação superior. Instrução alguma pode exceder em valor à instrução pura de Deus, a qual vem para iluminação de todos os que quiserem ser iluminados.

Nossos estudantes devem ser ensinados a entender que não pode haver ensinamento algum mais elevado do que o que foi dado ao mundo pelo Grande Mestre. Cumpre-nos proteger da tentação os nossos estudantes, tornando as verdades sagradas da Palavra de Deus a base de sua educação. Este conhecimento superior - o conhecimento da glória de Deus, deve brilhar-lhes no coração, para que a excelência do poder seja de Deus e não dos homens. ...

Adverti cada estudante de que deve estar bem desperto. Seja-lhe esta verdade firmemente fixada na memória por nossos pastores e por todos os que com fé estão fazendo uma parte para libertar do erro a mente humana: que não pode haver nenhuma educação mais elevada do que aquela que sai dAquele que deu a vida para que a humanidade pudesse apossar-se da divindade, e o homem caído se tornasse um com Deus. O professor insensato a ponto de pensar que pode dar aos alunos conhecimento mais perfeito do que o dado pelo Grande Mestre, Cristo Jesus, ignora o que constitui educação superior. Carta 98, 1909.

A Verdade Fortalece o Intelecto

Considerada e estudada como deve ser, a Palavra de Deus comunicará luz e conhecimento. Sua leitura fortalecerá o intelecto.


MS - Pag. 89  

Pelo contato com as verdades mais puras e mais sublimes, ampliar-se-á a mente, e o gosto se refinará.

Dependemos da Bíblia para o conhecimento da história do início do nosso mundo, da criação do homem e da queda deste. Retirai a Palavra de Deus, e o que podemos esperar, senão ser deixados às fábulas e conjeturas, e àquele enfraquecimento do intelecto que é o resultado certo de acolhermos o erro. Necessitamos da história autêntica da origem da Terra, da queda do querubim cobridor e da introdução do pecado em nosso mundo. Sem a Bíblia, seríamos confundidos pelas falsas teorias. A mente estaria sujeita à tirania da superstição e da falsidade. Tendo, porém, em nosso poder a história verdadeira do começo do nosso mundo, não precisamos enredar a nós mesmos com conjeturas humanas e teorias duvidosas.

Onde quer que estejam, podem os cristãos manter comunhão com Deus. E podem ter prazer no conhecimento da ciência santificada. Sua mente pode ser fortalecida como o foi a de Daniel. Deus lhe deu "o conhecimento e a inteligência em todas as letras e sabedoria". Dan. 1:17.

Efeito Mental de Receber o Erro

A mente da qual o erro alguma vez se apossou, jamais pode expandir-se livremente para com a verdade, mesmo com muito esforço. As teorias antigas exigirão reconhecimento. A compreensão de coisas verdadeiras e elevadas, e a santificação, serão confundidas. Idéias supersticiosas penetrarão na mente, a misturar-se com as verdadeiras, e essas idéias são sempre de influência aviltante. O conhecimento cristão leva seu próprio cunho de superioridade ilimitada em tudo que diz respeito ao preparo para a vida futura e imortal. Distingue o leitor da Bíblia e crente, que tem estado a receber os preciosos tesouros da verdade, do cético e do adepto da filosofia pagã.

Apegai-vos à palavra: "Está escrito." Expulsai da mente as teorias perigosas, atrevidas que, se acolhidas, manterão a mente em cativeiro, de maneira que o homem não se tornará uma nova criatura em Cristo. A mente deve ser constantemente refreada e guardada. Deve-se-lhe dar como alimento apenas aquilo que fortalecerá a experiência religiosa. Manuscrito 42, 1904.

A Igreja é a Fortaleza de Cristo

A Igreja é a fortaleza de Cristo em um mundo revolto, e deve


MS - Pag. 90  

ser rigorosamente protegida contra as astutas ciladas do inimigo. Lei alguma deve ser reconhecida nela senão a de Deus. Aqueles aos quais Deus constituiu como sentinelas não devem ficar de braços cruzados, enquanto se fazem esforços para desviar homens e mulheres da verdade para caminhos errados. Deve-se exercer cuidadosa vigilância contra espíritos enganadores e as doutrinas de demônios. Deus chama pastores e médicos-missionários para tomarem posição firme ao lado do direito. As severas denúncias que Cristo proferiu contra os fariseus por ensinarem como doutrina mandamentos de homens, revelam a necessidade de precaver-nos contra as teorias que não estão em harmonia com a verdade da Palavra de Deus. Manuscrito 78, 1904.

Exaltar a Natureza Acima do Deus da Natureza

O método geral de educar os jovens não corresponde à norma da verdadeira educação. Sentimentos de descrença são introduzidos no assunto colocado nos livros escolares, e os oráculos de Deus são colocados sob um aspecto discutido ou mesmo objetável. Assim a mente dos jovens torna-se familiarizada com as sugestões de Satanás, e as dúvidas uma vez alimentadas tornam-se para os que as abrigam fatos comprovados, e a pesquisa científica torna-se enganosa por causa da maneira em que suas descobertas são interpretadas e pervertidas.

Homens se arrogam o direito de levar a Palavra de Deus diante de um tribunal finito, e se pronuncia sentença sobre a inspiração de Deus de acordo com medida finita, e se faz a verdade de Deus parecer coisa incerta diante dos registros da Ciência.

Obra de Falsos Educadores

Esses falsos educadores exaltam a Natureza acima do Deus da Natureza e acima do Autor de toda verdadeira ciência. Precisamente no tempo em que os professores deviam ter estado firmes e inabaláveis em seu testemunho, exatamente na ocasião em que deveria ter-se tornado manifesto que sua alma estava firmada na Rocha eterna, quando deviam ter sido capazes de inspirar fé nos que estavam duvidando, eles admitiram sua incerteza quanto a ser verdadeira a Palavra de Deus, ou as descobertas da falsamente chamada ciência.

Aqueles que são verdadeiramente conscienciosos têm sido levados a vacilar em sua fé, por causa da hesitação dos que


MS - Pag. 91  

eram professos expositores da Bíblia, quando lidavam com os oráculos vivos. Satanás tem tirado proveito da incerteza da mente, e por meio de agentes invisíveis tem ele insinuado seus enganos e feito com que os homens se tornem envolvidos na névoa do ceticismo.

Homens cultos têm feito conferências nas quais foram misturados a verdade e o erro e têm abalado a mente dos que se inclinam para o erro em lugar de se inclinarem para a verdade. Os enganos atraentemente urdidos, dos chamados homens sábios, possuem um encantamento para certa classe de estudantes; todavia, a impressão que essas conferências deixam na mente é a de que o Deus da Natureza é limitado por Suas próprias leis.

A Teoria da Imutabilidade da Natureza

Tem-se demorado muito sobre a imutabilidade da Natureza, e teorias céticas têm sido prontamente adotadas por aqueles cuja mente escolheu a atmosfera de dúvida, pelo fato de não estarem eles em harmonia com a santa lei de Deus, a base de Seu governo no Céu e na Terra. Sua tendência natural para o mal lhes tornou fácil escolherem os caminhos falsos e duvidarem da fidedignidade dos registros e da história tanto do Antigo como do Novo Testamento.

Envenenados com o erro, eles próprios, têm aguardado cada oportunidade para semearem as sementes da dúvida em outras mentes. A Natureza é exaltada acima do Deus da Natureza, e destruída a simplicidade da fé; pois se faz parecer incerto o fundamento desta. Empanada pelo ceticismo, a mente dos que duvidam é deixada a chocar-se contra as rochas da descrença. Youth"s Instructor, 31 de janeiro de 1895.

Conhecimento Certo de Deus

Tenho uma mensagem para levar aos que se sentem seguros de que estão preparados para fazer obra médico-missionária. Compreendem os que estão tomando parte nesta obra que estamos perto do fim da história deste mundo, e que devemos entender plenamente a obra que está diante de nós? A primeira coisa que os missionários médicos precisam fazer é adquirir um conceito certo de Deus; não um conceito baseado em seu próprio julgamento humano, mas fundamentado no estudo constante da Palavra de Deus e do caráter e vida de Cristo.

A Palavra de Deus e Suas obras encerram o conhecimento


MS - Pag. 92  

dEle próprio, o qual Ele houve por bem revelar-nos. Podemos entender a revelação que, dessa forma, deu Ele de Si mesmo. É, porém, com temor e tremor, e com um senso de nossa própria pecaminosidade, que devemos fazer esse estudo; não com o desejo de procurar dar uma explicação de Deus, senão com o desejo de adquirir aquele conhecimento que nos habilitará a servi-Lo de maneira mais aceitável.

Que ninguém se aventure a explicar a Deus. Os seres humanos não podem explicar-se a si mesmos; como, pois, ousam aventurar-se a explicar Aquele que é onisciente? Satanás está pronto para dar a tais pessoas um falso conceito de Deus.

Aos curiosos, levo a mensagem de que Deus não me instruiu a idear as respostas às perguntas dos que inquirem com respeito às coisas que não foram reveladas. As coisas reveladas pertencem a nós e aos nossos filhos. Além destas, não devem os seres humanos tentar ir. Não devemos procurar explicar aquilo que Deus não revelou. Cumpre-nos estudar a revelação, dada por Cristo, o Grande Mestre, do caráter de Deus, a fim de que em espírito, palavras e atos possamos representá-Lo perante os que O não conhecem.

Onde o Silêncio é Eloqüência

No que diz respeito à personalidade e prerrogativas de Deus, onde Ele está, e o que Ele é, este é um assunto no qual não devemos ousar tocar. Sobre este tema o silêncio é eloqüência. São aqueles que nenhum conhecimento experimental têm de Deus, que se aventuram a especular a Seu respeito. Conhecessem mais dEle, teriam eles menos o que dizer acerca do que Ele é. Aquele que na vida diária mantém a mais estreita comunhão com Deus, e que tem o mais profundo conhecimento dEle, compreende com mais intensidade a total incapacidade dos seres humanos para explicar o Criador. ...

Deus sempre existiu. Ele é o grande EU SOU. O salmista declara: "Antes que os montes nascessem, ou que Tu formasses a Terra e o mundo, sim, de eternidade a eternidade, Tu és Deus." Sal. 90:2. Ele é o alto e o sublime que habita na eternidade. "Eu, o Senhor, não mudo", declara Ele. Mal. 3:6. Com Ele não há mudança nem sombra de variação. Ele "é o mesmo ontem, e hoje, e eternamente". Heb. 13:8. É infinito e onipresente. Nenhuma palavra nossa pode descrever a Sua grandeza e majestade.


MS - Pag. 93  

A Simplicidade do Ensino de Cristo

O ensinamento bíblico de Deus é o único ensinamento seguro para ser seguido pelos seres humanos. Devemos aferir a nossa fé por um claro "Assim diz o Senhor". O conhecimento de Si mesmo, que Deus deseja que adquiramos de Sua palavra, se introduzido na vida diária, tornará fortes a homens e mulheres para resistirem ao mal e se capacitarem para representá-Lo.

Necessitamos estudar a simplicidade dos ensinos de Cristo. Ele encarece a necessidade da oração e humildade. Estas são a nossa proteção contra os argumentos errôneos pelos quais Satanás procura levar-nos para outros deuses, e a aceitar as teorias enganosas, por ele revestidas de roupagens de luz.

O homem cego espiritualmente é facilmente levado por aqueles que aproveitam toda oportunidade para desenvolver teorias e conjeturas com respeito a Deus. A pessoa enganada por Satanás comunica ao semelhante a nova luz que supõe ter recebido, da mesma forma que Eva pôs o fruto proibido na mão de Adão. Os pagãos ignorantes não se acham em pior condição espiritual do que o homem que conheceu a verdade, mas aceitou o erro. ...

Resistir ao Inimigo

Satanás apresenta, de início, cautelosamente, as suas teorias, e se nota que seus esforços obtiveram êxito, introduz teorias ainda mais enganosas, procurando desviar homens e mulheres dos princípios fundamentais que Deus deseja constituam a salvaguarda do Seu povo.

Não aceitem os obreiros médicos-missionários teorias que Deus não deu a ninguém. Deus não desculpa os homens por ensinarem teorias que Cristo não ensinou. Ele pede ao Seu exército de obreiros que entre em fila, tomando sua posição sob o estandarte da verdade. Ele os adverte a se precaverem de ocupar o tempo na discussão de assuntos que Deus não autorizou ser humano algum a discutir.

Vistamos cada peça da armadura cristã, e resistamos firmemente ao inimigo. Teremos que defrontar-nos com anjos caídos e com o príncipe dos poderes das trevas. Satanás não está de maneira alguma inativo; ele está inteiramente ativo, e está jogando a partida da vida pela alma do povo de Deus. Ele virá até eles com lisonjas de toda espécie, na


MS - Pag. 94  

esperança de desviá-los de sua lealdade. Deseja desviar-lhes a atenção dos assuntos verdadeiros para as falsas teorias.

Chamado Para Despertar

Pastores e médicos, fazei soar o alarme. Apelai ao povo de Deus para que seja verdadeiro e fiel. Permanecei em guarda. Lembrai-vos de que ao cooperardes com Deus, tendes como vossos auxiliares anjos magníficos em poder. Não aceiteis as teorias apresentadas pelos que não se estão colocando no verdadeiro fundamento, os que estão fascinados com aquilo cujo verdadeiro significado desconhecem.

Despertai, meus irmãos, despertai, e erguei o sinal de perigo. Fazei soar a advertência. Homem algum vos persuada a aceitar teorias que se opõem às verdades da Palavra de Deus. Os servos de Deus têm uma mensagem solene a transmitir a este mundo caído e amaldiçoado pelo pecado. Cumpre-lhes manter erguida a bandeira sobre a qual estão escritas as palavras: "Os mandamentos de Deus e a fé em Jesus." Apoc. 14:12. Manuscrito 132, 1902.

Deus Revelado em Sua Palavra e em Suas Obras

Ninguém ensine coisas que o Redentor, Aquele a quem pertence o homem, corpo, alma e espírito, não ensinou. Não necessitamos de nenhum ensinamento fantasioso quanto à personalidade de Deus. O que Deus deseja que conheçamos a respeito dEle está revelado em Sua Palavra e em Suas obras. As belas coisas da Natureza revelam-Lhe o caráter e o poder como Criador. São Sua dádiva à raça, para mostrar Seu poder e indicar que Ele é um Deus de amor. Todavia, ninguém está autorizado a dizer que Deus mesmo está em pessoa na flor, folha ou árvore. Estas coisas são obra das mãos de Deus, as quais revelam o Seu amor à humanidade.

Tomar, porém, as obras de Deus, e apresentá-las como sendo Deus, é uma terrível falsificação a Seu respeito. Fui chamada a enfrentar esta representação no início de minha obra, ao ser comissionada pelo Senhor em minha juventude para sair e proclamar o que Ele me mandaria proclamar. E como o Senhor me dirigirá, devo fazer agora o que puder para anular todo este ensinamento, e as teorias que levam a semelhante ponto de vista. Os que defendem essas teorias não sabem para onde se dirigem seus pés.


MS - Pag. 95  

O de que mais necessitamos é um conhecimento experimental de Deus como Ele Se acha revelado em Sua Palavra. Tal conhecimento nos habilitará a ver nossa imperfeição de caráter e nossa ignorância de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. ...

Conjeturas com Respeito a Deus

Os talentos humanos e a humana conjetura têm procurado por meio da pesquisa achar a Deus. Muitos têm trilhado este caminho. O mais elevado intelecto pode esforçar-se até gastar-se, em conjeturas a respeito de Deus, mas o empenho será infrutífero, e permanecerá o fato de que o homem não pode, por meio de pesquisa, achar a Deus. Não nos foi dado resolver este problema. Tudo o que o homem precisa conhecer, e pode saber de Deus, foi revelado na vida e no caráter de Seu Filho, o Grande Mestre. Ao aprendermos mais e mais daquilo que é o homem, do que nós mesmos somos, aos olhos de Deus, temeremos e tremeremos diante dEle.

Nasce o Homem Como Rei?

Aos que desejam representar cada homem como nascendo rei, aos que não querem estabelecer nenhuma distinção entre o converso e o inconverso, àqueles que estão perdendo a apreciação de sua necessidade de Cristo como seu Salvador, gostaria de dizer: Pensai em vós mesmos, como tendes estado durante o período de vossa existência Ser-vos-ia cômodo ou agradável contemplar quadro após quadro do trabalho de vossa vida, aos olhos dAquele que conhece cada pensamento do homem, e perante cujo olhar os feitos de todo homem estão como um livro aberto?

O Perigo da Vaidade

Apelo a todos os que estão empenhados no serviço de Deus a se colocarem inteiramente ao lado de Cristo. Há perigos à direita e à esquerda. Nosso maior perigo virá da parte de homens que entregaram sua alma à vaidade, que não têm dado atenção às palavras de advertência e reprovação enviadas por Deus. Ao escolherem tais homens sua própria vontade e caminho, o tentador, trajado com vestes de anjo, acha-se bem ao lado deles, pronto para unir com a deles a sua influência. Ele lhes revela enganos muito atraentes, os quais eles apresentam ao povo de Deus. Alguns dos que atentam para eles serão enganados e operarão em setores perigosos.


MS - Pag. 96  

O Senhor chama. Ouvirão homens e mulheres a Sua voz? Ele dá a advertência. Ouvi-la-ão eles? Atentarão para a última mensagem de misericórdia ao mundo caído? Aceitarão eles o jugo de Cristo e aprenderão com Ele de Sua mansidão e humildade? Carta 240, 1903.

Especulações Quanto à Personalidade de Deus

Teu conhecimento de Deus e de Seus atributos tem diminuído desde que começaste a especular a respeito de Sua natureza e prerrogativas.

A igreja está agora empenhada em uma guerra que aumentará em intensidade precisamente no ponto em que te tens desviado do caminho certo. Coluna alguma da nossa fé deve ser movida. Nenhuma linha da verdade revelada deve ser substituída por teorias novas e fantasiosas.

A verdade foi-nos dada em linhas claras. Sob a orientação de Deus, têm-se preparado livros que expressam claramente a verdade para este tempo. Se não crês nestas provas, não crerias mesmo que alguém ressuscitasse.

Deves produzir obras dignas de arrependimento. Chega-te perante Deus em humildade e contrição. Deve haver trabalho harmonioso entre o povo de Deus. Cumpre-nos saber quem há de seguir a luz. "Se o Senhor é Deus, segui-O; e, se Baal, segui-o." I Reis 18:21. Carta 247, 1903.

Teorias Sutis com Respeito a Deus

Ninguém vos leve, com artifício, à crença de que Deus é uma essência que impregna a Natureza. Tal idéia é um capcioso engano. Estejam todos precavidos contra estas suposições. Vestidas com belas roupagens, estas teorias sutis preparam o caminho para erros maiores que, uma vez aceitos, levarão até mesmo crentes conscientes na verdade a se desviarem de sua firmeza, para as falsas doutrinas.

Precisamos examinar, de tempos em tempos, conjuntamente, as razões de nossa fé. É essencial que estudemos cuidadosamente as verdades da Palavra de Deus; pois lemos que "alguns apostatarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios". I Tim. 4:1. Estamos em grave perigo quando consideramos levianamente qualquer verdade; pois então a mente se abre para o erro. Devemos atentar para como e o que ouvimos. Não precisamos buscar entender os argumentos que os homens apresentam em apoio de suas teorias, quando se


MS - Pag. 97  

pode perceber facilmente que essas teorias não estão em harmonia com as Escrituras. Alguns que pensam possuir conhecimento científico, estão, por meio de suas interpretações, apresentando idéias errôneas tanto da Ciência como da Bíblia. Deixai que a Bíblia resolva cada questão essencial à salvação do homem. Carta 25, 1904.

Destruídos o Refreamento e o Controle Moral

Não somos chamados a entrar em controvérsia com os que defendem falsas teorias. A controvérsia é improdutiva. Cristo jamais a aceitou. "Está escrito", é a arma utilizada pelo Redentor do mundo. Apeguemo-nos à Palavra. Deixemos que o Senhor Jesus e Seus mensageiros testifiquem. Sabemos que o Seu testemunho é verdadeiro.

Cristo Se acha sobre todas as obras de Sua Criação. Guiou Ele os filhos de Israel na coluna de fogo, enquanto Seus olhos viam presente, passado e futuro. Ele deve ser reconhecido e honrado por todos os que amam a Deus. Seus mandamentos devem ser reverenciados, acariciados e obedecidos. Devem eles ser o poder controlador na vida de Seu povo.

O tentador vem com a suposição de que Cristo mudou o seu trono de honra e poder para alguma região desconhecida, e de que os homens não precisam mais sofrer o incômodo de Lhe exaltarem o caráter e obedecerem à Sua lei. Os seres humanos devem servir de lei para si mesmos, declara ele. Os enganos que ele introduz diminuem a Deus e O reduzem a nada. A restrição e o controle moral na família humana são destruídos. O refreamento sobre o vício torna-se cada vez mais fraco. O mundo não ama nem teme a Deus. E os que não amam nem temem a Deus, logo perdem o senso de obrigação uns para com os outros. Estão no mundo sem Deus e sem esperança. Manuscrito 92, 1904.

Nenhum Resquício de Panteísmo

De Cristo origina toda a verdade. Separada de Cristo, a Ciência é engano, e loucura a filosofia. Os que se acham separados do Salvador exporão teorias que se originam com o astuto inimigo. A vida de Cristo sobressai como o contraste de toda falsa ciência, todas as teorias errôneas, todo método enganoso.

Enganadores surgirão com teorias que não têm o menor fundamento na Palavra de Deus. Cumpre-nos segurar no alto a bandeira que leva a inscrição:


MS - Pag. 98  

"Os mandamentos de Deus e a fé em Jesus." Apoc. 14:12. Devemos conservar firme o princípio de nossa confiança até o fim. Ninguém tente diluir a verdade com uma mistura de engano. Ninguém tente arrancar o fundamento de nossa fé, ou arruinar o modelo trazendo para o tecido fibras de imaginação humana. Nenhum fio de panteísmo deve ser introduzido no tecido. A sensualidade, ruinosa para a alma e para o corpo, é sempre o resultado de introduzir estes fios no tecido. Carta 249, 1903.

A Questão Prevista

Fui advertida 1890 de que futuramente teremos uma luta constante. A chamada ciência e a religião serão postas em oposição uma à outra, pois os homens finitos não compreendem o poder e a grandeza de Deus. Foram-me apresentadas estas palavras das Escrituras Sagradas: "Dentre vós mesmos, se levantarão homens falando coisas pervertidas para arrastar os discípulos atrás deles." Atos 20:30.

Certamente se verá isto entre o povo de Deus, e haverá os que serão incapazes de perceber as verdades mais maravilhosas e importantes para este tempo, verdades essenciais à sua própria salvaguarda e salvação, enquanto assuntos que são em comparação como o mais simples átomo, e nos quais raramente há uma partícula de verdade, são encarecidos e magnificados pelo poder de Satanás de maneira que pareçam da maior importância. A visão moral desses homens está enferma; eles não sentem sua necessidade da unção celestial, a fim de que possam discernir as coisas espirituais. Eles se consideram sábios demais para errar.

Os homens que não mantêm uma experiência diária nas coisas de Deus não andarão sabiamente ao lidarem com responsabilidades sagradas; eles considerarão a luz como erro, e ao erro especioso proclamarão luz, interpretarão os fantasmas como realidades e as realidades como fantasmas, chamando um mundo de átomo e de átomo um mundo. Eles cairão nos erros e enganos que Satanás preparou como armadilhas ocultas para enredar os pés dos que pensam que podem andar em sua sabedoria humana sem a especial graça de Cristo. Jesus deseja que os homens vejam não homens que andam como árvores, mas que vejam as coisas claramente. Existe apenas um remédio para a alma pecadora, e a menos que ele seja recebido, os homens aceitarão um engano após outro, até que seus sentidos estejam pervertidos. ...


MS - Pag. 99  

A Moralidade e a Religião São Inseparáveis

Não se pode separar a moralidade da religião. A tradição conservadora recebida de homens cultos e dos escritos de grandes homens do passado não constituem toda uma orientação segura para nós nestes últimos dias; pois a grande luta que está diante de nós é tal que o mundo jamais viu. Os irmãos que não tiveram uma parte nesta obra no passado, precisam andar com muito maior cuidado com respeito àquilo que aceitam e ao que rejeitam; necessitam penetrar muito mais fundo do que seu limitado conhecimento espiritual ou seus presentes hábitos e opiniões os levam a fazer. Todos estes podem precisar reformar-se.

Nenhum de nós está seguro, mesmo tendo experiência na obra, e certamente não estamos seguros se não tivermos obtido essa experiência, a menos que vivamos como vendo Aquele que é invisível. Diariamente, a toda hora, devemos ser movidos pelos princípios da verdade bíblica - a justiça, a misericórdia e o amor de Deus. Aquele que deseja obter poder moral e intelectual, deve retirá-los da Fonte divina. Em cada assunto ou decisão, perguntai: É este o caminho do Senhor?

Com a Bíblia aberta diante de vós, consultai a razão santificada e uma boa consciência. Vosso coração deve ser movido, tocada vossa alma, vossa razão e intelecto despertados, pelo Espírito de Deus; os sagrados princípios estabelecidos em Sua Palavra comunicarão luz à alma. Eu vos afirmo, meus irmãos, que a nossa verdadeira fonte de sabedoria, virtude e poder se acha na cruz do Calvário. Cristo é o autor e o consumador de nossa fé. Ele diz: "Sem Mim nada podereis fazer." João 15:5. Jesus é a única segura garantia para o sucesso intelectual e para o progresso. Manuscrito 16, 1890.

Especulações com Respeito à Vida Futura

Homens há hoje que expressam a crença de que haverá casamentos e nascimentos na nova Terra; os que crêem nas Escrituras, porém, não podem admitir tais doutrinas. A doutrina de que nascerão filhos na nova Terra não constitui parte da "firme palavra da profecia". As palavras de Cristo são demasiado claras para serem entendidas mal. Elas esclarecem de uma vez por todas a questão dos casamentos e nascimentos na nova Terra. Nenhum dos que forem despertados da morte, nem dos que forem trasladados sem ver a morte, casará ou


MS - Pag. 100  

será dado em casamento. Eles serão como os anjos de Deus, membros da família real.

Pregai a Palavra

Gostaria de dizer aos que defendem pontos de vista contrários a esta clara afirmação de Cristo: Sobre este assunto, o silêncio é eloqüência. É presunção condescender com suposições e teorias a respeito de assuntos que Deus não tornou claros para nós em Sua Palavra. Não precisamos entrar em especulação quanto ao nosso estado futuro.

Aos meus irmãos de ministério gostaria de dizer: "Que pregues a Palavra, instes a tempo e fora de tempo." Não tragais para o fundamento madeira, feno ou palha - vossas suposições e especulações, as quais não podem beneficiar a ninguém.

Cristo não retinha nenhuma verdade essencial à nossa salvação. As coisas reveladas são para nós e nossos filhos, mas não devemos permitir que nossa imaginação fabrique doutrinas concernentes a coisas não reveladas.

O Senhor tomou todas as providências para nossa felicidade na vida futura. Todavia, Ele não fez nenhuma revelação quanto a estes planos, e não devemos cogitar a respeito deles. Nem devemos medir as condições da vida futura pelas condições desta vida. Manuscrito 28, 1904.

Engano Quanto à Afinidade Espiritual

Foste apresentado a mim como estando em grave perigo. Satanás está ao teu encalço, e por vezes te tem segredado fábulas agradáveis, mostrando-te encantadores quadros de alguém que ele representa como te sendo uma companheira mais adaptada do que a esposa de sua juventude, a mãe de teus filhos.

Satanás está operando furtivamente, incansavelmente, para conseguir tua queda mediante especiosas tentações. Está ele resolvido a fazer-se teu professor, e deves agora colocar-te onde possas receber forças para lhe resistir. Ele espera envolver-te nas malhas do espiritualismo. Espera afastar da esposa a tua afeição e fixá-la em outra mulher. Deseja que lhe permitas que o pensamento demore sobre essa mulher até que, graças a uma afeição profana ela se torne para ti uma deusa.

O inimigo ganha muito quando consegue levar a imaginação de um dos escolhidos servos de Jeová a


MS - Pag. 101  

demorar o pensamento nas possibilidades de associação, no mundo por vir, com uma mulher a quem ama, e ali criar família. Não precisamos desses quadros aprazíveis. Todos esses pontos de vista se originam da mente do tentador.

Temos a clara afirmação de Cristo de que no mundo vindouro os redimidos "não se casam, nem se dão em casamento. Pois não podem mais morrer, porque são iguais aos anjos e são filhos de Deus, sendo filhos da ressurreição". Luc. 20:35 e 36.

Foi-me apresentado o fato de que as fábulas espirituais estão levando cativos a muitos. Tua mente é sensual, a menos que venha uma mudança, isso se demonstrará tua ruína. A todos os que condescendem com fantasias profanas, desejo dizer: Parai por amor de Cristo, parai exatamente onde estais. Estais em terreno proibido. Arrependei-vos, eu vos rogo, e convertei-vos. Carta 231, 1903.

Um Falso Céu

Quão incansavelmente tem Deus vigiado sobre Sua igreja Não faremos a nossa parte a fim de que Ele nos dê a graça que nos habilite a alcançar a perfeição do caráter de Cristo? Não vos permitais a vós mesmos ser levados a pensar que vivereis no Céu enquanto estiverdes neste mundo caído. Os que pensam isto, conservam a mente na expectativa de alguma experiência sensacional que lhes faça a alma flutuar numa atmosfera refinada e espiritual. Esta, porém, não é a verdadeira ciência da experiência cristã. Quando eles pensam que alcançaram as alturas espirituais da pureza, Satanás, na forma de um anjo de luz, apresenta-lhes condescendências nas quais faz parecer não haver nenhum pecado.

Advirto-vos contra estas doutrinas aparentemente elevadas, que dizem que o pecado não é pecado, e ensinam a possibilidade de viver uma vida espiritualista, fora do alcance da vergonha do pecado. Escrevo isto porque há mentes tentadas com respeito a essa ciência refinada de realizações espiritualistas. Defrontar-vos-eis com essa ciência, e mal sabereis como manejá-la.

Chegamos aos perigos dos últimos dias, quando alguns, sim, muitos, apostatarão da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores e a doutrinas de demônios. Sede cautelosos no que se refere ao que ledes e a como ouvis. Não tomeis o mínimo interesse em teorias espiritualistas. Satanás está aguardando para insinuar-se na mente de todos os que permitem ser


MS - Pag. 102  

enganados por seu hipnotismo. Ele começa a exercer seu poder sobre eles, tão logo começam eles a pesquisar-lhe as teorias. Carta 123, 1904.

Negligenciando Verdades Fundamentais

Acham-se na Palavra de Deus grandes verdades que são dignas de estudo intenso. Negligenciaremos essas grandes verdades fundamentais a fim de podermos entrar em especulação sobre o que não foi claramente revelado? Freqüentemente são me feitas perguntas, com respeito a algumas doutrinas teóricas, que não me sinto com nenhuma liberdade para responder. Respondo às vezes, aos que me fazem tais perguntas: "Tendes a Palavra. Se o Senhor desejasse que soubésseis com respeito a este assunto, encontraríeis esse conhecimento na Palavra de Deus, e não necessitaríeis consultar-me. Se alcançarmos o Céu, poderemos então compreender os assuntos que não nos são claros agora." Estudemos as grandes verdades das Escrituras; elas são suficientes para forçar a nossa mente ao máximo de sua capacidade.

"E a vida eterna é esta: que Te conheçam a Ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste." João 17:3. Oh! conhecemos nós a Deus como devemos? Que conforto, que alegria, sentiríamos se aprendêssemos diariamente as lições que Ele deseja que aprendamos Devemos conhecê-Lo por meio de conhecimento experimental. Ser-nos-á benéfico gastar mais tempo em oração secreta, em relacionar-nos pessoalmente com nosso Pai celestial. Em nossa fraqueza, podemos ir a Ele, e pedir-Lhe que nos dê a compreensão do que Ele fará em nosso favor ao afastar de nós tudo o que é dessemelhante de Seu próprio caráter. Review and Herald, 15 de agosto de 1907.

Superstição e Falsidade

Oro para que nosso povo não caia vítima das armadilhas que Satanás tem posto para apanhar as pessoas incautas. Mas mesmo agora muitos estão confusos. Todos necessitam ser estudantes independentes da Bíblia. Estou escrevendo palavras de advertência, para que ninguém precise ser induzido pelo inimigo, a levar outros para caminhos tortuosos.

Tenho carregado um pesado fardo por causa da publicação de ______. Acho que o Senhor permitiu que este assunto se desenvolvesse a fim de levar nosso povo a entender e valorizar corretamente as verdades fundamentais que, como um povo,


MS - Pag. 103  

recebemos da Palavra de Deus. Precisamos saber que não temos seguido fábulas artificialmente compostas. Nosso Pai nos manda recordar os dias passados, após os quais travamos um grande combate de aflições, ao sermos iluminados. Tenho recebido as mais preciosas confirmações de que nossas primeiras experiências provieram de Deus. Desejo que cada pessoa do nosso povo saiba, como eu sei, da maneira segura e certa em que o Senhor nos guiou nos tempos passados. ...

Causa-me grande tristeza ao coração ver que há entre nossos obreiros quem não compreenda o caráter perigoso das doutrinas que alguns estão admitindo com relação a Deus. Sei quão perigosos são estes sentimentos. Antes que eu tivesse dezessete anos de idade, tive que dar testemunho contra eles diante de grandes grupos. ...

Agora, dão-se falsas interpretações às verdades da Palavra, a fim de agradar a mentes iludidas. Faz-se o erro parecer verdade. Estou instruída a dar um testemunho decidido contra essas teorias que conduzem ao erro. Sou portadora de uma mensagem oposta às heresias e enganos que estão sendo propagados por Satanás. A vida e os ensinos de nosso Senhor não dão margem alguma para estas fábulas artificialmente compostas. A perda da vida eterna é o preço que se terá de pagar por continuar honrando a superstição e a falsidade acima da Palavra de Deus, tornando sem nenhum efeito os Seus ensinos.

O caráter e o poder de Deus são revelados pelas obras de Suas mãos. Devemos ver no mundo natural provas do amor e da bondade de Deus. Essas indicações são dadas para desviar a atenção da Natureza para o Deus da Natureza, a fim de que sejam entendidos "o Seu eterno poder, como também a Sua própria divindade". Rom. 1:20. Carta 262, 1903.

<< Capítulo Anterior Próximo Capítulo >>