Medicina e Salvação

CAPÍTULO 4

Nosso Colégio Médico

MS - Pag. 55  

Na Providência de Deus

Domingo, 15 de abril, as belas construções e arredores do Hospital de Loma Linda foram solenemente dedicados ao serviço de Deus. ...

Durante as solenidades, as pessoas foram informadas das notáveis providências que haviam acompanhado cada passo dado para adquirir a propriedade. Foi também ressaltado o objetivo que temos em vista no estabelecimento de muitas casas de saúde. Estive presente à reunião apenas uma parte do tempo, e falei livremente por cerca de meia hora sobre as vantagens da vida ao ar livre no tratamento das enfermidades.

Procurei tornar claro que os médicos e auxiliares do hospital deviam cooperar com Deus no combate às enfermidades não só por meio do uso dos agentes medicinais da Natureza que Ele colocou ao nosso alcance, mas também animando seus pacientes a se apegarem ao poder divino mediante obediência aos mandamentos de Deus. ...

Uma das principais vantagens da posição de Loma Linda é a agradável variedade de cenários encantadores em todos os lados. Contudo, mais importante do que o cenário magnífico e as belas construções e terrenos espaçosos é o achar-se essa instituição muito próxima de um distrito densamente povoado, e a oportunidade que se oferece dessa maneira, de transmitir a muitas e muitas pessoas o conhecimento da mensagem do terceiro anjo. Convém que tenhamos discernimento espiritual claro, para que não deixemos de entender as providências tomadas por Deus, as quais estão preparando o caminho para iluminarmos o mundo.

A grande crise está precisamente diante de nós. Agora é o tempo de fazermos soar a mensagem de advertência, por meio dos instrumentos que Deus nos concedeu para esse fim. Lembremos que um dos instrumentos mais importantes é a nossa obra médico-missionária. Jamais devemos perder de vista o grande objetivo por que nossas clínicas são estabelecidas - a promoção da finalizadora obra de Deus na Terra.


MS - Pag. 56  

Ser um Centro Educativo

Loma Linda deve ser não apenas um hospital, mas um centro educativo. Com a posse deste lugar vem a pesada responsabilidade de dar caráter educativo à obra da instituição. Deve-se estabelecer aqui uma escola para o preparo de evangelistas médico-missionários.

Muito se acha envolvido nesta obra, e é absolutamente necessário que se dê um começo acertado. Review and Herald, 21 de junho de 1906.

Um Lugar a Ser Apreciado

Temos em Loma Linda um vantajoso centro para a realização de vários empreendimentos missionários. Podemos perceber que estava nos planos de Deus que este hospital fosse colocado em poder de nosso povo. Devemos considerar Loma Linda como um lugar que o Senhor previu que necessitaríamos, e que nos deu. Manuscrito 3, 1908.

Um Preparo Prático

Temos uma tarefa a executar para conseguir os melhores talentos, e colocá-los em posição em que eduquem outros obreiros. Então, quando nossos hospitais e campos missionários pedirem médicos, teremos jovens que, mediante a experiência adquirida em trabalho prático, se habilitarão para assumir as responsabilidades. Conselhos aos Professores, Pais e Estudantes, pág. 473.

Um Apelo em Favor de Nosso Colégio Médico

O desenvolvimento apropriado da obra em Loma Linda requer planejamento e espírito de oração, a fim de que a instrução dada pelo Senhor referente à obra aqui possa ser executada. ... A obra do colégio médico de Loma Linda não deve ser prejudicada por falta de acomodações. Deve ser ideado algum modo de aumentar rapidamente os prédios para alojamento dos estudantes, de maneira que os que procuram um preparo em Loma Linda não precisem ser mandados de volta.

Os estudantes de Loma Linda estão buscando uma educação que está de acordo com a ordem do Senhor, uma educação que os ajudará a se desenvolverem em professores e batalhadores de sucesso em favor de outros. Quando seu preparo em Loma Linda estiver completo, eles devem estar capacitados


MS - Pag. 57  

a sair e se unirem com obreiros entendidos nos campos da grande seara do mundo, os quais estão levando avante a obra da reforma que deve preparar um povo para estar em pé no dia da vinda de Cristo. Por toda parte os obreiros necessitam saber como combater as doenças e dispensar habilidoso cuidado aos enfermos e sofredores. Devemos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para conseguirem o preparo necessário os que desejam estar assim habilitados para o serviço. ...

Nosso povo deve tornar-se entendido no tratamento das enfermidades sem o auxílio de drogas venenosas. Muitos devem procurar obter o preparo que os capacitará para o combate às enfermidades em suas várias formas por meio dos métodos mais simples. Milhares têm baixado à sepultura por causa do uso de drogas venenosas, os quais poderiam ter sido restaurados à saúde pelos métodos simples de tratamento. Os tratamentos hidroterápicos, sábia e habilidosamente aplicados, podem ser os meios de salvar muitas vidas. Que se una o diligente estudo com tratamentos cuidadosos. Que a oração da fé seja feita ao lado da cama dos enfermos. Sejam os enfermos incentivados a reivindicar eles mesmos as promessas de Deus. Manuscrito 15, 1911.

Prover o que é Essencial

Segundo a luz que me foi dada, devemos providenciar o que é necessário para qualificar os nossos jovens que desejam ser médicos, de maneira que eles possam preparar-se inteligentemente para enfrentar os exames requeridos para provar sua eficiência como médicos. Eles devem ser ensinados a tratar de maneira inteligente os casos dos que se acham enfermos, de maneira que a porta se feche para qualquer médico criterioso imaginar que não estamos dando em nossa escola a instrução necessária à qualificação adequada dos rapazes e moças para realizarem a obra de um médico. Devem os alunos que se graduam progredir continuamente em conhecimento; pois a prática faz a perfeição.

A escola de medicina de Loma Linda deve ser da mais alta qualidade, pois os que estão nessa escola têm o privilégio de manter viva comunhão com o mais sábio de todos os médicos, de quem é transmitido conhecimento de ordem superior. E para o preparo especial dos nossos jovens que possuem convicções claras de seu dever de adquirir um conhecimento médico que os capacite a passar nos exames exigidos por lei de todos


MS - Pag. 58  

os que exercem a profissão como médicos regularmente qualificados, devemos prover tudo o que for requerido, de maneira que esses jovens não necessitem ser forçados a ir a escolas médicas dirigidas por homens que não são de nossa fé. Assim, fecharemos uma porta que o inimigo apreciaria ficasse aberta; e nossos rapazes e moças, cujos interesses espirituais o Senhor deseja que salvaguardemos, não se sentirão impelidos a unir-se com descrentes a fim de obterem um preparo completo nos ramos da medicina. Pacific Union Recorder, 3 de fevereiro de 1910.

Requer-se o Talento Mais Sábio

Loma Linda me foi especificada como um lugar muito importante, um lugar que exige o melhor professor de Bíblia que possamos proporcionar. Existem ali jovens promissores que devem ser qualificados para desempenhar importantes funções na obra. Devem eles ter a melhor espécie de instrutores, e professores de Bíblia capazes, que compreendam as verdades da Palavra. A verdade e a justiça reveladas na Palavra de Deus devem ser a fortaleza de nossos obreiros.

Foi-me apresentado um esboço da obra que deve ser feita em Loma Linda, e sei que devemos dedicar a este lugar nossos melhores esforços. O Senhor deseja o mais sábio talento aqui, pois mediante nosso melhor talento educativo devemos preparar nossos obreiros de ministério. A obra deve ser levada de acordo com a norma do Senhor, e não segundo a suposição de homens.

O Senhor nos concedeu uma vantagem maravilhosa ao possibilitar-nos a aquisição de Loma Linda para o estabelecimento da obra que está em progresso aqui. Deve ser construída em Loma Linda uma escola que prepare obreiros bíblicos e enfermeiros para serviço eficiente. Carta 196, 1908.

As Classes de Obreiros que Devem Ser Preparados

A causa de Deus estaria hoje em muito maior avanço, houvéssemos nós, em anos anteriores, sido mais ativos no preparo de enfermeiros que, além de sua aquisição de habilidade acima do comum no cuidado dos doentes, houvessem aprendido também a trabalhar como evangelistas na conquista de almas.

Foi para o preparo de tais obreiros, bem como de médicos, que se estabeleceu a escola de Loma Linda. Nessa escola, devem-se habilitar muitos obreiros como médicos, para


MS - Pag. 59  

trabalhar, não como simples profissionais, mas como evangelistas médico-missionários. Esse preparo deve estar em harmonia com os princípios básicos da verdadeira educação superior. A causa carece de centenas de obreiros que tenham recebido educação prática e completa nos ramos médicos, e que estejam também preparados para trabalhar de casa em casa como professores, obreiros bíblicos e colportores. Tais estudantes devem sair da escola sem ter sacrificado os princípios da reforma da saúde ou seu amor para com Deus e a justiça.

Os que tomam curso avançado em enfermagem, e vão para todas as partes do mundo como evangelistas médico-missionários, não podem esperar receber do mundo a honra e as recompensas que são muitas vezes conferidas aos médicos formados. Todavia, enquanto vão de um lugar para outro em seu trabalho de ensinar e curar, e estreitamente unidos aos servos de Deus que foram chamados ao ministério da Palavra, Suas bênçãos repousarão sobre a obra que fizerem, e operar-se-ão maravilhosas transformações. Em sentido especial, eles Lhe servirão de mão auxiliadora. Conselhos aos Professores, Pais e Estudantes, pág. 471.

Preparar-se Para os Vários Ramos da Obra

Há a ser feita uma obra muito preciosa em ligação com os interesses do hospital e da escola de Loma Linda; e esta será realizada quando todos trabalharem para esse fim. A Palavra de Deus deve ser nosso livro de texto. Na união que se verifica entre o nosso povo podemos ver que Deus está operando em nosso meio. ...

Na escola de Loma Linda muitos podem educar-se para trabalhar como missionários na causa da saúde e da temperança. Devem-se empregar nesta obra educacional os melhores professores - não homens que tenham em elevada estima suas próprias aptidões, mas homens que andem de maneira circunspecta, confiando inteiramente no Senhor. ...

Se os professores de ramos médicos permanecerem em sua posição e lugar, veremos uma boa obra realizada. Minha alma se derrama em fervorosa prece a Deus a fim de que Ele preserve os sinceros de coração de ser extraviados por aqueles que estão, eles próprios, em confusão e trevas.

Devem-se preparar professores para os vários ramos da obra. Importa que se estabeleçam escolas em lugares nos quais não foi realizado nenhum esforço. ... A verdade, a verdade da Bíblia, deve ser apresentada em muitos lugares. Cristo é


MS - Pag. 60  

representado como Se identificando com todos os necessitados que há sobre a Terra, quando diz: "Em verdade vos digo que, quando o fizestes a um destes Meus pequeninos irmãos, a Mim o fizestes." Mat. 25:40.

Todos devem esforçar-se para ampliar sua experiência. Estamos em situação muito crítica; Cristo, porém, identifica-Se com as nossas necessidades. Os cristãos devem aprender diariamente de Cristo. Necessitam-se agora nervos e músculos espirituais para levar princípios corretos a cada cidade, povoado e vila. Devem-se apreciar e cultivar talentos diversos; além do mais, necessitamos de verdadeira sabedoria. Podemos não ver nossa necessidade de nos aconselharmos com Deus; todavia, o cristão verdadeiro, em todos os lugares, indagará qual é a vontade do Senhor com respeito a Seu trabalho individual. ...

A obra de promulgar os princípios da reforma da saúde que o Senhor esboçou para nós, deve ser executada. Quando estudarmos a abnegação de Cristo, e fizermos de Sua vida nosso exemplo, a verdade e a justiça prevalecerão entre nós. Apreciaremos como sendo de maior valor o ornamento de um espírito manso e quieto, que é precioso à vista de Deus. Carta 132, 1908.

As Mulheres Devem Ser Preparadas de Modo Especial

Tenho palavras de instrução para vós e vossos colaboradores, pastores, médicos e conselheiros de Loma Linda. ...

De maneira notável trouxe Deus ao nosso poder algumas das instituições por meio de cuja atuação nos cumpre executar a obra da reforma para a qual fomos chamados como um povo. Neste tempo, cada talento de cada obreiro deve ser considerado como um sagrado depósito a ser usado em estender a obra da reforma. O Senhor me instruiu no sentido de que nossas irmãs que receberam um preparo que as qualificou para posições de responsabilidade devem servir com fidelidade e discernimento em sua vocação, usando sua influência de maneira sábia e, junto com seus irmãos na fé, obter uma experiência que as capacite para maior utilidade ainda. ...

Nos tempos passados o Senhor operou de maneira maravilhosa por intermédio de mulheres consagradas que se uniram em Sua obra com homens a quem Ele escolhera para serem Seus representantes. Ele usou mulheres para alcançar grandes e decisivas vitórias. Mais de uma vez as trouxe Ele em ocasiões de emergência para a frente de batalha e operou por seu intermédio para a salvação de muitas vidas. ...


MS - Pag. 61  

Muitas há que têm habilidade para permanecer com seus maridos na obra do hospital, aplicarem tratamentos nos doentes e falarem palavras de conselho e ânimo a outros. Há as que devem buscar um preparo que as qualifique para fazer a parte de médicos.

Neste ramo do serviço precisa ser feito um trabalho positivo. As mulheres, da mesma forma que os homens, devem receber um preparo médico completo. Devem fazer um estudo especial das doenças comuns às senhoras, para que possam saber como cuidar destas. Considera-se indispensável que os homens que desejam exercer a medicina recebam o amplo preparo necessário para o exercício dessa profissão. É igualmente necessário que as mulheres recebam esse preparo, e consigam seus diplomas atestando seu direito de agir como médicas.

Nossas instituições devem ser especialmente completas em dar às mulheres um preparo que as capacite a agir como obstetrizes. Deveria haver em nossos hospitais senhoras médicas que entendessem bem de sua profissão, e que pudessem atender às senhoras por ocasião do parto. Foi-me dada luz segundo a qual mulheres, e não homens, devem ter a responsabilidade em tais casos. Fui dirigida para o plano bíblico, no qual em tais ocasiões as mulheres faziam a parte do médico. Este plano deve ser seguido por nós; pois é o plano do Senhor.

Repetidas vezes me foi concedida luz de acordo com a qual mulheres devem ser escolhidas e instruídas para este ramo da obra. Chegou o tempo em que devemos enfrentar o assunto claramente. Mais senhoras devem ser preparadas para este trabalho, e assim se pode fechar uma porta à tentação. Não devemos permitir que tentação alguma desnecessária seja colocada no caminho dos médicos e enfermeiros, ou das pessoas em favor das quais eles atuam. Carta 22, 1911.

Nenhum Compromisso

Sou instruída a dizer que em nossa obra educativa não deve haver nenhum compromisso a fim de satisfazer as normas do mundo. O povo que guarda os mandamentos de Deus não deve unir-se com o mundo para manter os vários ramos da obra segundo os planos do mundo e a sabedoria deste.

Nosso povo está agora sendo provado quanto a se obterá sua sabedoria do maior Mestre que o mundo já conheceu, ou se busca o deus de Ecrom. Determinemos não ser atados por


MS - Pag. 62  

um fio sequer aos métodos educativos dos que não discernem a voz de Deus e que não atentam para os Seus mandamentos.

Devemos atentar para a advertência: "Entrai pela porta estreita". Mat. 7:13. Os que andam no caminho estreito estão seguindo os passos de Jesus. A luz do Céu lhes ilumina o caminho.

Daremos ao mundo a idéia de que nossos médicos devem seguir o modelo do mundo antes de estarem qualificados a agir como médicos bem-sucedidos? Esta é a questão que está agora provando a fé de alguns de nossos irmãos. Que nenhum de nossos irmãos ofenda o Senhor defendendo em suas reuniões a idéia de que necessitamos obter dos descrentes educação mais elevada do que a especificada pelo Senhor.

A representação do Grande Mestre deve ser considerada uma revelação toda-suficiente. Os que se acham em nossas fileiras, que se qualificam como médicos só devem receber a educação que esteja em harmonia com estas verdades divinas. Alguns têm ponderado que após receberem alguma atividade em Loma Linda, os estudantes devem terminar seus estudos em colégios do mundo. Isto, porém, não está em harmonia com o plano do Senhor. Deus é nossa sabedoria, nossa santificação e nossa justiça. Devem-se prover condições em Loma Linda a fim de que a necessária instrução em ramos médicos possa ser dada por instrutores que temem ao Senhor e que estão em harmonia com Seus planos para o tratamento dos doentes.

Não tenho nenhuma palavra a dizer em favor das idéias que o mundo tem sobre educação mais elevada em qualquer escola que organizemos para o preparo de médicos. Há perigo em sua vinculação pessoal com instituições mundanas e em trabalharem sob a orientação de médicos mundanos. Satanás está dando suas ordens àqueles aos quais ele tem levado a deixar a fé. Desejo advertir agora que nenhum de nossos jovens se una a instituições médicas mundanas na esperança de conseguir melhor sucesso ou mais forte influência como médico. Carta 132, 1909.

A Parte de Cristo e a Nossa

A obra do Salvador em servir à humanidade sofredora foi sempre combinada com Seu ministério da palavra. Ele pregava o evangelho e curava as enfermidades, ambos pelo mesmo eficaz


MS - Pag. 63  

poder. Ele fará o mesmo hoje; mas devemos fazer nossa parte levando os doentes em contato com o Poderoso Restaurador. O Salvador deixou as cortes da glória e veio ao nosso mundo para suportar a tentação e resistir ao mal, para que o homem obtivesse poder para apoderar-se de Sua força. A alma que vai a Cristo com fé viva recebe Seu poder e é curada de sua enfermidade.

Estamos hoje combinando a obra do ministério com a obra da cura como jamais o fizemos antes. Estamos trabalhando para ensinar o nosso povo a tratar do corpo na enfermidade, a reconquistar a saúde e conservar-se em bom estado quando a saúde é restaurada. Manuscrito 59, 1908.

Verdadeiros Missionários Como Pioneiros

Certa noite fui despertada e instruída a escrever um testemunho específico com relação à obra de nossa escola em Loma Linda. Uma obra sagrada e solene devia ser realizada por aquela escola. Os ensinamentos da reforma da saúde deviam ser realçados clara e brilhantemente, para que todos os jovens que assistiam aprendessem a praticá-los. Todos os nossos educadores devem ser estritos reformadores da saúde. O Senhor deseja que verdadeiros missionários saiam de nossas escolas como pioneiros. Cumpre-lhes ser inteiramente consagrados à obra como cooperadores de Deus, ampliando diariamente sua esfera de utilidade e se tornando mais plenamente santificados pela verdade. A influência de um consagrado professor médico-missionário em nossas escolas é incalculável. Manuscrito 31, 1908.

O Estudante de Medicina

Enquanto se prepara para sua profissão, o estudante de medicina deve ser animado a atingir o máximo desenvolvimento possível de todas as suas faculdades. Os estudos, embora puxados, não precisam, necessariamente, consumir-lhe a saúde física, ou diminuir-lhe o proveito das coisas espirituais. Através do curso de estudos, pode crescer continuamente na graça e no conhecimento da verdade, ao mesmo tempo que pode estar constantemente aumentando o depósito de conhecimentos que o habilitará a ser eficiente profissional.

Aos estudantes de medicina, desejaria dizer: Entrai em vosso curso com a determinação de fazer o que é direito e manter os princípios cristãos. Fugi da tentação, e evitai toda influência para o mal. Preservai a integridade moral. Mantende conscienciosa


MS - Pag. 64  

consideração para com a verdade e a justiça. Sede fiéis nas menores responsabilidades, mostrai-vos acurados e exatos pensadores, possuindo sanidade de coração e retidão, sendo leais a Deus e fiéis à humanidade.

Oportunidades

Acham-se diante de vós as oportunidades; sendo estudiosos e retos, podeis obter educação do mais alto valor. Aproveitai ao máximo os vossos privilégios. Não fiqueis satisfeitos com as realizações comuns; buscai habilitar-vos para preencher posições de confiança em ligação com a obra do Senhor na Terra. Unidos ao Deus de sabedoria e poder, podeis tornar-vos intelectualmente fortes, e progressivamente capazes como ganhadores de almas. Podeis tornar-vos homens e mulheres de responsabilidade e influência se, por vossa força de vontade, aliada ao poder divino, vos empenhardes na obra de adquirir o devido preparo.

Exercitai as faculdades mentais, não negligenciando de maneira alguma o físico. Não permitais que a indolência intelectual vos obstrua o caminho para maiores conhecimentos. Aprendei a refletir da mesma maneira que a estudar, a fim de vossa mente se poder ampliar, fortalecer e desenvolver. Jamais penseis que já aprendestes suficientemente, e que podeis abandonar os estudos. O espírito culto é a medida do homem. Vossa educação se prolongará por toda a vida; deveis aprender todos os dias, pondo em prática o conhecimento adquirido.

Para que vos torneis homens e mulheres dignos de confiança quanto ao trabalho, deve haver um aumento de capacidade, o exercício de cada faculdade, mesmo nas coisas pequenas; então se obtém maior capacidade para assumir responsabilidades maiores. O senso da responsabilidade individual é imprescindível. Pondo em prática o que aprendeis nos dias escolares, não recueis de assumir a parte de encargo que vos cabe por haver riscos, porquanto alguma coisa se deve arriscar. Não deixeis que outros vos sirvam de cérebro. Precisais exercitar as faculdades para fortalecê-las; assim aumentarão os talentos que vos foram confiados, à medida que firme, sistemática, infatigável energia for exercida no desempenho das responsabilidades individuais. Deus quer que acrescenteis, dia-a-dia, pouco a pouco, vosso pecúlio de idéias, procedendo como se os momentos fossem jóias a serem


MS - Pag. 65  

cuidadosamente colhidas e discretamente prezadas. Assim haveis de adquirir amplitude de ideais e vigor intelectual.

Não Desperdiçar as Horas

Deus não exigirá do homem contas mais estritas de qualquer coisa, do que da maneira em que ocupou o tempo. Tendes acaso malbaratado as horas, empregando-as mal? Concedeu-nos Deus a preciosa graça da vida, não para ser empregada em satisfação egoísta. Nossa obra é demasiado solene, demasiado curto o tempo de servir a Deus e a nossos semelhantes, para ser gasto em busca de fama. Oh! se os homens se detivessem, em suas aspirações, justamente onde Deus estabeleceu os limites, quão diverso seria o serviço prestado ao Senhor!

Perfeição

Muitos há tão apressados em galgar às distinções, que saltam alguns degraus da escada e, assim fazendo, perdem a experiência que precisam ter a fim de tornarem-se obreiros inteligentes. Em seu zelo, figura-se-lhes sem importância o conhecimento de muitas coisas. Deslizam pela superfície, não se aprofundando na fonte da verdade, adquirindo assim, mediante lento e penoso processo, a experiência que os habilite a ser de especial auxílio aos outros. Queremos que nossos estudantes do ramo médico sejam homens e mulheres íntegros, e que sintam ser seu dever melhorar todo talento a eles emprestado, de modo a duplicarem por fim o capital que lhes foi confiado.

A luz dada por Deus no sentido médico-missionário, não fará que Seu povo seja considerado inferior em conhecimento da ciência médica, antes os habilitará a colocar-se na maior eminência. Deus quer que eles ocupem a posição de povo sábio e entendido em virtude de Sua presença no meio deles. Na força dAquele que é a fonte de toda sabedoria, toda graça, podem-se vencer defeitos e ignorância.

Um Elevado Alvo

Que todo estudante do ramo médico busque atingir elevada norma. Sob a disciplina do maior de todos os mestres, nossa direção deve tender sempre para o alto, à perfeição. Todos quantos se acham ligados com a obra médico-missionária devem ser discípulos. Nenhum pare, dizendo: "Não posso fazer isto." Diga antes: "Deus exige que eu seja perfeito. Ele


MS - Pag. 66  

espera que eu trabalhe acima de tudo quanto é comum e vulgar, esforçando-me por alcançar o que é de ordem superior."

Não há senão um poder capaz de tornar os estudantes da obra médica aquilo que devem ser, conservando-os firmes - a graça de Deus e o poder da verdade, exercendo salvadora influência na vida e no caráter. Esses alunos, que pretendem servir à humanidade sofredora, não encontrarão, para cá do Céu, um ponto em que cheguem à fortuna. Esse conhecimento que se chama ciência deve ser adquirido, enquanto o que o busca reconhece diariamente que o temor de Deus é o princípio da sabedoria. Tudo quanto fortaleça a mente deve ser cultivado ao máximo da capacidade, ao mesmo tempo que as pessoas devem buscar em Deus sabedoria; pois a menos que sejam guiadas pela sabedoria do alto, tornar-se-ão fácil presa do poder enganador de Satanás. Tornar-se-ão importantes aos próprios olhos, arrogantes e presunçosas.

Integridade dos Estudantes

Os professores de nossa escola de medicina deviam animar os alunos a adquirir todo conhecimento que lhes seja possível, em todos os departamentos. Caso vejam que um aluno é deficiente no cuidado, na compreensão de suas responsabilidades, devem expor francamente a questão a ele, dando-lhe oportunidade de corrigir-se de tais hábitos e alcançar elevada norma.

Os mestres não se deviam desanimar por alguns serem vagarosos no aprender. Tampouco devem desanimar os alunos quando cometem erros. Ao serem estes, bem como os defeitos bondosamente indicados, o aluno, por sua vez, deve sentir-se grato pela instrução que lhe é dada. O espírito altivo, por parte dos alunos, não deve ser animado. Todos devem ser voluntários para aprender, bem como os professores para ensinar, exercitando os alunos na segurança de si mesmos, para serem competentes, cuidadosos, acurados. Estudando sob a liderança de sábios instrutores, unindo-se com eles na participação das responsabilidades, poderão os alunos, com o auxílio dos mestres, galgar o mais elevado lance da escada.

Os alunos devem estar dispostos a trabalhar sob a liderança dos de experiência, a ouvir-lhes as sugestões, seguir-lhes os conselhos, avançando o mais possível no pensar, no preparo, no inteligente empreendimento; jamais, porém, infrinjam eles um regulamento, nem desrespeitem um princípio ligado ao fundamento da instituição. Muito fácil é decair; a desconsideração


MS - Pag. 67  

pelos regulamentos é natural ao coração inclinado ao egoísmo e à satisfação própria. Muito mais fácil é quebrar do que construir. Um aluno descuidoso em suas idéias pode fazer mais para abaixar a norma do que podem fazer para contrabalançar-lhe a desmoralizadora influência dez homens com todos os seus esforços. ...

Sem Orgulho

Os médicos tementes a Deus falam modestamente de sua obra; mas os novatos, de pouca experiência em lidar com a parte física e a espiritual dos homens, falarão muitas vezes jactanciosamente de seus conhecimentos e realizações. Essas pessoas necessitam conhecer-se melhor a si mesmas; tornar-se-ão assim mais inteligentes quanto aos próprios deveres, compreendendo que, em qualquer ramo em que tenham de trabalhar, precisam possuir mente voluntária, espírito diligente, sincero e abnegado zelo em buscar modo de preservar a própria dignidade, mas, mediante atenção e cuidado, vêm a alcançar reputação pela integridade e a exatidão, conquistando ao mesmo tempo, pelo serviço cheio de compassivo interesse, o coração daqueles a quem servem.

Existem, na profissão médica, muitos céticos e ateus que exaltam as obras de Deus acima do Deus da ciência. Relativamente poucos dos que entram nas escolas médicas do mundo saem dali puros e incontaminados. Deixam de tornar-se elevados, nobres, santificados. As coisas materiais eclipsam as celestiais e eternas. Por parte de muitos, misturam-se a fé e os princípios religiosos com os costumes do mundo e suas práticas, e rara é a religião pura e incontaminada. É, porém, o privilégio de todo estudante entrar na escola superior com o mesmo princípio firme, determinado, que tinha Daniel quando entrou na corte de Babilônia, e guardar impoluta a sua integridade, através de seu curso de estudos.

Vitória

A força e a graça de Deus foram providas com imenso sacrifício, para que os homens fossem vitoriosos das sugestões de Satanás, de suas tentações, delas saindo imaculados. A vida, as palavras e o comportamento são os mais poderosos argumentos, o mais solene apelo aos descuidosos, irreverentes e céticos. Sejam a vida e o caráter o forte argumento em favor do cristianismo; então os homens serão forçados a


MS - Pag. 68  

reconhecer, vendo-os, que estivestes com Jesus, e dEle aprendestes.

Não se iludam os estudantes da ciência médica com as artimanhas do diabo, ou com quaisquer de seus astutos pretextos, adotados por tantos para enganar e enredar. Mantende-vos firmes aos princípios. Indagai a cada passo: "Que diz o Senhor?" Dizei firmemente: "Seguirei a luz. Respeitarei e honrarei a Majestade da verdade."

Especialmente os que estão estudando medicina em escolas do mundo se devem guardar contra a contaminação das más influências de que estão continuamente rodeados. Quando seus instrutores são homens sábios segundo o mundo, e os colegas, incrédulos que não têm pensamentos sérios a respeito de Deus, mesmo os cristãos de experiência se acham em risco de ser influenciados por esse convívio irreligioso. Não obstante, alguns têm passado o curso médico e permanecido fiéis aos princípios. Não tomaram parte nos estudos aos sábados; e demonstraram que os homens podem habilitar-se para os deveres de um médico, sem contudo decepcionar a expectativa dos que os animaram a educar-se.

Bem-Estar dos Pacientes

Ao se prepararem obreiros para cuidarem dos enfermos, deve-se impressionar o estudante com a idéia de que seu mais elevado objetivo deve ser sempre buscar o bem-estar espiritual de seus pacientes. Convém-lhe aprender a repetir as promessas da Palavra de Deus e fazer fervorosas orações diárias, enquanto se prepara para o serviço. Ajudai-o a compreender que deve manter sempre a influência bondosa e santificadora do grande Médico-Missionário diante dos pacientes. Se os que estão sofrendo puderem ser impressionados com o fato de que Cristo é seu compassivo e piedoso Salvador, obterão repouso da mente, que é tão necessário à recuperação da saúde.

Educação Preparatória

É devido a estas tentações particulares que nossos jovens têm de enfrentar nas escolas médicas do mundo, que se devem tomar providências para que o curso preparatório e médico seja feito em escolas nossas, sob o comando de professores crentes. Nossas escolas missionárias das maiores Uniões, em várias partes do campo, devem ser aparelhadas de maneira a habilitar nossos jovens a satisfazer as exigências de admissão especificadas pelo Estado quanto aos estudantes de


MS - Pag. 69  

medicina. Devem-se conseguir os melhores talentos, de modo que nossas escolas atinjam a devida norma. Os jovens, e os de mais idade, que julgam seu dever habilitar-se para trabalho que exija passar por certas provas legais, devem poder alcançar em nossas escolas missionárias das Uniões, tudo quanto é necessário a fim de entrar em uma escola de medicina.

A oração operará maravilhas pelos que a ela se entregam, vigiando. Deus deseja que todos nos achemos em posição de esperançosa expectativa. Aquilo que Ele prometeu, isso fará; e conquanto haja exigências legais que tornem necessário que os alunos de medicina façam determinado curso preparatório, nossas escolas superiores devem tomar providências para levar os alunos a alcançarem preparo literário e científico necessário.

E não somente devem nossas maiores escolas missionárias proporcionar essa instrução preparatória aos que pensam em tomar o curso médico, mas também nos cumpre fazer tudo quanto seja essencial para o aperfeiçoamento dos cursos de estudo oferecidos por nossa Escola Médico-Evangelista de Loma Linda. Como foi indicado ao tempo da fundação dessa escola, devemos proporcionar o que for essencial para habilitar nossos jovens que desejem ser médicos, de maneira que se preparem inteligentemente para enfrentar os exames exigidos para demonstrar sua eficiência como médicos. Deve ser-lhes ensinado a tratar com entendimento o caso dos doentes, de modo a impedir-se que qualquer médico sensato imagine que não estamos ministrando em nossas escolas a necessária instrução, própria para habilitar homens e mulheres para o exercício da medicina. Os alunos que se formam precisam progredir continuamente em conhecimento, pois a prática traz a perfeição. ...

Importância do Estudo da Bíblia

Se os estudantes do ramo médico estudarem diligentemente a Palavra de Deus, achar-se-ão muito mais bem preparados para compreender seus outros estudos; pois sobrevém sempre iluminação mediante o diligente estudo da Palavra de Deus. Coisa alguma lhes será tão proveitosa para comunicar à memória capacidade de retenção como o estudo das Escrituras. Compreendam nossos obreiros médico-missionários que, quanto mais relacionados com Deus e com Cristo eles ficarem, e com a história bíblica, tanto mais bem preparados estarão para efetuar sua obra.


MS - Pag. 70  

Classes de Bíblia

Devem-se pôr nas classes de Bíblia fiéis professores, que se esforcem por fazer os alunos compreenderem as lições, não explicando tudo, mas exigindo que os próprios alunos exponham claramente toda passagem que lêem. Lembrem-se esses professores de que pouco benefício se tira com o deslizar pela superfície da Palavra. Ponderada busca e diligente, esforçado estudo são necessários para compreensão dessa Palavra.

Cristo, o grande Médico-Missionário, veio a este mundo com imenso sacrifício, a fim de ensinar a homens e mulheres as lições que os habilite a conhecer devidamente a Deus. Viveu vida perfeita, estabelecendo um exemplo que todos podem com segurança seguir. Estudem nossos alunos de medicina as lições dadas por Cristo. É essencial que tenham clara compreensão dessas lições. Terrível erro seria da parte deles negligenciar o estudo da Palavra de Deus por um estudo de teorias que orientam erroneamente, que desviam a mente das palavras de Cristo para as falácias das produções humanas. Deus quer que todos quantos se professam missionários médico-evangelistas aprendam diligentemente as lições do grande Médico. Assim precisam fazer, caso queiram encontrar descanso e paz. Aprendendo de Cristo, o coração encher-se-lhes-á da paz que Ele unicamente pode dar.

Tornai a Bíblia vosso conselheiro. Vossas relações com ela se estreitarão rapidamente, se mantiverdes a mente livre das escórias do mundo. Quanto mais a Bíblia for estudada, tanto mais profundo será vosso conhecimento de Deus. As verdades de Sua Palavra vos serão escritas na alma, aí deixando indelével impressão.

Estas coisas tem Deus desdobrado perante mim durante anos. Em nossas escolas médico-missionárias precisamos de homens possuidores de profundo conhecimento das Escrituras, homens que possam ensinar a outros, clara e simplesmente, essas lições, da mesma maneira que Cristo ensinava a Seus discípulos aquilo que via ser mais essencial.

E o necessário conhecimento será facultado a todos que se achegam a Cristo, recebendo e praticando-Lhe os ensinos, tornando Sua Palavra parte da própria vida. O Espírito Santo ensina o estudante das Escrituras a julgar todas as coisas pela norma da retidão, da verdade e da justiça. A divina revelação supre-o do conhecimento de que ele necessita. Os que se colocam sob


MS - Pag. 71  

as instruções do grande Missionário Médico, para serem coobreiros Seus, possuirão um conhecimento que o mundo, com todo o seu tradicional saber, não pode proporcionar. Conselhos aos Professores, Pais e Estudantes, págs. 474-484.

Desenvolvimento da Experiência

Crescimento Espiritual

A todo estudante em busca de preparo médico, desejaria dizer: Olhai para além do presente. Desviai-vos das coisas transitórias desta vida, dos empreendimentos egoístas e da satisfação do próprio eu. Para que fim vos procurais educar? Não é para aliviar os sofrimentos da humanidade? À medida que a mente se dilata pelo verdadeiro conhecimento, o coração se aquece pelo senso da bondade, compaixão e amor de Deus. A alma enche-se de fervoroso anseio de dizer aos outros como eles podem cooperar com o grande Obreiro-Mestre. Muito fazeis em vosso próprio benefício, ao comunicar o conhecimento que recebeis. Assim adquirireis mais conhecimento para comunicar, e aumentará vossa aptidão de trabalhar para Deus.

Haverá quem vos sugira que, a fim de ser bem-sucedido em vossa profissão, deveis ser político; precisais, por vezes, de vos desviar da estrita retidão. Estas tentações encontram fácil acolhimento no coração do homem; digo, porém, o que sei. Não vos deixeis enganar ou iludir. Não acaricieis o próprio eu. Não abrais uma porta pela qual o inimigo entre e tome posse do coração. Há perigo no primeiro e mais leve desvio da estrita retidão. Sede leais a vós mesmos. Preservai, no temor de Deus, a dignidade que Ele vos deu. Há grande necessidade de que todo obreiro médico se apodere do braço do Infinito Poder, a ele se conservando apegado.

Ser Verdadeiro

O princípio da esperteza é daqueles que levarão, com certeza, a dificuldades. Aquele que considera o favor dos homens mais desejável que o de Deus, cairá na tentação de sacrificar o princípio pelo ganho e consideração do mundo. Assim se sacrifica de contínuo a fidelidade a Deus. A verdade, a verdade de Deus, deve ser nutrida na alma e mantida na força do Céu, do contrário o poder de Satanás vo-la arrebatará. Não abrigueis nunca o pensamento de que um médico sincero,


MS - Pag. 72  

verdadeiro, não possa ser bem-sucedido. Tal sentimento desonra ao Deus de verdade e justiça. Ele pode ter êxito; pois tem de seu lado a Deus e o Céu. Que todo suborno para dissimular seja inflexivelmente repelido. Mantende a integridade no poder da graça de Cristo, e Ele cumprirá para convosco Sua Palavra.

O estudante de medicina, embora jovem, tem acesso ao Deus de Daniel. Mediante a graça e o poder divinos, poderá tornar-se tão eficiente em sua carreira, como Daniel em sua elevada posição. É um erro, porém, fazer do preparo científico a coisa de suprema importância, negligenciando princípios religiosos que se acham mesmo na base de uma obra bem-sucedida. São louvados como hábeis profissionais muitos homens que desdenham a idéia de precisarem descansar em Cristo quanto à sabedoria para sua obra. Fossem, porém, esses homens que confiam no próprio conhecimento científico, iluminados pela luz celeste, a quanto maior excelência não atingiriam Quanto mais vigorosas seriam suas faculdades, com quanto maior confiança poderiam empreender os casos difíceis O homem que se acha intimamente ligado com o grande Médico, tem à sua disposição os recursos do Céu e da Terra, e pode trabalhar com uma sabedoria, uma infalível precisão que aos ímpios não é dado possuir.

Como Enoque, o médico deve ser um homem que ande com Deus. Isto lhe será uma salvaguarda contra todos os sentimentos enganosos e nocivos que a tantos tornam infiéis e céticos. Praticada na vida e servindo de constante guia no que respeita aos interesses dos outros, a verdade de Deus erguerá em torno da alma os baluartes dos princípios celestes. Deus não deixa passar desapercebidas nossas lutas para manter a verdade. Quando colocamos toda palavra que procede da boca de Deus acima dos métodos do mundo, acima de todos os argumentos de errantes e falíveis homens, seremos guiados a todo bom e santo caminho.

Em sua aceitação da verdade pelos votos batismais, o médico cristão comprometeu-se a representar a Cristo, o Médico-Chefe. Se, porém, ele não tem estrito cuidado de si mesmo, se permite que sejam quebradas as barreiras contra o pecado, Satanás o vencerá com capciosas tentações. Em seu caráter haverá mancha que, por sua má influência, moldará outros espíritos. A paralisia moral do pecado, não somente destruirá aquele


MS - Pag. 73  

que se desvia dos estritos princípios, mas terá força de reproduzir em outros o mesmo mal.

Ser Constante

Não é seguro ser cristãos ocasionais. Cumpre-nos ser semelhantes a Cristo em nossas ações a todo tempo. Então, pela graça, estamos seguros para o tempo e a eternidade. O conhecimento experimental do poder da graça recebida em tempos de prova, é de mais valor do que o ouro e a prata. Ele confirma a fé do que confia e crê. A certeza de que Jesus lhe é um auxílio bem presente, comunica-lhe uma ousadia que o habilita a pegar a Deus em Sua Palavra, nEle confiando com inabalável fé sob as mais probantes circunstâncias.

Nossa única segurança contra o cair no pecado, é manter-nos constantemente sob a modeladora influência do Espírito Santo, empenhando-nos, ao mesmo tempo, ativamente, na causa da verdade e da justiça, cumprindo todo dever dado por Deus, mas não tomando nenhuma responsabilidade que Deus não nos pôs sobre os ombros. Os médicos e estudantes deste ramo, precisam conservar-se firmes sob a bandeira da terceira mensagem angélica, combatendo o bom combate da fé com perseverança e êxito, não se estribando na própria sabedoria, mas na que vem de Deus, revestindo-se da armadura celeste, do equipamento da Palavra de Deus, não esquecendo nunca possuírem um Guia que nunca foi nem jamais será vencido pelo mal.

Estudai Vosso Guia

A todo estudante de medicina que deseje ser uma honra para a causa de Deus durante as cenas finais da história terrestre, eu desejo dizer: Olhai a Cristo, o Enviado de Deus, o qual, neste mundo e na natureza humana, viveu vida pura, nobre e perfeita, estabelecendo um exemplo que todos podem com segurança imitar. O Senhor está a estender a mão a fim de salvar. Respondei ao Seu convite: "Que se apodere da Minha força e faça paz comigo; sim, que faça paz comigo." Isa. 27:5. Com quanta ansiedade não tomará o Salvador a trêmula mão na Sua, segurando-a, cálida e firmemente, até que os pés sejam colocados em terreno vantajoso! ...

Confiai nAquele que compreende a vossa fraqueza. Mantende-vos bem achegados a Cristo; pois o inimigo está pronto a levar cativo todo aquele que negligenciar a vigilância. ...


MS - Pag. 74  

São os jovens que o Senhor chama para Lhe servirem de mão ajudadora. Samuel era uma simples criança quando o Senhor o empregou para realizar uma obra boa, excelente. ...

Aos que, com firme perseverança, se esforçam no sentido de revelar os atributos de Cristo, anjos são comissionados a ampliar a visão de Seu caráter e obra, de Seu poder e graça e amor. Assim se tornam participantes de Sua natureza, crescendo dia a dia até à estatura completa de homens e mulheres em Cristo. A santificação do Espírito manifesta-se no pensamento, na palavra e na ação. Seu ministério é vida e salvação a todos com quem se associam. Acerca desses, declara-se: "Estais perfeitos nEle". Col. 2:10. Conselhos aos Professores, Pais e Estudantes, págs. 485-491.

Cuidado Necessário ao se Encorajar Alunos

Muitos, sabendo quão probantes são os deveres do médico, e quão poucas ocasiões têm eles de se livrarem dos cuidados, mesmo no sábado, não escolherão essa carreira. Mas o grande inimigo está continuamente buscando destruir a obra das mãos de Deus, e são chamados homens de cultura e inteligência para combater seu cruel poder. Necessitam-se de mais homens da verdadeira espécie para devotar-se a esta profissão. Devem-se fazer diligentes esforços para induzir homens capazes a se habilitarem para essa obra. Devem ser homens cujo caráter esteja firmado nos vastos princípios da Palavra de Deus - homens dotados de natural energia, força e perseverança, que os habilitem a alcançar elevada norma de proficiência.

Não é qualquer um que se pode tornar médico de êxito. Muitos assumiram os deveres dessa profissão, em todos os aspectos, mal preparados. Não possuem os conhecimentos exigidos; tampouco são dotados da habilidade e do tato, do cuidado e da inteligência necessários para garantir o êxito. O médico pode trabalhar muito melhor, se possui resistência física. Se é fraco, não pode resistir ao fatigante labor peculiar a sua profissão. O homem de débil constituição, dispéptico, ou falto de domínio de si mesmo, não se pode habilitar a lidar com toda sorte de doenças. Deve-se tomar muito cuidado em não animar pessoas que poderiam ser de utilidade em alguma posição de menos responsabilidade a estudar medicina, com grande dispêndio de tempo e recursos, quando não há fundamento para esperar-se que venham a ter êxito.


MS - Pag. 75  

Fui instruída de que, em vista da probante natureza da obra médico-missionária, os que desejam seguir esse ramo devem ser antes bem examinados por médicos competentes, a fim de verificar se possuem ou não a necessária robustez para resistir ao curso de estudos que devem fazer. Conselhos aos Professores, Pais e Estudantes, págs. 472 e 473.

Um Apelo ao Melhor Talento

Deus pede que os melhores talentos estejam unidos a este centro Loma Linda para o prosseguimento da obra como Ele indicou - não o talento que requer maior salário, mas aquele que se colocará do lado de Cristo para trabalhar segundo Seus métodos. Devemos ter instrutores de medicina que ensinem a ciência de curar sem o uso de drogas. ... Cumpre-nos preparar um grupo de obreiros que sigam os métodos de Cristo. Carta 196, 1908.

A Elevada Espécie da Escola de Loma Linda

Dispomos aqui de vantagens ideais para uma escola e para uma clínica. Há vantagens para os alunos, e grandes vantagens para os pacientes. Fui instruída sobre devermos ter aqui uma escola dirigida de acordo com os princípios das antigas escolas dos profetas. Pode não ser levada avante em todos os sentidos como o são as escolas do mundo, mas deve ser adaptada de modo especial para os que desejam devotar sua vida não a atividades comerciais, senão a serviço desinteressado em favor do Mestre.

Desejamos uma escola da mais elevada espécie - uma escola na qual a Palavra de Deus seja considerada essencial, e onde se ensine a obediência aos Seus ensinamentos. Para levarmos avante uma escola como essa, precisamos ter educadores cuidadosamente escolhidos. Nossos jovens não devem depender inteiramente das escolas nas quais lhes é dito: "Se você quiser terminar os seus estudos, deve fazer este, ou algum outro curso" - cursos que talvez não sejam de nenhuma utilidade prática aos que desejam apenas dar ao mundo a mensagem de saúde e paz de Deus. Na educação que muitos recebem, não existem apenas assuntos desnecessários, mas muita coisa positivamente objetável. Devemos procurar dar instrução que prepare os alunos rapidamente para o serviço aos seus semelhantes.


MS - Pag. 76  

Convém-nos procurar alunos que abram sulcos profundos na Palavra de Deus, e que harmonizem a vida prática com as verdades da Palavra. Seja a educação dada de tal forma que qualifique consagrados jovens para saírem em harmonia com a grande comissão. ...

Os médicos devem obter aqui a sua educação. Cumpre-lhes receber aqui tal modelamento que ao saírem para trabalhar, não busquem obter os mais elevados salários, ou do contrário não fazerem nada. Palavras de E. G. W., 30 de outubro de 1907; Manuscrito 151, 1907.

Quem Deve Dedicar-se

Apenas aqueles cujo coração está repleto do amor de Deus e que revelam lhes haver Cristo outorgado Sua graça para adornar sua profissão como missionários para Ele, devem dedicar-se à obra médico-missionária. Os que seguem este ramo do trabalho missionário devem considerar sua obra como uma vocação elevada e santa. Essa obra lhes é confiada como sagrado depósito; e onde quer que estejam, espera o Senhor que eles revelem a excelência de sua missão. Carta 186, 1903.

Os Alunos Devem Ter Força Moral

Em quase todas as igrejas há jovens, rapazes e moças, que podem ser instruídos quer como enfermeiros quer como médicos. ... Apelaria para que se estudasse esse assunto com oração, que se fizesse esforço especial para escolher aqueles jovens que dão indicação de utilidade e força moral. Conselhos Sobre Saúde, págs. 506 e 507.

Força de Caráter é Necessária

Muitos jovens que se apresentam como estando desejosos de educar-se como médicos não possuem aqueles traços de caráter que os habilitarão a resistir às tentações tão comuns ao trabalho de um médico. Devem ser aceitos unicamente os que dão promessa de tornar-se qualificados para a grande obra de transmitir os princípios da verdadeira reforma de saúde. Special Testimonies, Série B, nº 15, pág. 21.

Sujeito a Autoridade

A primeira indicação de irregularidade na conduta deve ser reprimida, e os jovens devem ser ensinados a ser francos, embora modestos e dignos em todas as suas relações. Importa que sejam


MS - Pag. 77  

ensinados a respeitar as normas justas da autoridade. Caso se recusem a fazer isso, devem ser dispensados, seja qual for a posição que ocupem, do contrário desmoralizarão a outros. Special Testimonies, Série B, nº 16, pág. 3.

Esforço Mental e Físico Proporcionais

Os jovens que são retidos na escola e confinados a intenso estudo não podem ter boa saúde. O esforço mental sem correspondente exercício físico atrai para o cérebro excessiva quantidade de sangue, desequilibrando assim a circulação. O cérebro tem sangue em demasia, ao passo que as extremidades têm muito pouco. As horas de estudo e recreação devem ser reguladas cuidadosamente, e uma parte do tempo deve ser gasta em trabalho físico. Quando os hábitos dos estudantes, de comer e beber, de vestir e dormir, estão em harmonia com a lei física, podem obter educação sem perder a saúde. Deve-se repetir muitas vezes e inculcar na consciência a lição de que a educação será de pouco valor se não houver força física para usá-la depois de ser adquirida.

Os estudantes não devem ter permissão para assumir tantos estudos que não tenham tempo para exercício físico. A saúde não pode ser preservada, a não ser que alguma parte de cada dia seja dedicada à atividade muscular ao ar livre. Horas regulares devem ser dedicadas ao trabalho manual de alguma espécie, algo que ponha em ação todas as partes do corpo. Equilibrai o esforço das faculdades físicas e mentais, e a mente do estudante será refrescada. Se está doente, o exercício físico freqüentemente ajudará o organismo a recuperar a condição normal. Ao saírem os alunos do colégio, devem ter melhor saúde e melhor compreensão das leis da vida do que quando nele entram. A saúde deve ser tão sagradamente cuidada como o caráter.

Mentes Obscuras e Erros Dietéticos

Muitos estudantes são deploravelmente ignorantes do fato de que o regime alimentar exerce poderosa influência sobre a saúde. Alguns nunca fizeram um esforço decidido para controlar o apetite ou para observar regras adequadas quanto à alimentação. Comem demasiado, até nas refeições regulares, e alguns comem entre elas, sempre que surge a tentação. Se os que professam ser cristãos desejam solver estas


MS - Pag. 78  

questões tão intrincadas para eles: por que sua mente é tão obtusa, por que suas aspirações religiosas são tão fracas, em muitos casos não precisam ir além da mesa; pois, se não houver outra, há aí uma causa suficiente.

Muitos separam-se de Deus pela condescendência com o apetite. Aquele que observa a queda de um pardal, que conta até os cabelos da cabeça, assinala o pecado dos que condescendem com o apetite pervertido, à custa da debilitação das energias físicas, do entorpecimento do intelecto e do amortecimento das percepções morais.

Os próprios professores devem dar atenção adequada às leis da saúde, a fim de conservarem suas energias nas melhores condições possíveis, e pelo exemplo, bem como por preceito, exercerem uma influência correta sobre seus alunos. O professor cujas energias físicas estão já enfraquecidas pela doença ou por excesso de trabalho, deve dar especial atenção às leis da vida. Cumpre-lhe dedicar tempo à recreação. Ele não deve assumir responsabilidades além do seu trabalho escolar que o sobrecarreguem de tal maneira, física ou mentalmente, que seu sistema nervoso seja desequilibrado; pois neste caso ele estará incapacitado para lidar com mentes, e não poderá fazer justiça a si mesmo ou a seus alunos.

Nossas instituições de ensino devem ser providas de todos os recursos para instrução com respeito ao mecanismo do corpo humano. Deve-se ensinar aos estudantes a respirar, ler e falar de maneira que o esforço não recaia sobre a garganta e os pulmões, mas sobre os músculos abdominais. Os professores precisam educar-se neste sentido. Nossos alunos devem obter um preparo completo, a fim de poderem entrar na vida ativa com um conhecimento racional da habitação que Deus lhes deu. Ensinai-lhes que devem ser aprendizes por todo tempo que viverem. E enquanto lhes estiverdes ensinando, lembrai-vos de que eles ensinarão a outros. Vossas lições serão repetidas em benefício de muitos outros além dos que se assentam diante de vós dia a dia. Christian Temperance and Bible Hygiene, págs. 81-84, 1890.

Educar na Simplicidade de Cristo

O Senhor instruiu-nos quanto a devermos estar sempre a esforçar-nos em nossas instituições de ensino pela perfeição de caráter a ser encontrada na vida de Cristo e na instrução dEle a Seus discípulos. Em tendo recebido nossa missão da mais alta autoridade, devemos educar, educar, educar na simplicidade de


MS - Pag. 79  

Cristo. Nosso alvo deve ser alcançar a mais elevada norma em todos os aspectos de nosso trabalho. Aquele que curou a milhares com um toque e uma palavra é o nosso Médico. As preciosas verdades contidas em Seus ensinos devem ser a nossa vanguarda e nossa retaguarda.

A norma estabelecida para nossos hospitais e escolas é elevada, e grande responsabilidade repousa sobre os médicos e professores ligados com as nossas instituições. Devem-se fazer esforços para conseguir professores que instruam segundo a maneira de ensinar de Cristo, que considerem isto de mais valor do que quaisquer métodos humanos. Honrem eles as normas educativas estabelecidas por Cristo, e, seguindo-Lhe as instruções, dêem aos seus alunos lições de fé e santidade.

Cristo foi enviado pelo Pai para representar Seu caráter e vontade. Sigamos-Lhe o exemplo de trabalhar para alcançarmos as pessoas onde estão. Os professores que não estão dispostos a harmonizar-se com os ensinos de Cristo, e que seguem os costumes e práticas dos médicos mundanos, estão em desacordo com o encargo que o Salvador nos confiou. Carta 60, 1910.

Avaliar o Custo

Tem-se-me apresentado o fato de que em vossa classe de alunos missionários médicos existem aqueles cujo primeiro trabalho deve ser compreenderem-se a si mesmos, avaliarem o custo e saberem, quando começam a construir, se são capazes de terminar. Não se desonre a Deus levando o homem ao colapso nos processos de educá-lo; pois o homem prostrado, desanimado, é um fardo para si mesmo. Pensar que em qualquer trabalho que ele planeje fazer Deus o susterá, enquanto amontoa estudos sobre si mesmo e se sujeita a exposições que lhe põem em perigo a saúde e a vida, e violam as leis naturais, é contrário à luz que Deus deu. Não se deve abusar da natureza. Ela não perdoará os danos causados à maravilhosa e delicada máquina.

O aluno pálido e fraco é um contínuo descrédito à reforma da saúde. Muito melhor seria saírem os alunos ao ar livre e trabalharem na terra. O exercício é benéfico. Deus deseja que todas as partes do mecanismo humano sejam acionadas. Deve haver horas regulares para trabalhar, para comer, sem calcular o preço exato de cada artigo de alimentação e prover a espécie mais barata. Procurai os artigos alimentares que melhor fazem o calor percorrer a máquina viva. Não existe


MS - Pag. 80  

extravagância alguma em proporcionar os artigos alimentares que possam ser mais bem aceitos e digeridos pelo estômago, e enviados a cada parte do organismo vivo, para que todas possam ser alimentadas.

Ele Deve Conhecer-se a Si Mesmo

Este é o primeiro dever de cada estudante. Ninguém deve delimitar o que supõe seu colega está capacitado a fazer. Arrazoe cada estudante de maneira cabal quanto ao que pode suportar. Cada qual tem uma individualidade que ninguém pode manejar tão bem como ele próprio. Ninguém pode submergir sua identidade na de outrem. Ele deve conhecer-se, e dar a si mesmo uma oportunidade favorável de apresentar-se com uma constituição intacta, uma mente clara, nervos bem equilibrados e uma boa digestão. Com isto estará preparado para fazer a obra para cuja realização ele se qualificou. Caso se desqualifique por imprudência, comendo apressadamente porque dispõe de pouco tempo, ele se está incapacitando para fazer jamais trabalho sadio e vigoroso. ...

Responsabilidades Para com Deus

A primeira obra missionária mais elevada e mais aceitável que o estudante pode realizar é obedecer a Deus em tudo o que empreende, em toda ação da máquina maravilhosa que Deus imaginou na formação do homem. Não deve tratar-se indiferentemente; cumpre-lhe conhecer-se a si mesmo, e trabalhar com um conhecimento racional do que pode fazer, e fazer sem medo de errar, e do que deve evitar ao comer e trabalhar. ... Um estômago desordenado significa uma mente desordenada.

Devo dizer a cada estudante: Precisais tomar-vos a vós mesmos pela mão, e não permitir que ninguém fustigue vossos cansados nervos e músculos para se ajustarem a sua medida individual. Sois feitura de Deus, e com pleno senso de vossa responsabilidade para com Deus, deveis tratar-vos corretamente. Dispensai a vós mesmos tempo adequado para dormir. Aqueles que dormem dão à natureza tempo para construir e reparar as energias gastas do organismo. ...

Sobrecarregar o Corpo

Podeis realizar a melhor obra missionária doméstica cuidando do templo de Deus. ... Não ouseis sobrecarregar esta


MS - Pag. 81  

maravilhosa máquina, para que alguma parte não falhe e leve vosso trabalho a uma paralisação.

Sinto-me penalizada ao serem-me apresentados estudantes que se estão educando para trabalhar em favor da salvação da alma e do corpo dos que perecem ao seu redor, mas que perecerão eles próprios antes que possam executar aquilo para o que se estão esforçando tão ardorosamente. Aprenderão todos os nossos professores e estudantes, antes que vão um pouco mais além, a cuidarem de si mesmos, para que possam cooperar inteligentemente com Deus, levar Sua mensagem, fazer Sua obra, sem ser eliminados no próprio tempo em que são mais necessários?

Trabalho Manual nas Escolas

Em todas as nossas instituições educativas, dever-se-ia ter combinado o trabalho físico e o mental. No vigoroso exercício físico as paixões inferiores encontram um escape sadio e são mantidas nos devidos limites. O exercício saudável ao ar livre fortalecerá os músculos, incentivará a circulação apropriada do sangue, ajudará a preservar o corpo das enfermidades, e será um grande auxílio para a espiritualidade. Por muitos anos me vem sendo mostrado que professores e alunos devem unir-se neste trabalho. Fazia-se isto antigamente nas escolas dos profetas. Carta 116, 1898.

Assuntos Práticos de Estudo

Um devotamento demasiado grande ao estudo, mesmo da verdadeira ciência, gera anormal apetite, o qual se desenvolve à medida que é alimentado. Isto cria o desejo de adquirir mais conhecimento do que é essencial para efetuar a obra do Senhor. A perseguição do conhecimento meramente por amor dele desvia a mente da devoção para com Deus, impedindo o progresso no sentido da santidade prática. ... O Senhor Jesus só comunicava a medida de instrução que podia ser utilizada. ... A mente dos discípulos era muitas vezes estimulada pela curiosidade; mas em vez de satisfazer-lhes o desejo de conhecer coisas que não eram necessárias para levar devidamente avante seu trabalho, abria-lhes novas direções de idéias ao espírito. Ele lhes dava muito das necessárias instruções quanto à piedade prática. ...

Intemperança no Estudo

A intemperança no estudo é uma espécie de intoxicação,


MS - Pag. 82  

e aqueles que com ela condescendem, à semelhança do bêbado desviam-se das verdades seguras, e tropeçam e caem nas trevas. O Senhor quer que todo estudante conserve em mente que devemos ter em vista, unicamente, a glória de Deus. Ele, o estudante, não deve consumir e gastar as faculdades mentais e físicas em buscar obter todo conhecimento possível das ciências, mas cumpre-lhe conservar o brilho e o vigor de todas as suas energias para se empenhar na obra que o Senhor lhe designou em auxiliar pessoas a encontrar a vereda da justiça. Conselhos aos Professores, Pais e Estudantes, págs. 405 e 406.

Não Divertimento, mas Obra Consagrada

Alguns há que acham que, se há prosperidade aqui Loma Linda, será necessário organizar alguma diversão. Que pensamentos como estes não sejam alimentados. Antes permiti que as pessoas vejam que tendes a mente voltada para a utilidade e o dever, e isto para a salvação da alma. Os divertimentos que tomam o tempo, apenas para satisfação própria, não valem a pena. ...

Alguns pensarão que, pelo fato de termos diversões aqui, obteremos mais influência. O que desejamos, porém, é prosseguir firmemente, com as mãos a se apoderarem fortemente da promessa divina, crentes em que Cristo dirigirá, orientará, abençoará, e colocará o selo celestial sobre nosso trabalho. Não considereis que não haja bastante em tudo o que temos para fazer em favor de Cristo e do Céu, neste lugar, e que deveis buscar fora da obra que Deus nos confiou algum divertimento. Não façais isso; pois não se harmonizará com o exemplo de Cristo. Permanecei inabaláveis a favor de Deus. Dizei aos alunos: Temos aqui Riverside e outros lugares. Se desejais fazer um bom trabalho, tomai nossas publicações e levai-as a estes lugares. Realizai reuniões, e permiti que o povo veja que tendes ligação viva com o Céu. Manuscrito 9, 1911.

Trabalho Missionário

Incentivai os alunos a maior atividade no trabalho missionário enquanto estão fazendo seus estudos. Manuscrito 53, 1909.

Não Seja Suplantada a Verdade

Autorizam-se os alunos a irem para a escola por um certo período de tempo, a fim de adquirirem conhecimento científico; ao fazerem isto, porém, devem eles considerar suas necessidades físicas, e buscar sua educação de maneira que não prejudiquem no mínimo que seja o templo do corpo. Cuidem eles


MS - Pag. 83  

em não condescender com qualquer prática pecaminosa, nem se sobrecarregarem com demasiadas matérias, nem se tornarem tão absorvidos na dedicação a seus estudos que a verdade seja suplantada e o conhecimento de Deus expulso da alma, pelas invenções de homens.

Seja cada momento dedicado ao estudo um momento no qual a alma se ache consciente de suas responsabilidades dadas por Deus. Não haverá então necessidade de se ordenar que os alunos sejam verdadeiros e justos, e preservem sua integridade de alma. Eles respirarão a atmosfera do Céu, e toda atividade será inspirada pelo Espírito Santo, e serão reveladas eqüidade e justiça.

Se, porém, o corpo é negligenciado; se são gastas em estudo horas impróprias; se a mente é sobrecarregada; se são deixadas sem uso e se tornam enfraquecidas as energias físicas, então a máquina humana se entrava, e os assuntos essenciais ao nosso futuro bem-estar e paz eterna são negligenciados. O conhecimento de livros torna-se todo importante, e Deus é desonrado. ...

Muitos se estão arruinando física, mental e moralmente por dedicação excessiva aos estudos. Eles se estão defraudando a si mesmos para o tempo e a eternidade por meio da prática de hábitos de intemperança ao procurarem obter educação. Estão perdendo o seu desejo de aprender, na escola de Cristo, lições de mansidão e humildade de coração. Cada momento que passa está cheio de resultados eternos. Integridade será o resultado certo de seguir no caminho da justiça. Special Testimonies on Education, págs. 126 e 127.

Conselho aos que Têm Capacidade

de Resistência Limitada

Em virtude do caráter difícil da obra médico-missionária, fui instruída no sentido de que, os que desejam seguir este ramo, devem primeiro ser cabalmente examinados por médicos competentes, para se certificarem se têm ou não a energia necessária para suportar o curso pelo qual devem passar na escola de preparo.

Caso não estejam capacitados a cuidar de um ramo do trabalho mental que abrange um período de dois, três ou cinco anos, conforme o caso, deve-se-lhes dizer isto, e aconselhá-los a passarem suas férias de verão em trabalho ao ar livre; ou, se incapazes de resistir ao esforço do constante trabalho escolar, devem ser aconselhados a gastar muito do seu tempo em trabalho ao ar livre, e estudar por si mesmos os livros. Se forem cuidadosos em se exercitarem suficientemente, a mente estará


MS - Pag. 84  

clara para apreender os assuntos que estudarem sozinhos, e seu progresso será rápido. Esforcem-se eles para tratar dos enfermos, ao terem oportunidade, pondo em prática a teoria conseguida do estudo de livros. Fui instruída no sentido de que em muitos casos se obtém mais conhecimento prático dessa maneira do que por meio de um longo curso em uma escola de medicina. Manuscrito 123, 1902.

Nossa Relação Para com as Exigências Legais

Algumas perguntas me têm sido feitas quanto à nossa relação para com as leis que regem os profissionais de medicina. Precisamos agir com inteligência, pois o inimigo deve sentir-se feliz em impedir o nosso trabalho, de maneira que nossos médicos tenham apenas uma influência limitada. Alguns homens não agem no temor de Deus, e podem procurar levar-nos a problemas, colocando-nos sobre o pescoço jugos que não poderíamos consentir em levar. Não podemos submeter-nos a regulamentos nos quais está envolvido o sacrifício de princípios; pois isto põe em perigo a salvação de pessoas.

Mas sempre que possamos concordar com a lei local sem colocar-nos numa posição insegura, devemos fazer isso. Leis sábias foram concebidas a fim de proteger as pessoas contra a imposição de médicos desqualificados. Cumpre-nos respeitar essas leis, pois nós mesmos somos por elas protegidos de artifícios presunçosos. Manifestássemos oposição a essas exigências, contribuiríamos para restringir a influência de nossos médicos-missionários.

Devemos considerar de maneira cuidadosa o que se acha envolvido nesses assuntos. Se há condições que não poderíamos aceitar, devemos esforçar-nos para conciliar estes assuntos, de maneira que não haja forte oposição aos nossos médicos. O Salvador recomenda-nos ser prudentes como as serpentes, e simples como as pombas.

O Senhor é nosso Guia e Professor. Ele nos ordena a não nos associarmos com os que não conhecem a Deus. "Certamente guardareis Meus sábados, porquanto isso é um sinal entre Mim e vós nas vossas gerações." Êxo. 31:13. Associai-vos com os que honram a Deus guardando os Seus mandamentos. Se parte de nosso povo a recomendação de que nossos obreiros devem buscar sucesso considerando como essencial a educação que o mundo dá, estamos virtualmente dizendo que a influência que o mundo dá é superior à que Deus dá. Deus será desonrado por


MS - Pag. 85  

semelhante conduta. Ele tem pleno conhecimento da fé, certeza e confiança que Seu professo povo tem em Sua providência.

Nossos obreiros devem tornar-se entendidos quanto à vida e à maneira de trabalhar de Cristo. O Senhor ajudará os que desejam cooperar com Ele como médicos, caso eles se tornem discípulos dEle em como trabalhar em favor dos sofredores. Por seu intermédio, exercerá Ele o Seu poder em prol da cura dos doentes.

Cooperação com o Grande Médico

A intemperança e a impiedade estão aumentando por toda parte. A obra de temperança deve começar em nosso próprio coração. E a obra do médico deve começar com uma compreensão das obras e ensinos do grande Médico. Cristo deixou as cortes do Céu a fim de que pudesse ministrar aos enfermos e sofredores da Terra. Cumpre-nos cooperar com o Médico por excelência, andando com toda humildade de espírito diante dEle. Então o Senhor abençoará os nossos grandes esforços para aliviar a humanidade sofredora. Não é por meio de uso de drogas venenosas que se fará isso, senão pelo uso de remédios simples. Devemos procurar corrigir os hábitos e práticas errados, e ensinar lições de renúncia. A condescendência com o apetite é o maior mal com o qual temos que contender.

A verdade trazida à luz por Cristo ensina que, pela obediência à verdade como é em Jesus, a humanidade pode compreender o poder para vencer as corrupções que pela concupiscência há no mundo. Por meio da fé viva nos méritos de Cristo pode a alma ser convertida e transformada à semelhança de Cristo. Os anjos de Deus estarão ao lado dos que com humildade de espírito aprendem diariamente as lições ensinadas por Cristo. Carta 140, 1909.

<< Capítulo Anterior Próximo Capítulo >>