Medicina e Salvação

CAPÍTULO 14

Ensinando Princípios de Saúde

MS - Pag. 259  

O Evangelho da Saúde

Os princípios da reforma de saúde encontram-se na Palavra de Deus. O evangelho da saúde deve estar firmemente associado com o ministério da Palavra. É desígnio do Senhor que a influência restauradora da reforma de saúde seja parte do último grande esforço para proclamar a mensagem do evangelho. Nossos médicos devem ser obreiros de Deus. Devem ser homens cujas faculdades tenham sido santificadas e transformadas pela graça de Cristo. Sua influência deve estar entretecida com a verdade que deve ser dada ao mundo. Em perfeita e completa união com o ministério evangélico, a obra de reforma da saúde revelará o poder que lhe é dado por Deus. Sob a influência do evangelho, grandes reformas serão realizadas pela obra médico-missionária. Manuscrito 172, 1899.

A Primeira Tarefa

Se queremos elevar o padrão moral em qualquer país onde possamos ser chamados a ir, devemos começar corrigindo os seus hábitos físicos. A virtude do caráter depende da ação correta das faculdades da mente e do corpo. Conselhos Sobre Saúde, pág. 505.

Instruir nas Leis da Vida

As bênçãos de Deus repousarão sobre cada esforço feito para despertar o interesse na reforma de saúde, pois ela é necessária em toda parte. Deve haver um reavivamento sobre este assunto, pois Deus Se propõe realizar muito por meio deste instrumento. Apresentai a temperança com todas as suas vantagens com relação à saúde. Instruí as pessoas nas leis da vida, de modo que saibam como preservar a saúde. Os esforços como realmente se fazem no presente não vão ao encontro da mente de Deus. A medicação por meio de drogas é uma maldição neste século esclarecido.

Educai descartando as drogas. Usai-as cada vez menos, e confiai mais em processos de higiene; então a Natureza responderá aos médicos de Deus: ar puro, água pura, exercícios adequados, consciência limpa.

Muitos se poderiam restabelecer sem uma gota de remédio,


MS - Pag. 260  

caso vivessem segundo as leis da saúde. As drogas raramente são necessárias. Importa em zeloso, paciente e prolongado esforço estabelecer a obra e levá-la avante sobre princípios saudáveis. Aliai, porém, fervorosas orações e fé aos vossos esforços, e sereis bem-sucedidos. Por meio dessa obra, ensinareis aos doentes, e a outros também, a cuidarem de si mesmos quando enfermos, sem recorrer ao emprego de drogas. Carta 6a, 1890.

A Ciência da Abnegação

Fossem todos os doentes curados pela oração, e muito poucos aproveitariam suas oportunidades de familiarizar-se com o modo correto no comer, beber e vestir-se. Os que estão associados com nossas casas de saúde devem compreender o dever que sobre eles repousa de dar aos pacientes instrução sobre os princípios do viver saudável.

Os doentes têm uma lição a aprender. Devem-se-lhes negar aquelas elaborações de alimentos que retardariam ou impediriam a recuperação de sua saúde. Devem aprender a ciência da abnegação, comendo alimentos simples, preparados de modo simples. Devem viver muito à luz solar, que deve ter entrada em todos os quartos do edifício. Façam-se-lhes preleções sobre temas de saúde. Essas preleções abrirão o entendimento cegado, e verdades nas quais nunca dantes se pensara serão firmadas na mente. Carta 63, 1905.

Conselho a um Médico do Hospital

Em horas da noite eu estive conversando contigo. Tinha algumas coisas a dizer-te sobre a questão dietética. Falei-te francamente, dizendo que tinhas de fazer mudanças em tuas idéias sobre o regime dietético a ser indicado aos que do mundo vêm à clínica. Essas pessoas têm vivido de modo impróprio, com alimentos ricos. Estão sofrendo como resultado da condescendência com o apetite.

Uma reforma em seus hábitos no comer e beber, é necessária. Mas esta reforma não pode ser feita de uma vez. A mudança tem de ser gradual. Os alimentos saudáveis postos diante deles precisam ser apetitosos. Em toda a sua vida, talvez, eles têm tido três refeições ao dia, e têm comido alimentos ricos. É coisa importante alcançar essas pessoas com as verdades da reforma de saúde.

Mas para levá-las a adotar um regime simples, é preciso que se lhes ponham diante alimentos abundantes, saudáveis e apetitosos. Não se devem fazer mudanças abruptas, não aconteça sejam afastados da reforma de saúde, em vez de conduzidos a ela.


MS - Pag. 261  

O alimento a ser-lhes servido deve ser preparado de modo atraente, e deve ser mais rico do que tu ou eu comeríamos. ...

Escrevo-te isto porque estou certa de que o Senhor quer fazer-te compreender que deves ter tato ao ir ter com o povo onde está, em suas trevas e condescendência própria. Até onde me diga respeito pessoalmente, estou decididamente a favor de um regime simples, natural. Mas não será o melhor colocar pacientes mundanos, autocondescendentes, num regime tão estrito que os desviaria da reforma de saúde. Isto não os convenceria da necessidade de mudança em seus hábitos no comer e beber. Apresentem-se-lhes os fatos. Sejam educados de modo que vejam a necessidade de um regime simples, natural, e façam a mudança gradualmente. Dê-se-lhes tempo para que respondam ao tratamento e instrução que se lhes têm provido. Trabalha, ora e conduze-os tão gentilmente quanto possível. Carta 331, 1904.

Como Apresentar os Princípios do Regime Saudável

O Senhor deseja que cada pastor, cada médico, cada membro da igreja, tenha cuidado em não instar com os que desconhecem nossa fé a que façam súbita mudança no regime dietético, sujeitando-os assim a teste prematuro. Sustentai os princípios da reforma de saúde, e deixai que o Senhor guie os sinceros de coração. Eles ouvirão e crerão. O Senhor não requer que os Seus mensageiros apresentem as belas verdades da reforma de saúde de um modo que leve preconceito ao espírito de outros. Que ninguém coloque pedras de tropeço diante dos que estão andando nos escuros caminhos da ignorância. Mesmo ao enaltecer uma coisa boa, é bom não ser demasiado entusiasta, não aconteça desviarem-se do caminho os que vêm para ouvir. Apresentai os princípios da temperança em sua mais atrativa forma.

Guiar as Pessoas

Não devemos agir presunçosamente. Os obreiros que entram em territórios novos para levantar igrejas não devem criar dificuldades procurando tornar preeminente a questão dietética. Devem ser cuidadosos para não estreitar as linhas demasiadamente. Impedimentos seriam dessa forma lançados no caminho dos outros. Não empurreis as pessoas; guiai-as. Pregai a Palavra como é em Jesus Cristo. O jornal de saúde vos ajudará a aprender não somente como preparar alimentos saudáveis e aplicar tratamentos aos enfermos, mas também como instruir outros nesse setor.


MS - Pag. 262  

Os obreiros precisam fazer esforços resolutos, perseverantes, lembrando-se de que não se pode aprender tudo de uma vez. Eles precisam ter uma fixa determinação de ensinar o povo pacientemente.

Aonde quer que a verdade seja levada, deve dar-se instrução ao povo sobre a preparação de alimentos saudáveis. Deus deseja que em toda parte seja o povo ensinado por mestres habilitados a como utilizar sabiamente os produtos que podem colher ou prontamente obter em sua região do país. Assim os pobres, bem como os de melhor situação, podem ser ensinados a viver de modo saudável. Carta 135, 1902.

Sem Instrução o Trabalho é Perdido

É trabalho perdido ensinar as pessoas a ir a Deus como o Médico de suas enfermidades, a menos que sejam ensinados a pôr de lado toda prática errônea e a deixar de mostrar tolerância para com o apetite pervertido. Precisam ser ensinados a usar os recursos providos por Deus. Recusar os remédios que eles tanto podem ter como não ter, sem pagar uma receita médica, negligenciar deixar que entre ar puro e luz solar de Deus em todos os aposentos da casa, indica falta de fé nEle. Fé no poder de Deus para curar enfermidade é fé morta, a menos que o enfermo aproveite a luz que Deus lhe proporciona, pondo os seus hábitos em harmonia com retos princípios. Manuscrito 86, 1897.

Educar, Educar, Educar

Precisamos educar, educar, educar, agradável e inteligentemente. Devemos pregar a verdade, orar sobre a verdade e viver a verdade, levando-a, com sua graciosa e saudável influência, ao alcance dos que não a conhecem. Ao serem os enfermos postos em contato com o Doador da vida, suas faculdades da mente e do corpo serão renovadas. Mas para que assim seja, eles precisam praticar a abnegação e ser temperantes em todas as coisas. Somente assim podem ser salvos da morte física e espiritual, e ser restaurados à saúde.

Quando a maquinaria humana se move em harmonia com as vitalizantes providências de Deus, como trazidas à luz pelo evangelho, a enfermidade é vencida e a saúde brota depressa. Quando os seres humanos trabalham em união com o Doador da vida, que por eles ofereceu Sua vida, pensamentos felizes enchem a mente. Corpo, mente e alma são santificados. Os seres humanos aprendem do Grande Mestre, e tudo para o que olham enobrece


MS - Pag. 263  

e enriquece os pensamentos. As afeições expandem-se em alegria e agradecimento ao Criador. A vida do homem que é renovado segundo a imagem de Cristo é uma luz que brilha nas trevas. Carta 83, 1905.

Obras de Amorável Serviço

Aos professores em nossas escolas, aos pastores, médicos e aos enfermeiros, eu gostaria de dizer: Se quiserdes, podeis ter sucesso em revelar as verdades da mensagem do terceiro anjo. Isto não será feito meramente pela pregação da Palavra, mas por obras de amorável serviço. É o espírito da Palavra o que tão grandemente necessitamos. Os que possuem o Espírito de Cristo farão as Suas obras.

Tenho sido instruída a que indique ao nosso povo o capítulo 58 de Isaías. Lede este capítulo cuidadosamente e compreendereis a espécie de ministério que levará vida às igrejas. A obra do evangelho deve ser promovida por meio de nossa liberalidade, bem como de nossos labores. Quando encontrardes almas sofredoras que necessitam de auxílio, dai-lhes esse auxílio. Quando encontrardes os que estão famintos, alimentai-os. Em fazendo isto estareis trabalhando nos moldes do ministério de Cristo. O santo trabalho do Mestre era uma obra de beneficência. Que nosso povo em toda parte seja encorajado a participar dessa obra. Manuscrito 7, 1908.

Ensinar Abnegação

A obra que tendes estado a fazer nas cidades tem a aprovação do Céu. ... O que tendes feito demonstra que se nossos médicos e nossos obreiros podem trabalhar juntos na apresentação da verdade ao povo, mais pode ser alcançado do que o seria pela influência do pastor trabalhando sozinho. ...

Apresentai perante o povo a necessidade de resistir à tentação de condescender com o apetite. Nisto é onde muitos estão falhando. Explicai quão intimamente relacionados estão corpo e mente, e mostrai a necessidade de manter a ambos nas melhores condições. As palestras sobre saúde que apresentais nas reuniões serão um dos melhores meios de divulgar os nossos hospitais. ...

Abstinência e Saúde

A mente dos sofredores deve ser levada a apegar-se à esperança de livramento de determinado perigo.


MS - Pag. 264  

Falai-lhes palavras esperançosas, palavras de ânimo. Há clientes de nossos hospitais, os quais o Senhor curará se se abstiverem do uso de bebidas alcoólicas e drogas, e usarem remédios simples e seguros para combater enfermidades sobre eles acarretadas pelo apetite pervertido. Se fizerem sua parte para quebrar o encantamento do inimigo mediante firme resistência à tentação, e entregarem-se Àquele que deu a vida por sua alma pecaminosa, tornar-se-ão filhos e filhas de Deus.

Todo aquele que condescende com o apetite, gasta as energias físicas, enfraquece as faculdades morais, cedo ou tarde sentirá a retribuição que se segue à transgressão da lei do físico.

Cristo deu a vida para comprar a redenção para o pecador. O Redentor do mundo sabia que a condescendência com o apetite estava causando debilidade física e amortecendo as faculdades perceptivas de modo a não se poderem discernir as coisas sagradas e eternas. Ele sabia que a satisfação própria estava pervertendo as faculdades morais e que a grande necessidade do homem era a conversão - de coração, espírito e alma - da vida de condescendência com o próprio eu, para uma vida de abnegação e sacrifício.

A Vitória de Cristo, uma Lição Para nós

Cristo enfrentou o teste sobre o apetite, e por quase seis semanas resistiu à tentação em favor do homem. Esse longo jejum no deserto devia ser por todo o tempo uma lição para o homem caído. Cristo não foi vencido pelas fortes tentações do inimigo, e isto é um ânimo a cada alma que esteja lutando contra a tentação. Cristo tornou possível a cada membro da família humana resistir à tentação. Todos os que querem viver vida santa podem vencer como Ele venceu, pelo sangue do Cordeiro, e a palavra do Seu testemunho. Aquele longo jejum do Salvador fortaleceu-O para resistir. Ele deu ao homem uma prova de que começaria a obra de vitória precisamente no ponto em que a ruína começara: o apetite. ...

Responsabilidade de Médicos e Pastores

Necessitamos da influência do correto exemplo de nossos médicos e pastores. Que eles exerçam suas faculdades no controle do apetite, de modo que as faculdades mentais e morais sejam fortalecidas. Tanto quanto possível, adotem hábitos de vida de tal forma que as faculdades físicas e mentais sejam taxadas por igual. O exercício da voz no falar é um exercício


MS - Pag. 265  

saudável. Ensinai e vivei cuidadosamente. Mantende firme a posição de que todos, inclusive os nossos líderes, necessitam exercer o bom senso comum no cuidado de sua saúde, assegurando a taxação por igual do corpo e do cérebro. Carta 158, 1909.

Restaurantes Vegetarianos Como Escolas

Obreiros interessados serão levados a oferecer os seus préstimos nos diferentes setores do esforço missionário. Restaurantes vegetarianos serão estabelecidos. Mas com que cuidado deve isto ser feito

Cada restaurante vegetarianos deve ser uma escola. Os obreiros com eles relacionados devem estar continuamente estudando e fazendo experimentos, de modo que possam melhorar o preparo de alimentos saudáveis. Nas cidades esta obra de instrução pode ser levada a cabo em escala muito maior do que em lugares pequenos. Mas em cada lugar onde houver uma igreja, instrua-se em relação à preparação de alimentos simples, saudáveis, para uso dos que desejam viver de acordo com os princípios da reforma de saúde. E os membros da igreja devem partilhar com as pessoas de sua vizinhança a luz que receberam sobre este assunto. Testimonies, vol. 7, págs. 112 e 113.

Instrução nos Lares e nas Escolas

Em San Bernardino a Dra. ______ encontrou muitas oportunidades para obra educacional. Faz cerca de três meses ela começou a promover estudos sobre cozinha, vestuário saudável e higiene em geral, com algumas das famílias de nossa própria igreja. Ela foi assistida em seu trabalho por algumas das auxiliares do hospital, as quais estavam habilitadas a fazer demonstrações práticas sobre cozinha saudável e enfermagem simples.

Os vizinhos foram convidados a assistir a essas demonstrações, e alguns que estavam presentes por convite pediram que iguais estudos fossem apresentados em seus lares, para onde podiam convidar alguns de seus amigos. Assim a obra cresceu rapidamente, até que a Dra. ______ foi incapaz de atender a todos os convites que recebia. Sua obra foi levada ao conhecimento do superintendente das escolas públicas, e a seu convite ela fez palestras para nada menos que mil e quinhentas crianças nas escolas da cidade. Sua cooperação com a União Feminina de Temperança Cristã, tem-na habilitado a


MS - Pag. 266  

familiarizar-se com muitas excelentes senhoras. Esforços como estes são poderosos fatores na remoção dos preconceitos existentes no espírito de muitos contra nosso povo. Review and Herald, 1º de setembro de 1907.

Cooperando com Outros Setores de Temperança

Devemos fazer tudo que estiver a nosso alcance para cooperar com os instrumentos celestiais na promulgação da verdade e da justiça na Terra. Não podemos fazer melhor trabalho do que unir-nos, até onde for possível sem nos comprometermos, com os membros da UFTC. Anos atrás considerávamos a disseminação dos princípios de temperança como um de nossos mais importantes deveres. Assim deve ser hoje. Nossas escolas e hospitais devem revelar o poder da graça de Cristo para transformar a vida. Devem ser importantes fatores na causa da temperança. Carta 274, 1907.

Ensinar os Pobres

Perguntas em visão foram feitas quanto à sabedoria de ensinar outros a substituir carne, chá e café por um regime mais saudável. Devemos tornar conhecidos nossos métodos, e assim privar-nos dos benefícios que poderíamos obter pelo estabelecimento da fabricação nas colônias? Devemos abrir mão da ciência de como fazer esses alimentos saudáveis? Devemos ensinar as pessoas pobres como podem viver sem usar a carne? Devemos ensinar as pessoas pobres que vêm para a verdade, como plantar e cultivar nozes, como produzir eles próprios aquilo que custaria demasiado se tivessem de comprar preparado por outras mãos? Devemos ensiná-los a preparar eles mesmos para si esses alimentos?

A Voz da Sabedoria

Essas pareciam ser questões importantes, e difíceis de serem resolvidas. Ouviu-se então a voz da sabedoria; o assunto da reforma de saúde é um assunto importante, um grande assunto, e esta obra missionária deve ser levada aos caminhos e valados da vida. A mensagem do terceiro anjo é verdade presente para 1898, e a questão da saúde está tão intimamente associada com essa mensagem como o braço está com o corpo. A luz, portanto, quanto aos melhores métodos de introduzir a reforma de saúde, deve ser dada. A carne é o maior produtor de enfermidades que se pode introduzir no organismo


MS - Pag. 267  

humano. Mas não podeis ensinar a reforma de saúde a menos que apresenteis os métodos menos dispendiosos de vida. O inimigo não deve levar vantagem em nenhum sentido. O Senhor só pode abençoar os que estão guardando cada preceito que Ele deu em relação com esta vida. Manuscrito 105, 1898.

O Propósito da Obra de Alimentos Saudáveis

Segundo a luz que me é dada por Deus, o negócio de alimentos deve ser levado avante com o propósito de ensinar o povo a viver saudável e economicamente, não com vistas a ganho financeiro. Cada um deve aprender que alimentos são melhor adaptados a suas necessidades. Carta 82, 1903.

Como o Maná

A luz que Deus tem provido e continuará a prover sobre a questão da alimentação, deve ser para Seu povo hoje o que foi o maná para os filhos de Israel. O maná caiu do céu, e ao povo se ordenou colhê-lo e prepará-lo para ser comido. Assim nos diferentes países do mundo, luz será dada ao povo do Senhor, e alimentos saudáveis próprios para esses países serão preparados.

Os membros de cada igreja devem cultivar o tato e a habilidade que Deus lhes dará. O Senhor tem ciência e compreensão para conceder a todos que desejarem usar sua habilidade no esforço de aprender como combinar os produtos da terra de modo a torná-los alimentos saudáveis, simples e facilmente preparados, os quais ocuparão o lugar de alimentos cárneos, de modo que o povo não tenha desculpa para comer carne. Manuscrito 78, 1902.

O Senhor Ensinará o Obediente

Nos cereais, frutas, verduras e nozes encontram-se todos os elementos alimentícios de que necessitamos. Se formos ao Senhor em simplicidade de espírito, Ele nos ensinará como preparar alimentos saudáveis, isentos da mácula do alimento cárneo. Manuscrito 27, 1905.

Instrução na Arte de Cozinhar

Necessitamos de genuína educação na arte de cozinhar. ... Organizai classes, onde possais ensinar o povo como preparar pão de boa qualidade, e como juntar ingredientes de modo que se façam combinações saudáveis de cereais e hortaliças.


MS - Pag. 268  

Semelhante instrução ajudará em criar entre o nosso povo o desejo de sair das cidades, de adquirir propriedade no campo, onde cultivar suas próprias frutas e verduras. Manuscrito 150, 1905.

Necessária Ação Unida

É desígnio do Senhor que em todo lugar homens e mulheres tenham o privilégio de desenvolver os seus talentos preparando alimentos saudáveis dos produtos naturais de sua região. Ninguém deve proibi-los. Se buscarem a Deus, exercendo sua habilidade e engenho sob a guia do Seu Espírito, aprenderão como preparar produtos naturais, transformando-os em alimentos saudáveis. Assim serão capazes de ensinar os pobres a preparar alimentos que tomarão o lugar de alimentos cárneos.

Os que são assim ajudados podem por sua vez instruir a outros. Tal trabalho ainda será feito. Se tivesse sido feito antes, haveria hoje muito mais pessoas na verdade do que há, e podíamos ter tido mais pessoas para dar instrução do que temos. Saibamos qual é o nosso dever, e façamo-lo. Não devemos ser dependentes e desajudados, confiando em seres humanos. Manuscrito 85, 1902.

Incentivos Para Atividade

Alguns poderão dizer: "Se o Senhor vem logo, que necessidade há de estabelecer escolas, hospitais e fábricas de alimentos?" Que necessidade há de que nossos jovens aprendam ofícios?

Está no desígnio do Senhor que constantemente desenvolvamos os talentos que nos deu. Não podemos fazer isto a menos que os usemos. A perspectiva da breve volta de Cristo não nos deve conduzir à indolência. Ao contrário, ela deve nos levar a fazer tudo que pudermos para abençoar e beneficiar a humanidade. Nenhum indolente fica sem culpa à vista do Senhor. A religião bíblica jamais faz dos homens indolentes. Cremos que a vinda de Cristo está perto. Faça, então, cada um, o máximo no tempo dado por Deus, em procurar preparar-se a si mesmo e aos outros para este grande evento. Ensinai a importância dos deveres da vida àqueles que estão malbaratando suas oportunidades.

Trabalhai pelos intemperantes e os fumantes, dizendo-lhes que nenhum bebedor herdará o reino de Deus, e que não entrará nele "coisa alguma que contamine". Apoc. 21:27. Mostrai-lhes o bem que podem fazer com o dinheiro que agora gastam com aquilo que só lhes causa dano. Carta 25, 1902.


MS - Pag. 269  

Tolerando Opiniões Alheias

Devemos lembrar que há demasiados tipos de mentalidades no mundo, e não podemos esperar que cada um considere exatamente como nós todas as questões de alimentação. As mentes não seguem exatamente a mesma direção. Eu não como manteiga, mas há membros de minha família que o fazem. Ela não é posta em minha mesa; mas não molesto alguns membros de minha família que preferem usá-la ocasionalmente. Muitos de nossos irmãos conscienciosos têm manteiga à mesa, e não me sinto na obrigação de forçá-los a proceder contrariamente. Estas coisas nunca devem causar perturbação entre os irmãos. Não posso ver a necessidade de manteiga onde há abundância de frutas e de nata esterilizada. Os que amam e servem a Deus devem ser deixados seguir suas próprias convicções. Talvez nós não nos sintamos justificados procedendo como eles, mas não devemos permitir que diferenças de opinião criem desuniões. Que o Senhor nos ajude a ser firmes como a rocha aos princípios da lei proferida do Sinai, e que Ele nos ajude a não permitir que diferenças de opinião sejam uma barreira entre nós e nossos irmãos. Carta 331, 1904.

Ensinando Idéias Extremas

É desejo e plano de Satanás introduzir entre nós pessoas que irão a grandes extremos - pessoas de mente estreita, críticas e ferinas, e muito tenazes em sustentar suas próprias concepções do que a verdade significa. Esses são exigentes e procuram impor rigorosas obrigações, e ir a grandes distâncias em questões de menor importância, enquanto negligenciam as coisas mais graves da lei: o juízo, a misericórdia e o amor de Deus. Por meio do trabalho de uns poucos desta classe de pessoas, todo o corpo de guardadores do sábado será apontado como fanático, farisaico, intolerante. A obra da verdade, por causa desses obreiros, será considerada como indigna de atenção. Review and Herald, 29 de maio de 1888.

Boa Cozinha, uma Ciência

Alguns são chamados para o que poderia parecer trabalho humilde - como por exemplo cozinhar. Mas a ciência da cozinha não é assunto de pequenovalor . O preparo habilidoso de alimentos é uma das artes mais necessárias, estando acima do


MS - Pag. 270  

ensino de música ou do corte e costura. Com isto não quero rebaixar o ensino da música ou da arte da costura, pois são essenciais. Mais importante, porém, é ainda a arte de preparar os alimentos de modo que sejam tão saudáveis quão apetitosos. Esta deve ser considerada como a mais valiosa de todas as artes, porque está mui intimamente relacionada com a vida. Ela deve receber mais atenção, pois para produzir bom sangue, o organismo requer bom alimento. O fundamento daquilo que mantém as pessoas sadias é a obra médico-missionária da boa cozinha.

Muitas vezes a reforma da saúde é feita um deforme da saúde, pelo preparo de alimentos inapetecíveis. A falta de conhecimento referente a culinária saudável deve ser remediada antes que a reforma da saúde seja um sucesso.

Boas cozinheiras são poucas. Muitas, muitas mães necessitam tomar lições de culinária, para que possam pôr diante da família alimentos bem preparados e agradavelmente servidos.

Antes que os filhos tomem lições ao órgão ou ao piano, devem receber lições em culinária. A obra de aprender a cozinhar não precisa excluir a música, mas aprender música é menos importante do que aprender a preparar alimentos que sejam saudáveis e apetitosos.

Escolas de Culinária

Associadas com nossos hospitais e escolas deve haver escolas de culinária, onde se dêem instruções sobre o devido preparo de alimentos. Em todas as nossas escolas deve haver pessoas habilitadas para instruir os estudantes de ambos os sexos, na arte de cozinhar. Especialmente as mulheres devem aprender culinária.

É pecado pôr sobre a mesa alimentos mal preparados, porque o problema da alimentação diz respeito ao bem-estar de todo o organismo. O Senhor deseja que Seu povo considere a necessidade de ter os alimentos preparados de tal modo que não provoquem acidez estomacal, e em conseqüência, acidez temperamental. Lembremo-nos de que há religião prática num pão de boa qualidade.

Talento do Mais Alto Valor

Não olhemos o trabalho da cozinha como sendo uma espécie de escravidão. Que seria de todos em nosso mundo se os que fazem o trabalho da cozinha se demitissem sob a frágil alegação de que não é um trabalho suficientemente digno?


MS - Pag. 271  

Cozinhar pode ser considerado como menos desejável do que alguns outros setores de trabalho, mas na realidade é uma ciência sobre todas as outras ciências. Assim é como Deus considera o preparo de alimentos saudáveis. Ele dedica a mais elevada estima aos que fazem fiel trabalho no preparo de alimentos saudáveis e apetitosos.

Aquele que compreende a arte de bem preparar os alimentos, e que usa esse conhecimento, é digno de mais alto louvor do que os que estejam fazendo quaisquer outros trabalhos. Este talento deve ser considerado igual em valor a dez talentos, pois o seu uso correto tem muito que ver com a manutenção do organismo em estado saudável. Porque tão inseparavelmente ligado com a vida e a saúde, é o mais valioso de todos os dons. Manuscrito 95, 1901.

Muitos Serão Resgatados

O Senhor tem feito presente diante de mim que muitos, muitos serão resgatados da degenerescência física, mental e moral, mediante a influência prática da reforma de saúde. Palestras sobre saúde serão proferidas, publicações multiplicadas. Os princípios da reforma de saúde serão recebidos de boa vontade; e muitos serão esclarecidos. As influências associadas com a reforma de saúde recomendá-la-ão ao julgamento de todos que desejam luz; e eles prosseguirão passo a passo para receber as verdades especiais para este tempo. Testimonies, vol. 6, págs. 378 e 379.

<< Capítulo Anterior Próximo Capítulo >>