Medicina e Salvação

CAPÍTULO 1

O Poder Restaurador e Sua Fonte

MS - Pag. 7  

A Natureza, Serva de Deus

O mundo material está sob o controle de Deus. As leis que governam toda a Natureza são obedecidas pela Natureza. Tudo fala e age segundo a vontade do Criador. As nuvens, a chuva, o orvalho, a luz solar, a saraiva, o vento, a tormenta, tudo se acha sob a supervisão de Deus, e presta obediência implícita Àquele que os emprega. A tênue haste de grama abre sua passagem através da terra, primeiro a erva, depois a espiga e por último o grão cheio na espiga. A estes - Seus obedientes servos - usa o Senhor para fazerem Sua vontade. Carta 131, 1897.

Cristo, Vida e Luz

Cristo, Criador do mundo e de tudo que nele há, é a vida e a luz de toda criatura vivente. Testemunhos Seletos, vol. 2, pág. 448.

Nossa vida deriva de Jesus. NEle está a vida, original, vida não emprestada, não derivada. Há em nós um fluxo da fonte de vida. NEle está a fonte da vida. Nossa vida é algo que recebemos, alguma coisa que o Doador para Si toma novamente. Se nossa vida estiver escondida com Cristo em Deus, quando Cristo Se manifestar, também nos manifestaremos com Ele em glória. E enquanto estivermos neste mundo, daremos a Deus, em santificado serviço, todos os atributos que Ele nos deu. Carta 309, 1905.

Vida Pelo Poder de Deus

A parábola da semente revela que Deus opera na Natureza. A semente encerra um princípio germinativo, princípio que Deus mesmo implantou; porém, abandonada a si própria a semente não teria a faculdade de desenvolver. O homem tem sua parte em favorecer o crescimento do grão. ...

Há vida na semente, e força no solo; mas se o poder infinito não for exercido dia e noite, a semente não produzirá colheita. A chuva precisa ser enviada para umedecer os campos sedentos, o Sol precisa comunicar calor, e a eletricidade precisa ser conduzida à semente enterrada. A vida que o Criador


MS - Pag. 8  

implantou, somente Ele pode despertar. Toda semente germina e toda planta se desenvolve pelo poder de Deus. Parábolas de Jesus, pág. 63.

Vida de Deus na Natureza

O Senhor comunicou Sua vida às árvores e vinhas de Sua criação. Sua palavra pode aumentar ou diminuir o fruto da terra.

Se os homens abrissem o entendimento para discernir a relação que há entre a Natureza e o Deus da Natureza, ouvir-se-ia fiel reconhecimento do poder do Criador. Sem a vida proveniente de Deus, a Natureza pereceria. Suas obras criadas são dependentes dEle. Concede Ele propriedades que comunicam vida a tudo o que a Natureza produz. Devemos reconhecer as árvores carregadas de frutos como a dádiva de Deus, como se Ele tivesse colocado o fruto em nossas mãos. Manuscrito 114, 1899.

Deus Alimentando os Milhões da Terra

Alimentando os cinco mil, Jesus ergue o véu do mundo da Natureza e manifesta o poder em contínuo exercício para nosso bem. Na produção da colheita da terra, Deus opera diário milagre. Realiza-se, mediante agentes naturais, a mesma obra que se efetuou na alimentação da massa. O homem prepara o solo e lança a semente, mas é a vida de Deus que faz com que ela germine. É a chuva, o ar, o sol de Deus que a levam a frutificar - "primeiro, a erva, depois, a espiga, e, por último, o grão cheio na espiga". Mar. 4:28. É Deus quem alimenta cada dia milhões, dos campos de colheita da terra. O Desejado de Todas as Nações, pág. 367.

Mantido em Atividade

O coração que bate, o pulso que lateja, cada nervo e músculo do organismo vivo, são conservados em ordem e atividade mediante o poder de um infinito Deus. "Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham, nem fiam. E Eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pequena fé? Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos ou que beberemos ou com que nos vestiremos? (Porque todas essas coisas os gentios procuram.) Decerto, vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de


MS - Pag. 9  

todas essas coisas; mas buscai primeiro o reino de Deus, e a Sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas." Mat. 6:28-33.

Aqui Cristo conduz a mente a contemplar de maneira ampla os vastos campos da Natureza, e Seu poder toca os olhos e os sentidos, para discernirem as maravilhosas obras do poder divino. Ele dirige a atenção primeiro para a Natureza, depois a conduz ao Deus da Natureza, que sustém os mundos pelo Seu poder. Manuscrito 73, 1893.

Através das Leis Naturais

Não se deve supor que haja uma lei posta em movimento para que a semente se ative a si mesma; que a folha apareça por dever assim fazer de si própria. Deus possui leis por Ele instituídas, mas elas são apenas servas mediante as quais produz Ele os resultados. É por meio da atenção imediata de Deus que cada pequenina semente irrompe da terra e salta para a vida. Cada folha cresce, viceja cada flor, pelo poder de Deus.

O organismo físico do homem acha-se sob a supervisão de Deus, mas não é como um relógio, que é posto em movimento e deve continuar por si mesmo. O coração bate, pulsação sucede a pulsação, uma respiração segue a outra, mas o ser todo se acha sob a supervisão de Deus. "Vós sois lavoura de Deus e edifício de Deus." I Cor. 3:9. Em Deus vivemos, e nos movemos e existimos. Cada batida do coração, cada respiração, é a inspiração dAquele que soprou nas narinas de Adão o fôlego de vida - a inspiração do Deus sempre presente, o grande EU SOU. Review and Herald, 8 de novembro de 1898.

Deus na Natureza

Em todas as coisas criadas vêem-se os sinais da Divindade. A Natureza testifica de Deus. A mente sensível, levada em contato com o milagre e mistério do Universo, não poderá deixar de reconhecer a operação do poder infinito. Não é pela sua própria energia inerente que a Terra produz suas dádivas, e ano após ano continua seu movimento em redor do Sol. Uma mão invisível guia os planetas em seu giro pelos céus. Uma vida misteriosa invade toda a Natureza - vida que sustenta os inumeráveis mundos através da imensidade toda. Encontra-se ela no ser microscópico que flutua na brisa do verão; é ela que dirige o vôo das andorinhas, e alimenta as pipilantes avezinhas de rapina; é ela que faz com que os botões floresçam, e as flores frutifiquem.


MS - Pag. 10  

As Leis da Vida Física

O mesmo poder que mantém a Natureza, opera também no homem. As mesmas grandes leis que guiam tanto a estrela como o átomo, dirigem a vida humana. As leis que presidem à ação do coração, regulando o fluxo da corrente da vida no corpo, são as leis da Inteligência todo-poderosa, as quais presidem às funções da alma. DEle procede toda a vida. Unicamente em harmonia com Ele poderá ser achada a verdadeira esfera daquelas funções. Para todas as coisas de Sua criação, a condição é a mesma: uma vida que se mantém pela recepção da vida de Deus, uma vida exercida de acordo com a vontade do Criador. Transgredir Sua lei, física, mental ou moral, corresponde a colocar-se o transgressor fora da harmonia do Universo, ou introduzir discórdia, anarquia e ruína.

Para aquele que assim aprende a interpretar seus ensinos, toda a Natureza se ilumina; o mundo é um livro, e a vida uma escola. A unidade do homem com a Natureza e com Deus, o domínio universal da lei, os resultados da transgressão, não podem deixar de impressionar o espírito e moldar o caráter. ...

O coração que ainda não se acha endurecido pelo contato com o mal, está pronto a reconhecer aquela Presença que penetra todas as coisas criadas. O ouvido, ainda não ensurdecido pelo clamor do mundo, está atento à Voz que fala pelas manifestações da Natureza. ...

O invisível acha-se ilustrado pelo visível. Sobre todas as coisas na Terra, ... poderão eles contemplar a imagem e inscrição de Deus. Educação, págs. 99 e 100.

Mensagens da Natureza

Toda a Natureza é viva. Por meio de suas variadas formas de vida fala ela, aos que têm ouvidos para ouvir e sentidos para compreender, dAquele que é a fonte de toda a vida. A Natureza revela a maravilhosa operação do Artista-Mestre. Carta 164, 1900.

A Mensagem do Amor

No princípio, Deus Se manifestava em todas as obras da criação. ... E sobre todas as coisas na terra, no ar e no firmamento, escreveu a mensagem do amor do Pai.

Ora, o pecado manchou a perfeita obra de Deus, todavia permanecem os traços de Sua mão. Mesmo agora todas as


MS - Pag. 11  

coisas criadas declaram a glória de Sua excelência. ... Toda árvore, arbusto e folha exala aquele elemento de vida sem o qual nenhum homem ou animal poderia existir; e animal e homem servem, por sua vez, à vida da folha, do arbusto e da árvore. O Desejado de Todas as Nações, págs. 20 e 21.

A Natureza não é Deus

As coisas de feitura divina na Natureza não são o próprio Deus na Natureza. As coisas da Natureza são uma expressão do caráter divino; por meio delas podemos compreender o Seu amor, Seu poder, e Sua glória; mas não devemos considerar a Natureza como sendo Deus. A perícia artística dos seres humanos produz obras muito belas, coisas que deleitam os olhos, e essas coisas nos dão em parte um vislumbre de quem as ideou; mas a obra feita não é o homem. Não é a obra, mas o obreiro que é considerado merecedor de honra. Assim, conquanto a Natureza seja uma expressão do pensamento de Deus, não a Natureza, mas o Deus da Natureza é que deve ser exaltado. Testemunhos Seletos, vol. 3, pág. 262.

A Fonte da Cura

Doença, sofrimento e morte são obra de um poder antagônico. Satanás é o destruidor; Deus, o restaurador.

As palavras dirigidas a Israel verificam-se hoje naqueles que recuperam a saúde do corpo ou da alma. "Eu sou o Senhor, que te sara." Êxo. 15:26.

O desejo de Deus para com toda criatura humana, exprime-se nas palavras: "Amado, desejo que te vá bem em todas as coisas e que tenhas saúde, assim como bem vai a tua alma." III João 2.

"É Ele que perdoa todas as tuas iniqüidades e sara todas as tuas enfermidades; quem redime a tua vida da perdição e te coroa de benignidade e de misericórdia." Sal. 103:3 e 4. Conselhos Sobre Saúde, pág. 168.

O Grande Restaurador

O poder restaurador de Deus espalha-se por toda a Natureza. Se o ser humano se corta ou fratura um osso, imediatamente a natureza começa a reparar o dano, e preserva dessa forma a vida do homem. O homem, porém, pode colocar-se em posição na qual a natureza é estorvada, de maneira que não pode realizar a sua obra. ... Se é usado fumo, ... o poder restaurador da natureza é enfraquecido em maior ou menor extensão. ... Quando se usa bebida intoxicante, o organismo torna-se incapaz de resistir à doença em seu original poder dado


MS - Pag. 12  

por Deus como restaurador. Foi Deus quem fez a provisão para que a natureza opere para restaurar as forças perdidas. O poder é de Deus. Ele é o Grande Restaurador. Carta 77, 1899.

Obra Combinada

Os enfermos devem ser curados mediante os esforços combinados do humano e do divino. Toda dádiva, todo poder, que Cristo prometeu a Seus discípulos, envia Ele àqueles que O servirem com fidelidade. Carta 205, 1899.

O Espírito Santo Renova o Corpo

O pecado traz enfermidade e fraqueza, físicas e espirituais. Cristo tornou possível livrar-nos dessa maldição. Promete o Senhor, por meio da verdade, renovar a alma. O Espírito Santo tornará capacitados para comunicarem a verdade com poder a todos que estão desejosos de ser educados. Renovará cada órgão do corpo, a fim de que os servos de Deus possam operar de modo aceitável e com sucesso. A vitalidade aumenta sob a influência da ação do Espírito. Permitamos, então, que este poder nos leve a uma atmosfera mais alta e mais santa, para que possamos desempenhar bem o trabalho que nos for indicado. Review and Herald, 14 de janeiro de 1902.

O Melhor Remédio

A religião da Bíblia não é prejudicial à saúde do corpo ou da mente. A influência do Espírito de Deus é o melhor remédio que pode ser recebido por um homem ou uma mulher doentes. O Céu é todo saúde; e quanto mais plenamente forem compreendidas as influências celestiais, tanto mais certa será a recuperação do crente enfermo. Testimonies, vol. 3, pág. 172.

O que o Médico Tenta, Cristo Executa

Ninguém senão o médico cristão pode desincumbir-se dos deveres de sua profissão de maneira aceitável a Deus. Numa obra tão sagrada, nenhum lugar deve ser dado a planos e interesses egoístas. Toda ambição, cada motivo, deve estar subordinado ao interesse daquela vida que se mede pela vida de Deus. Em todos os vossos misteres, permiti que a reivindicação de Jesus, o Redentor do mundo, seja reconhecida; imitai-Lhe o exemplo. O que o médico tenta fazer, Cristo pode realizar.


MS - Pag. 13  

Eles procuram prolongar a vida; Ele é o Doador da vida. Jesus, o Poderoso Restaurador, é o Médico por excelência. Todos os médicos estão sob a orientação de um Mestre, e em verdade bendito é todo médico que aprendeu com seu Senhor a velar pelas almas, enquanto com toda a sua habilidade profissional trabalha para curar o corpo do enfermo sofredor. Carta 26, 1889.

Educação: Melhor do que Curas Miraculosas

Alguns me têm perguntado: "Por que devemos ter hospitais? Por que não oramos, como Cristo, em favor dos doentes, para que eles sejam curados miraculosamente?" Tenho respondido: "Digamos que fôssemos capazes de fazer isso em todos os casos; quantos apreciariam a cura? Tornar-se-iam reformadores da saúde aqueles que fossem curados, ou continuariam a ser destruidores da saúde?"

Jesus Cristo é o Grande Restaurador; Ele, porém, deseja que, vivendo de conformidade com Suas leis, cooperemos com Ele na recuperação e na manutenção da saúde. Em combinação com a obra de curar, cumpre que haja transmissão de conhecimento de como resistir às tentações. Os que se dirigem aos nossos hospitais devem ser despertados para um senso de sua própria responsabilidade de agir em harmonia com o Deus da verdade.

Não podemos curar. É-nos impossível mudar o estado doentio do corpo. Todavia, constitui nossa parte, como missionários médicos, como cooperadores de Deus, usar os meios por Ele providos. Depois, devemos orar para que Deus abençoe esses agentes. Nós cremos em um Deus; cremos em um Deus que ouve e responde as orações. Ele disse: "Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á." Luc. 11:9. Review and Herald, 5 de dezembro de 1907.

Quando a Oração em Favor da Cura é Presunção

Muitos têm esperado que Deus os guardasse de doenças, tão-somente pelo fato de Lhe haverem pedido que assim o fizesse. Deus, porém, não atendeu suas orações, porque sua fé não foi aperfeiçoada pelas obras. Deus não operará um milagre para preservar de enfermidades os que não têm nenhum cuidado consigo mesmos, mas estão violando constantemente as leis da saúde, e nenhum esforço fazem para evitar a doença. Quando fazemos tudo o que podemos para ter saúde, então podemos esperar que os resultados benéficos se sigam, e podemos com fé pedir a Deus que abençoe nossos esforços para preservar a saúde.


MS - Pag. 14  

Ele responderá então à nossa oração, caso Seu nome possa ser assim glorificado. Mas compreendam todos que têm uma obra a realizar. Deus não operará de maneira miraculosa para preservar a saúde de pessoas que estão seguindo uma conduta certa para se tornarem doentes, por sua falta de atenção para com as leis da saúde.

Os que querem satisfazer o seu apetite, e depois sofrem por causa de sua intemperança, e tomam drogas para se aliviarem, podem estar certos de que Deus não interferirá para preservar a saúde e a vida que estão, temerariamente, sendo postas em perigo. A causa produziu o efeito. Como último recurso, muitos seguem as indicações da Palavra de Deus, e pedem as orações dos anciãos da igreja em favor da restauração de sua saúde. Deus não considera apropriado responder a orações feitas em favor de tais pessoas, pois Ele sabe que se lhes fosse restaurada a saúde, eles a sacrificariam novamente sobre o altar do apetite pervertido. Spiritual Gifts, vol. 4, págs. 144 e 145.

Provisão em Favor da Obra

Evangélica Médico-Missionária

A maneira em que Cristo operava era pregar a Palavra e aliviar o sofrimento por meio de operações miraculosas de cura. Foi-me dito, entretanto, que não podemos agora trabalhar dessa maneira; pois Satanás exercerá o seu poder de operar milagres. Os servos de Deus não podem hoje trabalhar por meio de milagres, pois operações espúrias de cura, dizendo-se divinas, serão realizadas.

Por essa razão, o Senhor indicou um meio pelo qual Seu povo deve levar avante a obra de cura física em combinação com o ensino da Palavra. Devem-se estabelecer hospitais, e a estas instituições cumpre que sejam ligados obreiros que levarão a cabo a obra médico-missionária genuína. Dessa forma, uma influência protetora é lançada em torno daqueles que vêm aos hospitais em busca de tratamento.

Esta é a provisão feita pelo Senhor, mediante a qual deve ser realizada a obra médico-missionária em favor das almas. Cumpre que estas instituições sejam estabelecidas fora das cidades, e nelas deve a obra educacional ser levada avante de maneira inteligente. Carta 53, 1904.

Milagres não São Garantia do Favor de Deus

É chegado o tempo em que Satanás operará milagres para confirmar as mentes na crença de que ele é Deus. Todo o povo


MS - Pag. 15  

de Deus deve agora permanecer firme na plataforma da verdade, como foi ela dada na mensagem do terceiro anjo. Todo quadro agradável, todos os milagres operados, serão apresentados a fim de que, se possível, os próprios eleitos sejam enganados. A única esperança para qualquer pessoa é apegar-se às provas que têm confirmado a verdade em justiça. Que estas sejam proclamadas mais e mais, até a conclusão da história deste mundo. Review and Herald, 9 de setembro de 1906.

Quando Cristo Se Recusou a Operar Milagres

A cena da tentação de Cristo devia servir de lição para todos os Seus seguidores. Quando os inimigos de Cristo, por instigação de Satanás, lhes pedem que mostrem algum milagre, devem eles responder-lhes tão serenamente como o Filho de Deus respondeu a Satanás: "Está escrito: Não tentarás o Senhor, teu Deus." Mat. 4:7. Se não são convencidos pelo testemunho inspirado, uma manifestação do poder de Deus os não beneficiaria. As maravilhosas obras de Deus não são manifestadas para satisfazer a curiosidade de quem quer que seja. Cristo, o Filho de Deus, recusou-Se a dar a Satanás qualquer prova de Seu poder. Não fez Ele nenhum esforço no sentido de desfazer o "se" de Satanás apresentando um milagre.

Os discípulos de Cristo serão levados a situações semelhantes. Os incrédulos pedir-lhes-ão que realizem algum milagre, se crêem que há na igreja poder especial de Deus, e que são o povo escolhido de Deus. Os descrentes, que se acham afligidos por enfermidades, pedir-lhes-ão que operem um milagre neles, se é que Deus com eles está. O seguidor de Cristo deve imitar o exemplo de seu Senhor. Com Seu divino poder, não operou Jesus nenhuma obra poderosa para entreter Satanás. Nem podem fazê-lo os servos de Cristo. Cumpre-lhes dirigir os descrentes para o testemunho escrito e inspirado, em busca da prova de serem o leal povo de Deus e herdeiros da salvação. Spiritual Gifts, vol. 4, págs. 150 e 151.

Reforma Deve Preceder à Operação de Milagres

Estou muito grata pela obra médico-missionária, conduzida nos moldes do evangelho. Importa que ela seja ensinada, que seja levada avante; pois é precisamente a obra que Cristo realizou quando esteve neste mundo. Foi Ele o maior Missionário que o mundo já viu.

Podeis perguntar: "Por que, então, não nos valermos da obra, e curarmos os doentes como fazia Cristo?" Respondo:


MS - Pag. 16  

Não estais preparados. Alguns têm crido; alguns têm sido curados; mas há muitos que se tornam doentes por intemperança no comer ou por condescenderem com outros hábitos errôneos. Ao ficarem doentes, oraremos em seu favor para que se levantem, a fim de que continuem a mesma obra novamente? Deve haver uma reforma em nossas fileiras; cumpre que as pessoas alcancem mais elevada norma antes que possamos esperar que o poder de Deus se manifeste de maneira acentuada em favor da cura dos doentes. ...

Se nos apropriarmos do Mestre, se nos servirmos de todo o poder que Ele nos confiou, será revelada a salvação de Deus. Permiti que vos diga que os enfermos serão curados quando tiverdes fé para ir a Deus de maneira correta. Somos gratos a Deus porque temos a obra médico-missionária. Aonde quer que levarmos o evangelho, podemos ensinar as pessoas a cuidarem de si mesmas. General Conference Bulletin, 3 de abril de 1901.

Oração Pelos Enfermos

Quanto a orar em favor dos enfermos, é assunto importante demais para que dele se trate de maneira descuidosa. Creio que devemos levar tudo ao Senhor e tornar conhecidas a Deus todas as nossas debilidades, e especificar todas as nossas perplexidades. Quando em tristeza, quando incertos quanto a que caminho seguir, devem dois ou três que estão acostumados a orar unir-se, pedindo ao Senhor que faça Sua luz incidir sobre eles e lhes comunique Sua graça especial; e Ele considerará suas petições, responderá às suas orações. Se estamos enfermos do corpo, é sem dúvida coerente confiarmos no Senhor, dirigindo súplicas ao nosso Deus em nosso próprio caso, e se nos sentirmos inclinados a pedir a outros, em quem confiamos, para se unirem conosco em oração a Jesus, que é o Poderoso Restaurador, por certo nos virá auxílio, se pedirmos com fé. Acho que somos todos muito sem fé, muito frios e indiferentes.

Entendo que o texto de Tiago deva ser posto em prática quando a pessoa está enferma em seu leito, se ela chama os anciãos da igreja, e eles seguem as indicações de Tiago, ungindo o doente com óleo em nome do Senhor, orando sobre ele a oração da fé. Lemos: "A oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados." Tia. 5:15.

Não deve ser dever nosso chamar os anciãos da igreja para cada pequeno achaque que tenhamos, pois isso seria impor-lhes uma tarefa. Fizessem todos isso, seu tempo estaria


MS - Pag. 17  

inteiramente tomado, e eles não poderiam fazer mais nada; o Senhor nos dá, todavia, o privilégio de buscá-Lo individualmente em fervorosa oração, ou abrir diante dEle a nossa alma, nada ocultando dAquele que nos convidou: "Vinde a Mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e Eu vos aliviarei." Mat. 11:28. Oh! quão gratos devemos ser por Jesus estar desejoso e ser capaz de levar todas as nossas enfermidades, e fortalecer-nos e sarar todas as nossas doenças, se for para o nosso bem e para Sua glória!

Alguns morreram nos dias de Cristo e nos dias dos apóstolos, porque o Senhor sabia precisamente o que era melhor para eles. Carta 35, 1890.

Próximo Capítulo >>