Medicina e Salvação

CAPÍTULO 18

Dimensões da Obra

MS - Pag. 315  

Coobreiros de Cristo

Aquele que crê em Jesus Cristo como Salvador Pessoal deve ser coobreiro Seu, ligado ao Seu coração de infinito amor, cooperando com Ele em obras de abnegação e beneficência. Aquele a quem Cristo revelou Sua perdoadora graça, em praticando as obras de Cristo, encontrar-se-á unido com Cristo. Deus chama aqueles por quem fez esse infinito sacrifício, a que tomem sua posição como colaboradores Seus no desenvolvimento da benévola operação da divina beneficência.

Cristo Se retirou da Terra, mas os Seus seguidores foram ainda deixados no mundo. Sua igreja, composta daqueles que O amam, devem dar em palavras e atos, em seu altruístico amor e beneficência, uma representação do amor de Cristo. Devem eles, mediante a prática da abnegação e o levar a cruz, ser o meio de implantação do princípio de amor no coração daqueles que não estão familiarizados com o Salvador mediante conhecimento experimental.

O Propósito das Igrejas

Sobre todos os que crêem, Deus colocou a responsabilidade de fundar igrejas, para o expresso propósito de preparar homens e mulheres para que usem para benefício do mundo as qualidades que lhes foram confiadas, empregando para Sua glória os meios que Ele concedeu. Ele fez dos seres humanos Seus mordomos. Alegre e generosamente devem usar os meios em seu poder para o progresso da justiça e da verdade. Devem empregar os talentos que lhes foram confiados, na edificação de Sua obra e na ampliação do Seu reino.

Pastores Como Médicos-Missionários

Nossas igrejas, grandes e pequenas, não devem ser tratadas de modo que se tornem irremediavelmente dependentes do auxílio ministerial. Os membros devem ser tão firmados na fé que tenham conhecimento inteligente da obra médico-missionária. Devem ser o exemplo de Cristo, ajudando aos que estão ao seu redor. Fielmente devem cumprir os votos feitos


MS - Pag. 316  

quando de seu batismo, o voto de que praticariam as lições ensinadas na vida de Cristo. Mediante a santificação da verdade como é em Jesus, devem plantar nos corações os princípios vivos da fé salvadora. Devem trabalhar em união a fim de manter vivos na igreja os princípios de abnegação e sacrifício próprio, os quais Cristo, revestida Sua divindade da humanidade, seguiu em Sua obra médico-missionária. É o partilhar o conhecimento do amor e ternura de Cristo que dá eficiência às operações missionárias.

Um Exército de Obreiros

O Senhor Jesus deseja que os membros de Sua igreja sejam um exército de obreiros, por Ele trabalhando segundo suas diversificadas habilidades, e promovendo os princípios de abnegação e sacrifício próprio, preservando aquele amor por Deus que os tirou do mundo, e que os manterá unidos, longe de confederações separatistas, de grupos separados e afastados. A obra deve ser um grande e harmonioso todo em Cristo Jesus. A fé que opera por amor e purifica a alma é o elevado, santo e santificante instrumento que deve abrandar e subjugar a dissonante natureza humana. O amor de Cristo deve constranger os crentes, levando-os a se unirem em ação harmoniosa ante a cruz do calvário. Ao viverem os princípios que os separaram do mundo, estarão ligados uns aos outros pelas sagradas cordas do amor cristão.

Fazer as Obras de Cristo

Com graça no coração devem os crentes fazer as obras de Cristo, colocando-se, alma, corpo e espírito, ao Seu lado, como Sua mão humana, para distribuir o Seu amor com os que estão fora do aprisco. Os crentes devem associar-se uns com os outros em companheirismo cristão, considerando-se uns aos outros como irmãos e irmãs no Senhor. Devem amar-se uns aos outros como Cristo os amou. Devem ser luzes para Deus, brilhando na igreja e no mundo, recebendo graça por graça, ao distribuírem a outros. Assim são constantemente guardados em espiritual proximidade de Deus. Refletem a imagem de Cristo.

O amor santificado é expansível, recusando-se a ser limitado pelo lar ou a igreja. Ele procura salvar as almas que estão a perecer. Cada coração que haja sentido o amor de um Salvador que perdoa o pecado encontra-se aliado a todos os


MS - Pag. 317  

outros corações cristãos. Os verdadeiros crentes unir-se-ão uns aos outros no trabalho pelas almas prestes a perecer. Não gastem os nossos pastores tempo e energia no trabalho pelos que conhecem a verdade. Em vez disto procurem os que estão fora do aprisco, devendo estimular-se uns aos outros a fervorosa ação em bem definidos e santificados esforços para salvar as pobres almas que estão perecendo em seus pecados.

Uma Igreja Viva

Quando nossas igrejas cumprirem o dever que sobre elas impende, serão instrumentos vivos, operantes, em favor do Mestre. A manifestação de amor cristão encherá a alma com um fervor mais profundo, mais intenso, no trabalho por Aquele que deu Sua vida para salvar o mundo. Ao ser bons e fazer o bem, os seguidores de Cristo expulsam da alma o egoísmo. A eles parece pouco o maior sacrifício que tiverem de fazer. Eles vêem uma grande vinha que deve ser trabalhada, e compreendem que devem estar preparados pela divina graça para trabalhar pacientemente, fervorosamente, a tempo e fora de tempo, numa esfera que não conhece limites. Obtêm vitória após vitória, crescendo em experiência e eficiência, estendendo por todos os lados os seus ferventes esforços para conquistar almas para Cristo. Utilizam com o maior proveito sua crescente experiência; eles têm o coração abrandado pelo amor de Cristo.

Oportunidades

Todos podem trabalhar pela salvação dos que estão fora da arca da segurança. Quando os membros da igreja se mantêm empenhados no serviço de Deus, comprometidos com o trabalho missionário; quando assumem o trabalho altruisticamente, porque amam as almas por quem Cristo morreu, e estão desejosos de unir-se com o grande Médico-Missionário, o Senhor Se aproximará deles para instruí-los. A vida está cheia de oportunidades para missionários praticantes. Cada homem, mulher e criança, pode semear diariamente as sementes de palavras bondosas e obras altruístas.

Milhares de Correntes

Veremos a obra médico-missionária ampliando-se e aprofundando-se em todos os pontos de seu progresso, em virtude de centenas e milhares de rios afluentes, até que toda a Terra esteja coberta como as águas cobrem o mar. Nossos


MS - Pag. 318  

pastores estão desgostando a Deus por seus débeis esforços para que as verdades de Sua Palavra brilhem para o mundo. Nada fortalece tanto as igrejas como ver a obra progredindo em outras partes da vinha. Quando os obreiros compreenderem a grande bênção que deriva do trabalho por aqueles que não conhecem a verdade, ausentar-se-ão das igrejas, depois de impressioná-las com a importância de idear planos e métodos pelos quais possam fazer dentro dos seus limites a mesma espécie de trabalho que os ministros do evangelho estão fazendo nas regiões distantes.

A Vida de Trabalho é uma Escola

O mundo não é um campo de esporte, onde estamos para nos divertir; é uma escola, onde devemos estudar com afinco e inteiramente as lições a nós dadas na Palavra de Deus. Aí podem aprender como receber e como distribuir; podem aprender como buscar as almas nos caminhos e valados da vida. Com que grande fervor se empenham as pessoas nos jogos deste mundo! Se os que a eles se dedicam aplicassem o mesmo fervor na conquista da coroa da vida, coroa que não murcha, que vitórias não ganhariam! Tornar-se-iam médicos-missionários, e veriam quanto poderiam fazer para aliviar a humanidade sofredora. Que bênção seriam O que necessitamos é educação prática. Pastores e povo, praticai as lições que Cristo deu em Sua Palavra, e tornar-vos-eis semelhantes a Cristo no caráter. Manuscrito 32, 1901.

A Verdade Deve Ser Apresentada de Muitos Modos

A igreja de Cristo depende dEle para sua própria existência. Somente por meio dEle pode ela alcançar contínua vida e força. Os membros devem viver constantemente na mais íntima relação vital com o Salvador. Devem seguir em Seus passos de abnegação e sacrifício. Devem ir aos caminhos e valados da vida para conquistar almas para Ele, usando todo meio possível para que a verdade possa aparecer diante do mundo em seu verdadeiro caráter.

A verdade deve ser apresentada em diferentes modos. Alguns nas mais altas esferas da vida apreendê-la-ão quando apresentada em figuras e parábolas. Ao trabalharem os homens para desdobrar a verdade com clareza tal que a convicção possa chegar aos ouvintes, o Senhor estará presente como prometeu. Ao saírem em sua missão, ensinando todas as coisas que


MS - Pag. 319  

Cristo ordenou, cumprir-se-á a promessa: "Eis que Eu estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos." Mat. 28:20. Os que são sinceros de coração verão a importância da verdade para este tempo, e assumirão o seu lugar nas fileiras dos que estão guardando os mandamentos de Deus e ensinando-os. Carta 223, 1905.

Como Revelar a Cristo

Há uma grande obra a ser feita. Como revelaremos a Cristo? Não conheço melhor modo... do que lançar mão da obra médico-missionária em associação com o ministério. Aonde quer que vades, aí começai a trabalhar. Mostrai interesse pelos que estão ao vosso redor e que necessitam de auxílio e luz. Podeis levantar-vos e pregar àqueles aqui que conhecem a verdade; podeis pregar-lhes sermão após sermão, mas eles não apreciam. Por quê? Porque estão inativos. Cada um que está em condições de sair e trabalhar deve levar para o fundamento, não madeira, feno, e palha, mas ouro, prata e pedras preciosas. General Conference Bulletin, 1901, Extra nº 18.

Novo Elemento

Um novo elemento deve ser introduzido no trabalho. O povo de Deus precisa receber a advertência, e trabalhar pelas almas justo onde elas estão, pois as pessoas não reconhecem sua grande necessidade e perigo. Cristo procurou o povo onde ele estava, expondo-lhe as grandes verdades relativas a Seu reino. Ao ir de lugar para lugar, abençoava e confortava os sofredores, e curava os enfermos. Este é nosso trabalho. Deus deseja que aliviemos as necessidades dos que sofrem penúria. A razão por que o Senhor não manifesta o Seu poder de modo mais decidido é que há muito pouca espiritualidade entre os que dizem crer na verdade. Carta 42, 1898.

Oportunidades Para Todos

"E eles, tendo partido, pregaram por todas as partes, cooperando com eles o Senhor e confirmando a palavra com os sinais que se seguiram." Mar. 16:20.

As palavras proferidas aos discípulos o são também a nós. Ninguém precisa pensar que o tempo de trabalhar como os apóstolos trabalharam é passado. Homens e mulheres podem trabalhar hoje conforme o exemplo dado por Cristo. A todos advirão


MS - Pag. 320  

oportunidades de ajudar as almas enfermas do pecado e aos que estiverem em necessidade de cura física. A cura do corpo é uma ciência de origem celestial, associada à comissão evangélica. Manuscrito 16, 1904.

Reavivarão as Igrejas

Ponham-se rapazes e moças das igrejas para trabalhar. Combinai a obra médico-missionária com a proclamação da terceira mensagem angélica. Fazei esforços assíduos e organizados para erguer os membros da igreja do baixo nível em que eles têm estado por anos. Enviai às igrejas obreiros que vivam os princípios da reforma de saúde. Enviem-se os que podem ver a necessidade de abnegação no apetite, ou serão um laço para a igreja. Vede se o fôlego de vida não entrará então em nossas igrejas. Testimonies, vol. 6, pág. 267.

Verdadeiros Missionários

Em toda parte podem-se encontrar os enfermos, e os que vão como obreiros de Cristo devem ser verdadeiros reformadores de saúde, preparados para dar aos que estão enfermos os tratamentos simples que os aliviarão, e então orar com eles. Assim eles abrirão a porta de entrada para a verdade. A prática deste trabalho será seguida de bons resultados. Nossas famílias guardadoras do sábado devem ter a mente cheia de benéficos princípios de reforma de saúde e de outros aspectos da verdade, a fim de que sejam uma ajuda a seus vizinhos. Sede missionários práticos. Reuni todo conhecimento possível que ajude a combater as enfermidades. Isto pode ser feito pelos que são estudantes diligentes.

Poucos há que podem fazer um curso de preparo em nossas instituições médicas. Mas todos podem estudar nossos livros de saúde, tornando-se entendidos nesse importante assunto. Manuscrito 19, 1911.

Trabalhar Pelas Crianças e Jovens

O Senhor designou os jovens para serem Sua mão auxiliadora. Se em cada igreja eles se consagrassem a Deus, praticassem abnegação no lar, aliviando a mãe consumida dos cuidados, esta acharia tempo para fazer visitas aos vizinhos e, quando se lhes oferecesse oportunidade, poderiam eles mesmos auxiliar fazendo pequenos serviços de misericórdia e amor. Livros e revistas


MS - Pag. 321  

que tratam de assuntos de saúde e temperança poderiam ser postos em muitos lares. A circulação desta literatura é questão importante; pois deste modo se podem transmitir preciosos conhecimentos atinentes ao tratamento de doenças - conhecimentos que seriam grande bênção para os que não podem pagar visitas médicas. Testimonies, vol. 7, págs. 64 e 65.

Em Tempo de Perseguição

À medida que a agressão religiosa destruir as liberdades de nossa nação, os que quiserem permanecer ao lado da liberdade de consciência serão colocados em situações desfavoráveis. Em seu próprio interesse, devem eles, enquanto têm oportunidade, tornar-se entendidos com respeito às doenças, suas causas, maneira de evitá-las e a cura. E os que isso fazem encontrarão um campo de trabalho em qualquer parte. Haverá sofredores, quantidade deles, que necessitarão de auxílio, não só entre os de nossa própria fé, mas principalmente entre aqueles que não conhecem a verdade.

A brevidade do tempo exige uma energia como não foi despertada entre os que professam crer na verdade presente. Conselhos Sobre Saúde, pág. 506.

Apelo dos Campos não Promissores

A instrução que o Senhor me deu é que um campo não deve ser evitado porque haja nele aspectos objetáveis. Este mundo foi marcado e poluído pela maldição, mas ainda assim Cristo veio a ele. O Filho do altíssimo Deus Se fez carne e habitou entre nós. Voluntariamente Ele deixou Sua alta posição para tomar o Seu lugar com a raça caída, tornando-Se pobre, a fim de que por meio de Sua pobreza fôssemos enriquecidos. An Appeal for the Medical Missionary College, págs 11 e 12.

Trabalho por Conta Própria

O chamado macedônico vem de todos os quadrantes. Irão os homens aos "canais regulares" a fim de ver se lhes será permitido trabalhar, ou sairão e trabalharão como melhor puderem, dependendo de suas próprias habilidades e do auxílio do Senhor, começando de modo humilde e criando interesse na verdade em lugares em que nada tem sido feito para dar a mensagem de advertência?

O Senhor tem animado os que têm começado a trabalhar por Ele em sua própria responsabilidade, o coração cheio de amor


MS - Pag. 322  

pelas almas prestes a perecer. O verdadeiro espírito missionário será comunicado aos que buscam sinceramente conhecer a Deus, e a Jesus Cristo a quem Ele enviou. O Senhor vive e reina. Jovens, ide aos lugares para onde fordes dirigidos pelo Espírito do Senhor. Trabalhai com vossas próprias mãos, ganhando o vosso sustento, e ao terdes oportunidade, proclamai a mensagem de advertência. Carta 60, 1901.

Missões Médicas em Cada Cidade

A intemperança enche nosso mundo, e missões médicas devem ser estabelecidas em cada cidade. Mas com isto não quero dizer que se devam estabelecer instituições dispendiosas, que reclamem grande liberação de recursos. Essas missões devem ser dirigidas de tal maneira que não sejam um pesado sacrifício para a causa; e seu trabalho é preparar o caminho para o estabelecimento da verdade presente. A obra médico-missionária deve ter seus representantes em cada lugar, em associação com o estabelecimento de nossas igrejas. O alívio do corpo sofredor abre o caminho para a cura da alma enferma do pecado. Manuscrito 88, 1902.

Vantagens de Escolas Pequenas

O Senhor está sem dúvida abrindo o caminho a nós como um povo, para que dividamos e subdividamos os grupos que se têm tornado demasiado grandes, para trabalharem juntos com maior vantagem. E esta divisão deve ser feita, não apenas para que os estudantes tenham maior vantagem, mas também para que os professores possam ser beneficiados, e a vida e a saúde poupadas. Estabelecer uma outra escola será melhor do que ampliar a escola em ______. Que outra localidade tenha a vantagem de uma de nossas instituições educacionais. Assegurai-lhe o melhor talento, evitando o perigo de uma escola superlotada. Carta 253, 1908.

Muitas Escolas de Preparo

Forças sejam postas a trabalhar para preparar novo terreno, para estabelecer novos centros de influência, onde quer que se possa encontrar oportunidade. Arregimentai obreiros que possuam verdadeiro zelo missionário, e difundam eles a luz e o conhecimento longe e perto. Levem os vivos princípios da reforma de saúde às comunidades que, em grande medida, são ignorantes desses princípios. ...


MS - Pag. 323  

Depois de algum tempo, ao progredir o trabalho, escolas serão estabelecidas em muitas cidades, onde depressa se possam educar e preparar obreiros para o serviço. Os estudantes e seus professores podem sair com nossas publicações, e disseminar a verdade por meio da página impressa. Lugares atraentes podem ser adquiridos para que aí se realizem reuniões, e aí o povo pode ser convidado a se reunir. Que os habilitados para o trabalho, jovens e de meia-idade, tomem parte desinteressada, altruísta, laborando em favor dos campos que estão brancos para a ceifa e que ainda não foram trabalhados. Manuscrito 11, 1908.

Hospitais Associados com Escolas

Em cada lugar onde forem estabelecidas escolas, devemos considerar que indústrias podem ser iniciadas que darão emprego aos estudantes. Pequenos hospitais devem ser estabelecidos em conexão com nossas grandes escolas, para que os estudantes tenham a oportunidade de obter conhecimento da obra médico-missionária. Este aspecto da obra deve ser introduzido em nossas escolas como parte da instrução regular. Carta 25, 1902.

Muitas Clínicas Pequenas

É para que almas sedentas possam ser conduzidas às águas vivas que nós encarecemos a importância dos hospitais, não dispendiosos e imponentes, mas como instituições domésticas, em lugares aprazíveis.

Jamais, jamais construir instituições gigantescas. Sejam elas pequenas e em maior número, para que a obra de ganhar almas para Cristo possa ser realizada. Pode algumas vezes ser necessário começar a obra de saúde na cidade, mas jamais se construa hospital numa cidade. Alugue-se um prédio, e continue-se a procura de um lugar próprio fora da cidade. Os enfermos devem ser alcançados, não por edifícios maciços, mas pelo estabelecimento de muitas clínicas pequenas, que devem ser como luzes brilhando em lugar escuro. Os que estão empenhados nesta obra devem refletir a glória da face de Cristo. Devem ser como sal que não perdeu o sabor. Por meio da obra do hospital, corretamente dirigida, a influência da religião pura e verdadeira se estenderá a muitas almas.

Obreiros preparados devem sair de nossos hospitais para lugares onde a verdade jamais foi proclamada, e fazer trabalho missionário para o Mestre. Carta 17, 1905.


MS - Pag. 324  

Oportunidades Para Compra de Propriedades Para Hospital

Acabo de ler de novo sua carta de 25 de abril, 1905, e procurarei escrever alguma coisa em resposta. Não poderei escrever uma carta longa, porque a mala postal hoje sai ao meio-dia.

Desejo dizer que não vejo qualquer objeção quanto à compra dos prédios mencionados. A luz que me é dada é que prédios apropriados para a nossa obra serão oferecidos a nós por preço muito abaixo do seu custo, tornando-nos possível comprá-los. Este tem sido o caso em nossa experiência ao estabelecermos a obra de sanatório no sul da Califórnia, e será o caso em outras partes. Deve-se tirar vantagem dessas oportunidades, de estabelecer e estender a obra evangélica médico-missionária, pois o tempo é curto, e precisamos semear as sementes dos princípios da reforma de saúde.

Quando se apresenta a oportunidade para a compra a baixo preço de edifícios nos quais nossa obra possa ser levada avante, tiremos proveito dessas oportunidades. Tivesse isto sido feito pelos líderes da obra médica em ______, e haveria agora muitos, muitos conjuntos em nossas cidades na América do Norte, cidades que não foram ainda iluminadas pela verdade da reforma de saúde. Não se proíbam, pois, os que desejam estender a obra médico-missionária em algumas outras partes da Austrália. Adelaide fica muito distante de Sydney. Um hospital ali não interferiria com a obra do hospital de Wahroonga.

Deve haver hospitais perto de todas as nossas grandes cidades. Deve-se tirar proveito das oportunidades de comprar prédios favoravelmente localizados, a fim de que o pavilhão da verdade seja plantado em muitos lugares.

Tenho sido instruída em que não devemos retardar a obra que precisa ser feita no que respeita à reforma de saúde. Por meio desta obra devemos alcançar almas nos caminhos e valados. Tenho recebido luz especial de que em nossos hospitais muitas almas receberão a verdade presente e lhe obedecerão. Nessas instituições homens e mulheres devem ser ensinados a cuidar de seu próprio corpo, e ao mesmo tempo a tornar-se sadios na fé. Devem ser ensinados sobre o que quer dizer comer a carne e beber o sangue do Filho de Deus. Cristo disse: "As palavras que Eu vos disse são espírito e vida." João 6:63.


MS - Pag. 325  

Hospitais Para Educar

Nossos hospitais devem ser escolas em que se dê instrução em linhas médico-missionárias. Devem levar às almas enfermas do pecado as folhas da árvore da vida, que lhes restaurarão a paz, a esperança e a fé em Jesus Cristo. Não se impeçam aqueles que têm o desejo de ampliar esta obra. Deixe-se que a luz brilhe. Tudo de valioso que se produza sobre saúde criará interesse na reforma de saúde. Não se impeça. O Senhor deseja que se aproveitem todas as oportunidades de estender a obra. ...

Em cada cidade grande deve haver uma representação da verdadeira obra médico-missionária. Os princípios da genuína reforma de saúde devem ser expostos de modo inconfundível, em nossas publicações sobre saúde e em palestras apresentadas aos pacientes em nossos hospitais. Há em cada cidade homens e mulheres que iriam para um hospital, estivesse ele próximo, e que não teriam condições de ir para algum hospital distante. Há muitos que serão convencidos e convertidos, e que parecem agora indiferentes. Eu olho a este assunto numa luz muito positiva.

Que muitos perguntem agora: "Senhor, que queres que eu faça?" É propósito do Senhor que Seu método de curar sem droga seja posto em evidência em cada cidade grande, mediante nossas instituições médicas. Deus investe de santa dignidade os que saem em Seu poder para curar os enfermos. Que a luz brilhe distante, e cada vez mais distante, em todo lugar onde se puder conseguir entrada. Satanás tornará o trabalho tão difícil quanto possível, mas o poder divino acompanhará todo obreiro sincero. Guiados pela mão de nosso Pai celestial, vamos adiante, aproveitando toda oportunidade de estender a obra de Deus.

Teremos de trabalhar sob dificuldades, mas nem por isto deixemos nosso zelo esmorecer. A Bíblia não reconhece um crente que seja indolente, não importa quão elevada seja sua profissão de fé. Carta 203, 1905.

Não Como Comércio

Durante os últimos meses tenho estado sobremodo ocupada, escrevendo a instrução que me é dada como testemunha e mensageira do Senhor. Não raro tenho escrito dez páginas antes que os outros estivessem de pé pela manhã. Tenho sido obrigada a enviar urgentes mensagens a muitas pessoas. ...


MS - Pag. 326  

O Senhor conhece todos os perigos que nos cercam neste tempo; conhece as nossas necessidades. Ele sabe qual a força de que necessitamos para sustentar a verdade em seu caráter santo e elevado, e suprirá tudo que necessitamos. Não nos devemos deixar abater por quaisquer provas que nos venham.

Desejo dizer-vos que se Deus abrir o caminho para os irmãos em outras partes da Austrália para que comprem propriedade que possa ser usada na obra de hospital, como é o caso do lugar mencionado em carta pelo irmão ______, não se impeça. Não se profira uma só palavra de recriminação. Há muitas cidades para serem trabalhadas, e a obra médico-missionária não deve ser confinada a uns poucos centros.

Por longo tempo, o sanatório de Battle Creek foi a única instituição médica dirigida por nosso povo. Mas por muitos anos tem sido provida luz de que hospitais devem ser estabelecidos perto de toda cidade grande. Devem-se estabelecer hospitais próximos de cidades como Melbourne e Adelaide. E quando surgirem oportunidades para estabelecer a obra em outros lugares ainda, jamais devemos estender a mão e dizer: Não, não deveis criar interesse em outros lugares - por medo de que nossa clientela diminua.

Se a obra dos hospitais é o meio pelo qual o caminho deve ser aberto para a proclamação da verdade, encoragem-se, e não se desanimem, os que estão procurando levar avante este trabalho.

Fé é Necessária

Que o Senhor aumente nossa fé, e nos ajude a ver que Ele deseja nos tornemos todos familiarizados com o Seu ministério de cura e o trono da misericórdia. Ele deseja que a luz de Sua graça brilhe de muitos lugares. Estamos vivendo nos últimos dias. Tempos turbulentos estão diante de nós. Aquele que compreende as necessidades da situação cuida que vantagens sejam levadas aos obreiros em diferentes lugares, a fim de habilitá-los a mais eficazmente despertar a atenção do povo. Ele conhece a carência e necessidade do mais fraco em Seu rebanho, e envia Sua própria mensagem aos caminhos e valados. Ele nos ama com amor eterno. ...

A Luz Deve Brilhar

Em nossos hospitais a verdade deve ser estimada, não banida ou ocultada à vista. A luz deve brilhar com raios claros, distintos.


MS - Pag. 327  

Essas instituições são o recurso do Senhor para o avivamento da moralidade elevada, pura. Nós não as estabelecemos como comércio especulativo, mas para ajudar homens e mulheres a seguir hábitos corretos de vida.

Cristo, o grande Médico-Missionário, não está mais em nosso mundo em Pessoa, mas não deixou o mundo em trevas. A Seus súditos Ele deu a ordem: "Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura" (Mar. 16:15), "ensinando-as a guardar todas as coisas que Eu vos tenho mandado; e eis que Eu estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos." Mat. 28:20. As grandes questões da verdade bíblica devem penetrar no próprio coração da sociedade, para reformar e converter homens e mulheres, levando-os a ver a grande necessidade de preparar-se para as mansões que Cristo disse aos discípulos iria preparar para aqueles que O amam. ...

Um Trabalho Unido

Nossa obra é obter conhecimento dAquele que é o caminho, a verdade e a vida. Devemos interessar as pessoas nos assuntos que concernem à saúde do corpo, bem como nos que dizem respeito à saúde da alma. Os crentes têm uma decidida mensagem a levar, de preparo do caminho para o reino de Deus. A vontade do Senhor deve ser feita na Terra. Não temos sequer um momento para gastar em ociosa especulação. "Preparai o caminho do Senhor; endireitai as Suas veredas", eis a mensagem que devemos proclamar. Mat. 3:3. Em meio a toda confusão que agora enche o mundo, deve ser ouvida uma mensagem decidida, clara.

Alguns serão atraídos por um aspecto do evangelho, outros por outro aspecto. Somos instruídos por nosso Senhor a trabalhar de tal maneira que todas as classes sejam alcançadas. A mensagem deve ir a todo o mundo. Nossos hospitais devem ajudar a compor o número do povo de Deus. Não devemos estabelecer poucas instituições de grande vulto, pois assim seria impossível dar aos pacientes as mensagens que levariam saúde à alma. Clínicas pequenas devem ser estabelecidas em muitos lugares.

Vigilantes

Satanás introduzirá toda forma de erro, num esforço para afastar as almas do trabalho a ser realizado nestes últimos dias. É preciso que haja um decidido despertamento, de acordo com a


MS - Pag. 328  

importância dos assuntos que estamos apresentando. A conversão de almas deve ser agora nosso único objetivo. Cada recurso para o progresso da causa de Deus deve ser posto em uso, a fim de que Sua vontade seja feita na Terra como é feita no Céu. Não nos podemos permitir ser agora irreligiosos e indiferentes. Precisamos tirar vantagem dos meios que o Senhor tem colocado em nossas mãos para a promoção da obra médico-missionária. Por meio desta obra, incrédulos serão convertidos. Graças às maravilhosas recuperações ocorridas em nossos hospitais, almas serão levadas a olhar para Cristo como o grande Médico da alma e do corpo. Carta 233, 1905.

Agir com Entendimento

Sujeitem-se ao ajustamento e moldagem do Espírito de Deus, aqueles que têm em vista o estabelecimento de um hospital. Tais homens não farão falsa representação de Cristo na edificação do caráter. Que todos os que estão em posição de confiança usem o óleo santo da graça, em espírito, palavra e ação. Façam eles obra total na purificação do templo da alma, a fim de que tenham compreensão da obra que têm em vista realizar, e possam ser habilitados a semear as sementes da verdade em muitos corações. Numa das mãos devem eles levar o evangelho para alívio das almas carregadas de pecado, e na outra mão devem levar remédios para o alívio dos sofrimentos físicos. Assim serão verdadeiros médicos-missionários para Deus. Manuscrito 41, 1902.

Cumprindo o Plano Divino

Sou instruída a dizer a nosso povo que lhe será necessário dar tudo que puder poupar de seus meios para o estabelecimento de hospitais que farão a obra que o Senhor diz precisa ser feita. Esses hospitais devem estar sob a supervisão de homens controlados pelo Espírito Santo, homens que promoverão, não os seus próprios planos, mas os planos de Deus. ...

Devemos cooperar com o Senhor Jesus na grande obra de apresentar a verdade para este tempo ao povo do mundo. Precisamos de saúde; precisamos de ânimo; necessitamos de uma fé pura, não adulterada, na mensagem evangélica. Precisamos estudar o livro do Apocalipse, especialmente as importantes mensagens que devem ser apresentadas ao nosso mundo. Quando, senão agora, devem essas mensagens ser dadas?


MS - Pag. 329  

Agora e sempre devemos permanecer como um povo distinto e peculiar, isento de toda orientação mundana, descomprometido da aliança com os que não têm sabedoria para discernir os reclamos de Deus, tão limpidamente expostos em Sua lei. Carta 110, 1902.

Conseguir Ajuda de Pessoas Ricas

Temos muitos interesses a serem desenvolvidos. Temos a propriedade de instituições em vários lugares. No sul da Califórnia temos três hospitais que se têm provado uma grande bênção para muitos. Mediante a providência de Deus continuaremos a entrar na posse de instituições em diferentes lugares. Precisamos ampliar nossa influência tão vastamente quanto possível. ...

Há homens ricos que têm a seu cargo o dinheiro do Senhor, e temos todo o direito de pedir-lhes que nos ajudem em nossa obra missionária. Temos uma obra a ser levada avante em todas as partes do mundo, e necessitamos de recursos. Não virão alguns desses homens ricos em nosso socorro? O texto que lemos nos anima a crer que eles o farão. Há alguns que considerariam isto um privilégio. Manuscrito 113, 1908.

Apresentar Nossas Necessidades

Devemos fazer trabalho especial por aqueles que estão em elevada posição de confiança. O Senhor pede àqueles a quem confiou os Seus bens, que usem em Seu serviço os seus talentos de intelecto e de bens. Alguns serão impressionados pelo Espírito Santo a investir os recursos do Senhor de modo que Sua obra vá avante. Eles cumprirão o Seu propósito ajudando a criar centros de influência em nossas grandes cidades. Nossos obreiros devem fazer diante desses homens uma clara exposição de nossas necessidades. Que eles saibam de que necessitamos para ajudar os pobres e necessitados e para estabelecer a obra em bases firmes. Manuscrito 79, 1900.

Projetos em Campos Estrangeiros

Quando os que têm a seu cargo a obra médico-missionária compreenderem que se devem fazer planejamentos em muitos lugares, a obra de Deus será levada avante mesmo nos campos mais difíceis. Se os homens vêem que é necessário estabelecer


MS - Pag. 330  

a obra médico-missionária nos Estados Unidos, não podem ver que a mesma obra é necessária em novos campos, onde nada há para caracterizar a obra?

Enviar missionários para um campo estrangeiro a fim de que façam obra missionária sem a ajuda de recursos e meios, é como exigir os tijolos sem fornecer a palha.

Procedam os servos de Deus como homens sábios, lembrando-se de que a obra em toda parte do mundo deve ajudar a obra em qualquer outra parte. "Não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor." Efés. 5:17. ...

Obreiros em novos lugares onde pode não haver nenhum crente na presente verdade, devem ser providos de recursos para ajudar os necessitados. Eles encontram muitos que estão enfermos e necessitados de ajuda. Ao aliviarem suas necessidades temporais, abre-se o caminho para que falem do Salvador e de Sua preciosa verdade. Esses obreiros devem receber meios para prepararem o caminho do Senhor e fazer no deserto veredas retas para o nosso Deus. Que nossas casas publicadoras ajudem mediante a doação de livros e revistas, e nossos hospitais forneçam aparelhamento para o cuidado dos enfermos. ...

Os que vão para novos campos a fim de usarem o arado no preparo do solo para a semeadura da verdade, devem ser animados, sustentados e por eles deve-se orar. É desejo do Senhor que cada obreiro enviado a novos campos seja provido com recursos e aparelhamento para o bem-sucedido desempenho de Sua obra. Deve receber ajuda e ânimo dos que ficam na sua terra, a fim de que tenham ânimo para vencer as dificuldades que enfrentam em seu trabalho. Carta 92, 1902.

Instituições Médicas em Muitas Terras

Deus qualificou o Seu povo para iluminar o mundo. Ele os dotou de faculdades por meio das quais devem eles estender a Sua obra até que ela circunde o globo. Em todas as partes da Terra devem estabelecer hospitais, escolas, casas publicadoras e recursos afins para a consumação da Sua obra.

A mensagem finalizadora do evangelho deve ser levada a "toda nação, e tribo, e língua, e povo". Apoc. 14:6. Muitos empreendimentos devem ainda ser iniciados e levados avante em países estrangeiros, para o progresso desta mensagem. A abertura de restaurantes saudáveis, de ambulatórios, e o estabelecimento de hospitais para o cuidado dos doentes e sofredores


MS - Pag. 331  

é tão necessária na Europa como na América do Norte. Devem-se estabelecer missões médico-missionárias em muitos países para agirem como mão auxiliadora de Deus em prestar auxílio aos doentes.

Cristo coopera com aqueles que se empenham em obra médico-missionária. Os homens e as mulheres que fazem desinteressadamente o que podem para estabelecer hospitais e ambulatórios em muitos países serão ricamente recompensados. Aqueles que visitam essas instituições serão beneficiados física, mental e espiritualmente - os cansados serão refrigerados, restaurada aos doentes a saúde, aliviado o fardo do pecador. Daqueles cujo coração é desviado do serviço ao pecado para a justiça, nesses países distantes, serão ouvidos agradecimentos e voz de melodia. Por seus cânticos de louvor cheios de gratidão será dado um testemunho que induzirá outros à obediência e à associação com Cristo. Conselhos Sobre Saúde, pág. 215.

Avante!

Quando penso na história de nossa obra nos dez últimos anos, só posso dizer: Que coisas Deus tem feito! Misericordiosamente Ele tem estado a trabalhar para derramar luz no caminho do Seu povo. A despeito dos obstáculos que temos enfrentado na obra, não precisamos ficar tristes, exceto quando vemos alguma falha da parte do povo de Deus em seguir o seu Líder passo a passo. ...

O trabalho nas cidades é a obra essencial para este tempo, e deve agora ser assumida em fé. Quando as cidades forem trabalhadas como Deus deseja que o sejam, o resultado será o pôr-se em operação um poderoso movimento, como jamais testemunháramos antes. Que o Senhor dê sabedoria a nossos irmãos, para que saibam como levar a cabo a obra em harmonia com Sua vontade. Com grande poder deve soar em nossos grandes centros de população o clamor: "Eis aí vem o Esposo! Saí-Lhe ao encontro!" Mat. 25:6.

Todo Recurso Deve Ser Utilizado

O pastor ordenado sozinho não pode fazer frente à tarefa de advertir o mundo. Deus está chamando, não somente pastores, mas também médicos, enfermeiros, colportores, obreiros bíblicos e outros consagrados membros leigos de diferentes talentos, que têm conhecimento da verdade presente, para que considerem as necessidades das cidades não advertidas.


MS - Pag. 332  

Devia haver uma centena de obreiros ativamente empenhados em trabalho missionário pessoal onde agora existe apenas um. O tempo está passando rapidamente. Há muito trabalho a ser feito antes que a oposição satânica feche o caminho. Todos os meios devem ser utilizados, a fim de que as oportunidades presentes possam ser sabiamente aproveitadas.

O Senhor está chamando homens e mulheres que possuem a luz da verdade para este tempo, para que se empenhem em genuíno trabalho missionário pessoal. Especialmente os membros da igreja que vivem nas cidades devem, com toda a humildade, exercer os talentos que lhe foram dados por Deus, no trabalho com os que estão dispostos a ouvir a mensagem que deve ir ao mundo neste tempo. Há em reserva grandes bênçãos para os que inteiramente se rendem ao chamado de Deus. Ao se entregarem tais obreiros à conquista de almas para Jesus, descobrirão que muitos que jamais seriam alcançados de qualquer outro modo, responderão ao esforço pessoal, inteligente.

Uma igreja que trabalha é uma igreja viva. Membros da igreja, deixai a luz brilhar. Sejam vossas vozes ouvidas em humilde oração, em testemunho contra a intemperança, a loucura e os divertimentos deste mundo, e na proclamação da verdade para o tempo atual. Vossa voz, vossa influência, o tempo, tudo isso é dom de Deus, e deve ser empregado em ganhar almas para Cristo. Visitai vossos vizinhos e mostrai interesse na salvação de sua alma. Ponde em ação toda energia espiritual. Dizei àqueles a quem visitais que o fim de todas as coisas está próximo. O Senhor Jesus Cristo abrirá a porta de seus corações, e fará duradoura impressão em suas mentes.

Procurai despertar de sua insensibilidade espiritual a homens e mulheres. Contai-lhes como haveis encontrado a Jesus, e quão abençoados tendes sido desde que obtivestes experiência em Seu serviço. Falai-lhes de que bênçãos vos vêm ao vos assentardes aos pés de Jesus, e aprenderdes preciosas lições de Sua Palavra. Falai-lhes da alegria e prazer que se encontram na vida cristã. Vossas palavras cálidas, ferventes, convencê-los-ão de que haveis achado a pérola de grande preço. Que vossas palavras alegres, encorajadoras, mostrem que tendes com certeza encontrado a mais elevada educação. Este é genuíno trabalho missionário, e ao ser feito, muitos despertarão como que de um sonho.

Ouvi a voz de Jesus, ao vir ela soando através dos tempos até aos nossos dias, dirigindo-se aos professos cristãos que


MS - Pag. 333  

permanecem ociosos na praça: "Por que estais ociosos todo o dia? ... Ide vós também para a vinha." Mat. 20:6 e 7. Trabalhai enquanto é dia; pois vem a noite, quando ninguém pode trabalhar. ...

Um Tempo de Grande Interesse

Logo irromperão entre as nações conflitos com uma intensidade que não podemos agora imaginar. O tempo presente é de profundo interesse para todos os que vivem. Governantes e estadistas, homens que ocupam posições de confiança e autoridade, homens e mulheres pensantes de todas as classes, têm sua atenção fixada nos acontecimentos que ocorrem ao nosso redor. Estão observando as relações tensas, inquietantes, que existem entre as nações. Verificam o ardor que está tomando posse de todo elemento terreno, e compreendem que algo de grande e decisivo está para ocorrer, que o mundo está no limiar de uma crise fantástica.

Um momento de trégua nos tem sido dado graciosamente por Deus. Todo poder a nós concedido pelo Céu deve ser agora usado no trabalho pelos que perecem na ignorância. Não deve haver retardamento. A verdade precisa ser proclamada nos lugares escuros da Terra. Obstáculos precisam ser enfrentados e superados. Uma grande obra deve ser feita, e os que conhecem a verdade para este tempo receberam o encargo desta obra.

Como uma Lâmpada

Sou instruída a falar ao nosso povo palavras que lhe dêem coragem para diligentemente fazer a obra que virá a eles neste seu dia de oportunidade. Sou instruída a dar ênfase à necessidade de consagração pessoal e santificação de todo o ser a Deus. Pergunte cada um: Senhor, que desejas que eu faça, para que o espírito de atenta vigilância de Cristo seja visto em minha vida, e o Seu exemplo possa ser seguido por mim, e eu fale palavras sinceras, que ajudarão as almas que estão em trevas? Oh, como anseio ver os membros da igreja trajados com os seus vestidos formosos, e preparados para sair ao encontro do Esposo! Muitos estão esperando sentar-se à mesa das bodas do Cordeiro, e todavia não estão preparados para a vinda do Rei. São como os cegos; não enxergam; parecem não discernir o perigo em que estão.

O Senhor vos conclama, ó igreja que tendes sido abençoada com a verdade, para que deis o conhecimento desta verdade


MS - Pag. 334  

àqueles que não a conhecem De uma à outra extremidade do mundo deve a mensagem da breve volta de Cristo ser proclamada. A mensagem do terceiro anjo - a última mensagem de misericórdia a um mundo que perece - é sumamente preciosa, sobremodo gloriosa. Que a verdade vá como uma lâmpada a arder. Mistérios para os quais os anjos desejam bem atentar, que os profetas e reis e justos do passado desejaram conhecer, deve a igreja tornar conhecidos.

Chamado Para Maior Abnegação

É nosso privilégio cuidar que a obra de Deus progrida nas cidades. Cristo está esperando, esperando, que lugares sejam penetrados. Quem se está preparando para este trabalho? Não diríamos que estamos destituídos de trabalhadores. Há alguns, e por isto estamos alegres. Mas há uma obra maior, muito maior, para ser feita em nossas cidades. Muito maior abnegação deve ser mostrada para que a palavra da vida possa ser levada de lugar para lugar, de casa em casa.

Em número cada vez maior, homens e mulheres estão saindo com a mensagem do evangelho. Damos graças a Deus por isto. Mas necessitamos de maior despertamento. Retornamos à condescendência própria; não exercemos ao máximo o poder que Cristo prometeu se pedíssemos em fé. Aquilo que recebemos de Cristo devemos dar a outros. Tão certo como recebemos devemos igualmente dar. Ninguém que recebe a graça de Cristo pode guardá-la para si mesmo. Tão logo Cristo Se torna uma presença permanente no coração, não seremos capazes de ver almas perecendo na ignorância para com a verdade e permanecermos inativos. Faremos qualquer sacrifício para poder alcançá-los; e nenhum de nós é tão pobre que não possa fazer diariamente sacrifícios por Cristo.

A influência da obra que estamos fazendo será sentida por toda a eternidade. Se trabalharmos em harmonia uns com os outros e com o Céu, Deus demonstrará o Seu poder em nosso favor, como fez pelos discípulos no dia do Pentecoste. Aqueles dias de vigília, em que os discípulos se prepararam pela oração e pondo de lado toda desunião, levaram-nos a tão íntima relação com Deus que Ele pôde trabalhar por eles e por meio deles de um modo maravilhoso. Hoje Deus deseja realizar grandes coisas por meio da fé e obras de Seu povo crente.


MS - Pag. 335  

Mas precisamos estar em correta relação com Ele, para que quando Ele nos falar, possamos ouvir e entender Sua voz.

Não permitamos que se introduza nenhuma incredulidade, pois a obra de Deus deve ir de cidade em cidade, de país em país. Os inimigos de Deus podem delinear planos para derrotar Sua obra; mas tende fé de que Jeová removerá todo obstáculo ao seu progresso. Falai em fé, trabalhai em fé, prossegui em fé. Obstáculos serão removidos ao lançarmos mão das promessas de Deus. Que o povo do Senhor prossiga avante, e o seu coração será fortalecido.

Qual é a promessa para os que estão vivendo nestes últimos dias? "Voltai à fortaleza, ó presos de esperança; também hoje vos anuncio que vos recompensarei em dobro." Zac. 9:12. "Pedi ao Senhor chuva no tempo da chuva serôdia; o Senhor, que faz os relâmpagos, lhes dará chuveiro de água e erva no campo a cada um." Zac. 10:1. Review and Herald, 17 de novembro de 1910.

<< Capítulo Anterior