Medicina e Salvação

CAPÍTULO 10

Oportunidades de Servir nos Hospitais e Clínicas

MS - Pag. 187  

Restauração por Meio de Reforma

A família humana está sofrendo por causa da transgressão das leis de Deus. Satanás está constantemente instando com os homens para que aceitem seus princípios, e dessa maneira procura tornar sem efeito a obra de Deus. Apresenta sempre o escolhido povo de Deus como pessoas enganadas. É um acusador dos irmãos, e seu poder de acusar é por ele usado constantemente contra os que praticam a justiça. Por meio de Seu povo, deseja o Senhor responder às acusações de Satanás, mostrando o resultado da obediência a princípios corretos.

Deseja Ele que nossas instituições de saúde permaneçam como testemunhas em favor da verdade. Cumpre-lhes caracterizar a obra que deve ser levada avante nestes últimos dias restaurando o homem por meio da reforma dos hábitos, apetites e paixões. Os adventistas do sétimo dia devem tornar-se conhecidos no mundo pelos avançados princípios da reforma da saúde que nos foi dada por Deus.

Maiores verdades ainda se estão revelando a este povo à medida que nos aproximamos do fim do tempo, e Deus deseja que estabeleçamos instituições por toda parte onde os que se encontram em trevas quanto às necessidades do organismo humano possam ser instruídos, a fim de que por sua vez levem outros para a luz da reforma da saúde. ...

Revelar os Princípios do Reino de Deus

É desejo de Deus manifestar por meio de Seu povo os princípios do Seu reino. A fim de que na vida e no caráter revelem eles estes princípios, deseja Ele separá-los dos costumes, hábitos e práticas do mundo. Procura levá-los para junto de Si mesmo, para que possa tornar-lhes conhecida a Sua vontade. ...

Uma grande obra deve ser realizada, colocando diante dos homens as verdades salvadoras do evangelho. Este é o meio ordenado por Deus para barrar a maré de corrupção moral. É este o recurso por Ele usado para restaurar no homem a Sua


MS - Pag. 188  

imagem moral. É Seu remédio para a desordem universal. É o poder que conserva os homens unidos uns com os outros.

Apresentar estas verdades é a obra da mensagem do terceiro anjo. O Senhor deseja que a apresentação desta mensagem seja a mais elevada e maior obra realizada em nosso mundo neste tempo. Para que essa obra possa ser levada avante de modo correto, tem Ele dirigido o estabelecimento de escolas, hospitais, casas publicadoras e outras instituições. Nessas instituições devem ser revelados os atributos de Deus, e deve-se fazer parecer mais vívidas a glória e a excelência da verdade. Manuscrito 166, 1899.

Abrindo Portas Firmemente Fechadas

Todo profissional de medicina pode ter em seu poder, por meio da fé em Cristo, um remédio do mais alto valor - um medicamento para a alma enferma pelo pecado. O médico convertido e santificado pela verdade é registrado no Céu como cooperador de Deus, seguidor de Jesus Cristo.

Por intermédio da santificação da verdade torna Deus os médicos e enfermeiros habilidosos no conhecimento da maneira de tratar os doentes, e esse trabalho está abrindo as portas firmemente fechadas de muitos corações. Homens e mulheres são levados a ver e compreender a verdade necessária para salvar a alma, bem como o corpo. Esse é um elemento que caracteriza a obra para este tempo.

A obra médico-missionária assemelha-se à mão e ao braço direito para a mensagem do terceiro anjo, que deve ser proclamada ao mundo caído; e os médicos, diretores e obreiros de qualquer ramo, ao desempenharem fielmente a sua parte, estão fazendo a obra da mensagem. Deles o som da verdade irá para toda nação, tribo, língua e povo. Nesse trabalho os anjos do Céu têm uma parte. Despertam eles alegria e melodia espiritual no coração dos que foram libertados do sofrimento, e alegria e gratidão para com Deus brotam de muitos corações que receberam as preciosas verdades. ...

Apontar a um Salvador que Perdoa o Pecado

O médico descobrirá ser para seu bem presente e eterno seguir o método do Senhor com a humanidade sofredora. A mente que Deus fez, Ele pode moldar sem o poder do homem; contudo honra Ele aos homens pedindo-lhes que com Ele cooperem nesta grande obra. Quando o Espírito de Deus opera


MS - Pag. 189  

na mente do sofredor e este indaga pela verdade, trabalhe o médico em favor da preciosa alma como Cristo por ela trabalharia. Não lhe imponha nenhuma doutrina especial; aponte-lhe, porém, a Jesus como um Salvador que perdoa o pecado. Os anjos de Deus impressionarão a mente humana. Alguns se recusarão a ser iluminados pela luz que Ele deseja brilhe nas recâmaras da mente e no templo da alma; muitos, porém, corresponderão à luz, e será expulsa dessas mentes toda espécie de engano e erro. Carta 205, 1899.

Com Ternura e Sabedoria

O médico que se mostra digno de ser colocado como administrador em um hospital, fará uma grande obra. Sua obra em aspectos religiosos, porém, deve ser sempre de natureza tal que o antídoto divino para o alívio das pessoas carregadas de pecado seja apresentado perante os pacientes. Todos os médicos devem compreender que semelhante obra deve ser feita com ternura e sabedoria. Em nossas instituições para onde se trazem doentes psíquicos para tratamento, as confortadoras palavras da verdade ditas ao aflito serão muitas vezes o meio de acalmar a mente e restaurar a paz à alma.

Quando o médico líder omite a parte espiritual da obra, negligencia ele seu dever, e dá um mau exemplo aos auxiliares mais jovens que estão aprendendo a fazer a obra de um médico cristão. Esses estudantes negligenciam a parte mais indispensável da obra. Temo grandemente que isto resulte em uma perda que jamais possa ser remediada. Carta 20, 1902.

Aprender a Trabalhar Como Ele Trabalhou

Em todos os nossos hospitais, cumpre que Deus seja conhecido como o Obreiro-Mestre. Tornando-se familiarizados com Sua vida, devem os médicos e auxiliares aprender a trabalhar como Ele trabalhou. Ele era a Majestade do Céu, o Rei da Glória. Vestido, porém, com a roupagem da humanidade, ocupou Ele Seu lugar à frente da raça caída. Humilhou-Se, e Se tornou obediente até a morte, e morte de cruz. Assumiu a natureza humana para tornar possível ao homem ser participante da natureza divina.

O médico que luta para representar a Cristo não lançará mãos de prerrogativas que o Mestre lhe não concedeu. Não


MS - Pag. 190  

procurará dominar sobre seus semelhantes. Lembrar-se-á de que é um cooperador de Deus. Por espírito, palavras e atos representará ele o Invisível. Manuscrito 136, 1902.

Dar Atenção a Campanhas Missionárias

Há, a pesarem sobre a cabeça dos médicos-administradores de nossos hospitais, deveres pastorais, além dos deveres puramente médicos. Cumpre-lhes dar atenção aos apelos urgentes que surgem, em prol de campanhas missionárias. Cada jota da influência que o Senhor lhes confiou, importa seja usado em favor dEle. Nossos superintendentes médicos devem viver e trabalhar de tal maneira que possam ser reconhecidos como homens que põem sua confiança em Deus, homens que temem ao Senhor e confiam em Seu poder divino. Carta 158, 1909.

Esforço Diário na Conquista de Almas

Nossa fé nas realidades eternas é fraca, pequeno o nosso senso do dever, em vista das oportunidades que temos de indicar às almas o Salvador como sua única esperança. Não devemos ser frios e indiferentes quanto a dar remédios eficazes à cura da alma. É nosso dever tornar conhecida a verdade, não em nossa própria força, mas na fé vigorosa, na certeza e confiança que Deus nos comunica.

Não se deve permitir que passe nenhum dia em nossas casas de saúde sem que se faça alguma coisa em favor da salvação de almas. Cumpre-nos fazer orações especiais em favor dos enfermos, tanto quando com eles, como ao estarmos deles distantes. Então ao perguntarem eles sobre o remédio para o pecado, nossa própria alma, enternecida pelo Espírito Santo, será inteiramente abrasada com o desejo de ajudá-los a entregarem o coração a Deus. ...

Serviço Fiel

Cumpre a todos os nossos enfermeiros e auxiliares aplicarem tratamento e realizarem outras espécies de serviços, de maneira tão delicada e reverente - e não obstante tão segura, completa e alegremente - que o hospital se torne um porto de tranqüilidade.

A pessoa que trabalha em qualquer ramo do tratamento dos enfermos e dos que sofrem, em uma instituição médica, deve agir como cristão. Cumpre-lhe deixar que sua luz resplandeça boas em obras. Suas palavras devem engrandecer a nosso Senhor Jesus Cristo. Em lugar de esperar que surjam grandes oportunidades para fazer qualquer coisa, deve fazer o melhor


MS - Pag. 191  

uso dos talentos a ele confiados por Deus, a fim de que esses talentos sejam aumentados constantemente. Não pense ele que deve silenciar sobre assuntos religiosos. Onde quer que ele esteja aí está seu campo, no qual lhe cumpre representar zelosamente em palavras e atos o salvador poder da verdade. Não deve esperar para ver o que outros fazem. Ele tem sua própria personalidade, e é responsável para com Cristo, de quem é servo, por toda palavra e ato. Deve ser tão atento e fiel ao dever como se ouvisse a voz do Salvador: "Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos tornardes como crianças, de modo algum entrareis no reino dos Céus." Mat. 18:3.

Um Porta-Voz de Deus

É importantíssimo sabermos como aproximar os enfermos do conforto de uma esperança obtida mediante a fé em Cristo Jesus e a aceitação de Suas promessas. Quando a consciência despertada exclama: "Senhor, tem misericórdia de mim pecador; faze-me Teu filho", estai preparados para dizer ao sofredor, aquele que era antes indiferente, que há esperança para ele, que em Jesus encontrará ele refúgio.

O Salvador está convidando a todos: "Olhai para Mim" (Isa. 45:22), e vivei. Vinde a Mim, e encontrareis descanso." Mat. 11:28. Os que em mansidão e amor apresentam a esperança do evangelho às almas sofredoras tão necessitadas dessa esperança, constituem os porta-vozes dAquele que Se entregou a Si mesmo em favor de toda a humanidade, para que pudesse tornar-Se um Salvador restaurador, terno, bondoso e compassivo. Imaginem-se todos os meios para levar a efeito a salvação de almas em nossas instituições médicas. Esse é nosso trabalho. Se a obra espiritual é deixada sem fazer, nenhuma necessidade há de apelar ao nosso povo para construir estas instituições. Os que não possuem nenhum desejo ardente de salvar as almas não são os que devem ligar-se com as nossas clínicas. Carta 159, 1902.

Os Obreiros Necessários

O Senhor pede homens e mulheres sábios, que atuem na qualidade de enfermeiros para confortar e ajudar aos enfermos e sofredores. Mediante a ajuda desses enfermeiros, os que até então não têm mostrado nenhum interesse nas coisas religiosas, perguntarão: "Que é necessário que eu faça para salvar-me?" Os enfermos serão levados a Cristo pela paciente atenção de enfermeiros que prevêem suas necessidades, e que


MS - Pag. 192  

se curvem em oração e peçam ao grande Médico-Missionário que olhe com compaixão para os sofredores, e deixe que a influência tranqüilizadora de sua graça seja sentida e o Seu poder restaurador seja exercido. ...

Vencendo a Timidez

A timidez dos enfermos será vencida ao se familiarizarem com o intensivo interesse que o Salvador tem por toda a humanidade sofredora. Oh, a profundeza do amor de Cristo Para redimir-nos da morte Ele morreu sobre a cruz do Calvário.

Tenham nossos médicos e enfermeiros sempre em mente as palavras: "Somos coobreiros de Deus." Aprenda cada médico e cada enfermeiro a como trabalhar para o alívio do sofrimento mental, bem como o físico. Neste tempo, em que o pecado é tão prevalecente e tão violentamente revelado, quão importante é que nossos hospitais sejam dirigidos de modo que realizem o máximo de benefícios. Quão importante é que todos os obreiros nessas instituições saibam como proferir palavras oportunas aos que estão cansados e enfermos de pecado.

Devem os médicos e enfermeiros ser sempre bondosos e alegres, afastando toda melancolia e tristeza. Que a fé agarre a mão de Cristo para sentir o Seu toque curador.

Ao ministrarem nossos enfermeiros pacientemente em favor dos que estão enfermos do corpo e da alma, peçam a Deus que trabalhe pelos sofredores, a fim de que sejam levados a conhecer a Cristo e creiam que suas orações serão respondidas. Em tudo que é feito, seja revelado o amor de Cristo. Carta 17, 1905.

Prontidão em Atender a Compromissos de Visitas

Têm havido falhas na administração do hospital. Os pacientes têm sentido que não são tratados como deviam. Visitas têm sido marcadas e não têm sido cumpridas. Falhas como essas militam grandemente contra a influência do médico. Os pacientes não são tantas vezes assim desapontados sem que se encham de amargura de alma e de mente. ...

Os doentes pagam o seu tratamento a fim de poderem recobrar a saúde; mas se ficam constantemente desapontados, a reputação do hospital estará em perigo. Este mal precisa ser corrigido; a atenção que se tem prometido precisa ser dada aos pacientes, ou os médicos perdem a confiança destes em sua palavra.


MS - Pag. 193  

Se o médico-chefe não tem possibilidade de atender ao compromisso marcado, deve solicitar que o seu assistente o faça, explicando ao paciente o motivo da ausência.

A menos que os médicos em nossos hospitais sejam homens de hábitos íntegros, a menos que atendam prontamente a seus deveres, seu trabalho será reprovável, e os instrumentos apontados por Deus perderão sua influência. Por uma conduta de negligência ao dever os médicos humilham o Grande Médico, de quem devem ser representantes. Horário estrito deve ser mantido com todos os pacientes, sejam eles elevados ou humildes. Nenhuma descuidosa negligência deve permitir-se por parte de qualquer enfermeiro. Sede sempre fiéis a vossa palavra, prontos em atender ao compromisso marcado, pois isto significa muito para os doentes. Carta 128, 1905.

Prontidão e Eficiência

Os doentes não devem ser forçados a esperar quando precisam de conselho e alívio. Jamais deve o médico negligenciar os seus pacientes. Deve ter discernimento rápido, penetrante, levando para dentro do quarto do enfermo uma atmosfera jovial. Não deve ele ser frio, reticente, ou hesitante, mas deve cultivar aquelas qualidades que exercem suavizadora influência sobre os sofredores. Eles necessitam mais do que olhares; precisam de palavras de bondade e esperança. Deve o médico estar pronto para dizer-lhes palavras tranqüilizadoras, alegres, palavras ditas com o coração e com sabedoria, mostrando que compreende os casos dos que estão sob os seus cuidados. Isto inspirará alívio e confiança, desde a primeira entrevista.

O médico deve ser um homem de mente pura. Se seus princípios são incorruptíveis, ele exercerá notável influência em favor do direito. Os médicos necessitam estar constantemente imbuídos do Espírito de Cristo, aprendendo lições dAquele que é o maior Mestre que o mundo já conheceu; então serão puros no pensamento, nas intenções e na ação. Não farão insinuações por palavras ou maneiras que os levem a pensamentos impuros.

A licenciosidade está arruinando muitas almas, e os médicos especialmente precisam vigiar e orar para que não entrem em tentação, e possam ter aquela graça que os fará exemplos de piedade e pureza. Seu trabalho está diariamente sob a rigorosa inspeção de Deus, e seu registro será acuradamente escrito no livro do Céu.


MS - Pag. 194  

Os médicos em nossas instituições de saúde têm múltiplas e pesadas responsabilidades. Sua única segurança está em manter os pensamentos e os impulsos sob o controle do Grande Mestre. Eles têm áureas oportunidades de fazer o bem; podem guiar e moldar as muitas e variadas mentes com que entram em contato. Devem tomar posição ao lado de Deus. Mostrai aos homens e mulheres associados com o Instituto, quão puros e nobres eles podem se tornar; mostrai-lhes que tendes firme confiança em Deus, e que Ele é vossa Fonte de força, que estais descansando inteiramente nas promessas. Cumpri vosso dever com prontidão, enquanto pedis ajuda a vosso Pai celestial para vencer todas as fraquezas de caráter. Com a mão da fé agarrando-se ao braço do poder divino, ponde todo o vosso ser no trabalho. Carta 6a, 1890.

O Privilégio de Servir

Aos obreiros em nossas casas de saúde sou instruída a dizer: A verdade precisa ser apresentada sábia, bondosa e ternamente. No décimo quarto capítulo de João há preciosas lições, instruções valiosas, que devem ser apreciadas por parte de cada filho de Deus que deseje ministrar a outros o conforto e a graça de Deus. Sejam essas lições impressas na mente; sejam elas repetidas constantemente. ...

O Senhor nos tem colocado na posse de instituições de saúde, a fim de aprendermos a levar aos enfermos, do modo mais atrativo, verdades de origem celestial. Jamais devemos perder de vista o fato de que essas instituições são instrumentos nas mãos de Deus para levar a luz da verdade aos que estão em trevas.

Em Sua obra de ministrar aos enfermos e aflitos, Cristo permanece perante o mundo como o maior Médico-Missionário que já existiu, e como Modelo para todo obreiro-missionário cristão. Ele conhecia a palavra certa a ser proferida a cada sofredor, e dizia não somente o que levava cura ao corpo, mas convicção à alma e esclarecimento espiritual. Ele levava à compreensão dos que O procuravam o conhecimento de si mesmos e das mais elevadas necessidades da alma.

Os discursos de Cristo visavam à explanação espiritual de Seu ministério pelos enfermos. Ele mesmo era o grande ideal


MS - Pag. 195  

da justiça para aqueles por quem ministrava. Assim plantava Ele as sementes da verdade no coração humano.

Oração Pelos Enfermos

Acontece não raro que ao cuidar-se dos que sofrem, dá-se muita atenção a coisas de menor importância, ao passo que as grandes verdades salvadoras do evangelho, necessárias ao paciente, e que ajudariam tanto à alma como ao corpo, são esquecidas. Quando negligenciais a oração pelos enfermos, vós os privais de grandes bênçãos; pois os anjos de Deus estão esperando ajudar a essas almas em resposta a vossas petições. De todos os modos possíveis e agradáveis, os que conhecem a verdade devem procurar revelar o poder da graça de Cristo. Ao exemplificarem a verdade em seu proceder diário e em sua diária conversação, exercerão santa influência, e a graça de Cristo cooperará com o esforço humano. Trabalhando inteligentemente para reabilitar corpo e alma dos resultados do pecado, serão fiéis coobreiros de Cristo, e serão instrumentos em Suas mãos para mostrar o Seu louvor e salvação.

O Amor do Salvador Deve Ser Exemplificado

O exercício da sabedoria e do bom discernimento fará muito em favor de Deus. Ao cumprirem os Seus servos os requisitos do evangelho segundo sua aptidão, Deus fará deles um louvor ao Seu nome. Ele propõe que mediante a exemplificação da verdade na vida dos Seus seguidores, almas sejam ganhas para Ele.

Todo aquele que professa a piedade e o conhecimento da verdade para este tempo, deve comunicar os mesmos àqueles com quem se associam. Mas a plenitude do amor de um Salvador não é expressa tão decididamente como devia ser, e como resultado, em lugares onde poderia ser feita farta colheita para Deus, aí se vê carência. "Achado em falta" (Dan. 5:27) são palavras escritas com relação ao nome de muitos que poderiam ter feito uma obra que alcançaria a aprovação do Céu. Há necessidade de maior medida da graça de Cristo a fim de ser unida com o esforço e capacidade humanos.

É propósito de Deus que nossas instituições de saúde tornem-se meios muito eficazes de levar almas à luz da verdade. Muito mais devia ser feito para incutir coragem. Somente quando fizermos o melhor que pudermos para a edificação


MS - Pag. 196  

do reino de Cristo, poderão ser ditas a nosso respeito as palavras: Bem está, servo bom e fiel. Somente ao exemplificarmos o Espírito da verdade em nossa vida, pode o Espírito de Cristo trabalhar conosco para convencer corações e converter almas ao evangelho.

Ensinar e Confortar

Cristo deseja trabalhar de muitos modos por meio de homens de Sua escolha. Cada obreiro em nossos hospitais deve considerar-se ministro de Cristo para ensinar e confortar, e deixar que a luz brilhe em palavras e obras. Os que são abençoados com a luz da verdade devem refletir a luz. Ao tomar sobre si o nome de Cristo, comprometeram-se a tornar-se co-obreiros de Deus, e um espírito de consagrado labor deve ser manifestado ao porem em execução os planos do Senhor. Devem eles ir a todo o mundo e pregar o evangelho a toda criatura, apresentando a beleza de Sua vida em seu próprio exemplo de fervente e abnegado labor.

Rogo que o Espírito Santo possa conceder Seu poder santificador aos obreiros de nossas instituições. Meus irmãos e irmãs, despertai e tornai-vos colaboradores dAquele que deu a vida para a salvação do mundo. Não devemos diminuir nossos esforços neste tempo. Cristo vos pede que trabalheis com todas as energias do coração, da alma e da mente. Se dedicardes a ajuda de vossa influência e esforços à obra de Cristo, anjos unir-se-ão convosco, fazendo de vós um poder salvador para Cristo. Manuscrito 57, 1912.

Uma Influência Atrativa

Em vosso cuidado dos enfermos, agi terna, bondosa e fielmente, para que tenhais sobre eles uma influência convertedora. Tendes necessidade da graça de Cristo a fim de representardes convenientemente o seu serviço. E ao apresentardes a graça da verdade em serviço fiel e desinteressado, anjos estarão presentes para sustentar-vos. O Confortador estará convosco para cumprir a promessa do Salvador: "Eis que Eu estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos." Mat. 28:20.

Tenho uma instrução a transmitir, uma mensagem para levar aos obreiros de nossas casas de saúde. Conservai vossa alma em pureza. Fazei um trabalho que tenha uma influência atrativa sobre os que estão postos sob vosso cuidado. Podeis muitas vezes falar aos enfermos sobre o Grande Médico que pode curar as enfermidades do corpo tão certamente como cura as da alma.


MS - Pag. 197  

Orai com os enfermos, e procurai levá-los a ver em Cristo Aquele que os sara. Dizei-lhes que se olharem para ele em fé, Ele lhes dirá: "Os teus pecados são-te perdoados." Significa muito para o enfermo aprender esta lição. Carta 56, 1907.

Enfermeiros Consagrados

Necessita-se de jovens fervorosos e devotados que entrem como enfermeiros na obra de Deus. Ao usarem esses homens e mulheres conscienciosamente o conhecimento que obtiveram, aumentarão em capacidade e tornar-se-ão cada vez melhor qualificados para ser a mão ajudadora do Senhor. Podem tornar-se missionários bem-sucedidos, indicando às almas o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, e que pode salvar tanto a alma como o corpo.

O Senhor deseja homens e mulheres sábios, agindo como enfermeiros, para confortar e ajudar os enfermos e sofredores. Oh! que todos os que estão aflitos pudessem receber ministração da parte de médicos e enfermeiros que sejam semelhantes a Cristo, os quais podem ajudá-los a pôr o seu corpo cansado e torturado pela dor aos cuidados do Grande Médico, dEle buscando, com fé, a restauração!

Muitos Convertidos e Curados

Todo cristão sincero submete-se a Jesus como o verdadeiro Médico das almas. Quando ele se coloca junto ao leito dos enfermos, haverá muitos não apenas convertidos, mas curados. Se mediante judiciosa ajuda o paciente é levado a entregar sua alma a Cristo, e a pôr os pensamentos em obediência à vontade de Deus, uma grande vitória está ganha. Review and Herald, 9 de maio de 1912.

<< Capítulo Anterior Próximo Capítulo >>