Medicina e Salvação

CAPÍTULO 11

A Família do Sanatório

MS - Pag. 199  

A Família do Hospital

Os Cristãos Devem Ser Portadores de Luz

Os cristãos devem ser portadores de luz, dizendo a todos com quem são postos em contato: Segui-me, como eu sigo a Cristo. Devem ser exemplo de piedade, representando a Cristo na palavra, no espírito, na ação, em todo negócio que se relacione com seus irmãos e com estranhos. Devem mostrar que suas ações são uma cópia das ações do seu grande Modelo. Tudo isto Cristo recomenda a Seus seguidores. Devem mostrar a superioridade dos princípios do Céu sobre os princípios do mundo. Carta 148, 1899.

Enviar Luz e Conhecimento

Em cada hospital devem ser mantidos perante todos na instituição os princípios do verdadeiro serviço. Da instituição deve sair luz e conhecimento. Todos que estão a ela ligados devem desempenhar sua parte inteligentemente, como representantes da verdade para este tempo. É para que possam ser educados para o verdadeiro trabalho missionário que os jovens são trazidos aos nossos hospitais.

Se cooperardes com Deus, Ele irá adiante de vós, e a glória do Senhor estará a vossa retaguarda. Anjos celestiais irromperão em cânticos ao receberem as almas o grande dom de Deus por meio de Jesus Cristo. Podeis assegurar aos enfermos e aflitos que Cristo é o Grande Médico. Eles podem nEle crer e confiar em Sua palavra, pois esta jamais falha. Carta 97, 1905.

Preparando Para Diferentes Setores de Trabalho

Os obreiros nos hospitais devem ser ensinados, associando-se alguns deles com a instituição, enquanto outros sairão como médicos-missionários. Estes, em qualquer setor da obra em que devam trabalhar, seja como médicos, enfermeiros ou auxiliares, devem ser firmes nos princípios da reforma de saúde e em todos os pontos de nossa fé, de modo que ao entrarem em contato com os pacientes, ou ao saírem para todo o mundo civilizado ou às regiões que jazem nas trevas do paganismo, seja-lhes dada a verdade de Deus sobre esses assuntos.


MS - Pag. 200  

Ao assumirem esses obreiros os seus deveres, a eficiência de homens e mulheres experimentados é centuplicada, e a obra para este tempo é concluída mais rapidamente.

Pessoas certas devem ser escolhidas e preparadas, pessoas que farão honra a cada ramo da obra. A consagração de seus talentos deve ser muito real, e então Deus abençoará os seus esforços. Ele é a fonte de toda sabedoria e graça. Em Sua força podem ser vencidos os defeitos e a ignorância.

Cada médico, cada enfermeiro, cada auxiliar que tenha qualquer coisa que fazer no serviço de Deus, precisa ter a perfeição como alvo, e sob a disciplina do maior Mestre que o mundo já conheceu, o seu curso deve prosseguir sempre na direção desse alvo. Todos os que estiverem associados com o trabalho médico-missionário devem ser aprendizes. Ninguém precisa deter-se para pensar: Eu não posso fazer isto. Ao contrário, deve dizer: Deus requer de mim que seja perfeito. Que disse Cristo sobre isto? "Sede vós, pois, perfeitos, como é perfeito o vosso Pai, que está nos Céus." Mat. 5:48.

Ninguém que permita permaneçam em suas maneiras e em seu caráter defeitos conhecidos, é escusado. Os que se associam com a obra médico-missionária estão ligados ao serviço de Deus, e devem procurar alcançar Sua norma. Ele dar-lhes-á sabedoria e entendimento. Devemos mostrar superioridade no intelecto, no entendimento, na habilidade e no conhecimento, porque cremos em Deus e em Seu poder para trabalhar no coração humano.

Lede a história de Daniel. O Senhor queria que Seu povo alcançasse o mais alto degrau da escada, de modo que pudesse glorificá-Lo pela posse da habilidade que Ele estava disposto a conceder. Ele tem um armazém de conhecimento, do qual todos podemos tirar. Compreendamos então nossos defeitos e façamos progresso, sob a instrução de Deus. Então a luz e a graça de Deus se refletirão para o mundo como a mais elevada educação, a qual santifica o recebedor.

A religião de Jesus Cristo jamais degrada; nunca torna homens e mulheres ríspidos e rudes. O falar incorreto, hábitos errôneos, precisam ser vencidos. Deus gostaria que cada homem fosse correto no falar, correto nos hábitos, possuindo conhecimento que lhe dará um lugar de importância entre os homens. Eu apresento esta questão como o Senhor ma tem apresentado. Determinemo-nos a assumir nós mesmos a tarefa de aprender na escola de Cristo.


MS - Pag. 201  

O Preparo de Enfermeiros

No preparo de enfermeiros deve haver um plano organizado. Eles estão aprendendo um dos mais valiosos ofícios; e muitas tentações lhes sobrevirão por meio de ofertas de grandes salários e de lugares onde terão melhor oportunidade de ganhar dinheiro, se quiserem ir com algum paciente. Este ponto deve ser cuidado, ou haverá problemas, sem dúvida. ...

Cada um precisa ter o espírito de sacrifício-próprio e abnegação, do qual Cristo nos deu um exemplo em Sua vida. Devemos sentir nossa obrigação de fazer o melhor que pudermos. Tanto os que possuem muitos talentos como os que possuem poucos devem trabalhar unidos, como uma roda dentro de outra. E se todos sentirem sua responsabilidade e obrigação para com Deus, farão Sua vontade, desempenhando sua parte segundo Ele o tenha determinado. Manuscrito 162, 1897.

Revestir-se de Cristo

Não há entre nós aquela simplicidade que devia haver. Devemos ir ao Senhor tais quais estamos, humilhando-nos perante Ele e lutando com fervor até recebermos o Espírito Santo. Por que não devemos fazer como os discípulos justo antes do Pentecoste? Eles buscaram ao Senhor ferventemente, e quando o dia do Pentecoste chegou, estavam todos "unânimes". Muito embora fosse a oposição dos poderes das trevas tão grande que se levantou a perseguição, a ponto de alguns serem levados à morte, os discípulos testemunharam de Cristo, e grande número se converteu. ...

Não quereis revestir-vos todos de Cristo, não para despedi-Lo de novo, mas para deixar que o Seu Espírito Se estampe em vossa mente e caráter? Quando todos nesta instituição estiverem verdadeiramente convertidos, far-se-á uma obra maravilhosa exatamente como quando no dia do Pentecoste os discípulos receberam o derramamento do Espírito Santo. O próprio Senhor estará convosco, para ensinar e conduzir e guiar. Vereis a salvação de Deus. Podeis ficar desanimados às vezes. Desencorajamentos surgirão, mas é vosso privilégio em todos os tempos lançar mão da esperança posta diante de vós no evangelho. Vigiai em oração. Crede que Deus vos ajudará a proferir palavras que alegrarão e animarão e farão aumentar a fé daqueles com quem vos associais. ...


MS - Pag. 202  

Não uma Obra Ocasional

Não podemos esperar que a bênção de Deus repouse sobre nós, se servimos a Deus como queremos, e O abandonamos como nos apraz. Não é necessário que supramos a demanda de prazeres do mundo. Há outros lugares do mundo onde as pessoas podem encontrar divertimento. Necessitamos aqui de verdadeiros homens e mulheres; necessitamos aqueles que revelem a simplicidade da verdadeira piedade. Precisamos de homens e mulheres que sejam sólidos cristãos, que não pensem que por terem tido alguma experiência devem por isto ser altamente honrados. Podeis ter rica e viva experiência aqui, mas o Senhor não pode ser por vós honrado enquanto pensais que não importa se sois ou não submissos em espírito, ou se estais ou não realmente convertidos. Se a obra aqui deve ser mantida, precisamos ter aqueles que assumam responsabilidades no temor de Deus. O preparo para o reino de Deus não é uma tarefa ocasional. Não podeis ser religiosos algumas vezes, e outras vezes irreligiosos. Manuscrito 57, 1909.

Instrução Bíblica Para Enfermeiros

Devem os enfermeiros ter instrução bíblica, para que sejam capazes de falar aos enfermos palavras que os iluminem e ajudem. Anjos de Deus estão nos quartos onde os sofredores devem receber tratamento, e a atmosfera que cerca a alma daquele que deve aplicar o tratamento deve ser pura e fragrante. As virtudes de Cristo devem ser vistas na vida dos médicos e enfermeiros. Seus princípios devem ser vividos. Então pelo que eles fazem e dizem, os enfermos serão atraídos para o Salvador. Carta 59, 1905.

Depondo Nossos Fardos a Seus Pés

A influência da família do hospital deve ser una, cada membro procurando tornar-se um poder para o bem no departamento onde trabalha. Para que este resultado seja alcançado, deve haver primeiro uma erradicação de todo princípio claudicante; então os obreiros podem esperar sucesso em aperfeiçoar-se como obreiros cristãos. É somente quando se colocam sob a disciplina de Deus, conformando o seu viver diário com o padrão que encontram na vida terrestre do Salvador, que podem tornar-se participantes da natureza divina, e escapar da corrupção que pela concupiscência há no mundo. Enquanto


MS - Pag. 203  

permanecermos neste mundo, estaremos sob o teste e a prova. Seremos responsabilizados não somente pela operação de nossa própria salvação, mas pela influência para o bem ou para o mal que exercermos sobre outras almas.

Aquele que é manso de espírito, que é mais puro e mais confiante, será tornado forte para a batalha. Ele será fortalecido com poder pelo Seu Espírito no homem interior. Aquele que sente sua fraqueza, e luta com Deus como Jacó lutou, e como este servo do passado, exclama: "Não Te deixarei ir, se me não abençoares" (Gên. 32:26), prosseguirá com a refrigerante unção do Espírito Santo. A atmosfera do Céu o circundará. Sua influência será uma força positiva em favor da religião de Cristo. ...

Alegro-me de que podemos ir a Deus em fé e humildade, e pleitear com Ele até que nossa alma seja levada a tão íntimo relacionamento com Jesus que podemos depositar nossos fardos a Seus pés, dizendo: "Eu sei em quem tenho crido e estou certo de que é poderoso para guardar o meu depósito até àquele dia." II Tim. 1:12. O Senhor é capaz de fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos. Nosso frio e infiel coração pode ser ativado para a sensibilidade e a vida, até que possamos dizer em fé: "A vida que agora vivo na carne vivo-a na fé do Filho de Deus." Gál. 2:20. Busquemos a plenitude da salvação de Cristo. Sigamos nos passos do Filho de Deus, pois a promessa é: "Quem Me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida." João 8:12. Manuscrito 63, 1908.

Na Rotina Diária de Deveres

O administrador de um hospital leva importantes responsabilidades. Que os seus colaboradores, que se empenham em contínuo e duro labor nos diferentes afazeres, mantenham a alma sob exame como uma candeia acesa. Deve ser mantida a unidade de ação na diversidade de trabalho. Os obreiros devem viver a oração de Cristo, que declara: "Eu Me santifico a Mim mesmo, para que eles também sejam santificados na verdade." João 17:19.

Leiam eles a Palavra do Senhor, para que tenham a sabedoria que é para a salvação. Os mais ricos tesouros são encontrados ao pesquisar a Palavra. Algumas mentes serão tão impressionadas a buscar esses tesouros escondidos que venderão tudo que têm a fim de comprar o campo e entrar na posse


MS - Pag. 204  

das inapreciáveis jóias de verdade. Muitas vezes os mais humildes estão na posse do tesouro escondido que podem repartir com outros.

As verdades da Palavra de Deus, aplicadas ao coração e postas em prática com humildade na vida diária, farão cristãos fortes na força de Jeová e felizes em Sua paz. Bondade cristã e fervorosa consagração devem ser constantemente manifestadas na vida. Nem sempre estamos empenhados em trabalhos especiais relacionados com o serviço sagrado; mas a rotina diária comum de obrigações pode ser levada a cabo em Seu espírito, e tal trabalho por si mesmo se recomendará a cada homem, mesmo aos não convertidos que não conhecem a doutrina. Podemos de tal modo deixar brilhar a nossa luz em boas obras, que a verdade que estimamos seja para os incrédulos espírito e vida. Carta 140, 1906.

Imitar os Perfeitos Caminhos de Deus

Edificai para a eternidade. As lições de Cristo estão diante de nós. Devemos fazer com cuidado, asseio e exatidão, tudo que deve ser feito. Devemos considerar a economia em todos os setores da obra. Ajuntem os construtores os fragmentos; que nada se perca. Em tudo que há para ser feito, na planificação e na construção, imitai os perfeitos caminhos de Deus.

Enfermeiros e médicos, pensai em Jesus. Quão cuidadoso foi com as sobras de alimento após haver alimentado os cinco mil Por Seu criterioso cuidado Ele nos desejava ensinar ordem e economia. A grande obra da redenção pesava de contínuo sobre Sua alma. Quando estava ensinando e curando, todas as energias do corpo e da alma eram taxadas ao máximo; entretanto Ele notava as coisas mais simples da vida humana e da Natureza. Suas lições mais instrutivas eram aquelas pelas quais ilustrava o reino de Deus pelas coisas simples da Natureza. Não passava por alto as necessidades do mais humilde dos Seus servos. Seus ouvidos apanhavam cada clamor de necessidade. Ele estava desperto ao toque da mulher aflita na multidão. Sua natureza divina, combinada com a natureza humana, era tão extremamente sensível que o mínimo toque de fé trazia uma resposta. Quando Ele ressuscitou da morte a filha de Jairo, voltou-Se para os pais e lembrou-lhes que ela devia comer alguma coisa.

As coisas pequenas tornam-se grandes segundo a atenção que se lhes dá. O único talento não deve ser envolvido num


MS - Pag. 205  

pano e escondido na terra. Fazei pelo Mestre o que puderdes. "Quem é fiel no pouco também é fiel no muito." Luc. 16:10. O Mestre usará todo talento que Lhe dedicarmos. Vosso mérito é determinado pela fidelidade com que fazeis as coisas pequenas. Todos necessitam aprender nos pormenores da vida diária a construir para o momento e para a eternidade. Então será finalmente escrito diante do nome de cada um, nos livros do Céu, o mais precioso elogio: "NEle, estais aperfeiçoados." Col. 2:10. Manuscrito 63, 1899.

Sagrada Responsabilidade

Se os que na instituição mantêm posição de confiança são pessoas que amam e temem a Deus, compreenderão que é sagrada a sua responsabilidade, em virtude da medida de autoridade e a conseqüente influência que sua posição lhes dá. Eles estão tratando com mentes humanas e são postos em contato com todas as classes da sociedade; e devem movimentar-se discretamente, pois são considerados como representantes da instituição. Devem ser bondosos e corteses, mostrando sempre polidez cristã para com todos aqueles com quem são postos em contato, tanto crentes como incrédulos. Irmãos, deveis cuidar das almas como quem tem contas a prestar. Jamais devemos esquecer que Jesus, no infinito sacrifício feito por eles, provou o Seu amor por esses homens, mulheres e crianças, e mostrou o valor que lhes atribui. Eles representam a aquisição do Seu sangue. Ricos e pobres devem ser tratados com igualdade, com bondade invariável.

Seja persuasiva vossa influência, unindo as pessoas ao vosso coração porque amais a Jesus, e eles Lhe pertencem. Esta é uma grande obra. Se, por vossas palavras e ações como as de Cristo, fazeis impressões que lhes despertem no coração fome e sede de justiça e de verdade, sois colaboradores de Cristo. Vossas palavras e comportamento estão representando a Jesus.

Os que na instituição têm influência de liderança devem ser homens e mulheres que possuam devoção e piedade, que não sejam estreitos e egoístas, mas conscienciosos, abnegados e dispostos ao sacrifício, que tenham em vista a glória de Deus. Eles devem estar no mundo, mas não ser do mundo.


MS - Pag. 206  

Homens de semelhante caráter guardarão o caminho do Senhor, e estarão sempre ensinando a outros por preceito e exemplo.

Os Resultados de Princípios Corretos

Diante de pacientes e hóspedes devem ser apresentados princípios corretos. Haverá homens de mente curiosa que assim receberão a chave do conhecimento, e exporão tesouros de pensamento para o enriquecimento de outras mentes - pensamentos que serão a salvação de almas. Circunstâncias suscitarão palavras, decisões a favor do direito, e muitos serão orientados na direção certa. Tal é sempre o resultado quando os princípios do direito são implantados na mente por homens que amam a justiça, a temperança e a verdade. Palavras e obras que fluem do amor e do temor de Deus tornam-se uma vasta bênção - bênção que é levada aos caminhos e valados da vida.

Homens que, como Enoque, estão andando na luz de Cristo, exercerão domínio próprio, mesmo sob tentação e provocação. Embora provados pela perversidade e obstinação de outros, não ousarão permitir que o impulso predomine. Se estais andando na luz, dareis prova do divino poder unido ao esforço humano, e outros verão que sois guiados e ensinados por Deus. Sentireis que o Santo Vigia está ao vosso lado, tomando conhecimento de vossas palavras.

Pureza de pensamento precisa ser cultivada como indispensável à obra de influenciar a outros. É preciso que haja uma atmosfera pura e santa circundando a alma, atmosfera que tenda a ativar a vida espiritual de todos que a respirem. Carta 6a, 1890.

Escolhidos Para o Trabalho

Desejo expressar-vos alguns pensamentos que devem ser mantidos perante os obreiros do hospital. Aquilo que os fará um poder para o bem é o conhecimento de que o grande Médico-Missionário os escolheu para esta obra, que Ele é o seu principal instrutor, e que é dever deles reconhecê-Lo sempre como seu ensinador.

O Senhor tem-nos mostrado o mal de confiar na força de organizações terrenas. Ele nos fez saber que o encargo do médico-missionário é recebido da mais alta autoridade. Ele gostaria que compreendêssemos que é um erro considerar como


MS - Pag. 207  

muito necessária a educação dada por médicos que rejeitam a autoridade de Cristo, o maior Médico que já viveu sobre a Terra. Carta 60, 1910.

Harmonia Entre Obreiros

É da máxima importância que exista harmonia em nossas instituições. É melhor que a obra vá coxeando do que serem empregados obreiros que não são inteiramente devotados. São os homens não consagrados, não convertidos, que têm estado a esbulhar a obra de Deus. O Senhor não tem possibilidade de utilização alguma para homens que não sejam inteiramente consagrados ao Seu serviço. Carta 202, 1903.

Qualificações da Enfermeira-Chefe

Enfermeiros e estudantes de enfermagem devem estar sob a responsabilidade de uma enfermeira-chefe que possa guiá-los e aconselhá-los. Deve ela ser capaz de exercer sábia supervisão. É preciso que seja mulher de boa saúde, não egocêntrica, mas afetiva, altruísta, jovial, capaz de modelar as mentes, não sendo autoritária, mas bondosa e solícita, e todavia firme ao princípio. Deve esquecer-se de si mesma em seu interesse pelos outros. A simplicidade de religião sincera deve ser vista nas que fazem os trabalhos requeridos de uma enfermeira-chefe. Manuscrito 162, 1897.

Mulher de Experiência

Aquela que ocupa o lugar de enfermeira-chefe numa instituição deve ser mulher de experiência, que numa emergência saiba o que deve ser feito. Deve ser mulher de habilidade para dirigir, que esteja disposta a assumir encargos, e que diariamente vá a Deus em busca de sabedoria. Deve ser uma mulher que saiba o que são as regras das boas maneiras e que as observe. Carta 30, 1887.

Exaltar a Palavra de Deus

O Senhor pede solene dedicação a Si dos hospitais que forem estabelecidos. Nosso objetivo no estabelecimento dessas instituições é que a verdade para este tempo possa ser por elas proclamada. Para que isto possa ser feito, elas devem ser conduzidas do modo correto. Não devem ser introduzidos nelas interesses de negócios, que tomem o lugar de interesses espirituais.


MS - Pag. 208  

Devem-se realizar diariamente exercícios devocionais. Em nenhum caso deve dar-se à Palavra de Deus lugar secundário. Os que vêm a nossos hospitais para tratar-se devem ver a Palavra de Deus, que é o pão da vida, exaltada acima de toda consideração comum e terrena. Forte influência religiosa deve ser exercida. Deve mostrar-se claramente que a glória de Deus e a exaltação de Cristo são colocadas antes de tudo mais. Carta 183, 1905.

Levar Conforto e Ânimo

Em nossos hospitais de todas as partes do mundo, necessitamos de médicos profundamente convertidos e obreiros sábios - homens e mulheres que não inculquem suas idéias peculiares aos enfermos, mas que apresentem as verdades da Palavra de Deus de modo que tragam conforto e ânimo e bênção aos pacientes. Esta é a obra para a qual são estabelecidos os nossos hospitais - representar corretamente as verdades da Palavra de Deus, e dirigir a mente de homens e mulheres para Cristo.

Sejam os serviços religiosos de cada dia, curtos mas de caráter educativo. Apresentem-se a Bíblia e o seu Autor, o Deus do Céu e da Terra, e Cristo, o Filho, a grande Dádiva de Deus ao mundo. Diga-se aos pacientes como o Salvador veio à Terra para revelar o amor de Deus pelos homens. Apresente-se perante eles o Seu grande sacrifício em ter vindo aqui para viver e morrer. Torne-se conhecido que mediante a fé em Cristo todo ser humano pecador pode tornar-se um participante da natureza divina e aprender a cooperar com Deus na obra de Salvação. Carta 112, 1909.

Consideração Pelos Indiferentes

Os que estão associados com nossos hospitais devem ser educadores. Mediante palavras amáveis e obras de bondade devem tornar o evangelho atrativo. Como seguidores de Cristo, devem eles procurar fazer a mais favorável impressão da religião que professam, e inspirar nobres pensamentos. Alguns serão por sua influência afetados para o presente e para a eternidade.

Na obra de ajudar a outros, podemos alcançar vitórias muito preciosas. Devemos devotar-nos com incansável zelo, com fervente fidelidade, com abnegação e com paciência, à tarefa de ajudar os que precisam desenvolver-se. Palavras bondosas, animadoras, farão maravilhas. Muitos há que, se esforços


MS - Pag. 209  

constantes e adequados forem feitos em seu favor, sem críticas ou repreensão, mostrar-se-ão susceptíveis de progresso. Quanto menos criticarmos a outros, maior será nossa influência sobre eles para o bem. Para muitos, admoestações positivas e freqüentes farão mais mal do que bem. Seja a bondade cristã recomendada a todos.

Existe uma ciência no trato com os que parecem especialmente fracos. Se queremos ensinar a outros, devemos nós mesmos aprender primeiro de Cristo. Precisamos de largueza de vistas, a fim de podermos fazer verdadeira obra médico-missionária, e mostrar tino no trato com as mentes.

Os que realmente necessitam apenas um mínimo de ajuda, receberão provavelmente o máximo de nossa atenção. Mas precisamos mostrar especial sabedoria no trato com os que parecem precipitados e irrefletidos. Alguns não compreendem a santidade da obra de Deus. Os de mínima habilidade, os indiferentes e mesmo indolentes, demandam de modo especial, consideração cuidadosa, em espírito de oração. Devemos revelar tato ao tratar com os que parecem ser ignorantes e inacessíveis. Mediante perseverante esforço em seu favor, devemos ajudá-los a se tornarem úteis na obra do Senhor. Eles responderão prontamente ao interesse paciente, terno e amorável.

Devemos cooperar com o Senhor Jesus na restauração do ineficiente e o erradio, à inteligência e à pureza. Esta obra se iguala em importância com a obra do ministério evangélico. Somos convocados por Deus para manifestar incansável e paciente interesse na salvação dos que precisam de divino polimento. Carta 113, 1905.

Tratando com os Irrazoáveis

Quando esbarras elementos manifestos por aqueles que não possuem a religião bíblica, mas apenas uma profissão, não te esqueças de que és cristão. Rebaixas muito a tua influência e manchas tua própria vida cristã quando perdes o domínio próprio e lhes dás a mínima ocasião de pensar que os maltrataste. Não produzas essa impressão na mente deles, se for possível evitá-lo. Neste tempo de graça estamos formando nosso caráter para a vida futura e imortal; isto, porém, não é tudo, pois nesse mesmo processo de formação do caráter, devemos ser extremamente cautelosos quanto a como construímos, pois outros construirão segundo o modelo que lhes deixamos.

Talvez nunca saberemos, até o juízo, a influência de uma


MS - Pag. 210  

conduta bondosa e considerada em relação ao incoerente, irrazoável e indigno. Se, após um comportamento de provocação e injustiça da parte deles, ainda os tratas como o farias a uma pessoa inocente, e mesmo te dás ao trabalho de mostrar-lhes especiais atos de bondade, terás então desempenhado a parte de um cristão; e eles ficarão surpresos e envergonhados, e verão sua conduta e mesquinhez mais claramente do que se de modo específico expusesses seus atos agressivos para repreendê-los.

Se tivesses exposto perante eles o seu proceder errôneo, ter-se-iam fechado em obstinação e desafio. Mas, ao ser tratados com bondade e consideração, eles sentem de modo mais profundo o seu comportamento e contrastam-no com o teu. Então... ocupas terreno vantajoso; e quando mostras solicitude por sua alma, sabem que não estás sendo hipócrita, mas que há consistência em cada palavra que dizes.

Umas poucas palavras proferidas de modo áspero, sob provocação, e que poderiam parecer coisa de pouca importância - somente aquilo que eles mereciam - muitas vezes cortam a corda da influência que deviam ter ligado a alma à tua alma. A própria idéia de estarem eles em trevas, sob a tentação de Satanás e cegados pelo seu enfeitiçante poder, deve fazer-te sentir profunda simpatia por eles, a mesma simpatia que sentirias por um enfermo, um paciente que sofre, mas que em virtude de sua doença não está consciente do perigo.

Almas que custaram a vida do Filho unigênito de Deus devem ser estimadas ao preço do imenso resgate pago por elas; e, ricos ou pobres, pretos ou brancos, devem ser tratados em consideração ao valor que Cristo atribui à alma humana.

Estes pensamentos são dignos de solene consideração. Qualquer negligência de nossa parte, qualquer exaltação do eu, quaisquer exultações precipitadas, apaixonadas, podem colocar uma alma nos caminhos da destruição, onde ela jamais encontrará a vereda estreita da santidade que conduz ao Céu. ... Cometem-se graves erros ao tratar-se com mentes desequilibradas, enfermas. Estão doentes. Necessitam de médico, não para extirpá-los como um membro afetado, mas para curá-los. O modo de Jesus proceder é dado na parábola da ovelha perdida. Tratasse Jesus conosco como nós nos tratamos uns aos outros, nenhum de nós seria salvo. Oh! quantos não se perderão porque as palavras que deviam ter sido ditas com amorável paciência, não foram proferidas Carta 20, 1892.


MS - Pag. 211  

O Estudante Menos Inteligente

Estudantes que a princípio podem parecer menos inteligentes e lentos, podem ao final fazer maior progresso do que os que são por natureza mais ativos. Se são exatos e sistemáticos em seu trabalho, alcançarão muito que outros deixarão de alcançar. Os que formam hábitos de paciente e perseverante esforço, realizarão mais do que os de mente ativa, viva e brilhante, que, embora apanhando um ponto rapidamente, perdem-no igualmente depressa. Os pacientes, embora mais lentos para aprender, estarão à frente dos que aprenderam tão rapidamente que não precisam estudar. Manuscrito 115, 1903.

Atitude do Instrutor

Conquanto os estudantes precisem estar prontos para começar com responsabilidades menores e dar provas de que merecem confiança, ele o instrutor deve sentir por eles a mais terna afeição. Não deixar-se desanimar pela ignorância deles, mas dar-lhes crédito por todas as boas qualidades que neles vê. Em educando-se nesta direção, ele está obtendo valiosa experiência - experiência de que necessita para ser um cristão na prática.

Se os estudantes cometem erros, não pense ele serem indignos de receber nova oportunidade, como se tivessem cometido pecados imperdoáveis. Deve com bondade mostrar-lhes os seus erros; e eles, por sua vez, devem sentir-se muito gratos por um amigo tão fiel que lhes aponta as faltas e mostra-lhes como corrigi-las. Afastar aos que erram, ou tratá-los com frieza, seria fazer contrariamente ao que Cristo tem feito por ele. Somos todos falíveis, e necessitamos mutuamente de piedade, consideração e perdão. Não pode o instrutor encontrar perfeição em parte alguma, e não o deve esperar, mas tem de suportar a perversidade de homens, e procurar ensiná-los. Carta 1, 1885.

Este Mundo não é o Céu

Onde quer que pessoas de diferentes tipos de caráter estejam associadas numa instituição qualquer, é preciso que haja esforço firme, determinado, para que se mantenha a instituição pura, elevada, nobre, de modo que os ímpios não consigam desmoralizá-la. Há elementos não santificados a enfrentar, e se todos estiverem procurando fazer o que é direito, e


MS - Pag. 212  

trabalhar de modo justo e ser uma bênção uns aos outros, os aspectos objetáveis serão sobrepujados. Este mundo não é o Céu. Nos deveres de nossa vida não nos estamos associando com os anjos, mas com seres humanos sujeitos a errar. Manuscrito 41, 1900.

Cultivando uma Atmosfera de Louvor

Não permitais que os auxiliares trabalhem em excesso. Possam os pacientes notar enfermeiros alegres e bem-humorados, e não enfermeiros que, em virtude de excesso de trabalho, estejam desanimados e abatidos. É muito incoerente com os princípios sobre que são fundados os nossos hospitais, se permita fiquem os enfermeiros alquebrados em seu trabalho.

Devem os obreiros praticar os princípios da reforma de saúde em tudo que fazem - levantando-se, andando, respirando, comendo, e no trajar. Devem rodear-se de uma atmosfera de louvor. Devem cultivar a voz, conservando-a agradável e simpática. Nenhuma palavra de desânimo deve ser ouvida. Que enfermeiros e médicos enfrentem a luz. Que abram as janelas do coração em direção ao Céu, de modo que seja inundado com os raios do Sol da Justiça. Carta 116, 1903.

Limpeza e Ordem

Tudo que estiver relacionado com o hospital deve estar limpo e em ordem. A limpeza e a ordem terão muitas vezes mais influência do que meras palavras. No banheiro tudo deve estar tão bem arranjado que faça impressão favorável nos que visitam a instituição. Manuscrito 57, 1909.

Falatório

Há alguns, tanto homens como mulheres, que falam mais do que oram. Não possuem claro discernimento espiritual. Estão distanciados de Deus. Quando falam com os pacientes, sua atitude parece dizer: Fale, que eu levarei adiante.

Auxiliares que seguem esta conduta devem ser admoestados e reprovados. E se recusam mudar de proceder, sejam dispensados. Se se lhes permite continuar na instituição, provocarão um estado de coisas que acabará por afastar a Deus da instituição. É muito melhor afastar os obreiros rebeldes do que afastar da instituição o Senhor. Em qualquer departamento que trabalhem, sejam os auxiliares discretos. Se repetirem tudo o que ouvirem e falarem de tudo que virem, serão uma


MS - Pag. 213  

maldição para a instituição. Há os que encontram prazer em contar coisas e criar sensação. Isto é desmoralizante para a instituição e não deve receber a mínima aprovação. Carta 30, 1887.

Regozijo no Senhor

O talento da fala é um talento precioso. As riquezas da graça de Cristo, que Ele está sempre pronto a outorgar, devemos distribuir em palavras fiéis e esperançosas. "Regozijai-vos, sempre, no Senhor; outra vez digo: Regozijai-vos." Filip. 4:4. Se guardarmos nossas palavras, de modo que nada a não ser a bondade escape de nossos lábios, daremos provas de que nos estamos preparando para nos tornarmos membros da família celestial. Em palavras e obras proclamaremos as virtudes dAquele que nos chamou das trevas para a Sua maravilhosa luz. Oh! que influência reformadora resultaria se como um povo avaliássemos devidamente o talento da fala e sua influência sobre as almas humanas

As reuniões de sábado, os cultos matutinos e vespertinos domésticos, os serviços levados a efeito na capela - tudo deve ser vitalizado pelo Espírito de Cristo. Cada membro da família do hospital deve confessar a Cristo abertamente e com alegria, expressando a alegria, o conforto e a esperança que estão escritos na alma. Cristo deve ser apresentado como o primeiro entre dez mil, Aquele que é totalmente desejável. Deve ser apresentado como o Doador de toda boa dádiva e todo dom perfeito, Aquele em quem se concentram nossas esperanças de vida eterna. Se queremos fazer isto, devemos pôr de lado toda estreiteza, e exercer o amor de Cristo. O satisfação que experimentamos nesse amor será uma bênção para outros.

Profundo Fervor e Alegria

É-me ordenado dizer à família do hospital: Sejam vossas reuniões sociais e todos os vossos exercícios religiosos caracterizados por profundo fervor, e uma alegria que expresse o amor de Deus na alma. Tais reuniões serão proveitosas a todos, pois ligarão coração com coração. Haja fervorosas reuniões de oração; pois a oração dará força à experiência religiosa. Confessai a Cristo aberta e corajosamente, e mostrai em todo o tempo a Sua mansidão.

O Senhor deseja que a família de obreiros de Loma Linda seja condutos de luz. Se mantivermos o coração e a mente abertos


MS - Pag. 214  

na direção do Céu, almejando o conforto de Sua graça no coração, a presença de Cristo será revelada. Que o fervor e o zelo penetrem em vossa vida. Não façais movimentos de retorno. O Senhor é nosso ajudador, nosso guia, nossa proteção, nosso grandíssimo galardão. Não permitais que a leviandade penetre vossa experiência, mas cultivai a alegria, pois isto é uma excelente graça. Não nos podemos permitir o descuido de nossas palavras e comportamento. ...

Todos nós temos muitíssimo por que dar graças; abramos, pois, nossos lábios em louvor e gratidão a Deus. Aproximemo-nos mais do Senhor Jesus, e reconheçamos nossas obrigações diárias para com Ele. Ele nos tem tornado possível conseguir uma vida muito feliz mesmo neste mundo de pecado, e nos acena com a esperança de estarmos continuamente em Sua presença, no reino que Ele está preparando para o Seu povo. Não deviam esses pensamentos nos arrancar louvores e gratidão? Carta 260, 1907.

A Observância do Sábado

A genuína obra médico-missionária está inseparavelmente unida com a guarda dos mandamentos de Deus, dos quais o sábado é especialmente mencionado, uma vez que é o grande memorial da obra criadora de Deus. Sua observância está vinculada com a obra de restauração da imagem moral de Deus no homem. Este é o ministério que o povo de Deus deve levar a cabo neste tempo. Este ministério, corretamente conduzido, dará ricas bênçãos à igreja. Testimonies, vol. 6, pág. 266.

Os Médicos não Estão Isentos

Não raro são os médicos chamados no sábado para acudir a enfermos, sendo-lhes impossível tomar tempo para repouso e devoção. O Salvador nos mostrou por Seu exemplo que é correto aliviar o sofrimento neste dia; mas médicos e enfermeiros não devem fazer trabalho desnecessário. Tratamentos comuns, e operações que podem esperar, devem ser deixados para o dia seguinte. Seja conhecido dos pacientes que os médicos precisam ter um dia de descanso. O Senhor diz: "Certamente guardareis Meus sábados, porquanto isso é um sinal entre Mim e vós nas vossas gerações." Êxo. 31:13.

Que homem algum, porque é médico, sinta-se com liberdade para desconsiderar esta palavra do Senhor. Ele deve planejar o seu trabalho de modo que obedeça aos reclamos de Deus.


MS - Pag. 215  

Não deve viajar no sábado, salvo quando haja real sofrimento a ser aliviado. Quando este é o caso, não é profanação do sábado viajar o médico nesse dia; mas os casos ordinários devem ser adiados.

Deus criou o mundo em seis dias e descansou no sétimo. Ele santificou e abençoou o sétimo dia e fê-lo Seu sagrado memorial. "Pelo que", declara, "os filhos de Israel guardarão o sábado, celebrando-o por aliança perpétua nas suas gerações." Êxo. 31:16. Os que fazem isto, guardando todos os mandamentos de Deus, podem exigir as promessas contidas em Isaías 58:11-14. A instrução dada neste capítulo é plena e positiva. Os que deixam o trabalho no sábado podem pedir o divino conforto e consolação. Não creremos em Deus? Não chamaremos santo o dia que Ele chama santo? O homem não deve envergonhar-se de reconhecer como sagrado aquilo que Deus considera sagrado. Não deve envergonhar-se de fazer aquilo que Deus ordenou. A obediência trar-lhe-á o conhecimento do que constitui a verdadeira santificação.

Não seja Deus roubado nos dízimos e ofertas, nem haja profanação do Seu santo tempo. Não deve o homem fazer a sua própria vontade no santo dia de Deus. Ele tem seis dias para trabalhar em atividades seculares, mas o sétimo dia Deus reivindica como Seu. Nele, diz, "não farás nenhuma obra." Êxo. 20:10. O servo de Deus considerará sagrado aquilo que Deus considera sagrado. Assim ele mostrará que escolheu o Senhor como seu guia. O sábado foi feito no Éden, quando as estrelas da manhã juntamente cantavam, e todos os filhos de Deus rejubilavam. Deus o colocou sob nossa responsabilidade. Conservemo-lo puro e santo. Manuscrito 162, 1897.

Com Riscos

Os que, por qualquer motivo, são obrigados a trabalhar no sábado, estão sempre em perigo; sentem a perda, e, de tanto fazerem trabalhos necessários, acabam caindo no hábito de realizarem no sábado coisas que não são necessárias. Perde-se o senso de sua santidade, e o santo mandamento torna-se sem nenhum efeito. Deve-se fazer um esforço especial no sentido de efetuar uma reforma com respeito à observância do sábado. Os obreiros do hospital nem sempre fazem por si mesmos o que é seu privilégio e dever. Muitas vezes sentem-se tão cansados que se tornam desencorajados. Isto não devia acontecer.


MS - Pag. 216  

A alma só pode ser rica em graça quando habita na presença de Deus. ...

Se permitirmos que o acúmulo de trabalho nos desvie do nosso propósito de buscar ao Senhor diariamente, cometeremos os maiores erros; sofreremos perdas, pois o Senhor não está conosco; fechamos a porta de tal maneira que Ele não pode achar acesso à nossa alma. Se, porém, orarmos, mesmo quando as nossas mãos estão ocupadas, os ouvidos do Salvador estão abertos para ouvir as nossas petições. ... Deus tem cuidado de vós no lugar em que é vosso dever estar. Sempre que possível, porém, estai certos de ir onde se costuma fazer oração. Conselhos Sobre Saúde, págs. 422 e 424.

Trabalho no Sábado

Os médicos precisam cultivar o espírito de abnegação e sacrifício. Pode ser mesmo necessário devotar as horas do santo sábado ao alívio da humanidade sofredora. Mas os honorários por esse trabalho devem ser recolhidos à tesouraria do Senhor, a fim de serem usados em favor de pobres merecedores, que necessitem de tratamento médico e não podem pagar. Health, Philanthropic, and Medical Missionary Work, pág. 42.

O Dízimo

Os homens que estão associados com as instituições designadas por Deus, devem ter o cuidado de reconhecê-Lo em todos os seus caminhos. A Ele devem o seu intelecto e todas as suas capacidades, e precisam reconhecer isto. Devem pagar um dízimo fiel de todas as suas posses e de todas as suas rendas, como o fez Abraão. O dízimo fiel é a porção do Senhor. Retê-lo é roubar a Deus. Todos, alegre, liberal e voluntariamente, devem trazer o dízimo e ofertas à tesouraria do Senhor. Em fazendo isto receberão uma bênção. Não é seguro reter de Deus a parte que Lhe pertence. Manuscrito 162, 1897.

Oportunidade de Apostasia

O hospital é um lugar que provê ampla oportunidade para apostasia, para que o eu tenha a supremacia, e assim separar-se a alma de Cristo e dos santos anjos.

Nem os médicos nem os auxiliares devem procurar realizar o seu trabalho sem tirar tempo para orar. Health, Philanthropic, and Medical Missionary Work, pág. 16.


MS - Pag. 217  

Construir Harmoniosamente

Nenhum de nós pode permitir-se pecar. É um negócio demasiado caro. O pecado cega os olhos de tal modo que o mal não é discernido, e mediante procedimento irrefletido, os que assim ficam cegados tornam-se instrumentos para difundir a injustiça em favor de Satanás. ...

Vigiai contra os hábitos pecaminosos. Mantende vigília sobre a língua. Buscai oportunidades de fazer o bem e abençoar a outros, olhando sempre para Jesus, crescendo na graça e no conhecimento da verdade. Se quereis a vida mais elevada, precisais viver agora a mais elevada vida na mais baixa vida deste mundo. Estamos trabalhando para o momento e para a eternidade. Uma vida bem edificada é formada mediante o viver segundo o plano de adição, acrescentando graça sobre graça em boas obras, em fé, paciência, temperança, beneficência, ânimo, abnegação. Sois lavoura de Deus. Edifício de Deus sois. Aprendendo de Cristo, não sereis uma mistura de contradições e incoerências - hoje, sóbrios e devotos, amanhã, descuidados e frívolos.

Cristo tomou toda providência a fim de que vosso caráter possa ser harmonioso mediante a graça que vos é dada. Edificai-o, portanto, harmoniosamente. Erga-se a estrutura, pedra sobre pedra. Apanhai os raios da divina luz que de Jesus provém, e deixai-os brilhar no caminho de outros que estão em trevas. Todo o Universo de Deus está olhando para nós com intenso interesse. Carta 6a, 1890.

Mudados à Semelhança Divina

A rapazes e moças que se estão preparando como enfermeiros e médicos, eu gostaria de dizer: Conservai-vos perto de Jesus. Contemplando-O sereis transformados na Sua imagem. ... Podeis ter um conhecimento teórico da verdade, mas isso não vos salvará. Precisais saber por experiência quão perigoso é o pecado, e quanto necessitais de Jesus como Salvador pessoal. Somente assim podeis tornar-vos filhos e filhas de Deus. Vosso único mérito é a vossa grande necessidade.

Os que são escolhidos para fazer o curso de enfermagem em nossos hospitais devem ser selecionados sabiamente. Moças de um tipo de caráter superficial não devem ser encorajadas a assumir esta obra. Muitos rapazes que se apresentam como desejosos de preparar-se como médicos não possuem os traços de caráter que os capacitariam a resistir às tentações tão comuns ao


MS - Pag. 218  

trabalho de um médico. Somente devem ser aceitos aqueles que derem esperança de se tornarem qualificados para a grande e sagrada obra de disseminar os princípios da reforma de saúde.

Modéstia no Comportamento

As jovens associadas a nossas instituições devem manter estrito cuidado de si mesmas. Em palavras e nas ações devem ser reservadas. Jamais devem tomar a mais leve liberdade ao falarem com homens casados. A minhas irmãs que estão relacionadas com nosso hospital, eu gostaria de dizer: Cingi a armadura. Ao falar com homens, sede bondosas e corteses, mas nunca liberais. Olhos observadores estão sobre vós, vigiando vossa conduta, por ela julgando se sois realmente filhas de Deus. Sede modestas. Abstende-vos de toda aparência do mal. Ponde a armadura celestial, ou por amor de Cristo cortai vossa ligação com o hospital, lugar onde pessoas tristes e doentes devem encontrar um porto. Os que estão relacionados com essas instituições devem ter cuidado de si mesmos. Nunca, por palavra ou ação, devem dar a mínima ocasião para que homens ímpios falem mal da verdade.

Não São do Mundo

Há neste mundo apenas dois reinos - o de Cristo e o de Satanás. Cada um de nós tem que pertencer a um ou ao outro destes reinos. Em Sua maravilhosa oração em favor dos Seus discípulos, Cristo disse: "Não peço que os tires do mundo, mas que os livres do mal. Não são do mundo, como Eu do mundo não sou. Santifica-os na verdade; a Tua Palavra é a verdade. Assim como Tu Me enviaste ao mundo, também Eu os enviei ao mundo." João 17:15-18.

Não é a vontade de Deus que nos excluamos do mundo. Mas embora estejamos no mundo devemos santificar-nos para Deus. Não devemos viver segundo o padrão do mundo. Devemos estar no mundo como uma influência corretiva, como sal que mantém o seu sabor. Devemos ser puros e santos em meio a uma geração profana, impura e idólatra, mostrando que a graça de Cristo tem poder para restaurar no homem a semelhança divina. Devemos exercer sobre o mundo uma influência salvadora.

"Esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé." I João 5:4.


MS - Pag. 219  

O mundo tem-se tornado um leprosário de pecado, um monturo de corrupção. É um mundo que não conhece os filhos de Deus, porque não conhecem a Deus. Não devemos seguir os seus caminhos ou praticar os seus costumes. Continuamente devemos resistir a seus frouxos princípios. Cristo disse a Seus seguidores: "Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos Céus." Mat. 5:16. É dever de médicos e enfermeiros brilhar como luzes em meio às influências corruptoras do mundo. Devem nutrir princípios que o mundo não pode macular. ...

A bênção da graça é concedida a homens a fim de que o Universo celestial e o mundo caído possam ver - como de outro modo não poderiam - a perfeição do caráter de Cristo. O Grande Médico veio ao mundo para mostrar a homens e mulheres que, por meio de Sua graça, eles podem viver de modo que no grande dia de Deus recebam o precioso testemunho: "Estais completos nEle." Manuscrito 24, 1900.

<< Capítulo Anterior Próximo Capítulo >>