Medicina e Salvação

CAPÍTULO 12

A Prevenção de Enfermidades e sua Cura por Métodos Racionais

MS - Pag. 221  

Prevenção e Cura por Métodos Racionais

Prevenção de Enfermidades

A diferença entre prevenção e cura não tem sido considerada suficientemente importante. Ensinai ao povo que é melhor saber como manter-se bem do que como curar as enfermidades. Nossos médicos devem ser sábios educadores, advertindo a todos contra a condescendência própria, mostrando que a abstinência das coisas que Deus proibiu é o único modo de evitar a ruína do corpo e da mente. Manuscrito 99, 1902.

Ensinar Fisiologia

O Criador do homem dispôs a maquinaria viva de nosso corpo. Toda função é maravilhosa e sabiamente desempenhada. E Deus Se encarregou de manter esta máquina humana em saudável função se o instrumento humano obedecer a Suas leis e cooperar com Deus. Cada lei que governa a maquinaria humana deve ser considerada tão verdadeiramente divina em sua origem, caráter e importância, como a Palavra de Deus. Cada descuido, ação desatenta, qualquer abuso para com o maravilhoso mecanismo do Senhor, por desconsiderar Suas leis específicas na humana habitação, é uma violação da lei de Deus. Podemos contemplar e admirar a obra de Deus no mundo natural, mas a habitação humana é a mais maravilhosa.

Desde o primeiro alvorecer da razão, a mente humana deve tornar-se inteligente com respeito à estrutura física. Aqui Jeová deu uma amostra de Si mesmo; pois o homem foi feito à imagem de Deus. É obra determinada de Satanás destruir a imagem moral de Deus no homem. Ele procura fazer da inteligência do homem - seu mais alto e mais nobre dom - o mais destrutivo instrumento para poluir com o pecado tudo que toca. Manuscrito 3, 1897.

Educar o Enfermo

O primeiro trabalho de um médico deve ser educar o doente e o sofredor na justa direção que ele deve seguir para evitar a doença.


MS - Pag. 222  

Pode ser efetuado o maior bem procurando esclarecer a mente de todos a quem possamos ter acesso, quanto ao melhor modo a seguirem para prevenir a doença e o sofrimento, e constituições alquebradas, e mortes prematuras. Aqueles, porém, que não gostam de empreender trabalho que lhes sobrecarregue as faculdades físicas e mentais, estarão prontos a receitar drogas, as quais lançam no organismo humano a base para um mal duas vezes maior do que aquele que pretendem haver curado.

O médico que tiver força moral para arriscar sua reputação esclarecendo o entendimento por meio de fatos simples, mostrando a natureza da doença e a maneira de evitá-la, e o costume perigoso de recorrer a drogas, terá uma difícil escalada, mas viverá e deixará viver. ... Caso seja um reformador, ele falará claramente com relação aos falsos apetites e à ruinosa condescendência consigo mesmo no que respeita a vestir, comer e beber, à sobrecarga de efetuar grande quantidade de trabalho em determinado tempo, coisas que têm influência prejudicial no temperamento, nas faculdades físicas e mentais. ...

Hábitos adequados, corretos, observados inteligente e perseverantemente, removerão a causa das doenças, e não haverá necessidade de recorrer às drogas fortes. Muitos prosseguem de um passo a outro com suas condescendências não naturais, o que conduz a um estado de coisas tão antinaturais quanto possível.

Estimulantes e Narcóticos

O uso de chá, café e narcóticos, ópio e fumo, tem acarretado sobre os seres humanos enfermidades de toda classe e de todo tipo. Essas danosas condescendências têm de ser sustadas, e não somente uma, mas todas; pois todas são maléficas e ruinosas às faculdades físicas, mentais e morais, e devem ser interrompidas do ponto de vista da saúde. O comum uso da carne tem tido influência destruidora sobre as qualidades morais, bem como sobre a constituição física.

Agravos da saúde numa variedade de formas, se se pudesse determinar a causa, revelariam o resultado certo do uso da carne como alimento. O abandono do uso da carne, com pratos saudáveis preparados com gosto para tomar o lugar de alimentos cárneos, poria um número bem grande de doentes e sofredores numa melhor posição de recobrar a saúde, sem o uso de drogas. Mas se o médico encoraja um regime cárneo a seus doentes, estará então criando a necessidade do uso de drogas. ...


MS - Pag. 223  

As drogas têm sempre a tendência de debilitar e destruir as forças vitais, e a natureza torna-se tão claudicante em seus esforços, que o enfermo morre, não porque tivesse de morrer, mas porque a natureza foi violentada. Tivesse a natureza sido deixada sozinha, e teria dedicado os seus melhores esforços para salvar a vida e a saúde. A natureza não necessita de nenhum desses auxílios que, dizem muitos, lhe têm dado. Aliviai os fardos que lhe foram impostos, segundo o costume e as modas deste século, e vereis em muitos casos a natureza endireitar-se a si mesma. O uso de drogas não é favorável nem natural em relação às leis da vida e da saúde. A medicação por meio de drogas dá à natureza dois pesos para conduzir, em lugar de um. Ela fica com duas sérias dificuldades para vencer, em lugar de uma.

Existe agora positiva necessidade, mesmo por parte dos médicos, reformadores no sentido do tratamento da doença, de que sejam feitos maiores esforços para levar avante e acima a obra por eles próprios, e para instruir com interesse os que deles esperam capacidade médica para verificar a causa das suas enfermidades. Eles lhes devem chamar a atenção de modo especial para as leis estabelecidas por Deus, as quais não podem ser impunemente violadas. Eles se detêm muito nos efeitos da doença, mas, em regra geral, não despertam a atenção para as leis que devem ser sagrada e inteligentemente obedecidas, a fim de evitar as enfermidades.

O Exemplo do Médico

Se o médico não tem sido correto em suas práticas dietéticas; se seu próprio apetite não é limitado a um regime simples, saudável, descartando em grande medida o uso de carnes..., mais depressa ele disciplinará e educará o gosto e o apetite de seus pacientes no amor a coisas que ele aprecia, do que lhes ensinará os saudáveis princípios da reforma de saúde. Receitará carnes para os pacientes, quando esta é a pior dieta que poderiam ter. Ela estimula, mas não comunica forças.

A natureza necessitará de alguma assistência para pôr as coisas em seu devido lugar, e esta assistência pode encontrar-se nos remédios mais simples, especialmente aqueles que a própria Natureza provê: ar puro, e com o precioso conhecimento de como respirar; água pura, com o conhecimento de como aplicá-la; abundância de luz solar em cada cômodo da casa, se possível, e com o conhecimento inteligente de que vantagens se podem tirar de seu uso. Todos esses são poderosos em


MS - Pag. 224  

sua eficiência, e os pacientes que tiverem alcançado o conhecimento de como comer e vestir-se de modo saudável, podem viver para o conforto, a paz e a saúde, e não serão induzidos a pôr em seus lábios drogas que, em lugar de ajudar a natureza, paralisam suas faculdades. Se os enfermos e sofredores fizerem apenas o melhor que sabem com relação a viver os princípios da reforma de saúde perseverantemente, em nove casos de cada dez ficarão livres de seus males.

Obediência às Leis da Natureza

Os fracos e sofredores precisam ser instruídos mandamento sobre mandamento, regra sobre regra, um pouco aqui, um pouco ali, até que tenham consideração pela lei que Deus fez para controlar o organismo humano, e vivam em obediência a essa lei. Os que pecam contra o conhecimento e a luz, e recorrem à habilidade de um médico na administração de drogas, estarão perdendo de contínuo sua segurança à vida. Quanto menor for a dosagem de drogas, mais favorável será sua recuperação à saúde. Drogas, em lugar de ajudar a natureza, estão de contínuo paralisando os seus esforços. ...

Eles não analisam os seus anteriores hábitos no comer e beber, e não anotam de modo especial seus hábitos errôneos que por anos têm estado a lançar as bases da enfermidade. Médicos conscienciosos devem estar preparados para esclarecer os que são ignorantes, e devem com sabedoria dar suas receitas, proibindo em seu regime aquilo que sabem ser errado.

Devem claramente indicar as coisas que consideram atentatórias às leis da saúde, e deixar que esses sofredores procedam conscienciosamente para fazer por si mesmos o que podem fazer, colocando-se deste modo na correta relação para com as leis da vida e da saúde. Quando, partindo de uma consciência esclarecida, fizerem do melhor modo aquilo que sabem fazer, a fim de preservar a saúde, podem então em fé olhar para o Grande Médico, que é o restaurador tanto do corpo como da alma.

Somos reformadores da saúde. Devem os médicos ter sabedoria e experiência, sendo integrais reformadores da saúde. Então estarão constantemente educando por preceito e exemplo os seus pacientes a deixarem as drogas; pois sabem muito bem que o uso de drogas pode produzir no momento resultados favoráveis, mas implantarão no organismo aquilo que produzirá grandes dificuldades no futuro, e de que talvez


MS - Pag. 225  

jamais se recuperarão durante o transcurso de toda a sua vida. A natureza precisa ter uma oportunidade de realizar o seu trabalho. Devem-se remover as obstruções, dando-lhe a oportunidade de exercer suas forças restauradoras, o que ela certamente fará, se se removerem os abusos e for-lhe dada uma justa oportunidade.

Confiança nos Remédios da Natureza

Os doentes devem ser ensinados a confiar nas grandes bênçãos que Deus proveu na Natureza; e os mais eficazes remédios para as enfermidades são água de boa qualidade, a abençoada luz solar dada por Deus e que deve penetrar nos quartos dos doentes, a vida ao ar livre tanto quanto possível, com saudáveis exercícios, o comer e o beber alimentos preparados do modo mais saudável. ...

Há em nosso mundo muitos, muitos afligidos com o veneno do tabaco. ... O médico, se não é um neófito, pode fazer um retrospecto dos efeitos até sua verdadeira causa, mas não ousa proibir o seu uso, porque tolera-o em si mesmo. Alguns, de modo inseguro, indeciso, aconselham os usuários de fumo a utilizar menos deste narcótico; mas não lhes dizem: Esse hábito vos está matando. Receitam drogas para curar uma enfermidade que é o resultado da condescendência com apetites pervertidos, e dois males são produzidos em vez de remover-se um.

Milhares precisam ser instruídos paciente, bondosa e ternamente, mas de modo decidido, de que nove décimos de suas queixas são criadas por sua própria conduta. ...

Condescendência Própria, Causa de Doenças

Alguns não têm a coragem moral de perseverar no temor do Senhor. Há mesmo entre os que têm entendimento das leis da vida e da saúde, uma constante e egoísta tolerância em relação às coisas que são prejudiciais tanto à alma como ao corpo. Há intemperança no comer, e na multiforme variedade de alimentos tomados numa só refeição. Há na preparação do alimento misturas não saudáveis que fermentam no estômago, e causam grande incômodo. E contudo eles prosseguem, continuando sua tolerância, o que lança o fundamento para numerosas dificuldades. Se tais pessoas tivessem domínio próprio, e aprimorassem o gosto para comer somente o que o sofrido estômago pode assimilar, e assimilará, evitariam grandes


MS - Pag. 226  

despesas com contas de médicos, e se poupariam grandes sofrimentos. ...

Instruir os que são ignorantes com respeito a essas coisas é a obra do médico. Deve haver escolas de preparo para instruir enfermeiras e preparar as mentes para que sintam o perigo e vejam a importância de introduzir habilidade e tato no preparo de alimentos que substituirão o regime cárneo. Esta espécie de educação compensará no final. Deve-se usar sabedoria para não remover-se de vez o alimento cárneo dos que têm estado a fazer uso dele habitualmente, mas educar a mente para que veja a importância do uso de alimentos saudáveis. Manuscrito 22, 1887.

A Lei da Fé e das Obras

A graça de Deus é sempre reformatória. Todo ser humano está numa escola, onde deve aprender a abandonar toda prática nociva e obter o conhecimento do que pode fazer por si mesmo. Os que não atendem a essas coisas, que não tomam precauções em relação a obter ar puro para respirar e água pura para beber, não podem ficar livres de enfermidades. Seu organismo é poluído e a estrutura humana é danificada.

Tais pessoas são descuidadas, indolentes, presunçosas e autodestruidoras. O conhecimento se espalha ao longo do seu caminho, mas eles recusam apoderar-se dos raios de luz, dizendo que confiam em Deus. Mas fará Deus aquilo que deixou para que eles façam? Suprirá sua negligência? Fechará os olhos a sua voluntária ignorância e fará grandes coisas por eles, restaurando alma, corpo e espírito, enquanto eles desatendem aos mais simples agentes, cujo uso lhes propiciaria saúde? Enquanto dia a dia condescendem com o apetite mediante o comer a quilo que produz enfermidades, podem esperar que o Senhor opere um milagre para restaurá-los? Esta não é maneira do Senhor agir. Fazendo isto eles tornam o Senhor absolutamente igual a eles mesmos. Fé e obras vão juntas. ...

Examine cada um o seu próprio coração, para ver se não está acariciando o que é positivo dano para si, e se em lugar de abrir o coração para que Jesus, o Sol da Justiça entre, não se está queixando da carência do Espírito de Deus. Que essas pessoas descubram os seus ídolos e os lancem fora. Separem-se de todo hábito não saudável no comer e beber. Que ponham


MS - Pag. 227  

sua prática diária em harmonia com as leis da Natureza. Mediante o fazer, assim como o crer, criar-se-á em torno de sua alma uma atmosfera que será um cheiro de vida para a vida. Manuscrito 86, 1897.

Combater as Enfermidades por Métodos Simples

Nosso povo deve tornar-se esclarecido no tratamento de enfermidades sem o auxílio de drogas venenosas. Muitos devem procurar obter a instrução que os capacitará a combater enfermidades em suas variadas formas, mediante os métodos mais simples. Têm ido para a sepultura em virtude do uso de drogas venenosas, milhares que poderiam ter sido restaurados à saúde mediante métodos simples de tratamento. O tratamento pela água, sábia e habilidosamente aplicado, pode ser o meio de salvar muitas vidas.

Una-se o diligente estudo com tratamentos cuidadosos. Sejam feitas orações de fé ao lado da cama dos enfermos. Que estes sejam encorajados a clamar para si as promessas de Deus. "A fé é o fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não vêem." Heb. 11:1. Cristo Jesus, o Salvador dos homens, deve ser introduzido em nossos labores e concílios cada vez mais. Carta 15, 1911.

Princípios de Higiene

Nossos hospitais devem ser dirigidos segundo métodos higiênicos. A luz que Deus concedeu sobre enfermidades e suas causas, deve ser tida em demorado estudo, pois são os hábitos errôneos na condescendência para com o apetite e a falta de atenção quanto ao cuidado do corpo que afetam o povo. Hábitos de limpeza, cuidado naquilo que é introduzido na boca, devem ser observados.

É melhor não dizer aos pacientes que carnes jamais devam ser usadas; mas a razão e a consciência devem ser despertadas com respeito à autopreservação e pureza em relação a todo apetite pervertido. Eles podem aprender a apreciar uma dieta que é saudável e abstencionista, consistindo em frutas, grãos e verduras.

Medicação por Drogas

A medicação por drogas deve ser abandonada. Neste ponto a consciência do médico deve ser sempre mantida sensível, fiel e pura. Devemos guardar-nos da inclinação para usar drogas venenosas, que matam se não curam. Coisas me têm sido apresentadas em referência ao uso de drogas. Muitos têm sido


MS - Pag. 228  

tratados com drogas e o resultado tem sido a morte. Nossos médicos, por praticarem medicação com drogas, têm perdido muitos casos que não precisavam ter sido fatais se tivessem deixado suas drogas fora do quarto do enfermo.

Casos de febre têm sido perdidos quando, tivessem os médicos deixado inteiramente fora o seu tratamento com drogas, tivessem posto sua engenhosidade a trabalhar, e sábia e persistentemente usado os próprios remédios do Senhor, abundância de ar e de água, os pacientes teriam sido recuperados. O descuidado uso dessas coisas que deviam ser evitadas tem decidido o caso dos enfermos.

O experimento com drogas é um negócio muito dispendioso. Paralisia do cérebro e da língua é muitas vezes o resultado, e as vítimas morrem de morte antinatural, quando, se tivessem sido tratadas perseverantemente, com incansável diligência, com água quente e fria, compressas quentes, enfaixamento, e envolvimento em lençóis úmidos, poderiam estar vivos hoje.

Não deve ser introduzida no organismo humano coisa alguma que deixe atrás um efeito maléfico. E esclarecer sobre esse assunto e fazer tratamento natural é a razão que me foi dada para estabelecer casas de saúde em vários lugares.

Tenho-me sentido penalizada quando muitos estudantes são animados a ir onde receberiam instrução sobre o uso de drogas. A luz que tenho recebido sobre o assunto de drogas é inteiramente diferente do uso que delas se faz nessas escolas ou nas casas de saúde. Precisamos ficar esclarecidos sobre esses assuntos.

Os nomes complicados dados a medicamentos são usados para encobrir o assunto, de modo que ninguém saiba o que lhes é administrado, a menos que consulte um dicionário. ...

Aos doentes devem ser fornecidos alimentos bons, saudáveis; cumpre observar total abstinência de todas as bebidas intoxicantes; as drogas devem ser rejeitadas e seguidos métodos racionais de tratamento. Não se deve dar aos doentes álcool, chá, café, nem drogas; pois esses deixam sempre atrás de si vestígios maléficos. Observando essas regras, muitos que foram desenganados pelos médicos podem recobrar a saúde.

Nesta obra os instrumentos divinos e humanos podem cooperar na salvação de vidas, e Deus acrescentará Sua bênção. Muitos sofredores que não são de nossa fé virão às nossas


MS - Pag. 229  

instituições para receber tratamento. Aqueles cuja saúde foi arruinada por pecaminosa condescendência, e que têm sido tratados por médicos até que as drogas administradas já não fazem efeito, virão; e serão beneficiados.

O Senhor abençoará as instituições dirigidas de acordo com os Seus planos. Ele cooperará com cada médico que fiel e conscienciosamente se empenhe nesta obra. Ele entrará nos aposentos dos enfermos. Ele dará sabedoria aos enfermeiros. Manuscrito 162, 1897.

Sementes de Morte

Quando compreenderdes a fisiologia em seu mais verdadeiro sentido, vossas receitas de drogas serão muito menores, e finalmente deixareis por completo de distribuir drogas. O médico que pratica a medicação por drogas, mostra que não compreende a delicada maquinaria do organismo humano. Está introduzindo no organismo uma semente que jamais perderá suas propriedades destruidoras, ao longo de toda a vida. Digo-vos isto porque não me atrevo a calar-me. Cristo pagou muitíssimo pela redenção do homem para que o corpo deste seja assim tão cruelmente tratado como tem sido pela medicação com drogas.

Anos atrás o Senhor revelou-me que deviam ser estabelecidas instituições para tratamento dos doentes sem emprego de drogas. O homem é propriedade de Deus, e a ruína causada à habitação viva, o sofrimento trazido pelas sementes de morte semeadas no organismo humano, são uma ofensa a Deus. Carta 73, 1896.

Milhares Podem Recuperar-se

Milhares de pessoas enfermas poderiam recuperar a saúde se, em vez de dependerem da farmácia para viver, desfizessem-se de todas as drogas, e vivessem com simplicidade, sem usar chá, café, licores nem condimentos que irritam o estômago e o enfraquecem, deixando-o incapaz de digerir sequer os alimentos simples, sem estímulos. O Senhor está disposto a fazer Sua luz brilhar em raios claros, distintos, a todos quantos se achem fracos e débeis.

Verduras, frutas e cereais devem compor nosso regime alimentar. Nem um grama de carne deve entrar em nosso estômago. O comer carne é antinatural. Devemos voltar ao propósito original de Deus na criação do homem. Manuscrito 115, 1903.


MS - Pag. 230  

O que Podemos Fazer por nós Mesmos

Em relação àquilo que podemos fazer por nós mesmos: Há um ponto que requer cuidadosa, meditada consideração. Preciso familiarizar-me comigo mesmo. Preciso ser sempre um estudioso de como cuidar deste edifício, o corpo que Deus me deu, de modo que o preserve nas melhores condições de saúde. Preciso alimentar-me com aquilo que for para o meu melhor bem fisicamente, e devo tomar especial cuidado em vestir-me de tal modo que promova uma saudável circulação do sangue. Não devo privar-me de exercício e ar. Devo desfrutar toda a luz solar que me for possível. Devo ter sabedoria para ser um fiel guarda de meu corpo.

Eu estaria fazendo uma coisa muito pouco sábia se entrasse num quarto frio quando estou transpirando; estaria me mostrando um mordomo imprudente se me permitisse sentar-me onde houvesse uma corrente de ar, e assim expor-me a um resfriado. Eu não seria sábio se me sentasse com os pés e membros frios, e assim permitisse que o sangue afluísse das extremidades para o cérebro ou para os órgãos internos. Devo proteger sempre os meus pés em tempo frio. Devo comer regularmente do mais saudável alimento, que me proporcione a melhor qualidade de sangue, e não devo trabalhar com intemperança, se estiver em meu poder evitá-lo. E quando violo as leis que Deus estabeleceu em meu ser, devo arrepender-me e reformar-me, e colocar-me na mais favorável condição, sob o cuidado dos médicos providos por Deus: ar puro, água pura, e a preciosa e restauradora luz solar.

Presunção e Indolência

Se negligenciarmos fazer aquilo que está ao alcance praticamente de cada família, e pedirmos ao Senhor que alivie nossas dores, quando somos demasiado indolentes para fazer uso dos remédios que estão ao nosso alcance, isto é simples presunção. O Senhor espera de nós que trabalhemos para conseguir o alimento. Ele não promete que faremos a colheita, a menos que quebremos os torrões, aremos o chão e o cultivemos para produzir. Então o Senhor envia a chuva, a luz do sol e as nuvens para fazer que a vegetação floresça. Deus opera e o homem coopera com Deus. Então há uma semeadura e uma colheita. Deus faz que cresça a erva no campo para uso do homem, e se compreendermos a natureza dessas raízes e ervas, e


MS - Pag. 231  

fizermos correto uso delas, não haverá necessidade de correr para o médico tão freqüentemente, e as pessoas estariam em muito melhor condição de saúde do que estão hoje. Carta 35, 1890.

Instrução Para Missionários

Os que desejam tornar-se missionários devem ouvir instruções de médicos competentes, os quais lhes ensinarão como cuidar dos doentes sem uso de drogas. Tais lições serão do mais alto valor para os que partem para trabalhar em países estrangeiros. E os remédios simples usados salvarão muitas vidas. Manuscrito 83, 1908.

Luz Solar, Ventilação e Temperança

Para assegurar ao doente as mais favoráveis condições de cura, o quarto que ocupa deve ser amplo, iluminado e alegre, com os meios para uma ventilação perfeita. Escolher-se-á para quarto do enfermo o aposento da casa que melhor satisfaça esses requisitos. Muitas casas não oferecem condições para conveniente ventilação e é difícil consegui-la; mas tentem-se os possíveis esforços para permitir que o quarto do doente seja atravessado dia e noite por uma corrente de ar puro. Quanto possível deve manter-se uma temperatura igual. Para o efeito consulte-se o termômetro. Os que tratam do doente, sendo muitas vezes privados de sono ou despertados durante a noite para atender o paciente, são suscetíveis ao frio, e não serão bons juízes de uma temperatura saudável. A Ciência do Bom Viver, págs. 220 e 221.

Grandes Recursos Medicinais da Natureza

Nos esforços feitos para restauração dos enfermos à saúde, deve fazer-se uso das belas coisas da criação do Senhor. Observar as flores, colher nas árvores o fruto maduro, ouvir o cântico feliz dos pássaros - tudo isto tem um efeito peculiarmente estimulante sobre o sistema nervoso. Da vida ao ar livre, homens, mulheres e crianças obterão o desejo de ser puros e inocentes. Pela influência das ativantes, vivificantes, revivescentes propriedades dos grandes recursos medicinais da Natureza, as funções do corpo são fortalecidas, o intelecto é despertado, a imaginação ativada, a disposição reavivada. A mente é preparada para apreciar as belezas da Palavra de Deus.


MS - Pag. 232  

Por que não devem os rapazes e moças que estão procurando obter conhecimento de como cuidar dos enfermos, tirar vantagens dos maravilhosos recursos da Natureza? ...

Ajudando-me Deus, eu farei o máximo de minha parte para mostrar o vivificante poder da luz solar e do ar puro. Quão melhor é para o doente estar ao ar livre do que dentro de quatro paredes, decoradas como possam ser essas paredes com muitos quadros Carta 71, 1902.

Poder Restaurador na Vida ao Ar Livre

Os arredores de um hospital devem ser tão atrativos quanto possível. A vida ao ar livre é um meio de alcançar saúde e felicidade. Ao olhar o enfermo a beleza do cenário, ao contemplar as flores em sua formosura, aventurar-se-á a sair alguns passos para fora, a fim de colher algumas flores - preciosos mensageiros do amor de Deus a Sua família em aflição aqui. Nos jardins floridos e pomares, o doente encontrará saúde, alegria e pensamentos felizes. ...

Que influência possui sobre os que estão enfermos do corpo e da mente, a vida entre flores e árvores carregadas de frutos! Depois de uma breve estada em uma clínica situada em meio às belezas da Natureza, a esperança começa a tomar o lugar do desespero. O coração é abrandado pelos objetos de beleza da Natureza, que o grande Artista por Excelência deu à humanidade como quadros pintados nos quais se retratam o Seu grande amor e bondade. ...

Encorajai os pacientes a viver fora das portas. Imaginai planos para mantê-los fora, onde se familiarizarão com Deus por meio da Natureza. Ao fazerem exercícios ao ar livre, terá início a restauração do corpo, mente e alma. A vida ao ar livre, longe das cidades congestionadas, é um restaurador da saúde. O ar puro tem em si saúde e vida. Ao ser respirado, exerce revigorante efeito sobre todo o organismo. ...

Os que estão ligados aos nossos hospitais devem fazer todo esforço para animar os pacientes a viver ao ar livre, tanto quanto lhes seja possível isto. A Natureza é o grande médico que os curará de todos os seus males, tanto espirituais como físicos. Tudo que puder ser feito deve sê-lo a fim de dar aos que vêm às nossas casas de saúde em busca de tratamento, a oportunidade de viver ao ar livre tanto quanto possível. Os pacientes devem


MS - Pag. 233  

ter as vantagens que são dadas pelos arredores naturais. A Natureza é o grande restaurador tanto da alma como do corpo. Manuscrito 43, 1902.

Um Elixir de Vida

Quando uma clínica é estabelecida no campo, os doentes podem respirar o ar puro do Céu. Ao andarem entre as flores e árvores, satisfação e alegria lhes encherão o coração. É como se o sorriso de Deus estivesse sobre eles, ao olharem as belas coisas que Deus criou para levar alegria ao seu coração triste.

A vida ao ar livre é um bem para o corpo e a mente. É o remédio de Deus para restauração da saúde. Ar puro, água boa, luz solar, belos arredores - esses são os Seus meios para restauração dos doentes à saúde, pelos meios naturais.

O fato de que no campo todas essas vantagens podem ser obtidas é um poderoso incentivo para o estabelecimento de um hospital no campo. Ali a instituição pode ser cercada de flores e árvores, pomares e vinhas. O efeito de tais arredores é como o de um elixir de vida.

Mais valioso do que prata e ouro é para a pessoa doente o estar ao sol ou à sombra das árvores. E sempre que se ofereça oportunidade, os que têm a seu cuidado tais pessoas, tirem para eles lições que ensinem o amor de Deus, das coisas da Natureza, das altaneiras árvores, da relva primaveril e das belas flores. Toda flor que se abre e todo botão que floresce é uma expressão do amor de Deus por Seus filhos. Chamei-lhes a atenção para o alto, para Aquele cuja mão fez as belas coisas da Natureza. ...

Vida Somente em Cristo

O fruto da árvore da vida no jardim do Éden possuía virtude sobrenatural. Comer dele era viver para sempre. Seu fruto era o antídoto da morte. Suas folhas eram para o sustento da vida e da imortalidade. Mas em virtude da desobediência do homem a morte entrou no mundo. Adão comeu da árvore do conhecimento do bem e do mal, comeu do fruto que lhe tinha sido proibido tocar. Esta era a sua prova. Ele falhou, e sua transgressão abriu as comportas dos ais sobre o mundo.

A árvore da vida era um tipo da grande Fonte de imortalidade. De Cristo está escrito: "NEle, estava a vida e a vida era a luz dos homens." João 1:4. Ele é a Fonte de vida. Obediência a Ele


MS - Pag. 234  

é o poder vitalizante, vivificante, que alegra a alma. Pelo pecado o homem fechou para si mesmo o acesso à árvore da vida. Agora, vida e imortalidade são trazidas à luz mediante Jesus Cristo. ...

Proveito do Exercício ao Ar Livre

Por que privar os pacientes das bênção restauradoras da saúde, que se encontram na vida ao ar livre? Fui instruída de que ao ser o enfermo encorajado a deixar os seus aposentos e passar tempo ao ar livre, cuidando das flores, ou fazendo algum outro trabalho leve e agradável, sua mente será desviada do eu para alguma coisa mais salutar. Exercícios ao ar livre devem ser prescritos como uma necessidade benéfica e vitalizante. Quanto mais tempo puderem os pacientes ser mantidos fora das portas, menos cuidados requererão.

Quanto mais aprazíveis forem seus arredores, mais esperançosos eles serão. Cercai-os com as belas coisas da Natureza, colocando-os onde possam ver as flores crescerem e ouvir o canto dos pássaros, e seu coração se abrirá em cânticos em harmonia com o canto dos pássaros. Fechai-os em quartos, ainda que elegantemente mobiliados, e eles se tornarão irritáveis e sombrios. Dai-lhes as bênçãos da vida ao ar livre, pois assim sua alma será alevantada, inconscientemente, e, em grande medida, conscientemente. Alívio virá ao corpo e à mente. ...

Saúde e Alegria no Campo e no Pomar

Nosso Redentor está constantemente trabalhando para restaurar no homem a imagem moral de Deus. E embora a criação toda gema sob a maldição, e os frutos e as flores nada sejam em comparação como o que serão na Terra renovada, mesmo hoje os doentes podem encontrar saúde, alegria e satisfação no campo e no pomar. Quão restaurador é isto Que preventivo contra enfermidades As folhas da árvore da vida são para a saúde dos crentes, arrependidos filhos de Deus, que se servem da bênção a ser encontrada nas árvores, nos arbustos e nas flores, embora maculada pela maldição como se encontra a Natureza. Manuscrito 41, 1902.

Despertar a Fé no Grande Médico

O suavizante poder da verdade pura visto, ativado e mantido em todos os seus efeitos, é, para as pessoas que estão sofrendo


MS - Pag. 235  

com enfermidades, de um valor que nenhuma linguagem pode expressar. Mantende sempre diante dos sofredores enfermos a compaixão e bondade de Cristo, e despertai-lhes a consciência para a fé em Seu poder para aliviar o sofrimento, e conduzi-os à fé e confiança nEle, o Grande Médico, e tereis ganho uma alma e muitas vezes uma vida.

Por isto mesmo a religião pessoal por parte de todo médico no quarto do enfermo é essencial para o êxito no tratamento simples, sem drogas. Deus gostaria que aquele que é médico e guarda da saúde e do corpo, fosse por todos os modos ensinado a aprender lições do Grande Mestre, sobre como trabalhar em Cristo e por meio de Cristo para salvar a alma dos enfermos. Como pode qualquer médico saber isto, enquanto o Salvador não for recebido como Salvador pessoal por ele, que administra à humanidade sofredora?

A religião deve ser feita preeminente de um modo muito terno, bondoso, compassivo. Nenhuma das pessoas com quem o enfermo está associado pode fazer mais por ele do que o médico e o enfermeiro verdadeiramente convertidos. Ações de pureza e polidez nos olhares e nas palavras, e acima de tudo as suaves palavras de oração, embora poucas, desde que sinceras, serão para os sofredores uma firme âncora. Carta 69, 1898.

<< Capítulo Anterior Próximo Capítulo >>