Princípios Importantes
Os adventistas do sétimo dia estão manipulando verdades momentosas. Na questão da temperança devem estar na frente de todos. A questão de como preservar a saúde é uma de importância fundamental. Quando estudarmos este assunto no temor de Deus, descobriremos que é melhor, tanto para a nossa saúde física como para o nosso progresso espiritual, observar simplicidade no regime alimentar. Estudemos com paciência esta questão. Precisamos de conhecimento e discernimento, a fim de nos conduzirmos de modo sábio neste assunto. As leis da Natureza não devem ser resistidas, mas obedecidas.
Somente quando somos esclarecidos sobre os princípios da reforma de saúde, podemos ser inteiramente despertados para ver os males resultantes de um regime impróprio. Os que, depois de verem os seus erros, têm a coragem de mudar os hábitos, verificarão que o processo reformatório requer luta e muita perseverança. Mas quando gostos corretos são formados, descobrirão que o uso de alimentos que anteriormente consideravam inofensivos estava lenta mas seguramente lançando o fundamento para a dispepsia e outras enfermidades.
Prover Alimentos Nutritivos
Alguns de nosso povo conscienciosamente se abstêm de comer alimentos impróprios, e ao mesmo tempo negligenciam tomar o alimento que supriria os elementos necessários ao devido sustento do corpo. Não demos jamais um testemunho contra a reforma de saúde, deixando de usar alimentos saudáveis e apetitosos, em substituição aos produtos danosos do regime que abandonáramos. Muito tato e discrição deve empregar-se no preparo de alimentos nutritivos que ocupem o lugar do que tem constituído o regime dietético de muitas famílias. Este esforço requer fé em Deus, fervor de propósito, e disposição de ajudarem-se uns aos outros. Um regime carente dos elementos próprios de nutrição leva o descrédito à causa da reforma de saúde. Somos mortais, e precisamos suprir-nos com alimentos que propiciem o sustento adequado do corpo.
Os que não sabem cozinhar saudavelmente devem aprender
a combinar sadios, nutritivos artigos alimentares, de tal maneira que se apresentem como pratos apetitosos. Assinem nossas revistas de saúde os que desejam obter conhecimento neste assunto. ...
A não ser que exerça de contínuo a faculdade inventiva, ninguém pode sobressair-se em culinária saudável; mas os que têm o coração aberto às impressões e sugestões do Grande Mestre, aprenderão muita coisa, e serão capazes de ensinar a outros, pois Ele lhes dará habilidade e entendimento.
Cuidadosa atenção deve ser dispensada ao uso apropriado de nozes como alimento. Algumas espécies de nozes não são tão saudáveis como outras. Não reduzais o cardápio a uns poucos artigos compostos largamente de nozes. Esses alimentos não devem ser usados em demasia. Se fossem usados com mais parcimônia por alguns, os resultados seriam mais satisfatórios. Combinados em grande proporção com outros artigos em algumas das receitas dadas, tornam o alimento tão indigesto que o organismo não pode assimilá-lo como convém.
Simplificando o Regime
Façamos progresso inteligente na simplificação do nosso regime alimentar. Na providência de Deus, cada país produz artigos de alimento contendo os nutrientes necessários para a construção do corpo. Esses produtos podem ser transformados em pratos saudáveis e apetitosos.
Esforcem-se ferventemente por torná-la tudo o que dizem que ela é, aqueles que advogam a reforma de saúde. Dispensem tudo que é prejudicial à saúde. Usem alimentos simples e saudáveis. Frutas são um alimento excelente, e poupam muito cozimento. Abandonem o uso de pastelaria, bolos e sobremesas muito substanciosos, e outros pratos preparados para tentar o apetite. Comam poucas espécies de alimentos numa só refeição, e comam dando graças.
No que respeita à carne como alimento, o que todos podemos dizer, é: Nada com ela. E todos devem dar um claro testemunho contra o chá e o café, jamais usando-os. São narcóticos, danosos tanto ao cérebro como aos demais órgãos do corpo. Ainda não chegou o tempo em que eu possa dizer que o uso de leite e ovos deva ser inteiramente abandonado. Leite e ovos não devem ser classificados como alimentos cárneos. Em algumas enfermidades o uso de ovos é muito benéfico.
Que os membros de nossas igrejas neguem-se todo apetite egoísta. Cada centavo gasto em chá, café e carne, é mais do que desperdiçado, pois esses produtos embaraçam o melhor desenvolvimento das faculdades físicas, mentais e espirituais. Carta 135, 1902.
Santificação e Domínio Próprio
O povo de Deus deve aprender a significação de temperança em tudo. Cumpre-lhes praticar temperança no comer, beber e vestir. Toda condescendência consigo mesmo deve ser afastada de sua vida. Antes de eles poderem compreender realmente o sentido da santificação genuína e da conformidade com a vontade de Cristo, precisam, pela cooperação com Deus, obter o domínio de hábitos e costumes errôneos. Manuscrito 16, 1902.
Mostrar o Valor da Reforma de Saúde
Mantende a obra da reforma de saúde na vanguarda, eis a mensagem que eu tenho recebido para transmitir. Mostrai tão claramente o valor da reforma de saúde que seja sentida uma vasta necessidade dela. Mas jamais advogueis um regime dietético deficiente. É possível ter um regime saudável, nutritivo, sem o uso de carnes. Carta 49, 1902.
Para a Glória de Deus
Pela inspiração do Espírito de Deus, o apóstolo Paulo escreveu que devemos fazer "tudo para a glória de Deus". I Cor. 10:31. Até mesmo o ato natural de comer ou beber, deve ser seguido, não para satisfazer um apetite pervertido; mas sob o senso de responsabilidade; fazer "tudo para a glória de Deus". Cada parte do homem deve ser guardada; devemos estar atentos para não acontecer que o que é levado para o estômago expulse da mente os altos e santos pensamentos.
Direitos Individuais
"Não posso fazer como me agrada?" alguns perguntam, como se estivéssemos buscando privá-los de um grande bem, quando lhes apresentamos a necessidade de comer com discernimento, conformando todos os seus hábitos às leis que Deus estabeleceu. Há direitos que pertencem a cada indivíduo. Temos uma individualidade e uma identidade que são exclusivamente nossas. Ninguém pode imergir esta identidade na de outrem. Todos precisam agir por si mesmos, segundo os ditames de sua própria consciência.
No que diz respeito a nossa responsabilidade e influência, somos responsáveis perante Deus, como derivando dEle nossa vida. Esta não obtemos da humanidade, mas de Deus somente. Somos Seus pela criação e pela redenção. O nosso próprio corpo não nos pertence, para que o tratemos como entendermos, mutilando-o por hábitos que
conduzem à decadência, tornando impossível prestar a Deus um serviço perfeito. Nossa vida e todas as nossas faculdades Lhe pertencem. Ele cuida de nós a cada momento. Mantém em funcionamento a maquinaria viva; se fôssemos deixados a movimentá-la por um momento, morreríamos. Somos absolutamente dependentes de Deus.
Aprendemos uma grande lição quando compreendemos nossa relação para com Deus, e Sua relação para conosco. As palavras: "Não sois de vós mesmos. Porque fostes comprados por bom preço" (I Cor. 6:19 e 20), devem estar suspensas na antecâmara da memória, a fim de podermos sempre reconhecer o direito de Deus aos nossos talentos, a nossas propriedades, a nossa influência e sobre nós mesmos. Devemos aprender como tratar este dom de Deus, na mente, na alma e no corpo, a fim de que como propriedade adquirida por Cristo, possamos prestar-Lhe serviço de saudável sabor.
Integridade de Daniel
Por que Daniel e seus companheiros recusaram comer à mesa do rei? Por que recusaram suas iguarias e vinhos? Porque haviam sido ensinados que esta espécie de alimentos não concorreria para manter a mente e a estrutura física na melhor condição de saúde para o serviço de Deus.
Eles tiveram todo o cuidado em conservar-se em contato com Deus. Oravam e estudavam, e introduziam na vida prática um espírito estrito e conscienciosamente humilde. Andavam com Deus, como Enoque andou. A palavra do Senhor era sua comida e sua bebida. "E em toda matéria de sabedoria e de inteligência, sobre que o rei lhes fez perguntas, os achou dez vezes mais doutos do que todos os magos ou astrólogos que havia em todo o seu reino." Dan. 1:20.
À luz deste texto histórico, todo testemunho do homem a respeito de vantagens do regime cárneo, ou de uma grande variedade de alimentos, não deve ter o mínimo peso para os seres humanos. Quando os filhos da fé, com fervente oração, dedicarem-se a si mesmos a Deus sem reservas, o Senhor honrará sua fé, e os abençoará com mente clara. Carta 73, 1896.
Apelo a um Médico
Não podes compreender quão mais eficaz seria o teu serviço nos interesses religiosos, e quão mais satisfatório para ti mesmo, se seguisses a luz que te tem sido dada. ... São teu apetite, hábitos e práticas, daquela espécie que te levará a induzir
os que estão contigo relacionados, a fazer escusas similares às que tens feito para condescender no uso da carne como alimento?
Retorno ao Regime Alimentar Primitivo
É propósito do Senhor que o Seu povo volte a viver de simples frutas, verduras e cereais. Ele conduziu os filhos de Israel ao deserto, onde não podiam obter alimentos cárneos; e deu-lhes o pão do Céu. "O homem comeu o pão dos anjos." Mas eles ansiavam pelas panelas do Egito, e lamentaram e pediram carne, não obstante haver-lhes o Senhor prometido que se se submetessem a Sua vontade, levá-los-ia à terra de Canaã, e os estabeleceria ali, como povo santo, puro e feliz, e não haveria sequer uma só pessoa debilitada em todas as suas tribos; pois Ele tiraria do meio deles toda enfermidade.
As Murmurações de Israel
Mas embora tivessem eles um claro "Assim diz o Senhor", lamentaram e choraram, murmuraram e se queixaram, até que o Senhor Se encheu de ira contra eles. Visto que estavam tão determinados a ter carne para comer, deu-lhes esse mesmo regime que lhes havia proibido. ...
O Senhor lhes poderia ter dado carne, se esta tivesse sido essencial para a sua saúde; mas Aquele que os criara e os redimira, levara-os em longa jornada pelo deserto, a fim de educá-los, discipliná-los e instruí-los em hábitos corretos. O Senhor conhecia a influência da alimentação cárnea sobre o organismo humano. Ele desejava ter um povo que, em sua aparência física, levasse as credenciais divinas, não obstante sua longa jornada. ...
Um dos grandes erros nos quais muitos insistem, é que a força muscular depende da alimentação cárnea. Mas os simples cereais, frutas das árvores e verduras têm todas as propriedades nutritivas necessárias para produzir um bom sangue. Isto um regime de carne não pode fazer. ...
Somos compostos do que comemos, e o comer muita carne diminuirá a atividade intelectual. Os estudantes conseguiriam muito mais em seus estudos se jamais provassem carne. Quando a parte animal do agente humano é fortalecida por comer carne, as faculdades intelectuais diminuem proporcionalmente. A vida religiosa pode ser alcançada e mantida com mais
sucesso se a carne for dispensada, pois este regime dietético estimula à intensa atividade as propensões sensuais e debilita a natureza moral e espiritual. "A carne milita contra o espírito, e o espírito, contra a carne." Gál. 5:17.
Grandemente necessitamos encorajar e cultivar pensamentos puros, inocentes, e fortalecer as faculdades morais em vez das inferiores e carnais. Ajude-nos Deus a nos despertarmos de nossos apetites autocondescendentes...
Causa de Mortalidade
Cânceres, tumores, e toda enfermidade inflamatória, são em grande medida causadas pela ingestão de carne.
Segundo a luz que me é dada, o predomínio de cânceres e tumores é em grande medida devido a um exuberante regime alimentar com base em carnes. Sincera e fervorosamente eu espero que, como médico, não te deixes ficar para sempre cego sobre este assunto, pois a cegueira está misturada com falta de coragem moral para negar-te o apetite, para exaltar a cruz, o que significa assumir aqueles deveres que contrariam os apetites naturais e as paixões. ...
Tenho o assunto a mim apresentado em diferentes aspectos. A mortalidade causada pelo uso de carne não é discernida; se o fosse, não ouviríamos mais argumentos e desculpas em favor da tolerância para com o apetite por alimentos cárneos. Temos abundância de boas coisas para satisfazer a fome sem servir cadáveres em nossas mesas para compor nosso cardápio. ...
Tem sido exposta diante de mim a pedra de tropeço que esta questão de regime alimentar tem sido para teu próprio progresso espiritual, e a pedra de tropeço que tens colocado no caminho de outros, e tudo porque tuas próprias sensibilidades foram embotadas pela egoísta satisfação do apetite. Por amor de Cristo olha mais fundo, aprofunda o estudo, e age de acordo com a luz que Deus tem sido servido em dar-te a ti e a outros sobre esse assunto. Carta 72, 1896.
Apelo a um Pastor
Tem-se-me apresentado com clareza que o povo de Deus deve tomar firme posição contra a alimentação cárnea. Daria Deus a Seu povo durante trinta anos a mensagem de que se desejassem ter sangue puro e mente clara, deviam abandonar o uso da carne como alimento, se Ele não desejasse que desse ouvidos a esta mensagem?
Pelo uso de alimentação cárnea, a natureza animal é fortalecida e a espiritual debilitada. Homens como tu, que estão empenhados na mais solene e importante obra já confiada a seres humanos, necessitam dedicar especial cuidado no que comem.
Lembra-te de que quando comes carne, estás apenas comendo cereais e vegetais de segunda mão, pois os animais recebem daí a nutrição que os faz crescer e os prepara para o mercado. A vida que estava nos grãos e nos vegetais passa para o animal, e torna-se parte de sua vida, e então os seres humanos comem o animal. Por que se mostram tão dispostos a comer o seu alimento de segunda mão? ...
O só pensamento de matar o animal para ser comido já é em si revoltante. Se o senso natural do homem não tivesse sido pervertido pela condescendência para com o apetite, os seres humanos não pensariam em comer carne.
Não Impedir a Obra de Reforma
Foi-nos dada a obra de promover a reforma de saúde. O Senhor deseja que haja harmonia entre o Seu povo. Como deves saber, não deixaremos a posição que, nos últimos trinta e cinco anos, o Senhor nos vem mandando manter. Cuidado para não te colocares em oposição à obra de reforma da saúde. Ela prosseguirá, pois é o meio pelo qual o Senhor atenua os sofrimentos em nosso mundo, e o modo de purificar o Seu povo.
Vê que atitude assumes, não aconteça seres achado causando divisão. Meu irmão, muito embora deixes de levar a tua vida e à de tua família a bênção que advém de seguir os princípios da reforma de saúde, não causes danos a outros, opondo-te à luz que Deus tem dado sobre este assunto.
Embora não façamos do uso da carne um teste; conquanto não queiramos forçar ninguém a abandonar o seu uso, é nosso dever solicitar que nenhum obreiro do campo faça pouco da mensagem de saúde sobre este ponto, ou a ela se oponha. Se, em face da luz que Deus tem dado sobre o efeito da alimentação cárnea no organismo, ainda persistes em comê-la, terás de arcar com as conseqüências. Mas não assumas diante do povo uma posição que lhe permita pensar que não é necessário convocar uma reforma em relação à alimentação cárnea, porque o Senhor está pedindo esta reforma.
O Senhor nos deu a tarefa de proclamar a mensagem de reforma de saúde, e se não podes marchar nas fileiras dos que estão dando esta mensagem, não deves tornar este ponto preeminente. Em te contrapores aos esforços dos teus coobreiros, os quais estão ensinando a reforma de saúde, estás fora do lugar, trabalhando do lado errado. Carta 48, 1902.
Apelo aos Pais
O Senhor abreviará Sua obra em justiça. A Terra está corrompida por causa dos seus habitantes. Doenças de toda espécie estão agora afligindo a família humana. A miséria criada pela corrupção que há no mundo por causa da concupiscência está se transformando de modo assustador na prática de crimes de todo matiz. Roubos, assassínios, sensualidade, a crueldade dos poderes satânicos - esses e muitos outros males são vistos por todo lado. Estamos cercados de perigos invisíveis.
Quando os que conhecem a verdade tomarão posição ao lado dos retos princípios para agora e para a eternidade? Quando serão fiéis aos princípios da reforma de saúde? Quando aprenderão que é perigoso o uso de carne como alimento?
Sou instruída a dizer que se comer carne em algum tempo foi seguro, não o é agora. Animais doentes são levados para as grandes cidades, e para as vilas, e vendidos como alimento. Muitas dessas pobres criaturas teriam morrido de doença em muito breve tempo, se não tivessem sido abatidas; todavia o cadáver desses animais doentes é preparado para o mercado, e as pessoas comem à vontade deste alimento envenenado. Tal regime contamina o sangue e estimula as paixões inferiores.
Muitos pais agem como se estivessem privados da razão. Estão num estado de desinteresse, paralisados pela condescendência para com o apetite pervertido e a paixão aviltante. Nossos pastores, que conhecem a verdade, devem despertar o povo de sua condição apática e levá-lo a livrar-se das coisas que criam apetite pelo alimento cárneo. Se negligenciam participar da reforma, perderão poder espiritual, e tornar-se-ão cada vez mais brutalizados pela condescendência pecaminosa. Hábitos que entristecem o Universo celestial, que rebaixam os seres humanos a uma condição pior que de bestas, são praticados em muitos lares. Que todos os que conhecem a verdade, digam: "Fugi das concupiscências da carne, que combatem contra a alma."
Exemplos em Reto Proceder
Que nenhum de nossos obreiros dê o mau exemplo de comer alimentos cárneos. Vivam eles e suas famílias à altura da luz da reforma de saúde. Que nenhum de nossos obreiros animalize sua própria natureza e a natureza de seus filhos. Filhos cujos desejos não têm sido restringidos, são tentados a não apenas condescender em hábitos comuns de intemperança, mas a dar rédea solta a suas baixas paixões, e a desconsiderar a pureza e a virtude. Esses são levados por Satanás não apenas a corromper o seu próprio corpo, mas a sussurrar suas más mensagens a outros. Se os pais estão cegados pelo pecado, muitas vezes deixarão de perceber essas coisas. Manuscrito 133, 1902.
Fazendo Dispépticos
Nós chegaremos logo a um tempo em que precisaremos compreender o significado de um regime dietético simples. Não está distante o tempo em que seremos obrigados a adotar um regime muito diferente do que temos atualmente. ...
Precisamos estudar a arte de preparar de modo simples frutas, cereais e hortaliças. Não precisamos dessas complexas combinações que são providas. Como a questão está agora, estamos em perigo de fazer dispépticos. Manuscrito 150, 1905.
Comer com Demasiada Freqüência
A condescendência em comer com freqüência demasiada, e em muito grandes quantidades, sobrecarrega os órgãos digestivos, e produz um estado febril do organismo. O sangue torna-se impuro, ocorrendo então enfermidade de várias espécies. Busca-se o médico, que receita alguma droga que dá alívio momentâneo, a qual, porém, não cura a doença. Ela pode mudar a forma da enfermidade, mas o verdadeiro mal é multiplicado muitas vezes. A natureza estava fazendo o possível para livrar o organismo de uma acumulação de impurezas, e tivesse ela sido deixada a si mesma, ajudada pelas bênçãos comuns do Céu, como ar puro e água pura, e teria sido obtida uma cura rápida e certa.
Os sofredores em tais casos podem fazer para si mesmos aquilo que outros não podem fazer tão bem. Devem começar por aliviar a natureza da carga que lhe impuseram. Devem remover a causa. Jejuem algum tempo, dando ao estômago tempo
para descanso. Reduzam o estado febril do organismo mediante cuidadosa e inteligente aplicação de água. Esses esforços ajudarão a natureza em sua luta para libertar de impurezas o organismo. Spiritual Gifts, vol. 4, págs. 133 e 134.
O Plano de Duas Refeições ao Dia
É muito comum o costume das pessoas do mundo de comerem três vezes ao dia, além de comerem em intervalos irregulares entre as refeições; e a última refeição é geralmente a mais abundante, e muitas vezes é tomada pouco antes de deitar. Isto é inverter a ordem natural; uma refeição carregada jamais devia ser tomada tão tarde. Mudassem essas pessoas o seu costume, e passassem a tomar apenas duas refeições ao dia, e nada entre as refeições, nem mesmo uma maçã, uma noz ou qualquer espécie de fruta, e o resultado seria visto em bom apetite e na saúde grandemente melhorada. Review and Herald, 29 de julho de 1884.
Perseverança Para Vencer
Pessoas que têm tolerado o apetite para comer à vontade carne, molho altamente temperado, e diferentes espécies de bolos e conservas muito elaborados, não podem de imediato apreciar um regime simples, saudável e nutritivo. O seu paladar está tão pervertido que eles não têm apetite para um regime saudável de frutas, pão simples e verduras. Não podem esperar apreciar de início alimentos tão diferentes daqueles a que estavam acostumados. Se não podem de início apreciar alimentos simples, devem jejuar até que o possam. O jejum provar-se-lhes-á de maior benefício do que remédios, pois o maltratado estômago encontrará o descanso há muito precisado, e a verdadeira fome poderá ser satisfeita com regime natural. Leva tempo para que o gosto se recupere dos abusos a que fora submetido e readquira o seu tono natural. Mas a perseverança numa conduta de domínio próprio no comer e no beber, logo fará que o alimento simples, saudável, seja apetitoso, sendo então comido com maior satisfação do que a dos epicuristas em relação aos seus ricos manjares. Spiritual Gifts, vol. 4, págs. 130 e 131.
Suplicar Coragem Moral
Sempre que vejo crianças alimentando-se com carnes, desde que me foi provida luz do Céu, sinto que se os pais apenas soubessem o que estão fazendo, orariam com jejum pedindo
coragem moral e sabedoria e graça de Deus para fazer o que é direito. Todos aqueles que sentem a necessidade do Seu Espírito para educar e disciplinar o eu, e instruir aos filhos como convém, negar-se-ão a si mesmos, e tomarão a cruz, seguindo a Jesus.
Para certas coisas oração e jejum são recomendáveis e apropriados. Na mão de Deus são um meio de purificar o coração e promover uma disposição mental receptiva. Obtemos resposta a nossas orações, porque humilhamos a nossa alma diante de Deus. Se nosso apetite clama por alimentos cárneos, é necessário jejuar e orar para que o Senhor dê a Sua graça, a fim de que se neguem as concupiscências da carne que combatem contra a alma.
Alimentando-se de Cristo
Devia haver muito menos ansiedade quanto ao que comeremos e ao que beberemos para satisfazer os nossos apetites carnais; mas bem poderíamos encorajar o apetite da alma, e orar pedindo esclarecimento especial sobre a Palavra de Deus, e comer e beber essa Palavra. Jesus disse: "Eu sou o pão da vida." João 6:48. ...
Precisamos estar em constante meditação sobre a Palavra, comendo-a, digerindo-a, e pela prática, assimilando-a, de modo que seja levada à corrente vital. Aquele que se alimenta de Cristo diariamente, pelo seu exemplo ensinará outros a pensar menos sobre o que comer, e a sentir muito maior ansiedade pelo alimento a ser dado à alma.
O Verdadeiro Jejum
O verdadeiro jejum, que deve ser recomendado a todos, é abstinência de qualquer espécie estimulante de alimento, e o uso apropriado de alimento saudável e simples, que Deus proveu em abundância. Os homens precisam pensar menos no que comer e beber em matéria de alimento temporal, e muito mais em relação ao alimento do Céu, que dará tono e vitalidade a toda a experiência religiosa. Carta 73, 1896.
Sugestões Para o Regime Dietético no Hospital
Os pacientes devem ser providos com abundância de alimentos saudáveis e apetitosos, preparados e servidos de modo tão apetitoso, que eles não tenham a tentação de desejar alimentos cárneos. As refeições podem ser o meio de instruir na reforma de saúde. Deve mostrar-se cuidado na combinação dos alimentos dados aos pacientes.
Conhecimento em relação às combinações adequadas de alimentos é de grande valia, e deve ser recebido como sabedoria de Deus. ...
Devemos ter presente que enquanto há alguns para os quais é melhor comer apenas duas refeições ao dia, outros há que comem pouco em cada refeição, e sentem que precisam de alguma coisa mais na parte da tarde. Alimento suficiente deve ser ingerido para dar força aos tendões e músculos. E devemos lembrar-nos de que é do alimento ingerido que a mente obtém força. Parte da obra médico-missionária que nossos obreiros de hospitais devem fazer é mostrar o valor do alimento saudável.
Evitar Mudança Repentina
É correto que chá, café ou carne não devem ser servidos em nossos hospitais. Para muitos isto é uma grande mudança e severa privação. Impor outras mudanças, como modificação no número de refeições ao dia, é no caso de alguns, suscetível de ser mais danoso do que benéfico.
Há muitos para quem o jantar é a hora mais agradável do dia. É o momento em que toda a família, terminado o trabalho do dia, está reunida ao redor da mesa para intercâmbio social.
É claro que duas refeições ao dia é melhor do que três. Eu creio assim e o pratico, mas não tenho um "Assim diz o Senhor" que seja errado que alguns tomem a terceira refeição. Não devemos ser como os fariseus, amarrados por regras e regulamentos fixos. A Palavra de Deus não especificou horas fixas em que o alimento deva ser tomado. Devemos ser cuidadosos para não fazer leis como as leis dos fariseus, ou ensinar como doutrinas os mandamentos de homens.
Sejam os vossos regulamentos tão coerentes que apelem à razão até mesmo dos que não foram educados para ver todas as coisas com clareza. Ao procurardes introduzir os renovadores e transformadores princípios da verdade na vida prática dos que vêm à clínica para melhorar a saúde, deixai que eles vejam que não lhes são impostas exigências arbitrárias. Não se lhes dê razão para sentir que estão sendo compelidos a seguir um caminho que não é de sua escolha. Carta 213, 1902.
Nenhuma Carne nas Mesas dos Hospitais
Tenho sido claramente instruída pelo Senhor de que não se deve servir carne aos pacientes nos refeitórios de nossos hospitais. Foi-me concedida luz de que os pacientes podiam receber
carne se, depois de ouvir as palestras, ainda insistissem em recebê-la; mas que, em tais casos, fosse-lhes servida em seus próprios quartos. Todos os auxiliares devem dispensar alimentos cárneos. Mas, como se acabou de declarar, se, depois de saberem que a carne não pode ser servida nas mesas do refeitório, uns poucos pacientes insistirem que precisam tê-la, de boa vontade dê-se-lhes carne em seus quartos. ...
Liberal Variedade
Que o alimento seja apetitosamente preparado e atrativamente servido. Mais pratos devem ser preparados do que seria necessário se fosse servida carne. Outras coisas podem ser providas, de modo que alimentos cárneos sejam dispensados. Leite e creme podem ser usados por alguns.
Não faço de mim um critério para qualquer outro. Há coisas que eu não posso comer sem sofrer grandes incômodos. Procuro saber o que é melhor para mim, e então, nada dizendo a outrem, participo das coisas que posso comer, e que são muitas vezes simplesmente duas ou três variedades que não provocarão distúrbios estomacais.
Lembremo-nos de que temos tido longo tempo para nos acostumarmos ao regime compreendido na reforma de saúde. Outra coisa não podemos esperar senão que em nossos hospitais seja necessário fornecer pratos preparados de algum modo diferente daqueles que são preparados para o nosso próprio uso, pois nós temos aprendido a apreciar alimentos naturais. Será necessário planejar mais liberalmente para uma instituição médica do que o seria para uma família particular. Muita coisa tem que ser levada em conta, e será necessário fazerem-se concessões para enfrentar as necessidades peculiares das muitas classes de pacientes que vêm aos nossos hospitais. Não se deve pôr subitamente sobre o apetite uma camisa-e-força. Quando vos tornardes familiarizados com essas pessoas, e compreenderdes sua verdadeira condição, pode dar-se prescrição médica para fazer face a pedidos individuais. Carta 45, 1903.
Façam-se Palestras
No trato com os pacientes em nossos hospitais, devemos raciocinar da causa para o efeito. Devemos lembrar que os hábitos e práticas de toda uma existência não podem ser mudados num momento. Com um cozinheiro inteligente e abundância de alimentos saudáveis, podem-se promover reformas que funcionarão bem, mas pode ser necessário tempo para levá-las a cabo.
Não deve ser feito insistente esforço, a menos que realmente necessário. Devemos ter em mente que o alimento que seria apetitoso para um adepto da reforma de saúde, pode ser muito insípido a quem se tenha acostumado a alimentos altamente condimentados.
Façam-se palestras explicando por que são essenciais reformas no regime dietético, e mostrando que o uso de alimentos altamente condimentados causa inflamação nas delicada mucosa dos órgãos digestivos. Mostre-se por que, como um povo, mudamos os nossos hábitos no comer e beber; por que dispensamos o fumo e toda bebida intoxicante. Exponham-se os princípios da reforma de saúde clara e inconfundivelmente, e com isto, leve-se à mesa abundância de alimentos saudáveis, saborosamente preparados; e o Senhor vos ajudará a tornar impressiva a urgente necessidade de reforma, e os levará a ver que essa reforma é para seu máximo bem. Eles acharão falta dos alimentos altamente condimentados a que estão acostumados, mas tem de fazer-se um esforço para prover-lhes alimentos que seja tão saudável e tão apetitoso que deixarão de sentir falta dos pratos não saudáveis. Mostrai-lhes que o tratamento a eles dispensado não os beneficiará a menos que façam as necessárias mudanças em seus hábitos no comer e no beber. Carta 331, 1904.
A um Médico Debilitado por Excesso de Trabalho e Subnutrição
Não deves sobrecarregar-te tanto como tens feito, nem ir a extremos na reforma de saúde. Alguns de nosso povo são muito descuidados em relação à reforma de saúde. Mas porque alguns estão muito aquém, não deves, para dar-lhes um exemplo, ser extremista. Não deves privar-te daquela espécie de alimento que produz bom sangue. Tua dedicação aos verdadeiros princípios está te levando a submeter-te a um regime dietético que te está dando uma experiência que não recomendará a reforma de saúde. Este é para ti um perigo.
Quando vês que te estás tornando fisicamente fraco, é essencial que faças mudanças, e sem demora. Põe em teu regime alguma coisa que tenhas deixado fora. É teu dever fazer isto. Consegue ovos de aves saudáveis. Usa-os cozidos ou crus. Põe-os crus no melhor vinho não fermentado que puderes encontrar. Isto suprirá o que é necessário ao teu organismo. Nem por um momento imagines não ser correto fazer isto.
Há uma coisa que tem salvo vidas: transfusão de sangue de
uma pessoa para outra; mas isto ser-te-á difícil, talvez impossível. Apenas o sugeri.
A oração da fé salvará o doente, e eu te suplico que chames sem demora os anciãos da igreja. Que o Senhor te ajude, é minha mais sincera oração.
O Uso de Leite e Ovos
Apreciamos tua experiência como médico; contudo digo que leite e ovos devem ser incluídos em teu regime. Essas coisas não podem no momento ser dispensadas, e a doutrina de dispensá-las não deve ser ensinada.
Estás em perigo de adotar opinião demasiado radical em reforma de saúde, e de prescrever para ti mesmo um regime que não te sustentará.
Insisto, não permitas que coisa alguma se te apresentar para afligir-te. Vem à parte e repousa um pouco. Isto precisas fazer. Busca do Grande Médico folhas da árvore da vida. Suplica por ti mesmo e deixa que outros também o façam. "Que homens se apoderem da Minha força e façam paz comigo; sim, que façam paz comigo." Isa. 27:5.
É minha esperança que acates as palavras que te estou dirigindo. Tem-se-me mostrado que não estarás habilitado a exercer a melhor influência em reforma de saúde, a menos que te tornes mais liberal em alguma coisa, tanto para ti mesmo como para outros. Tempo virá em que o leite não poderá ser usado tão à vontade como é agora; mas o presente não é tempo para dispensá-lo. E ovos contêm propriedades que são veículos de ação antitóxica. E embora se tenham dado advertências contra o uso desses produtos dietéticos em famílias onde os filhos eram inclinados a hábitos de masturbação, estando mesmo mergulhados nesse vício, ainda assim não devemos considerar como uma negação do princípio o uso de ovos de galinhas bem tratadas e bem alimentadas. ...
Usar Alimentos Apetitosos
Os que têm opiniões extremas em reforma de saúde estão em perigo de preparar pratos insípidos. Isto tem sido feito vezes sem conta. O alimento tem-se tornado tão sem sabor a ponto de ser recusado pelo estômago. O alimento fornecido aos enfermos deve ser variado. Não se lhes deve dar os mesmos pratos repetidamente. ...
Essencial Alimento Nutritivo e Apetecível
Deus apela àqueles por quem Cristo morreu a que tenham o necessário cuidado de si mesmos, e dêem a outros correto exemplo. Meu irmão, não foste constituído em teste para o povo de Deus sobre a questão do regime alimentar, pois perderão a confiança em ensinos que são tornados tensos ao máximo. O Senhor deseja que Seu povo seja saudável em todos os pontos da reforma de saúde, mas não devemos ir a extremos. ...
A razão por que é tão deficiente a saúde do Dr. é que ele tem sacado no estoque do seu banco de saúde e não tem reposto a quantidade retirada, mediante alimento saudável, nutritivo e apetecível. Meu irmão, devota tua vida inteira Àquele que por ti foi crucificado, mas não te obrigues a um regime deficiente; pois em assim fazendo estás representando mal a reforma de saúde.
Conquanto trabalhando contra a glutonaria e a intemperança, devemos lembrar os recursos e os instrumentos da verdade evangélica, os quais se recomendam para justo julgamento. A fim de fazer nosso trabalho de modo simples e correto, precisamos reconhecer as condições a que está sujeita a família humana.
Sabedoria no Ensino
Deus tomou providência em favor dos que vivem nos diferentes países do mundo. Os que desejam ser coobreiros de Deus precisam considerar cuidadosamente como ensinam a reforma de saúde na grande vinha de Deus. Devem agir com cuidado ao especificar o que se pode e o que não se pode comer. O mensageiro humano precisa unir-se com o divino Ajudador a o apresentar a mensagem de misericórdia às multidões que Deus deseja salvar.
Devemos relacionar-nos com as massas. Fosse a reforma de saúde ensinada na sua mais extrema forma, e haveria dano. Nós lhes pedimos que deixem de comer carne e de beber chá e café. Isto está bem. ...
Todo alimento cárneo deve ser descartado, mas os vegetais devem ser preparados de modo apetecível, com um pouco de leite ou creme, ou algo equivalente. Dizem os pobres, quando lhes é apresentada a reforma de saúde: "Que vamos comer? Não podemos comprar alimentos com base em nozes." Ao pregar o evangelho aos pobres, sou instruída a dizer-lhes que comam os alimentos que forem mais nutritivos. Não posso dizer-lhes: "Não deveis comer ovos, nem usar leite ou nata.
Não deveis usar manteiga no preparo do alimento." O evangelho precisa ser pregado aos pobres, e ainda não é tempo de adotar o mais estrito regime.
Virá o tempo em que poderemos ter de dispensar alguns dos artigos alimentares que agora usamos, tais como leite, nata e ovos; mas minha mensagem é que não deveis entrar num tempo de prova antecipado, afligindo-vos de morte assim. Esperai até que o Senhor prepare o caminho na vossa frente. Carta 37, 1901.
Provida Luz em Amor e Piedade
Nosso benigno Pai celestial vê a deplorável condição dos homens, que, alguns com conhecimento mas muitos por ignorância, estão vivendo em violação das leis que Ele estabeleceu. E em amor e piedade para com os homens, Ele faz que a luz brilhe em relação à reforma de saúde. Ele publica Sua lei, bem como a penalidade que se segue a sua transgressão, a fim de que todos estejam informados, e tenham cuidado em viver em harmonia com a lei natural. Ele proclama Sua lei de modo tão claro, e torna-a tão preeminente, que é como uma cidade edificada sobre um monte. Todos os seres responsáveis podem entendê-la se quiserem. Os idiotas não serão responsabilizados. Tornar clara a lei natural, e instar para que seja obedecida, eis a obra que acompanha a mensagem do terceiro anjo, para preparar um povo para a vinda do Senhor. Testimonies, vol. 3, pág. 161.